Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 3 de maio de 2008

[SHOW] Mais um grande nome da música...


Sexta, 09 de Maio
21 H

Sesc Senac Iracema
Rua Boris 90, Praia de Iracema
Fone: 3452.1242

[CINEMA] 18º CINE CEARÁ: ALCANÇOU SUA MAIORIDADE COM SUCESSO

O 18º Cine Ceará superou todas as expectativas durante esse ano de 2008. E a cada ano, o audiovisual brasileiro vem ganhando mais espaço no país (Graças a Deus!). É só lembrar que alguns anos atrás, a película estrangeira ocupava unicamente as salas de cinemas brasileiras. Hoje, esse quadro está sendo modificado. Pois, a dedicação “suada” de diretores, roteiristas, atores e produtores trabalham para que seus filmes alcançassem prêmios internacionais, como o polêmico “Tropa de Elite” dirigido por José Padilha conquistou. Segundo alguns entusiastas que estavam na fila formada durante o primeiro dia do festival em frente ao Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, localizado na Praça do Ferreira em Fortaleza, relataram que o cinema nacional está preste a ganhar um Oscar Americano.

O (18º Cine Ceará) Festival ibero-americano de cinema foi promovido pela Universidade Federal do Ceará e o apoio institucional foi da TV Verdes Mares.
O “Grupo Popular Brincantes do Cordão do Caroá” abriu o evento no primeiro dia. O público que estava na praça apreciou a magia do batuque que anunciava mais um sucesso do Cine Ceará. Criatividade não falta nos cearenses. Alguns cineastas-realizadores, como: Wolney Oliveira sabe da importância desse festival no estado nordestino. Só assim, pequenas produções poderão ter a grande chance de exibir o seu trabalho na enorme tela de projeção do cinema. Entre os longas selecionados para mostra competitiva, quatro deles eram brasileiros que em breve estarão em estréia nacional. O grande homenageado foi o ator paraibano José Dumont que Completou 33 anos de carreira. Ele tem um currículo de 44 filmes. Os mais conhecidos são: “Milagre em Juazeiro” e “Abril Despedaçado”. José Dumont recebeu o troféu Eusélio Oliveira das mãos do cineasta argentino Fernando Birri.

Como incentivo aos jovens de bairros carentes, foram entregues 10 certificados de conclusão do Curso de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, das mãos do secretário de Cultura, Auto Filho, da pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Clarice Ferreira Gomes, e do presidente da Coelce, Abel Rochinha. A iniciativa teve o apoio da Coelce e investimento do Banco do Brasil. Seminários, coletivas e simpósios também aconteceram durante os dias que aconteceram o Festival.



Segue a lista dos premiados do 18º Cine Cearál:

Longa-metragem:
Melhor longa-metragem: "Cartões Postais de Leningrado", de Mariana Rondón (Venezuela)
Melhor direto: Carlos Reygadas, por "Luz Silenciosa" (México, França, Holanda)
Melhor roteiro:Di Moretti, por "Nossa Vida não Cabe num Opala" (Brasil)
Melhor fotografia: Alexis Zabé, por "Luz Silenciosa" (México, França, Holanda)
Melhor montagem: Shirley Thompson, por "Circustâncias Especiais/Special Circumstances" (Chile, EUA)
Melhor som: Raul Locatelli, por "Luz Silenciosa" (México, França, Holanda)
Melhor trilha sonora: Wagner Tiso, por "Os Desafinados" (Brasil)
Melhor direção de arte: Lana Patrícia, por "O Grão" (Brasil)
Melhor ator: Juan Diego, por "Vete de Mí" (Espanha).
Melhor atriz: Ana Celentano, por "As Vidas Possíveis/Las Vidas Posibles" (Argentina)

Curta-metragem
Melhor curta-metragem:"Antonio Pode", de Ivan Morales
Melhor diretor: Juliana Rojas e Marco Dutra, por "Um Ramo"
Melhor fotografia: Aloysio Raulino, por "Corpo Presente"
Melhor montagem: Anita Rocha da Silveira, por "Vampiro do Meio Dia"
Melhor roteiro: Anita Rocha da Silveira, por "Vampiro do Meio Dia"
Melhor som: Leonardo Costa Gomes, por "Antonio Pode"
Melhor direção de arte:Ana Teixeira e Ana Valeria González, por "Antonio Pode"
Melhor ator: Irandhir Santos, por "Décimo Segundo"
Melhor Atriz: Helena Albergaria, por "Um Ramo"
Melhor Produção Cearense: "O Grão", de Petrus Cariri

Júri Popular
Melhor Curta Metragem da Mostra Olhar do Ceará: "O Último Jangadeiro, de Raquel de Holanda, Camila Andrade e Marcelo Andrade.

Prêmios Extras
Prêmio Aquisição Canal Brasil: "Um Ramo", de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Troféu Samburá
Melhor curta: "Areia"
Melhor Longa: "Os Desafinados", de Walter Lima Jr.

Pitching Globo Filmes
Argumento "O Pai da Rita", de Di Moretti.

Prêmio Oscarito
Cristiano Câmara, historiador e pesquisador.

[18º CINE CEARÁ]

Festa de Abertura na casa de show Arré Égua - Fortaleza/CE












[DESTAQUE] Participação especial no 18º Cine Ceará o ator do filme “Turista”, Miguelito Acosta que interpretou o Jamuru (guarda-costa do médico, integrante da indústria negra de transplantes).

“TURISTAS” - UM FILME POLÊMICO, ASSUSTADOR E DRAMÁTICO.
A repercussão do filme foi imediata e assustadora. Pra quem não assistiu, aproveite um momento de folga e confira... E relate o que você pensa!
O filme “Turistas” (E.U.A) que já foi lançado em DVD. Apresenta um enredo de uma história de seis jovens americanos que vêm desfrutar mulheres, bebidas e as belezas do Brasil. Aterissando em nosso glorioso país, e depois de um acidente de ônibus, esses jovens conseguem se salvar e vão até uma praia paradisíaca na região. Ao encontrar uma barraca na “beach” eles tomam a conhecida caipirinha com o “Boa Noite Cinderela” e imagine o que aconteceu? Eles são assaltados, seqüestrados e torturados. Seus órgãos são arrancados e roubados um médico da indústria negra dos transplantes.
No decorrer do filme, poucos sobrevivem, e mesmo assim não termina com um final feliz. Acreditem! O Filme é classificado como TERROR...
Algumas pessoas que assistiram ao filme declararam que poderia detonar a imagem do Brasil. Acreditava-se que haveria uma queda brusca na receita do turismo internacional e foram até articulados campanhas para minimizar os estragos. A questão é que o Brasil é visto de forma preconceituosa e cada um tem uma opinião sobre o nosso país. A reflexão do caso é importante, vale a pena assistir...

O ator Miguelito Acosta (Jamuru)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

DFB2008: 09 ANOS DE SUCESSO DA MODA AUTORAL BRASILEIRA - Por Jean Claude


O Dragão Fashion Brasil 2008 (DFB) superou todas as expectativas neste ano de 2008. E com certeza continuará forte no mercado cearense nos próximos anos.
Tudo começou em 1998, quando o idealizador Cláudio Silveira teve uma fabulosa idéia. Ele viu que o mercado precisaria crescer dentro de nosso estado e tinha que dar mais oportunidade aos futuros estilistas. Então, começou a pôr a mão na massa, ou melhor, pôr a “mão na moda” para realizar esse desejo. Na época que estudava Fashion Design no exterior, conversou com o parceiro estilista Josenias Jr. até que amadureceram a idéia, e o evento se tornou um dos maiores destaques no Brasil. E sem dúvida, é uma excelente plataforma de lançamento para os aspirantes de moda.
O principal objetivo do DFB é a valorização do trabalho autoral. Justamente, para mostrar o potencial dos artistas cearenses e brasileiros. A escolha dos trabalhos é feita por uma comissão julgadora meses antes do evento. Uma outra “sacada” do Dragão Fashion é o intercâmbio entre os profissionais e empresas do setor. E ainda divulga o nome do Ceará para outros lugares do país. Esse ano o evento foi intitulado: “Dragão de Todas as Artes” – uma união perfeita entre a moda, o Salão de Abril e o 18º Cine Ceará 2008 (festival ibero-americano de cinema). Só pra “matar” um pouco da curiosidade, o Salão de Abril é uma mostra coletiva de artes plásticas que existe há 65 anos. E o 18º Cine Ceará é um festival de cinema que se consagra com um dos mais importantes acontecimentos do nosso estado.
A criatividade, irreverência, experimentação, tendência é a matéria prima do DFB2008. Esses elementos são usados no espaço do “Concurso Novos Talentos” que premia os alunos e criadores recém-formados.
A imprensa brasileira e inclusive a estrangeira, totalizando mais de 400 profissionais desembarcam todos os anos para acompanhar de perto as criações. O curioso é que cerca de 10 mil pessoas prestigiam o evento a cada ano. Portanto, a trajetória de sucesso se firmou. Nomes como: Carlos Peter, Marcelo Quadros, Mark Greiner e Mario Queiroz já assinaram coleções no Dragão Fashion Brasil.