Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

II FOR RAINBOW

Festival de Cinema da Diversidade Sexual inicia programação nessa sexta (05)


A abertura do II FOR RAINBOW – Festival de Cinema da Diversidade Sexual acontece nessa sexta-feira (05), às 19h30, com a pré-estréia do filme “Onde Andará Dulce Veiga?”. O diretor do longa-metragem, Guilherme de Almeida Prado, estará presente na sessão, que acontece no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine São Luiz. Constam da programação cinco Mostras de Cinema: Mostra Competitiva, Mostra Autoral do cineasta Luiz Carlos Lacerda, Mostras Internacional e Nacional, Mostra FEMINA com produções nacionais e internacionais e a Mostra Educativa, que acontecem na Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão e no Sesc Iracema durante o período de 6 a 9 de setembro (confira programação em anexo). Também fazem parte da programação o I Fórum Brasileiro de Turismo GLS, que discute o tema: “A Hospitalidade e a Cultura da Diversidade” e o Seminário “O Audiovisual e a Educação para a Diversidade”. A Mostra Autoral homenageia Luiz Carlos Lacerda, que atua no cinema desde 1950. Começou na carreira como assistente de direção no filme “Onde a Terra Começava”, de Ruy Santos. De lá para cá, já foi diretor, roteirista e dirigiru filmes publicitários, seriados e novelas para a TV. Atualmente, Lacerda é professor do curso de cinema da Universidade Estácio de Sá e colaborador de novelas na TV Record. Ele estará em Fortaleza para participar do FOR RAINBOW. Para a Mostra Competitiva, foram inscritas mais de 150 produções de vários estados brasileiros. Os vídeos retratam de maneira qualitativa as questões referentes ao homoerotismo; à luta das populações LGBT por direitos civis, sociais e o respeito à livre expressão sexual. Os vencedores da mostra competitiva nas categorias: melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, trilha sonora original, direção de arte, desenho sonoro, ator e atriz levam para casa o Troféu Artur Guedes. O melhor filme será agraciado ainda com prêmio em dinheiro, no valor bruto de R$ 5 mil (cinco mil reais).

A intenção da organização do evento é repetir o sucesso da edição anterior, que contou com a participação diária de um público formado por mais de 1,5 mil pessoas que compareceram ao Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A jornalista, cineasta e coordenadora do FOR RAINBOW, Verônica Guedes, diz que o Festival pretende criar condições de formação, produção e difusão de produtos audiovisuais com temática LGBT. “Nosso objetivo é contribuir com a afirmação sexual destas populações, estimulando a liberdade e a multiplicidade de olhares que elas pressupõem”, explica.
O FOR RAINBOW é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Conta também com a parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); do Governo do Estado do Ceará e do SESC Ceará.
Mostra Competitiva – A Mostra vai contar com 23 filmes de diferentes estados do país. Desse total, dois curtas foram premiados no último Festival de Berlim: “Tá”, de Felipe Sholl (RJ), e “Café com leite”, de Daniel Ribeiro (SP). Outro destaque é o filme “Depois de tudo”, de Rafael Saar (RJ), com Ney Matogrosso, que estará presente no festival, assim como os diretores.
Queer cinema – A partir de uma parceria com o San Francisco International LGBT Film Festival, que acontece desde 1977, o FOR RAINBOW traz três filmes do cineasta afro-americano Marlon Riggs. “Não lamento”, “Línguas soltas” e “Afirmações” são os longas e curtas-metragens de Riggs, pioneiro do “queer cinema”, gênero que aborda a temática gay e que surgiu como segmento do cinema independente norte-americano.
Fórum de Turismo – Com o tema “A Hospitalidade e a Cultura da Diversidade”, I Fórum Brasileiro de Turismo GLS de Fortaleza tem como objetivo discutir a importância do Turismo GLS para o estado do Ceará e a necessidade de construção da imagem e o desenvolvimento de produtos específicos que consigam atender a este público. O Fórum acontece no dia 7 de setembro, às 13h, no Foyer do Theatro José de Alencar.
Seminário Audiovisual e Educação – Com o tema “O Audiovisual e a Educação para a Diversidade Sexual” o Seminário tem como objetivo discutir de maneira qualitativa a utilização do audiovisual na educação para o respeito à diversidade sexual. Participam da mesa de debate o Coordenador do Projeto Juventude e Diversidade Sexual na ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, no Rio de Janeiro, Vagner de Almeida; Diretor Geral do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – CURTA CINEMA, Ailton Franco; a atriz Cláudia Wonder e Marcus Mello. O Seminário acontece no dia 06 de setembro, às 14h no Foyer do Theatro José de Alencar
Palestra com Tônio Carvalho – A equipe de jurados responsável pela seleção das melhores produções do II For Rainbow será presidida por Tônio Carvalho, diretor da oficina de atores da Rede Globo, educador e autor teatral. Ele também participa de um bate-papo, no dia 08 de setembro, a partir das 15h30, no Brasil Tropical Residence (Avenida Abolição, 2323). A participação é aberta ao público.


Serviço:
II FOR RAINBOW – FESTIVAL DA DIVERSIDADE SEXUAL
Data: 05 a 09 de Setembro
Locais de realização: Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz), Casa Amarela Eusélio Oliveira, Sesc Iracema, Theatro José de Alencar, Brasil Tropical Residence
Troca de credenciais de acesso às atividades: Casa Amarela Eusélio Oliveira, sede do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz).

CURSO DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO (UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR)

OBJETIVOS

Geral
Propiciar aos alunos um conhecimento acerca dos meios adequados de solução de conflitos: Arbitragem (Lei nº 9.307/96) e Mediação, através de aulas concedidas por especialistas, estudiosos e atuantes nas áreas.
Específicos
- Possibilitar aos alunos o conhecimento da matéria, no âmbito teórico e prático, dando ênfase as matérias correlatas ao assunto.
- Ressaltar a importância, influência, campo de atuação e imprescindível cognição da arbitragem e mediação, disseminando a valia do curso para a carreira profissional das respectivas áreas.

PÚBLICO ALVO
Destinado aos estudantes universitários e aos profissionais das mais diversas Áreas (Direito, Administração, Contabilidade, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social) que objetivam ampliar seus conhecimentos e atuar como mediador, árbitro, negociador e/ou conciliador, com foco em soluções efetivas e duradouras, construídas com as consagradas técnicas não adversariais de solução de conflitos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Curso de Arbitragem
MÓDULO I - Acesso à justiça
Conceito,
Jurisdição: conceito,
Meios adequados de resolução de conflitos: conciliação, mediação e arbitragem.
Arbitragem:
- Histórico,
- Conceito,
- Exceções,
- Vantagens,
- Princípios.
MÓDULO II – Convenção arbitral
Cláusula compromissória
Compromisso arbitral.
MÓDULO III - Dos árbitros
Conceito,
Formas de escolha
Responsabilidade dos árbitros.
MÓDULO IV – Procedimento arbitral
Conceito,
Instituição da arbitragem,
Aspectos processuais.
MÓDULO V - Sentença arbitral
Natureza jurídica,
Conceito,
Prazo,
Execução.
MÓDULO VI – Da sentença e execução arbitral estrangeira
Conceito,
Procedimento de homologação
Execução.
MODULO VII - Ética na arbitragem.
Conceito
Código de ética CONIMA
MÓDULO VIII – Análise de casos práticos e avaliação.

Curso de Mediação
MÓDULO I - Mediação – Conceito
Princípios da mediação
Objetivos da mediação
- Solução de conflitos
- A prevenção da má administração dos conflitos
- A inclusão social
- A paz social
MÓDULO II - Outros meios alternativos de solução de conflitos: negociação, conciliação e arbitragem
- A negociação
- A conciliação
- A arbitragem
MÓDULO III - O mediador
Capacitação do mediador
Código de ética
Autonomia da vontade das partes
Princípios fundamentais
- Do mediador frente à sua nomeação
- Do mediador frente às partes
- Do mediador frente ao processo
- Do mediador frente à instituição ou entidade especializada
MÓDULO IV - O processo de mediação
Pré-mediação
Etapas do processo de mediação
O ambiente da mediação
Técnicas utilizadas no processo de mediação de conflitos
- Escuta ativa
- Observação das expressões
- Perguntas abertas
- Anotações
- Gravação e filmagem
MÓDULO V - Tipos de conflitos que podem ser solucionados na mediação
A mediação e os conflitos familiares
MÓDULO VI - A mediação no Estado do Ceará – A experiência da mediação comunitária.
As casas de mediação comunitária
A criação da casa de mediação comunitária
A instalação da casa de mediação comunitária
Os mediadores comunitários
A capacitação dos mediadores
O processo de mediação na Casa de Mediação Comunitária
MÓDULO VII
Estudos de casos (Simulações).

METODOLOGIA
Aulas Expositivas com demonstração de legislação, doutrina e jurisprudência. Propostas de debates com os cursandos sobre os temas atuais acerca da arbitragem e mediação.

CALENDÁRIO
Período de inscrições: Até 10 de setembro ou enquanto houver vagas.
Período do curso: 15 de setembro a 20 de outubro

CARGA HORÁRIA
30h

VAGAS
30

HORÁRIO
19h às 22h (2ª, 4ª e 6ª)

CERTIFICADO
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 85% da carga horária.

FORMA DE PAGAMENTO
R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) – Taxa única


COORDENAÇÃO
Sáskya Narjara Gurgel da Cruz
Currículo resumido: Graduada em Direito, Especialista em processo civil pela ESMP, Juíza Arbitral, Instrutora de curso de arbitragem, sentença arbitral, Palestrante sobre arbitragem e assuntos relacionados, instrutora do wokshop sobre sentença arbitral no I Congresso Nacional de novos Paradigmas na Resolução de Conflitos Mediação e Arbitragem, Instrutora de Direito Comercial – Títulos de Crédito, Programas Voluntários (Cidadania Ativa): Educação Jurídica Comunitária, Acesso à Justiça e Mudança Social (Mediação, conciliação e arbitragem), Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas – SESED (Mediação, conciliação e arbitragem). Artigos publicados na área da mediação e arbitragem.

Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda
Currículo resumido: Graduada em Direito (UNIFOR) e Administração de Empresas (UECE), graduanda em Psicologia. Diretora Administrativa do Instituto Mediação Brasil. Coordenadora da Casa de Mediação Comunitária de Parangaba. Mediadora. Pesquisadora de Extensão Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP). Membro da célula administrativa da Escola de Ética. Palestrante e instrutora de cursos sobre mediação e Programas Voluntários (Cidadania Ativa): Educação Jurídica Comunitária, Acesso à Justiça e Mudança Social (Mediação, conciliação e direito de família), Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas – SESED (Mediação, conciliação e arbitragem) e assuntos relacionados. Capítulos e artigos publicados na área da mediação.


DISCIPLINAS CORPO DOCENTE
Arbitragem E Mediação
Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda
Saskya Narjara Gurgel Da Cruz

INFORMAÇÕES
Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Divisão de Educação Continuada
Prédio da Reitoria, 1º Andar – Campus da UNIFOR
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 e 3477.3255
Fax: (85)3477.3064
Homepage: http://www.unifor.br/extensao

Vem aí o 15º Festival Nordestino de Teatro

GUARAMIRANGA: Novo espetáculo do Grupo Bagaceira terá estréia no 15º FNT

"Ta Namorando! Ta Namorando!", segundo espetáculo infantil do Grupo Bagaceira de Teatro, do Ceará, terá estréia no 15º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). Será no dia 19, às 19h30, no Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho), como parte da Mostra Nordeste. O espetáculo dá continuidade à pesquisa desenvolvida pelo grupo ao longo de oito anos com trabalhos experimentais, autorais e de pesquisas pictóricas na cena.
O roteiro de Yuri Yamamoto tem como proposta expor de forma lúdica as relações do universo infantil menino x menina, tendo como pano de fundo o primeiro amor na infância. É uma reflexão sobre as diferenças, a conquista por espaço e as formas de relação entre as crianças.
Em cena apenas dois atores: o próprio Yuri e Samya de Lavor - que também assinam a direção juntamente com Rogério Mesquita -, assumindo os diversos personagens que permeiam essa história. Uma encenação imagética onde a ausência do texto é substituída por símbolos, gestos e onomatopéias. O elenco busca uma movimentação dinâmica utilizando recursos como stop motion, aceleração, câmera lenta... Uma brincadeira que proporciona ao público a impressão de estar assistindo a um desenho animado.
O Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga. Patrocínio: Oi. Apoio Cultural: Oi Futuro, Banco do Nordeste, Governo Federal, Coelce e Governo do Estado do Ceará. Parceiros: Sesc, Fecomércio, O Povo, Sebrae e SENAC Guaramiranga. Apoio Institucional: Prefeitura de Guaramiranga e Teatro José de Alencar. Supervisão de Produção: Via de Comunicação e Cultura.

15º FNT – Programação Geral*
Dia 12 (sexta)

18h – Mostra de Cultura Popular Tradicional – Reisado Mestre Vicente Chagas
Local: Praça do Teatro

19h – Solenidade de Abertura
Local: Praça do Teatro

20h – Mostra Nacional – “O Reencontro dos Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua” – Grupo A Turma do Biribinha (AL)
Local: Praça do Teatro

22h – Mostra Nacional – “Por Elise” – Grupo Espanca! (MG)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

23:30h – Música no FNT – Tambores de Guaramiranga
Local: Praça do Teatro

Dia 13 (sábado)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos - Pensamentos Giratórios – Turma do Biribinha
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

14h – Oficina - Lia Rodrigues
Local: Mosteiro – Sala 1

16h - Mostra SESC Menino Cariri – “Os Bufões” – Grupo Dona Zefinha (CE)
Local: Tenda

17h – Cortejo do Festival
Local: Ruas de Guaramiranga

18:30h – Mostra Ceará – “Quem Matou Zefinha?” – Trupe Caba de Chegar (CE)
Local: Praça do Teatro

19:30h – Mostra Nordeste – “Batata!” – Grupo Dimenti (BA)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

20:30h – Mostra de Cultura Popular Tradicional – Reisado do Mestre Zé Pio
Local: Praça do Teatro

21:30h – Mostra Nordeste – “Fábulas” – Clowns de Shakespeare (RN)
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

23:30h – Música no FNT – Breculê
Local: Praça do Teatro

Dia 14 (domingo)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos
Debatedores: Tânia Brandão (RJ), Sérgio Farias (BA) e Ricardo Guilherme (CE)
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

9h às 18h – Trocando em Miúdos (Intercâmbio) – Os Bufões e Turma do Biribinha
Local: Mosteiro – Sala 2

11h – Reisado Infantil de Guaramiranga
Local: Praça do Artesanato

14h – Oficina – Corpo, Criação, Composição - Grupo Dimenti (BA)
Local: AGUA

14h – Oficina - Lia Rodrigues
Local: Mosteiro – Sala 1

16h - Mostra SESC Menino Cariri – “Livrolândia – O Reino da Leitura” – Cia. Camarim de Teatro (CE)
Local: Tenda

18:30h – Mostra de Cultura Popular Tradicional – Coco do Iguape
Local: Praça do Teatro

19:30h – Mostra Nordeste – “O Alienista” – Grupo Dimenti (BA)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

20:30h – Mostra Guaramiranga em Cena – “Falsa Testemunha” – Grupo Sincronia
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

21:30h – Mostra Ceará – “Conversa de Lavadeiras” – Trupe Caba de Chegar
Local: Praça do Teatro

00h – Te-Ato à Meia-Noite – “O Pai da Filha” – Cia. Fabril (Guaramiranga)
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

Dia 15 (segunda)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

14h – Oficina – Corpo, Criação, Composição - Grupo Dimenti (BA)
Local: AGUA

14h – Oficina – A Cara do Melodrama do Circo-Teatro – Turma do Biribinha
Local: Mosteiro – Sala 1

14h – Oficina – Gestão de Teatro de Grupo – Grupo Clowns de Shakespeare (RN)
Local: Mosteiro – Sala 2


17h - Mostra SESC Menino Cariri – “Efrem, O Mágico” – Grupo Efrem
Local: Tenda

18:30h – Mostra de Cultura Popular Tradicional – Dramas de Guaramiranga
Local: Praça do Teatro

19:30h – Mostra Nordeste – “Muito Barulho por Quase Nada” – Grupo Clowns de Shakespeare (RN)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

21h – Mostra Ceará – “Bárbaro” (Vencedor do Festival de Acopiara) – Grupo Ninho de Teatro (Juazeiro do Norte)
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

00h – Te-Ato à Meia-Noite – “Aquilo de que Somos Feitos” – Lia Rodrigues Cia de Danças
Local: Mosteiro – Sala 1

Dia 16 (Terça)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

14h – Oficina – A Cara do Melodrama do Circo-Teatro – Turma do Biribinha
Local: Mosteiro – Sala 1

14h – Oficina – Gestão de Teatro de Grupo – Grupo Clowns de Shakespeare (RN)
Local: Mosteiro – Sala 2

17h - Mostra SESC Menino Cariri – “A Princesa e o Sapo” (teatro de bonecos) – Grupo Bilu Bila e Cia
Local: Tenda

19h – Guaramiranga em Cena – “A Besta do Zé” – Grupo Artimanhas
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

20h – Música no FNT – Orquestra Cidade da Arte (AGUA)
Local: Praça do Teatro

21:30h – Mostra Nacional – “Pequenos Milagres” – Grupo Galpão (MG)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

23h – Lançamento de Livro – “O Avesso da Cena” - Autor Rômulo Avelar
Local: Praça da AGUA

00h – Te-Ato à Meia-Noite – “Encarnado” – Lia Rodrigues Cia de Danças
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

Dia 17 (quarta)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos – Especial Grupo Galpão (MG)
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

14h – Oficina – A Cara do Melodrama do Circo-Teatro – Turma do Biribinha
Local: Mosteiro – Sala 1

14h – Oficina – Gestão de Teatro de Grupo – Grupo Clowns de Shakespeare (RN)
Local: Mosteiro – Sala 2

14h – Oficina de Máscaras – Grupo Garajal
Local: Centro Cultural C. Rolim

14h – Encontro de Artistas-Pesquisadores
Local: AGUA

17h - Mostra SESC Menino Cariri – “Risos”, com Palhaço Peteleco
Local: Tenda


18:30h – Mostra Ceará – “Clowns” - Grupo Garajal
Local: Praça do Teatro

19:30h – Palco “Oi” - Mostra de Esquetes
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

21h – Mostra Nordeste – “Um Gesto por Outro” – Cênicas Companhia de Repertório (PE)
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

22h – Música no FNT – Grupo de Violões do Projeto Cidade da Arte (Guaramiranga)
Local: Praça do Teatro

00h – Te-Ato à Meia-Noite – Mostra Ceará – “O Pecado de Clara Menina” (Vencedor de Acopiara) – Cia. Os Brincantes (Crato)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

1h – Patuscada
Local: Tenda

Dia 18 (quinta)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos
Local: Mosteiro - Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

14h – Mesa Redonda – “Teatro no Nordeste nos últimos 15 anos – dos bastidores à cena”
Local: AGUA

14h – Oficina de Máscaras – Grupo Garajal
Local: Centro Cultural C. Rolim

17h - Mostra SESC Menino Cariri – “Sonhos” (Mágica)
Local: Tenda


19:30h – Mostra Nordeste – “Meire Love” – Grupo Bagaceira de Teatro
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

19:30h – Mostra Nordeste – “Que Muito Amou” – Cênicas Companhia de Repertório (PE)
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

21h – Lançamento de Livro – Autores: Fernando Lira e Susi Élida
Local: Praça da AGUA

21:30h – Mostra Ceará – “A Folia do Boi Manhoso” – Grupo Assum Preto (Pentecoste)
Local: Praça do Teatro

22h – Música no FNT – Grupo Vozes de Guaramiranga
Local: Praça do Teatro

Dia 19 (sexta)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

14h – Oficina de Máscaras – Grupo Garajal
Local: Centro Cultural C. Rolim

17h - Mostra SESC Menino Cariri – “O Mamulengo Conta Estórias” – Grupo Mamulengo Estrela do Norte
Local: Tenda

19:30h – Mostra Nordeste – “Ta Namorando! Ta Namorando!” – Grupo Bagaceira de Teatro (CE)
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

20h – Mostra Ceará – “A Menina dos Cabelos de Capim” – Cia. Pã de Teatro
Local: Tenda

20:30h – Música no FNT – O Bom do Choro
Local: Praça do Teatro

21:30h – Mostra Ceará – “O Cantil” – Grupo Teatro Máquina
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

00h – Te-Ato à Meia-Noite – Guaramiranga em Cena – “Duas Vidas em Uma” – Grupo Duas Ferreiras
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

1h – Música no FNT – Sambahempclub
Local: Praça do Teatro

Dia 20 (sábado)

9h – Ciclo de Debates sobre os Espetáculos
Local: Mosteiro – Sala 1

9h – Recreação SESC
Local: Tenda

16h - Mostra SESC Menino Cariri – “As Alegrias de Mateus e a Dança do Boi Bumbá” – grupo Calu Maravilha
Local: Tenda

17h – Cortejo do Festival
Local: Ruas de Guaramiranga

18h – Maracatu Nação Tremembé – Ponto de Cultura Vento Forte e Ecoa – Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral
Local: Ruas de Guaramiranga

18:30h – Mostra Ceará – “Clowns” - Grupo Gajaral
Local: Praça do Teatro


19:30h – Mostra Ceará – “Curral Grande” – Grupo Universidade Federal do Ceará (UFC)
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Teatrinho)

20:30h – Mostra Nacional – “Farsa” – Grupo Caravana Cia de Teatro (RJ) – Elenco: Fernanda Souza, Marcos Breda e Sérgio Marone
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

23h – Cerimônia de Encerramento
Local: Teatro Municipal Rachel de Queiroz

00h – Show de Encerramento – Bolacha Preta
Local: Praça do Teatro

* Programação sujeita a alterações

Sobrado Dr. José Lourenço


7 Artistas/ 7 Exposições

Bosco Lisboa – Redes
Euzébio Zloccowick – Carrapicho
Francisco Zanazanan – Humano
João Pedro - Retratos, Álbuns, Vinhetas
Tetê de Alencar - Vestidos
Val Barros – Claro/Escuro
Zé Tarcísio – S.O.S. Litoral

Eles são sete. Sete artistas reunidos numa conversa de imagens. Em sete exposições ancoradas em seus desejos eles se expressam com a fluência de quem articula liberdade com sentimento.
De gerações e interesses distintos cada um à sua maneira traz para o debate da arte o seu quinhão.
Além de nordestinos – cinco cearenses: Bosco Lisboa, Francisco Zanazanan, João Pedro, Tetê de Alencar e Zé Tarcísio; uma maranhense, Val Barros; e um alagoano residente em Fortaleza, Euzébio Zloccovick, nossos interlocutores têm em comum o sentido da chegada a um lugar preciso. Lidando com matérias e linguagens distintas, a direção de cada um também os aproxima. Desse ponto de vista a reunião de suas diferenças enriquece o diálogo proposto.
José Tarcísio deflagra a revolta e o êxtase, expondo o seu famoso manifesto a favor das dunas da paisagem cearense, a pintura panorâmica S.O.S. Litoral, iniciada na Bienal Internacional de São Paulo de 1979, e trabalhada por anos a fio até ser concluída em 1990. Luta corporal com a tela de 10 metros de comprimento por 2,20m de altura, com o sol a pino e o vento que carrega as dunas. Atônito, o artista cidadão chama a atenção para o desequilíbrio ecológico e social. Junto com as dunas vão natureza e cultura. A propósito: para onde vão os seus habitantes extraditados?
Toda arte é política. A serviço da humanidade, um gesto, uma palavra ou atitude podem mudar o curso dos acontecimentos. Uma das vias de se trilhar esse caminho é explorar e oferecer outras possibilidades de ver e ler a realidade. Francisco Zanazanan navega nessas águas. O risco contínuo de seu trabalho leva-o a lugares como o Aqui exposto no 58º Salão de Abril, cuja sutileza não admite observador passivo. Para vê-lo é necessário movimentar-se, no ritmo do ir e vir. Em Humano, obra agora apresentada, o desafio se faz mais contundente: amor e ódio não são apenas palavras opostas, mas signos imbricados.
Amor que transborda do pensamento para a ação do clic. Continuando na seara do desejo, Tetê de Alencar, uma cearense que levou a saudade de Iguatu para a Inglaterra, apresenta a série Vestidos, auto-retratos com a estampa de sua satisfação garantida pela ação do instantâneo fotográfico. A roupa faz o monge que habita Tetê, utilizando os provadores das boutiques londrinas como estúdio e campo de batalha. Com o pretexto de “experimentá-los” ela “possui” estes objetos de consumo fora do seu alcance. O disparo da câmera fotográfica congela a posse dos vestidos assinados.
Apropriar-se é também o que faz Euzébio Zloccowick, em Carrapicho, exposição contemplada em edital de Incentivo às Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, agora apresentada. Evocando o espinhoso tema da religiosidade, o artista cobre com o manto da “dor” imagens da iconografia cristã. Frente à feérie barroca do autor, é impossível não extasiar-se com o deslumbre do trabalho. A sedução e a sublimação, poderes encarnados na estatuária sacra encontram abrigo privilegiado nestes “casulos”, onde mais reluz o ouro sugerido do que o sacrifício embutido em cada carrapicho espetado.
Bosco Lisboa retira do barro que pisa o gosto de inventar outra matéria para as coisas que lhe cercam. Assim fez-se o escultor que encara a vida com a mesma elasticidade do material que molda seus objetos. Emblemática, portanto, Redes, a exposição que pretende num signo condensar a alma viajante da gente cearense.
A criatividade é uma poderosa arma na luta da sobrevivência. O gravador João Pedro é um exemplo de artista que expande os seus limites. Do trajeto de Ipaumirim a Juazeiro do Norte, à chegada a Fortaleza de posse de tábuas de umburana, goivas, álbuns de xilo e esparsos cordéis, o artista empreende cotidianamente a força-tarefa de alargar a experiência e os temas partilhados com os colegas da Lira Nordestina. Superando-se, João Pedro tem ampliado o seu repertório com algumas inovações curiosas como os retratos que agora faz sob encomendas, expostos em Retratos, Álbuns, Vinhetas.
Retratos de gente, retratos da luz. A fotógrafa maranhense Val Barros expõe Claro/Escuro, reunindo as séries Divino , Itamatatiua e Leveza. A primeira trata da Festa do Divino na ilha de São Luís e Alcântara, a segunda, reverencia a comunidade quilombola de Itamatatiua, distrito de Alcântara. Leveza é uma escapada do olhar antropológico que Val engatilhou em Viagem de Trem, de 1998. A grande suavidade dessas imagens é algo que não cabe num discurso de palavras.
Interlocutores, promotores e agentes desse diálogo de muitas vozes, os artistas reunidos suscitam o debate. É isso o que importa.

Dodora Guimarães

terça-feira, 2 de setembro de 2008

II FOR RAINBOW - Festival de Cinema da Diversidade Sexual


De 05 a 09 de SETEMBRO, realizaremos, em Fortaleza – Ceará, o II FOR RAINBOW – Festival de Cinema da Diversidade Sexual, que em 2007, atraiu um público médio diário de 1500 pessoas.
Por conta do seu sucesso, já na primeira edição, o evento se configurou como o maior do Brasil neste formato e temática (Diversidade Sexual, com exibições gratuitas), inserindo-se definitivamente no calendário cultural do nosso Estado.
Com suas histórias reais e de ficção, relatadas como drama ou comédia, o cinema tem se constituído em importante instrumento de educação ao abordar, de forma positiva, diversas questões referentes ao homoerotismo, à luta das populações GLBTTT por direitos civis e sociais e o respeito à livre expressão sexual. Por isso, o Festival tem a missão permanente de promover o respeito à diversidade sexual, incentivar sua produção audiovisual e gerar oportunidades de trabalho direto e indireto.
O II FOR RAINBOW trará à Fortaleza o melhor da produção audiovisual iberoamericana, de longa, média e curta metragem, relacionada à diversidade sexual, distribuídas em cinco mostras (competitiva, nacional, internacional, educativa e autoral). A mostra competitiva acontece no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, o Cine São Luiz, que é o maior e o mais tradicional cinema de Fortaleza.

Os vencedores receberão do Júri Oficial do FOR RAINBOW o Troféu Artur Guedes.

CREDENCIAMENTO:

As credenciais, válidas de 05 a 09 de setembro, já estão sendo trocadas por 2 kg de alimento nos seguintes postos:

Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz)
Praça do Ferreira - Centro

Casa Amarela Eusélio Oliveira
Av. da Universidade, 2591 - Benfica

Hotel Brasil Tropical Residente
Av. da Abolição, 2323 - Meireles

GRAB - Grupo de Resistência Asa Branca
Rua Tereza Cristina, 1050 - Centro

INFORMAÇÕES: 85 3242.1995 / 85 3242.8422

PROGRAMAÇÃO

II FOR RAINBOW

FESTIVAL DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL

PROGRAMAÇÃO
05 DE SETEMBRO DE 2008 – SEXTA-FEIRA

ABERTURA
19:00 HORAS

LOCAL: Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro – Cine São Luiz
Praça do Ferreira – Centro – Fortaleza – CE

CERIMÔNIA DE ABERTURA
Exibição do filme: ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA?, Brasil/Chile, 2007
Direção: Guilherme de Almeida Prado


FESTA DE ABERTURA (PRAÇA DO FERREIRA)

06 DE SETEMBRO DE 2008 – SÁBADO

TARDE

14:00 HORAS

LOCAL: Foyeur do Theatro José de Alencar
SEMINÁRIO “O AUDIOVISUAL E A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE”
PALESTRANTES: Ailton Franco – Etiene Petrauskas - Eduardo Peret - Cláudia Wonder – Marcus Mello

LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA INTERNACIONAL DE LONGAS E CURTAS
- DOS PATRIAS, Documentário, 2006, 84 min., Alemanha/Cuba
Direção: Christian Liffers
- SEM ARREPENDIMENTO (No Regret (Non, Je Ne Regrette Rien), 1992, 38 min., USA
Direção: Marlon Riggs

LOCAL: Theatro José de Alencar
OFICINA DE CARACTERIZAÇÃO PARA CINEMA
FACILITADOR
Francisco Costa

15:30 HORAS

LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA NACIONAL
- BOMBADEIRA, Documentário, 2007, 75 min, Rio de Janeiro-RJ
Direção: Luis Carlos de Alencar
- SONHO, Ficção, 2007, 15 min., Rio de Janeiro-RJ
Direção: Mario Almeida e Javier Garcia

16:30 HORAS

LOCAL: SESC Iracema
LANÇAMENTO DO LIVRO “LUIZ CARLOS LACERDA – PRAZER & CINEMA” de Alfredo Sternheim
17:00 HORAS

LOCAL: SESC Iracema
MOSTRA AUTORAL LUIZ CARLOS LACERDA
- LEILA DINIZ, Drama, 1987, Brasil, 90 min

NOITE

19:30 HORAS

LOCAL: Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro
MOSTRA COMPETITIVA

CINEMA EM 7 CORES
Documentário, 2008, 35 minutos
Direção: Rafaela Dias
Niterói – RJ

CAFÉ COM LEITE
Ficção, 2007, 18 minutos
Direção: Daniel Ribeiro
São Paulo - SP

DESEJOS IGUAIS
Experimental, 2007, 5 minutos
Direção: Cecília Góis e Gaby Lima
Fortaleza – CE

ENTRE CORES E NAVALHAS
Ficção, 2007, 14’
Direção: Catarina Acioly e Iberê Carvalho
Brasília – DF

SEXUALIDADE E CRIMES DE ÓDIO
Documentário, 2008, 27 minutos
Direção: Vagner de Almeida
Rio de Janeiro – RJ

O ALMOÇO (CONSIDERE UM JANTAR)
Ficção, 2007, 10 minutos
Direção: Thiago Ricarte
Atibaia – SP

HOMENS
Documentário, 2008, 20 minutos
Direção: Lucia Claus e Bertrand Lira
Vitória – ES


07 DE SETEMBRO DE 2008 – DOMINGO

MANHÃ

10:00 HORAS

LOCAL: Sala de Reuniões do Hotel Brasil Tropical Residence
DEBATE COM REALIZADORES


TARDE

13:00 HORAS

LOCAL: Foyeur do Theatro José de Alencar
I FÓRUM DE TURISMO GLS DE FORTALEZA
MESA DE DEBATES: Franco Reinaudo (Presidente da ABRAT-GLS) – Almir Nascimento (Diretor de Eventos ABRAT-GLS) – Laura Bacellar (Escritora e Editora, fundadora da Edições GLS) – Osterne Feitosa (Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará) – Afonso Matos (Gerente de Atendimento ao Turista da SETFOR) – Cássio Rodrigo (Coordenador Geral da Diversidade Sexual da Prefeitura Municipal de São Paulo)

14:00 HORAS

LOCAL: Theatro José de Alencar
OFICINA DE CARACTERIZAÇÃO PARA CINEMA
FACILITADOR
Francisco Costa


LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA INTERNACIONAL DE LONGAS E CURTAS
- TRANSFICÇÃO, Experimental, 2007, 56 min., Suécia/Inglaterra
Direção: Johannes Sjöberg
- LÍNGUAS SOLTAS (Tongues Untied), 1989, 55 min., USA
Direção: Marlon Riggs
- AFIRMAÇÕES (Affirmations), 1990, 10 min., USA
Direção: Marlon Riggs


15:30 HORAS

LOCAL: Hotel Brasil Tropical Residente
PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO "OLHARES DE CLAUDIA WONDER – CRÔNICAS E OUTRAS HISTÓRIAS" de Claudia Wonder

LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA NACIONAL
- A VISITA, Ficção, 2007, 28 min., Porto Alegre-RS
Direção: Gilberto Perin
- QUEM MATOU CHARLES?, Ficção, 2005, 7 min. 58 seg., Rio de Janeiro-RJ
Direção: Maithê Lorena e Secy Jannuzzi
- MEU TEMPO NÃO PAROU, Documentário, 60 min, 2008, Porto Alegre-RS
Direção: Jair Giacomini e Silvio Barbizan
- PAIS, Ficção, 2007, 3 min. 50 seg., Fortaleza-CE
Direção: Marcos Rocha
- DY POLLY, Documentário, 2006, 3 min. 30 seg., Fortaleza-CE
Direção: Luis Carlos
- SALTO ALTO, Experimental, 2006, 11 min. 45 seg., Fortaleza-CE
Direção: Augustiano Xavier, Marcos Rocha e Keltriane Melo
- ESCOLHAS, Experimental, 2007, 6 min., Fortaleza-CE
Direção: Augustiano Xavier
- DUAS MAÇÃS, Ficção, 2007, 10 min., Caucaia-CE
Direção: Mario Almeida e Javier Garcia

LOCAL: Foyeur do Theatro José de Alencar
WORKSHOP “SENSIBILIZANDO PARA A DIVERSIDADE”
Esta programação faz parte do I Fórum de Turismo GLS de Fortaleza

16:30 HORAS

LOCAL: SESC Iracema
MOSTRA AUTORAL LUIZ CARLOS LACERDA
VIVA SAPATO!, 2003, Brasil, 94’ min


NOITE

19:30 HORAS

LOCAL: Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro
MOSTRA COMPETITIVA

AMANDA E MONICK
Documentário, 2008, 18 minutos
Direção: André da Costa Pinto
Barra de São Miguel – PB

BAR AKA
Ficção, 2008, 12’30”
Direção: Túlio Bambino
Rio de Janeiro - RJ

DIZERES ÍNTIMOS
Ficção, 2008, 19 minutos
Direção: Bruno Peres e Carolina Barres
São Paulo – SP

QUEM É VOCÊ NA NOITE?
Documentário, 2007, 25 minutos
Direção: Marcelo Ramos
São Paulo – SP

PARA MACEDÔNIO
Ficção, 2008, 10’14”
Direção: Claudemyr Barata
Fortaleza - Ce

BÁRBARA
Ficção, 2006, 10 minutos
Direção: Carlos Antônio da Silva Gradim
Belo Horizonte - MG

FILTHY
Experimental, 2007, 16’55”
Direção: Queer Fiction
Porto Alegre – RS


08 DE SETEMBRO DE 2008 – SEGUNDA-FEIRA

MANHÃ

10:00 HORAS

LOCAL: Sala de Reuniões do Hotel Brasil Tropical Residence
DEBATE COM REALIZADORES


TARDE

14:00 HORAS

LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA INTERNACIONAL DE LONGAS E CURTAS
- MELHOR QUE CHOCOLATE (Better Than Chocolate), Ficção, 1999, 101 min.,Canadá
Direção: Anne Wheeler
- VOCÊ SUPORTA ISSO? (Can You Take It?), 2005, 20 min., Reino Unido
Direção: Justine Morris


15:00 HORAS

LOCAL: Hotel Brasil Tropical Residence
PALESTRA DE TÔNIO CARVALHO (DIRETOR DA OFICINA DE ATORES DA REDE GLOBO)


15:30 HORAS

LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA NACIONAL
- CONFISSÕES DE OLAVO, Ficção, 2008, 89 min., Pedro Leopoldo-MG
Direção: Ernane Alves
- SEIVA, Ficção, 2008, 5 min., Fortaleza-CE
Direção: Henrique Dídimo



16:30 HORAS

LOCAL: SESC Iracema
MOSTRA AUTORAL LUIZ CARLOS LACERDA
- A MORTE DE NARCISO, 2003, Brasil, 43 min
- ZÉ.COM, 2006, Brasil, 15 min


17:00 HORAS

LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira – Cine Benjamin Abrahão
MOSTRA FEMINA – “Eu gosto é de mulher”
- LUPINE, Experimental, 12 min., Suécia/Alemanha, 2007
- INOCENTES LETAIS (The Lethal Innocents), Experimental, 9 min., Nova Zelândia, 2007
- FLORES NO PARQUE (Flores en el Park), Ficção, 9 min., Espanha
- AMOR E PALAVRAS (Love and Words), Documentário, 44 min., França, 2007
- NO FIM DA RUA (Na Koncu Ulicy), Ficção, 14 min., Polônia, 2007



NOITE

19:30 HORAS

LOCAL: Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro
MOSTRA COMPETITIVA

SINGULARIDADES
Documentário, 2006, 35 minutos
Direção: Este vídeo foi produzido durante uma oficina de realização de vídeo do projeto Olho Vivo, coordenado pelo cineasta Luciano Coelho. Realizado por Ana Claudia França, Ana Paula Cantelli, Antônio Heraldo Santos, Camila Ghilardi, Claludia Bordin Rodrigues, Dante Roloff, Karin Soares, Luciana de Morais, Luciano Coelho, Maristela Mitsuko Ono, Mariza Tezelli e Rafael de Oliveira. Curitiba - PR


IDENTIDADE
Ficção, 2008, 10’52”
Direção: Thiago Alcântara
Belo Horizonte – MG

MEU NAMORADO É MICHÊ
Ficção, 2006, 3 minutos
Direção: Lufe Steffen
São Paulo – SP

PARA QUE NÃO ME AMES
Ficção, 2008, 17 minutos
Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade
São Paulo - SP

NOSTÁLGICO
Experimental, 2007, 4’51”
Direção: Eduardo Mello
Campinas – SP

PÁGINAS DE MENINA
Ficção, 2008, 18’50”
Direção: Monica Palazzo São Paulo – SP


Ficção, 2007, 5 minutos
Rio de Janeiro/RJ
Direção: Felipe Sholl
Rio de Janeiro

TIBIRA É GAY
Documentário, 2007, 10’15”
Direção: Emilio Gallo
Rio de Janeiro – RJDEPOIS DE TUDO
Ficção, 2008, 12 minutos
Direção: Rafael Saar
Rio de Janeiro-RJ


09 DE SETEMBRO DE 2008 – TERÇA-FEIRA


MANHÃ

10:00 HORAS

LOCAL: Sala de Reuniões do Hotel Brasil Tropical Residente
DEBATE COM REALIZADORES


TARDE

14:00 HORAS

LOCAL: Theatro José de Alencar
OFICINA DE CARACTERIZAÇÃO PARA CINEMA
FACILITADOR
Francisco Costa


16:30 HORAS

LOCAL: SESC Iracema
MOSTRA AUTORAL LUIZ CARLOS LACERDA
- FOR ALL – TRAMPOLIM PARA A VITÓRIA, 1997, Brasil, 90 min.


NOITE

19:30 HORAS


LOCAL: Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Exibição do filme: A CASA DE ALICE, 2006, Brasil, 90 min
Direção: Chico Teixeira

ENTREGA DOS PRÊMIOS

FESTA DE ENCERRAMENTO (PRAÇA DO FERREIRA)


Fonte: Site do For Rainbow

O Som e a Narrativa Visual - UNIFOR

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
O Som e a Narrativa Visual
OBJETIVOS

Explicar conceitos básicos das cores
Analisar a lógica e a função das cores

PÚBLICO ALVO
Pessoas ligadas à criação, ao Marketing e ao Áudio Visual.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Teoria, História e Efeitos cientificamente provado da cromoterapia;
Funções primárias, secundárias e terciárias das cores;
Disco das Cores.

METODOLOGIA
Exposição do professor com participação externa;
Momentos cênicos;
Material áudio visual.


CALENDÁRIO

Período de inscrições: Até 01 de setembro.
Período do curso: 2 a 5 de setembro


CARGA HORÁRIA

12h VAGAS

30

HORÁRIO

17h às 20h (3ª a 6ª)


CERTIFICADO

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 85% da carga horária.
FORMA DE PAGAMENTO

Matrícula de R$ 50,00 (cinqüenta reais)

COORDENAÇÃO

Russell Murray
Tem trabalhado na industria de filme e televisão e em educacão superior no reino Unido nos últimos trinta anos. Ele e professor de produção em televisão, novas medias, fotografia, e escritor (filme e Televisão).
Recentemente ele teve seu trabalho de arte visual exposto em uma exposição “Art – Machine – Vision project”, com outros três artistas no renomado Manchester Museum of Science and Technology. Como escritor para televisão, Russell escreveu capítulos para os seguintes dramas: Hercule Poirot; Paradise Club and Boon. Recente trabalhos inclui: ‘The Long Close Call’ a duas-partes suspense para television, e ‘Cheslea Hotel’, uma comedia. Como diretor e cinematografo, Russell tem trabalhado em drama para filme e televisão, documentarios, comerciais e pop-vídeos. Russell é professor universitário de Midia practices (?) na ‘Nottingham Trent University’. Ele ja trabalhou nas universidaded de ‘Edge Hill’, ‘Liverpool John Moores’, e ‘Bournemouth University’ na escola de media onde ele criou o primeiro curso de graduação na área de ‘screenwriting’ da Inglaterra. Ele é consultor para a universidade de Londres e
FirstLight (UK Film Council sponsored film and TV production for young people). Exerce a função de examinador externo para o mestrado em ‘producao de cinema digital’ da Faculdade de Midia, Artes e Comunicação, da Universidade de Gloucester, e do curso de graduação em Midia e Film da Universidade de Lincoln.

DISCIPLINASCORPO DOCENTE
O Som E A Narrativa Visual
Russell Murray

INFORMAÇÕES

Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Divisão de Educação Continuada
Pós- Graduação– Campus da UNIFOR
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 e 3477.3255
Fax: (85)3477.3064
Homepage: http://www.unifor.br/extensao