Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 20 de setembro de 2008

VILA DAS ARTES: FESTA DA CONQUISTA

Vila das Artes recebe Nelson Brissac, Silvio Da-Rin e promove 80 horas de exibição em noite de inauguração, nesta sexta-feira, dia 19.

A Vila das Artes toma forma e é motivo de festa no próximo dia 19, a partir de 17h, quando da inauguração da chamada "casa das escolas", onde passam a funcionar as escolas públicas de audiovisual e dança, além do Núcleo de Produção Digital (NPD). Convidados especiais, o filósofo e professor Nelson Brissac (PUC-SP) e o titular da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, cineasta Silvio Da-Rin, vêm somar pensamento crítico à programação feita de intervenções artísticas diversas e 80 horas ininterruptas de exibição de filmes nacionais, mostra especialmente concebida em alusão aos 80 anos de cineclubismo no Brasil e que também trará a Fortaleza, no dia 23, o presidente do Conselho Nacional de Cineclubismo, Claudino de Jesus.

80 HORAS DE EXIBIÇÃO

A mostra 80H é composta de curadorias diversas. A Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV) seleciona curtas cearenses, enquanto a ONG Aldeia elenca curtas de caráter social. A GIA se encarrega dos vídeos ambientais; o Concine - Conselho de Cinema Cearense - traz filmes que ainda não foram exibidos no circuito cearense. Do projeto Cinema de Canto a Canto, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor, vêm os filmes sobre diversidade sexual. O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes exibe longas cearenses (Sunland Heat, Subversivos, Sábado à Noite, Cadáveres 2, Borracha para Vitória, Profeta da Chuva, Milagre em Juazeiros) e o Sesc Fortaleza entra na grade com filmes infantis.
A Casa de Cinema de Porto Alegre participa com uma mostra de animação e a Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura traz curtas produzidos através dos NPDs do Pará, Paraíba, Minas Gerais e Ceará, e filmes exibidos no CineCeará. Atrações à parte, os longas-metragens Calabar, de Hermano Figueiredo, de Alagoas, e Anjo Preto, de Gui Castor, do Espírito Santo, são lançados em primeira mão. Em meio a filmes, vídeos, performances, intervenções e aulas abertas de dança cênica, o debate de idéias na noite do dia 19, mediado por Nelson Brissac e Silvio Da-Rin, problematiza questões ligadas à produção artística, cidade e poder público.

A VILA

A Vila das Artes, lugar de formação, produção, difusão e reflexão em torno das diversas linguagens artísticas, é uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, articuladora de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. A conclusão das obras e abertura da primeira das três edificações que a compõem representam um marco na consolidação de uma política cultural atenta à necessária criação de novos espaços de formação artística na cidade. Com a inauguração da "casa das escolas", aulas e programas que há dois anos aconteciam em espaços franqueados por parceiros como a Universidade Federal do Ceará (UFC), SENAC, Casa Amarela Eusélio Oliveira e Alpendre, passam a dividir um mesmo espaço físico, potencializando a fruição, a troca e a apreensão de conteúdos.

O CASARÃO

Antigo casarão da família Leite Barbosa Pinheiro, projetada em 1954 pelo arquiteto Jaime Vieira, em estilo Maneirismo, a "casa das escolas" foi desapropriada pela Prefeitura em dezembro de 2005. Requalificada à luz de seu desenho original, também vem comportar auditório, videoteca, biblioteca, sala de leitura, ateliê, ilha digital, salas de aula para os cursos de formação e outros espaços internos e ao ar livre que serão usados para atividades culturais gratuitas e programas de extensão das escolas e do Núcleo de Produção Digital já existentes, tais como o Cineclube Vila das Artes, que exibe todas as quartas-feiras filmes de arte em sessões gratuitas; o Debates Incalculáveis, que uma vez por mês traz à cidade pesquisadores, artistas, cineastas ou professores para conversas abertas ao público; o Cinema de Canto a Canto, que aposta nas exibições em praças públicas; o Pontos de Corte, que forma agentes culturais e exibidores independentes; o programa Aulas Abertas de dança cênica, que mensalmente convida um profissional da área para cursos técnicos; o Cursos Livres, voltados ao aprimoramento técnico para realizadores e profissionais do audiovisual; o Apoio à Produção Audiovisual, que possibilita o empréstimo de equipamentos para realização de produções audiovisuais; a Consultoria a Projetos Audiovisuais, que vem orientar interessados em inscrever projetos ligados ao audiovisual em editais afins e o Circulando Brasil, que garante o envio gratuito de vídeos e filmes para festivais nacionais e internacionais.


PROGRAMAÇÃO

Dia 19 de setembro (sexta-feira)
17h - aula aberta de dança com a bailarina Willemara Barros
Exposição "Bicho de Ferro de Beto Gaudêncio
18h – apresentação do resultado da Residência de Composição Coreográfica, do programa Aulas Abertas, com Fauller e Willemara Barros.
Projeção de Vídeos dos alunos do projeto Pontos de Corte.
19h – Vídeo - instalação "Quando o céu beija a terra", "Lavagem do Barão", " O Muro" e a instalação "Velocine#1". Projeção do filme Arqueologia e Arquitetura do Ateliê Imagem e Alteridade e exibição dos vídeos dos Ateliês dos alunos do curso de extensão em Audiovisual.
19h30min – espetáculo de dança com a Companhia de Dança Janne Ruth de Fortaleza e performances.
20h – Solenidade de Inauguração - Conversa com o professor da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC), Nelson Brissac, sobre a relação entre produção artística, cidade e poder público e Sílvio Da – Rim, cineasta e Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Dia 20 de setembro (sábado)
11h – abertura da Mostra 80H
14h – Mostra Comentada de Vídeo Dança com o pesquisador, professor e videomaker, Alexandre Veras.

Dia 22 de setembro (segunda-feira)
19h - início do módulo Dança e Ensino, do curso de extensão da Escola Pública de Dança com a pesquisadora e professora Isabel Marques. Inscrições gratuitas para alunos ouvintes de 15 a 19 de setembro através do email escoladedancadefortaleza@gmail.com.
Dia 23 de setembro (terça-feira)
20h - encerramento da Mostra 80H e palestra com o presidente do Conselho Nacional de Cineclubismo, Claudino de Jesus.

Dia 26 de setembro (sábado)
20h – Intervenção urbana no Bar do Feitosa (rua Adolpho Herbster 235 – Benfica), pelo grupo Intervenções Humanas, do projeto Pontos de Corte.

Serviço: Inauguração do Bloco I da Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221 - Centro. Dia 19, a partir de 17h. Mais informações (85) 3105-1402 | (85) 8899-8705

Visite a Nova Exposição do Sobrado Dr. José Lourenço

[Música] Eros & Eron


Clique e ouça!

Editais Secult - CE 2008

Sucesso de público no I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem






“A imagem nos afeta e nos comunica de diferentes modos, seja na arte, publicidade ou na antropologia.”
Promovido pelo Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI) da Universidade Federal do Ceará, o I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem, atraiu milhares de pessoas durante os dias 26, 27, 28 e 29 de agosto deste ano.
O evento aconteceu das 14h às 20h30min no palco principal do Theatro José de Alencar. Pensadores, estudiosos, pesquisadores e outros profissionais de várias regiões do Brasil discutiram assuntos importantes para nossa sociedade contemporânea. Paralelamente ao Ciclo, foram apresentadas projeções de vídeos, conferências, diversas performances artísticas, além de uma belíssima exposição de fotografias, que serviu de informação e reflexão sobre um tema comum, a Imagem. Convidados como: Massino Canevacci (Professor de Antropologia Cultural da Facoltà di Scienze della Comunicazione – Università di Roma, “La Sapienza” – Itália); Etienne Samain (professora Titular na área de Multimeios e Ciência do Departamento de Ciência da Universidade Estadual de Campinas /Unicamp); Marco Antonio Gonçalves (Pós-Doutor pela Universidade de St Andrews na Katholieke Universiteit Leuven, e na Ecole dês Hautes Eudes em Sciences); Beatriz Furtado (Doutora em Sociologia – UFC); Patrícia Monte-Mór (Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ UFRJ) e outros Docentes. A curadoria foi feita pela Doutora em Sociologia, Peregrina Cavalcante.

















Serviço:
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Sala do Laboratório de Antropologia e Imagem – LAI
Av. da Universidade, 2995 – 1º Andar – Benfica
Fortaleza – CE
www.lai.ufc.br

domingo, 14 de setembro de 2008

Prático de Inglês - Básico

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

OBJETIVOS

Geral
Orientá-los na compreensão gramatical, leitura e análise de textos, e a se expressar em inglês.
Específicos
Capacitar os participantes a compreender e elaborar textos elementares em inglês, e iniciar o treinamento da conversação na língua através da exposição e exemplificação das suas próprias rotinas diárias, hábitos e profissões.


PÚBLICO ALVO
Profissionais em Geral e Estudantes de Todas as áreas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Tópicos de gramática inglesa: desde o básico (verbo to be, simple present, etc), até temas como construções de ações (construções verbais) no tempo futuro.

METODOLOGIA
Exposição oral, análise de textos e temas, simulações, exercícios de fixação, jogos, dinâmicas de grupo, testes de avaliação, audiovisual.


CALENDÁRIO
Período de inscrições: Até 18 de setembro ou enquanto houver vagas.
Período do curso: 23 de setembro a 4 de outubro


CARGA HORÁRIA
20 - Mostrar texto das mensagens anteriores -VAGAS

15 vagas por turma

HORÁRIOS

Turma 1 (3ª e 5ª)
11h40 às 13h
Turma 2 (3ª e 5ª)
15h40 às 17h
Turma 3 (3ª e 5ª)
17h30 às 18h50
Turma 4 (3ª e 5ª)
20h50 às 22h10


PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS

Não serão exigidos conhecimentos mínimos já que o curso é de nível básico.


CERTIFICADO
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 85% da carga horária e média superior a 7,0 (sete vírgula zero) na prova final.

FORMA DE PAGAMENTO
Matrícula de R$ 110,00 (cento e dez reais).
Obs. Material didático incluso



COORDENAÇÃO
Leonardo Carvalho de Sousa
Currículo resumido:
Vivência empresarial na indústria (moageira serra grande), varejo (grupo pague menos) e serviços (bestlife international club); Professor particular de língua inglesa desde 1998: ensino médio, preparação para vestibular, seleção para casa de cultura britânica (UFC) e inglês instrumental (ensino superior). professor na British and American English School – ano: 2004/2006.
• Instrutor de Inglês Comercial (Marpe, FIEC) - ano: 2006 até o presente momento.
• Instrutor do curso “Inglês Comercial – I (básico)” pela Unifor em Julho 2007.
- Mostrar texto das mensagens anteriores -DISCIPLINASCORPO DOCENTE
Prático De Inglês - Básico
Leonardo Carvalho De Sousa

INFORMAÇÕES
Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Divisão de Educação Continuada
Pós Graduação– Campus da UNIFOR
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 e 3477.3255
Fax: (85)3477.3215