Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fórum Internacional do Meio Ambiente 2010


[Arte] Salão de Abril

O Salão Histórico é um recorte dos primeiros 30 anos da mostra mais tradicional de artes visuais de Fortaleza

A evolução da arte no tempo do Salão de Abril, um dos mais antigos da América Latina e o segundo do Brasil, estará em exposição na mostra “Salão Histórico”, que será inaugurada no próximo dia 22, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (CCBNB). Realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, o Salão Histórico traz um recorte especial na história do Salão de Abril, apresentando parte das obras selecionadas nos 30 primeiros anos da mostra. Com o tema “Qual o lugar da Arte?”, o Salão de Abril chega em 2009 à sua 60ª edição, instigando a reflexão do público e dos artistas sobre o papel que a arte exerce na sociedade. Por esses motivos, a coordenação do Salão pensou em uma exposição à parte e de caráter documental e assim surgiu o Salão Histórico. Com curadoria de Kadma Marques, o Salão Histórico é aberto ao público e ficará em cartaz até 15 de outubro deste ano. De caráter retrospectivo, a exposição compreenderá as 30 primeiras edições do Salão, enfatizando sua gênese, as transformações pelas quais passou ao longo do tempo e como estas se articulam com a história da cidade. A mostra obedecerá dois momentos: dos antecedentes da primeira edição do Salão de Abril, realizada em 1943 pela União Estadual dos Estudantes (UEE), passando por aquelas organizadas pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), de 1946 a 1958, indo até às edições que, ficando sob os cuidados da Prefeitura Municipal de Fortaleza, assinalam a influência da chamada Geração Casa de Cultura Raimundo Cela; e um segundo momento, que compreenderá dos anos 1990 às últimas edições. Para a professora e curadora Kadma Marques, a mostra histórica vai contar uma história das artes que tem por base sua história social. “Tal exposição assume o papel fundamental de fomentar a memória das artes plásticas no Ceará, bem como socializar, junto ao público em geral, uma visão acerca da trajetória percorrida por este Salão”. Segundo a coordenadora geral do Salão de Abril, Maíra Ortins, o Salão Histórico é um momento de reflexão, de avaliação da trajetória do Salão e da evolução da arte ao longo do tempo. De acordo com ela, o Salão Histórico é resultado de uma pesquisa em torno do Salão de Abril, convertida em uma exposição documental à parte. “É o Salão falando do Salão, uma oportunidade de pensar sobre esse evento que já se tornou histórico e levarmos essa reflexão para a população”, explica.
Nesse sentido, não faltou a essa mostra o reconhecimento ao artista Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas, homenageado da 60ª edição. Estrigas marcou presença em quase todas as edições do Salão de Abril, seja como artista selecionado ou como crítico. A primeira edição da mostra da qual participou foi a de 1954, quando foi premiado com uma medalha de prata. O caráter provocativo e catalisador da arte do Salão fez Estrigas se dedicar ao evento em diversas ocasiões, até a década de 1990. Como disse o próprio Estrigas em entrevista concedida durante a abertura do 59º Salão de Abril, “sou irmão do Salão de Abril. Já participei de várias formas, desde aluno até curador”. Assim é Estrigas que, ao completar 90 anos, converte-se em anfitrião desta festa que nos possibilita um passeio pelo percurso feito pelo Salão de Abril. Foi essa vivência que lhe deu condições de escrever o livro “O Salão de Abril”, editado em 1994 pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet).

Serviço
Salão Histórico
- Abertura dia 22/09, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro).
- Exposição: de 22/09 a 15 de outubro, no CCBNB. Horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h. Mais informações: (85) 3464.3108.

[Ceará Music 2009]

NOTA OFICIAL

Jesus Luz confirma presença no Ceará Music 2009

O modelo brasileiro Jesus Luz virá a Fortaleza no dia 10 de outubro, para fazer parte do line up do FW Eletronic, na nona edição do Ceará Music. O modelo carioca, que ficou famoso internacionalmente depois de aparecer diversas vezes ao lado de Madonna, apesar de nunca assumirem publicamente o namoro, vai animar a noite como DJ. Atualmente, Jesus tem aberto os shows da cantora norte-americana. O brasileiro também aparece no mais recente clipe da cantora, Celebration, no qual ela tira a blusa do modelo e dá um beijo.

Ceará Music 2009

Nos dias 09 e 10 de outubro, Fortaleza será palco do maior festival de música do Norte e Nordeste: o Ceará Music, que neste ano acontecerá no Marina Park Hotel e no Mucuripe Club. Nomes como Lulu Santos, Biquíni Cavadão, Skank, O Rappa, Cláudia Leitte, CPM 22, Charlie Brown Jr., Jota Quest e Natiruts que estão na estrada com uma carreira mais do que consolidada, se unem aos sucessos recentes como NX Zero, Fresno, Cine, Roberta Sá e Bangalafumenga. Além das bandas confirmadas, o FW Eletronic promete a melhor festa de música eletrônica dos últimos tempos. O DJ Gui Boratto, explosão de vendas no cenário da música eletrônica, é apenas um dos nomes confirmados. Quem preferir as pick ups do Mucuripe Club durante os dois dias de Ceará Music poderá curtir também Tocadisco, Xerox & Ilumination, Skazi Live, Murphy, MKM & GBX e a grande atração, direto da Suécia, Steve Angello.


Foto: Google

[Moda] Vert et Rouge

Escolher a melhor roupa para cada evento não é tarefa fácil. Especialmente quando se procura por exclusividade e qualidade com investimento relativamente baixo. Trajes para eventos como casamento, festa de 15 anos, festas a fantasia, custam caro e, normalmente, são utilizados uma única vez. Uma excelente opção é o aluguel de roupas especialmente concebidas para este fim. Com 20 anos no mercado, a Vert et Rouge já é referência no segmento de aluguel de roupas no Nordeste. Presente em Recife e Maceió, a grife chegou a Fortaleza em 2008, oferecendo as melhores opções em vestuário e acessórios exclusivos, variedade, economia e qualidade. Com profissionais talentosos, como os premiados estilistas Léo Sandres e Milka S., o ateliê de alta costura Vert et Rouge garante o cuidado com cada detalhe das peças, além de preparar novas e criativas coleções a cada três meses. A loja também firmou parcerias com grifes mundialmente renomadas, como APA, San Patrick, W!, Pronoivas e Nupcial, oferecendo as últimas tendências apresentadas nos circuitos de moda europeus e norte-americano. A Vert et Rouge dispõe de coleções masculina, feminina, infantil, fantasias para festas temáticas, além de vestidos para noivas e todos os estilos de festas de 15 anos, com várias opções de acessórios. Para aqueles que buscam por exclusividade, a grife oferece também a opção do primeiro aluguel, com estilistas para criar trajes sob medida para todas as linhas, com a participação do cliente na concepção das peças. O atendimento personalizado é outro diferencial. Ambientes climatizados, lojas bem localizadas e confortáveis, estacionamento amplo, salas exclusivas para cada linha e equipe de consultores de moda e marketing qualificados para auxiliar na escolha do look ideal fazem da Vert et Rouge a melhor opção em aluguel de roupas para toda a família em quaisquer eventos sociais.

Serviço:
Vert et Rouge
Rua Monsenhor Bruno, 240, Fortaleza - Ce (em frente ao Ideal Clube)

[FETRIECE]

FETRIECE - CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL E INFANTO JUVENIL

A FEDERAÇÃO DE TRIATHLON DO ESTADO DO CEARÁ ESTARÁ PARTICIPANDO DO CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL E INFANTO JUVENIL, QUE SERÁ DISPUTADO NO PRÓXIMO DIA 11 DE OUTUBRO NA CIDADE DE OLINDA/ PE. A DELEGAÇÃO CEARENSE CONTARÁ COM 47 ATLETAS QUE FAZEM PARTE DOS PROJETOS SOCIAS SEGUNTO TEMPO E MÃOS AMIGAS, QUE SAIRÃO DA SEDE DA FEDERAÇÃO DE TRIATHLON ÀS 09:00 HS DO DIA 09.10.
SÁBADO PRÓXIMO, 26.09 ÀS 08H00MIN, ACONTECERÁ NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA EM FRENTE AO IDEAL CLUBE, UMA REUNIÃO PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE A VIAGEM E ONDE A IMPRENSA PODERÁ CONVERSAR COM AS NOSSAS FERINHAS DO TRIATHLON CEARENSE.

[Lançamento] Revista Farol

A quarta edição da revista Farol, publicada pela SECULTFOR, é lançada no Passeio Público, próximo dia 25, a partir de 17h30min, tendo como bandeira a defesa da gentileza.
“Há quem carregue água engarrafada na bolsa para dar alívio às árvores sedentas do meio do caminho. Há quem dê novo e nobre uso ao que iria para o lixo ou para o limbo. Há os que combatem o efeito cinza das cidades de concreto, colorindo espaços de convivência. Há quem, por compaixão, cuide de animais abandonados mais até do que de si. Há também os que criam dispositivos lúdicos a serviço da troca e do encontro. E há ainda os que acendem fogueiras para dar vazão, em tempo real, ao compartilhamento de histórias e memórias. Em comum, o princípio da gentileza como sentimento e atitude capazes de reorientar o mundo e as relações humanas. Em pauta, gestos mínimos de intensidade máxima capazes de gerar mais e mais gentileza”.
As pessoas e os gestos espontâneos que contribuem para retirar peso e dar mais leveza à vida na cidade saltam das páginas da quarta edição da revista Farol, publicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza editada através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Lançando foco sobre um valor fundamental para a convivência humana, a matéria de capa deflagra o dispositivo da gentileza como condição sine qua non para reestabelecer a posse da vitalidade individual e coletiva, produzindo territórios existenciais alternativos àqueles mediados pelo capital. No próximo dia 25, sexta-feira, a partir de 17h30min, o Passeio Público acolhe o lançamento da revista e coloca em pauta trocas simbólicas afins. Dessa vez, a revista passeia ainda pelos corredores e apartamentos do lendário edifício Jacqueline, na avenida Beira Mar; conhece de perto um inventor de geringonças que é tão bom de embaixadinhas quanto de carpintaria de automóveis; serve de bandeja as peripécias da rotina dos garçons cearenses; experimenta a receita de simplicidade e perseverança de um badalado cozinheiro; visita cabeleireiros e barbearias para ouvir bravatas e confissões entre barbas, cabelos e bigodes e entra na Kombi do Emaús para observar a humanidade sob a ótica dos objetos que ela descarta. De caráter cultural e antropológico, Farol se vale da força da grande reportagem e do texto narrativo, próximo da crônica, para contar sobre a cidade através das histórias de vida de seus moradores, sujeitos sociais que reinventam o próprio cotidiano. Com tiragem de 25 mil exemplares, a primeira edição da revista foi lançada em outubro de 2006 e desde então se volta para a dinâmica do cotidiano nas ruas e bairros da cidade, sobretudo os da periferia, dando visibilidade às diversas formas de convivência e invenção possíveis nas muitas cidades que existem numa só. “O projeto editorial da Farol, originalmente, entende cultura como vida e não como algo estritamente relacionado às manifestações artísticas e seus produtos. Assim, todo e qualquer cidadão, sendo ele capaz de inventar e reinventar seu dia-a-dia, é também um artista capaz de narrar-se, uma pessoa interessante em si e não apenas pelo que faz ou produz em sociedade”, defende a jornalista Ethel de Paula, editora da revista e assessora de comunicação da SECULTFOR. Para a editora, as reportagens de rua, que colocam em evidência as experiências de pessoas comuns, ocupam um vácuo deixado ao longo dos anos pela grande mídia. “Entendemos que as ruas são os espaços públicos e democráticos por excelência, as ruas nos nivelam e por isso nos interessam como espaço da reportagem por excelência. Em paralelo, percebemos que as narrativas e bens simbólicos de boa parte da população – notadamente a que é economicamente desfavorecida - pouco ou nunca são objetos de interesse da grande mídia, que, cada vez mais, volta-se de imediato para o que é consagrado por uma indústria cultural de viés fortemente mercadológico, tratando o acontecimento como simples fato. Com raras e heróicas exceções, não vemos na grande mídia a vida pulsar, então estamos tentando abrir essa janela na Farol, apontando para o que é demasiado humano”, completa. Distribuída gratuitamente entre grupos sociais organizados, associações de moradores, meios de comunicação (massivos e alternativos), eventos públicos, centros culturais, ONGs, universidades, escolas públicas municipais, secretarias municipais e órgãos governamentais diversos, Farol também pretende se inserir, cada vez mais, no âmbito dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, contribuindo com a construção de políticas públicas mais afinadas com a vida nas comunidades e azeitando o necessário debate sobre a cidade que temos e aquela que queremos. Por isso, também é objeto deflagrador de fóruns de discussões e leitura crítica entre os mais diversos grupos e instituições. “A revista é um cartão de visitas para nos aproximarmos das pessoas e provocarmos um debate sobre a vida nas cidades. Através dela, queremos conhecer mais e melhor o lugar onde vivemos para poder pensar em como transformá-lo”, conclui a editora.
SERVIÇO:
Revista Farol – Lançamento da quarta edição da revista Farol, próximo dia 25 de setembro, a partir de 17h30min, no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia)