Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Shows - CE] Siará Hall




[Fortal 2010]

[Festas – CE] Tradição e originalidade: Kbra da Peste e Clementino Moura fazem shows no Kukukaya

Muito xote, xaxado e baião. O fim de semana será de muito arrasta-pé no Kukukaya, casa de shows que se destaca no cenário local pelo compromisso assumido com as raízes e tradições culturais do Ceará. Na sexta (23), a festa fica por conta dos meninos da Kbra da Peste. Já o sábado é de Clementino Moura, considerado um dos melhores sanfoneiros do Ceará.

Apesar da pouca idade, os rapazes da Kbra da Peste sabem exatamente a que vieram. Com a musicalidade no sangue, herdada do pai baterista e da mãe pianista, Jonathan, Thiago, Roberto Júnior e Matheus fazem questão de mostrar em seu trabalho a mais forte expressão cultural do Nordeste, sobretudo do Ceará: o forró.

O caminho musical dos irmãos vem de uma persistente história de amor à música, que se iniciou quando seus pais lhe presentearam com uma sanfona, um zabumba e um triângulo. Mas, o grupo teve início como uma brincadeira: os meninos tocavam em reuniões familiares, até terem a primeira oportunidade de se apresentarem em público. A partir de então, resolveram encarar a banda com profissionalismo - passo para dado para a aceitação do público e o reconhecimento.

Com seis anos de estrada, a principal característica dos Kbra da Peste é fazer um som de qualidade, passeando por mestres da música nordestina até nomes que fazem o forró hoje, incluindo composições autorais. Qualidade musical, irreverência e muito charme dos rapazes são características marcantes da banda. Não à toa, eles vêm ganhando espaço no mercado nacional, se apresentando em programas como Jornal Hoje e Faustão (Rede Globo).

No sábado, a alegria forrozeira fica sob a batuta de Clementino Moura. Nascido na pequena cidade de Capistrano, onde morou toda sua infância, ele cresceu em contato com acordeon, devido aos grandes músicos da região. Para entrar no universo musical foi só uma nota: tocar acordeon era uma extensão de tudo que vivera. E daí para se tornar compositor, lançando mão da poesia típica da vida e da paisagem locais, como a estação da estrada de ferro que ligava o Cariri e o Riachão, foi um ‘dedilhar’.

Sempre tocou com desenvoltura e, devido a isso, fez várias apresentações em várias casas noturnas e clubes de Fortaleza e em algumas cidades do Ceará. O talento de Clementino também é responsável pela iniciação de Otílio Moura, seu irmão, na carreira musical. Para Otílio, Clementino sempre foi inspiração e aprendizado.

Programação
DIA 23
Zé de Manu
Kbra da Peste
Bob Araújo

DIA 13
Vanin do Acordeon
Clementino Moura
Bob Araújo

Serviço
Shows de Kbra da Peste e Clementino Moura no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55, Dionísio Torres). Dias 23 e 24, respectivamente. Informações: (85) 3227.5661.

[Eventos - CE] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza

DIA 22 – QUINTA
QUINTA CULTURAL\\
O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe nesta semana o Grupo Escuta de teatro e música, apresentando o espetáculo Jogueiros: Guerreiros Novos.  

O espetáculo conta a história do Bairro Pici e as histórias de vida das pessoas do lugar. Um casal de retirantes lutando contra a seca, uma menina que conta um pouco da base velha do pici, uma mulher que espera seu amado, um louco que constrói as casas do bairro, o conflito de um neto e seu avô e dois irmãos que discutem sobre o amor da mãe, sobre frei Tito e a juventude de agora.

O espetáculo também reconstrói a trajetória de formação artística do Grupo Escuta. No palco atores e bonecos, numa concepção que passeia pelas formas mambembes e pela graciosidade dos elementos da cultura popular, vai tecendo, de forma cênica e poética, alguns momentos dessa história, a partir do olhar da juventude do Escuta, que há seis anos protagoniza um processo de formação: trabalho e estudo em arte, por meio da experiência dos círculos de cultura brincantes – um projeto de arte e educação

O Grupo Escuta atua na arena do teatro e da música. O repertório musical do grupo é mais chegado nas músicas populares, como ciranda, coco, maracatu, bois, reisados, xote e baião. O grupo busca fazer uma fusão entre musica e teatro nas suas apresentações, com a brincadeira de boi, brincadeira de coco e outras brincadeiras populares. Apresenta a animação de musicas com poesias e a brincadeira do Mateus e Catirina, personagens arquétipos da Cultura Popular Nordestina. Recentemente o grupo gravou um CD com musicas de domínio publico e músicas autorais, compostas em parceria com Ângela Linhares e a colaboração de diversos músicos amigos convidados. Teatralmente, o grupo produz espetáculos para palco e rua. Destacam-se como produções atuais para rua o espetáculo Mateus e Catirina nas Rodas de Rua, que nasce do desejo de ligar personagens como Mateus e Catirina, característico dos espetáculos de boi, com a realidade das periferias de Fortaleza. 

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Serviço
Quinta Cultural. Dia 22, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

DIA 23 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira La Coquine e sua seleção de música para o pé do ouvido.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba. 
O show do dia 23 é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há oito anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório. 

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 23 show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 24 - SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (24), a partir das 12h30, o músico Gugu do Cavaco, tocando seu repertório de chorinho, com a participação do grupo ArtChoro.

Julio Cesar Izidorio, conhecido como Gugu do Cavaco, iniciou seus estudos no cavaquinho ainda criança. Desde 1998 toca profissionalmente com grandes solistas como Carlinhos Patriolina, Macaúba, Luizinho Calixto, além de participação em shows de grupos de samba como Grupo Nobreza e Além da Razão entre outros. Atualmente, é integrante do grupo de Chorinho ArtChoro formado no início de 2009 que teve como grande incentivador o saudoso Zé Renato. O grupo Artchoro tem uma proposta diferenciada de interação com o público, trazendo as histórias e curiosidades que fazem parte da concepção das músicas e de seus compositores.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 25 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.

Neste domingo, 25, a atração é Linda Mascarenhas, a boneca contorcionista, do Circo Tropical. 

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança.

Neste domingo, ensaio é da companhia Zumbart de Arte e Cultura, que parte da busca pela diversidade de uma proposta estética aliada à ideia de pesquisar movimentos de capoeira e o seu contexto histórico. O projeto Ensaio Aberto é um elogio ao encontro e ao intercâmbio de experiências entre artistas que começam a maturar novas ideias e projetos, atraindo um público também interessado nos processos artísticos.          

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

FORRÓ NO MERCADO\\
Todos os domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró pé-de-serra. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, 25, o show será com o sanfoneiro Zé de Manu. 

Com uma carreira de 52 anos, Zé de Manu nasceu José Tomás Sobrinho no Sítio Varzinha, zona rural de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. Ganhou o apelido do pai, o agricultor, Manoel Tomás de Aquino, conhecido por Manu.

Zé de Manu cedo descobriu vocação para a música. Aos seis anos de idade, dividia o tempo entre a escola, o trabalho na roça e os instrumentos musicais. O jovem instrumentista recebeu o apoio do pai e da mãe, Maria Gonçalves Bezerra. Aos 12 anos, foi presenteado com um banjo e, poucos meses depois, começou a aprender violão. Antes, aos 9 anos de idade, acompanhava nas andanças o tio Joaquim Gonçalves (Jaca) que tocava fole de oito baixos, animando as festas, então conhecidas por sambas, nos sítios da região sertaneja.

Zé de Manu recebeu forte influência musical da família. O interesse pela sanfona surgiu aos 14 anos, quando o tio Jaca comprou uma sanfona de 80 baixos. Pouco tempo depois ganhou do pai uma sanfona semi-nova, de 48 baixos, que lhe custou o trabalho de uma safra de algodão. Aos 16 anos de idade firmou em definitivo parceria com a sanfona. Até hoje não largou o acordeon. A relação entre o músico e o instrumento tornou-se uma paixão enraizada.

Na cidade de Cedro, participou do conjunto Tabajaras, que no repertório incluía jazz e músicas de orquestra. As partituras vinham do Rio de Janeiro e as composições eram decifradas e ensaiadas sob a orientação do maestro, Zé Pretinho. Tocou com Luiz Gonzaga e por sete anos participou das festas no Parque Asa Branca, em Exu. Foi um dos artistas que recebeu de presente do rei do Baião uma sanfona.

Serviço
Forró no Mercado com Zé de Manu, dia 25, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

[Festas - Ce]




Vem aí

·QUINTA-FEIRA – DIA 22/07 - NA CIDADE FORTAL – BLOCO AVIÕES ELÉTRICO.

·SÁBADO - DIA:31/07 - ENCERRANDO AS FÉRIAS DE FORTALEZA - AVIÕES DO FORRÓ NO “G4”
·SÁBADO - DIA: 31/07 - LANÇAMENTO DA VAQUEJADA DE ITAPEBUSSU 2010 - NO FORRÓ NO SÍTIO – COM AS BANDAS: SOLTEIRÕES, PLAYS, ELIANE E FORRÓ STYLLO.

QUARTA-FEIRA: 21/07 “KANGALHA”

FORRÓ DO BOM
FORRÓ STYLLO
FORRÓ REAL
NOVO BALANCEAR
PARTICIPAÇÃO CANTORES DO MUÍDO
DJ CAIO
               
Horário: a partir das 22h
Valor: R$ 15,00
Onde Comprar: Couro Fino Iguatemi e loja FNS (Av. Washington Soares, 3340 no posto Texaco em frente a casa de show Siara Hall).
Mais Informações: 87922010 // 32957868 // 32305558
Local: KANGALHA
Endereço: Washington Soares, 6257 – Cambeba

[Esportes] Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

CAMPINGS

Atletas se prepararam para os Jogos da Juventude


CBAt FAZ CAMPINGS DE PREPARAÇÃO JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE
Atividades acontecem nos Centros de Treinamento da CBAt em Fortaleza e Uberlândia
A CBAt realiza nesta semana campings de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão disputados no mês que vem, em Cingapura.
Atletas e treinadores foram convidados para os campings, que começaram ontem (20) e vão até domingo (25), em Fortaleza, no CNT Caixa Unifor, e em Uberlândia, no CNT Caixa Sesi. Nem todos os qualificados para Cingapura estão participando, inclusive porque alguns deles estão disputando o Mundial de Juvenis, em Moncton, no Canadá.


ATLETAS E TREINADORES EM FORTALEZA
Treinadores: Katisuiko Nakaya, Jose Haroldo Loureiro Gomes Arataca, Andre Schillenz e Ormandino Barcelos. Atletas: Ioran Etchechury, Saionara Pabanatto, Felipe Hickmann, Natania Habitzreitter e Tamara Alexandrino de Souza.
ATLETAS E TREINADORES EM UBERLÂNDIA
Treinadores: Luiz Alberto de Oliveira, Justo Navarro, e Tânia Cabral Nunes. Atleta: July Ferreira da Silva.

[Esportes]

CABRA DA PESTE E MULHER GUERREIRA
Em virtude da incompatibilidade de datas do Longão Cabra da Peste e Mulher Guerreira com o ITU Panamerican Cup de  Longa Distância em Recife/PE e, esta Federação para não prejudicar a coirmã Federação Pernambucana de Triathlon, em reunião acontecida com a nossa Diretoria, resolveu CANCELAR a prova (Cabra da Peste) anteriormente marcada para ser realizada  no dia 20 de novembro do corrente ano. Os atletas que já se inscreveram terão a sua inscrição devolvida, bastando entrar em contato através dos emails federacaot@gmail.com ou triathlonceara@gmail.com ou ainda pelo telefone 85-32530321.


COPA BRASIL - BRASÍLIA/DF
O Triathlon cearense mostrou que não está para brincadeira. Na II Etapa da Copa Brasil disputada no último domingo em Brasília/DF dos 11 atletas  do Ceará participantes da competição  e filiados à nossa Federação a primeira colocação foi conquistada em cinco categorias, o segundo lugar em duas e o oitavo em uma e o a nona em outra.
 Voltando de contusão Iuri Vinuto conquistou além da primeira colocação na categoria Júnior, a vaga para a disputa do ITU World Championship Series que será disputado no  mês  de setembro  em Budapeste na Hungria. Peterson Lira chegou em nono. Tambem na categoria Júnior com o tempo de 1:18:33 Sâmmia Deyse Santiago foi campeã.

[Festas - Ce]




[Show - CE]

terça-feira, 20 de julho de 2010

[Evento] III Festival Café Chocolate e Flores em Pacoti - CE

[Réveillon] Melhor Réveillon de todos




[Moda] V Noivas do Ceará - 03 e 04 de agosto no Sebrae - CE




[TEATRO - CE] ENGENHARIA ERÓTICA - FÁBRICA DE TRAVESTIS às 19h no Theatro José de Alencar por apenas R$ 3,00

Uma apresentação especial do espetáculo ENGENHARIA ERÓTICA - FÁBRICA DE TRAVESTIS  às 19h no Theatro José de Alencar por apenas R$ 3,00.
 
Toda a bilheteria será destinada à montagem do espetáculo de conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro - Turma Noite - 2010
 
Esta atitude é em solidariedade ao Curso dos Princípios Básicos que fará 20 anos em 2011 e neste período passa por sérios problemas por conta do nosso Secretário de Cultura, Sr. Auto Filho que não autoriza a liberação de verbas para as atividades do Theatro.
 
Ajudem também no TWITTER. Basta postar o seguinte: SR. Auto Filho, secretário de Cultura do Estado de Ceará, pague as contas do Theatro José de Alencar. Os artístas agradecem!

[MODA] Quer ir a Paris? - Segue até 23 de julho inscrições para o Concurso Cultural LYCRA® Créativitè 2010

Quer ir a Paris?
Segue até 23 de julho inscrições para o Concurso Cultural LYCRA® Créativitè 2010


Os estilistas da indústria de moda praia e lingerie nacional podem se inscrever até 23 de julho no Concurso LYCRA® Créativitè pelo site 
www.lycra.com. É necessário envio de um look, por segmento, acompanhado de ficha-técnica contendo o nome do tecido e os aviamentos utilizados. “Prorrogamos em uma semana o prazo final para atender as inúmeras solicitações de todo país. Com a Copa do Mundo em junho o calendário ficou curto”, ressalta Fabiana Gutierrez, gerente de Comunicação da INVISTA, detentora da marca LYCRA®.
O concurso tem a finalidade de destacar as principais referências do setor têxtil brasileiro e mostrar seus trabalhos ao mercado, premiando os estilistas vencedores de cada categoria com uma viagem, com direito a acompanhante, para visitar a Mode City, em Paris, França.
As peças selecionadas para final, serão apresentadas através em um desfile para uma banca julgadora, composta por formadores de opinião e profissionais dos segmentos, no dia 3 de agosto, Club A, em São Paulo (SP). 


O que é o fio LYCRA® ?
LYCRA® é marca registrada da INVISTA para seu fio elastano e hoje está entre as mais conhecidas em todo o mundo, tendo conquistado ao longo das últimas 5 décadas a confiança dos consumidores pela qualidade, liberdade de movimento e caimento perfeito que o fio proporciona.
A INVISTA é um dos maiores produtores integrados de polímeros e fibras, principalmente para aplicações de nylon, spandex e poliéster, de todo o mundo. Com presença atuante em mais de 20 países, a INVISTA, com sua estrutura global de negócios, agrega valor excepcional aos seus clientes através de inovações tecnológicas e conhecimento de mercado combinados a um prestigioso portifólio de marcas para vestuário: fio LYCRA®, fio COOLMAX®, tecido e enchimento THERMOLITE®, tecido freshFX®, fio SUPPLEX® e fio TACTEL®. Para sinalizar “LYCRA®” como uma marca, a palavra “LYCRA®” precisa ser escrita em maiúscula e com o símbolo ®, e sempre usado com o termo genérico apropriado. Para mais informações sobre a marca do fio LYCRA® , visite www.LYCRA.com

[Informações] FORTAL 2010

Na próxima quarta-feira dia 21/07/2010, véspera de fortal acontece o 1° dia da entrega de abadás no Marina Park Hotel.

Os vocalistas Solange Almeida e Xand Avião, da banda Aviões do Forró estarão no local para receber a imprensa e falar, do bloco aviões elétrico, quais as novidades da banda, qual o repertório elétrico escolhido para o evento e muitas outras novidades.

DIA:21/07/2010 (quarta-feira)
LOCAL: Piscina do Marina Park Hotel
HORÁRIO: 15h.
VOCALISTAS: Solange Almeida e Xand Avião

[Teatro - Ce] Fortaleza recebe o VII FECTA - Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece


Do açúcar a Pimenta


Sapatinhos


Fortaleza vê entrar em cena, de 21 a 31 de julho, o VII FECTA - Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece. Este ano, o FECTA apresenta 52 esquetes com mais de 40 grupos de teatro, mais uma extensa programação para o público. O tema do regionalismo ganha espaço no evento, com a homenagem ao Grupo de Teatro Experimental de Cultura.

Pela primeira vez, o Festival toma dimensão nacional, após seis anos de realização local com as melhores companhias teatrais cearenses. Além de ter sido laureado com um recurso federal de incentivo a eventos culturais - com o Prêmio Areté, da Secretaria da Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura (Minc) -, em 2010, companhias de teatro também de fora do Estado encenam seus espetáculos.

Vai se apresentar na mostra competitiva o Grupo Consuarte, do Cabo de Santo Agostinho (PE), com o esquete “Os Seminaristas”; e na mostra paralela, com o esquete “Lição de Segurança”. O Grupo Labirinto, de São Paulo (SP), apresenta o esquete “Strangenos”, na mostra competitiva. Para compor o júri das mostras e ministrar a oficina de dramaturgia, o FECTA 2010 recebe também a dramaturga Jhaíra, que coordena o projeto de promoção da língua portuguesa "Com a palavra", com o apoio das universidades inglesas King´s College e Regent´s College.

O Festival de Esquetes surgiu em 2004, como resposta a uma demanda local de artistas e de público. O objetivo é fomentar a produção teatral cearense. No decorrer de suas edições, foi conquistando o público cearense e expressividade no cenário artístico local.

Este ano, serão onze dias de programação, envolvendo um grande cortejo de abertura pelas ruas do Centro da Capital; encontro entre realizadores de festivais de esquetes e grupos de teatro, mostras competitiva e paralela, oficinas, além da tradicional festa de encerramento “Infectando”, que acontece no anexo do Theatro José de Alencar (TJA).

A mostra competitiva do FECTA vai acontecer no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30, das 18 horas às 22 horas; no palco sob a passarela do Dragão do Mar, no dia 28, também das 18 horas às 22 horas. O Auditório do Dragão do Mar vai receber a Mostra Paralela do festival nos dias 26, 27, 28, 29 e 30, das 15 horas às 17h30min.

O FECTA conta o patrocínio também da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do Fundo Estadual da Cultura (Fec); do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Fortes Informática.

VII Fecta – Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece - De 21 a 31 de julho de 2010
Ingresso Mostras Competitivas: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia), só na bilheteria do Dragão do Mar
Todo o restante da programação tem entrada gratuita.

> Internet:
Blog: http://fectacta.blogspot.com/      Twitter: @VII_Fecta      email: cacacta@yahoo.com.br


Vitrine de talentos
A ideia inicial do FECTA é do diretor-geral do evento, o arte-educador Almeida Júnior. Juntamente com a atriz e arte-educadora Tarciana Castelo Branco, além de Wallace Rios (ator e iluminador), desenvolveu o projeto para a primeira edição do Festival em 2004, no Teatro Morro do Ouro. Já no ano seguinte, o evento contou com a participação de grupos do Interior do Estado.

A partir de 2006, os integrantes da CTA (Companhia de Teatro Acontece) passam a fazer parte da comissão organizadora, sob a coordenação de Almeida Júnior.  Essa edição contou com uma mostra especial de humor. Em 2007, o FECTA inovou com uma mostra de esquetes de rua.

Em função da demanda, o cenário muda na quinta edição. O Teatro Morro do Ouro não comportava o evento. O palco do Teatro Sesc Emiliano Queiroz passou a receber as apresentações. A partir de 2009, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura torna-se parceiro e torna-se mais um local de realização do festival.

A Cia Teatral Acontece objetiva realizar a melhor de todas as edições do Festival em 2010. Aproveitem!

Programação
> Cortejo. Concentração será no Theatro José de Alencar, às 8h30min, dia 21 de julho. O cortejo percorrerá: Rua 24 de Maio; Av. Duque de Caxias; Rua Floriano Peixoto com encerramento na Praça do Ferreira. Cerimônia de abertura da sétima edição do FECTA com a participação de todos os grupos selecionados para as mostras competitiva e paralela, além dos grupos com espetáculos em cartaz em Fortaleza. O intuito é a divulgação do Festival e dos espetáculos nas ruas do Centro para incentivar o consumo cultural.

> Encontro. O Encontro será realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE), na Av. Monsenhor Tabosa, nos dias 22 e 23 de julho, a partir das 9 horas. Palestra e mesa redonda sobre a importância de festivais de esquetes para a fomentação artística e sobre a cadeia produtiva do teatro. Contará com a presença de organizadores, acadêmicos, gestores culturais e grupos teatrais.

> Mostra Competitiva: Serão apresentados no palco do Teatro Dragão do Mar e no espaço Rogaciano Leite Filho a partir das 18 horas, concorrendo ao Trofeu João Andrade Joca e premiações em determinadas categorias. São esquetes selecionados pela curadoria do Festival composta por Mário Jorge Maninho; Anderson Márcio Mendes e Leuda Patrício Bandeira.
> Mostra Paralela. Serão apresentados no Auditório Dragão do Mar a partir das 15 horas, concorrendo a premiação do júri popular. São esquetes selecionados pela curadoria do Festival composta por Mário Jorge Maninho; Anderson Márcio Mendes e Leuda Patrício Bandeira para a programação alternativa.
> Oficinas. Serão realizadas no turno da manhã, das 8 horas às 12 horas. Como parte do fomento ao teatro, o FECTA 2010 oferece quatro oficinas dentro de sua programação. Os interessados podem escolher entre as oficinas de Clown ou Técnicas Circenses com o Grupo Garajal; Elaboração de projetos Culturais.
> Infectando: Festa de encerramento do Festival para a solenidade de entrega dos troféus e premiações. A confraternização entre os artista ocorrerá na Praça Mestre Pedro Boca Rica (Anexo ao Theatro José de Alencar), na noite do dia 31 com intervenções artísticas, forró pé-de-serra e DJ.

Companhia Teatral Acontece
A Cia. Teatral Acontece (CTA) surgiu no dia 16 de Julho de 2002, com o objetivo de gerar oportunidade aos novos atores e novos arte-educadores. Realizou várias atividades para a classe teatral e a comunidade, além do FECTA:

- CITA - Curso de Iniciação Teatral Acontece - criado em julho de 2002 - que já formou, até 2009, 15 turmas de atores; uma em Baturité, uma em Pacajus, uma em Horizonte e doze em Fortaleza;
- CONARCE - Confraternização dos Artistas Cearenses - criado em dezembro de 2003 - que valoriza e integra os artistas de todo o Estado do ceará através do PRÊMIO CITA e integra a classe artística;
- Jornal bARTEdores - que circulou de 2003 a 2005 - com informação a todos os Artistas do estado do Ceará;
- Jornal da CTA - Informativo das atividades da Cia. Teatral Acontece e dos eventos realizados pela classe artística do Estado do Ceará, que circulou de 2006 a 2008.
- Inaugurou em 2008 a Casa do Artista Cearense Acontece-CACA com espaços para ensaios, formação, leitura e informática.
Espetáculos montados

“Nordeste Independente” - 2002
“Uma Viagem a São Saruê”, “A Princesinha Acontece” e “A Maldição das Bruxas” - 2003
“O Eclipse” e “O Casamento da Chapéu” - 2004
“Nos Olhos da Alma” - 2005
“O Homem do Sol no Céu da Boca”, “A Escada de Jacó”, “Emilia Quer Ser Princesa” e “Onde Canta a Jandaia” - 2006
“A Gata Borralheira”, “Filé com Fritas ao Vinagrete” - 2007
“As Filhas da Glória” - 2008
“Pecatorium, o auto dos 7” - 2009
“O Casamento de Adão e Eva” - 2009
“Estrelinha” - 2009
“Peter Pan” – 2009

Teatro Experimental de Cultura
À frente do grupo Teatro Experimental de Cultura está o autor Walden Luiz que, desde 1962, mantém uma relação de amor e produção com o teatro cearense. Walden também se destaca como ator, figurinista e cenógrafo. Ele faz parte de um regionalismo todo próprio e tende para a comédia de costumes utilizando uma linguagem acessível que provoca o riso. Marcus Miranda, o Praxedinha, também colaborou com o grupo, participando principalmente como diretor em alguns espetáculos. Entre as produções artísticas estão:
A Moça e o Bode: História que pode se passar em qualquer cidade onde haja gente desocupada, fuxico e inveja. Conta a trajetória de um bode milagroso que surge para ajudar a ingênua Maria do Socorro que está caindo na língua das fofoqueiras.
As Filhas da Glória: Retrata a situação de um cabaré interiorano ameaçado pelo repúdio da sociedade por essa classe social e pela especulação imobiliária. Esse espetáculo também foi montado pela Cia Teatral Acontece, em 2008.
O Eclipse: A peça conta de forma bem humorada, porém abrindo espaço para uma tomada de consciência, a história de uma eleição no interior com corrupção, demagogia e conchavos. O Eclipse também foi montado pela Cia Teatral Acontece, em 2004.
Irreverência Moleque: Retrata o modo de vida do cearense, acostumado a enfrentar as controvérsias com seus próprios meios. Walden Luiz junta histórias verídicas e outras prováveis de veracidade mostrando os costumes e modos de agir dos freqüentadores de bares, praças, enfim, de quem vive e ama a Fortaleza à sua maneira.
O Padre e o Podre: Fruto de pesquisa entre o povo e de consulta a diversas obras, o espetáculo focaliza estórias baseadas em fatos vividos pela gente simples do sertão. Uma visão do mundo místico e pitoresco, pobre, atingido pela miséria, mas rico em excentricidade e folclore.
No repertório de Walden Luiz ainda estão outros espetáculos, como “A Feira”; “Metamorfose”; “Espanta Gato”; “Fortaleza de cabo a rabo”.

[Moda] Mais um Fortaleza Fashion Week


O calendário de moda de Fortaleza já tem mais uma data definida. Dessa vez é o Fortaleza Fashion Week, que chega com tudo à sua 7ª edição. 

Organizado pela Vila Models o FFW acontece de 14 a 17 de setembro de 2010 no Spazio Eventos e, como é de praxe, conta com desfiles de franquias multimarcas e lojas locais para um público seleto. As marcas Cholet, Cipolla, Lugage e Dress To já confirmaram sua presença no evento. 

E nem só de desfile se faz o Fortaleza fashion Week. Para essa edição uma novidade: festinhas das marcas após os desfiles, cada uma com uma proposta diferente! 

E essas só são as primeiras informações.

[Moda] Lançamento Colorido


, com diveHaco inclui em sua linha de produtos ponteiras coloridas para cadarços


A cada ano, o mundo abraça um estado de espírito único, introduzido nas diferentes culturas. Este sentimento universal é formado por diversos fatores, políticos e econômicos. Com base nisso, são criadas as tendências de moda, ou seja, em tempos de crise, temos cores escuras e formas sóbrias. Em tempos de reestruturação política, econômica e de Copa do Mundo, por exemplo, a moda segue colorida, irreverente.
Como este ano é marcado pelo otimismo e sentimento de renovação, a Haco – sempre antenada ao que acontece na moda - inclui em sua linha de produtos ponteiras coloridas para cadarços, utilizados no vestuário (jaquetas, bermudas), tênis, acessórios, etc. Os cadarços podem ser produzidos em algodão ou vários tipos de poliésterrsas opções de cores e tamanhos. As ponteiras estão disponíveis nas cores: branco, preto, azul,vermelho, verde, amarelo e rosa.
O momento é de experimentar o novo, criar possibilidades e arrasar nas composições.

Sobre a Haco: Fundada em 1928 em Blumenau (SC), é hoje líder em etiquetas tecidas, fornecendo seus produtos para mais de 30 países e detendo 70% do mercado brasileiro. Contando com unidades fabris em Covilhã (Portugal), Blumenau, Criciúma e Massaranduba (SC) e Eusébio (CE), tem parque industrial de mais de 40 mil m² e produz cerca de 3 bilhões de etiquetas por ano. Além de etiquetas (tecidas, estampadas e sintéticas), apresenta itens como cadarços, tecidos jacquard, fitas, transfers, tags, embalagens, rótulos e produtos com tecnologia RFID. A empresa também lança coleções de tendências, após pesquisas em centros de moda e sites especializados, sempre oferecendo aos clientes o que há de mais atual no mercado.

Serviço:
Haco Etiquetas Ltda
Matriz Blumenau/SC
Rua Henrique Conrad, 595 / Vila Itoupava - Blumenau - SC – Brasil
Fone: +55 (47) 2102 6000 / 0800 70 45670 / Fax: +55 (47) 2102 6100