Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

[Teatro -CE] Mixórdia (Entrada Franca)

[Convite - CE]

[Evento - Ce] QUARTA DA CULTURA ANIMA O CENTRO COM MÚSICA INSTRUMENTAL

A CDL de Fortaleza por meio do Instituto de Cultura e Responsabilidade Social da CDL de Fortaleza lança o projeto Quarta da Cultura no Centro 2010, trazendo grandes nomes da música instrumental no intuito de animar culturalmente o centro da cidade. Nesta sétima edição consta na programação quatro apresentações, sendo uma a cada mês, de agosto a novembro, sempre nas quartas-feiras, às 19 horas, com acesso gratuito aos shows, no espaço cultural da CDL.

A estreia da 7ª edição acontece no próximo dia 04 de agosto, às 19 horas, com apresentação do talentoso artista Zé Menezes e Trio, composto por Daniela Spielmann (Sax e Flauta) e Marcello Gonçalves (violão de 7 cordas).

- Um raro artista que no auge dos seus 88 anos de idade e 80 de carreira está em plena atividade profissional, compondo, criando arranjos e fazendo shows inesquecíveis por onde se apresenta e preparando novo CD para ser lançar em Fortaleza. Como “o tempo não pára” esse profissional de bem com a vida com os seus instrumentos musicais pretende fechar o ciclo do seu projeto “Autoral” registro profissional. Uma série de três CDs que começou com “Zé Menezes – Autoral – Regional de Choro (2004) – trabalho que recebeu o prêmio de melhor CD no Quarto Prêmio Rival Petrobras; depois, em meados de 2007, lançou o segundo CD “Zé Menezes – Autoral – com subtítulo Gafieira Carioca (2007), com suas composições e retratando também os “dancings” dos anos 40 e 50, e o terceiro e último dessa série intitulado Zé Menezes – Autoral - Nova Bossa, programado para ser lançado em Fortaleza, no mês de agosto, durante a sua apresentação na Quarta da Cultura no Centro.


MAIS ATRAÇÕES
Chegando o mês de setembro, dia 15, quarta-feira, o Instituto CDL leva para o palco do Theatro José de Alencar o compositor, instrumentista e arranjador Wagner Tiso e o violoncelista Márcio Malard, que vão apresentar um novo espetáculo homenageando os grandes compositores brasileiros, além dos clássicos Tom Jobim e Villa Lobos. 

Em outubro, no dia 06, quarta-feira, os fãs do músico cearense Cainã Cavalcante terão a oportunidade de conferir o lançamento do seu segundo CD o “Samburá”, com produção do cantor Raimundo Fagner.   E fechando a temporada, a Quarta da Cultura no Centro traz o multiinstrumentista e autodidata, Carlinhos Patriolino, no dia 03 de novembro, mostrando seu show solo.


Serviço: Lançamento da programação cultural da Quarta da Cultura no Centro e show do artista Zé Menezes e Trio, no próximo dia 04 de agosto, às 19 horas, na CDL de Fortaleza, Rua 25 de março, 882, centro. Entrada gratuita em todos os shows. Mais informações: (85) 3464.5538

[TEATRO – Ce] Selecionados para a Mostra do XVII FNT de Guaramiranga - CE

AL - Voo ao Solo (foto: Larissa Fontes)


PB - Milagre Brasileiro

PE - RASIF (foto: divulgação)

Espetáculos dos nove estados foram selecionados para a Mostra NORDESTE do XVII FNT

Um total de 77 espetáculos dos nove estados da região foram inscritos para Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece de 04 a 11 de setembro na cidade serrana do Ceará.  Desse total, nove foram selecionados, sendo um de cada estado, numa decisão da Coordenação do evento, pelo fortalecimento da representatividade dos estados no Festival. O resultado da seleção das Mostras que compõem a Programação Paralela, voltadas somente para grupos cearenses, será anunciado no dia 10 de agosto.

MOSTRA NORDESTE
Há três edições a programação da Mostra Nordeste era composta apenas por espetáculos convidados, que eram indicados por uma curadoria do Festival. Na 17ª edição, foram abertas novamente as inscrições para esta mostra, que recebeu uma considerável demanda de propostas. Os 77 espetáculos foram inscritos por 70 companhias teatrais de toda a região.

Estes foram os espetáculos selecionados para a Mostra Nordeste do XVII FNT:
VÔO AO SOLO - Invisível Companhia de Teatro (AL). Direção: Marco Antônio de Campos;
UMA VEZ NADA MAIS – Carambola (BA). Direção: Hebe Alves;
AS TRÊS IRMÃS – Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavski – GETS (CE). Direção: Graça Freitas;
PAI E FILHO – Pequena Companhia de Teatro (MA). Direção: Marcelo Flecha;
A CASA DE BERNARDA ALBA – Grupo Harém de Teatro (PI). Direção: Arimatan Martins;
RASIF – MAR QUE ARREBENTA – Coletivo Angu de Teatro (PE). Direção: Marcondes Lima;
MILAGRE BRASILEIRO – Coletivo de Teatro Alfenim (PB). Direção: Márcio Marciano;
DEUS DANADO – Cia A Máscara de Teatro (RN). Direção: Marcelo Flecha;
CACUETE – A INCRÍVEL PERFORMANCE DE CRENDICES – Projeto Cacuete (SE). Direção: Maycira Teles Leão.

O FESTIVAL

Além da Mostra Nordeste, o FNT conta em sua programação com as Mostras FNT no Maciço, Palco Ceará, Infantil e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas para grupos cearenses. Ao longo dos oito dias de Festival, acontecem ainda ciclo de debates, oficinas, apresentação de teses ou dissertações de pesquisadores, lançamentos, entre outras atividades que compõem o Programa de Formação do FNT.

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:
XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: 85-3246.2353 e 3246.2339 (Fortaleza),  85-3321.1405 (Guaramiranga). fnt@agua.art.br / www.agua.art.br.