Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 21 de agosto de 2010

[PALESTRA] “APOSENTADORIA PARA ARTISTAS / RECONHECIMENTO ALÉM DO APLAUSO” Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste – CARIRI (Rua: São Pedro, 337- 8º Andar – Centro, Juazeiro do Norte/CE) Dia: 24 de Agosto de 2010 (Terça-Feira) Horário: 19h30min

[Teatro – GRÁTIS] Peça "E eu joguei flores nas Minhas Memórias" - estreia

E eu joguei flores nas Minhas Memórias

Uma idéia recorrente, a memória, uma música na vitrola, a imaginação. A impossibilidade de sair de um apartamento, o confinamento de uma existência sem perspectivas, o riso provocado pelo absurdo de uma situação inesperada. Duas mulheres, dois caminhos paralelos, uma solidão semelhante. A rivalidade entre irmãs, o duelo na disputa pelo mesmo homem. Inveja, insensatez, sonhos não realizados, amores indefinidos, sonhos frustrados, laços desfeitos, desilusões. Surgem Maria do Desterro e Maria Lúcia, religiosidade latente, esperança de dias melhores, confronto de sentimentos, embates corriqueiros, implicâncias típicas da convivência de mundos opostos, e a fé revelada em atos cotidianamente banais.
Pelos tons do imagético piano de Antônio José Forte, a inspiração soprou feito vento nas noites de maresia sutil e envolvente como a garimpar esteio para o material da dramaturgia cênica de Caio Quinderé. Nasce a tragicomédia E Eu Joguei Flores nas Minhas Memórias.
Do papel-abrigo de muitas filigranas sensoriais, redimensiona-se a emoção e as flores da memória ganham seu merecido lugar no cenário dos grandes espetáculos.
Com estréia agendada para sábado, 21 de agosto, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, a montagem sobe ao palco com direção dividida entre o próprio Caio e o também ator e diretor Ilclemar Nunes. Interpretando Desterro e Lúcia, Mazé Figueiredo e Aurora Miranda Leão. A bela trilha sonora leva a assinatura do próprio Caio, a partir da composição homônima de Antônio José Forte que dá título à peça, enquanto Luciano Morais responde pela produção, Lima Filho pelo cenário despojado e funcional, Marcelo Batista pela operação de luz, Alex na operação de som, e a jovem estilista Neiara Leão revela-se boa aposta do espetáculo. A peça tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil através do programa Cultura da Gente.

A Dramaturgia

Em E Eu Joguei Flores nas Minhas Memórias, Caio Quinderé compõe com acuidade, riqueza no desenho da dualidade intrínseca à condição humana, e o vigor de quem conhece o ofício da redação dramatúrgica, um mosaico de emoções contraditórias e complementares, facilmente identificáveis por quem quer esteja na platéia. Com nuances interpretativas forjadas em sentimentos e imagens que perpassam o voraz cotidiano atual, onde a solidão das grandes cidades se agiganta à medida em que parecem cada vez mais escassos os encontros verdadeiros, a troca de afetos sincera, a generosidade e o interesse pelo outro, ganha destaque a criação de situações de impasse, condão para o ofício de grandes atrizes.

E Eu Joguei Flores Nas Minhas Memórias ganhou o Edital do programa Cultura da Gente do Banco do Nordeste do Brasil e o Prêmio de Teatro Mirian Muniz, conferido pelo Ministério do Cultura - MINC através da FUNARTE

OS DIRETORES - CAIO e ILCLEMAR

Caio Quinderé

Coordenador de Comunicação e Marketing do SESC Ceará.

Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Arte e Educação. Está cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. Como dramaturgo e produtor de teatro e televisão já realizou vários projetos artísticos no Ceará e em outros estados.

De sua autoria, tem publicados os livros: "Nos Trilhos da Paixão" (peça completa), "Poética de Um Tempo, Estudo sobre o teatro de Carlos Câmara", além de artigo publicado no livro "Des-Construção da Arte-Educação". Encenado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife, Rio Grande do Norte, Piauí e na cidade do Porto em Portugal participando no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

Como dramaturgo, assina as peças "Nos Trilhos da Paixão"; "Donas do Destino", "Sonata Urgente para Dois Náufragos", "Messenger" (inédita); e os infantis "Os Gatos", "Os Mundos de João", "Verde, Azul, Quase Cinza" (inédita). Na televisão, trabalhou como chefe de reportagem nos telejornais da Tv Diário e como diretor de programas no Núcleo de Entretenimento e Shows da mesma emissora durante 6 anos. Atualmente, dirige o Programa Porque Hoje é Sabado, veiculado na TV O Povo aos sábados, às 20h, numa parceria com o Serviço Social do Comércio - SESC.

Agora, às vésperas da estréia de mais um texto seu, Caio assume um novo desafio: a direção cênica de um espetáculo.

ILCLEMAR NUNES



Cearense radicado no Rio desde 1962... atualmente, divide seu trabalho entre Fortaleza e Rio... Ator, professor, diretor de teatro, autor-roteirista de TV e Cinema (atuou no clássico Soninha Toda Pura).

Como diretor, trabahou na TV Educariva do Rio de Janeiro no período de 1972 a 2000. Também tem passagens pela TV GLOBO - autor-roterista do Sítio do Picapau - versão primeira), onde ficou por 5 anos, e na extinta TV  TUPI, onde dirigiu diversos musicais, o lendário programa de J. Silvestre, e muitos shows...

Autor de teatro adulto e infantil (peças premiadas e montadas no Rio, Fortaleza e outras capitais, além de Luanda, Angola: O Menino de Belém).

Destaca-se também como jurado dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro (sendo o único que integra a comissão julgadora desde a inauguração do Sambódromo,em 1984).

Como autor, tem prontos para serem lançados:

ENTRE A FRICÇÃO E A REALIDADE, e 27 ANOS DE AMOR CORTÊS NO DOCE BAILADO DO MESTRE-SALA E DA PORTA-BANDEIRA

AS ATRIZES - Aurora e Mazé

AURORA MIRANDA LEÃO

Bacharel em Comunicação Social, é também radialista, produtora cultural e documentarista. Atualmente, faz pós-Graduação em Audiovisual em Meios Eletrônicos na UFC.

Como jornalista, há 10 anos assina a editoria de Arte & Cultura da revista mensal Gente de Ação, edita o Blog Aurora de Cinema (http://auroradecinema.wordpress.com ) e o site www.auroradecinema.com.br , sendo também colaboradora efetiva da revista eletrônica Oboé e dos sites www.gargantadaserpente.com   e WWW.argumento.net

Como atriz, participou do documentário Teatro José de Alencar - De Ferro e Poesia, de Rosemberg Cariry, e do curta Doce Amargo Infinito, de Cássio Araújo. Cursou Interpretação com nomes relevantes da cena teatral brasileira: Domingos Oliveira, Aderbal Freire-Filho, Jonas Bloch, Rubens Correa, Paulo José, Rosamaria Murtinho, Grupo Galpão, Camila Amado, Marcus Miranda, Ivonilson Borges, Gracinha Soares, Eric Nielsen e Luiz Carlos Vasconcelos; Direção de Movimento com a coreógrafa Déborah Colker; História do Cinema com Alexandre Pereira; Roteiro com Di Moretti; Crítica com Miguel Pereira e Ruy Gardnier; Documentário com Carlos Gerbase, Roteiro de Documentário com Newton Cannito, Elaboração de Projeto de Documentário com a cineasta Tetê Mattos e Cinema Expandido com o videomaker Alexandre Veras.

Locutora, apresenta atualmente os programas Conversando com Arte e Cultura & Música na rádio Universitária FM.

É organizadora do livro "Analisando Cinema - Críticas de LG de Miranda Leão" (reunindo textos de seu pai, há 50 anos Crítico de Cinema). O livro integra a Coleção APLAUSO (Imprensa Oficial de São Paulo), coordenada pelo jornalista Rubens Ewald Filho. Em 2007, foi uma das Homenageadas na trigésima-edição do Festival Guarnicê de Cinema, realizado em São Luís (MA) por sua permanente atuação em defesa do Cinema Brasileiro.

Por quase uma década, ministrou aulas de teatro em oficinas em Fortaleza e outras cidades e escreveu diversos esquetes teatrais, encenados por alunos seus em festivais e apresentações de término de curso, sendo os principais as comédias QUALQUER COISA QUASE EXTRANHA, apresentada no IV Festival de Teatro de Fortaleza, em janeiro de 2006, e Valei-me São Genésio!, com diversas apresentações em bairros da periferia da capital cearense e também no Centro Cultural Oboé durante o ano de 2007. Ambas têm como tema central o TEATRO.

Com freqüência, atende a convites para participar de palestras e debates sobre Teatro/Cinema/Música/Televisão, e destaca sua participação no III Congresso Internacional de Culturas Afroamericanas, em Buenos Aires, falando sobre Vinícius de Moraes e sua Importância para a Presença Negra na Música Brasileira, em setembro de 2006.

MAZÉ FIGUEIREDO


SERVIÇO:

E Eu Joguei Flores nas Minhas Memórias
Texto: Caio Quinderé
Direção: Caio Quinderé e Ilclemar Nunes
Onde: Teatro Emiliano Queiroz
ESTREIA: dia 21/8, sábado, 19h
Temporada: 22,28 e 29 de agosto
ENTRADA FRANCA

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

[Livro] Livro "Sobrevivi... posso contar"

Release:

Sobrevivi... posso contar

O livro de Maria da Penha Sobrevivi... posso contar relata a vida da autora que sofreu uma cruel, dolorosa e covarde violência. Maria da Penha oferece sua história generosamente a toda sociedade, como uma forma de contribuir com transformações urgentes, pelos direitos das mulheres a uma vida sem violência. História que muito tempo depois a tornou protagonista de um caso de litígio internacional emblemático para o acesso à Justiça e para a luta contra a impunidade em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil. Ícone dessa causa, sua vida está hoje também simbolicamente subscrita e marcada sob a lei nº 11.340 ou lei Maria da Penha.

Neste livro, Penha compartilha de forma ímpar sua história de vida - tão particular e ao mesmo tempo tão comum à de tantas mulheres que levam no corpo e na alma as marcas visíveis e invisíveis da violência. Este livro proporciona muito mais do que a história de violência contra uma mulher. Revela um fenômeno social, político, cultural e ideológico que afeta de forma grave e desproporcional muitas mulheres.

O lançamento do livro será na 21º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 20 de agosto, às 17h 30 min, no estande da Livraria Saraiva.

Editora: Armazém da Cultura
Preço de capa:   R$ 54,00
Contato: Telma Regina B. Moura
Fone: (85) 3224.9780/8805.4401
E-mail: armazemdacultura@armazemcultura.com.br
Skype: armazém.da.cultura
Twitter:  armazemcultura

[Moda] Jardim XS

Moda infantil temática e com estilo. Esse é o mote da Jardim XS, loja que inaugura sua filial em Fortaleza nesta terça-feira, dia 24, para ser opção de vestuário para a garotada. Originária do Rio de Janeiro, a loja traz coleções lúdicas e coloridas, com inspiração em elementos da natureza, tudo para incitar a imaginação das crianças. Sob a direção de Lívia Sales, a marca oferece coquetel oficial nesta terça-feira, dia 24, a partir das 17h, para convidados. O serviço de buffet é assinado pelo La Maison. A loja é localizada na Av. Santos Dumont, 1111, loja 04.

Serviço:
Jardim XS
Endereço: av. Santos Dumont 1111, loja 04
(85) 3252 3913
www.jardimxs.com.br

[Esportes] FETRIECE - CEARENSES PARTICIPAM DE TRAINING CAMP


A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) estará realizando entre os dias 22 e 29 de agosto de 2010 o Training Camp da Confederação Brasileira de Triathlon em Vila Velha (ES). Entre os atletas selecionados de todo o Brasil, 5 cearenses estarão presentes e viajam domingo dia 23.08. São eles: Sâmmia Deyse Santiago,  que terá apoio da CBTri com as passagens, alimentação e hospedagem, Anderson Franklin Luz, Danilo Santos, Natanael Sales e Weverson Costa, que terão passagens custeadas pela Fetriece e apoio da Cbtri com hospedagem e alimentação.

VISITE O BLOG DA FETRIECE: http://triathlonceara.blogspot.com/

[Extensão] UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Programação Java Básico

OBJETIVOS
Geral
Abordar o conteúdo que faz parte da plataforma Java Standard Edition necessários ao desenvolvimento de softwares utilizando o paradigma de Orientação a Objeto.
Específicos
Rever os conceitos básicos envolvidos em Orientação a Objetos
Compreender as características e terminologia da Linguagem Java
Compreender o uso das estruturas de linguagem do Java.
Compreender o conceito de implementação de classes em Java
Conhecer a construção de heranças
Organizar sistemas em pacotes
Construir interfaces
Conhecer algumas classes utilitárias mais usadas
Implementar o tratamento de exceções
Introduzir o Framework de Coleções

PÚBLICO ALVO
Programadores e estudantes de informática que desejam iniciar e aprimorar seus conhecimentos na linguagem de programação Java.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução a Orientação a Objetos
-Classes e Objetos
-Encapsulamento
-Agregação
-Herança
-Classes Abstratas e Interfaces

Introdução à linguagem java

Orientação a Objetos em Java
-Métodos e atributos
-Variáveis
-Variáveis primitivas
-Variáveis de objetos

Garbage Collector

Identificadores e Keywords

Operadores
-Aritméticos
-Condicionais e Relacionais
-Atribuição

Tratamento de exceções

Controle de acesso
-Private
-Public
-Protected
-Final
-Abstract

Arrays e Introdução a Coleções

Threads

JavaDoc

CALENDÁRIO
Período de inscrições: Até 30 de agosto de 2010 ou enquanto houver vagas.
Período do curso: 04 de setembro a 13 de novembro de 2010.

CARGA HORÁRIA - 40h

VAGAS - 24

HORÁRIO - 8h às 12h (Sáb.)

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS
Conhecimentos necessários para participação no curso: Experiência com alguma linguagem de programação ou conhecimentos de lógica de programação.

CERTIFICADO
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequencia igual ou superior a 85% da carga horária.

FORMA DE PAGAMENTO
R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) à vista ou parcelados, em até 6 vezes, no cartão VISA, com a apresentação do boleto de pagamento na Tesouraria da Unifor.

COORDENAÇÃO
Marcelo Gomes Carvalheiro
Atua no mercado com desenvolvimento de softwares a 15 anos com experiência na plataforma Java a mais de 3 anos, trabalha no NATI/UNIFOR como programador.

DISCIPLINAS           
Programação Java Básico

CORPO DOCENTE
Marcelo Gomes Carvalheiro

INFORMAÇÕES
Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Divisão de Educação Continuada
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 e 3477.3255
Fax: (85)3477.3215
Homepage: http://www.unifor.br/extensao
E-mail: extensao@unifor.br

[Festa - Ce] Festa de lançamento do espetáculo "Barrela" em Fortaleza - Ce

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

[Moda]

[Réveillon] Melhor Réveillon de todos os tempos!

[EXTENSÃO] UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CURSOS EM OFERTA:

 CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS:
- Tapeçaria Mexicana
- Planejamento Estratégico de Negócios
- Introdução ao Mercado de Capitais
- Rotinas Administrativas
- Rotinas de Departamento Pessoal
- Excel Avançado
- Excel Básico/ Intermediário

CIÊNCIAS HUMANAS:
- Formação e Desenvolvimento de Gestores de Treinamento
- Mapas Mentais- potencializando ideias
- Oratória
- Marketing Digital: abordagem geral sobre áreas de atuação, formatos e ênfase sobre técnicas e práticas de Social Media Marketing, Web Analytics e Webwriting


CIÊNCIAS DA SAÚDE
- Vivências em Atividades Terapêuticas Ocupacionais: Materiais Alternativos
- Socorro de Urgência (APH-SALVE)

 CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS:
- Gerenciamento de custos e análise do valor agregado em Projetos
- Desenvolvimento Ágil Web com PHP5 e Zend FrameWork
- ISO9001 e Formação de Auditores Internos
- Programação Java Básico
- Autocad 2002 2D
- Criação de blogs, sites ou portais utilizando a ferramenta wordpress
- Materias de acabamento
- Orçamento de Obras de Edificações
- Programação Java Web


INFORMAÇÕES:

Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Prédio da Pós Graduação – Sala B18

Endereço:
Av. Washington Soares,1321- Bairro Edson Queiroz -CEP: 60811-905

Horário:
7h30 às 11h30
13h às 22h

Tel:
(85) 3477.3114/3255

Fax:
(85) 3477.3215

Site: www.unifor.br/extensao

E-mail:
extensao@unifor.br

[Seminários] MAC Seminário - Arte, cidade e subjetividade contemporâneas


Foto:Divulgação
  
O Seminário Interfaces ganha assim o formato de intervenção reflexiva em um campo que é o da teoria e da prática artística, dando lugar ao confronto de idéias entre aquele que se tornou elemento central no âmbito da arte contemporânea – o curador – e especialistas das mais diversas filiações disciplinares no âmbito das ciências humanas.
Em articulação com a Semana de Arte Urbana Benfica, a programação conta com palestras, mesas-redondas e oficinas.
A emergência do campo artístico moderno trouxe à cena agentes que até então eram desconhecidos (o artista criador, o diretor de museus, os donos de galerias, o crítico de arte, o marchand). Frente a este fenômeno, a arte contemporânea representa a quintessência do processo de especialização e autonomização de uma lógica que exige o surgimento do curador como elemento que busca amenizar a distância e a tensão que se estabeleceu na relação entre público comum e obra de arte.
Nessa perspectiva, evidencia-se que a importância do discurso curatorial é aquela de subsidiar o trabalho de apropriação das obras, mas também de conferir legibilidade ao trânsito que se estabelece entre museu e espaço urbano. É o curador que liga, como um fio condutor, esses diferentes universos, frente à tendência "desmaterialista" representada por parte significativa das produções artísticas atuais, marcadas, entre outros elementos, pela mediação de recursos tecnológicos.
Assim, o seminário proposto pretende dar lugar ao confronto de idéias entre agentes representativos do campo cultural e pesquisadores acadêmicos das mais diversas filiações disciplinares no âmbito das ciências humanas, bem como oportunizar a realização de oficinas curatoriais como parte do processo de formação de competências locais no âmbito da arte e da cultura.

Inscrições:

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição: http://www.dragaodomar.org.br/index_new.php?pg=mac_seminario_agosto

Preencher a ficha de inscrição e enviar para email  npavarte@yahoo.com.br.
Vagas limitadas à capacidade do auditório.


PROGRAMAÇÃO
Seminário Internacional
Interfaces: arte, cidade e subjetividades contemporâneas
*sujeita a alterações


25 de Agosto

8h – Abertura Oficial

Maninha Morais
Presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará / IACC

Valéria Laena
Diretora de Museus/CDMAC

José Guedes
Diretor do Museu de Arte Contemporânea /MAC-CDMAC

Kadma Marques Rodrigues 
Coordenadora do Projeto Interfaces

Local: TEATRO DRAGÃO DO MAR

Apresentação Musical
Quarteto de Flautas da UECE

9h – Arte em Crivo / Mesa redonda
Pontevedra Utrópica: a arte contemporânea da América Central e Caribe
Santiago Olmo
Curador e Crítico de Arte

Margarida Calado
Universidade de Lisboa / Portugal
(História da Arte)

Júlia Miranda
Universidade Federal do Ceará
(Sociologia / Comunicação)

Mediador
José Guedes
Diretor do Museu de Arte Contemporânea / MAC-CDMAC

Local: TEATRO DRAGÃO DO MAR

14h – Jornada de Criação / Oficina de curadoria
Marisa Flórido
Local: MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC



18h – Apresentação Musical
Orquestra de Barro

18h30min – Conferência de Abertura
Hibridação cultural: sonoridades migrantes na América Latina
José da Silva Ribeiro – Universidade Aberta/Portugal

Local: AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA


26 de Agosto

10h – Palestra
Interterritorialidades: passagens, cartografias e imaginários
Lílian Amaral
Artista e Curadora

Local: AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA

14h – Jornada de Criação / Oficina de curadoria
Marisa Flórido
Local: MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC

18h30min – Arte em Crivo / Mesa redonda
Nós, o outro, o distante: o espectador na arte contemporânea
Marisa Flórido
Pesquisadora e Curadora

Abdelhafid Hammouche
Université Lille 1/França
(Sociologia)

Linda Gondim
Universidade Federal do Ceará
(Sociologia)

Ligia Dabul
Universidade Federal Fluminense/ UFF
(Antropologia e Arte)

Mediadora
Valéria Laena
Diretora de Museus/ CDMAC

Local: AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA

27 de Agosto

10h – Arte em Crivo / Mesa redonda
Intervenção urbana, intervenção na rede: arte, cidade e telecomunicação
Mario Celso Ramiro de Andrade (ECA/USP)  

José da Silva Ribeiro
Universidade Aberta / Portugal
(Antropologia Visual)

Irlys Barreira
Universidade Federal do Ceará
(Sociologia)

Mediador
Silas de Paula
Universidade Federal do Ceará
(Comunicação Social)

Local: AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA

14h – Jornada de Criação / Oficina de curadoria
Marisa Flórido
Local: MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC

18h –  Conferência de Encerramento:
Desafios da ação pública: o campo da arte entre gestão e invenção política  Abdelhafid Hammouche
CLERSÉ/Université Lille 1/França

Local: AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA

19h – Lançamento do Livro:
“Arte e sociedade: contribuições franco-brasileiras para uma sociologia da arte e das políticas de cultura”
Organizadores: Abdelhafid Hammouche e Kadma Marques

Local: AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA

[Seminários] Seminário avançado debate as complexas relações entre Arte, Paisagem, Cultura, Natureza e Tecnologia

Seminário avançado debate as complexas relações entre Arte, Paisagem, Cultura, Natureza e Tecnologia

IV BNB AGOSTO DA ARTE

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE (inscrições gratuitas na recepção do CCBNB-Fortaleza até amanhã - quinta-feira, 19)
  

ARTE E PAISAGEM

Dia 19, quinta-feira, 18h

Palestrantes: professora e curadora Glória Ferreira e artista Nelson Felix


Dia 20, sexta-feira, 18h

Palestrantes: Jailton Moreira e Projeto Nuvem (Chang Chi Chai, Lin Lima e Begué).


Há algumas décadas, artistas vêm migrando dos espaços convencionais da arte como ateliês, galerias, museus, para se confrontarem com a imensidão do deserto e das planícies, o macrocosmo dos espaços e tempos infinitos, o microcosmos de um ecossistema.  Alguns fazem das longas distâncias a percorrer a questão de sua poética, outros realizam obras efêmeras que necessitam a mediação tecnológica ou que apenas a fotografia ou o vídeo preservará o rastro.
A excursão dos artistas para fora dos meios e espaços artísticos convencionais teve como efeito a interrogação dos signos e dos sistemas a priori que pretendiam traduzir arte e mundo em verdade. Não apenas as noções de paisagem e natureza, mas também as de lugar, espaço e tempo, sítio e fronteiras (das fronteiras tradicionais da arte àquelas políticas), seriam colocadas em constante interrogação. Como pensar na atualidade, além da tradicional noção de paisagem, as relações complexas entre arte e natureza, arte e paisagem, natureza e cultura, natureza e tecnologia?

Dia 19 (quinta-feira), às 18h

Palestrantes:
Glória Ferreira
Nelson Felix

Glória Ferreira é Doutora em História da Arte, crítica de arte e curadora independente.  Entre suas publicações, organizou os livros: Trilogias. Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira, 2005 e Wilton Montenegro. Notas do Observatório, 2006.  Co-organizou as coletâneas Clement Greenberg e o debate crítico, 1997, e Escritos de artistas 1960/1970, 2006.  Organizou a coletânea Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas, 2006.

Título da palestra: Paisagem na tangente

Nelson Felix (1954, Rio de Janeiro, RJ) é escultor e desenhista. Sua obra é analisada nas publicações Nelson Felix, com texto de Rodrigo Naves, pela editora Cosac & Naify, em 1998; Nelson Felix, com textos de Glória Ferreira, Nelson Brissac e Sônia Salzstein, pela editora Casa da Palavra, em 2001; e Trilogias: Conversas entre Nelson Felix e Glória Ferreira, pela editora Pinakotheke, em 2005.  Alguns de seus trabalhos recentes se pautam pelo desdobramento da escultura e suas coordenadas expandidas pelo mundo. Entre 1986 e 2003, realizou Cruz na América, intervenções artísticas em quatro paisagens da América do Sul: na floresta amazônica, no pampa gaúcho, no litoral cearense e no deserto do Atacama. Em 2006, expôs no Museu Vale (ES) e, em 2009, nas Cavalariças do Parque Lage (RJ). Entre a exposição de 2006 e a de 2009, realizou uma série de inserções artísticas em diversos locais do mundo definidas por rebatimentos abstratos no mapa: Anguilla e República Dominicana, no Caribe; a ilha de Dong-sha, no mar da China; Karratha na costa australiana; o vulcão Hekla na Islândia.

Dia 20 (sexta-feira), às 18h

Palestrantes:
Jailton Moreira
Grupo Nuvem

Jailton Moreira (São Leopoldo, RS, 1960) é artista plástico, professor e curador. Como artista participou de diversas exposições como a III e V Bienal do Mercosul, o Panorama da Arte Brasileira de 2001, 2003 e 2005 no MAM, SP.  Criador do Torreão (1993/2009), juntamente com Elida Tessler.  Curador do Rumos Visuais do Itaú Cultural (1999/2003). Como professor ministrou cursos de história da arte e orientação de trabalhos em diversas cidades do Brasil.
Grupo Nuvem é formado pelos artistas Chang Chi Chai, Lin Lima e Begué. O grupo realiza projetos artísticos que têm, como questão, a relação arte e natureza. Os trabalhos são elaborados a partir da imersão em um ambiente em seu sentido mais amplo (físico, ecológico, cultural, afetivo), dos deslocamentos geográficos, do encontro com espaços gigantescos e temporalidades diversas, das conexões e fragmentações que se estabelecem a partir desses contatos.

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) 3464.3177
ENVIE SUA MENSAGEM   - VISITE NOSSA HOMEPAGE   - SIGA NOSSO TWITTER
cultura@bnb.gov.br - www.bnb.gov.br/cultura - www.twitter.com/ccbnb

[Lançamento – CE] MOTO, barraca e apetrechos HOJE no lançamento do MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO



José Albano leva moto, barraca e apetrechos de suas viagens para o lançamento do MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO nesta quinta (19) às 19h no CCBNB

A moto Honda 125cc vermelha que comprou em 1984, sua barraca, panelas e todos os apetrechos que usa nas viagens Brasil afora. Tudo isso José Albano expõe no lançamento de seu livro, MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO - Rodando de 125cc nas estradas do Brasil (Terra da Luz Editorial, 2010. 112p), nesta quinta-feira, 19/08, às 19 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB.
O autor, um dos maiores fotógrafos cearenses, é também um motociclista inveterado. Ano passado lançou José Albano 40 Anos de Fotografia, com cada capítulo dedicado a um aspecto de sua vida e obra. Um deles foi sobre motociclismo, tema do livro que lança agora, patrocinado pelo Banco do Nordeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultural. Dessa vez, não é uma publicação específica de fotografia, e sim, um manual prático, com dicas bastante úteis para motociclistas que, por meio dele, sentem-se estimulados a viajar.
José Albano procura desmistificar as viagens de moto, o perigo que a ela é atribuída e, assim, reduzir o medo e a ansiedade ligada ao uso da moto nas estradas. "É mais perigoso usar a motocicleta na cidade do que na estrada", comenta. "Quero dar a boa notícia de como tenho me dado bem com o meu estilo despojado de viajar", diz no prefácio intitulado "Moto de viagem?".
Outro mito que o autor põe na mesa é a moto ideal. "A melhor moto para viajar é a pequena, a comum, pois ela é mais barata, mais econômica, mais leve e tem mecânico e peça em qualquer lugar", justifica. "E tem outra vantagem, a moto pequena corre pouco, então é menos perigosa", continua.
MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO não é uma narrativa de viagens. O autor não visa contar nada, mas dá dicas para motoqueiros e, para isso, cita fatos que aconteceram em mais de 20 anos nas estradas sobre duas rodas.

O livro é dividido em capítulos que proporcionam uma espécie de diálogo com o leitor. São questões, como "Por que uma 125cc?", "E as viagens?", "E o desconforto?", "E o medo?", "E a manutenção?", "E os perigos?", entre outras perguntas que levam o leitor às linhas seguintes, para saber as resposta de José Albano, que são apresentadas em uma linguagem coloquial, como uma boa conversa entre motociclistas. O surpreendente é que o autor, até 1983, detestava motos!

SERVIÇO:
LANÇAMENTO - Manual do Viajante Solitário - Nesta quinta, 19/08, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro).

[Grátis] Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Visitação Gratuita as exposições e teatrinhos infantis
Teatrinho de Fantoches do Memorial da Cultura Cearense

A equipe de educadores do Núcleo de Ação Educativa, do Memorial da Cultura Cearense, apresenta o Teatrinho de Fantoches. A iniciativa visa a atender professores e alunos que desejam [com]partilhar idéias e experiências, tendo o lúdico como ponto de partida.

O Teatrinho é composto por três personagens – Vovó, Ciço e Dina – que dialogam com o público acerca do Memorial da Cultura Cearense e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O diálogo entre os personagens acontece em meio a expectativa de uma visita ao Memorial que Dina e Ciço farão acompanhados de sua Vovó.

A certeza do estimulo à imaginação e à possibilidade de entender a dinâmica do museu e da educação não-formal motiva-nos a dialogar, trocando experiências e consolidando parcerias.

SERVIÇO: Agendamento de apresentações do Teatrinho de Fantoches do Memorial da Cultura Cearense pelo telefone (85) 3488-8604 ou pelo e-mail agendamento@dragaodomar.org.br
  

Exposição - A magia da infância


“Brinquedo - A Arte do Movimento” não é somente uma exposição de objetos lúdicos. É também um estimulante da memória e um ativador de sensibilidade. É possível voltar no tempo e conviver com a lembrança de parentes e de momentos marcantes por meio do contato com as miniaturas coloridas do mundo adulto. O resgate, proporcionado pelo acervo de aproximadamente 800 peças, vai de caminhões de madeira, bonecas de pano, petecas, rodas-gigantes a outras belezas artesanais.
Todos os brinquedos expostos pertencem a Coleção Macao Goes – brinquedos populares, formada pela pesquisadora gaúcha que nomeia o acervo. Ao longo de mais de trinta anos de estudo, formação em arte e educação, pesquisa e vivência com os criadores do universo popular, Macao transformou o seu pequeno sonho em um valioso acervo. “A coleção foi crescendo e virou objeto de desejo e de vida. Guardei as primeiras bonecas de pano e os lindos carrinhos de lata motivada por lembranças da infância e juventude, raízes familiares gaúchas e nordestinas”, conta.

As  peças reunidas pela pesquisadora foram recentemente compradas pelo Centro Dragão do Mar e hoje pertencem ao acervo do Memorial da Cultura Cearense. A exposição tem curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody. Para ele a exposição proporciona uma bela experiência semântica, pois aborda os diversos aspectos do brinquedo artesanal, como a memória, o objeto de arte e a cultura popular. Além das 800 peças separadas por temas o visitante vai interagir com as instalações. “É um mergulho no mundo dos brinquedos aberto a todos. Os adultos têm a lembrança e as crianças a prática”, explica.

Serviço: Brinquedo - A Arte do Movimento, no Memorial da Cultura Cearense do Dragão do Mar. O funcionamento é de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30). De sexta a domingo, a visitação é das 14h às 21h (acesso até às 20h30) - Ingressos: R$ 2,00 / 1,00 – Acesso livre aos domingos. Outras informações: (85) 3488-8621 (Agenda para escola e grupos)

Dragão do Mar Educativo
Agendamento dos Museus
Os museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura oferecem como atividade permanente o atendimento especializado ao público escolar, idosos, turistas e outros grupos, com agendamento prévio.
O agendamento pode ser feito pelo telefone (85) 3488.8604 ou pelo e-mail agendamento@dragaodomar.org.br.
O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – PREFEITURA DE FORTALEZA

DIA 23/08 (sexta-feira)

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO AUTORAL

No mês em que festeja seu aniversário, Fortaleza comemora também com uma programação especial no Passeio Público o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, celebrado em 23 de abril. A programação começa às 8h30 e vai até o final da tarde, incluindo contação de histórias, oficinas, lançamento de concurso literário, espetáculo teatral, sarau poético e show musical.

Programação:
8h30 Contação de histórias com Júlia Barros: Contos da Rua Brocá.
9h Oficina de Criação literária com o escritor Kelsen Bravos- Nesta
9h Oficina de Desenho com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
9h Oficina de Fanzine com Jéssica Gabrielle
9h Intervenções de Arte Urbana com o grupo Liquidificador sem tampa pelo Passeio Público e distribuição de fanzines
10h Lançamento do Concurso Literário Peter Rohl da Câmara cearense do livro.
14h Oficina de Criação literária com Kelsen Bravos
14h Oficina de Desenho com Rafael Limaverde
14h Oficina de Fanzine com Jéssica Gabrielle
14h Intervenções de Arte Urbana com o grupo Liquidificador sem tampa pelo Passeio Público e distribuição de fanzines
15h Peça Teatral Cia. Prisma de Artes − Direção Raimundo Moreira
16h Lançamento da Feira do Livro Infantil de Fortaleza e do Programa Ler é Ter Direitos
16h Sarau poético com Grupo Remix
18h Show de Paula Tesser e Valdo Aderaldo

Serviço:
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – Dia 23, a partir das 8h30, no Passeio Público. Rua Dr., João Moreira, s/n – Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Mais informações com a Coordenação de Política de Literatura, Livro e Leitura da Secultfor: 3105-1358.

[Grátis] Espetáculos de teatro, dança, circo etc., destinados ao público infantil

Teatro Infantil
Os Animartistas
Cia de Teatro Anjos da Alegria (CE)

Dias 22 e 29, aos domingos, 10h30h, 15h e 17h

Direção: Flávio Rocha
Livremente inspirado em “Os Músicos da Cidade de Bremen”, famoso conto dos Irmãos Grimm. Narra a história de quatro animais muito diferentes entre si, mas que buscam um ideal comum: escapar da opressão de seus donos. 45min. Classificação indicativa: livre.

Oficina de Arte

Dialogando com a arte contemporânea
Dias 01, 22 e 29, aos domingos, 11h30
Facilitadora: Socorro Sousa
A oficina estimula o pensamento crítico sobre a arte contemporânea e sua leitura, vivenciando a experiência com a obra exposta na programação do CCBNB. 60min.

Bibliotequinha Virtual

Curso de Internet
Dias 01, 22 e 29, aos domingos, 11h30 e 16h
Facilitadora: Isabel Cristina Pereira da Costa
O objetivo é despertar o interesse das crianças pela Internet, mediante a realização de atividades educativas e jogos. Nº de vagas: 12 por turma. 50min.

Sessão Curumim


Alexander Graham Bell

Dia 22, domingo, 12h30
Professor de deficientes auditivos, Graham Bell se empenhou em criar objetos que pudesse ajudá-los, como aparelhos capazes de aumentar o som. Mas, ao criar o telégrafo e o telefone, ele fez progredir a humanidade. Animação. Cor. Dublado. 53min. Livre.

Leonardo Da Vinci

Dia 29, domingo, 12h30
Pintor, astrônomo, escritor, escultor, entre outras artes, Da Vinci é lembrado como um dos maiores pensadores e artistas da história do homem e aquele que legou à humanidade uma série de criações que revolucionaram o mundo. Animação. Cor. Dublado. 54min. Livre.

Arte em Família

Dias 01, 22 e 29, aos domingos, 14h
Facilitadora: Linda Mascarenhas
Arte em Família é um programa de visitas monitoradas, oferecido para que as crianças que visitam o Centro Cultural aos domingos participem, juntamente com seus acompanhantes, de uma experiência artística com jogos e brincadeiras educativas, a partir das exposições em cartaz. 60min.

Trenzinho da História

Passeio de Trenzinho
Dias 01, 22 e 29, aos domingos, 15h
Facilitador: Gerson Linhares (CE)
As crianças e acompanhantes (**) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, conhecendo igrejas, praças, palacetes e monumentos, na companhia do boneco do Bode Ioiô, mascote da cidade. Nº de vagas: 60.
(**) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.

Contação de Histórias

As cores de Da Vinci

Dias 01, 22 e 29, aos domingos, 16h
Facilitador: Júlia Fiuza (CE)
Contando episódios da infância de um dos maiores artistas de todos os tempos, a narradora apresenta com muito humor e poesia a genialidade precocemente revelada de um menino que, como tantos outros, se descobriu artista! 50min.

CENTRO CULTURAL BNB DE FORTALEZA

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza/CE - CEP 60.025-130

Fone: (85) 3464.3108 / Fax: (85) 3464.3177

[Grátis - CE] Programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza

DIA 19 – QUINTA
CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de atividades culturais, em diversas áreas. Toda quinta-feira, às 16h, é dia de Sessão Cineclube, com exibições de filmes de curta, média ou longa metragem, sempre aberto ao público em geral seguido de bate-papo. No mês de agosto, será realizada a Mostra Circuito Tela Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente.

DIA 20 – SEXTA
SOL MAIOR\\
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira o ensaio fotográfico “Brasil um espaço para imagem”, de Celso Oliveira. O fotógrafo vai fazer uma projeção, inicialmente, com os livros que publicou pela editora Tempo d’Imagem. A proposta é passar para os iniciantes no campo da fotografia que o espaço e a riqueza do país levam a um mergulho na identidade nacional. “Por muito tempo ficamos descobrindo, praticamente sozinhos, que direção iríamos dar ao nosso trabalho. Eu diria hoje que a fotografia feita no Brasil tem um olhar próprio e singular. Agora o espaço é vasto e a maneira de ver tem que ser também. Nesse país todos são irreverentes, na verdade nós somos o tema”, resume o fotógrafo.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show do dia 20 é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há oito anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório. 

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 20 show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA DO FOLCLORE\\
No dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore, data em que todas as tradições, lendas e crenças brasileiras são exaltadas em vários cantos do país. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) se integra ao calendário de celebrações nacionais e apoia uma programação especial para os festejos, realizada pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas. O grupo vai promover o III Encontro dos Grupos Tradicionais Populares, batizado esse ano como “Folgança - Uma Festa de Ritmos e Alegria”. A comemoração será no dia 20, no Centro de Cidadania César Cals, às 19h. O evento também conta com o apoio da Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular e Ong Movimento Pro-Cultura.

Serviço
Dia Nacional do Folclore - III Encontro dos Grupos Tradicionais Populares / Folgança - Uma Festa de Ritmos e Alegria – Dia 20, às 19h, no Centro de Cidadania César Cals (Rua Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici). Informações: (85) 8776.3640.

DIA 21 - SÁBADO
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (21), a partir das 12h30, o músico Rafael Magoo. O jovem guitarrista começou seus estudos de violão e guitarra aos 14 anos. A maior parte de sua formação é autodidata, mas em 2004 e 2005 participou do Festival de Música da Ibiapaba, quando estudou harmonia, improvisação, composição e arranjo com grandes professores e músicos do cenário brasileiro. Apesar de jovem, já acompanhou diversos artistas cearenses como David Duarte, Edinho Villas Boas, Joana Angélica, Lucio Ricardo, Daniel Costa, Murano, entre outros.

Participou do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e também do primeiro Ceará Instrumental realizado em 2009, tocando com grandes músicos. Atualmente, realiza um projeto experimental, chamado “Panth e as Rochas”, com Pantico Rocha (baterista do cantor Lenine), onde são misturados instrumentos de percussão, cavaquinho e guitarra elétrica. Desenvolve um intenso trabalho na cena local com a Banda Locomotiva (www.locomotiva-ce.net). Também já dividiu os palcos com alguns artistas nacionais e internacionais como Raimundo Fagner (com quem trabalha atualmente), Toni Garrido (ex-integrante do grupo Cidade Negra) , Afonso (ex- integrante do grupo Dominó), Jorge Vercilo, Jorge Israel (Kid Abelha), Marcelo Bonfá (Legião Urbana) e JJ Jackson. Rafael Magoo está produzindo seu primeiro disco instrumental, que reunirá suas maiores influências desde a música brasileira ao pop britânico.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.

GIBITECA\\
A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras. Em agosto, conta com uma programação especial.

No dia 21, das 14h às 15h30, haverá uma reunião do Fórum Nona Arte, reunião de pessoas da comunidade de Histórias em Quadrinhos (Nona Arte) para discutir assuntos de interesse comum, como: Mapeamento Cultural do Segmento, II Panorama Nona Arte, Convenção de Quadrinhos, entre outros.

Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/ Gibiteca Municipal – Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105.1299

CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de cursos e atividades culturais, em diversas áreas. Em agosto, o CUCA Che Guevara começa a implantar a programação permanente em seus espaços nas diferentes linguagens artísticas. Todas as atividades são gratuitas.

>> Terceiro Ato - O programa Terceiro Ato, voltado para acolher as produções em Artes Cênicas, privilegia espetáculos da cena teatral e da dança para que o público conheça a diversidade das produções locais em gêneros variados, como balé clássico, dança flamenca, dança contemporânea, teatro de bonecos e comédias, entre outros.
Todos os sábados de agosto às 18 horas, no Cineteatro.

>> Encontros Musicais - O programa Encontros Musicais recebe, a cada sábado, dois grupos que dialogam e trocam experiências. A cada semana, um gênero musical diferente: rock, reggae, samba rock, rap, hip hop.
Todos os sábados, às 19 horas, no Anfiteatro.

Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará.  Maiores informações: (85) 3237.4566 e programacaocucacheguevara@gmail.com.

DIA 22 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.

Neste domingo 22, a atração é o espetáculo teatral “A menina dos brincos de ouro”, dirigido, escrito, produzido e encenado por Edivaldo Batista e Paula Yemanjá. A peça conta a história de Maria do Socorro, filha de uma lavadeira que sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, homem inescrupuloso, que a obriga a cantar em troca do seu belo par de brincos de ouro. A historia é uma livre adaptação do conto homônimo recolhido da cultura popular pelo folclorista Câmara Cascudo que narra as desventuras da menina sequestrada pelo "velho do saco".

Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.

PROJETO ENSAIO ABERTO \\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança. Neste domingo, ensaio é do Afoxé Acabaca.

Fundado em maio de 2006 com o intuito de divulgar as religiões de matriz africana e lutar contra todo tipo de preconceito, o Bloco de Afoxé Camutuê Alaxé (Acabaca) pretende preencher um espaço no meio cultural cearense e se propõe a ser mais um componente na diversidade cultural do Estado. Embalado pelo toque dos agogôs, abês e atabaques, o Acabaca canta e dança para os Orixás e para todos aqueles que admiram, respeitam e se identificam com a cultura afrobrasileira.

Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público
(Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)

DOMINGO DA LIBERDADE \\
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.

Serviço
Domingo da Liberdade - Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.

[Evento] Shopping Pátio Dom Luís realiza programação gratuita para todas as idades

Para agradar aos públicos de todas as idades, o shopping Pátio Dom Luís realiza uma programação gratuita com diversas atividades. No 1º piso, oficinas de artes, brincadeiras e teatro infantil deixam as sextas, sábados e domingos da garotada cheios de diversão. Já os jovens e adultos podem curtir o happy hour das sextas-feiras com a apresentação da banda Outdoor na praça de alimentação.
Nas sextas, das 16h às 20h, e nos sábados e domingos, das 12h às 20h, os pais poderão levar os filhos para participar de oficinas de pintura, desenho, escultura, origami, malabares e confecção de objetos artesanais ou, ainda, para curtir brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas.  Há também apresentação de teatro infantil todos os sábados, às 17h30. No dia 21/8, Backyardigans é o tema da apresentação teatral.
Toda sexta-feira, o público poderá curtir a banda Outdoor, a partir das 18h, degustando as delícias do restaurante Dona Têca, da cafeteria Fran’s Café, além do Bob’s e do Subway. Utilizando apenas percussão, baixo acústico e violões, o grupo traz em seu repertório trilhas sonoras que fizeram sucesso nas vozes de ícones como Lenine, Eric Clapton e Beatles. 
Além de localização privilegiada, o shopping Pátio Dom Luís oferece uma opção variada de lazer, compras e serviços em Fortaleza. Destaque para a forte praça de alimentação, com conceituados nomes da gastronomia, como o Murano Grill e La Pasta Gialla, assim como para as quatro âncoras: Lojas Americanas, a loja “premium” da Rabelo, a Delicatessen Empório do Pão e o Arcoplex Cinema Stadium com duas salas – uma em 3D. Existem também 600 vagas de estacionamento e um moderno sistema de monitoramento de segurança em todas as áreas do complexo.

Serviço:
Programação gratuita:
Atividades infantis: sexta-feira, das 16h às 20h; sábados e domingos, das 12h às 20h; Teatro infantil Backyardigans no dia 21/8 às 17h30.
Banda Outdoor: sexta-feira, a partir da 18h.

Shopping Pátio Dom Luís – Avenida Dom Luís, 1.200 – Aldeota
Mais informações: 4011.5999
Funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h; Praça de alimentação: 10h às 22h.
Murano e La Pasta Gialla: a partir das 12h
Empório do Pão: 6h às 22h.

[Festas – São Paulo] DJ Mauro Borges realiza sorteio de cabine pro Freedom On Board 2011 e Madonna's Special B'Day na Meow!


Meow Disco Club é o novo clube do DJ Mauro Borges e de Salete Campari, na Rua Marquês de Itú, 284, no Centro, inspirado na energia dos anos 90 com festas, músicas e ferveção! 
Essa semana, comemorando o aniversário de 52 anos da rainha Madonna teremos a presença dos DJ's T Boy e Alê Marcondes na sexta-feira e no sábado a festa de lançamento do único cruzeiro GLS do Brasil, o Freedom On Board 2011, com a presença da DJ Ana Serroni e sorteio de uma cabine para participar dessa festa em alto mar. Confira a programação:

20 e 21 de Agosto


20 de Agosto
Happy Birthday Madonna!
A partir de 23h59
DJ Mauro Borges (Residente)
DJ T Boy
DJ Alê Marcondes

21 de Agosto
Freedom On Board 2011 Release
(COM SORTEIO DE UMA CABINE!)
A partir de 23h59
DJ Mauro Borges (Residente)
DJ Ana Serroni

DOOR:
Salete Campari

RESERVAS DE CAMAROTE:
(11) 3338-2493
(11) 8450-7392

ESPAÇO:
Camarote VIP
Camarote Ultra VIP
Camarote Pista
Som e Luz de última geração
Laser Show

ENTRADA:
Com nomes na lista: VIP até 1:30hrs
Com flyer: 10r$ até 1:30hrs
Sem flyer ou nome na lista: 15r$ até 1:30hrs (após 20r$) 

Para fazer parte da lista VIP (até UMA e MEIA), envie nomes COMPLETOS para meowlistas@gmail.com, com o assunto '[LISTA VIP] MEOW DISCO CLUB', especificando a data da festa, até as 19hrs da noite em questão.

LOCAL:
Rua Marquês de Itu, 284, Centro
TEL.: (11) 3338-2493 | (11) 3361-6183
www.meowdiscoclub.com.br

SERVIÇOS:
- Acesso para portadores de deficiência
- Proibido para menores de 18 anos
- Obrigatória apresentação de decumento com foto na recepção

Siga a Meow no Twitter:
http://www.twitter.com/meowdiscoclub

terça-feira, 17 de agosto de 2010

[Festas – CE] Beto Barbosa faz apresentação única no Kukukaya


Beto Barbosa faz show no Kukukaya

Rei da lambada comemora 25 anos de carreira com show em Fortaleza, lugar onde cresceu como artista.
Impossível não lembrar uma canção dele. De “Adocica” a “Preta”, as canções e a ginga de Beto Barbosa embalaram a juventude dos anos de 1980. Ao completar 25 anos de carreira, Beto Barbosa faz show no Kukukaya, em apresentação única, dia 20, a partir das 22h. O show será aberto por Zé de Manu e encerrado por Bob Araújo.
E ele chega a Fortaleza em total clima de comemoração: foi em terras cearenses que ele reforçou a crença no seu sonho e no seu potencial. “Fortaleza foi e sempre será a referencia nacional do meu início. Cresci como artista no Ceará; foi o povo cearense que me ensinou a dar os primeiros passos na música e a fazer a festa mundo afora”, diz.
Beto Barbosa é o nome artístico de Raimundo Roberto Morhy Barbosa. Nascido em Belém do Pará, em fevereiro de 1955, era neto de um grande empreendedor libanês. Ainda assim, passou por diversas dificuldades em sua vida: mesmo nascido numa família abastada, conheceu a fome e a pobreza ao lado de sua mãe, Fátima.
Decido a mudar essa realidade, passou a fazer pequenos serviços para seus vizinhos. Foi quando resolveu reivindicar seus direitos familiares. Conseguiu uma oportunidade e começou a trabalhar em uma das lojas da família, inicialmente como office-boy. Depois, tornou-se motorista, vendedor, caixa e, por último, gerente comercial.
Comprou seu primeiro carro e uma casa pra sua mãe. Mas Beto tinha um objetivo: sair daquela situação de dependência financeira. Até que um dia, anunciou para a família que iria ser cantor. A notícia foi motivo de gozação. Mas ele foi em frente e conseguiu receber da família seus salários por um ano, sem trabalhar, para divulgar seu sonho pelo Norte e Nordeste, com a seguinte condição: se não conseguisse realizar sua independência, não voltaria a trabalhar nos negócios familiares. Beto topou.
Primeiro passo para uma carreira de sucesso. Logo no começo, o Pará ficou pequeno para Beto Barbosa, que decidiu mudar-se para Fortaleza. Aqui, segundo ele, passou “maus pedaços”, mas que não foram suficientes para lhe fazer desistir.
E ele conseguiu um feito: consolidou no Brasil a lambada, gênero que até então era uma novidade trazida pelas vozes do grupo franco-brasileiro Kaoma, que chegou ao País como um furacão, cantando a música “Lambada”, e depois desapareceu. Estava aberto o espaço para Beto Barbosa.  O estilo, aprovado pela crítica ou não, redesenhou as feições musicais do Nordeste e caiu no gosto popular.
Cantando lambada, literalmente, Beto Barbosa viajou, venceu e se tornou um nome consagrado por sua forma descontraída de compor, cantar e dançar. Não à toa, foi o único artista do Norte brasileiro a ganhar o Troféu Imprensa de melhor cantor. Hoje, com 22 discos gravados mais de seis milhões de discos vendidos, ele tem uma carreira de vitórias e planeja, ainda para 2010, o lançamento de um CD duplo, celebrando os 25 anos de sucesso. “Estou em conversa com a gravadora Warner, dando prioridade para os grandes sucessos da carreira e as novas composições”, anuncia. 

Serviço:

Beto Barbosa faz show no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55 - Dionísio Torres). Dia 20, a partir das 22h. Informações: 3227.5661.