Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 18 de agosto de 2012

[Exposição – CE] Chico Anysio - 15 a 25 de agosto


[1ª Seletiva Elite Model Look Brasil 2012 – CE]


1ª SELETIVA DO ELITE MODEL LOOK BRASIL 2012 NO SHOPPING DEL PASEO



Revelar talentos. Essa é a proposta do Elite Model Look, concurso mundial promovido pela Elite Model Management em mais de 50 países. O concurso já revelou grandes tops como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, além de nomes internacionais, como Cindy Crawford, Fei Fei Sun, Charlotte Di Calypso e Constance Jablonski. As seletivas da edição de 2012 estreiam em Fortaleza (CE), no dia 1º de setembro, no Shopping Del Paseo.

Com mais de 10 mil inscritas na edição de 2011, o concurso teve como vencedora Ariane de Vasconcelos, que ficou em 4º lugar na edição mundial, realizada em Shangai, na China.

As novidades da edição de 2012 ficam por conta da inscrição de modelos masculinos, uma demanda sentida por Friedrich Kisters, CEO da Elite Model Management no Brasil. “O Brasil é um país conhecido internacionalmente como berço de lindas mulheres. Percebemos que os homens estão cada vez mais interessados na carreira de modelo e depois de muitos pedidos de meninos, resolvemos lançar um new face”, explica o executivo.

As pré-inscrições e o regulamento do Elite Model Look Brasil 2012 já estão disponíveis no site do concurso (www.elitemodellookbrasil.com) e após a etapa em Fortaleza, as seletivas passarão por mais cinco cidades brasileiras. Para participar basta fazer a pré-inscrição no site oficial e atender aos requisitos: meninas precisam ter entre 14 e 22 anos e meninos, entre 16 e 25. A final do concurso será no dia 15 de outubro, em São Paulo (SP).
Reconhecido pelo incentivo a moda nordestina, através de parceiras com Instituições de Ensino e eventos de moda, o Shopping Del Paseo recebe pela primeira vez uma edição do Elite Model Look Brasil. A posição privilegiada do shopping no mercado pode ser justificada por diversos motivos. Localizado no centro de um dos bairros mais influentes da cidade, se destaca na cidade como referência. Um bom exemplo são seus números, área total de 11.200 m², onde estão três pavimentos interligados por escadas rolantes e elevadores panorâmicos que unem 85 lojas, praça de alimentação, salas de cinema e área de lazer, gera mais de 600 empregos diretos e indiretos. Possui, ainda, estacionamento com capacidade para 650 vagas, além de pioneiro serviço de manobrista para estacionamento.



Serviço: Elite Model Look Brasil 2012 – etapa Fortaleza
Data: 1º de setembro
Horário: 10h às 16h
Local: Shopping Del Paseo - Av. Santos Dumont, 3131 – Fortaleza (CE)
Telefone: 85 3456.3131
www.shoppingdelpaseo.com.br 

Mais informações: www.elitemodellookbrasil.com

[Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)]


Conselho Municipal de Política Cultural discute estatuto e novas representações


O primeiro Conselho Municipal de Politica Cultural (CMPC) da história de Fortaleza realiza, no próximo dia 20 de agosto, às 14h, na Vila das Artes, a quinta reunião extraordinária do plenário

Quase dois anos de atuação. O primeiro Conselho Municipal de Politica Cultural (CMPC) da história de Fortaleza realiza, no próximo dia 20 de agosto, às 14h, na Vila das Artes, a quinta reunião extraordinária do  plenário para discutir a proposta de reformulação do estatuto e lei de criação do mesmo, com vistas à inclusão de representatividade para duas novas linguagens artísticas – Moda e Cultura Digital -, além de um assento para uma representação da Comunicação Popular e Alternativa. O CMPC é um órgão colegiado integrante do Sistema Municipal de Cultura criado pela Lei 9.501. Empossado em outubro de 2010, é constituído por 21 representantes do poder público e 23 da sociedade civil, apontados, respectivamente, por meio de indicação e eleição direta. Os conselheiros se encontram mensalmente em reuniões abertas à população em geral.

De caráter normativo, consultivo, fiscalizatório e deliberativo, o CMPC é a expressão máxima de uma nova cultura política na qual o aprofundamento da democracia e a institucionalização da cultura como direito básico são práticas preponderantes. É um espaço participativo de construção coletiva das políticas públicas para a cultura e vem estreitar e qualificar as relações entre poder público e sociedade civil.

Na reunião extraordinária, o conselho, cujo mandato segue até meados de novembro de 2012, discute os últimos pontos da proposta de modificação do estatuto e da lei de criação do CMPC, procurando aprimorar as duas peças com base na experiêcia prática vivenciada ao longo do mandato de dois anos. Dentre as questões relevantes para o estatuto, está a necessidade de se reduzir o quórum (que atualmente é de 50%+1) para assuntos de menor relevância, a fim de otimizar o funcionamento do Conselho.

Para a secretária do CMPC, Silvia Moura, apesar das necessidades de mudança, a existência do conselho por si só é um ganho ímpar para a cidade. "Só a existência do Conselho e o acompanhamento feito junto à Secultfor já é muito importate, mais que as ações do conselho em si. Ainda estamos aprendendo como pode se dar nossa participação junto ao governo. A saúde, por exemplo, já tem isso há vinte anos, nós agora que tivemos essa oportunidade. Ao fazer, saber e realizar é que fomos tomando consciência da força desse Conselho e de como poderíamos funcionar melhor. O primeiro mandato foi um momento de estruturar o Conselho para que, na próxima gestão, esse Conselho possa funcionar muito melhor.”

Ao longo de dois anos de funcionamento, o conselho avaliou e acompanhou o desenvolvimento de diversos projetos realizados pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), incluindo a discussão acerca dos editais das artes, e atualmente participa ativamente da elaboração do Plano Municipal de Cultura, documento de valor legal que deverá nortear a política cultural do Município ao longo dos próximos dez anos. Além disso, articulou junto à Câmara Municipal de Fortaleza a aprovação na íntegra do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, contribuindo de forma decisiva para a criação do Fundo Municipal de Cultura e outros mecanimos de financiamento via mecenato.

Para a Secretária, é importante, contudo, que a sociedade possa se apropriar dessa ferramenta. “Eu tenho a impressão de que nós avançamos muito. Eu acho que o conselho ainda vai ser mais forte, mas a medida do que a gente pôde e do que passou pela nossa mão durante esses dois anos, nós interferimos de forma bastante positiva na gestão. De uma forma geral, falta que as pessoas conheçam e tenham consciência da importância do conselho dentro do Sistema Municipal de Cultura. A sociedade ainda precisa entender a força que o conselho passou a ter para a gestão cultural da cidade, não só discutindo a política em curso, como fiscalizando, cobrando e deliberando sobre ações, projetos e programas voltados à cultura. Isso deve ter continuidade e ser apropriado pela população para que se legitime cada vez mais”.

:: Serviço
Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)
Data: 20 de agosto
Horário: 14h
Local: Vila das Artes - Rua 24 de maio, 1221 – Centro

[Lançamento – CE] Convite Lançamento do Livro Bolsa de Mulher


Caros colegas,

Convidamos os colegas para o lançamento do livro Bolsa de Mulher, de autoria da colega Simone Pessoa, fruto de projeto contemplado pelo Programa Cultura da Gente 2012. O evento de lançamento acontecerá no próximo sábado, dia 18, às 18 horas, na livraria Cultura (na esquina da Av. Virgílio Távora com Av. Dom Luis).
Será uma oportunidade de nos encontrarmos e valorizarmos os talentos da casa.

Ambiente de Gestão da Cultura




PREFÁCIO
Quando idealizei este livro, me veio logo a imagem de uma bolsa de mulher, inspirada na crônica homônima que eu havia publicado na estreia de minha coluna no jornal O Povo, de Fortaleza. Percebi que as crônicas que eu ia escrevendo e publicando na coluna seguiam, de certa forma, o mesmo princípio de uma bolsa de mulher: primavam pela estética e funcionalidade; pretendiam abarcar anseios e necessidades humanas; continham surpresinhas, coisas cheias de significado e grandeza, outras com pouco sentido ou mesmo supérfluas - nunca se sabe se vão ou não ter serventia.... Enfim, atinei que, no bojo de meus textos dominicais, havia uma universalidade caótica, característica da bolsa de mulher.
Influenciada pela ideia do livro e por desejo traquinas, resolvi pesquisar o conteúdo das bolsas de mulheres de meu relacionamento.
A tirar pela minha própria bolsa, onde mantenho uma porção de coisas que considero imprescindíveis, encontrei, com as mulheres que abriram suas bolsas, uma coleção de objetos pitorescos e, claro, essenciais que os homens nem imaginam. Mas agora - que as mulheres me perdoem a indiscrição - ouso revelar neste livro-bolsa.
Por meio de crônicas de todo jeito e para todo gosto, serão descortinados temas palpitantes como amizade, casamento, questões domésticas, morte, ética, comportamento, preconceito, vaidade, visão de futuro, envelhecimento, solidão, dilemas, medos, viagens, escrita, diversidade, saúde, prazeres, perdas, filhos, netos, carências afetivas, tédio, superstição, maturidade.
Embora, no primeiro instante, se possa supor que o Bolsa de Mulher seja destinado apenas às mulheres, creio que os homens serão igualmente contemplados. Como olheiros privilegiados, disporão de oportunidade singular para apreciar aspectos do suposto universo feminino e, neles, espelhar seus próprios anseios e suas necessidades existenciais que vão além das questões de gênero.
Assim, torço para que este livro-bolsa faça sentido para você, leitora, e sacie (ou aguce), de uma vez por todas, leitor, sua curiosidade sobre o conteúdo “misterioso” de nossas bolsas e mentes.

[Programação Gratuita – CE] Mercado dos Pinhões - Marivalda Kariri anima o Forró no Mercado desta semana


Marivalda Kariri é a atração deste domingo (19) do projeto Forró no Mercado, uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O evento acontece  a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões, aberto ao público. Uma das mais aplaudidas cantoras de forró tradicional em todo o Brasil, Marivalda Kariri recebeu as bênçãos de ninguém menos que Jackson do Pandeiro. Cearense do município de Milhã, localizado a 301 Km da Capital, ajudou a levar o forró Brasil afora, sempre com interpretações marcantes, com a legitimidade de quem já dividiu turnês com Luiz Gonzaga, Messias Holanda, Marinês e João do Vale. Nesta sexta-feira (17) quem se apresenta no Mercado dos Pinhões, no projeto Chorinho no Mercado, é Macauba e Regional , com show a partir das 21h.

Programação diurna
Além da agenda cultural noturna, durante o dia, uma ampla programação movimenta o Mercado dos Pinhões. São oficinas de artesanato, aulas de ginástica, capoeira e até uma feira de produtos orgânicos. Neste mês de agosto, um curso de pintura em tecido se propõe a ensinar a criar utilidades para o quarto, cozinha, banheiro, desenhos com molde vasado, frutas, flores, dentre outros. As aulas acontecem de 21 a 29 de agosto, de 14h às 17h, com a instrutora Joseneida Sena Macedo dispondo de 10 vagas.

A programação não para por aí. Todas as segundas e quartas-feiras, de 19h às 19h50, o Mercado dos Pinhões se transforma em espaço de esporte e lazer, com aulas de ginástica, ministradas pelo professor Luciano Hermann. Para participar basta apresentar atestado médico no ato da inscrição. São ofertadas 50 vagas. Ainda nas segundas e quartas-feiras, o mestre Ratto, do Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Cecab) realiza aulas de capoeira, das 20h às 21h30. O número de vagas também é limitado – 50. Numa parceria com a Adão, todas as terças-feiras, a partir das 6h, o Mercado dos Pinhões recebe uma Feira de Produtos Orgânicos, com frutas e verduras fresquinhas vindas diretamente do produtor para o consumidor.

Saiba mais
O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962 de 11 de janeiro de 2006. Uma das características da estrutura de ferro, pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, é a portabilidade, podendo ser desmontado e montado em locais diferentes. Assim, seu primeiro endereço em Fortaleza foi à Praça Carolina, hoje conhecida como Praça Waldemar Falcão. A inauguração do “Mercado da Carne”, formado de início por dois galpões unidos por uma passagem coberta, conhecida como “avenida”, foi realizada em 18 de abril de 1897, durante a gestão do prefeito Guilherme Rocha. Em 1938, a estrutura foi desmembrada e levada para a Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, onde permanece até hoje.

:: Serviço
Chorinho no Mercado
Data: 17 de agosto
Horário: 21h
Atrações:  Macauba e Regional

Forró no Mercado
Data: 19 de agosto
Horário: 19h
Atrações: Marivalda Kariri

[Esportes – CE] SEGUNDO PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA CABRA DA PESTE SOMENTE ATÉ SEGUNDA (20.08)




Continuam abertas as inscrições para o Triathlon Longa Distância Cabra da Peste e Mulher Guerreira que será realizado dia 24 de novembro da Caucaia.

O segundo período das inscrições com valores mais baixos irá somente até segunda feira (20.08).

A prova será disputada na edição 2012 nas distâncias do Longa Distância, com 1900 m de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, assim como no Revezamento. A novidade fica por conta da disputa da prova nas distâncias do triathlon Olímpico, onde os atletas nadarão 1500 m de natação, terão 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Como premiação serão oferecidos no Longa Distância R$ 2.000,00 do 1º ao 3º lugar, sendo R$ 1.000,00 para o masculino e R$ 1.000,00 para o feminino. Troféus do 1º ao 3º lugar no Geral e 1º lugar nas categorias (masc/fem). Medalhas para o 2º e 3º lugar nas categorias. No Revezamento será troféu do 1º ao 3º lugar no Geral.

No Triathlon Olímpico troféus do 1º ao 3º lugar no Geral (masc/fem) e medalhas do 1º ao 3º lugar nas categorias por idade. Medalhas de finisher para todos.

Confira no Blog ou site da Fetriece o Informativo da Prova
triathlonceara.blogspot.com
fetriece.com

ADCIONE A FETRIECE NO FACEBOOK: facebook.com/fetriece

SIGA A FETRIECE NO TWITTER: @fetriece

[Siará Hall - CE] Disney Live!


[Cinema - Ce]




[Programação Gratuita – CE] 19 de agosto - “Cantigas contadas” animam a criançada no Piquenique no Passeio




Um musical para contar histórias criadas a partir das cantigas de roda. É nesse clima que a criançada se divertirá neste domingo (19), no Passeio Público. O espetáculo de teatro e contação de histórias, cuja produção, pesquisa e direção são da Cia Catirina, faz parte do projeto Piquenique no Passeio, uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A apresentação, intitulada “Cantigas contadas”, acontece a partir das 9h. Aos sábados, quem dá o tom no Passeio Público é a música instrumental, através do projeto Sol Maior, que reúne instrumentistas experientes e novos talentos  do cenário cearense. Neste dia 18, o baterista Aquiles Melo é a grande atração, com apresentação a partir das 12h30.

Breve histórico
Mais antiga e arborizada Praça da Cidade, o Passeio Público outrora foi Campo da Pólvora, Largo de Fortaleza, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e Praça dos Mártires. Era originalmente dividido em três níveis, um para cada classe social (alta, média e baixa). O lugar também foi palco de atrocidades históricas, quando do assassinato público dos revolucionários da Confederação do Equador.

Por ser a primeira Praça da capital cearense, desde o ano de 1850, foi chamada de Passeio Público porque as pessoas tinham o hábito de, ao fim da tarde, passear no local para usufruir da brisa agradável que vinha do mar, ao mesmo tempo em que observavam os navios que chegavam ao porto, apreciavam o pôr do sol e, à noite, esperavam o nascer da lua fazendo serenatas. Apesar de ser lembrada como um lugar em que muitos cidadãos foram sacrificados tornou-se depois um espaço de lazer e de descanso, com seus passeios, fontes, esculturas, bancos e jardins.

:: Serviço
Projeto Sol Maior – Aquiles Melo
Data: 18 de agosto
Horário: 12h30

Piquenique no Passeio – “Cantigas contadas”
Data: 19 de agosto
Horário: a partir das 9h

Toda programação é aberta ao público!

[Programação Gratuita – CE] Dia 19 de agosto - Projeto Habitat das Artes movimenta o Parque Rio Branco


Contação de histórias, espetáculos teatrais e biodança marcam a programação deste domingo (19) do projeto Habitat das Artes, que começa a partir das 16h. O evento, uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Banco do Nordeste (BNB) e o Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), proporciona uma tarde de arte e cultura no Parque Ecológico Rio Branco, unidade de conservação recuperada e mantida pela Prefeitura de Fortaleza. 

A programação começa com muita contação de história, que promete animar a criançada. Em seguida é a vez do espetáculo “Conte lá, que eu conto cá”, do Programa Arte Retirante, da Cia Catirina. O espetáculo cênico musical homenageia o centenário de dois grandes ícones da cultura popular nordestina, através de canções e histórias de vida e obra de Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. A direção geral é de Josy Maria Correia, direção e execução musical de Luciana Costa, percussão e performance teatral de Júlia Fiuza, com articipação especial de Edmar Cândido. A classificação é livre e o tempo de duração é de 50 minutos. Em seguida, os presentes contarão com uma sessão de biodança, ministrada pela facilitadora May Teixeira.

Saiba mais
O Parque Ecológico Rio Branco, localizado na Avenida Pontes Vieira, no bairro Joaquim Távora, é uma área de proteção ambiental próxima ao Centro de Fortaleza com aproximadamente 8,2 hectares. Trata-se de um lugar de vegetação diversificada e beleza exuberante que serve de lazer e palco para a concentracão de atividades culturais.

:: Serviço
Habitat das Artes
Data: 19 de agosto
Horário: a partir das 16h
Local: Parque Rio Branco
O Parque Rio Branco localiza-se na Avenida Pontes Vieira, entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Capitão Gustavo.
A entrada é franca!

[Cinema]


[Lançamento – CE] O Armazém da Cultura convida para o lançamento do livro História do Ceará de autoria de Aírton de Farias


[Guia Cultura de Bolso – Fortaleza/Ce] Intervenção de Arte e Cultura Digital participa de mais uma Prévia da Feira da Música


Neste sábado (18), entre 16 e 20 horas, o Ciclo de Intervenções Criativas de Arte e Cultura Digital participa do último sábado de Prévia da Feira da Música 2012. Mais uma vez no Estoril, a intervenção contará com a temática “Uso pegagógico das tecnologias”.

As atividades começam às 16 horas com a oficina “Como criar jogos usando Scratch”, ministrada pelos jovens da Casa Brasil, e seguem com a apresentação do projeto contemplado pela Edital de Arte e Cultura Digital, ECONAVE. Às 18h30, acontece um debate sobre o uso pedagógico da tecnologia, com a participação de professores da rede municipal de ensino. A programação se encerra com mais uma oficina “Se Joga na Rede”, disponibilizando computadores para acesso livre e apresentando ferramentas e serviços online, com o objetivo de promover a apropriação das tecnologias pela população.

A Feira da Música 2012, evento realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (ProDisc) e promovido pelo Município, através da Secultfor, ocorre oficialmente entre os dias 22 e 25 de agosto, ocupando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno, com shows musicais, oficinas, palestras, painéis, workshops, rodas de negócios, exposições, luthieria e ações de conscientização socioambiental.

Ciclo de Intervenções Criativas de Artes e Cultura Digital
Articulado pelo Comitê Fortaleza Digital e Criativa em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Ciclo de Intervenções Criativas de Arte e Cultura Digital vem marcando presença nas prévias da Feira da Música desde o dia 28 de julho, no Estoril. O projeto realiza atividades de arte e cultura digital com o objetivo de promover discussões e atividades relacionadas a arte digital e a cybercultura e fomentar o uso das novas tecnologias como importante ferramenta para articulação social, produção de trabalhos criativos e acesso à informação.

Programação:
Prévia da Feira da Música 2012 - Estoril, sábado (18)

16h - Oficina “Como criar jogos usando Scratch”
18h - Apresentação do projeto contemplado pela Edital de Arte e Cultura Digital, ECONAVE
18h30 - Debate: Uso pedagógico da tecnologia, com a participação de professores da rede municipal de ensino

[Evento - CE] Shopping Benfica


Shopping Benfica, um shopping de responsabilidade cultural, promove atividades gratuitas em comemoração ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto.




[Notícia – CE] Guia Cultura de Bolso – Fortaleza/CE


Mapa da Cultura no ar

Com objetivo de apresentar os espaços e produtores culturais da cidade, o projeto Mapa da Cultura, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), pretende reunir em um site, composto por um mapa georeferenciado, agentes, equipamentos, patrimônios e instituições culturais existentes em Fortaleza.

Através do endereço eletrônico mapeamentofortaleza.org.br, será possível localizar pessoas e lugares, além de informações sobre programação, áreas de atuação, horários de funcionamento, endereço, entre outras. O site também vai disponibilizar links para os perfis dos produtores culturais relacionados. Desta forma, será possível entrar em contato com alguém diretamente na página de um local. O sistema tem como base um banco de dados já coletado pela Prefeitura e que poderá ser incrementado de maneira colaborativa pelo público e agentes culturais da cidade.

Por tratar-se de uma interface visual, interativa, com várias camadas de informação, o Mapa da Cultura permitirá ao usuário, além de localizar de maneira fácil e rápida todos os nichos culturais da cidade, cruzar as informações conforme a necessidade. Para saber, por exemplo, quais são os teatros locais o usuário terá apenas que selecionar essa opção no filtro que o site mostrará no mapa ou em uma lista as opções. Essa busca pode ser refinada, para que o resultado apresente somente um bairro.

Além de promover a difusão e democratização da cultura, o site ainda poderá ser utilizado por gestores públicos, que facilmente identificarão áreas com alto ou baixo índice de inclusão cultural, além de outras informações úteis para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas para a cultura.

O Mapa da Cultura é a primeira etapa de um esforço da Prefeitura em instrumentalizar o Sistema Municipal de Cultura com ferramentas digitais que possibilitam a participação da sociedade e o acompanhamento e divulgação de políticas e ações culturais.

Vale ressaltar que todo o sistema é desenvolvido em software livre, possibilitando a independência tecnológica e a transferência de conhecimento.

Contato: 
Você tem sugestão de algum ponto para o mapa que não está vendo atualmente ou quer alterar algum já existente? O Mapa da Cultura já disponibiliza em cada post a opção de colaboração. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais através do Twitter e do Facebook. No Youtube, assista aos vídeos de outras ações desenvolvidas pela Prefeitura no canal portalpmf.