Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Teatro - CE]


Show - CE] Isabella Taviani dia 23 de abril no North Shopping Jóquei


Cinema] Em breve!


Concurso – CE] COMIDA DI BUTECO 2014



O concurso acontece simultaneamente em 16 cidades brasileiras. Em Fortaleza participam 20 botecos.

Mais Amor e mais Boteco, Por favor! Com esse manifesto à alegria, o Comida di Buteco abre nesta sexta-feira, 11 de abril, a temporada da cozinha de raiz. O Concurso, que completa 15 anos, acontece simultaneamente em 16 cidades brasileiras, somando 388 receitas inéditas. Com essa dinâmica a ideia é fazer de abril e maio os meses da cozinha de boteco no Brasil. O TEMA do petisco em 2014 é LIVRE e a criatividade é larga! Em Fortaleza, a quarta edição do concurso acontece até o dia 05 de maio, com a participação de 20 botecos.

DINÂMICA DO CONCURSO - Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, a HIGIENE, o ATENDIMENTO, a TEMPERATURA DA BEBIDA e o  PETISCO (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

AS CIDADES - O Comida di Buteco 2014 acontece nas seguintes cidades: Em MG: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora. Em SP: São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM), Salvador (BA).

EM FORTALEZA - O Comida di Buteco chega à quarta edição em Fortaleza, com 20 botecos apresentando novas receitas de deliciosos petiscos! Desses 20, 15 são veteranos no concurso e 5 participam pela primeira  vez. São botecos diversos, com estruturas bem particulares, alguns mais novos, outros já tradicionais, modernos ou rústicos, em bairros nobres ou mais populares, mas todos com uma característica em comum: são verdadeiros botecos, com o dono à frente, comandando tudo, da cozinha ao atendimento, e cuidando para que a bebida seja sempre gelada, o tira-gosto saboroso e que os botequeiros sintam-se em casa!

OS VETERANOS:  
·                    ALPENDRE - Petisco: Carne de Sol ao Forno
·                    BAR CHÁ DA ÉGUA - Petisco: Feijão Verde à Bar Chá da Égua
·                    BAR DO CIÇO - Petisco: Tatu Bola´s
·                    BAR DO HELANO - Petisco: Bacalhau desfiado à moda do Helano
·                    BAR DO PAPAI - Petisco: Surpresa do Papai
·                    BAR O CAMOCIM - Petisco: Parece mas não é
·                    BIROSCA DA FARRA - Petisco: Baião na farra
·                    FLÓRIDA BAR - Petisco: Carneiro guisado
·                    KASA KAIADA - Petisco: Baião de cinco Kasa Kaiada
·                    KINA DO FEIJÃO VERDE - Petisco: 100% Nordestino
·                    NOITE A FORA - Petisco:  Guga Noite a Fora
·                    PONTO DE LUZ - Petisco: Tulipa verde
·                    PRIMEIRA PÁGINA - Petisco: Bolinho nordestino
·                    SUVACO DE COBRA - Petisco: Fidalgo
·                    TRONCO DO GAÚCHO - Petisco: No Ceará é assim

OS NOVATOS:
·                    BADUBEL - Petisco: Bolinho ao Bel
·                    BESOURO VERDE - Petisco: Feijão do BV
·                    FEIJÃO MARAVILHA - Petisco: Feijão Maravilha
·                    O ASSIS - Petisco: Carne do sol com macaxeira
·                    SENHOR BAR - Petisco: Camarão do Chefe

O COMIDA DI BUTECO

Criado em 2000, o Concurso tem a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAÍZ, fazendo do BOTECO uma EXTENSÃO DE SUA CASA, e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim, um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.

São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos, e mais de 380 receitas novas a cada edição. Já inscreve um legado à cozinha brasileira e ainda ganha mais força ano a ano, se consolidando como plataforma sócio-econômica em cada uma das cidades onde é realizado.

TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ:

Plataforma de desenvolvimento sócio-econômico - Graças à sua dinâmica e formato, estimulando a visitação aos botecos participantes, o concurso alavanca o desenvolvimento do boteco e do próprio setor como um todo. A mensuração de resultados realizada pela organização aponta, ano a ano, crescimento do impacto na cadeia produtiva relacionada.
Um bom exemplo da influência positiva proporcionada pelo Comida di Buteco em Fortaleza é o bar O Camocim, localizado no Centro da cidade e participante do concurso desde a primeira edição na capital cearense, em 2011. Simples e modesto, o bar funcionava há anos com uma estrutura não muito adequada na cozinha e (até então) um único banheiro. O quesito HIGIENE do concurso foi um fator incentivador para a reforma do local, com nova cozinha e novos banheiros. Os resultados foram comprovados nas edições seguintes do Comida di Buteco: Em 2012, com a conquista de mais clientes "botequeiros", o bar foi o que mais vendeu caipirinha, sendo premiado pela patrocinadora Ypióca. No ano seguinte a conquista foi ainda maior, sendo eleito o segundo melhor boteco e ainda teve sua caipirinha considerada a melhor dentre os concorrentes.

O PERFIL DOS BOTECOS ESCOLHIDOS

O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS", que são aqueles boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.

O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca. Vários botecos que participam são muito tradicionais, tendo de existência, grande parte da própria vida de seus donos.  Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto. E tem aqueles que são mais recentes, mas com alma de boteco tradicional e espontâneo. Já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que tem na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos e portanto, especiais. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco.

PATROCINADORES

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam no seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Realizado em todo o país pela COMIDA DI BUTECO PRODUÇÕES GASTRONÔMICAS, o Concurso tem como apresentadores oficiais em Fortaleza a Ypióca, tradicional marca de cachaça que desde a primeira edição na cidade, 2011, está no Concurso, e o Mastercard, cartão de crédito que atende a consumidores, pequenas e grandes empresas em 210 países. Tem como patrocinadores as marcas Lay´s e Tridente. É uma promoção da TV Globo via TV Verdes Mares e tem o apoio de: Doritos, Philadelphia, jornal Diário do Nordeste, Ribeiro Lago, ABRASEL e SENAC. A apuração dos votos em todas as cidades participantes é da Vox Populi.

NÚMEROS do COMIDA DI BUTECO

 Ao longo de 15 anos o Comida di Buteco alcançou:
·                    Mais de 2 milhões de votos
·                    Mais de 1.5 milhão de tira-gostos vendidos, apenas no período do evento
·                    Mais de 100 milhões de mídia espontânea
·                    Mais de 15 milhões de pessoas impactadas diretamente pelo concurso
·                    Mais de 1000 botecos impactados

Números do Comida di Buteco 2013
·                    Botecos participantes: 380

·                    Votos do público: 480 MIL

·                    Empregos gerados: 3.600

·                    Tira-gostos vendidos: 380 MIL

·                    Cadeia de valor impactada: 81 MILHÕES

·                    37 MIL TURISTAS


SERVIÇO
COMIDA DI BUTECO 2014 em FORTALEZA - De 11 de abril a 05 de maio em 20 botecos de Fortaleza. Site: www.comidadibuteco.com.br.
Redes Sociais: www.facebook.com/comidadibuteco. www.twitter.com/_comidadibuteco. www.instagram.com/_comidadibuteco. www.foursquare.com/_comidadibuteco.

Espetáculo – Paracuru/CE] Ópera sacra da PAIXÃO DE CRISTO é encenada por atores, bailarinos e músicos em PARACURU



O espetáculo tem direção de Alex Santiago, da Cia de Dança de Paracuru, e roteiro de Flávio Sampaio, adaptado da obra "Jesus de Nazaré", de Franco Zefirelli. O público estimado é de 4 mil pessoas



Dois grandes espetáculos vão marcar a SEMANA SANTA DE PARACURU. Na sexta-feira, 18 de abril, a Praça do Farol será palco ao ar livre da "PAIXÃO DE CRISTO", com elenco de 180 pessoas, entre atores, bailarinos, músicos e figurantes. No Sábado de Aleluia, na Praça de Eventos, a noite será de festa com o forró do sanfoneiro Waldonys.

Localizada a cerca de 80 quilômetros de Fortaleza, Paracuru é o refúgio de muitos visitantes, veranistas e turistas que aproveitam a oportunidade de grandes feriados. A SEMANA SANTA na cidade vem desencadeando uma enorme procura por este público que deseja tranquilidade e uma boa atração para o lazer da família. A "Paixão de Cristo" em Paracuru reúne um público estimado em 4 mil espectadores de todas as idades e classes sociais. É o segundo maior público em um evento na cidade, só perdendo para o Carnaval.





Paixão de Cristo:

Com elenco de 180 pessoas, entre atores, bailarinos, cantores, músicos e figurantes, além de 20 profissionais na produção, a "Paixão de Cristo" em Paracuru envolve todos os equipamentos culturais da cidade. O espetáculo é dublado, composto por 18 cenas em 1h20min de duração, com início às 20 horas.

O tema deste ano  é JESUS  VIVE, abordando as  lições  de  vida  que  Jesus deixou para  a humanidade. "Procuramos passar a imagem de Jesus como um homem que revolucionou o seu tempo", explica o diretor Alex Santiago, bailarino e coreógrafo da Cia de Dança de Paracuru. Flávio Sampaio, fundador da Escola de Dança de Paracuru, assina o roteiro, que é uma adaptação da obra "Jesus de Nazaré", de Franco Zefirelli.

A Paixão de Cristo é o evento artístico que mais cresce em Paracuru nos últimos anos. Teve início na comunidade ribeirinha de Umarizeiras, onde um grupo de jovens, ligados à capela local, realizou a leitura encenada da Bíblia Sagrada com figurinos e cenários improvisados. Posteriormente o grupo passou a se apresentar também na sede do município.    

Em 2003, Flávio Sampaio passou a dirigir o espetáculo e foram adquiridos figurinos e cenografia. A encenação entrou para o calendário cultural de Paracuru. Em 2010, Alex Santiago assumiu a direção e Flávio Sampaio, o roteiro, com a encenação tornando-se uma “Ópera Sacra”.

O novo formato da "Paixão de Cristo" agradou ainda mais ao público, que cresce a cada ano. "Na opinião de alguns a encenação é à moda antiga, original, um verdadeiro teatro italiano, outros  o consideram um espetáculo arrojado. Entretanto ousamos em vencer o  desafio  de conseguir  uma  inter-relação  das  artes  reunidas  num  só espetáculo.  São  efeitos  visuais  valorizando  as  cenas,  cativando  a atenção e concentração da plateia", diz Alex Santiago. A montagem tem figurino de Terezinha de Fátima e cenografia de Antônio Alves.

WALDONYS no SÁBADO DE ALELUIA

O Sábado de Aleluia vai ser de festa. O palco da Praça de Eventos será do sanfoneiro Waldonys. Desde 2013 a Secretaria de Turismo de Paracuru vem buscando um público seleto, investindo em atrações de qualidade, aproveitando a oportunidade de um grande feriado como este para atrair famílias.

SERVIÇO

SEMANA SANTA DE PARACURU - "PAIXÃO DE CRISTO": Espetáculo com direção de Alex Santiago e roteiro de Flávio Sampaio, dia 18 de abril (sexta-feira), às 20 horas, Local: Praça do Farol. SHOW DE WALDONYS: Dia 19 de abril (sábado), às 21 horas. Local: Praça de Eventos de Paracuru. Informações: (85)8788.1551. GRÁTIS. 


Comemoração –CE] Dragão do Mar comemora 15 anos com festa da cultura cearense




De 30 de abril a 4 de maio, a Maloca Dragão – o encontro de todas as tribos  traz mais de 70 apresentações artísticas de linguagens diversas

No próximo dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa 15 anos. A data será celebrada com ações culturais ao longo de todo o ano de 2014, mas a largada de celebrações se inicia com a Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, de 30 de abril a 4 de maio. Neste período, todo o Dragão do Mar terá seus espaços ocupados por artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas, numa grande festa. Parte da programação é composta pela Mostra Especial do Porto Iracema das Artes, quando serão apresentados ao público 19 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação.
O presidente do Instituto Dragão do Mar e idealizador do CDMAC, Paulo Linhares, explica que Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. “O Dragão tem se constituído no imaginário popular como este lugar público e democrático que proporciona a articulação social e cultural da nossa produção simbólica, lugar comum onde se encontram todas as tribos. É justamente esse conceito de coletividade e diversidade que queremos promover nesta efervescência cultural. São cinco dias de celebração da maturidade que alcançamos, com a difusão de produtos culturais de excelência, mas, principalmente, com expertise em criação, produção e formação. Braço do Dragão do Mar, o Porto Iracema é, hoje, o grande celeiro de novos talentos, sendo reconhecida nacionalmente por sua importância, motivo de orgulho e comemoração de todos os cearenses”, afirma Linhares.
Segundo o presidente, para celebrar este apogeu da arte e da cultura no Ceará, boa parte da programação da Maloca privilegia apresentações de artistas cearenses, entre nomes já consagrados e alunos dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. Serão mais de 70 atrações entre música, teatro, dança, audiovisual, hip-hop, infantil e cultura popular distribuídos em seis palcos.
A programação também homenageará 15 representantes que, de acordo com Linhares, compõem a memória afetiva do Dragão do Mar e suas relações com a Praia de Iracema. São eles: Rocilda Lima (Poço da Draga), Ciro Gomes (governador à época da criação do CDMAC), Fausto Nilo (arquiteto do CDMAC), Mário Gomes (artista), Zé Tarcísio (artista), Célio Paiva (Amici's), Alexandre Veras (Alpendre), Nonato Freire (Coração Materno), Maninha Morais (Ex-presidentes), Pedro Álvares (Besame Mucho), Carri Costa (Teatro da Praia), Rejane Reinaldo (Teatro Boca Rica), Dilson Pinheiro (Domínio Público), Valéria Pinheiro (Teatro das Marias), Elis Regina (funcionária mais antiga do Dragão).
Mostra Especial Porto Iracema das Artes
Os 19 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes integram uma Mostra Especial, que inclui 05 espetáculos teatrais, 5 shows musicais, 4 exposições de artes visuais, além de um pitching  de apresentações dos 5 projetos de séries de televisão. As apresentações seguem a lógica das Rotas de Criação, momentos de exibições públicas dos projetos que têm como objetivo mostrar o estado da arte dos processos formativos. São 19 grupos de artistas que há sete meses desenvolvem em regime de imersão seus projetos, que, reunidos, formam um painel marcado pela diversidade estética e por inovações de linguagens. Muitos destes projetos ainda continuarão em processos de aperfeiçoamento para a apresentação no MIRANTE, uma grande feira de arte que acontecerá em agosto/2014, no Dragão.
 As apresentações de alguns laboratórios contarão com a presença de profissionais das diversas áreas que participaram do projeto como tutores e consultores dos grupos de criação. Os músicos Arrigo Barnabé e Alexandre Kassin, por exemplo, farão shows especiais durante a Maloca Dragão. Os cineastas Karim Ainouz e Marcelo Gomes farão pré-estreias de seus últimos filmes, respectivamente “Praia do Futuro” e “O homem das multidões”. Artistas e pensadores das Artes Visuais, como Santiago Navarro e Marcelo Campos, acompanharão os trabalhos do Laboratório de Artes Visuais, enquanto profissionais de televisão estarão no 1º Pitching Aberto dos projetos das 5 séries de TV.
Os Programas de Formação Básica e Técnica participarão com espetáculos de dança e teatro, exposição de artes visuais e de projetos de games, realizados pelos alunos, além de mostras de vídeos.


Programação Maloca do Dragão – o encontro de todas as tribos
(Programação sujeita a alteração e lotação dos espaços. Informações sobre ingressos divulgadas em breve )

Quarta, dia 30
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
18h às 19h Dragão das Crianças – Cortejo de Malabares (vários espaços)
18h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Visita guiada da Mostra do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes
19h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Abertura da exposição, com trabalhos de Diego de Santos e Marcelo Campos (“Lar é onde ele está”), Claudia Sampaio e Marcio Harum (“A casa enquanto vida”), Lara Vasconcelos e Santiago Navarro (“Figuras do comum”), e Marina de Botas e Clarissa Diniz (“Experiências com videoarte”) (Museu de Arte Contemporânea)
19h Dança – Cláudio Bernardo, espetáculo "Usdum" (Teatro Dragão do Mar)                 
20h Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, com show "Rock Concert" (Anfiteatro)
21h Artur Menezes (Praça Almirante Saldanha)                 
22h Tributo a Belchior – com Laya Lopez, Jonnata Doll, Nayra Costa, Verónica Valenttino, Belchior Cover e Amelinha (Praça Verde)
23h Cidadão Instigado toca Pink Floyd (Praça Verde)        
00h Descendentes da Índia Piaba (Tenda Djs)
01h Fertinha (Tenda Djs)

Quinta, dia 1
15h Contação de Histórias: "Contos que encantam", com Paula Yemanjá (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
16h Teatro Infantil - "Criaturas de papel", do grupo Bricoleiros (Teatro Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
17h Dança Infantil - "Mistura - A dança das coisas", grupo N Infinito (Teatro Dragão do Mar)
18h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
18h Kazane (Praça Almirante Saldanha)     
18h Irmãos Aniceto e filhos (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
19h Maracatu Vozes da África (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Rodger 70 anos (Anfiteatro)
20h Hip hop e rap - Dj Flip e Show do Rapper Nego Gallo (Arena Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Outro Grupo Cia de Teatro, com o espetáculo “Caio e Léo” (Estúdio Audiovisual do Porto Iracema)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Marco Leonel Fukuda apresenta o show “Jornada de Violão e Viola” (Teatro Dragão do Mar)       
20h Daniel Groove (Praça Almirante Saldanha)
20h Calé Alencar (Espaço Rogaciano Leite Filho)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Jonnata Doll & Os Garotos Solventes com o show "O mundo contra nós", marcando o lançamento do 1º disco da banda (Anfiteatro)
21h20 Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Grupo EmFoco de Teatro com a performance “PriceWorld ou Sociedade a Preço de Banana” (ônibus itinerante saindo do Porto Iracema das Artes)                  
22h Banda Renegados (Praça Almirante Saldanha)
22h Luxo da Aldeia (Praça Verde)  
23h Eliane (Praça Verde)     
23h Daniel Peixoto+Nayra Costa (Tenda Djs)
00h DJ Famoso (Tenda Djs)

Sexta, dia 2
15h às 20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Apresentação pública (Pitching) dos projetos das 5 séries de televisão do Laboratório de Audiovisual para TV, com os trabalhos de Arthur Leite ("O Distante Caminho de Volta"), Samuel Brasileiro (“Os Herdeiros"), Diego Hoefel ("Cidade Submersa"), Janaína Marques ("Fortaleza Paraíso") e Rafael Martins (Grupos Bagaceira e Alumbramento/"Inferninho").
Presença dos tutores: Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, com suporte de Daniela Capelato e João Vieira Jr. Convidados: Carla Esmeraldo (a confirmar) e Mario Diamante (a confirmar) (Auditório Escola Porto Iracema)
15h Contação de História, com Josy Correia, da Cia Catirina (Teatro Dragão do Mar)
17h Dragão das Crianças – Oficina de Instrumentos Recicláveis (Arena Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)    
16h Dragão das Crianças – Cia Cearense de Molecagem (Teatro Dragão do Mar)
16h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Ensaio Aberto do show “Clara Crocodilo", com o músico Arrigo Barnabé (Praça Almirante Saldanha)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Roda de Capoeira, grupo de Capoeira Renovo (Espaço Patativa)
18h Dança - "Terreno Baldio", da Cia dos Pés Grandes (Teatro Dragão do Mar)  
18h Moacir Bedê (Anfiteatro)
18h Teatro de rua - As Catirinas (Espaço Rogaciano Leite Filho)   
19h LA Danças Urbanas – Revê (Teatro Dragão do Mar)
19h Coco do Iguape (Espaço Rogaciano Leite Filho)
20h Hip hop e rap - Dj William e Show Felipe Rima            (Arena Dragão do Mar)       
20h Teatro – "Lesados", do grupo Bagaceira de Teatro (Teatro Dragão do Mar)
20h Soledad Brandão (Praça Almirante Saldanha)
20h Fulô da Aurora (Espaço Rogaciano Leite Filho)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Carlos Hardy & O Circo dos Littles com o show "O Preço do Sucesso" (Anfiteatro)
21h Dança "Parabach", da Cia Paracuru (Teatro Dragão do Mar)
21h Show Década de 80 - Mona Gadelha, Lúcio Ricardo, Chico Pio, Régis e Rogério (Anfiteatro)
22h O Cabaré das Travestidas, do Coletivo Artístico As Travestidas (Teatro Dragão do Mar)
22h Laya Lopez, com show Gal Fatal (Praça Almirante Saldanha)
22h Pantico Rocha (Praça Verde)
23h Otto canta Martinho da Vila (Praça Verde)
23h Verónica Decide Morrer (Tenda DJs)
00h Djs da Farra na Casa Alheia (Tenda DJs)

Sábado, dia 3
15h "A cadeirinha e eu", de Silvia Moura (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
16h "Alegria, Alegria!", da Vila das Artes (Teatro Dragão do Mar)
17h Dragão das Crianças – Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Dança de Rua, da Escola Porto Iracema (Espaço Patativa)   
18h Teatro - "O Cacto", do grupo Expressões Humanas (Teatro Dragão do Mar)
18h Dragão das Crianças – Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar) 
18h Lídia Maria (Anfiteatro) 
18h "Bagaceira Cana e Engenho", da Cia Vatá (Espaço Rogaciano Leite Filho)     
19h Afoxé Acabaca (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Dragão das Crianças – Oficina de Fantoche, com Calu Maravilha (Arena Dragão do Mar)
19h Show Década de 90 - Paulo Façanha, Humberto Pinho, Isaac Cândido, David Duarte, Marcus Café, Aparecida Silvino, Karine Alexandrino (Anfiteatro)      
20h Hip hop e rap - Encontro de Bboys Planeta Hip Hop e grafiteiro Edu (grafitando ao vivo
painel) (Arena Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Espetáculo teatral "Sólito", da Scenogramas Cia. Cênica (Teatro Dragão do Mar)
20h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Show Beto Villares (Praça Almirante Saldanha)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Lorena Nunes apresenta o show "Ouvi Dizer que lá faz Sol" (Anfiteatro)
21h "A dança dos Girassóis", grupo Vidança (Teatro Dragão do Mar)
22h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Show "Clara Crocodilo", com Arrigo Barnabé (Teatro Dragão do Mar)
22h Selvagens à Procura da Lei (Praça Almirante Saldanha)                                 
23h Andread Jó (Praça Verde)
23h Don L (Tenda DJs)
00h Céu canta Bob Marley (Praça Verde)
00h DJ Fill + Lobão (Tenda DJs)

Domingo, dia 4
15h Contação de histórias, com Josy Correia, da Cia Catirina (Teatro Dragão do Mar)
16h às 20h Dragão das Crianças – Brincando e Pintando no Dragão (Arena Dragão do Mar)
17h às 20h Dragão das Crianças – Passeio lúdico ao Mundo Mágico dos Museus (museus)
17h Dragão das Crianças – Teatro de Animação Circo Alegria, com grupo Garajal (Arena Dragão do Mar)
17h Eriberto Porto e Tiago Almeida   (Teatro)
18h Chácomdega+Vitor e Rodrigo Colares + Ivan Timbó (Anfiteatro)
18h "Ramadança", de Ricardo Guilherme (Teatro Dragão do Mar)
18h Mestre Zé Pio (Espaço Rogaciano Leite Filho)             
19h "Graça", de Graça Martins (Teatro Dragão do Mar)
19h Capoeira Água de Beber  (Espaço Rogaciano Leite Filho)
19h Oscar Arruda (Praça Almirante Saldanha)
20h Hip hop e rap - Show de Dança Poppin & Lockin com o grupo Ritmo Soulto e show de Erivan Produtos do Morro (Arena Dragão do Mar)         
20h Musical "O Menino", do Coral da UFC (Teatro Dragão do Mar)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – A banda Banana Scrait estreia o show "Jangada Electra" (Anfiteatro)
21h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Espetáculo teatral “Ros & Guil estão mortos”, última obra que compõe a trilogia Hamlet, do Coletivo Soul (Estúdio Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes)
21h Os Transacionais  (Praça Verde)
22h Mostra Especial do Porto Iracema das Artes – Show "Kassin & Alberto Quinteto" (Praça Almirante Saldanha)
22h Dona Onete (Praça Verde)
22h DJ Fran Viana (Tenda DJs)

+ Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco (programação com salas e horários em breve no blog do Cinema)
PRAIA DO FUTURO + debate com Karim Aïnouz e elenco.
O HOMEM DAS MULTIDÕES + Debate com Marcelo Gomes e Cao Guimarães
O LOBO ATRÁS DA PORTA + Debate com Fernando Coimbra
Mostra de Curtas Cearenses

Aos 15 anos, Dragão toma novo fôlego e comemora resultados

Inaugurado em 28 de abril de 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos maiores equipamentos culturais do Brasil e da América Latina. Diante da força cultural crescente que o Dragão representa no Estado, Dragão do Mar. 15 anos no centro da cultura é o slogan que se desenha para o momento. Desde outubro de 2012, quando o sociólogo e jornalista Paulo Linhares assumiu a presidência do Instituto Dragão do Mar, a organização tem ganhado novo fôlego com a inauguração do Cinema e da Escola Porto Iracema e com nova programação dentro dos museus, teatro e demais espaços do equipamento.
Logo em 2012, foram lançados os Editais Culturais 2013. A fim de promover a satisfação entre os grupos artísticos participantes e de melhorar a qualidade dos projetos apresentados, os investimentos no pagamento de cachês dos Editais Culturais 2013 foram quase que quadruplicados. Em relação à última edição, os valores passaram de R$ 145.000 para R$ 600.000,00, chegando a um montante global de R$ 1.300.000,00.
Os Editais Culturais 2013 selecionaram 99 projetos de artistas, grupos, companhias, bandas, autores e produtores cearenses, em sete linguagens: Música, Dança, Circo, Literatura, Teatro, Artes Visuais e Cinema. Serão 246 apresentações, de novembro de 2013 a outubro de 2014, compondo a já difundida Temporada de Arte Cearense. Alguns de seus espetáculos, como “Engenharia Erótica: Fábrica de Travestis”, do coletivo As Travestidas, tem apresentado sucesso de público, com todas as sessões lotadas no Teatro Dragão do Mar.
Grandes eventos de sucesso também foram apresentados de 2013 para cá como “Não é Qualquer Carnaval” (2013), Uma Noite em 68 (2013), Dragão do Mundo (2013), o Baile à Fantasia do Dragão (2014) e o Bloco Chão da Praça, com a banda Os Transacionais (2013 e 2014). Todos também com lotação total.  Outro destaque é o Fuxico no Dragão – com feira, música e comida – que, neste mês, voltou com tudo para as tardes de domingo do Dragão do Mar. O Fuxico aproveita o espaço de convivência criado com as duas modernas salas de cinema do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, fundado em setembro de 2013, e os dois cafés.
O Cinema tem atraído, em média, 1.300 pessoas por semana. Chega a sua 30ª semana de programação e já apresentou grandes mostras como o Cine Ceará, For Rainbow, Panorama Alemão e agora o Festival Varilux de Cinema Francês; além de grandes clássicos remasterizados como a Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Além da exibição de filmes fora do circuito comercial, o Cinema do Dragão também promove debates e palestras com grandes diretores, atores e especialistas na sétima arte.
 Além desses eventos, a reabertura do Planetário – um dos mais modernos do País – e grandes exposições nos museus tem também atraído cada vez cearenses e turistas aos espaços do CDMAC. Hoje, em cartaz, são cinco exposições: Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira e Crônicas do Devir (MAC); mostra bauhaus.filme (Multigaleria); Vaqueiros e Brasil um país um mundo (MCC). A Biblioteca de Artes Visuais Leonilson e exposições anteriores como Nicestrigas, Marighella e Ceará Sagrado também contribuíram positivamente para desenhar esse novo momento do Dragão do Mar.

Obras realizadas na gestão de Paulo Linhares
> Duas modernas salas de Cinema e o Teatro Dragão do Mar (entregues)
> Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação (entregues)
> Reforma de 15 anos do Dragão: pintura, atualização do projeto luminotécnico, recepção (em andamento)
> Integração com a Biblioteca Pública (em andamento)

Balanço de PÚBLICO*
Com novas atrações, o Dragão do Mar tem apresentado uma média mensal expressiva Confira:
2012
Outubro - 86.778
Novembro - 259.268
Dezembro - 99.878
2013
Janeiro - 86.596
Fevereiro - 60.928
Março - 64.946
Abril - 93.680
Maio - 60.754
Junho - 59.918
Julho - 142.188
Agosto - 66.832
Setembro - 52.482
Outubro - 87.092
Novembro - 93.278
Dezembro - 92.314
2014
Janeiro – 83.232
Fevereiro – 65.264
Março – 64.712

Meta em 2014: 1,2 milhão de pessoas no ano
*O período de apresentação dos dados corresponde à gestão de Paulo Linhares


Nota] Mudança no 34º Festival da Moda de Fortaleza




Marcos Pitombo



Lucas Malvacini



Nando Rodrigues




Para compor o quadro de artistas que subirão às passarelas do Maraponga Mart Moda, como tradicionalmente acontece em cada edição, o Festival traz o ator Nando Rodrigues, o Virgílio, da 2ª fase da novela global “Em Família”.  Além de Nando, o 34° Festival da Moda de Fortaleza contará também com as presenças já confirmadas dos atores Marcos Pitombo, o Ramiro, da novela Pecado Mortal; Lucas Malvacini, o Anjinho, da novela Amor à Vida; e Mel Maia, a Pérola, da novela Joia Rara, com entradas sempre nos dois desfiles agendados, de 8 horas e de 18 horas.

Com o tema "Essa Moda é Nossa", a 34ª edição do Festival da Moda de Fortaleza pretende valorizar a cultura e a moda local como diferencial na era da moda globalizada, reforçando assim a imagem da cidade como pólo de criação e desenvolvimento do vestuário. O FMF 2014 será realizado de 22 a 25 de abril, na arena de desfiles do Maraponga Mart Moda.

COMUNICADO] MUDANÇA DE DATA DO ESPETÁCULO "MADE IN CEARÁ" EM FORTALEZA




A D&E Entretenimento informa que o espetáculo “Made in Ceará”, que aconteceria no dia 3 de maio de 2014, no Siará Hall, será remarcado para uma data ainda a ser definida. A alteração aconteceu devido surgimento de um novo projeto do ator Edmilson Filho, que coincidiu com data do espetáculo em Fortaleza, conforme o comediante divulgou em suas redes sociais.


Comunicado do ator Edmilson Filho em sua página pessoal do facebook:
Negada presta atenção. Nestante recebi o comunicado aqui de uma coisa que eu estava atrás fazia um tempo e agora deu certo um programa de TV meu, em breve mais detalhes, vai ser TV fechada TV a cabo, infelizmente por um lado e felizmente pelo outro. O ESPETÁCULO MADE IN CEARÁ dia 3 de Maio foi CANCELADO! Porque começo a gravar já já e trabalhar em pauta para o programa,que vai ser uma comédia com minha cara, vai ser uma chibatada. E em breve eu digo a nova data da minha ida para o espetáculo em Fortaleza. Desculpa, mas eu não tenho como me virar em dois, já já eu digo quando vai ser. Obrigado pelo carinho e pela torcida de todos. Escolhas que a vida te faz tomar, faço com o coração partido, mas vai ser para melhor. Beijo

Link: https://www.facebook.com/edmilson.filho

Festa – CE] Skol apresenta Privilège Weekend, um novo formato de festa que traz a Fortaleza dois dias de agito com grandes nomes do forró, sertanejo, axé e da música eletrônica











Aviões do Forró, Jorge e Mateus, Israel Novaes, Tomate, Solteirões do Forró, Luís Marcelo e Gabriel, The Vibe e o DJ Olin Batista são as atrações que sobem ao palco da Arena 7tons, nos dias 19 e 20 de abril, na Praia do Cumbuco


Contagem regressiva para a Semana Santa mais animada do Brasil. A mistura de sons vai invadir a praia do Cumbuco entre os dias 19 e 20 de abril, durante o feriado da Semana Santa. A festa Privilège Weekend, que acontece pela primeira vez no litoral cearense, promete fechar a semana santa em grande estilo ao som das bandas Aviões do Forró, Jorge & Mateus, Tomate, Israel Novaes, Solteirões do Forró, Luis Marcelo & Gabriel, The Vibe e o DJ Olin Batista.

O sábado, dia 19, conta com o agito dos forrozeiros Solange Almeida e Xand Avião, vocalistas da banda Aviões do Forró, o sertanejo da dupla Luís Marcelo e Gabriel, o axé de Tomate e para completar o time de grande atrações, a pegada eletrônica do DJ Olin Batista.  No domingo, dia 20, a terra do forró recebe os sertanejos Jorge & Mateus, Israel Novaes, além das bandas Solteirões do Forró e The Vibe.

Uma grande estrutura será montada na paradisíaca Praia do Cumbuco, localizada no litoral oeste do Estado, chamada Arena 7 Tons. Para garantir um total conforto ao público será preparado um espaço diferenciado com palco, camarotes, bares, sistema de som e iluminação de alta qualidade. Além das novidades propostas por cada atração para consagrar a festa que promete entrar para o calendário de eventos da cidade.

O Privilège Weekend é mais uma realização da 7tons Eventos, tendo como patrocinadores Skol (master) e Teache’s Clan e apoio da Nova Luz, Elemídia, Fusion Energy Drink e Shopping Parangaba.

Sobre as atrações

Aviões do Forró - A irreverência e carisma dos vocalistas Solange Almeida e Xand Avião somados ao entrosamento musical dos integrantes impulsionou e consolidou o nome Aviões do Forró em todo o Brasil. Além de apresentar-se nas maiores casas de shows, a banda tornou-se presença obrigatória em diversas micaretas, sendo ainda a única banda de forró a conduzir um bloco elétrico no tradicional Carnaval de Salvador. A qualidade do trabalho possibilitou alguns convites para apresentações em diversos programas na televisão como TV Xuxa, Show da Virada, Domingão do Faustão, Programa Esquenta, Domingo Legal, Hoje em Dia, Vídeo Show, Altas Horas e Big Brother Brasil, entre outros. Porém nosso país tornou-se pequeno para conter o fenômeno liderado por Sol e Xand, tanto talento ultrapassou fronteiras, chegando o momento de voar, mais alto e mais longe. Os Estados Unidos e Europa foram os primeiros a receber este ritmo contagiante.

Jorge & Mateus - Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, “Querendo Te Amar”, “Amo Noite E Dia”, entre outras, os goianos Jorge & Mateus, da cidade de Itumbiara, interior de Goiás, ganharam projeção nacional e, hoje, são considerados uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Com dois CDs e DVDs gravados e uma bem sucedida turnê pelos Estados Unidos, a dupla decidiu abraçar, em 2010, mais desafios internacionais. Jorge & Mateus fizeram seus primeiros shows na Europa (Londres, Amsterdam, Bruxelas e Lisboa), onde foram aclamados pelo público, além de voltarem com duas mini-temporadas para os Estados Unidos. E, também neste mesmo ano, lançaram o CD e DVD “Ao Vivo e Sem Cortes” e o CD “Aí Já Era”.

Israel Novaes - Breves no Pará, uma simpática cidade de 95 mil habitantes apresenta para o Brasil o seu mais ilustre filho: IsraelEve Sales de Novaes, ou simplesmente Israel Novaes – O cara do Arrocha. Israel é o primeiro artista no Grupo Áudio Mix que não canta apenas o sertanejo, mas que faz um mix de ritmos que segundo ele gosta de misturar todos os estilos e de encontrar a verdade musical. O paraense apresentou-se oficialmente para o público pela primeira vez em 2011 no Caldas Country, importante festival sertanejo brasileiro. Mas a história da paixão pela música começou em Goiânia, enquanto estudava Direito e passou a cantar nas baladas da cidade e entre os amigos da faculdade. Foi assim que surgiu a letra de “Vem ni mim Dodge Ram”, que viraria seu primeiro hit.

Tomate - Cantor, compositor, músico e produtor com 14 anos de carreira, Tomate é artista em ascensão no Brasil, dono de sucessos marcantes, energia inenarrável e personalidade irreverente. É bem visto por críticos do meio musical e bem relacionado com cantores dos mais diversos ritmos. Tom, que se despediu do comando do grupo Rapazzola em 2008 para dar início a sua carreira solo, vem conquistando cada vez mais admiradores com sua alegria, versatilidade e projetos independentes, como o "Lado T" e "Gueri". Atualmente, Tomate é considerado um dos melhores puxadores de trio, conhecido por seu ritmo frenético, que não deixa ninguém parado, faz questão de se conectar com os fãs para tocar o que a galera quer ouvir.

Solteirões do Forró - Considerada uma das bandas mais respeitadas do forró nordestino, a Solteirões do Forró foi criada com o objetivo de atingir o público forrozeiro nato, aquele que gosta de forró que denominamos ‘forró pesado’. A banda é liderada pelos vocalistas Zé Cantor e Taty Girl, que acumulam grande experiência em outras bandas. Zé Cantor é vocalista tradicional e foi sanfoneiro na década de 80, na banda do cantor João Bandeira. Taty tem uma voz marcante e acumulando uma legião de fãs em todo o nordeste.

Luís Marcelo & Gabriel - Há três anos surgia no Ceará uma nova promessa, dupla sertaneja que demonstrava carisma e experiência desde o início. Logo se tornou referência do estilo musical no nordeste, lotando as casas de shows em Fortaleza e arrastando multidões pelo interior do estado. A história dos dois juntos se pode dizer que é uma história de vida mesmo. Irmãos, Luís Marcelo com 29 anos e Gabriel com 19, nasceram com o dom musical. A vida artística se deu início há 10 anos quando Luís Marcelo era cantor solo e fazia seus shows pelas noites cearenses. Um dos precursores do sertanejo no estado, o irmão mais velho foi convidado para participar do cruzeiro “Navegando com Bruno & Marrone”, o sucesso foi tanto, que o convite se estendeu para o ano seguinte. Além de intérpretes, Luís Marcelo e Gabriel também são compositores e outro sonho profissional realizado dos irmãos foi ter uma de suas obras, a música “Flores”, gravada pela dupla “Bruno & Marrone”, a canção entrou para o álbum “Juras de Amor”.

The Vibe - Formada deste janeiro de 2013, a banda The Vibe  é um grupo diferenciado que une os elementos da música eletrônica à nossa boa e velha música popular brasileira, ultilizando os elementos do samba. Uma banda que toca de Calvin Harris à Lulu Santos. Os integrantes pertecem a diferentes ninchos do mercado: Marcinho (samba), Felipe (reggae music), DJ Bruno (música eletrônica) e Marcos Faber - MJ (axé music). É com esse mix de energia que a The Vibe monta seu repertório, com um pouco da bagagem de cada integrante. No final de semana a banda vai ser uma das atrações do show Thiaguinho Privilegè, festa que acontece neste sábado(25), na Musique, às 22h.

Olin Batista - Com apenas 16 anos, o carioca Olin Batista vem se destacando na cena da música eletrônica do Brasil e já é apontado como uma das principais promessas da nova geração. Autoditada, Olin aprendeu a tocar sozinho. Apaixonado pelas batidas do gênero, aperfeiçoou a habilidade que, junto ao excelente repertório e o talento inegável, elaborou sets que chamaram a atenção de donos de clubes e do público. Mesmo com a pouca idade, o DJ já se apresentou em eventos e clubes respeitáveis, como Green Valley, Sirena, Privilege Club, Kiss & Fly, Pink Fleet, Prime Club, Pink Elephant, La Passion, Zax, Confraria, Café De La Musique, entre outros. Tendo como referências os grandes nomes da cena Armin Van Buuren e Dash Berlin, Olin apresenta sets com muita versatilidade e personalidade, cheios de grooves e melodias, que agradam as pistas mais exigentes do país.

Serviço Privilège Weekend
Data: 19 e 20 de abril de 2014
Atrações 19/04: Aviões do Forró, Tomate, Luis Marcelo & Gabriel;
Atrações 20/04: Jorge & Mateus, Israel Novaes, Solteirões do Forró, The Vibe
Horário: 16h
Local: Arena 7 Tons – Cumbuco - CE (Avenida principal)

Vendas de Ingressos:
• Lojas Boldness – (North Shopping, North Shopping Jóquei, Shopping Aldeota)
• Lojas Skyler – (Iguatemi, Via Sul, Shopping Parangaba, Benfica, Shopping Vitrine Mall)
• Couro Fino – (Iguatemi, North Shopping e Via Sul)
• Kokid – (Benfica, Maracanaú, North Shopping e Via Sul)
• Site – www.ingressando.com

Preços:

ARENA SÁBADO: (2º LOTE)
R$ 47,00 MEIA
R$ 92,00 INTEIRA

ARENA DOMINGO: (3º LOTE)
R$ 52,00 MEIA
R$ 102,00 INTEIRA

PASSAPORT ARENA: (2º LOTE)
R$ 84,00 MEIA
R$ 164,00 INTEIRA

FRONTSTAGE SÁBADO: (1º LOTE)
R$ 82,00 MEIA
R$ 162,00 INTEIRA

FRONTSTAGE DOMINGO: (2º LOTE)
R$ 92,00 MEIA
R$ 182,00 INTEIRA

PASSAPORTE FRONTSTAGE: (1º LOTE)
R$ 144,00 MEIA
R$ 284,00 INTEIRA

CAMAROTE SÁBADO: (1º LOTE)
R$ 102,00 MEIA
R$ 202,00 INTEIRA

CAMAROTE DOMINGO: (2º LOTE)
R$ 122,00 MEIA
R$ 242,00 INTEIRA

PASSAPORTE CAMAROTE: (1º LOTE)
R$ 174,00 MEIA
R$ 344,00 INTEIRA

CAMAROTE PRIVILÈGE SÁBADO: (2º LOTE)
R$ 222,00 VALOR ÚNICO

CAMAROTE PRIVILÈGE DOMINGO: (3º LOTE)
R$ 242,00 VALOR ÚNICO

PASSAPORTE CAMAROTE PRIVILÈGE: (2º LOTE)
R$ 384,00 VALOR ÚNICO

FMF 2014] FMF 2014 será realizado de 22 a 25 de abril com o tema "Essa Moda é Nossa"




Em tempos de globalização em todos os segmentos da economia e no ano em que o Brasil terá uma ampla exposição internacional com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol, o Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2014) traz às passarelas em sua 34a edição o melhor da nossa história e das raízes da cultura brasileira. O objetivo é convidar as revendedoras de diversos Estados brasileiros, em especial os das regiões Norte e Nordeste, a levar às suas clientes o que a moda cearense tem de melhor e reforçar a imagem de Fortaleza como polo de criação e desenvolvimento do vestuário. O FMF 2014 será realizado de 22 a 25 de abril, na arena de desfiles do Maraponga Mart Moda, shopping atacadista promotor da iniciativa, em parceria a agência Focus, que responde pela produção e planejamento do evento. Aproveitando o calendário de compras do setor, o FMF irá apresentar as tendências da moda inverno e aquecer as vendas de lojistas e revendedoras de moda.


Horários dos Desfiles
Os desfiles serão realizado de terça (22) a quinta-feira (24), em dois horários, às 8 horas, juntamente com um café da manhã para as revendedoras presentes, e às 18 horas, acompanhado de um coquetel. As 300 marcas presentes no Maraponga Mart Moda vão subir à passarela da arena de desfiles do Lounge Lino Villaventura. Cada uma delas apresentará três looks da coleção de inverno. A novidade da 34ª edição será a divisão dos stylings por cada segmento: moda feminina, moda masculina, moda plus size, moda infantil, moda íntima, moda praia, moda fitness, acessórios, bolsas e calçados.

Artistas Confirmados
Como já tem sido tradição durante as edições do Festival da Moda de Fortaleza (FMF), celebridades de renome nacional – entre modelos, atores, atrizes e personalidades da mídia – subirão à passarela, trazendo brilho ao evento. Já estão confirmados como atrações para o FMF os atores Lucas Malvacini (dia 22), Marcos Pitombo (dia 23), Nando Rodrigues e Mel Maia (dia 24). Os artistas terão entradas sempre nos dois desfiles agendados, de 8 horas e de 18 horas.

Lucas Malvacini, o Anjinho, da novela Amor à Vida, é natural de Minas Gerais, o ator começou a se destacar ainda na adolescência por sua beleza e se tornando modelo. Em 2011, Lucas ganhou o Mister Brasil, sendo eleito o homem mais bonito do país.
Marcos Pitombo, o Ramiro, da novela Pecado Mortal, é natural do Rio de Janeiro, começou sua carreira na Rede Globo, na Malhação em 2006. Marcos tem em seu currículo novelas como Os Mutantes, Promessas de Amor e Vidas em Jogos, ambas da Rede Record.
Nando Rodrigues, o Virgílio, da 2ª fase da novela global Em Família, é natural de Mato Grosso do Sul, mudou-se para o Rio de Janeiro com 17 anos e a trama de Manoel Carlos foi o seu primeiro papel na Rede Globo.
Mel Maia, a Pérola, de Joia Rara, é natural do Rio de Janeiro, a atriz mirim deu seus primeiros passos fazendo aulas de teatro. Sua estreia na TV ocorreu em 2011, no especial de fim de ano da Rede Globo, O Relógio da Aventura. Entretanto, seu reconhecimento só viria acontecer no ano seguinte, protagonizando Rita, quando criança, na novela Avenida Brasil.


Aumento nas Vendas e Novas Lojas
Durante os dias de desfiles de marcas regionais e atividades da programação do evento, a organização estima que cerca de 12 a 15 mil compradores de vários estados circulem pelos corredores do Maraponga Mart Moda, entre compradoras, revendedoras e corretores de moda. “Nossa expectativa é que o evento ajude a elevar as vendas dos lojistas em 10% a 12% em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a uma movimentação de 2 milhões a 2,2 milhões de peças comercializadas”, prevê Saulo Varella, diretor administrativo-financeiro do Maraponga Mart Moda, que conta atualmente com mais de 250 marcas.

Varella destaca ainda a chegada, durante o período do evento, de quatro novas marcas para o mix de lojas do Maraponga Mart Moda, sendo duas grifes de Fortaleza, uma marca de São Paulo (SP) e outra do município de Serafina Corrêa, interior do Rio Grande do Sul. As grifes cearenses de moda masculina Uzzo e Boldness abriram suas lojas no shopping no início de abril e já começam a atuar durante um evento de grande porte, como o FMF. Já a Trimix (SP), marca de moda casual de São Paulo, e a Lavin, grife gaúcha com mix de moda praia, moda íntima e fitness, utilizarão as suas lojas do shopping como um centro de distribuição de produtos para os estados da região Norte e Nordeste. “Essas marcas de outros Estados vislumbraram a oportunidade de vir para um novo mercado e em um shopping atacadista consolidado que consegue atingir os públicos consumidores de vários estados”, destaca Varella.

Com o objetivo de investir e contribuir para o cenário de moda nacional, o Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2014) conta com a parceria da FIEC, Senac, Senai, Sebrae/Ceará, Bradesco, Governo do Estado do Ceará, União das Indústrias de Artigos de Moda do Ceará (Unimoda) e, Sindicato dos Corretores de Moda do Ceará (Sincom).

• Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2014)
De 22 a 25 de abril de 2014
Maraponga Mart Moda – Fortaleza (CE)
Desfiles: 22, 23 e 24 de abril (sempre às 8 horas e 18 horas)
Artistas Confirmados:
- Lucas Malvacini, dia 22 (o Anjinho, da novela Amor à Vida).
- Marcos Pitombo, dia 23 (o Ramiro, da novela Pecado Mortal).
- Nando Rodrigues, dia 24 (o Virgílio, da 2ª fase da novela Em Família).
- Mel Maia, dia 24 (a Pérola, de Joia Rara).