Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Feira – CE] Vem aí O POVO Noivas 2014


Todos os preparativos e detalhes para o grande dia estão na Feira e na Revista

Desfiles, oficinas, sorteios, apresentações musicais, homenagens e exposição de produtos e serviços compõem a programação da Feira O POVO Noivas 2014. Confirmada para o dia 21 de maio, das 10h às 22h, no La Maison Coliseu.
 No total, são 13 desfiles, oito oficinas e mais de 80 estandes com opções variadas para inspirar e realizar no grande dia. Os expositores vão levar o que é tendência em vestidos, iluminação, interatividade, decoração, além dos demais segmentos envolvidos na festa. 
Para participar, basta preencher, gratuitamente, a ficha de inscrição disponível no site www.opovo.com.br/opovonoivas A VC Eventos assina a organização da feira.
Revista O POVO Noivas - Durante a feira, os participantes vão conferir a revista O POVO Noivas, com tendências e novidades do universo dos casamentos e um guia completo com os principais profissionais e serviços.
Entre os destaques, há entrevistas com o estilista Samuel Cirnansck e com os make up artists Fernando Torquatto e Suelen Johann, que reforçam as orientações para uma noiva perfeita.
Para inspirar ainda mais, há quatro editoriais de moda clicados por Ethi Arcanjo, Nicolas Gondim e Matheus Monteiro, além dos conteúdos exclusivos e assinados pelos colunistas Lêda Maria, Roberta Fontelles Philomeno, Francisco Campelo e Andrea Fialho. Para fechar o time, há a estreia de Natália Teixeira, que fez uma seleção das cerimônias que foram destaques no último ano e de como aplicativos e sites ajudam a planejar o grande dia.

 Desfiles – além dos esperados vestidos para noivas, os desfiles da O POVO Noivas vão trazer roupas de dormir, jóias, chapéu e adereços para cabeça, além de trajes para padrinhos e madrinhas.  As marcas e profissionais Solange Sahdo, Maison Leila Rocha, Maison Cris, Inchic, Vert et Rouge, Casa dos Relojoeiros, Jomara Cid Chapelaria, D’noite Roupas de Dormir, Dimodas Lingerie, Marriage e Fernanda Franco selecionaram as peças mais atuais e desejadas para expor no palco circular da O POVO Noivas.   Os estilistas Eliana Macedo, que dedica, há 81 anos, à costura e aos bordados dos vestidos mais desejados de Fortaleza, e Edmilson Matos (in memoriam) serão homenageados com desfiles especiais.
Já os cantores Giselle Café, Gustavo Serpa e Paulo José e o DJ Itaquê Figueiredo vão abrilhantar os desfiles, que serão intercalados por sorteios.
Ver programação completa, abaixo.
As equipes do Mulher Cheirosa, Selma Noivas e Naugusto & Sávia vão trazer as tendências em maquiagem e penteados, que  serão mostradas nas modelos do casting da Gláucia Tavares Models.
Oficinas – Os colunistas do O POVO Roberta Fontelles Philomeno, Andrea Fialho, Lêda Maria e Francisco Campelo, compõem o time que vai ministrar oficinas temáticas, que contarão, ainda com dicas de Luciana Carvalho, Nayara Fortaleza, Maurício Jaques, Natália Teixeira e Izabela Fiuza. Os assuntos vão desde gastronomia, sensualidade ao vestido ideal. A capacidade é para no máximo 30 pessoas por oficina, a serem realizadas no decorrer do dia. A sugestão é chegar cedo para garantir a vaga.
Ver programação completa, abaixo.
 Espaço gastronômico – uma das novidades deste ano é o espaço gourmet com delícias assinadas pelo buffet La Maison. O público poderá adquirir e saborear os quitutes entre uma visita e outra aos estandes.
Estande O POVO – decorado por Juliana Capelo, o estande do O POVO conta com a decoração de Juliana Capelo e estrutura de Frank Borges, além de um espaço interativo para inspirar as noivas.  O espaço conta, também, com apoio da InstaKioske e bem-casados MariMari Guloseimas.
Lounge Calypso 106.7 - com montagem de Frank Borges, o espaço da emissora vai refletir o slogan “seu mundo”.  Além de curtir a playlist da Calypso, as primeiras noivas que forem ao local serão presenteadas com um CD exclusivo.

Programação de desfiles*

10h - 10h30min - Eliana Macedo
17h30min - 17h45min - Maison Leila Rocha
17h45min - 18h - Casa dos Relojoeiros
18h - 18h15min - Jomara Cid Chapelaria
18h30min - 18h45 - D'Noite Roupas de Dormir

SORTEIO
19h - 19h15min - Dimodas  Lingerie
19h15min - 19h30min - Inchic
19h30min - 19h45min - Vert et Rouge
19h45min - 20h - Edmilson Matos

SORTEIO
20h30min - 20h45min - Solange Sahdo
20h45min - 21h - Marriage
21h - 21h15min - Fernanda Franco
21h15min - 21h30min - Maison Cris

SORTEIO
*programação sujeita a alterações

Programação de oficinas*
10h30min - 11h10min - Noivas conectadas: como casar  usando a internet, com Natália Teixeira
11h30min - 12h10min - Gastronomia, com Izabela Fiuza
12h30min - 13h10min - Beleza e Saúde na preparação do casamento, com Roberta Fontelles Philomeno
13h30min - 14h10min - Tendências da gastronomia, com Maurício Jacques
14h30min - 15h10min - Dicas de looks para o casamento, com Andrea Fialho
15h30min - 16h10min - A chama na vida a dois, com Nayara Fortaleza e Lêda Maria
16h30min - 17h10min - Como deixar seu casamento chic, com Francisco Campelo
17h30min - 18h10min - Como encontrar seu vestido ideal, com Luciana Carvalho

*programação sujeita a alterações e à lotação. Cada oficina tem capacidade para até 30 pessoas

 Profissionais por segmento:
Decoração: Rosalvo Pontes, Jacaúna Decorações, Juliana Capelo, Márcio Aldigheri, Socorro Trindade, Triarte
Música: Giselle Café, Gustavo Serpa, Itaquê Figueiredo, Paulo José, Jozy Queiroz
Salão de beleza: Selma Noivas, Naugusto & Sávia, Mulher Cheirosa
Vestidos para noivas e aluguel de roupas: Solange Sahdo, Marriage, Vert et Rouge,  Maison Cris, Maison Leila Rocha, Fernanda Franco, Inchic
Bolos: Oficina de açúcar
Doces: Festa Show Brigaderia, Célia Bezerra
Sonorização: Marsom
Bebidas: Chopp Brahma Express, Brasil Bebidas
Free Shop e churrascaria: Parque Recreio
Agência de viagem: Tatiana Frauches
Cerimonial: Cláudia Alexandra, Versatte
Lingerie: D’Noite
Dentista: Romina
Fotografia: Lumia Filmes
Construtora: Porto Freire
Joias:  Casa dos Relojoeiros, Burmann
Roupas de dormir: Dimodas
Buffet: La Maison
Mídia digital e Foto-lembrança: Instakioske
Chapelaria: Jomara Cid
Utensílios para casa: Casas Freitas,  Coisa de Casa
Barraca de praia: Barraca Gran Royal
Soluções audiovisuais: Z Soluções
Acessórios para eventos: Aviarte
Colchoaria: Sr. Sono
Gerador: Volt
Móveis: Cia dos Móveis
Perfumaria, Lembranças e Kits de banheiro: Débora Moreira
Palco, estrutura e iluminação: Frank Borges, Newligth, Economy Ligth
Equipamentos: CSI
  
SERVIÇO:
Feira O POVO Noivas 2014
Dia 21 de maio, das 10h às 22 horas
La Maison Coliseu (Av. Engenheiro Luís Vieira, 555, Dunas, Fortaleza-Ceará)
Inscrições prévias e gratuitas pelo site www.opovo.com.br/opovonoivas

Estacionamento gratuito 

Festa-Ce] Circus HOMmega Festival apresenta grandes nomes da música eletrônica mundial, em sua segunda edição, em Fortaleza



Skazi, Astrix, Felguk, Sub6, Freedom Fighters e Van Storck são algumas das atrações que vão comandar as pick-ups da Circus Hommega Festival.








O encanto do circo se mistura à batida da música eletrônica na Circus HOMmega Festival, no próximo dia 24, às 22 horas, no Porto D’Aldeia Eco Resort, Fortaleza – CE.

Será a segunda edição do evento na capital cearense, que já se consolidou como uma das maiores festas de música eletrônica do Brasil.

Para comandar as pick-ups da Circus HOMmega Festival grandes nomes do cenário eletrônico mundial se misturam ao mundo do circo.  Dj’s renomados como Skazi, Astrix, Felguk, SUB6, Freedom Fighters e Van Storck animam a pista, em um ambiente totalmente temático com palhaços, malabares, globo da morte, entre outras atrações.

A HOMmega Records é a maior gravadora de Psytrance do Mundo e dona de um respeitável casting de artistas como: Astrix, Deedrah, Eazy Riders, Freedom Fighters, Ido Ophir, Domestic, Infected Mushroom, Pixel, Skazi, Sub6, Tokujoros, Vertical Mode, Xerox, Juno Reactor, Eyal Yankovich, Trindade.

Após o sucesso nas edições de São Paulo - em parceria com a gigante TRIBE - e em Belo Horizonte, Fortaleza foi escolhida para celebrar mais um ano de vida desta grande gravadora.

A Circus HOMmega Festival é mais uma realização da D&E Entretenimento.



 Sobre as atrações:

SKAZI (HOMmega rec – Israel) -  Skazi é um dos principais artistas da gravadora Israelense HOMmega records e, também, já se apresentou nas principais festas e festivais de música eletrônica do mundo, após uma grande apresentação na Playground Fortaleza, Skazi vem fazer um grande show na CIRCUS HOMMEGA FESTIVAL.

ASTRIX (HOMmega) Israel - E é com grande alegria que anunciamos um dos maiores e mais queridos artistas de trance do Planeta. Astrix está confirmado para fazer seu live explosivo. Certamente será um momento épico no Festival.

FELGUK - Felguk é um duo de DJs e produtores musicais formado por Felipe Lozinsky e Gustavo Rozenthal. Com uma apresentação enérgica, o palco é onde eles conseguem passar toda a pressão de suas tracks com um verdadeiro show que contagia multidões. Já se apresentaram nos principais festivais de música eletrônica do mundo, como Tomorrowland, Rock In Rio, Lollapalooza, Universo Paralello, Playground, Tribe, Cachoeira Alta Festival entre muitos outros.

SUB6 (HOMmega) Israel  - Os irmãos Golan e Ohad Aharony são os ícones e têm um papel de liderança na divulgação psytrance para as massas ao redor do mundo. Remixando faixas de grandes artistas como Tim Healy e Astrix, enquanto suas músicas estão sendo remixadas por nomes como GMS, Shanti, Wrecked Machines, Ticon.
Atualmente estão focados no lançamento de um novo álbum.

FREEDOM FIGHTERS (HOMmega rec  – Israel) - Freedom Fighters é um novo estilo de psy trance progressivo misturados com elementos techno, ele tem diversas músicas em parceria com Domestic, Pixel, Born Sleepy e Captain Hook.

VAN STORCK - Van Storck prova que beleza e competência podem andar juntas. A paulistana de 32 anos acumula, em seis anos de carreira, passagem por todos os estados brasileiros, tocando nos eventos mais badalados do país. Van Storck esteve, em turnês internacionais, na Argentina, Paraguai, Uruguai, México, EUA e Portugal. Apresentou-se, como headliner, ao lado de artistas estrelados como: Paul Oakenfold (back to bak), Sultan, Paul Harris, Tim Healey, Fragma, Sandra Collins, Miss Nine, Nervo, Chuckie, Chris Lake, Dimitre Vegas & Like Mike. Desde o primeiro ano de carreira, representada por uma das maiores agências da América Latina, “Plus Talent”, a DJ constrói carreira sólida e internacional.


SERVIÇO CIRCUS HOMMEGA FESTIVAL

Data: 24 de maio de 2014, às 22h
Local: Porto D’ Aldeia Eco Resort
Censura: Pista 16 anos e Camarote 18 anos

Vendas de Ingressos:
Lojas Maresia (Shopping Benfica, Shopping Iguatemi, Shopping Parangaba, Shopping Via Sul)

Ingressos:  
Camarote Vodka Absolut: (1° lote) R$ 102,00
Pista (1° lote): R$ 42,00 (MEIA) | R$ 82,00 (INTEIRA)


Informações: (85) 3230-1917

Show-CE] Joseph, sucesso no You Tube com mais de 1,3 milhão de acessos com o hit "Pop 100", se apresenta pela primeira vez em Fortaleza, nesta sexta-feira (16), na Republik





O sucesso do Maranhão vai invadir a capital cearense.  O cantor e compositor maranhense, Joseph, mais conhecido como “O Cara da Pop 100” - hit que o fez alcançar quase 1,3 milhão de acessos no You Tube -, se apresenta pela primeira vez em Fortaleza, nesta sexta-feira (16), na Republik Lounge Bar & Discotheque.
Este maranhense de apenas 19 anos veio conquistar espaço no mercado sertanejo e cativar o público cearense com as suas canções.

Trabalhando no seu segundo CD, o cantor mostra que não é artista de uma música só. O novo álbum terá 12 faixas autorais e está previsto para ser lançado no início de junho.

Para completar a festa a banda Xé Pop, vai fazer todo mundo dançar até amanhecer.



Joseph consolida carreira e lança seu segundo CD

Com apenas 19 anos de idade e natural de Caxias, interior do Maranhão, o cantor e compositor Joseph é jovem, autêntico, dono de uma voz singular e de um talento que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário sertanejo.

História - Vindo de família humilde, filho de mãe maranhense e de pai cearense, o jovem cantor só conheceu o pai biológico quando tinha 12 anos de idade. “Ele apareceu no dia de finados. Minha mãe perguntou pra ele se ele tinha morrido e resolvido buscar ela.”, disse ele, sempre bem humorado. Foi também aos 12 anos que Joseph descobriu a paixão pela música. Fã de Zezé di Camargo e Luciano, decidiu procurar um centro cultural na cidade que ensinava música gratuitamente. Entrou para o grupo de canto do Centro da Juventude de Caxias e, logo, sua voz e aptidão para cantar se destacaram entre os outros participantes. Não demorou muito para surgir o primeiro convite: cantar na igreja.

Mas, Joseph queria mais. Além de cantar e compor pediu para que seu avô de criação, Gregório, comprasse um violão para ele aprender a tocar. “Meu avô disse que ia comprar o violão, mas que era só pra gastar dinheiro porque eu não ia conseguir aprender”, disse ele. Seu avô estava errado. Com ajuda do pai - de criação - começou a tocar as primeiras notas. Mas, foi sozinho que Joseph aprendeu a dominar o instrumento. Na igreja, em vez de só cantar, passou a tocar também. Aos 13 anos, começou a trabalhar como cantor profissional no grupo de “arrocha” chamado “Jovens Românticos”. Depois, vieram as duplas “Jonathan e Joseph”, Joseph e Diogo" e “Joseph e Rafael” e, em seguida, a carreira solo.

Recentemente morando em Fortaleza, Joseph inicia sua caminhada musical no estado do Ceará lançando seu segundo CD, chamado “Realidade”, previsto para sair no início de março. Além de intitular o disco, “Realidade” é uma das canções românticas compostas por Joseph e faz parte do repertório do álbum. Assim como no primeiro CD, "Realidade" mescla músicas autorais com sucessos do momento.

“POP 100” – Tudo começou com uma brincadeira. Joseph comprou uma moto Pop e, com ela, ia para todos os lugares, inclusive fazer seus shows em Caxias e localidades vizinhas. Para entrar na “onda” das canções que têm como tema carros do tipo Camaro Amarelo e Dodge Ram, o cantor fez uma música em “homenagem” ao seu meio de transporte, a Pop 100.

Com um ritmo dançante e uma letra descontraída, “Pop 100” não podia faltar no repertório dos shows. Não demorou muito para que os amigos pedissem para Joseph gravar um vídeo e postar na internet. Sem muitas pretensões e longe ser uma super produção, Joseph decidiu pedir uma câmera digital (não profissional) emprestada de um amigo e combinou com um primo para gravarem o vídeo no dia seguinte. “Foi uma brincadeira que eu e meu primo fizemos. Coisa de amador. Nunca imaginamos que teria toda essa repercussão.”, afirma.
  

Serviços:

Local: Republik (Avenida Antônio Sales, 2760, Aldeota)

Data: 16 de maio

Hora: 22 horas

Vendas: No local
  
Informações: (85) 9712.6195




LINK: https://www.youtube.com/watch?v=QRVUc1zfPcI

Show-CE] Ana Carolina esteve em Fortaleza com a turnê #AC, no último dia (9), na casa de show Musique


Depois de uma temporada sem fazer shows em Fortaleza, a diva da MPB, Ana Carolina, voltou à capital cearense para apresentar seu novo trabalho #AC O SHOW.

Dona de uma voz marcante e intérprete da canção “Eu Sei Que Vou Te Amar”, música de abertura da novela “Em Família”, da Rede Globo, Ana Carolina, está de volta aos palcos em 2014 com #AC, seu novo show, baseado em seu mais recente álbum de inéditas. A concepção do espetáculo é da própria cantora, com direção de Monique Gardenberg, que volta a trabalhar com Ana depois de tê-la dirigido no show “Dois Quartos” e nos DVDs “Estampado” e “9 + 1”.

A sonoridade também ganhou nova roupagem, com diversas interferências de beats, samplers, scratchs e vinhetas, além de instrumentos tecnológicos. O set list mistura canções de #AC com versões novas de antigos sucessos de todas as fases dos 15 anos de carreira de Ana. Além disso, o novo show conta com três novidades: “Fire”, de Bruce Springsteen; uma versão bem humorada para “Periguete”, de MC Papo, como mashup com “Você não vale nada”, hit de Calcinha Preta, composto por Dorgival Dantas; e uma nova versão de “Coração Selvagem” de Belchior.

A turnê #AC já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Manaus, Belém, Pará e Imperatriz, no Maranhão. No dia 9 de maio a cantora realizou um grande show em Fortaleza e dia 10 em Juazeiro do Norte, Ceará.  Além de apresentações no Brasil, Ana também marcará presença em Angola e Portugal, entre 29 de março e 05 de abril.

Veja algumas fotos do evento. Cobertura do Portal Interative:






























Visita - CE] EXECUTIVA DE ESCOLA NEOZELANDESA VISITA A SEDE DA EXPERIMENTO FORTALEZA


Wellington Oliveira, Del Miller e Arthur Studart



A diretora executiva internacional da Bethlehem College, Del Miller, visitou a sede da Experimento Intercâmbio Cultural de Fortaleza. O objetivo da visita foi estreitar relações com o mercado de intercâmbio do Ceará e reencontrar alguns estudantes que passaram pela sua escola na Nova Zelândia. Na ocasião, a Executiva se reuniu com o diretor expert da Experimento, Wellington Oliveira, e teve a oportunidade rever seu ex-aluno, Arthur Studart, que hoje ocupa um cargo de trainee na Experimento.


De acordo com o diretor da Experimento, Wellington Oliveira, a Nova Zelândia é um destino promissor para o mercado intercambista. “O país tem a melhor qualidade de vida do mundo. Existe segurança, belezas naturais e estabalidade econômica. A população é apaixonada por esportes e trata a saúde física com muita seriedade. As escolas são de altíssimo nível. Morar na Nova Zelândia é como viver um sonho. A visita da Del Miller mostra o interesse deles pelo nosso mercado”, atesta.

Dragão do Mar – CE] Programação cultural da semana - 13 a 18 de abril

 











LITERATURA

RECITAL DE CORDEL OU POESIA [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo "Leitura no Varal: Uma Interação Lúdica"
Programa da Temporada de Arte Cearense, o Recital de Cordel ou Poesia traz, neste mês, o evento "Leitura no Varal: Uma Interação Lúdica", uma dinâmica contemplativa e recitativa de Merylandia Fontinele, Rebeka Lúcio e Ana Nádia Timbó. Professoras formadas em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), as três criaram um instigante varal de poesias infantis que, sob a perspectiva lúdica,  trazem momentos de sensações e percepções sobre o universo literário infanto-juvenil, desenvolvendo na criança o gosto pela leitura e a criatividade, despertando a fantasia e imaginação.

Durante a dinâmica, será exposto um varal de poesias infantis, que serão declamadas. Depois, os pequenos e demais participantes serão convidados a reescrevê-las com outras palavras ou signos que não seja a escrita, como desenhar, por exemplo. A interpretação de cada um será debatida logo após a reescrita. Além do recital, o projeto Feira Cordel com a Corda Toda será realizada, trazendo recitais de cordéis e uma feira cheinha de novidades dessa literatura.
Dia 13, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.



MUSEUS


SEMANA DOS MUSEUS
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano, a sua 12ª edição ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.

Confira a programação dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

> Dia 14 (quarta-feira): PALESTRA “Coleção MAC-CE”
O curador Bitu Cassundé fala sobre o processo de formação do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, evidenciado as aquisições recentes e alguns eixos da coleção.
Horário: 19h às 20h30.
Local: Auditório da escola Porto Iracema das Artes.

> Dia 15 (quinta-feira): PALESTRA “Comidas”.
A diretora de museus e coordenadora do projeto “Comidas – CE” Valéria Laena, juntamente com sua equipe, trará riquíssimas reflexões acerca das conexões dos objetos e práticas culturais com o museu, com enfoque particular neste projeto.
Horário: 16h às 17h30.
Local: Miniauditório do Museu da Cultura Cearense.

> Dia 16 (sexta-feira): MESA REDONDA “Museus: as coleções criam conexões?”
A mesa debaterá acerca da dinâmica percorrida por bens culturais e suas releituras até sua inserção no espaço museológico. Comporão a mesa representantes de três instituições museológicas de Fortaleza: Valéria Laena, diretora de museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Frederico de Andrade Pontes, diretor da Casa de José de Alencar; e Carla Vieira, diretora do Museu do Ceará.
Horário: 17h às 18h30.
Local: Miniauditório do Museu da Cultura Cearense.

> Dia 16 (sexta-feira): “UMA NOITE NO MUSEU”.
Nesta noite especial, o Museu da Cultura Cearense ficará de portas abertas até meia-noite apresentando o museu como um entre-lugar de encontro entre diversas linguagens e artistas que habitam a rua e dão movimento à cidade, um lugar de encontro, vivo, dinâmico, multifacetado. Com programação cultural que envolve colecionadores populares e artistas que encontram na rua e na interação com as pessoas o seu lugar de expressão (musica, teatro, performance, fotografia popular, etc.)
Horário: 19hs às 0h
Local: Piso inferior do Museu da Cultura Cearense.

> Dia 17 (sábado): OFICINA LÚDICA
A partir da obra “Keté, o sujinho”, do artista cearense Antônio Bandeira, as crianças poderão discutir, de maneira lúdica, a criação e a importância das coleções.
Horário: 16h às 17h.
Local: Varanda da biblioteca Leonilson.

> Dia 18 (domingo): AÇÃO EDUCATIVA “Oficina de Memórias”
O que você coleciona? A quais objetos particulares você é apegado? O educador Roberto Chaves, do Museu da Cultura Cearense, coleciona desde os 14 anos fotografias e objetos que contam a história da sua família. Hoje, com um acervo de mais de 1000 peças, ele descobriu que este material conta também a história das duas cidades nas quais sua família se forma. Quer descobrir também quais as suas conexões? Traga sua coleção e vamos juntos conectar nossas memórias!
Horário: 16h às 17h.
Local: Piso inferior do Museu da Cultura Cearense.

Exposição
“VAQUEIROS”
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Visitação de terça a sexta das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 21h.
Acesso gratuito.
Informações: (85) 3488-8621 E-mail: educativomcc@dragaodomar.org.br

  

DANÇA

QUINTA COM DANÇA EXPERIMENTAL [Temporada de Arte Cearense]
Dançar D'ouvir Dizer
Intérprete: João Paulo Barros
João Paulo Barros estreia na Quinta com Dança Experimental, neste mês, na Temporada de Arte Cearense.
Dias 8, 15, 22 e 29, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

QUINTA COM DANÇA [Temporada de Arte Cearense]
Fragmentos: Recordes de dança a dois
Cia. de Dança Poros - Direção: Aurélio Lobo e Neiliane Felipe
Diálogo entre dança, audiovisual, tradição e arte contemporânea. Potencializado por uma pesquisa corpórea transeunte entre as linguagens das danças de salão e demais danças em pares vivenciadas pelo coletivo, o espetáculo é regido por uma dramaturgia empenhada em desvendar semelhanças físicas e plásticas destas danças, assim encontra similaridades de seus universos culturalmente distintos e corporifica-se desde recortes de imagens, movimentos, cores e signos inerentes a estas danças.
Dias 8, 15, 22 e 29, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Os programas Quinta com Dança Experimental e Quinta com Dança acontecem sempre na mesma noite, em sequência.





MÚSICA

[Mostra Bom Jardim] SHOW Sossego, de Guita Araújo
Guita Araújo apresenta seu novo trabalho com músicas inéditas e também com as canções que fizeram parte da antiga banda Helena, de grande aceitação na cena de rock pop de Fortaleza. Interpretando também musicais de artistas que foram referência em suas composições, assim Guita Araújo participou de grandes eventos como: Pró cultura, Hey Ho Rock Bar, Rock Cordel/BNB, Astros SBT etc.
Dia 16, às 19h, no Auditório. Ingressos: R$ 5 (meia para todos).

[DRAGÃO POP MUSIC] Humberto Gessinger
O Dragão Pop Music traz mais um show para matar as saudades da turma cearense. Depois do Cidade Negra, agora é a vez de Humberto Gessinger, no dia 17 de maio. Gessinger é vocalista, baixista, pianista, guitarrista e foi líder da banda Engenheiros do Hawaii. Mais recentemente, ao lado do guitarrista Duca Leindecker, trabalhou no projeto Pouca Vogal. Para Fortaleza, Humberto traz clássicos e seus recentes trabalhos.
Dia 17, às 21h, na Praça Verde. Ingressos - Pista: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia). Frontstage: R$ 130 (inteira) e R$ 65 (meia). À venda na bilheteria do Dragão do Mar e no site https://www.bilheteriadigital.com/dragao-pop-music-show-humberto-gessinger-17-de-maio.

[Mostra Bom Jardim] CGC e Convidados
Direção: Allyson Bruno
Conexão Gangsta Caucaia – CGC, o grupo de rap cearense apresenta teatro, dança e músicas que abordam as mazelas sociais e problemas do cotidiano dos jovens da periferia. Com letras contundentes que despertam o senso crítico, será lançado neste dia o segundo algum do grupo intitulado “Peso das Palavras”. O show conta com a participação de grupos da cena local como Estilo Favela, Impacto Feminino, Núcleo da Sociedade, Holocausto Urbano, 1390 e muito mais.
Dia 17, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.



TEATRO

Morro como um País
Kiwi Companhia de Teatro
A montagem teatral Morro como um país - cenas sobre a violência de Estado utiliza, como algumas de suas referências, depoimentos de ex-presos políticos das ditaduras civil-militares na América Latina, documentos, músicas e vídeos provenientes da pesquisa histórica sobre este período. Utiliza-se ainda de trechos do texto literário do autor grego Dimitris Dimitriadis, Morro como um país, que dá nome ao projeto. O texto, em forma poética, trata da ditadura dos coroneis (1967-1974), um dos períodos mais violentos e repressivos da história grega. Morro como um país faz a investigação de diferentes formas de opressão e exploração, em diferentes épocas e lugares, dando sequência ao trabalho do grupo nos últimos 17 anos. Por este trabalho, a atriz Fernanda Azevedo recebeu o prêmio Shell de melhor atriz 2013.

A Kiwi Companhia de Teatro, grupo paulistano que, há 17 anos, procura elaborar um pensamento crítico sobre o teatro, contribuir para a compreensão de temas contemporâneos e intervir artística e politicamente na vida social do país, em geral associado a movimentos sociais e populares está estreando em Fortaleza o projeto Morro como um país - 50 anos do golpe, apoiado pelo edital Marcas da Memória da Comissão da Anistia do Governo Federal. Faz parte do projeto uma curta temporada da peça Morro como um país, debates, duas apresentações da intervenção cênica Três metros quadrados em escolas e comunidades e exibição do filme 1964, um golpe contra o Brasil, de Alípio Freire (para cada uma das cidades visitadas).

São parceiros do projeto diversas organizações e movimentos, como o Coletivo Merlino, a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, o Comitê e a Articulação Memória, Verdade e Justiça de São Paulo, a Comissão Estadual da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva", a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Grupo Tortura Nunca Mais SP e RJ, o Movimento Mães de Maio, Coletivo Aparecidos Políticos, o Cordão da Mentira e a Frente de Esculacho Popular, entre outros. Todas as atividades serão gratuitas.

Contatos: kiwiciadeteatro@gmail.com e (11) 97178-7843 (Fernanda Azevedo) / (11) 97618-1690 (Luiz Nunes) lunus41@hotmail.com / (11) 95605 5514 (Daniela Embón)

Dia 17, às 17h e 20h; dia 18, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito. Classificação: 14 anos.



CAFÉ CULTURAL DO DRAGÃO

Com o objetivo de apresentar e discutir ideias e abordagens que movimentam e inovam os campos artístico e cultural, o Café Cultural do Dragão é o nosso programa de debates, organizando-se em torno de nomes de destaque do campo intelectual brasileiro e internacional. Seu formato é o de uma apresentação de um tema seguido de debate com o público, sempre aos sábados, às 17h. O segundo Café Cultural deste mês, no dia 17, traz como convidada a socióloga Mariana Mont’Alverne com o tema A música de João do Vale e a indústria fonográfica brasileira.

Breve descrição do assunto: Os sentidos do trabalho de um artista não são definidos apenas pelos seus interesses estéticos. Há toda uma rede, um sistema que constroem a “imagem”, o “lugar”, a própria obra daquele artista. O músico João do Vale é um caso interessante de como a indústria fonográfica no Brasil influenciava a variação do significado de suas composições.

Nota biográfica: Mariana Mont’Alverne é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e especial interesse pelos temas: mundialização da cultura, indústrias culturais, padrões de consumo e consumo cultural.
Dia 17, às 17h, no Café do Cinema. Gratuito.
  

FEIRA

Fuxico no Dragão
Neste domingo, tem mais Fuxico no Dragão, com feira, comida e música sempre ao cair do sol. São 20 expositores de moda, design, produtos terapêuticos e alimentação, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Para criar a levada certa, tem ainda DJ e artistas da terrinha em tom intimista, embalando a feira.
A partir das 16h, na Arena Dragão do Mar.