Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Moda] Paloma Bernardi estreia Campanha Verão 2015 da Fill Sete



A Fill Sete traz como garota propaganda da Campanha Verão 2015 a atriz Paloma Bernardi. Quem está ao lado da atriz global, acompanhando todos os detalhes da produção, é a empresária Thaty Rabelo. O cenário paradisíaco escolhido para as fotos foi a bela cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Tendo como tema "Jeans Paradise", a coleção de verão foi pensada com o intuito de abordar a moda com a sutileza feminina e a atitude selvagem.

Moda] Fill Sete fotografa coleção Verão 2015 em Búzios com a global Paloma Bernardi


A paradisíaca cidade de Búzios é o cenário da nova campanha Fill Sete Verão 2015, que tem Paloma Bernardi como garota propaganda, esbanjando todo o luxo que a cidade atrai. A atriz global foi fotografada no último fim de semana para a grife e vestiu peças que demonstram a ousadia e personalidade que são marca registrada da Fill Sete.



Com o tema "Jeans Paradise… o limite do melhor”, a coleção transmite uma atitude selvagem, mas com a sutileza feminina. As peças, que trazem rendas, aplicações de pedrarias nas cores candy, pérolas, animal print realista e pedras preciosas, trabalham a urbanidade junto com o étnico. Assim, a feminilidade da mulher é revelada por uma "atitude jeans”. E como jeans cai bem em tudo, a Fill Sete não poderia deixar de incluir biquínis na coleção, que surpreende e encanta com estampas exclusivas e modelagem inovadora.


Fotografada à beira-mar e nos principais pontos de Búzios, Paloma Bernandi transmite, no ensaio, todo o sentimento da marca, que se destaca pela ousadia, criatividade, inovação e bom gosto. A grife representa não somente um estilo de vestir, mas a atitude de uma mulher autoconfiante, dona de si e de suas vontades.



MORE JEANS, PLEASE - A nova coleção segue também o conceito a campanha “More Jeans, Please”, movimento lançado pela marca como um “protesto”, uma brincadeira que atrai os apaixonados por jeans. A ideia é reforçar o amor pelo jeans de uma forma irreverente e bem-humorada, ressaltando a versatilidade da peça que é indispensável em qualquer guarda-roupa.





FILL SETE - Fundada em Fortaleza, em 1998, a marca nasceu com o objetivo de trazer o novo, buscando desenvolver peças que apresentem personalidade, criatividade e bom gosto. Atuando de forma estratégica no mercado de jeans do Brasil, a empresa é consolidada no varejo e reconhecida nacionalmente pela qualidade, diversidade de linhas, campanhas publicitárias e projetos de patrocínio.

Saúde] Nutricionista Daniel Coimbra estende atendimento nacional



A competência e credibilidade do nutricionista Daniel Coimbra levam o profissional ganhar mais reconhecimento em âmbito nacional. Já atendendo em diversas cidades do País, ela agora fará consultoria em São Paulo. O atendimento acontecerá neste fim de semana, a partir de sexta-feira (8). O trabalho acontecerá na Clínica Volpi, do nutrólogo Thiago Volpi, especialista em performance esportiva e emagrecimento.

Em relação a avaliações e pacientes atendidos, somam-se mais de 4500 pessoas. Já passaram pelo consultório de Daniel os lutadores Erick Silva e Minotouro. Em Fortaleza, ele acompanha João Luis (Andrezinho), Maurílio Touro, André Tererê e Alanzinho. Também já atendeu outras personalidades conhecidas nacionalmente como: Eva Andressa, Juju Salimeni, Carol Narizinho, Gabriella Lenzi, Mariana Sampaio, Gabriela Lopes, Raquel Apollonio, Xand (vocalista da Banda Aviões do Forró), bandas Xé Pop, Luis Marcelo da dupla Luis Marcelo e Gabriel.

Show – CE] Pinduca O Rei do Carimbó volta a Fortaleza a pedido do público e faz show no Kukukaya no sábado dia 9/8

 
O Rei do Carimbó promete um show pra animar todas as gerações!

Para quem estava com saudade, Pinduca volta a Fortaleza e faz show na casa de shows Kukukaya.
Seu talento, carisma e irreverência são inquestionáveis. Afinal, poucos artistas são capazes de compor músicas como “O pinto”, “Maria Batalhão” ou “De pau na mão” sem cair na vulgaridade. Aliás, foram essas músicas que falam sobre dubiedades de maneira ingênua que deram a Pinduca o título de “Rei do Carimbó”.
Homenagem merecida; Foi ele quem divulgou o carimbó no Brasil e contribui para que o gênero chegasse a outros lugares do mundo, formatando ritmos como a lambada e influenciando o surgimento de outros grupos, inclusive internacionais.
Pinduca gravou mais de 30 discos e fez shows em todo o Brasil. Prestes a completar 75 anos de vida, teve sua canção regravada pela vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai atraindo o interesse de uma nova geração de fãs.
O cantor diz que o show será voltado para todas as idades. A banda é composta ainda por 14 músicos que tocam bateria, guitarras e metais.


Serviço:
Pinduca no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 44 – Dionísio Torres). Dia 9/8 sábado. A partir das 22h -Antecipados R$ 25,00
Informações: (85) 3227.5661

www.kukukaya.com.br

DRAGÃO DA CRIAÇÃO] Exibição do filme HÉLIO OITICICA e debate com o diretor marcam nesta quinta (07) a programação de aniversário do Porto Iracema das Artes



Também nesta quinta, VANILTON LAKKA (MG) apresenta a performance "Dúbbio".
Na I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI, MARCO FUKUDA E ALEX VASCONCELOS apresentam "Jornada de Violão e Viola".

O premiado documentário "Hélio Oiticica" será exibido nesta quinta-feira (07), como parte da programação de aniversário do Porto Iracema das Artes. A exibição será seguida de debate com o roteirista e diretor César Oiticica Filho. A programação será a partir das 19 horas na Sala 2 do Cinema do Dragão - Fundação.

"Helio Oiticica" é o único filme brasileiro até o momento a ganhar o prêmio Caligari no Festival de Berlim, depois de ter passado por mais de 22 festivais internacionais e ter recebido também os prêmios FIPRESCI (também em Berlim 2013), melhor documentário no Festival do Rio em 2012 e o Prêmio Especial do Júri no FILAF (Festival de Filme e Livro de Arte) em Perpignam na França. É o primeiro longa-metragem de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e o curador do Projeto Helio Oiticica.

Sinopse: Oiticica e Bressane falam da ideia de fazer um filme de tapes históricos, ou como disse Haroldo de Campos, Heliotapes: fitas K7 em que Hélio dialoga e envia proposições a amigos pessoais como Wally Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros. O documentário junta tais tapes históricos a filmes do próprio Hélio e de outros que o filmaram com suas obras, criando esse delírio ambulatório no qual o próprio artista nos conta sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 60 e 70 e que nos permite, finalmente, sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo.

Cesar Oiticica Filho: Nascido no RJ em 1968, iniciou seus estudos sobre imagem em um curso técnico de fotografia em Manaus. Aos 16 anos já integrava o catálogo da 1ª Fotonorte, mostra nacional realizada pela FUNARTE, e em 2005, foi apontado pela revista Photo francesa como uma das revelações da nova geração de fotógrafos brasileiros. Em 2003, realizou o filme “Cosmocápsula” e a Exposição “Cosmococa Programa In Progress”. Foi responsável pela colocação de Hélio Oiticica no Tate Modern, em 2007, e curador da exposição “Penetráveis”, de Hélio Oiticica, em 2009. Em 2010, realizou o curta “Invenção da Cor”, onde Hélio Oiticica fala de seus projetos para espaços públicos, em particular da “Magic Square”, que hoje está no Centro de Arte INHOTIM em Minas Gerais. Trabalha atualmente com multimeios. Inventou uma nova técnica que transita entre a pintura e a fotografia e que foi apresentada em 2004 na exposição "A Dança da Luz", no Museu Nacional de Belas Artes. Há 15 anos é curador do Projeto Hélio Oiticica e junto com Fernando Cocchiarale da exposição “Hélio Oiticica, Museu é o Mundo”, que gerou um livro, do qual é Organizador. Finalizou em 2012 o documentário “Hélio Oiticica”.

PERFORMANCE de VANILTON LAKKA

Na programação de aniversário o Porto Iracema das Artes também recebe nesta quinta-feira o mineiro Vanilton Lakka. Ele apresenta a performance "Dúbbio", às 18 horas, no Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes.
Em “Dúbbio” há a proposta de se discutir a ambigüidade das relações humanas diante da solidão e da convivência com as marcas deixadas em nós. Uma questão é imposta: existe a possibilidade ficarmos sós? A questão tenta ser respondida a partir da utilização de um corpo repleto de informações diversas como Dança de Rua, Dança Clássica e Técnicas de Dança Contemporânea, além de todas as outras técnicas cotidianas que compõe um corpo, resultando em uma dança híbrida.

Vanilton Lakka: É Mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal de Uberlândia, com a pesquisa “Para Uma Cidade Habitar Um Corpo”, e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição com o estudo "O Processo de Transmissão da Breakdance". Sua formação é marcada pela vivência nos universos da Dança de Rua e da Dança Contemporânea. E em suas criações coreográficas destacam-se questões referentes ao uso de técnicas corporais, a formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano. Entre suas principais criações estão “Dúbbio” (2003), “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De…va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007). Com apresentações e oficinas realizadas na America Latina, Europa e Africa em países como Brasil, Argentina, Bolivia, Peru, Uruguai, Venezuela, Equador, México, Costa Rica, Cuba, Portugal, Espanha, França, Holanda, Suécia, Suiça, Alemanha e Cabo Verde. Lakka mantém carreira solo e desenvolve propostas com artistas colabores independentes. Em 2012 iniciou uma nova criação denominada "Mono-Blocos: Ocupação, Ação e Interação na Praça" com patrocínio da Petrobras e com estreia prevista para 2013

Porto Iracema das Artes - Braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar, a escola iniciou em agosto de 2013 um grande projeto: preparar o Ceará para uma nova economia da cultura. Com cursos gratuitos em diversas áreas artísticas, master classes, oficinas e programas de criação/produção, foram mais de 7 mil matrículas ofertadas no primeiro ano, superando todas as expectativas.

I MOSTRA DE ARTE PORTO IRACEMA - MOPI

Na I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI, Marco Fukuda e Alex Vasconcelos apresentam "Jornada de Violão e Viola", projeto selecionado no I Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Será às 20h no Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes

“Jornada de Violão e Viola” é uma pesquisa de sonoridades entre o violão de seis cordas e a viola caipira de dez cordas. O violão e a viola são instrumentos que transitam confortavelmente entre o erudito e o popular, o sertão e a cidade, a rua e a sala de concerto. O violão com seis cordas simples, que há muito tem embalado as serenatas; e a viola, com dez cordas de aço emparelhadas, é presença fundamental em procissões religiosas, cantorias, desafios de repentistas e emboladores. Viola e violão se encontram e conversam em um rico cenário musical. Historicamente, o violão é identificado com o aspecto urbano, enquanto a viola, restrita ao universo interiorano, portanto, caipira. Esse espetáculo busca dissolver essas fronteiras postas e ressaltar a complementaridade sonora entre o violão e a viola caipira.

O tutor do projeto é Guilherme Cruz  (MS), produtor musical e técnico de áudio formado pelo Musicians Institute, Hollywood, (California). Atualmente Guilherme mora em São Paulo onde trabalha no seu estúdio, o Aerolito, além de acompanhar como músico, o cantor e instrumentista sul-mato-grossense Almir Sater em seus shows por todo o Brasil.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA (07)

08h30 às 12h30 - III SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO
OFICINA: "Coralidades Performáticas: Arte Corporal e Espaços Urbanos"
Ministrante: Marcos Bulhões
LOCAL: CENA 15

14h às 17h - III SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO
MESA TEMÁTICA: "Do Corpo na Educação e suas Ligações em Arte"
Coordenação mesa: Emyle Daltro – UFC
Profa. Dra. Lucia Matos – UFBA
Prof. Dr. Narciso Teles – UFU
Prof. Dra. Adriana Gehres – UFPE
LOCAL: Auditório Dragão do Mar

17h - I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI
Um espaço, outros espaços: experimentos cenográficos (orientação Yuri Yamamoto)
LOCAL: Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes

18h - PERFORMANCE: "DÚBBIO" com VANILTON LAKKA (MG)
LOCAL: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes

18h30 - III SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO
EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: "LIMIARES", de Sandra Meyer 
LOCAL: Auditório do Porto Iracema das Artes

19h - EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO "HÉLIO OITICICA"
Debate com o roteirista e diretor Cesar Oiticica Filho
DOC | 95 MIN  | COR | AUDIO DOLBY | BRAZIL | 2012
LOCAL: Sala 2 do Cinema do Dragão - Fundação

20h - I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI
SHOW MUSICAL:  Jornada de Violão e Viola, com MARCO FUKUDA E ALEX VASCONCELOS - Projeto selecionado no I Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.
LOCAL: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes

SERVIÇO

Programação de aniversário do Porto Iracema - Em agosto no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno. Informações: www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.


Feira –CE] 19ª edição da Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair) acontece de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos, em Fortaleza



Fortaleza está na rota dos principais encontros de negócios do Brasil e do mundo. Pensando nisso que, em 2014, acontecerá, de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair). Promovida e realizada há 12 anos pela empresa Relance Feiras e Eventos – em três edições ao ano, de forma alternada pelas principais capitais do País –, o encontro é uma vitrine de opções de negócios, destinada a investidores, empreendedores e pessoas interessadas em abrirem seu próprio negócio. A expectativa é de que sejam gerados R$ 300 milhões em negócios, durante e após a feira, que deverá receber 10 mil pessoas de toda a região e contará com mais de 100 marcas expositoras dos mais diversos segmentos, devendo gerar, em média, mais de 500 novos cadastros para cada expositor.

 Após 13 anos sendo realizada, de forma itinerante, pelas principais capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a Feira chega ao Nordeste. A ideia é levar centenas de marcas franqueadoras dos mais diversos segmentos e valores de investimento, todas interessadas na expansão de suas redes nesta região em especial. Estão sendo aguardadas 10 mil pessoas de toda a região.

O objetivo principal da Franchising Fair é proporcionar um meio dinâmico de oferta e procura, oportunizando um leque de opções de novos negócios, centralizados em um único espaço, onde empreendedores e investidores encontrarão orientação e oportunidades para alcançarem o sucesso profissional. Além disso, licenciadores e franqueadores já estabelecidos no mercado tem a contingência de ampliar suas redes.

De acordo com o diretor geral do evento, Ademar Pahl, o Ceará foi o Estado escolhido para sediar a feira, “principalmente pelo seu desenvolvimento sócio-econômico, renda per capita e importância estratégica dentro da Região Nordeste como um todo”.

Em 2014, a Franchising Fair comemora a sua 19ª edição, consolidando-se como o maior “canal de prospecção e expansão de negócios” para novas redes franqueadoras, bem como às tradicionais redes franqueadoras já existentes, que utilizam a feira para a expansão de suas redes pelo País. “A Franchising Fair é hoje o mais importante canal de expansão e prospecção de negócios das redes franqueadoras, através do seu sistema único de feiras itinerantes, cobrindo todo o território nacional”.

INSCRIÇÕES
Para participar, o visitante poderá efetuar sua inscrição online, por meio do site oficial da feira: www.franchisingfair.com.br ou adquirir a entrada no local do evento, que dará direito às palestras. Já os expositores que ainda não reservaram seu espaço na feira, devem entrar em contato com a organização do evento.

SERVIÇO
19ª Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair)
Data: 29 a 31 de agosto de 2014
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
Endereço: Av. Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz

Horário: sexta (29) e sábado (30), das 13 às 21 horas, e domingo (1) das 13 às 19 horas

Esportes] CRIANÇADA DO CEARÁ JÁ TREINA PARA BRASILEIRO INFANTIL DE TRIATHLON



Aguardando ansiosamente, a criançada do professor Márcio Gleydson do Projeto Atleta Cidadão - Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, está treinando na Vila do Mar, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto Juvenil que acontecerá dia 11 de outubro na cidade de Fortaleza.


As inscrições continuam abertas no site da Cbtri, no link “Inscrições Online- Cursos e Competições”, até o dia 11 de setembro. A prova será organizada pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará.

Festa – CE] PINK FORTALEZA TRAZ O MELHOR DE MIAMI E DA NOITE CARIOCA NESTE FINAL DE SEMANA






SÁBADO, 8 de agosto
Nesta sexta a Label Party I'M MIAMI, B****! está de volta trazendo o residente da Set Miami, @ladourofficial e o residente Dudu Pacheco em uma noite exclusiva. Let's Party !! #clublife #pinkfortaleza

DJ L’ADOUR
Iniciou sua carreira como DJ e produtor em Miami Beach. Atualmente é residente das melhores casas noturnas dos Estados Unidos: a Pink Elephant, em Nova York e a Set, em Miami. O artista é conhecido por utilizar influências de diversos estilos musicais, como jazz e hip hop, em seus sets de house music.

Vídeos
L`ADOUR @ Wall Miami [Favela Beach] - http://www.youtube.com/watch?v=sokGJQTHI3Y
L`ADOUR - European Tour - Spirito Brussels - http://www.youtube.com/watch?v=pZogkarVqLc





SÁBADO, 9 de agosto
NOITE CARIOCA !! Na última edição os ingressos acabaram cedo, não fique de fora! Samba do kriollo DFido e What The Funk agitam o sábado da Pink! Be Ready, Be There! #noitecarioca #errejota #comtudo #funk #samba #cariocando #geralvai

Samba do Kriollo Doido (RJ)
A Banda #SKD foi formada com a proposta de fazer uma verdadeira viagem musical com repertório para todos os gostos, relembrando os maiores sucessos do Samba, Pagode, Rock, Pop, Funk, Sertanejo, Bossa Nova, Ploc e muito mais. 



WHAT THE FUNK?!
Com a proposta de não ficar preso a nenhum rótulo e tocar exatamente o que a pista quer ouvir: Hip Hop, House, Rock, Pop e muito Funk, juntos em um set aluciante com apenas um objetivo: PERDER A LINHA!

O projeto What The Funk nasceu do desejo dos djs Rapha Castro, Bê Jones e Lorão de quebrar barreiras. Bê Jones, renomado dj da cena hip hop carioca, Dj oficial da marca Thug Nine, sempre se destacou no cenário pelos seus sets diferenciados. Tocava desde festas black com público amante do Hip Hop underground à festas com público que preferia o comercial. Já Rapha Castro, referência no mercado quando o assunto é funk elitizado, começou sua carreira como dj tocando Hip Hop. Na primeira vez que teve oportunidade de tocar funk se apaixonou pela resposta da pista. A empolgação da galera foi contagiante e desde então ele se viciou nessa energia. No auge dos seus 20 anos, LORÃO é hoje um dos Djs de Hip-Hop mais conceituados do Brasil. Já dividiu o palco com grandes nomes do cenário black internacional e nacional, como Soulja Boy Tell'Em (Dj da Turnê 2011), DEV (Like a G6), Racionais Mc's, Flora Matos, ConeCrew Diretoria, entre outros.

Depois de alguns anos de estrada, eles se juntaram e queriam algo totalmente diferenciado. Criaram um projeto "FreeStyle" onde pudesse. tocar tudo o que vier a cabeça. Assim veio a ideia do "WHAT THE FUNK ?!", que é não ficar preso a nenhum rótulo e tocar exatamente o que a pista quer ouvir, seja Hip Hop, House, Rock, Pop e Funk.


SERVIÇO:

Onde?
Pink Elephant
Av. Desembargador Moreira, 1741 – Aldeota
www.pinkfortaleza.com.br

Quando?
Sexta, 8 de agosto – I´m Miami B**** com DJ L´Dour

Open House
22h

Quanto?
Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgilio Távora)
Feminino R$ 40 | Masculino R$ 60

Recomendamos a compra de mesa:
Valor da mesa para sócios - R$ 1000,00 // 100% revertidos em consumo.
Valor da mesa para não - sócios - R$ 1500,00 // 100% revertidos em consumo.

Reservas:
(85) 8912.2852

Informações:

(85) 3037.4662

Medicina] Biolifting é uma das novidades da estética e alternativa às cirurgias plásticas



As marcas da idade aparecem com o tempo. No entanto, com as inúmeras técnicas existentes já está sendo fácil amenizá-las e tornar os efeitos cada vez mais amenos, trazendo de volta a jovialidade perdida com o passar dos anos. Uma das principais técnicas da estética utilizada atualmente é o biolifting. O método se apresenta como uma alternativa às cirurgias plásticas e promove o reposicionamento da musculatura, reduzindo, visivelmente, os problemas da flacidez muscular facial.

A tecnologia italiana trata a aparência de cansaço, queda das bochechas, marcas de bigode-chinês, papada, dobras no pescoço, na qual toda a face é recuperada. O tratamento é indicado, inclusive, para quem já fez cirurgias plásticas para manter o seu resultado por mais tempo. “A correção das mudanças nos volumes faciais pode ser feita de diversas formas, como cirurgias de lifting ou com procedimentos menos invasivos, como preenchimentos. Nesse cenário, o enxerto de gordura, carreando células tronco, desfila como a grande vedete do momento na cirurgia plástica e já pode ser chamado de Biolifting”, afirma o cirurgião plástico Eduardo Furlani.

O método é um dos mais procurados na Clínica Furlani. “Ele é utilizado em diversas áreas e tem um resultado extremamente positivo. Na área do olhos, por exemplo, pode ajudar bastante no contorno dessa região, atenuando olheiras e preenchendo a região abaixo das sobrancelhas. O resultado é atenuação da aparência de cansaço”, conta o médico, membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de cirurgia Plástica, com passagem por uma das mais respeitadas instituições de ensino do mundo, a Universidade Harvad, nos Estados Unidos.

A clínica
Recém-inaugurada, a Clínica Furlani une, em um só lugar, especialidades médicas como a cirurgia plástica e a dermatologia, que conversam com a fisioterapia e a nutrição na busca da beleza íntegra e verdadeira.


Dentre as especialidades oferecidas, na área de cirurgia plástica e estética estão: face e pescoço, otoplastia (orelha), pálpebras, rinoplastia (nariz), ginecomastia, mastopexia, prótese de silicone, redução de mama, abdominoplastia, coxas e braços, lipoaspiração.

Espetáculo teatral – CE] CAIXA Cultural Fortaleza apresenta espetáculo “O Caso da menina que perdeu a voz” nesta quinta-feira (7)



Espetáculo teatral reúne recursos de acessibilidade para apresentar a aventura de uma menina e seus amigos em uma grande busca

A CAIXA Cultural apresenta, de 7 a 10 de agosto, o espetáculo infantil inédito “O caso da menina que perdeu a voz”. A peça narra as aventuras de um grupo de amigos que precisa achar uma voz perdida. Serão quatro sessões abertas ao público, na quinta e sexta às 15 horas, e sábado e domingo às 17 horas. Além da entrada gratuita, o projeto ainda conta com alguns recursos de acessibilidade para permitir a participação de deficientes físicos, visuais e auditivos. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria da CAIXA Cultural, duas horas antes de cada apresentação.

A peça que será interpretada por contadores de histórias da Casa de Cultura Estação Palco, de Juiz de Fora (MG), é uma adaptação do livro do escritor mineiro Fernando Abritta. Os contadores de histórias da Estação Palco retratam a história de uma maneira lúdica e dinâmica que, entre outros aspectos, se utilizam de músicas inéditas para levar a plateia a
acompanhar a viagem da menina e seus amigos. O espetáculo narra a história de como fica a vida de uma menina que perde a voz e as aventuras que ela vai viver em sua busca. Os personagens desta trama são: os moleques, o Curicaca e o gavião. Sempre juntos com a menina, vão nos dar alguns aprendizados e um deles é o sentido da amizade verdadeira.

Com ferramentas como audiodescrição (todas as cenas são narradas com riqueza de detalhes), intérprete de libras (linguagem universal de sinais), programas em Braille (os símbolos são escritos em relevo e a leitura acontece por meio do tato) e com letras ampliadas (para pessoas com baixa visão), o principal objetivo do projeto é promover uma inclusão social ao permitir que jovens e adultos, com ou sem algum tipo de deficiência, compartilhem dessa atração cultural. Tendo como um dos públicos-alvos crianças a partir de oito anos de idade, o espetáculo também incentiva o interesse pela literatura e pela arte de contar histórias para alunos nas séries iniciais.

O projeto ‘Histórias Encantadas – o caso da menina que perdeu a voz’ é uma  realização da empresa Culturare Comunicação. Foi selecionado no edital 2013 de patrocínio da Caixa Cultural Fortaleza. 

A empresa Culturare Comunicação atua no mercado cultural desde 2012 com produção cultural e gestão de projetos de vários segmentos artísticos sejam eles exposições de artes visuais, espetáculos de teatro e música, oficinas e workshops, entre outros. Possui blog na internet com fotos e publicações sobre os projetos já realizados: culturarecomunicacao.blogspot.com.br

Eventos recentes: 2014 - ‘Múltiplos Olhares’ Espaço Cultural Correios Juiz de Fora/MG, Salvador/BA e Fortaleza/CE; 2014 – ‘Aprendendo a contar histórias’ - Caixa Cultural Fortaleza/CE, Brasília/DF e São Paulo/SP; 2014 - Margarete Mee - Espaço Cultural Correios Juiz de Fora/MG; 2013 - Cores de Minas: a arte naïf de Francisco Severino - Espaço Furnas Cultural/RJ; dentre outras.

·Serviço – Espetáculo “O caso da menina que perdeu a voz”
Data: 7 a 10 de agosto (quinta a domingo)
Horários:
Dias 7 e 8 (quinta e sexta) – 15 horas
Dias 9 e 10 (sábado e domingo) – 17 horas
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
Classificação Etária: livre
Duração: 50 minutos
Capacidade: 180 lugares
Entrada gratuita
Acesso a portadores de deficiências

Informações: (85) 3453.2770

Exposição – CE] Exposição Linha do Tempo Fotojornalismo O POVO - 1928-2013 percorre escolas e shoppings de Fortaleza


  
Reunindo imagens históricas feitas por profissionais do O POVO, a exposição Linha do Tempo Fotojornalismo O POVO - 1928-2013 percorre a riqueza do acervo fotográfico do jornal



 “O tempo das fotografias corre, senta em um banco, sorri, grita, denuncia, chora, é fuzilado, ressuscita, diminui o passo, derrama-se no asfalto, espreguiça-se, passeia pelas ruas, toma banho de mar”, escreve Iana Soares, editora de fotografia do O POVO. Ao longo dos 85 anos do jornal, cerca de 1 milhão e 800 mil imagens compõem o acervo da empresa. Em um criterioso processo de curadoria, 80 dessas fotografias foram selecionadas para integrar o livro Linha do Tempo - Fotojornalismo O POVO 1928-2013, da Fundação Demócrito Rocha.


Além da publicação, o público pode conferir a exposição Linha do Tempo - Fotojornalismo O POVO 1928-2013, que após ser montada no O POVO e no Espaço O POVO de Cultura & Arte, será sediada, a partir desta sexta-feira, 25 de julho, em escolas e shoppings de Fortaleza. São 60 imagens, parte das fotografias publicadas no livro, que relembram fatos marcantes para Fortaleza, Ceará e Brasil.

A primeira escola foi o Colégio da Polícia Militar, que recebeu a exposição, durante uma semana, do dia 25 de julho a 1º de agosto. No roteiro, também estão os Colégios Christus, Farias Brito e os shoppings Parangaba e Pátio Dom Luis (ver calendário abaixo).

O projeto possui concepção de Cliff Villar e curadoria dos jornalistas Demitri Túlio e Iana Soares.  Para Villar, trata-se de uma homenagem ao fotojornalismo cearense. “É uma forma de dar acesso a esses arquivos tão importantes e mostrar o papel do repórter fotográfico no jornalismo ao longo do tempo”, afirma. As imagens escolhidas formam um baú de imagens do Brasil e do Ceará por meio das lentes dos fotógrafos que passaram pelo O POVO entre 1928 e 2013.

Roteiro da Exposição Linha do Tempo Fotojornalismo O POVO - 1928-2013

25/7 a 1º/8  > Colégio da Polícia Militar

4/8 a 15/8 > Shopping Parangaba (Praça Piso L1, em frente à Riachuelo)

18/8 a 29/8 > Colégio Farias Brito

1º/9 a 10/9  > Shopping Pátio Dom Luís (Praça Piso L1, ao lado do parque infantil)

11/9 a 19/9  > Colégio Christus 




Programação] DRAGÃO DA CRIAÇÃO: Programação de aniversário do Porto Iracema das Artes acontece durante todo o mês de agosto com apresentações culturais e atividades formativas








José Miguel WISNIK, Marcos BULHÕES, Jorge FURTADO, Socorro ACIOLI, Vanilton LAKKA, Carina BUHR, Otto e EDNARDO são algumas das atrações.

O mês de agosto será inteiro de comemoração no Porto Iracema das Artes. A Escola de Formação e Criação, que completa um ano de existência no dia 29 deste mês, festeja a data com o "DRAGÃO DA CRIAÇÃO", uma intensa programação de atividades formativas e espetáculos, com filmes, oficinas, games, conferências, artes cênicas e visuais, apresentados por alunos, ex-alunos, artistas, escritores, entre outros convidados da cultura e áreas afins.

Passado o fim de semana de abertura das comemorações, ao longo do mês são destaques na programação: I Mostra de Arte Porto Iracema (MOPI), III Seminário Dança Teatro  Educação (6 a 8), X Prêmio Pierre Verger de Vídeo Etnográfico - I Itinerância (20 a 22), I Encontro de Games (dia 23), um seminário sobre tipografia, o DIATIPO (28 a 30), Dia do Portfólio (dia 13), Programação Especial em homenagem ao Dia Internacional da Fotografia (dia 19); Apresentação dos projetos aprovados na segunda edição dos Laboratórios de Criação/2014  - LAB X2, (dia 06); Lançamento do Percurso Formativo em Arte Urbana, com apresentação de Hip Hop (dia 12), Visita Guiada â exposição Carneiro, com Pimenta Júnior e Eusébio Zloccowick  (dia 13).

E mais: exibição do documentário "Hélio Oiticica" (dia 07), seguido de debate com o roteirista e diretor Cesar Oiticica Filho; conversa com Jorge Furtado, diretor de "O Mercado de Notícias", uma produção da Casa de Cinema POA, com estreia do filme e debate com o diretor (dia 14); conferência "Cinema Brasileiro Contemporâneo", com o pesquisador e professor Ismail Xavier, da USP (dia 25); oficinas com Marcos Bulhões e Mingo Araújo, Master Classes com importantes nomes da música, teatro, artes visuais e literatura, entre os quais o músico José Miguel Wisnik e a escritora Socorro Acioli.

Semanalmente haverá Domingueira do Porto com programação variada, Sarau Porto das Letras às quartas-feiras e shows de alunos do Laboratório de Música, além de atrações convidadas, como Otto, Karina Buhr e Ednardo, que encerram a programação de aniversário no dia 30, à noite, na Praça Verde do Dragão do Mar.

Porto Iracema das Artes - Braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar, a escola iniciou em agosto de 2013 um grande projeto: preparar o Ceará para uma nova economia da cultura. Com cursos gratuitos em diversas áreas artísticas, master classes, oficinas e programas de criação/produção, foram mais de 7 mil matrículas ofertadas no primeiro ano, superando todas as expectativas.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

I Mostra de Arte Porto Iracema - MOPI

Projetos desenvolvidos no primeiro ano da escola serão apresentados na I MOPI. Depois de "Caio e Léo", do Outro Grupo de Teatro, que fez parte do Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema no ano letivo 2013-2014 e foi encenado no fim de semana de abertura da comemoração de aniversário, vão também compor a mostra:

As esquetes de teatro "A cantora careca” do Grupo Teatro Esgotado (dia 05), "Marcela e Pedro" do Grupo Quarta Parede (dia 12), "Longe de Casa" do Coletivo Senear (dia 19), "O Outro" do Grupo Caos (dia 26) e "Mostra Experimentos", do Outro Grupo de Teatro (dia 28); "Um espaço, outros espaços: experimentos cenográficos", com orientação de Yuri Yamamoto (dia 07); a performance teatral "Piragem Etnográfica do Complexo", com Barraco da Constança (dia 13); cenas do espetáculo "Criaturas de Papel", teatro infantil do Grupo Bricoleiros (dia 16); a peça "Meire Love" do Grupo Bagaceira de Teatro (dia 22); Performances do Curso Técnico de Dança (dia 30); Mostra de Curtas CENA 15, com trabalhos audiovisuais de integrantes do Laboratório de TV e Cinema (dia 9); Mostra de Vídeo Porto Iracema (dia 26); exibição de Teasers dos projetos do Lab TV e bate-papo com realizadores (dia 27); e shows musicais (dias 7, 9, 16, 28 e, no dia 30, por ocasião do encerramento das comemorações, show dos projetos selecionados para o Lab Música 2014).
III Seminário Dança Teatro Educação

O Porto Iracema das Artes e o Centro Dragão do Mar recebem parte da programação do III Seminário Dança Teatro Educação, realizado pelos cursos de Licenciatura em Dança e em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 6 a 10 de agosto. O Seminário, que nesta edição tem como tema "O corpo do corpo no corpo", tem a proposta de possibilitar diferentes modos de refletir a educação ética, estética e política da formação em arte, além de debater os processos educativos na pós-modernidade, considerando o corpo como linguagem.

Como parte da programação do Seminário, o professor Marcos Bulhões (USP) ministra de 6 a 8, no CENA 15 (Centro de Narrativas Audiovisuais) e no Porto Iracema das Artes, a oficina "Coralidades Performáticas: Arte Corporal e Espaços Urbanos", resultando em uma Intervenção Urbana. Desde 2009 Bulhões é professor da área de Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), onde é membro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes e um dos coordenadores do grupo de pesquisa "Laboratório de Práticas Performativas". Marcos Bulhões atua na formação e especialização de professores de teatro e dança. É ainda diretor artístico e membro da coordenação do Desvio Coletivo, rede de criadores.

O escritor e professor Gonçalo M. Tavares, da Universidade de Lisboa, é um dos convidados internacionais do evento. Ele ministra no dia 08, no Teatro Dragão do Mar, a conferência "Corpo e Pensamento Contemporâneo". Gonçalo Tavares é ganhador dos mais importantesprêmios em língua portuguesa: o PortugalTelecom 2007,o José Saramago2005eo LER/Millennium BCP 2004, com oromance Jerusalém.

Duas mesas temáticas serão realizadas no Auditório Dragão do Mar, nos dias 7 e 8, sobre "Do corpo na educação e suas ligações em arte".  Da primeira mesa participam a Profa. Dra. Lucia Matos (Universidade Federal da Bahia - UFBA), Prof. Dr. Narciso Teles (Universidade Federal de Uberlândia - UFU), Prof. Dra. Adriana Gehres (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e, na coordenação, Emyle Daltro (UFC). A segunda mesa será formada pela Profa. Dra. Sandra Mayer (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC), Prof. Dr. Renato Ferracini (UNICAMP), Prof. Dra. Fran Teixeira (Instituto Federal do Ceará - IFCE) e  terá Carolina Vieira (UFC) como coordenadora.

A programação terá ainda, performance "Dúbbio", com o mineiro Vanilton Lakka (dia 07); a exibição do documentário "Limiares", de Sandra Meyer, pesquisadora e professora de dança do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, e o espetáculo "Concierto para Cuerpo", concepção, direção e interpretação de Eduardo Ruiz Vergara, que exibe uma sequência de movimentos, extravasando seus pensamentos e emoções em monólogos que dialogam com a trilha sonora de sua autoria. Eduardo Ruiz Vergara é professor da Faculdade das Artes da Universidade Distrital de Botogá (Colômbia).

MASTER CLASS

Na sexta-feira (dia 08) o músico José Miguel Wisnik ministra, no Porto Iracema, master class com o tema "Espetáculo e sensibilidade - as relações entre a canção e a música midiática", uma reflexão sobre as possibilidades de resistência da canção diante da pressão das formas espetaculares da indústria da música. Professor de Teoria Literária na USP e um dos grandes compositores da atualidade, José Miguel Wisnik é autor de livros, ensaios, discos e trilhas para cinema, teatro e dança.

Esta será a segunda de uma série de master classes que marca a programação de aniversário do Porto Iracema das Artes. A primeira foi com o ator Gero Camilo, no dia 1° de agosto. Na próxima semana participa o curador da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, Moacir dos Anjos (dia 12) e o artista multimídia Lucas Bambozzi, que aborda arte e tecnologia (dia 14). Também participam da programação a escritora Socorro Acioli, que fala sobre escrita criativa em master class com o tema “Construção de Narrativas - primeiras ideias”, no lançamento Programa de Formação em Narrativas (dia 20); e o professor e diretor teatral André Carreira, com o tema "A cena contemporânea e a presença do real" (dia 27).

LANÇAMENTOS LITERÁRIOS

Dois livros focados na música brasileira serão lançados no Porto Iracema: “1973, o ano que reinventou a MPB” (dia 14), seguido de  conversa com os autores Célio Albuquerque, Marcos Sampaio, Mona Gadelha, mediada por Nelson Augusto (jornalista, e seguido de Pocket Show de Marta Aurélia, Felipe de Paula, Soledad Brandão e Mona Gadelha com repertório de 10 canções selecionadas dos LPs abordados no livro; e "Pavões Misterioso: 1974-1983: a explosão da música pop no Brasil”, do jornalista, cineasta e produtor André Barcinski, que participa de debate com Luciano Almeida Filho (Jornalista); George Frizzo (Músico), mediado por Mona Gadelha (dia 23).

X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO - I ITINERÂNCIA

De 20 a 22 acontece o X PRÊMIO PIERRE VERGER DE VÍDEO ETNOGRÁFICO - I ITINERÂNCIA, com conferência da antropóloga Rose Hikiji (USP), Oficina de Produção Visual e Sonora em Antropologia, ministrada nos três dias pelo antropólogo Marcos Alexandre Albuquerque (UERJ) e  uma Mostra de Vídeos Etnográficos.
“Filme Etnográfico, Webdocumentário e Antropologia Compartilhada”, é o tema da conferência da antropóloga Rose Hikiji (USP), tendo como debatedor o antropólogo Alexandre Vale (UFC). Rose Hikiji é autora dos livros "Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador" (Terceiro Nome, 2012) e "A música e o risco" (EDUSP, 2006), co-autora de "Lá do Leste - Uma etnografia audiovisual compartilhada" (Humanitas, 2013). Dirigiu vários vídeos etnográficos, entre eles "A arte e a rua" (LISA, POLIS, 2011) e "Lá do Leste" (Etnodoc, 2010), ambos co-dirigidos com Carolina Caffé, "Cinema de quebrada" (LISA, 2008), "Pulso, um vídeo com Alessandra" (LISA, 2006) e "Microfone, Senhora" (LISA, 2004). Atualmente é pesquisadora do projeto temático "A Experiência do filme na antropologia", apoiado pela FAPESP. A conferencista atua na linha Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Antropologia da Música. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia.

Na Mostra de Vídeos Etnográficos do X PRÊMIO PIERRE VERGER serão exibidas as seguintes produções:
Dia 20 - Farmácia Verde do Sertão, 10’ Mariana Leal Rodrigues; Favela Fabril,  50’  Mariana Cavalcanti Rocha dos Santos, Paulo Fontes e Thais Blank.
Dia 21 - Sé Mak Sala Tenkeser Selu Sala - desafios de justiça, direitos e diferenças em Timor-Leste,  40’,  Daniel Schroeter Simião; O que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios,  50’, Edson Tosta Matarezio Filho; Uma Ciência Encantada,  20’, Francisco Sales de Lima Segundo; Vende-se Pequi, 24’, André Lopes e João Kayoli; Roberto DaMatta, seus carnavais, malandros e heróis,  39’, Clarice Peixoto, Mariana Leal Rodrigues e Bárbara Copque; Los argentinos también descendemos de esos barcos,  20’, Milena Annecchiarico; Naufrágio,  52’,  Alex Giuliano Vailati e Matias Gódio.
Dia 22 - Ondas Curtas, 15’, Samuel Leal Barquete e Leandro Parinai'a; Fios da Vida, 20’,  Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer; Había una vez un sombrero, 10’, América Yanira Larraín González, Izomar Lacerda e Carlos Uscátegui; Me`Ôk, Nossa Pintura, 24’, Thiago Lopes da Costa Oliveira; Mãe Rampa,  51', Adriana Andrade Xerez; O Espírito da Floresta,  43', Amilton Pelegrino de Mattos e Ibã Huni Kui.

DIATIPO - SEMINÁRIO DE TIPOGRAFIA

Com mesas redondas, workshops e palestras, a tipografia entra em pauta na comemoração de aniversário do Porto Iracema das Artes com o DIATIPO, de 28 a 30. A palestra de abertura será do designer gráfico Henrique Nardi com o tema “Tipocracia – Estado Tipográfico”. Na sequência, acontece a Mesa Redonda "O ensino de Tipografia no Brasil", tendo como palestrante Henrique Nardi e Leonardo Buggy e mediação de Humberto Alves de Araújo.

No dia 29 acontecem as seguintes atividades: workshop "Letras Sudamericanas – Pintando Letras nos Estilos Vernaculares" e palestra " Letras Sudamericanas – Panorama dos Letreiros Vernaculares na América do Sul", com Pedro Moura; palestra "Do What You Love", com Thiago Reginato, e a Mesa Redonda "Culturas Tipográficas", com Pedro Moura e Thiago Reginato,  e mediação de Aléxia Carvalho Brasil.

Eduilson Coan participa com o workshop " Type & Flow" (dias 29 e 30) e a palestra "Como Viver de Tipografia no Brasil" (dia 30). No mesmo dia acontecem o workshop "Tipografia e Caligrafia Na Arte e no Design", com Thiago Reginato, e "Corpo Tipográfico", de Leonardo Buggy. O encerramento do DIATIPO será às 21h com a com apresentação dos trabalhos de workshop.
I ENCONTRO DE GAMES

A primeira edição do Encontro de Games, da Escola Porto Iracema das Artes, acontecerá no dia 23, com programação das 8h30 até às 21 horas. Haverá cursos de Jogos Eletrônicos, com apoio da União Cearense de Gama (UCEG) e mais,  jogos de tabuleiro,campeonatos, palestra, free play (jogos liberados) e grupo de flautas tocando músicas de videogame.

OFICINAS

São destaques também as oficinas gratuitas, de Contação de Histórias, com o grupo Estação de Teatro (dia 08),  “Desenhos Híbridos”, do Laboratório de Artes Visuais, ministrada por Diego dos Santos (18 a 20), Oficina de Percussão com Mingo Araújo (22 a 24) e oficina Processos de Interpretação Teatral a Partir de Estados, conduzida por André Carreira em duas turmas: Turma 01 (de 25 a 29) e Turma 02 (25 e 26  e 28 a 30).

NOITES DE FESTA

O aniversário de 1 ano do Porto Iracema das Artes será comemorado no final de agosto também com grandes espetáculos na Tenda de Iracema, um espaço que será montado na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, com programação de 28 a 31. No palco, espetáculo de dança "Moto Sensível", com Cia Híbrida, do Rio de Janeiro, e show de Karina Buhr interpretando "Secos e Molhados" (dia 28), Jonnata Doll e os Garotos Solventes, com participação de Otto (dia 29), espetáculo "Guardachuva", com o Grupo Experiência Subterrânea, de Santa Catarina , show dos projetos selecionados para o Lab Música 2014, como parte da I MOPI, e Ednardo, no show "O Romance do Pavão Mysteriozo" (dia 30).

Para as crianças terá Grupo Garajal com o "Circo Alegria" (dia 29), Cia Itinerante de Malabares em Junta tudo e não joga fora e grupo Dona Zefinha em "O circo sem teto da lona furada dos bufões" (dia 31).

SERVIÇO:
Programação de aniversário do Porto Iracema - Em agosto no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno. Informações: www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.


VIDEOS:
Documentário "HÉLIO OITICICA"
http://www.heliooiticicaofilme.com.br/helio.htm

Dúbbio - Vanilton Lakka
Vídeo:  http://www.lakka.com.br/?pg=dubbio



Dragão do Mar – CE] Programação cultural da semana 5 a 10 de agosto de 2014



  
► TEATRO INFANTIL [Programa da Temporada de Arte Cearense] apresenta

Espetáculo "O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões"
Grupo Dona Zefinha – Direção: Orlângelo Leal

"O Circo Sem Teto da Lona Furada" é o picadeiro dos Bufões. Um musical infantil que traz a energia do popular circo mambembe nordestino. Os musicômicos regem a charanga tocando instrumentos exóticos, brincando com a plateia, num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras "cositas"... Mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada!
+ Dias 10, 24, 30 e 31 de agosto, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Classificação livre.


► Espetáculo "GUERRA, FORMIGAS & PALHAÇOS" [teatro adulto]
Caravana Estação Nordeste - Grupo Estação de Teatro

Voltado para o público adulto e com texto de César Ferrario, o espetáculo é conduzido pelos atores Rogério Ferraz, Enio Cavalcante e Pedro Queiroga. Com forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, o espetáculo conta a saga de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança.

SOBRE O GRUPO
O Grupo Estação de Teatro surgiu em 2009, na cidade de Natal/RN, formado pelos atores Rogério Ferraz, Nara Kelly, Caio Padilha e Manu Azevedo. Comprometidos com a qualidade artística e o respeito ao público, iniciaram uma pesquisa em contação de histórias, que resultou em dois espetáculos infantis, intitulados "Em Cada Canto Um Conto" e "Estação dos Contos". A montagem mais recente do grupo é o espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços", dessa vez voltado para o público adulto. Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.
+ Dia 7, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação: 12 anos. Mais informações: www.caravanaestacaonordeste.blogspot.com.br.


► Jardim Suspenso interpreta Rita Lee [show musical]
Show "Rita Lee, 50 anos com Esse Tal de Rock´n Roll"

No ano em que se comemora 50 anos de carreira da roqueira Rita Lee, os 40 anos de seu primeiro disco com a banda Tutti Frutti – Atrás do Porto tem uma Cidade - e os quatro anos de criação da banda Jardim Suspenso, o grupo cearense apresenta um show especial percorrendo as fases de Rita Lee. No palco, o Jardim Suspenso recebe convidados especiais para festejar Rita Lee e a música: Renegados, Patrícia Alice, Marisol Senese, Elpídio Nogueira e Elaine Sales, ambientados pelos vídeos-cenários da artista plástica Renata Holanda.
+ Dia 9, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).


► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita do Dragão]
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.
+ Dia 10, às 18h, no Auditório. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia).


► III Seminário Dança Teatro Educação 2014 - "O corpo do corpo no corpo"

A realização do Seminário Dança Teatro Educação (SDTE) é uma iniciativa conjunta dos cursos de Licenciatura em Dança e de Licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Teatro teve início no ano de 2010 e o de Dança no ano de 2011.

Trata-se assim de dois cursos novos, com propostas importantes que impulsionaram a realização da primeira edição do Seminário no ano de 2011, cujos objetivos tiveram como princípios alargar a reflexão centrada nos aspectos que envolvem o ensino e aprendizagem do Teatro e da Dança nas escolas públicas e privadas; discutir as políticas de educação voltadas para os licenciados em Dança e Teatro; pensar a educação relacionada à experiência estética e especialmente no caso da Dança e do Teatro, onde saberes e práticas inscritos na experiência corporal são ativados na/pela prática pedagógica.

Com base nessa primeira experiência do Seminário, na qual recebemos palestrantes do Sudeste e Nordeste, bem como graduandos, mestrandos, pesquisadores e artistas das demais regiões do país, tivemos a concretude da necessidade de sua existência continuada não somente para o contexto local, mas sobretudo a nível nacional. O entendimento do Teatro e da Dança como área do conhecimento vai além de formas de entretenimento que se valem de experiências do movimento. A Dança e o Teatro são áreas privilegiadas para fomentar o trabalho, a discussão e a problematização da pluralidade cultural em nossa sociedade, bem como para promover a interdisciplinaridade.

O aspecto formativo do seminário envolve a realização de oficinas, apresentações científico-artísticas e conferências propostas por profissionais renomados e politizados no ambiente da arte e da educação. As apresentações científico-artísticas acontecem por meio de convocatórias de trabalhos de pesquisa, aproximando alunos de graduação e pós-graduação, professores em dança e em teatro da rede de ensino formal e não-formal e artistas que possam trazer para a programação do Seminário seus modos de atuação com a docência artista.

Interessado em potencializar a aproximação entre os futuros licenciados, professores da rede pública de ensino, universidade e escola básica, este seminário tem também como proposta constituir parcerias frutíferas através da promoção do encontro entre os profissionais da arte e da educação com os órgãos públicos competentes pela cultura e educação no Brasil, bem como do diálogo com as leis, parâmetros e planos governamentais voltados à arte/educação no contexto da Dança e Teatro no Brasil.
+ Dia 6 a 10 de agosto de 2014. Site: www.seminariodte.ufc.br.

► Noite das Estrelas [planetário]

Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes.
+ Dias 9 e 10, às 19h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito.

► Fuxico no Dragão

Pensado para quebrar a rotina de marasmo do domingo, o Fuxico do Dragão promove encontros semanais com feira, comida e música, sempre ao cair do sol. A feirinha tem artigos de design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos desenvolvidos por jovens artesãos da cidade. São mais de 20 expositores. Para criar o clima perfeito, a música é sempre uma atração à parte.
+ Todo domingo, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.
  
► MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Planeta Capoeira
Todas as sextas, às 19h30, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.


Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Todas as sextas, às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.


5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com SEBRAE-CE e SIARA-CE.
De sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D’água

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Mostra Inspiração Nordestina
Dias 29 e 30, no Espaço Rogaciano Leite Filho
  
► Exposição Carneiro
Está em cartaz no Dragão do Mar uma grande exposição inédita de arte cearense que ocupa todas as salas do Museu de Arte Contemporânea do Ceará e parte do Museu da Cultura Cearense, numa iniciativa pioneira de integração entre arte popular, arte moderna e arte contemporânea. É a exposição CARNEIRO. A Mostra reúne obras tradicionais e inéditas de mais de 50 artistas cearenses e a partir dessas obras vai discutir a sina do cearense: sair e voltar. A partir da ideia de projeção do sonho/desejo/acaso do outro lugar – narrativa cantada pela música "Carneiro", de Augusto Pontes e Ednardo – a exposição investiga questões como fluxo, trânsito, deslocamento, territorialização, desterritorialização, apego, desapego e afeto.

"Dessa forma, pontuamos como alguns artistas transpõem para suas poéticas elementos que evidenciam esses aspectos, sejam eles transcritos para o cinema, música, literatura, fotografia e artes visuais", explica Bitu Cassundé, curador do MAC-CE e da Exposição. Formada em sua maioria por acervo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará e Governo do Estado do Ceará, a mostra evidencia um recorte da produção cearense que traz de Yuri Firmeza e Karim Aïnouz a obras de Raimundo Cela e Antônio Bandeira, passando por Efrain Almeida e fotografias raríssimas de Chico Albuquerque quando da visita de Orson Welles ao Ceará.

+ Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito. Excepcionalmente nesta terça-feira, dia 17, os museus abrirão das 9h às 15h.
  

PLANETÁRIO


Sessões do Planetário
O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Sessões:
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.

Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

Sessões às quintas e sextas-feiras:
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:
17h - ABC do Sistema Solar
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).