Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 1 de novembro de 2014

Show] Dupla Marcos & Belutti é atração confirmada no “Flores”, pré-reveillon do Siriguella, dia 30 de dezembro no Mucuripe Club





Está confirmado! Considerados como uma das principais duplas do Brasil, Marcos & Belutti irão animar o “Flores”, pré-reveillon do Siriguella. Eles vão dividir a noite, no Mucuripe Club, com Bell Marques no próximo dia 30 de dezembro. A festa será uma contagem regressiva para a virada do ano. O local se torna o point da alegria dos cearenses e turistas que lotam o Estado nesta época do ano. Muita gente bonita e boa música são a receita de sucesso da tradicional festa.

Em 2014, axé e sertanejo vão dar o tom da festa. Bell Marques é um dos cantores mais queridos do País. Deu um passo corajoso em sua carreira, após mais de 30 anos à frente de uma das bandas mais conceituadas do Brasil. Desde então, ele cumpre agenda em carreira solo, recebendo elogios por onde passa. Com apresentações já fechadas até fevereiro, o cantor tem surpreendido o público com sua nova banda e com o repertório eclético.

Já Marcos & Belutti vêm conquistando destaque em todo o País. A música “Domingo de Manhã” tem sido uma das mais tocadas nas rádios e brinda os seis anos de carreira da dupla. Composta por Bruno Caliman (o conceituado compositor de "Te Esperando"), a música mantém a veia poética e com conteúdo, essência que sempre consagrou a dupla. Os dois se voltaram para a pureza do som acústico, o que demandou timbre e arranjos diferenciados, sem perder o romantismo de vista.

As vendas para o passaporte que dará direito já estão acontecendo. Para maior conforto do público, haverá dois tipos de acesso para a festa: pista premium, com open bar de água refrigerante e cerveja; e camarote, com open bar de água, refrigerante, cerveja, vodka nacional e whisky 8 anos. Lembrando que em todos os ambientes é necessária a camisa da festa. Na compra do abadá do bloco Siriguella para o Fortal 2015, as mulheres ganham ingresso de pista premium e os homens um super desconto.

SERVIÇO FLORES
Data: 30 de dezembro
Local: Mucuripe Club                                                               
Vendas: Loja Siriguella (Av. Dom Luis, 505); Lojas Zefirelli’s, do Shopping Iguatemi, North Shopping e North Shopping Parangaba; ou pelo site: www.blueticket.com.br
Informações: (85) 3261.0783

Moda] Fill Sete participa do Bazar La Boutique – Edição Ouro




Uma das principais marcas de jeans do Brasil, a Fill Sete está presente sempre nos melhores eventos.  O próximo, que contará com a participação da marca, será o Bazar La Boutique – Edição Ouro. De 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, inúmeras peças da empresa estarão com descontos de até 80%. Esta é a terceira vez que Thaty Rabelo e Adriano Mota participam do bazar, como parceiros, e, também, como apoiadores do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). As clientes e fãs da Fill Sete terão mais uma oportunidade para garantirem peças com qualidade que a marca oferece.

SERVIÇO
Fill Sete – Bazar La Boutique
Dia: 6 a 8 de novembro de 2014
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: 10 às 21 horas

Show] Villa Mix marca a abertura oficial das férias do Ceará trazendo o maior festival sertanejo do Brasil para Fortaleza




Uma das festas mais esperadas do ano traz, em 2014, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Zezé Di Camargo & Luciano, Israel Novaes, Matheus & Kauan e Matheus Fernandes ao Marina Park, no dia 6 de dezembro.




Falta pouco mais de um mês para o Ceará curtir o melhor encontro da música sertaneja. No próximo dia 6 de dezembro, acontece a terceira edição do Villa Mix em Fortaleza. O festival já se tornou uma das festas mais esperadas das férias, reunindo não só cearenses, mas milhares de visitantes que vêm ao Estado aproveitar esta época do ano. Mais uma vez, o Marina Park Hotel receberá grandes nomes do cenário musical do País.

Em 2014, o público pode se preparar para shows inesquecíveis, comandados por Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Zezé Di Camargo & Luciano, Israel Novaes, Matheus & Kauan e Matheus Fernandes.

Com o clima de romantismo e alegria, cearenses e turistas vão poder aproveitar cada momento com três tipos de acessos: pista, camarote Itaipava e Lounge Level One. Os ingressos já estão sendo vendidos na loja do Bloco Eh Loco e Zefirelli. Promovido pela Social Music, o Villa Mix traz a marca de seriedade e compromisso de uma das maiores produtoras de evento do Brasil.

O festival é uma festa conceituada no cenário do sertanejo universitário do Brasil e já acontece em outras cidades do País como Goiânia, São Paulo, Brasília, Teresina, São Luis, Recife, Salvador, João Pessoa e Belo Horizonte.

INGRESSOS

Além dos ingressos de pista, o evento vai dispor de mais dois acessos:

Lounge Level One - Um espaço com acesso exclusivo para o folião curtir o melhor Do Villa Mix. O Camarote Lounge Level One será totalmente Open Bar de Uísque 8 anos, Vodka, Cerveja, Refrigerante e Água, além de Frontstage e entrada exclusivas. Classificação: 18 anos.

Camarote Itaipava - Visão privilegiada, Fronstage exclusivo e, ao adquirir o ingresso, serão entregues tickets de uísque ou tickets de vodka ou tickets de cerveja, mais duas águas ou dois refrigerantes.

Serviço
Data: 6 de dezembro
Local: Marina Park Hotel
Informações: (85) 3264.8091
Classificação: 18 anos

Música] Sétima edição do Canoa Blues traz para o Ceará as melhores atrações nacionais do gênero




Evento que já entrou no calendário cultural do Estado, o Canoa Blues é esperado todos os anos por cearenses e turistas, que reconhecem no festival uma oportunidade para apreciar o melhor do estilo musical. Em 2014, chegando em sua sétima edição, o Canoa Blues, que será realizado nas noites dos dias 14 e 15 de novembro, na paradisíaca Praia de Canoa Quebrada, traz como atrações Beale Street e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues (sexta),  Renegados e Big Chico (sábado) e Los Tres Locos (sábado).

O Canoa Blues realiza ainda um evento de abertura, em Fortaleza, dando oportunidade para mais pessoas conhecerem a essência do festival. No dia 7 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Victor Gueiros e Felipe Cazaux levam o clima de Canoa Quebrada para o Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela), a partir das 21 horas.
Como em todos os anos, o evento tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2014, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. No dia 21 de novembro, às 16 horas, haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela Organização Não Governamental (ONG) Canoa Criança.
Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.

PROGRAMAÇÃO
*** Acesso gratuito

ATRAÇÕES

VICTOR GUEIROS - O guitarrista Victor Gueiros toca e compõe desde os 10 anos de idade. Apontado como uma das principais revelações do blues-rock do Ceará, participou no início de sua carreira de bandas de hard rock, gospel e MPB acústico. Em 2011, iniciou trabalho solo enveredando pelo blues, atuando em casas noturnas e eventos do gênero. Suas principais influências são Joe Bonamassa, Gary Moore, Slash, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e Eric Gales. Atualmente, Victor produz seu primeiro álbum, com 13 faixas de blues, rock e baladas, com letras em inglês e pitadas de feras como Slash e Bonamassa, mas, sobretudo, com sua guitarra marcante e a originalidade característica de suas composições.

FELIPE CAZAUX - Com um som novo, distinto de qualquer banda no Brasil, Felipe Cazaux está lançando seu terceiro álbum, Never Go Down. A banda denomina o álbum como um som Desert Jam Rock, com influência de blues e outros gêneros. Felipe Cazaux iniciou seus estudos musicais ainda criança, quando fez parte de coral e ganhou seu primeiro violão. Aos 13, com a primeira guitarra, procurou aprender com suas bandas favoritas, passando por influência de Metallica, Nirvana e Pearl Jam durante a adolescência. Ingressou na cena Rock de Fortaleza aos 16 anos, tocando em bandas de Metal até os 18, quando se encantou pelo Blues e se aprofundou no estudo de seus mestres, tendo como forte influência na sua maneira de improvisar o vocabulário fluente de guitarristas como Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton e principalmente Jimi Hendrix. Já participou de importantes festivais no País. Agora, volta ao Canoa Blues, nas sessões especiais de Fortaleza.

BEALE STREET - O Beale Street é um “Power Trio” de blues que está na estrada desde 1999 e já participou de todos os festivais do gênero no País. Já passou pela Argentina e está lançando seu terceiro trabalho. O nome da banda é uma homenagem à boêmia rua em Memphis (Tennessee), onde o blues deixou de ser acústico para ser elétrico e também está presente na maior parte da literatura sobre o gênero. O grupo carioca, apesar da influência do gênero americano, enfatiza composições autorais e em português. A banda aborda o cotidiano na proposta sonora que apresenta. “A temática blues está presente não só nas letras, mas também na construção musical, apesar da abordagem harmônica mais brasileira e popular que a banda adota", explica o guitarrista da banda, Ivan Mariz. Além de tocarem também releituras de clássicos do Blues e do Rock rural dos anos 60 e 70.

RODRIGO NÉZIO & DUOCONDÉ BLUES - Rodrigo Nézio se desafia em dividir seu talento como guitarrista a experiência de ser o cantor e compositor de suas próprias canções. Ao seu lado estão André Torres, baterista parceiro em outros projetos, e Rodrigo Chaffer, baixista com quem Nézio já havia trabalhado anteriormente. Em 2007, o grupo de Juiz de Fora (MG) lançou CD pela Blues Time Records - o principal selo blueseiro do Brasil - e engrenou participações em festivais por todo o País, além de estabelecer parcerias com nomes referenciais do gênero, como os cariocas Jefferson Gonçalves e Big Joe Manfra. Em 2011, o trio fez uma nova experiência incluindo no repertório músicas em português, gravando CD demo com boa aceitação do público dando um passo para um próximo álbum. No ano de 2012, Rodrigo Nézio & Duocondé Blues integraram o projeto Belchior Blues, gravando uma versão de “Coração Selv agem”. Em 2014, o trio completa 10 anos de trabalho. Na bagagem, muitas histórias, shows, participação em festivais importantes do Brasil, novos projetos e a vontade de continuar fazendo da música a razão e a alegria da vida.

BIG CHICO - Já com 20 anos de carreira, o gaitista, guitarrista e cantor paulista Big Chico é considerado um dos artistas de blues mais completos do país. O novo show criado por ele, que vai ser apresentado no Canoa Blues 2014, demonstra a gama de influências, passando pelo blues tradicional, a sofisticação do jazz e a energia e o balanço do soul. Big Chico já se apresentou em grandes casas do gênero e nos principais festivais nacionais e internacionais de norte a sul do País e excursionou pelos Estados Unidos, Europa, Chile e Argentina, onde dividiu palco com Keb Mo, Rod Piazza, Deacon Jones, Lurrie Bell e Lucky Peterson. Recentemente abriu o show de uma lenda viva do blues, o gaitista James Cotton (EUA). Com cinco CDs e dois DVDs gravados, Big Chico lança agora o CD My New Blues, abrindo sua nova fase de sonoridades.

RENEGADOS - O power trio de Marcelo Pinheiro (guitarra, voz, violão, harmônica, teclado e composições, Ricardo Pinheiro (bateria, percussão e voz) e Romualdo Filho (contrabaixo, teclado, violão e voz) inclui à pegada de blues influências de rock, jazz fusion, world music e elementos da música brasileira com raízes nordestinas. O grupo está na estrada desde 1993. Lançou em 2001 seu primeiro CD, intitulado Sem Fronteira, gravado durante apresentações no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura e Alforria Bar. O segundo CD, cujo título é A Essência, foi gravado durante shows realizados no Centro Cultural Dragão do Mar, no Centro Cultural BNB e no interior do Ceará. O terceiro disco intitulado Além dos Rótulos foi gravado em estúdio e apresentações ao vivo entre 2007 e 2011, sendo lançado em 2012. No Canoa Blues, além de clássicos blueseiros e composições próprias, a Renegados propõe uma homenagem a um dos maiores nomes do rock brasileiro: Raul Seixas.

LOS TRES LOCOS – Trio formado pelo guitarrista Roberto Lessa (Blues Label), pelo baixista Dudu Freire (De Blues em Quando) e pelo baterista Aldo Machado (Los Carecas), o Los Tres Locos foi uma caminho alternativo encontrado pelos músicos para novas experiências sonoras, partindo do Blues tradicional ao moderno, com influências internacionais e nacionais. O grupo vai assinar as bases da jam session do Canoa Blues 2014.

CANOA QUEBRADA

A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará. Com paisagem única e exuberante, Canoa, que pertence ao município de Aracati, conta com excelente estrutura de mais de 80 hotéis. Além das belezas naturais dos pontos turísticos da região (Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas), a praia tem ainda com uma programação cultural interessante para a noite. Na rua principal, a "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com variados tipos de gastronomia, além de diversos bares, nos quais os clientes costumam ficar até de manhã.

SERVIÇO

Canoa Blues 2014
*** Acesso gratuito
·         7 de novembro

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela)
Shows: Victor Gueiros e Felipe Cazaux
Hora: 21 horas
Entrada gratuita
·         14 de novembro

Local: Canoa Quebrada
Shows: Beale Street e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)
Hora: 22 horas
Acesso gratuito
·         15 de novembro

Local: Canoa Quebrada
Shows: Renegados e Big Chico (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas
           Los Tres Locos (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
·         21 de novembro, 16h - ONG Canoa Criança

- Oficina de narração de histórias
- Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

Música] MARIA CRISTINA KIEHR EM SOLO NO PALCO DA CAIXA CULTURAL FORTALEZA



 
 
A cantora argentina, referência em música antiga, se apresenta pela primeira vez em um espetáculo solo 

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, no dia 4 de novembro, a cantora argentina Maria Cristina Kiehr em um espetáculo solo. Referencial quando se pensa em música antiga – um tipo de música produzida na Europa da Idade Média – a cantora gravou diversos CDs e trabalhou com alguns dos principais maestros e grupos musicais de renome. Além de ser a primeira vez na capital cearense, esta também será a primeira vez em que a soprano se apresenta sem companhia de músicos.
Em Fortaleza, Maria Cristina se apresenta dentro do projeto Solo Música, para o qual criou um recital solo de voz, com repertório montado por ela mesma. O resultado foi mostrado apenas a alguns amigos em uma apresentação privada. Além do recital, Kiehr realiza uma master-class gratuita no dia 3, às 14 horas, no Curso de Licenciatura e Música da Universidade Federal do Ceará.
Para o curador do projeto, Alvaro Collaço a presença de Kiehr é marcante para a Série Solo Música. “Somente artistas especiais, com muito talento e conhecimento técnico podem realizar com sucesso um recital solo de canto”, ressalta. Já a cantora se diz entusiasmada com o desafio. “É bem difícil explicar com palavras tudo o que significa esta experiência”, descreve Kiehr. O repertório foi se modificando à medida em que ela foi escolhendo e trabalhando as peças.
Como é comum nos programas de música antiga, Maria Cristina Kiehr traçou um repertório com uma ideia e um título: Estrela da manhã ou o caminho sem retorno. O recital começa com a obra do dinamarquês Christoph Ernest Friedrich Weyse (1774-1842) e encerra com uma peça do compositor sueco Ole Jacobsen (1872-1921). Entre as outras músicas, estão obras de diversos compositores e períodos musicais: Knud Jeppesen, Jacques-Martin Hotetterre, Giovanni Baptiste Bovicelli, John Dowland, Zad Moultaka e da compositora alemã do período medieval Hildegard von Bingen (1098-1179). Maria Cristina reservou ainda uma parte rara dedicada a compositores latino-americanos: obras do folclore da Argentina e da Venezuela, além do compositor venezuelano Ignazio Izcaray (1960).
Sobre Maria Cristina Kiehr: Nascida na cidade de Tandil, na Argentina, ela estudou na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça). Tem se apresentado por todo o mundo em concertos e gravações com maestros célebres, como René Jacobs, Jordi Savall, Nikolaus Harnoncourt, Philippe Herreweghe, Franz Brüggen, Gustav Leonhardt, Konrad Junghänel, e com as principais orquestras e grupos especializados em música barroca, como o Concerto Vocale, o La Fenice, o Cantus Cölln, o Ensemble Vocal Européen, o Hespèrion XX, o Elyma, o Kamerkoor Nederlands, o Concert Köln, o Ensemble 415, entre outros. Em 1988, fez sua estreia operística, em Innsbruck, onde cantou na montagem de Giasone, de Cavalli.
Em colaboração com o cravista Jean-Marc Aymes, Kiehr fundou o Concerto Soave conjunto. Com o grupo, ela percorreu muitos dos mais prestigiados festivais de música antiga do mundo, incluindo o Festival de Utrecht Early Music, Ambronay, Pontoise, Simiane-la-Rotonde, Semaine Sainte en Arles, e em Montreux, Lausanne, Marselha e Paris (Cité de la Musique). Sua gravação de “Maddalena ai Piedi di Cristo”, com René Jacobs, ganhou um prêmio Gramophon, em 1997.

Serviço:
Música “Solo Música – Cristina Kiehr”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: terça-feira, 04 de novembro de 2014 
Horário: 20 horas
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas no dia do espetáculo, a partir das 10 horas
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Master-class
Data: segunda-feira, 3 de novembro
Horário: 14 horas
Local: Curso de Licenciatura e Música da Universidade Federal do Ceará
Informações: (85) 3453-2770

Arte] RON ENGLISH EM EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL



 

As obras do artista contemporâneo americano ocupam as galerias da CAIXA Cultural Fortaleza a partir do dia 12 de novembro
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 12 de novembro de 2014 e 18 de janeiro de 2015, a exposição inédita no Brasil Ron English - Do estúdio para a rua. O trabalho do artista americano contemporâneo mistura referências culturais, como ícones do cenário pop, da história da arte, propaganda e quadrinhos. São 110 obras, entre pôsteres, quadros, murais (wall pieces) e fotografias, que também estarão em exposição na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

Ron English é um dos artistas mais criativos e reconhecidos, atualmente, assinando seu estilo com o termo “POPaganda”, sempre com uma crítica ácida referente a assuntos políticos e sociais. É dele, por exemplo, o famoso Mc Obeso, ilustração para o documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock, capas de discos para Slash e Dandy Warhols, e toy art para Pearl Jam e Linkin Park.

Um dos três grandes nomes do Surrealismo Pop, ao lado de Robert Williams e Mark Ryden, Ron é um dos nomes mais importantes da arte contemporânea. Segundo o também artista gráfico Shepard Fairey, influenciado por Ron English – assim como Bansky –, o artista é considerado o criador da arte de rua e das intervenções urbanas e é conhecido como “The Godfather of Street Art” (O padrinho da arte de rua, em tradução livre).

Entre as obras que vão ocupar as galerias da CAIXA Cultural Fortaleza está o quadro South America Butterfly. Nele, há uma alusão à imagem de uma borboleta construída através da junção de dois continentes do globo, o que representaria para o artista o chamado “efeito borboleta”. Ou seja, uma ação que pode desencadear uma infinita possibilidade de reação, numa grande cadeia de probabilidades. Outra arte bastante conhecida de Ron English é a chamada Abraham Obama. Trata-se da construção híbrida das imagens dos presidentes americanos Abraham Lincoln e Barak Obama, que ficou muito “viralizada” em 2008, durante a campanha à presidência americana do então candidato Barak Obama.
Em paralelo à mostra, será exibido o documentário Popaganda: The Art and Crimes of Ron English, dirigido por Pedro Carvajal (Espanha), que expõe o processo criativo do artista. O documentário tem 78 minutos e será projetado na Galeria 2. Haverá, ainda, uma oficina de estêncil, técnica de ilustração ligada à arte de rua, para 30 alunos, no dia 06 de dezembro. A oficina será ministrada por Narcélio Moreira Dantas.

Serviço:
Exposição "Ron English - Do estúdio para a rua"
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 de novembro de 2014 a 18 de janeiro de 2015 (abertura com coquetel para convidados e imprensa no dia 11 de novembro)
Horário de visitação: de terça-feira a sábado das 10h às 20h e, aos domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
Acesso para pessoas com deficiência
Oficina de Estêncil
Data: 06 de dezembro de 2014
Horário: 15h
Inscrições: No dia da oficina, para as 30 primeiras pessoas
A oficina será realizada na galeria multiuso

Programação do Cinema do Dragão/Fundação Joaquim Nabuco // 30 de outubro a 5 de novembro de 2014




Na nossa 59ª semana de programação, será exibido um ciclo especialíssimo de clássicos. Daremos foco a duas obras importantes na filmografia do cineasta sueco Ingmar Bergman. Serão exibidos no suporte original 35mm, os clássicos O SÉTIMO SELO e MORANGOS SILVESTRES. As exibições acontecerão de forma alternada (um dia para cada filme), sempre às 19h30 na Sala 2, havendo uma sessão dupla excepcionalmente no domingo (02) com os dois filmes seguidos (17h e 19h). A exibição de clássicos, que vem se firmando como uma das marcas mais fortes do Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco é de extrema importância no projeto que defendemos, possibilitando a descoberta de filmes historicamente indispensáveis na tela grande, tanto em cópias digitalmente restauradas quanto no suporte original. 

BISTRÔ ROMANTIQUE (de Joel Wanhoebrouck) e RELATOS SELVAGENS (de Damian Szifron) continuam em cartaz.


► FILMES E SESSÕES

Morangos Silvestres (Smultronstället - Suécia, 1957) – Estreia
Direção: Ingmar Bergman // 93 minutos // 12 anos // 35mm // Som 2.1
Sinopse: Sak Borg (Victor Sjöström) é um professor de medicina que revisita vários momentos marcantes de seu passado durante uma viagem de carro até sua antiga universidade, onde ele irá receber uma honraria. Acompanhado de sua nora Marianne (Ingrid Thulin) ele evoca memória de sua família e de sua ex-namorada. Durante a viagem ele conhece uma garota adolescente que em muito se assemelha a Sara, seu antigo amor. A jovem pega carona com o professor e Marianne. Quanto mais Borg recorda as decepções e desilusões que viveu, mais ele se sente frio e cheio de culpa. Esses sentimentos se afloram quando ele encontra seu filho, igualmente frio e ressentido.

 // Sala 2
30/10, 01/11 e 04/11: 19h30;
02/11: 17h


O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet - Suécia, 1957) – Estreia
Direção: Ingmar Bergman // 97 minutos // 12 anos // 35mm // Som mono
Sinopse: Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

 // Sala 2
31/10 e 05/11: 19h30;
02/11: 19h


RELATOS SELVAGENS (Relatos Salvajes  - Argentina, 2014) – 2ª Semana
Direção: Damián Szifron // 122 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

 // Sala 1
30/10 a 05/11: 15h, 17h20 e 19h45


BISTRÔ ROMANTIQUE (Bélgica, 2012) – 2ª Semana
Direção: Anton Corbijn // 122 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Pascaline tem quarenta anos e um restaurante. No dia dos namorados ela recebe uma surpreendente e ousada proposta de um amor do passado. Paralelamente, durante o jantar, a dona de casa Roos informa ao marido que tem um amante e a cinquentona Mia pensa em suicídio.

 // Sala 2
30/10 a 05/11: 17h30
*no dia 02/11 a sessão acontecerá às 15h.


► SOBRE AS SALAS

As novas salas do Cinema do Dragão do Mar, reabertas em setembro de 2013, contam agora com parceria firmada com a Fundação Joaquim Nabuco, cuja sala de cinema no Recife é referência nacional em qualidade técnica e de programação.
A ampliação de possibilidades do espaço do cinema, junto à construção de uma grade de programação que promova reflexão e debate, são os prismas que nortearão a nova proposta de curadoria das salas, realizada a partir da colaboração entre os programadores do Cinema da Fundação Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim, no Recife, com os curadores adjuntos Salomão Santana e Pedro Azevedo, em Fortaleza. A programação será pensada semana a semana em consonância com a realidade local a fim de suprir as demandas do público, mas também surpreendê-lo.  As duas salas foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto.

O público também pode saborear antes de cada sessão os excelentes cafés do espaço Café Santa Clara Orgânico, inaugurados juntos ao Hall de cada sala.

Dotadas com o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital da marca Barco, uma das mais conceituadas no mercado de audiovisual, as salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais. Com o objetivo de oferecer suporte para o maior número de mídias possíveis, uma das salas possui também um projetor analógico Cinemeccanica 35mm. Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package). O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1. Os ingressos para as sessões são vendidos na Bilheteria do Cinema do Dragão - Fundação pelo valor de R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia-entrada. A bilheteria funciona de terça a domingo, das 14h às 22h. Terão direito a ingressos pelo valor de R$ 3,00 (metade da meia-entrada) estudantes matriculados na Escola Porto Iracema das Artes, alunos de audiovisual da UFC, Unifor, Vila das Artes e Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho, mediante apresentação de documento com foto.

// INFORMAÇÕES
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@gmail.com
Programadores: Salomão Santana e Pedro Azevedo
Gerência de Cinemas e Teatro: Flavia Muluc
Bilheteria: (85 - 3219.5899)

Exposição] Bienal do Livro Fortaleza 2014




Foto: Divulgação. Bienal do Livro do Ceará

A Bienal do Livro do Ceará 2014 já divulgou as primeiras novidades do evento que acontecerá entre os dias 6 e 14 de dezembro, no Centro de Eventos de Fortaleza.
Para este ano, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado Ceará vai homenagear um dos maiores escritores brasileiros e contista cearense, Moreira Campos, promovendo ações de lançamentos e republicações de algumas obras.
Na programação, o público poderá conferir duas exposições, filmes produzidos a partir de obras do autor, seminários sobre algumas obras, especificidades da tessitura de sua prosa, seus personagens, referências e recursos de estilo.
O objetivo da feira é reunir diferentes segmentos da cena literária e obras de escritores veteranos e estreantes, além de gerar visibilidade para livros, autores, empresas e editoras.
Em breve, mais informações.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Gastronomia] Contagem regressiva para o VI Festival Internacional de Camarão da Costa Negra, que reúne atrações nacionais e internacionais em Acaraú


Em novembro, dias 14 e 15, a cidade espera receber 12 mil pessoas no festival que une gastronomia e música
A cidade de Acaraú, mais uma vez, será a sede da VI edição do Festival Internacional de Camarão da Costa Negra nos dias 14 e 15 de novembro. A Fazenda Cacimbas receberá visitantes de diversos municípios cearenses para o já tradicional evento. O objetivo do encontro, idealizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, é fomentar uma das principais espécies de camarão do mundo, além de divulgar a culinária e talento de chefs do Ceará. A expectativa dos organizadores é de que 12 mil pessoas passem pelo local neste ano. Em 2013, foram 10 mil participantes. Para participar, basta a doação de dois quilos de alimentos. A abertura acontece dia 14, às 10 horas. Na ocasião, serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região.
O evento, que chega em 2014 a sua sexta edição, é um verdadeiro paraíso gastronômico, oferecendo pratos diferentes e surpreendentes a cada dia. Cinco renomados chefs de restaurantes cearenses se encontram para disputar o título de melhor prato do Festival, com julgamentos a cada noite. O resultado é uma exuberância de sabores, usando como matéria-prima o melhor camarão do mundo.
Com a presença de chefs consagrados no cenário nacional e internacional, o tradicional concurso, neste ano, será entre os chefes campeões das cinco edições anteriores. O festival é sempre uma oportunidade para a descoberta de talentos da gastronomia cearense.
Participarão da disputa neste ano os chefs: José Faustino, campeão de 2009; Eduardo Sissi, de 2010; Lilliane Perreira, de 2011; Luciano Ferreira, de 2012; e Cícero Disney, vencedor de 2013. O chefe vencedor será agraciado com o Troféu Camarão de Ouro.



PROGRAMAÇÃO
Mas o festival não se resume só à culinária. Os visitantes e participantes ainda desfrutam de uma programação musical elaborada, especialmente, para os dias do evento, com atrações locais e nacionais. No dia 14, acontece a abertura oficial, às 10 horas, ocasião na qual serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região. À noite, os shows serão com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon. Já no sábado (15), a noite será comandada por Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa e a dupla Ítalo e Renno.
Além disso, dentro do festival, serão realizados dois eventos paralelos: VI Workshop Gastronômico e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Workshop Gastronômico, que reúne renomados chefs de cozinhas nacionais e internacionais, dias 14 e 15, a partir das 16 horas. Neste ano participarão Alex Floyd, Benon Chamilian, Jorge Monti, Bernard Twardy, Fernando Barroso, Ivan Prado.
Durante o dia, o evento oferece programação técnica voltada para produtores, estudantes, técnicos do setor e componentes da cadeia produtiva do camarão. No VI Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste haverá palestras, oficinas, painéis e mesas redondas dias 14 e 15, a partir das 8 horas, finalizando com a visita técnica dia 16 de novembro.
O evento, organizado pela Prática Eventos, é promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e Costa Negra Denominação de Origem. O patrocínio é do Sebrae Nacional, parceria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

REGIONALISMO
Um grupo de grandes chefs se unem para compor uma festa recheada de surpresas, novas receitas, alta gastronomia e regionalismo. Com tudo isso, o VI Festival Internacional do Camarão promete ser um sucesso.

Há cinco anos, o evento atrai milhares de turistas para a região de Acaraú e divulga o camarão de cativeiro como opção gastronômica. O encontro, no entanto, vai além e prioriza, também, o reconhecimento dos profissionais que trabalham com a alta gastronomia no Ceará.

O objetivo, também, é desenvolver os municípios que formam a Costa Negra, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Itarema, qualificando os profissionais que trabalham com a carcinicultura e estimulando turismo na região. O evento tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento do potencial turístico e econômico dos municípios da região e entorno.

Selo de Denominação de Origem - A Associação de Carcinicultura da Costa Negra conseguiu, em 2011, o registro de Indicação Geográfica por Denominação de Origem, concedido pelo INPI. Atualmente, a ACCN está em busca do reconhecimento do selo junto à União Europeia (52 países). O objetivo é tornar a região reconhecida mundialmente por ser produtora do melhor camarão do mundo. Quando o selo está posicionado no mercado, ele é reconhecido instantaneamente e indica que o produto e seu processo cumprem com normas específicas e que passaram pelos controles de qualidade. O presidente da Associação de Carcinicultura da Costa Negra, Livino Sales, ressalta a relevância do festival. Segundo ele, o festival ajuda a projetar a região e o trabalho que está sendo feito pela ACCN. “Em 2014, será a vez de pleitear o reconhecimento da Indicação de Origem por Denominação Geográfica”.
A Costa Negra - É a denominação de uma região que se abre para o mundo com as belezas naturais de quatro municípios - Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara -, ao longo de 48 quilômetros. Os municípios, inseridos no Vale do Acaraú, a 240 quilômetros de Fortaleza, ganharam um solo escuro, formado por nutrientes especiais e recursos naturais da areia e da vegetação que tornaram a área a melhor do Estado para a produção de camarões. A Costa Negra é um importante polo turístico e econômico do Litoral Oeste, onde se encontra o mais importante polo da carcinicultura cearense.


PERFIS DOS CHEFS

Cícero Disny - Cícero Disny iniciou sua carreira em São Paulo como auxiliar de cozinha e confeiteiro. É formado em Administração, mas a paixão pela culinária falou mais alto. Passou por vários locais conceituados como Gran Marquise, Orixás Hotel em Fleixeiras e Brasil Tropical. Hoje ele tem seu próprio restaurante em Caucaia. No Festival, ele irá apresentar os pratos "Balaio Nordestino" e "Trio do Serrado".

Luciano Ferreira - Nascido em Aurora, no Ceará, o chef Luciano Ferreira teve seu primeiro contato com a culinária quando trabalhava como lavador de panela em um hotel de São Paulo. Depois de 12 anos voltou de lá para Fortaleza já como sub chef de cozinha. A partir daí, Luciano só cresceu! Tem em seu currículo nomes como Meliá Confort, Blue Tree e Oásis Atlântico, onde trabalha atualmente. No Festival, irá apresentar os pratos "Maria Bonita e Lampião" e "Camarão do Vaqueiro".

Liliane Pereira - Jovem e simpática, a chef Liliane Pereira tem também uma experiência profissional admirável. Passou por restaurantes de renome como Villa Vechia e Beijupirá. Participou do programa Super Chef, na Rede Globo, e ainda foi Chef Revelação no Prêmio Melhores do Ano Ceará, realizado pela Prazeres da Mesa. Atualmente, ela tem o seu próprio empreendimento, o Restaurante Secreto O Banquete. No Festival, ela irá servir os pratos “Camarão Vila Mango” e “Escondidinho Atrevido”.

Eduardo Sisi - Foi em um restaurante familiar em São Paulo que o chef Eduardo Sisi se apaixonou pela culinária. Depois de passar um tempo em Londres, em contato com chefs de diferentes países, Sisi voltou para o Brasil cheio de ideias. Em seus pratos procura unir o melhor da cozinha internacional com toques regionais. Inovação, requinte e criatividade são algumas das características do seu trabalho. No Festival, ele irá apresentar os pratos “Estrela do Mar” e “Brasileirinho de Camarão”.

Faustino - José Faustino Paiva descobriu sua paixão por gastronomia quando exercia a função de zelador em cozinhas do Rio de Janeiro. Determinado, trabalhou muitas noites em troca de ensinamentos. Como resultado desta dedicação tornou-se referência mundial do Movimento Slow Food e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. No Festival do Camarão, o Chef Faustino irá apresentar dois pratos: “O Camarão Pacoti” e o “Camarão Castelo”.

LISTA DOS HOMENAGEADOS POR CATEGORIAS


Produção e Articulação Classista

João Jaime Gomes Marinho de Andrade

Deputado Estadual



Gestão Participativa e Instituições

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Presidente


Política e Administração

Manoel Duca da Silveira Neto

Deputado Estadual

Científica, Tecnológica e de Ensino,
Maria Oziléa Bezerra Menezes

Labomar – Instituto de Ciências do Mar

Diretora

Grande Entusiasta do Setor
Sérgio de Araújo Lima Aguiar
Deputado Estadual

SERVIÇO:
VI Festival Internacional do Camarão
Dias: 14 e 15 de novembro de 2014
Local: Fazenda Cacimbas, cidade de Acaraú - Ceará
Entrada: dois quilos de alimentos

Encontro] Hoje (30/10) acontece o Encontro de Blogueiros e o tema é Festivais de Música em Fortaleza








Festivais de Músicas é o tema de outubro do Encontro de Blogueiros O POVO

“Festivais de Música em Fortaleza” é o tema do Encontro de Blogueiros de outubro, que ocorrerá nesta quinta-feira, 30 de outubro, às 19h, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

 Mediado pela jornalista Camila Holanda, o encontro reunirá:

-Ivan Ferraro ( Presidente da Associação dos produtores de Disco do Ceará, Prodisc)
- Denor Sousa ( Produtor cultural da Empire e colunista do blog Respirando Música)
- Rafael Bandeira ( Produtor cultural e idealizador do Festival Ponto.CE )
- Amaudson Ximenes ( Presidente da Associação Cultural Cearense do Rock e responsável pela realização do Forcaos).

A entrada é gratuita.


Link do evento: https://www.facebook.com/events/857429214289053/

Para conhecer o Encontro de Blogueiros: http://www.opovo.com.br/blogs/encontrodeblogueiros/

Festa] Pink apresenta Yelloween Veuve Clicqout e Bonde da Stronda




Sexta, 31 de outubro
A Pink Elephant Fortaleza traz para você uma das festas mais exclusivas e esperadas do Brasil: Yelloween Veuve
Clicquot. Uma noite misteriosa, com decoração temática, onde o glamour é peça fundamental! Com assinatura da exclusiva champagne Veuve Clicqout, a balada chic será comandada pelos famosos mascarados do projeto 'A LIGA'!

Para entrar no clima, o dresscode especial será o 'Black Chic' ou 'Fantasy' e os profissionais do Le Vernis Nails Bar farão makes bem estilosas à la Halloween!

A Pink terá decor com a temática “terror chic”, com itens da cor “yellow Clicquot” desenvolvidos especialmente para a ocasião. A grande novidade da Maison para a festa será a exclusiva garrafa Veuve Clicquot Magnum com rótulo luminoso em formato de cometa. Para Clicquot, o cometa é um forte símbolo da marca, pois em 1811 um cometa cruzou o céu da região de Champagne e resultou em uma safra excepcional! So fun, So Clicquot!
Dia 31 de outubro, sua sexta-feira vai ficar mais glamorosa no YELLOWEEN chic da Pink!

A LIGA (www.aligaofficial.com.br)
Projeto formado pelos DJs Peterson Ungaretti, Leopoldo Meira, Eduardo Cintra e Victor Guerreiro, residentes do Confraria Club, eleito duas vezes o melhor club do Brasil pela renomada Cool Magazine, 'A Liga' é conhecida por contagiar a pista e surpreender o público com sets eletrizantes.


 
Sábado, 01 de Novembro

O Bonde da Stronda chega na Pink Fortaleza para fazer todo mundo enlouquecer!!
#SaveTheDate #PinkFortaleza #BondeDaStronda

O Bonde da Stronda é uma dupla de Rap, criada em 2006 por Diego Raphael Villanueva (Mr. Thug) e Leonardo Schulz Cardoso (Léo Stronda). No início o grupo tinham mais dois integrantes que com um tempo se afastaram. O sucesso viral de suas músicas gravadas de forma "caseira" e sem planejamento de carreira fez o grupo se destacar nos eventos "Teen" do Rio de Janeiro nos anos de 2008 e 2009.

De 2009 para cá lançaram mais 4 álbuns, chamados de "A Profecia" (2011) , "Corporação" (2012), "Feito Pras Damas" (2012) e o mais recente, "O Lado Certo Da Vida Certa" (2013).Em 2010 também Gravaram um clipe com Mr. Catra na música "Mansão Thug Stronda" que hoje marca 42 Milhões de acessos no YouTube, sendo a música de mais sucesso deles até hoje. Recentemente lançaram outro videoclipe chamado "Dá Meu Copo" que com 1 mês de lançamento marca mais de 400 mil views no YouTube.

www.bondedastronda.net

SERVIÇO

Onde?
Pink Elephant Fortaleza
Av. Desembargador Moreira, 1741 – Aldeota

Quando?
31 de Outubro - SEXTA - YELLOWEEN VEUVE CLICQUOT
01 de Novembro - SÁBADO - BONDE DA STRONDA

Quanto?
Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgilio Távora)
R$ 50 | Masculino R$ 70

Reservas:
(85) 8912.2852

Informações:
(85) 3037.4662

domingo, 26 de outubro de 2014

Premiação] Boteco Praia recebe Certificado de Excelência do TripAdvisor




O Boteco Praia Fortaleza acaba de receber o Certificado de Excelência 2014 do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. A casa recebeu quatro das cinco estrelas de pontuação concedidas pelo público, que é quem avalia estabelecimentos em todo o mundo. O Certificado é concedido aos estabelecimentos de alto nível ao redor do mundo, com perfis no site do TripAdvisor e que recebem constantemente as melhores avaliações dos visitantes.

O TripAdvisor forma a maior comunidade de viagem no mundo concentrando mais de 60 milhões de visitantes por mês e mais de 75 milhões de avaliações e comentários. O site pode ser visualizado em 30 países, incluindo a China.

“Nós estamos constantemente investindo em melhorias na casa e priorizamos a qualidade do atendimento prestado aos nossos clientes. Estamos muito honrados em receber do público este reconhecimento”, comemora Paulo Plutarcho, sócio do Boteco Praia Fortaleza.



SERVIÇO:
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, a partir das 17h, e aos sábados e domingos, a partir das 11h30
Couvert: R$ 7,90
Formas de pagamento: dinheiro e cartões Visa, MasterCard e Diners
Mais informações e reservas: 85 3248.4773