Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 27 de junho de 2015

Dragão do Mar] Programação cultural da semana de 30 de junho a 5 de julho no Dragão do Mar

 
► Espetáculo Uma Flor de Dama
Coletivo Artístico As Travestidas

SINOPSE
Uma noite na vida de uma travesti: momento em que entra no camarim e se prepara para fazer um show até ir às ruas prostituir-se. No decorrer, no fim da noite, sentada no bar tomando a última cerveja quente, fala sobre sua vida, suas escolhas, seus amores, seus desejos, seu ódio. O público acompanha a vida dessa personagem fictícia, mas acrescida de fatos reais, a partir de uma pesquisa de campo do ator. Traz à cena questões como HIV, política, preconceito, e, especialmente, as escolhas que a vida nos oferece (ou das quais nos priva).

RELEASE
Considerados como minorias, os travestis sofrem constantemente o preconceito da sociedade, tanto no meio familiar, como educacional e profissional. A não aceitação da família provoca a saída de casa e com isso deixam de estudar. Para se manterem, precisam urgentemente de trabalho. No entanto, são poucos as que conseguem
uma carreira profissional, por conta da falta de qualificação. Deste modo, são empurrados para a prostituição.

O espetáculo UMA FLOR DE DAMA foi construído a partir do conto DAMA DA NOITE, de Caio Fernando Abreu; do livro ENGENHARIA ERÓTICA, de Hugo Denizart, e de pesquisas e entrevistas com travestis cearenses num trabalho de campo do ator Silvero Pereira, no intuito de compreender esse universo considerado marginalizado.

Descobriu-se assim uma carência tanto afetiva quanto de trabalho para essas travestis, que se perdem em meio às ruas e noites de prostituição. Deste modo, o espetáculo vem questionar até que ponto uma sociedade quadrada e cheia de paradigmas colabora para essa marginalização e que mecanismos políticos, educacionais e sociais são necessários para dar maior dignidade a estas pessoas que sofrem diariamente com o preconceito.

FICHA TÉCNICA
Atuação, Direção, Texto, Figurino, Maquiagem, Cenário e Adereços: Silvero Pereira
Produção Executiva: Lukas Nóbrega
Iluminação: Tomaz de Aquino e Silvero Pereira
Técnico: Fabinho Vieira

Dia 30, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 60 minutos.


► II Mostra Pibid de Teatro do IFCE
Realização: Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE
Apoio: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Alunos de escolas públicas apresentam a II Mostra Pibid de Teatro, nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), no Teatro Dragão do Mar. Gratuita, a mostra é a culminância das atividades práticas e teóricas desenvolvidas ao longo de um ano nessas escolas por alunos do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). As escolas participantes são: EEFM Adauto Bezerra, EEFM João Mattos, EEFM Figueiredo Correia e EEFM Cesar Cals.

A cada dia, duas escolas apresentam dois espetáculos cada uma, com quinze minutos de duração, perfazendo o total de oito espetáculos. A temática das peças versa sobre assuntos extraídos em sala, tais como Meio ambiente, Bullying, Relações humanas, Economia etc. A intenção dessa mostra concentra-se na oportunidade que os alunos de Licenciatura em Teatro do IFCE terão em desenvolverem sua teoria e prática teatral como atividade docente, consolidando assim, seus conhecimentos acumulados.

Esse projeto só é possível porque o IFCE participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), projeto federal da CAPES. Esse programa oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, entre elas a de Teatro, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas.

O IFCE, ao participar mais uma vez do Pibid, insere 21 cursos de licenciaturas, abrangendo sete áreas de formação de professores e duas modalidades, presencial e à distância. São mais de 700 bolsistas. Os cursos ocorrem em treze campi e em um pólo de Educação à Distância (UAB).

Nas ações do PIBID/IFCE, serão atendidas mais de 50 escolas de Educação Básica do Estado, proporcionando aos licenciandos bolsistas de iniciação à docência o conhecimento das realidades institucionais diversas e instrumentalizando-os para a busca de soluções de problemas enfrentados na educação básica de sua região.

A formação do professor da educação básica envolve o estudo das teorias da educação e a aplicação dessas teorias no espaço escolar. Desse entrelaçamento surgem as ações educativas que possibilitam a aprendizagem efetiva. O PIBID IFCE também divulga seus impactos nos encontros universitários locais (UECE, UFC, UNIFOR) e eventos da área de formação do curso, por exemplo, no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF dentre outros.

Dias 1º e 2 de julho, das 14h às 18h, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito.

► V Mostra da Cultura Reggae no Ceará – Reggart

Realizada pelo Coletivo Reggart e parceiros, a V Mostra da Cultura Reggae no Ceará acontece 1º a 7 de julho, em vários locais de Fortaleza, sob o tema "Bob Marley 70 anos". Na próxima quarta-feira (1º), a partir das 17h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre oficialmente a mostra com bate-papo, exibição de documentário sobre o cantor jamaicano, exposição e o show de Andread Jó, com os convidados Felipe Cazaux e Nayra Costa, entoando os grandes sucessos de Bob Marley.

“Bob Marley 70 anos” foi escolhido como tema do Reggart deste ano em virtude do aniversário de 70 anos do artista em 2015, caso estivesse vivo. Vida e obra do jamaicano perpassaram todas as atividades da mostra que acontece durante a Semana Municipal da Cultura e da Identidade Reggae da capital cearense. A abertura será exatamente no Dia Internacional do Reggae, dia 1º de julho, com programação gratuita que se inicia às 17h, no Dragão do Mar.

Quem dá a partida na mostra é Feira Roots. Depois às 18h, haverá a abertura da exposição fotográfica "Olhares do Palco", do fotógrafo e jornalista Russo Don, na Arena Dragão do Mar. A exposição é composta por trinta fotos em preto e branco e a cores, de tamanhos 20x30 cm que retratam diversos shows de música através dos palcos no período de dois anos. A perspectiva das lentes do palco para o público captam momentos de diversos artistas, músicos e bandas, como as lendas do Reggae Horace Andy, Dub Inc, Easy Stars All Stars, R Zee Jackson, Mato Seco, Groundation, Israel Vibration.

Às 19h, no Auditório do Dragão, os cantores e compositores Andread Jó e David Lima e o jornalista e crítico musical Luciano Almeida fazem uma roda de conversa sobre a cultura reggae. Às 20h, ainda no Auditório, acontece a cerimônia de abertura oficial da Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae e da V Mostra Cultural de Reggae no Ceará.

Depois, é hora de curtir um som. A Praça Almirante Saldanha receberá, às 20h30, o show especial “Bob Marley 70 anos”, interpretado por Andread Jó e pelos convidados Felipe Cazaux e Nayra Costa. O acesso é gratuito.

Além da abertura no Dragão, a Mostra conta ainda com rodas de conversas, exposições, feira de artesanato, oficinas, vivências, exibição de vídeos e apresentações musicais com bandas e DJs de reggae, no Cuca Barra, Cuca Jangurussu, Cuca Mondubim e Praça dos Leões.

Concebido como uma grande mostra de cultura com referência central na cultura reggae, o REGGART vem sendo, desde sua primeira edição, em 2011, um dos principais eventos da linguagem do reggae no Ceará. A mostra ocupa espaços públicos e aborda as relações do reggae com a moda, a culinária, a dança, o audiovisual, mostrando sua importância para o desenvolvimento e mapeamento sócio, econômico e cultural do reggae.

Confira a programação no Dragão:

17h – Abertura da Feira Roots

18h – Abertura da exposição fotográfica  “Olhares do palco”, por Russo Don
Na Arena Dragão do Mar

18h – Exibição de vídeo – Bob Marley
No Auditório

19h – Roda de Conversa com Andread Jó (cantor e compositor), Luciano Almeida (jornalista e critico musical) e o David Lima (cantor e compositor)
Na Multigaleria

20h – Abertura da Semana Municipal da Cultura e Identidade Reggae e da V Mostra Cultural de Reggae no Ceará
No Auditório

20h30 – Show especial Bob Marley por Andread Jó com participações especiais de Nayra Costa e Felipe Cazaux
Na Praça Almirante Saldanha

Dia 1° de julho, a partir das 17h, no Dragão do Mar. Acesso gratuito. Programação completa e mais informações: https://www.facebook.com/ReggartBR


► Lançamento do livro “José Julião: A Crônica das Artes Plásticas no Ceará 1969/1978”

No dia 2 de julho, será lançado em Fortaleza, às 19h, no foyer do auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o livro “José Julião – A crônica das Artes Plásticas no Ceará - 1969/ 1978”.

A publicação reúne artigos, matérias jornalísticas e registros fotográficos de obras e eventos do movimento das artes plásticas registrados há 30 anos pelo crítico de artes José Julião (1916 / 1986) na imprensa cearense. O material, que conta ainda com depoimentos de artistas, críticos e marchands, se constitui numa fonte de pesquisa sobre o cenário das artes plásticas no Ceará na década de 1970 com seus salões e movimentos.

Responsável pela coordenação editorial da publicação, o professor Gilmar de Carvalho destaca que a publicação das crônicas de José Julião busca difundir junto às gerações atuais a efervescência que foi o movimento das artes plásticas no Ceará, durante a década de 1970, e perpetuar para a história um momento importante das artes no cenário cearense, recuperando nomes de artistas importantes lançados na época e que contaram com o apoio do crítico para alavancar suas carreiras.

O livro, organizado por suas filhas Clara, Paula, Raquel e Liliza, reúne artigos publicados por José Julião nos jornais Gazeta de Noticias, O Povo, nos tablóides Balaio e Fortaleza, e reproduz fotos de eventos da época, bem como obras de arte do acervo do crítico e seus familiares.

 O Projeto é coordenado pela ONG Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e tem o apoio da Lei Rouanet e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O livro conta com 358 páginas, tem o selo da Expressão Gráfica e Editora, projeto gráfico de Edmilson Miranda Forte Jr. e será vendido por R$ 30,00.

Dia 2, às 19h, no Auditório do Dragão. Gratuito.


► Lançamento do Livro “Casamento – Quando Impor? Quando Supor? Quando Propor?”
De Paulo Roberto Cândido

O livro "Casamento - Quando Impor? Quando Supor? Quando Propor? é a mais nova obra do escritor Paulo Roberto Cândido, que é membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - AMLEF e Presidente da  Academia  de Letras  e  Artes  da  Sociedade  de  Assistência aos Cegos - ALASAC.

Trata-se de um ensaio sobre a instituição casamento, com uma abordagem poética, filosófica e realista de quem aprendeu as regras conjugais de impor, supor e propor, para que o relacionamento matrimonial se torne um ambiente psicológico de felicidade existencial para dois seres que fizeram uma aliança entre o amor e a racionalidade humana.

É um livro que não pode faltar na biblioteca daqueles que pretendem casar mentes, juntar sonhos e dividir venturas, acreditando na arte da convivência sustentável debaixo do mesmo teto. Você quer casar e ser feliz? Você quer renovar o seu casamento? Você quer aprender a impor, supor e propor dentro do matrimônio? Então venha para a noite de autógrafos.

Dia 3, às 19h30, no Auditório do Dragão. Gratuito.


► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
Com Ferreira Junior e Pife Contemporâneo

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta ao público mais uma programação para encher de boas vibrações o fim de tarde por aqui. É o projeto semanal Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão que, todos os sábados, às 17h, traz em apresentação gratuita um grupo de instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), na Arena Dragão do Mar. Nesta edição, o público poderá conferir Ferreira Junior e Pife Contemporâneo.

No Pôr do Som, os grupos de câmaras (música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes) oriundos da OSUECE, com formações variadas, mostrarão um repertório variado de música de concerto de câmara de vários compositores cearenses, brasileiros e de outras nacionalidades. Serão apresentados até canções imortalizadas pelo cinema e músicas que compõem as trilhas de jogos de videogame, entre outras surpresas.

“O objetivo desta série de concertos é proporcionar ao público diferentes aspectos da apreciação musical, com perspectiva de formação de plateia, informação e interação com o público”, define o professor de música da Uece e maestro da Osuece, Alfredo Barros.

Ferreira Junior e Pife Contemporâneo é um grupo baseado nas influências e raízes musicais que o instrumentista Ferreira Junior traz desde a infância em Assaré (CE). Com linguagem jazzística, busca explorar o som do pife em releituras modernas mostrando ao público as inúmeras possibilidades que esse instrumento tem fora do contexto “rústico” ao qual normalmente tem sua imagem associada, como nas bandas cabaçais. Grupo formado em 2012, leva ao palco músicas de artistas como Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, além de composições e arranjos próprios com harmonia elaborada e um time selecionado de músicos.

Dia 4, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Dia 4, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.
  

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Dia 5, das 16h às 19h, na Praça Verde. Gratuito.


► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.
Dia 5, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia).

► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes de domingo no Dragão. Nesta edição, confira Márcio Resende e o Choro.

Márcio de Carvalho Resende nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 23 de Junho 1961. Começou a tocar flauta aos sete anos de idade. Sua primeira banda foi a Banda "SEMENTE", junto com Mario Adnet, Claudio Nucci, Zé Luis Oliveira, Alberto Rosenblitz, Paulo Soledade, Mu Carvalho e Claudinho Infante. Estudou nos Eua de 1981-91(Berklee Colege of Music,New England Conservatory e New York University). Foi aluno de Joe Allard, Jimmy Guiffre, Don Cherry, Joe Lovano, George Garzone, George Russel e Dr. William Thomas McKinley.

Nos Eua, tocou com Dave Douglas, Dave Kikosky, Brian Bromberg, Aydin Esen, Rachel “Z" Nicolazzo, Baron Browne e Tiger Okoshi.

No Brasil, já tocou (ou gravou) com Toninho Horta, Wilson Simonal, Nana Caymmi, Claudio Nucci, Mario Adnet, Nelson Angelo, Jorge Helder, Adelson Viana, Carlinhos Patriolino, Zé Menezes, Nailor “Proveta” Azevedo, Sizão Macahado, Lula Galvão, Luciano Magno, Fagner, Elza Soares, Ednardo, Belchior, entre outros.

Atualmente, reside em Fortaleza desde 1999, onde leciona Harmonia Popular e Erudita, Saxofone, Arranjo e Contraponto na Universidade Estadual do Ceará.

Dia 5, das 16h às 20h, na rena Dragão do Mar. Gratuito.

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


► Ela
Ocupando todo o piso superior do MAC-CE, a exposição de Bruno Vilela – pela primeira vez em mostra individual em Fortaleza – apresenta treze obras das séries Animattack e Dia de festa é véspera de dia de luto, que fazem referência ao conceito da Anima, da psicologia junguiana, que é a personificação do inconsciente masculino na figura de uma Deusa.
“Essa entidade surge de várias maneiras nos meus quadros: nos olhos enigmáticos num fundo azul; em rostos femininos em que os outros elementos humanos como boca e nariz são suprimidos, reforçando esse olhar; em memórias de infância, através da desconstrução de fotos antigas de simples festas de aniversário”, exemplifica o artista.

A obra Ela, que dá nome à exposição, é fundamental para o entendimento da série. É o aparecimento de uma figura feminina fantasmagórica no meio da natureza. Sem cabeça, as mãos são levadas de modo desesperado ao local onde ela deveria existir. No meio da floresta o homem se funde com a mata e, então, finalmente, Ela, a consciência da existência, toma conta do ser humano que tem medo profundo do que não sabe explicar. “A Mãe Terra, La loba, A bruxa, A Santa, A deusa, Ela, são vários os nomes dados ao sentimento de integração com o cosmos ao longo das eras por diversos povos primitivos, em lendas escritas, tradição oral, pinturas e esculturas”, explica.

Entre as obras expostas, o público poderá conferir um trabalho inédito, feito exclusivamente para o Dragão do Mar: uma pintura na parede, feita com grafite e óleo, numa técnica nova descoberta pelo artista numa recente residência em Lisboa. Além disso, a exposição lança o filme Se Cria Assim, documentário dirigido pelo cineasta Beto Brant sobre o processo criativo de Bruno Vilela.

O filme mostra o processo do artista no ateliê, desde suas técnicas de pintura e desenho até referências de seus misteriosos cadernos – que estarão numa vitrine em exposição –, passando por um dia de fotografia na floresta. Entre entrevistas e depoimentos, o filme é um passeio pela obra e vida do artista pernambucano.

Piso superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.
  

► Interstícios

            A exposição Interstícios ocupará duas salas do andar inferior do MAC-CE, com obras dos artistas Célio Celestino, Cris Soares, Emanuel Oliveira, Haroldo Saboia, Filipe Acácio, Jared Domicio, Marcos Martins, Herbert Rolim e Milena Travassos. Todos trazem em comum as singularidades em torno da ideia de um corpo sensível, aberto à experimentação, a novas rupturas e aos abalos estruturais, desfazendo construções complexas e organizadas para a constituição de outras.

“Cada trabalho ressoa essa experiência por meio de fissuras, dobras, torções, sobreposições, rasgos e fendas. Interstícios que se estruturam tanto como uma espécie de memória do diálogo com o outro, mas também se mostram como zona de inventividade de qual se é possível pensar em outros caminhos poéticos para as obras em questão”, define a curadora da exposição, Ana Cecília Soares.

A jornalista e crítica de arte desenvolve ainda que os artistas entregam-se ao estranhamento de si próprios, deixando-nos índices em forma de fissuras, ranhuras, marcas, sobreposições e atritos de suas trocas sensíveis, afetações recíprocas e deslocamentos existenciais. “Todos, interstícios, configurados como zonas de inventividade que permitem ponderar uma relação particular entre o mundo percebido por cada artista e aquilo que não aparece normalmente no que é”.

Piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


► Sobrenaturezas Sobnaturezas

Com curadoria de Valéria Laena e Bitu Cassundé, “Sobre Naturezas Sob Naturezas” une os acervos do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea para apresentar um recorte da arte popular cearense, marcada pela riqueza e diversidade do seu artesanato e forte expressão do imaginário social.

Entre 67 trabalhos de artistas como Racar, Antonio Bandeira, Nino, Manoel Graciano, Mestre Chico, Beto, Abraão Batista, Cícera Lira, Luiz Hermano, Mestre Alencar e Chico da Silva, constam obras esculpidas em madeira, modeladas no barro ou desenhadas em papelão, ex-votos, mamulengos e xilogravuras. Surgem curiosas figuras do Reisado de Congo, assombrantes máscaras dos Reis de Couro, orixás, sereias, bonecos de traços humanos perfeitos ou unidos à fantasia.

“A exposição apresenta um recorte que articula o acervo do MAC e MCC, evidenciando distintas naturezas que se aproximam por um viés mágico, por fabulações que habitam as lendas, o onírico e estão presentes na oralidade, na ficção, nas lendas, nos seres ou coisas, no sincretismo religioso. A exposição interliga diferentes acervos, une o popular com o contemporâneo numa estreita relação entre vida e a arte”, explica o curador Bitu Cassundé.
Piso intermediário do Museu da Cultura Cearense (MCC). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.



► Exposição A Palavra e o Traço

Com curadoria da historiadora Valéria Laena, a exposição promete levar o visitante a um passeio pela história pessoal e profissional do arquiteto, urbanista, poeta, cantor e letrista Fausto Nilo, que se tornou um dos nomes cearenses mais consagrados da cultura nacional. A partir de desenhos, fotos pessoais, fragmentos de composições, croquis, entre outros itens, a exposição abordará a trajetória do multitalentos, já homenageado em dezembro de 2014, no Dragão do Mar, por ocasião do seu septuagenário, quando lançou o seu último álbum, “Palavras Abandonadas”.

Ao longo de 40 anos de carreira, Fausto inseriu sua assinatura em grandes obras urbanas - como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira - e em grandes obras musicais brasileiras. Foram mais de 400 letras registradas por mais de 100 parceiros, entre músicos e intérpretes do cancioneiro popular nacional, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos e Zeca Baleiro.

A exposição está dividida em dez seções. A primeira, QUIXERAMOBIM: 1944 – 1955, traz um breve histórico do lugar em que nascia o menino Fausto. Em FORTALEZA: 1956 – 1964 e PRAÇA DO FERREIRA: Década de 1960, o visitante fará um verdadeiro percurso pela cidade de Fortaleza às épocas. FACULDADE: 1965 – 1970 narra as memórias do período em que o artista inicia seu aprendizado como arquiteto. CONGRESSO DA UNE -1968 discorre sobre a turbulenta oposição ao regime militar e sua participação no movimento estudantil.

BRASÍLIA E SÃO PAULO: 1971 – 1975 aborda o tempo em que Fausto sai do Ceará e começa a trabalhar na profissão como urbanista. A seção RIO DE JANEIRO: 1976 – 1988 fala sobre a época da boemia, período em que Fausto inicia suas principais parcerias musicais e compõe as músicas mais consagradas da sua carreira. FORTALEZA E FAMÍLIA: 1988 trata sobre o retorno de Fausto a Fortaleza e a formação do seu núcleo familiar.

ARQUITETURA E URBANISMO: Década de 90 traz os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos do artista, entre eles o Dragão do Mar, a Ponte dos Ingleses, a Praça do Ferreira e o Mercado São Sebastião. O passeio encerra com a seção FAUSTO NILO 70, onde poderá ser apreciado um apanhado da sua carreira musical, com mostra dos discos que ele gravou, fotos atuais, trechos de suas principais composições e áudios de suas canções mais conhecidas.

No Museu da Cultura Cearense. Acesso gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.



RioMar Fortaleza] Programação Final de Semana RioMar



Arraial RioMar termina este domingo (28/06)
Neste sábado (27/06) e domingo (28/06), tem mais Arraialzinho RioMar às 16h, que trará uma programação divertida para a criançada com bandas, animadores infantis caracterizados de personagens caipiras, quadrilha improvisada, barraquinhas com comida típicas e apresentação de quadrilhas profissionais da União Junina. No Arraialzinho, os pais devem trazer seus filhos caracterizados de caipira. Toda a programação é gratuita e ocorre na Pracinha, no Piso L1.

- Dia 27/06 - Arraialzinho RioMar com Encanto de Criança (16h), Show com a Banda Sertavip (17h) e Festival de Quadrilhas Profissionais Adulta (19h)

- Dia 28/06 - Arraialzinho RioMar com a participação de Alexandre Nunes e Banda Duetos (16h), Apresentações Juninas (17h), Concurso de Quadrilhas Profissionais Adulta (19h)

Últimos dias para ver Da Vinci
A Exposição “Da Vinci a Exibição” encerra sua temporada em Fortaleza nesta terça-feira (30/06). Inédita no Nordeste, de Fortaleza a mostra seguirá para Recife. São mais de 60 peças projetadas pelo artista expostas em uma área de mais de mil metros quadrados.

Local: Piso L1 em frente à Praça de Eventos 1 – Próximo a Le Biscuit
Endereço: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1.500 - Papicu
Classificação etária: livre
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta: Das 8h às 17h – Escolas / Das 17h às 22h – Público Geral
Sábado: Público Geral – das 10h às 22h
Domingos e feriados – das 10h30 às 22h
Valores
Inteira: de segunda a domingo: R$ 30
Meia-entrada: de segunda a domingo: R$ 15

Informações: (85) 3066.2000

Cinema em Casa] NET EDUCAÇÃO NA TV DISCUTE ENSINO BILÍNGUE E PROTAGONISMO DE ALUNOS EM SALA DE AULA

O NET Educação (www.neteducacao.com.br), portal educacional que é uma iniciativa da área de responsabilidade social da NET, transmite no próximo dia 26 de junho mais um programa na TV, exibido pelo canal NET Cidade e, simultaneamente, pelo YouTube (www.youtube.com/neteducacao).
Esta edição vai até a sala de aula para explorar dois temas que influenciam diretamente no desenvolvimento cognitivo e no futuro profissional de jovens e crianças: segundo idioma e protagonismo.

No primeiro bloco apresenta as diferentes maneiras de trabalhar com os alunos por meio do ensino bilíngue, permitindo ir além dos idiomas para tratar a diversidade de culturas. Estudar uma segunda língua desenvolve mais áreas cognitivas. “À medida que você aprende a escrever em outro idioma ganha-se mais benefícios até para sua língua nativa”, explica a coordenadora pedagógica da escola Global Me, Maria Tereza Aranda, que falará sobre o tema no programa.

Na segunda etapa do NET Educação na TV, a jovem Brenda, de 12 anos, apresenta o case da EMEF Presidente Campos Salles (SP), que aposta no protagonismo dos alunos, que tem como princípios básicos a autonomia, solidariedade e responsabilidade, construindo ações coordenadas pelos próprios estudantes, partindo de acordos firmados em assembleias com os alunos.

O programa é dividido em dois blocos, de 15 minutos cada, com temas discutidos em reportagens e entrevistas. Alguns episódios também contam com debates sobre a pauta abordada. A apresentação é de Lilian Coelho, graduada em Jornalismo e Letras e com mais de 15 anos de experiência em televisão.


A NET desenvolve programas voltados à educação em todo o País, pois acredita em conectar pessoas para um mundo melhor. Além do Portal NET Educação e do novo programa de televisão, a NET contribui para elevar a qualidade do ensino com o Projeto Educonex@o, que capacita professores para o uso das tecnologias digitais e que já levou banda larga e TV por assinatura para centenas de escolas. Dentro e fora de casa, a NET inova para mudar a vida das pessoas.

Show] Farra nas Férias agita as férias na Paquero Quero e traz Noda de Caju e Furacão do Forró na próxima sexta-feira (03)



Em clima de férias, a casa de shows Paquero Quero promove na próxima sexta-feira (03), a partir das 22h, a festa "Farra nas Férias". Na ocasião o evento reúne a banda Noda de Caju com seus hits apaixonantes de suas versões das músicas internacionais e o Furacão do Forro, que lança seu novo repertório, trazendo o forró elétrico e seus sucessos que vão do romântico aos mais animados e irreverentes hits, capazes de levantar qualquer plateia onde se apresente. O locutor e dj Fred Dias fica responsável pela a animação do público nos intervalos.


Noda de Cajú - Conhecida como a banda mais romântica dos forrozeiros, a Noda de Caju foi formada em 1994 na cidade de Arcoverde-PE. Abrindo seu espaço no mundo do forró por suas versões de músicas internacionais como ‘‘lindos momentos’’, ‘‘eu juro’’ e ‘‘eu só quero você’’ e de músicas de sua autoria com ‘‘meu vicio’’,” alguém que espero'', "tanto amor", entre outras, resultou um resultado positivo gerando grandes apresentações a nível nacional nos palcos de várias cidades e também no rádio e televisão. A atual formação da banda é composta por Valéria Cavalcanti, que assumiu os vocais no Volume 5, estreando as músicas “teu calor” e “eu me enganei” e agora está de volta. Além de Paulinho Araújo.

Furacão do Forró - A banda foi fundada em janeiro de 2007, com o lançamento do seu primeiro CD, intitulado “Furacão do Forró – Abalando Tudo – Volume 01”. Em abril do mesmo ano iniciou sua maratona de shows pelo Ceará e todo Nordeste. Antes mesmo de realizar sua primeira apresentação, a banda atingiu a incrível marca de 50 mil cópias vendidas do seu primeiro CD e foi pelo primeiro Disco de Ouro, entregue pela gravadora CD+. Esse efeito causou grande impacto no meio forrozeiro e fez com que a banda se consolidasse no meio musical como um “Furacão” que chegou Abalando Tudo!

Serviço: 
Data: 03/07/2015 às 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 – Benfica – Fortaleza / CE)
Vendas: Bilheteria no local
Valor: PISTA R$ 30 | CAMAROTE R$ 40
Informações: (85) 99682.0322

Redes sociais: @paqueroquero

Cinema em Casa] O fenômeno de 50 Tons de Cinza no NET NOW

Considerando o volume de transações realizado em duas semanas, 50 Tons de Cinza já é o filme mais alugado na história do NET NOW - 70% acima do 2º colocado e recorde de vendas se comparado com o mesmo período de todos os filmes já lançados na plataforma. Muita gente preferiu conferir as picantes e polêmicas cenas do filme em casa, com todo conforto, segurança e privacidade!


O NET NOW é o serviço de vídeo sob demanda da NET, que oferece filmes recém-saídos do cinema e também programas dos canais de TV por Assinatura, como desenhos, séries, esportes, shows e variedades. O cliente pode assistir ao programa desejado quando e onde quiser, na TV, computador ou aplicativos para tablets e smartphones.

Prêmio] Hapvida conquista primeira colocação no Top Of Mind

Pela quarta vez consecutiva, a empresa de saúde é a mais lembrada pelos cearenses

O Hapvida é a operadora de saúde mais lembrada no Ceará. A empresa conquistou, pela quarta vez consecutiva, a primeira colocação do Top Of Mind. A informação foi publicada no Anuário 2015-2016, organizado pelo Grupo O Povo de Comunicação, em parceria com o Instituto Datafolha. O levantamento foi feito entre os dias 11 e 14 de novembro de 2014 e ouviu 620 cearenses, acima de 16 anos, sobre as marcas mais lembradas.

Entre os planos de saúde, o Hapvida foi o mais lembrado no Estado, atingindo 48,9% no índice de lembrança. O resultado é 4,4% maior que o desempenho obtido na edição anterior do levantamento. O Hospital Antônio Prudente, que deu origem ao grupo, foi um dos mais mencionados (10,7%) e a Odontologia do Hapvida também ficou entre as três primeiras colocações.

Para a diretora de Marketing do Hapvida, Simone Varella, a conquista é resultado de uma aliança entre a qualidade nos serviços e a comunicação assertiva com o público. “Esse prêmio é resultado da nossa qualidade de atendimento. A ampliação da oferta de serviços e de unidades de atendimento tornaram-se um grande diferencial percebido pelo cliente”, ressalta.


Com mais de 3 milhões de beneficiários, o Hapvida é a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste do país. São 209 unidades próprias: 20 hospitais, 70 hapclínicas, 15 pronto atendimentos, 55 centros de diagnóstico por imagem e 49 laboratórios distribuídos nos 11 estados brasileiros, com mais de 15 mil colaboradores diretos.

Esporte] ATENÇÃO TRIATLETAS: RESTAM POUCAS VAGAS NAS POUSADAS DE LAGOINHA PARA II ETAPA DO OLÍMPICO



A Federação de Triathlon do Estado do Ceará informa que os atletas interessados em passar o final de semana da prova em Lagoinha, entrar em contato com as pousadas e hotéis, pois restam poucas vagas para o dia da prova. Fomos informados ontem pela Secretária de Turismo.


Representando bastante atletas inscritos Wilson Sá categoria 55-59 anos e Bérgson Rodrigues Luciano categoria 40-44 anos que participaram da I Etapa.

OUTLET] ADRI CAVALCANTE É A ATRAÇÃO DO HAPPY HOUR DO OFF OUTLET NESTE SÁBADO



Muita MPB e grandes sucessos nacionais e internacionais serão a trilha sonora de quem for ao OFF Outlet Fashion Fortaleza neste sábado, 27/06. Sob o comando da cantora Adri Cavalcante, o show é gratuito e faz parte do Happy Hour do OFF, projeto que visa promover e divulgar o trabalho de cantores e músicos cearenses. A apresentação será das 17h às 20h, na Praça de Alimentação.

O OFF Outlet oferece 1.300 vagas de estacionamento gratuitas, praça de alimentação climatizada e funciona de segunda à sábado, das 09h às 21h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.

Mais informações sobre o OFF Outlet Fashion Fortaleza:

Telefone: 85 3401.0600 | Site: http://www.offoutletfashionfortaleza.com.br

Evento] Encontro de Blogueiros O POVO - Futebol cearense fora das quatro linhas



O Encontro de Blogueiros O POVO deste mês será próxima segunda-feira, 29/6, e abordará o tema: Futebol cearense fora das quatro linhas.
Mediador

- Bruno Balacó  - Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online
 Convidados
- Daniel Figueiredo - mestre em Gestão Esportiva pela University of Liverpool, comentarista do Timão do O Povo/CBN, e do programa Futebol do Povo na TV O POVO e Esporte Interativo Nordeste
- Evaristo Nogueira -  comunicador e comentarista do programa Trem Bala da TV O POVO
- Fernando Graziani - apresentador do programa Futebol do Povo da TV O POVO. Cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog Futebol do POVO, privilegia análise do futebol cearense e nordestino

Serviço
Encontro de Blogueiros O POVO – junho
Futebol cearense fora das quatro linhas
 Dia: 29/6, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte – Fortaleza / CE
Entrada franca

Não haverá estacionamento

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Gastronomia] Menu Imperdível RioMar realiza 2ª edição até o dia 10 de julho


Mercado do Peixe 

SOHO

Devido ao sucesso da primeira edição, o RioMar Fortaleza promove para o público a segunda edição do Menu Imperdível que vai até o dia 10 de julho, trazendo várias opções de pratos com um valor único de R$ 23,90. Com este valor, o público tem direito à um Prato Principal, Bebida e Sobremesa. A promoção é válida no almoço e no jantar, de segunda a sexta-feira, exceto finais de semanas e feriados.

Ao todo onze operações de alimentação participam do Menu Imperdível, oferecendo opções de cardápio especiais montados para a ação:  Tio Armênio e Soho, ambos do Espaço Gourmet, no Piso L1; Pizza Hut, Pulcinella,  Mercado do Peixe, Mercado 153 e Picanha do Cowboy (Espaço Boulevard – Piso L3); e Spoleto, Oh My Dog!, Café 3Corações e Giraffas (Praça de Alimentação – Piso L3).


Para os clientes que entrarem no shopping a partir das 10h e saírem até as 14h, o estacionamento é gratuito. Para a isenção do pagamento, o cliente deve apresentar um cupom fiscal com um valor de compras a partir de R$ 15,00 em uma das operações de alimentação. A promoção é válida apenas de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, e está em vigor até o dia 30 de setembro de 2015.

Esporte] II ETAPA DO OLÍMPICO SERÁ DIA 12.09 (SÁBADO) EM LAGOINHA - VIRADA DE PREÇO



Continuam abertas as inscrições para II Etapa do Olímpico, que será realizado no dia 12 de setembro na Praia de Lagoinha com largada as 08:30.

Já estamos no  2° Lote do Olímpico para os atletas filiados (23.06 a 22.07) R$: 100,00 e para atletas não filiados R$: 140,00

Representando bastante atletas inscritos Marcus Vinícius P. Barbosa categoria 25 - 29 anos e Antonio M. Chagas Junior categoria 40-44 anos que participaram da I Etapa.

As inscrições podem ser realizadas na lojas ou através de depósito bancário

- Barcellos Sports Fortaleza (Padre Antônio Tomás, 850, Aldeota – Fortaleza / CE);
- Velo Sports (Av. Washington Soares, 653, Loja 03 (Próx. ao Iguatemi – Fortaleza / CE)
- Suplements – Rua Marcos Macêdo, 1211, Lj. 11 B – Fortaleza / CE
- João Ciclo - Rua Pereira Filgueiras, 1554, Aldeota – Fortaleza / CE
 
Banco Itaú
Agência 8130
Conta 16858-9
Federação de Triathlon do Estado Ceará

CNPJ: 00.869.949/0001-22

Lançamento] Livro com textos de José Julião retrata o cenário das artes plásticas cearenses na década de 1970



Figura rara no cenário da mídia atual, o crítico de artes plásticas já teve espaço de destaque nas páginas dos jornais e revistas como uma figura colaboradora com a educação estética dos leitores e com a própria divulgação da produção artística. Um dos principais exemplos de crítico de arte com produção profícua na imprensa cearense ganha agora uma obra literária que resgata sua história de produção profissional de textos  e ao mesmo tempo funciona como um panorama amplo das artes plásticas do Ceará na década de 1970. Será lançado no próximo dia 2 de julho, às 19 horas,  no foyer do auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o livro “José Julião - A Crônica das Artes Plásticas no Ceará - 1969/1978”.

A publicação reúne artigos, matérias jornalísticas e registros fotográficos de obras e eventos do movimento das artes plásticas registrados há 30 anos pelo crítico de artes José Julião (1916-1986) na imprensa cearense. O material conta ainda com depoimentos de artistas, críticos e marchands, e se constitui numa fonte de pesquisa sobre o cenário das artes plásticas no Ceará na década de 1970 com seus salões e movimentos.

Responsável pela coordenação editorial da publicação, o professor Gilmar de Carvalho destaca que a publicação das crônicas de José Julião busca difundir junto às gerações atuais a efervescência que foi o movimento das artes plásticas no Ceará, durante a década de 1970, e perpetuar para a história um momento importante das artes no cenário cearense, recuperando nomes de artistas importantes lançados na época e que contaram com o apoio do crítico para alavancar suas carreiras.

O livro, organizado por suas filhas Clara, Paula, Raquel e Liliza Guimarães, reúne artigos publicados por José Julião nos jornais Gazeta de Noticias, O Povo, nos tabloides Balaio e Fortaleza, e reproduz fotos de eventos da época, bem como obras de arte do acervo do crítico e seus familiares, que abrem cada capítulo do livro. São obras de nomes como Barrica, Ascal, Aldemir Martins, Roberto Galvão, J. Figueiredo, João Jorge, Estrigas, Nice, Sergei, Zenon Barreto, Descartes Gadelha, entre outros. Com 358 páginas, selo da Expressão Gráfica e Editora, projeto gráfico de Edmilson Miranda Forte Jr., o livro será vendido por R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

O Projeto é coordenado pela ONG Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e tem o apoio da Lei Rouanet e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Lançamento do Livro “José Julião - A Crônica das Artes Plásticas no Ceará - 1969/1978”
Data: 02 de julho de 2015 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Foyer do Auditório do Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura (rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Preço: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

Show] Dupla sertaneja Henrique e Juliano faz show em Ubajara

 
Show ocorre dia 22 de julho, no Castelo Club, em comemoração aos dois anos de casa aberta. A Dupla é conhecida pelos sucessos 'Cuida Bem Dela' e 'Até Você Voltar'.


Sucesso em todo o país, a dupla sertaneja Henrique e Juliano tem data marcada para se apresentar em Ubajara, região norte do estado. O show está previsto para o dia 22 de julho, a partir das 21h, no Castelo Club, em homenagem aos seus 2 anos de casa aberta e muito sucesso. A dupla é conhecida pelos hits "Até Você Voltar", "Cuida Bem Dela" e "Mudando de Assunto".

Com um ritmo envolvente que está fazendo sucesso nas rádios e festas de todo o Brasil, a dupla ganhou força em 2013, quando lançou o primeiro DVD, com as canções 'Mistura louca', 'Recaídas' e principalmente 'Não tô valendo nada', que foi uma das músicas de maior destaque. Com influência da dupla João Paulo e Daniel, os meninos da cidade de Palmeirópolis, em Tocantins, gravaram um CD acústico ao vivo sem os recursos necessários e conquistaram o reconhecimento dos fãs.

A programação reunirá ainda as atrações DJ Flavinho, Thiago Brava, Forró Real e o DJ Abadia. Para o show em Ubajara, a organização espera um público por volta de 5 mil pessoas. O Castelo Club conta com uma grande estrutura, com camarotes que comportam milhares de pessoas, banheiros climatizados, lounges, auditório, boate e bar. O espaço foi projetado para ser um das maiores casas de show do Ceará, adequado para receber estrelas de renome nacional com todo o conforto e estrutura.

SERVIÇO: 
Show da dupla sertaneja Henrique e Juliano
QUANDO: 22 de Julho
ONDE: Casteo Club, região norte do estado do Ceará
INGRESSOS: R$ 40 – arena / R$50 - Front / R$80 - Camarote
VENDAS: Casa de Variedades / Jota Games (Tianguá) / Stalker (Shopping Sobral)

INFORMAÇÕES: (88) 3634.1381

Beleza] O Boticário apresenta Quasar Evolution, a evolução de uma das mais principais marcas da perfumaria masculina nacional

 
Perfil clássico da família olfativa fougére foi decupado para dar espaço a notas modernas. Tecnologia "Booster" permite manter a percepção da fragrância por mais tempo




A nova fragrância Quasar Evolution chega para movimentar o mercado de perfumaria masculina. O lançamento, já disponível nas 3.710 lojas de O Boticário em todo o país, além do e-commerce e revendedoras, é resultado de uma vasta pesquisa para o desenvolvimento de uma nova família olfativa com perfil fougére – uma das preferidas entre os homens, presente em boa parte dos itens cosméticos masculinos produzidos no mundo.

Lançado para as comemorações do Dia do Homem, a novidade traduz a evolução do conhecido Quasar, de O Boticário, que permanece no portfólio e atualmente é uma das dez fragrâncias masculinas nacionais mais vendidas, segundo o Kantar Worldpanel. “A característica de notas frescas, que remetem a um banho recém-tomado, virou um clássico entre os homens. O Boticário agora propõe uma releitura”, explica Marselha Tinelli, gerente da categoria de perfumaria de O Boticário.

Marselha afirma que o briefing à casa de fragrâncias Firmenich foi encontrar uma colônia contrastante, que transmita refrescância, mas que seja envolvente ao mesmo tempo. O resultado foi uma combinação de notas frescas – que representam a energia necessária para os novos desafios – e um contraste ousado de madeiras – que transmitem o conceito da confiança para continuar a busca constante pela superação de si mesmo. “Apresentamos um produto moderno e masculino, que mantém o caráter fougére que tanto agrada o mercado”, conclui.

Um aliado para deixar o lançamento ainda mais impactante conta é a “Booster Technology”, uma tecnologia exclusiva que garante por até 8 horas a mesma sensação de quem acabou de aplicar a fragrância. “Essa tecnologia garante mais impacto e fornece maior qualidade olfativa ao lançamento”, afirma Marselha.
Complementares à colônia, o Gel Creme Após Barba e o Antitranspirante Aerosol são lançados com a mesma fragrância como parte dos lançamentos especiais para a celebração do Dia do Homem.

Com o lançamento da fragrância Evolution, a marca Quasar passa a ter quatro itens de perfumaria e sete extensões de linha em seu portfólio regular, consolidando a proposta da marca de acompanhar o homem ao longo de diversas etapas de seu cotidiano. 


Serviço
Quasar Evolution Des. Colônia 125 ml
Preço Sugerido: R$ 87,00
Família Olfativa: Fougère Aromático

Quasar Evolution Gel Creme Após Barba 110 g
Preço Sugerido: R$ 35,99

Quasar Evolution Antitranspirante Aerosol 75g
Preço Sugerido: R$ 23,99

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário. Inaugurado em 1977, em Curitiba (Paraná), tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, com 3.710 pontos de vendas em cerca de 1750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados. Líder no mercado de perfumaria, segundo o Instituto Euromonitor, seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 1.100 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.


Centro de Relacionamento com o Cliente O Boticário – 0800-413011 (chamada gratuita) – ou pelo site www.oboticario.com.br

terça-feira, 23 de junho de 2015

Show] Balada do Forró, Bom Balanço e Varada comandam a Abertura das Férias neste sábado (27) na Paquero Quero






Em clima de férias, o agito da banda Balada do Forró se reúne ao som da banda dançante Bom Balanço e Varada apresentando seus repertórios com os maiores sucessos da música brasileira para comandarem a Abertura das Férias na casa de shows Paquero Quero neste sábado (27). A animação nos intervalos fica por conta do dj e locutor Fred Dias.


Serviço: 
Data: 27/06/2015 às 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 – Benfica – Fortaleza / CE)
Vendas: Bilheteria no local
Valor: R$ 30
Informações: (85) 99682.0322

Redes sociais: @paqueroquero

Show] "Forró & Paixão" é o nome da festa que agita a sexta-feira (26) em Fortaleza com Forró Cangaço e Painel de Controle



Nesta sexta-feira (26) a banda mais forrozeira de todos os tempos, Forró Cangaço se reúne ao romantismo do Painel de Controle para embalar o coração dos apaixonados. A festa "Forró & Paixão" reúne as duas grandes bandas e conta ainda com o Dj e Locutor Fred Dias para agitar o intervalo.

Painel de Controle –  Criada há mais de 22 anos, a banda ficou conhecida por todo o Nordeste e em outras regiões do país pelos discos gravados de forró romântico com as músicas de maior sucesso, que foram: “OUTRA VEZ”, “PRISIONEIRA”, “ANJO”, “SONHO BLUE” e outras faixas, dependendo da preferência musical de cada região. Por este trabalho sério e incansável de longas datas, conseguimos conquistar público de todas as idades em todos os lugares onde passamos, e em outros que ainda não tivemos oportunidade de tocar, tendo uma dimensão muito grande na divulgação do nosso trabalho.

Serviços:

Data: 26/06/2015 às 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 – Benfica – Fortaleza / CE)
Vendas: Bilheteria no local
Valor: R$ 30
Informações: (85) 99682.0322

Redes sociais: @paqueroquero

Dragão do Mar] Programação // 25 de Junho a 01 de Julho de 2015

25ª semana do ano e 93ª de programação do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco.

Após duas semanas intensas de programação com o Festival Varilux de Cinema Francês e o 25º Cine Ceará, voltamos à nossa programação regular com quatro estreias importantes. Entram em cartaz JAUJA (de Lisandro Alonso), RAINHA E PAÍS (de John Boorman), A GANGUE (de Miroslav Slaboshpitsky) e JORNADA AO OESTE (de Tsai Ming-Liang).

Vencedor do prêmio internacional da crítica (FIPRESCI) na Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2014, JAUJA é o primeiro filme de ficção propriamente dita do diretor Lisandro Alonso, considerado um dos expoentes da nova geração de cineastas da Argentina. Estrelado por Viggo Mortensen (de MARCAS DA VIOLÊNCIA), JAUJA narra a incessante busca de um explorador dinamarquês por sua filha raptada nos pampas argentinos.

Exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes no ano de 2014, RAINHA E PAÍS é o novo filme do cineasta britânico veterano John Boorman. O filme narra os acontecimentos que sucedem o seu clássico sobre a segunda guerra mundial ESPERANÇA E GLÓRIA (1987).

A GANGUE vêm acumulando diversos prêmios e elogios ao redor do mundo desde que venceu a competição de longas da Semana da Crítica no Festival de Cannes. Primeiro trabalho de longa-metragem do ucraniano Miroslav Slaboshpitsky, A GANGUE é um thriller completamente interpretado em língua de sinais, sem narrações ou legendas, numa tentativa de reimprimir a estética corporal do cinema mudo, onde o espectador se vê obrigado a projetar suas próprias interpretações sobre o que acontece em tela.

Mais de um ano após exibirmos seu penúltimo longa-metragem CÃES ERRANTES, entra em cartaz o novo filme do cineasta malaio Tsai Ming-Liang JORNADA AO OESTE, filme rodado em Marseille na França, e que tem Denis Lavant no elenco principal.


► FILMES E SESSÕES

JAUJA (Argentina, 2015) – Estreia

Direção: Lisandro Alonso // 110 minutos // DCP 2K // Som 5.1.
Sinopse: Um pai e uma filha viajam da Dinamarca para aos pampas argentinos em busca de riquezas. Ela foge apaixonada e o pai parte em uma violenta busca para encontrá-la. A única certeza é que todos que tentaram se encontrar neste lugar se perderam pelo caminho
                                                
25/06 (Quinta): 15h40 e 20h                        
26/06 (Sexta): 14h e 17h50
27/06 (Sábado): 15h40 e 20h
28/06 (Domingo): 14h e 17h50
30/06 (Terça): 15h40 e 20h
01/07 (Quarta): 14h e 17h50

RAINHA E PAÍS (Inglaterra, 2015) – Estreia

Direção: John Boorman // 120 minutos // DCP 2K // Som 5.1.
Sinopse: Nesta sequência do aclamado Esperança e Glória (1987), Bill Rohan agora é um feliz jovem de 18 anos que tem os sonhos interrompidos pela Guerra da Coreia em 1952. No campo militar, ele conhece Percy, que se torna um bom amigo. Os dois logo viram instrutores e conspiram contra um sargento desagradável. Enquanto explora o mundo longe de casa, Bill se apaixona por uma jovem indomável.
                                                
25/06 (Quinta): 14h e 17h50                        
26/06 (Sexta): 15h40 e 20h
27/06 (Sábado): 14h e 17h50
28/06 (Domingo): 15h40 e 20h
30/06 (Terça): 14h e 17h50
01/07 (Quarta): 15h40 e 20h

A GANGUE (Ucrânia, 2015) – Estreia

Direção: Miroslav Slaboshpitsky // 132 minutos // DCP 2K // Som 5.1.
Sinopse: O deficiente auditivo Sergey (Grigoriy Fesenko) é matriculado em uma escola especializada e logo toma ciência das regras da gangue que age na instituição. Após praticar uma série de roubos, ele cresce na hierarquia do grupo, mas coloca tudo a perder ao se envolver com Anna (Yana Novikova), concubina do líder da organização.                                              
25/06 (Quinta): 16h20 e 19h50                                
26/06 (Sexta): 16h20 e 19h50           
27/06 (Sábado): 16h20 e 19h50        
28/06 (Domingo): 16h20 e 19h50     
30/06 (Terça): 16h20 e 19h50           
01/07 (Quarta): 16h20 e 19h50         

JORNADA AO OESTE (França / Malásia, 2015) – Estreia

Direção: Tsai Ming-Liang // 55 minutos // DCP 2K // Som 5.1.
Sinopse: Um monge (Lee Kang-sheng) vestido de vermelho caminha pelas ruas e praças da cidade num ritmo coordenado e lento. Tudo ao seu redor mostra a vida agitada dos moradores, que o ignoram a princípio. Mas quando um homem decide imitar seus passos penitenciais, o monge ganha um discípulo. Primeiro vemos o sofrimento no rosto dele, mas depois de um tempo observamos que ele parece ter encontrado um significado para sua vida.                                      
25/06 (Quinta): 18h45                                  
26/06 (Sexta): 18h45 
27/06 (Sábado): 18h45          
28/06 (Domingo): 18h45       
30/06 (Terça): 18h45 
01/07 (Quarta): 18h45           



► SOBRE AS SALAS

As novas salas do Cinema do Dragão do Mar, reabertas em setembro de 2013, contam agora com parceria firmada com a Fundação Joaquim Nabuco, cuja sala de cinema no Recife é referência nacional em qualidade técnica e de programação.
A ampliação de possibilidades do espaço do cinema, junto à construção de uma grade de programação que promova reflexão e debate, são os prismas que nortearão a nova proposta de curadoria das salas, realizada a partir da colaboração entre os programadores do Cinema da Fundação Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim, no Recife, com os curadores adjuntos Salomão Santana e Pedro Azevedo, em Fortaleza. A programação será pensada semana a semana em consonância com a realidade local a fim de suprir as demandas do público, mas também surpreendê-lo.  As duas salas foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto.

O público também pode saborear antes de cada sessão os excelentes cafés do espaço Café Santa Clara Orgânico, inaugurados juntos ao Hall de cada sala.
Dotadas com o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital da marca Barco, uma das mais conceituadas no mercado de audiovisual, as salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais.
Com o objetivo de oferecer suporte para o maior número de mídias possíveis, uma das salas possui também um projetor analógico Cinemeccanica 35mm.
Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package).

O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1. Os ingressos para as sessões são vendidos na Bilheteria do Cinema do Dragão - Fundação pelo valor de R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia-entrada.

A bilheteria funciona de terça a domingo, das 14h às 22h. Terão direito a ingressos pelo valor de R$ 3,00 (metade da meia-entrada) estudantes matriculados na Escola Porto Iracema das Artes, alunos de audiovisual da UFC, Unifor, Vila das Artes e Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho, mediante apresentação de documento com foto.

// INFORMAÇÕES
www.dragaodomar.org.br | www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@gmail.com
Programadores: Salomão Santana e Pedro Azevedo

Gerência de Cinemas e Teatro: Lorena Rolim