Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 11 de julho de 2015

TEATRO] Peça 1943 Cartas da Segunda Guerra Mundial será apresentada no Centro Cultural Banco do Nordeste


Uma peça que tem como enredo cartas reais da Segunda Guerra Mundial que completou este ano, 70 anos. A peça aborda uma despedida de familiares, uma procura por um ente querido, ou até simplesmente uma carta de amor. São alguns dos assuntos destas histórias paralelas que tratam de uma forma impar, a perda.
1943 nos conduz com toda sua originalidade, despertando comoção do inicio ao fim." Histórias emocionantes de cartas faladas.
Elenco: Antonio Leite, Felipe Andrade Luz, Francileuza Raulino Sales, Lukas Alves, Jean Claude, Maria Carvalho, Marla Gomes e Rafaelle Santhiago.
Direção: Antonio Leite.

Todos estão convidados e a ENTRADA É FRANCA!
   
Serviço:
Projeto Jovens Criadores
Data: 14 de Julho de 2015
Hora: 19h30m
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste 
            Rua Conde D’Eu, 560, Centro – Fortaleza / CE – Tel. (85) 3464-3108

Encontro] Os artistas Danilo Pinho e Paulo Caldas são os novos curadores do Teatro Dragão do Mar


Em encontro com membros da classe artística cearense, nesta terça-feira (14), a diretoria do Centro apresentará os novos curadores, que, por sua vez, tornarão públicas as propostas de ocupação do Teatro.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura anuncia, para o segundo semestre deste ano, uma nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar. Convidados pela diretoria do centro cultural, o ator Danilo Pinho e o coreógrafo Paulo Caldas são os novos curadores do espaço, ficando responsáveis pela análise dos projetos e pela proposição de ações de ocupação. Nesta terça-feira (14), às 19h, no Auditório, os curadores, bem como suas propostas curatoriais serão apresentados oficialmente à classe artística. O documento com os termos da nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar só será finalizado, no entanto, após sugestões dadas pelos artistas durante a reunião.

A ideia de um conselho de curadores para o Teatro já vinha sendo estudada pela diretoria do Dragão para 2015, mas sua execução foi acelerada após sugestão da classe artística, em abril deste ano. O diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, reforça a importância de uma política de ocupação que esteja sempre afinada com os anseios da classe artística. Após análise, a diretoria chegou aos nomes de Pinho e Caldas. “São profissionais de carreira solidificada, de forte atuação no campo das artes cênicas do Estado e diálogo permanente entre os membros da classe. Danilo e Paulo ajudarão ainda a pensar e a implementar a nova Temporada de Arte Cearense, composta por projetos selecionados nos Editais Culturais 2015/2016”, acrescenta.

Segundo os curadores, a nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar visa estimular a produção artística do Ceará nas áreas de teatro, dança e circo; e também formar plateias por meio de uma programação destinada prioritariamente aos artistas da cidade de Fortaleza e do interior do Estado. “Mas, claro, as pautas procurarão contemplar, além de espetáculos locais, as produções nacionais e internacionais”, destacam em carta curatorial que será apresentada nesta terça-feira (14).

Ainda conforme a carta, o conselho curatorial propõe assumir como critérios norteadores para a ocupação: o diálogo do projeto com a cena contemporânea; a concepção da proposta (sobretudo seu caráter de experimentação e pesquisa de linguagem); a consistência do projeto; sua viabilidade técnica e orçamentária; o currículo de seus integrantes; a importância do projeto no contexto local/regional e a disponibilidade de pauta no período solicitado.

Outra proposta importante será o acesso virtual a informações técnicas e a todos os detalhes de como pleitear a ocupação do Teatro. No site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), será possível baixar formulário de solicitação de pauta, que, após preenchimento, deverá ser enviado ao e-mail pauta@dragaodomar.org.br. Já críticas e sugestões poderão ser encaminhadas diretamente aos curadores por meio do endereço: teatrodragaodomar@gmail.com.


É relevante salientar que todos esses processos são propostas iniciais dos novos curadores. Sugestões poderão ser dadas pelos participantes da reunião.


SERVIÇO:
Encontro com a classe artística
Em pauta: nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar
Quando: dia 14 de julho (terça-feira)
Horário: às 19h
Onde: Teatro Dragão do Mar - Fortaleza / CE
Acesso livre


SOBRE OS CURADORES:

Paulo Caldas
O coreógrafo Paulo Caldas, diretor da companhia de dança Staccato (RJ/CE), tem sua produção artística marcada pela aproximação entre dança e audiovisual. Codiretor do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e do Ateliê Internacional de Dança, foi professor dos cursos de graduação em dança da UniverCidade (2007-2010) e da Faculdade Angel Vianna (1995/2010). Bacharel em Filosofia, é mestre e doutorando em Educação. Atualmente, é professor dos cursos de Dança da UFC.

Danilo Pinho

Ator, diretor e pesquisador de teatro, é graduado em fonoaudiologia e mestre em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, está se dedicando ao estudo, pesquisa e tradução de autores que são referências no estudo da voz do ator de teatro, como Cicely Berry e Kristin Linklater. É professor do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Áreas de interesse: a arte do ator, especialmente a dinâmica da transição nas ações físicas e vocais do ator.

Municípios] Caravana Mapeamento Cultural do Ceará retoma as atividades em julho


Dando continuidade ao trabalho da Caravana Mapeamento Cultural do Ceará, a equipe do projeto segue para mais 06 municípios a partir do dia 16 de julho. Viçosa do Ceará, Limoeiro do Norte, Forquilha, Fortim, Baturité e Aquiraz vão receber a ação que mobiliza artistas e a população em geral com reuniões e apresentações regionais.

A Caravana Mapeamento Cultural é uma ação de divulgação e mobilização do projeto que vai pesquisar e conhecer os produtores e produtos culturais do Ceará, a fim de propor novas estratégias e uma melhor distribuição dos recursos no Estado.

Balanço

No último dia 17 de junho as atividades da Caravana tiveram como ponto de partida a cidade de Cruz. Dois dias depois a equipe seguiu para Itapipoca onde também foi desenvolvido o trabalho de divulgação do Mapeamento Cultural do Ceará.

Segundo a equipe do projeto o resultado nas duas cidades foi bastante satisfatório. A Caravana teve a aceitação e a participação da população com a presença de cerca de 800 pessoas em cada cidade e todo suporte necessário por parte das prefeituras dos municípios.

Projeto

O Mapeamento Cultural do Ceará vai alcançar os 184 municípios cearenses, para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações. Em todos os municípios haverá mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades participem de forma ativa e será aplicada a pesquisa (coleta, análise, validação e divulgação dos resultados). O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões culturais do Estado e será disponibilizado com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade.

O projeto tem patrocínio  da Petrobras, realização da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Acan), produção executiva da Girândola - Comunicação e Arte, e é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); sendo, portanto, vinculado ao seu respectivo Sistema de Informações Culturais (SINF).

Próximas Cidades: 
16.07 - Viçosa do Ceará
22.07 - Limoeiro do Norte
24.07 - Forquilha
25.07 - Fortim
28.07 - Baturité

07.08 - Aquiraz

Diversão] Circo do Mickey é destaque neste final de semana no RioMar

Neste final de semana, dia 10, 11 e 12 de julho, tem Magia de Circo no RioMar com muitas atrações para a criançada, entre os destaques está o show “Circo do Mickey”, que será repleto de alegria e magia. As apresentações ocorrem em um espaço em formato de circo na Praça de Eventos 01, no Piso L1. A cada dia, são duas sessões gratuitas, uma às 15h e outra às 17h, com duração de 50 minutos cada. O Magia de Circo segue com a programação até o dia 17 de julho. Além disso, haverá na sexta-feira (10/07), a tradicional Sexta com Clássicos a partir das 18h, com músicos entoando clássicos ao som de violino em frente à Jurandir. 

Confira as atrações:

Domingo (12/07)

15h – Circo Alegria 

17h – Show Circo do Mickey

Moda Feminina] Fábrica da Nayane Rodrigues Moda Íntima recebe visita de autoridades de Caucaia no Ceará



Reconhecida pelo desenvolvimento que gera na Região Metropolitana de Fortaleza, a fábrica da Nayane Rodrigues Moda Íntima recebeu ilustres visitas do campo político. Lia Ferreira Gomes, irmã de Cid e Ciro Gomes e pré-candidata à Prefeitura de Caucaia, e o vereador Kiko do Kazuza visitaram as dependências do empreendimento no Bairro Arianópoles. A fábrica de moda íntima NR, atualmente, emprega 320 funcionários e segue movimentando a economia local, se firmando como importante gerador de emprego e renda na região.

Música Eletrônica] Estaleiro é palco para festa de música eletrônica em Fortaleza

 
Com DJ’s internacionais de destaque, MYSTERIOUS pretende reunir até 2.000 fãs de house music em noite open bar.



Pela primeira vez o Estaleiro do Marina Park Hotel sedia um grande evento de música. No dia 18 de julho, a festa MYSTERIOUS traz nomes nacionais e internacionais da house music à capital cearense. Segundo a produção do evento, 2.000 pessoas são esperadas para dançar ao som de DJ’s renomados como R-Wan (Paris), L’Adour (Miami) e José Pinteiro (Recife).

Mais de 300m² de terreno comportarão palco com painel de iluminação de led, open bar com bebidas premium e food park. Como o nome da festa sugere, o público pode esperar muitas surpresas. “Será um evento totalmente diferente do que já se viu em Fortaleza. O que se pode dizer é que vamos proporcionar várias sensações aos presentes”, afirma a produtora Carla Frank.

Das 23h até o amanhecer, lanchas poderão estacionar no entorno do estaleiro e kits com brindes exclusivos serão distribuídos. A proposta da MYSTERIOUS, de acordo com a produtora 2FunEventos, é oferecer música eletrônica que o cearense goste, para cantar e dançar até amanhecer. Ingressos estão à venda desde o dia 25 de junho em shoppings da cidade.


Lista completa de atrações:
- Rock N’House (Fortaleza)
- Mad Dogz (Streets)
- R-Wan (Paris)
- L’Adour (Miami)
- José Pinteiro (Recife)
- Wemo Live (Rio de Janeiro)



Serviço:
MYSTERIOUS – Festa Open Bar de House Music
18 de julho de 2015, às 23h.
Estaleiro do Marina Park Hotel (Av. Presidente Castelo Branco, 400 Praia de Iracema).
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: Lojas Joiola (Iguatemi/Dom Luís), Estilo Jef (RioMar) , Reserva (Iguatemi) e Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com.br). Feminino: R$ 80 / Masculino: R$ 150/ Mesa com garçom exclusivo: R$ 800 (primeiro lote).
Realização: 2FunEventos
Informações: (85) 99707.7771


Videoclipe do DJ R-Wan: https://www.youtube.com/watch?v=3Rx9ZggBtqg


Teatro] PASSEIO ENTRE O MUNDO VIRTUAL E AS AVENTURAS DA LITERATURA EM O BURACO DO MURO




A montagem infantil, que utiliza manipulação de grandes sanfonados e teatro de sombras, faz temporada de quatro dias na CAIXA Cultural Fortaleza


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre 16 e 19 de julho, a montagem infantil O buraco do muro, com a companhia teatral paulista Maracujá Laboratório de Artes. O espetáculo é uma viagem de três crianças do mundo da internet por clássicos da literatura. Em cena, os atores utilizam técnicas como teatro de sombras, manipulação de bonecos infláveis e de grandes sanfonados que se transformam em elementos cênicos.

No enredo, três crianças vidradas em tecnologia – e completamente avessas à leitura – começam a receber misteriosas mensagens em seus celulares. Elas falam de um tesouro perdido, escondido atrás de um muro. Nessa busca, eles encontram objetos velhos, roupas, bonecos, adereços empoeirados... e diversos livros, como Moby Dick, Dom Quixote e Alice no País das Maravilhas. Aos poucos o trio vai se envolvendo em muitas brincadeiras e aventuras, que irão causar uma grande transformação em suas vidas.

O espetáculo dá continuidade às pesquisas feitas pelo grupo durante o processo de criação de seu primeiro espetáculo, Rabisco – um cachorro perfeito, que incluíram o teatro físico e a busca por diferentes possibilidades de manipulação de bonecos e objetos. Em O Buraco do muro, contudo, o grupo utiliza o mínimo possível de recursos tecnológicos, buscando uma estética artesanal tanto nos elementos de cenário (figurinos e bonecos) quanto na concepção de encenação. O argumento foi elaborado conjuntamente pelos próprios atores do grupo, e a dramaturgia é de Sidnei Caria, que dirige o espetáculo.

A montagem já participou dos festivais FIT São José do Rio Preto, Festival de Teatro de Curitiba (no Guritiba - Mostra Oficial Infantil) e Festival de Artes para Crianças (da Secretaria estadual da Cultura de São Paulo), além de ter integrado, por dois anos consecutivos, o Circuito SESI de Arte Educação. Também fez parte de projetos como os circuitos Cultural Paulista e São Paulo de Teatro. Também ganhou o Prêmio Coca Cola FEMSA (melhor cenário), e foi indicada aos Prêmios Arte Qualidade Brasil (melhor espetáculo infantil nacional) e CPT (melhor espetáculo em sala convencional).

O Grupo: o Maracujá Laboratório de Artes foi fundado pelo ator e diretor Sidnei Caria em 2005. É formado pelos atores e bonequeiros Lucas Luciano, Silas Caria e Tetê Ribeiro, que participam ativamente de suas atividades artísticas e pesquisas desde sua criação. Em 2010, juntaram-se ao grupo Camila Ivo e Eder dos Anjos, para a estreia de seu primeiro espetáculo, Rabisco – um cachorro perfeito. Vieram depois Buraco do muro (2013) e E.Terra (2014). Em março de 2015, companhia estreou o primeiro espetáculo adulto, SPon SPoff SPend, na mostra oficial do Festival de Curitiba.

Serviço:

Teatro O Buraco do Muro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 16 a 19 de julho de 2015
Horário: Quinta-feira a sábado, às 20h; Domingo, às 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Vendas a partir de duas horas antes de cada espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Informações: (85) 3453-2770

TEASER: https://www.youtube.com/watch?v=n47D4tbZrPE


Aquisição] Estácio reforça presença em São Paulo com a compra da Faculdade Nossa Cidade


Aquisição de R$ 90 milhões em Carapicuíba é a maior desde a compra da Uniseb, em 2013

A Estácio assinou nesta segunda-feira, 6, a compra da FNC (Faculdade Nossa Cidade), localizada em Carapicuíba, município da Região Metropolitana de São Paulo, por R$ 90 milhões. Com 8,7 mil alunos matriculados e 16,5 mil vagas autorizadas, a Faculdade FNC oferece mais de 30 cursos, entre graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, e tem aproximadamente 17% da base de alunos de graduação utilizando o FIES. A instituição aguarda ainda a autorização do MEC para operar cinco cursos à distância em 20 polos, dos quais 17 são localizados no estado de São Paulo.

A compra da FNC é a segunda maior já feita pela Estácio e acontece pouco menos de dois anos depois de sua maior aquisição, a Uniseb, em setembro de 2013. “Com a chegada a Carapicuíba, segunda cidade mais populosa da microrregião de Osasco, próxima a importantes centros como Barueri, Cotia e Jandira, a Estácio segue firme com o seu plano de crescimento em São Paulo, e reafirma o seu compromisso com a construção de uma marca nacional, presente nos principais centros urbanos do Brasil, com o objetivo de entregar uma educação transformadora para o maior número possível de brasileiros”, diz Rogério Melzi, diretor-presidente do Grupo Estácio.

Fundada em 2005, a Faculdade Nossa Cidade foi avaliada em 2013 pelo MEC, que emitiu Índice Geral de Cursos (IGC) 3, numa escala de 1 a 5. A instituiçãoconta com um campus único, dividido em 5 blocos, em uma área total de aproximadamente 30 mil m2, com cerca de 120 salas de aula, laboratórios, complexo esportivo com piscina e quadras, laboratórios nas áreas de saúde, tecnologia da informação, educação, administração e engenharia civil, além de biblioteca com acervo de 18 mil exemplares.

O portfólio inclui cursos de graduação de Administração de Empresas, Arquitetura, Letras, Pedagogia, Educação Física (Licenciatura/Bacharelado), Engenharia Civil, Enfermagem, Ciências Contábeis, Farmácia e Direito. Na graduação tecnológica, são 13, como Gestão de Segurança Privada, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia e Petróleo e Gás. E na pós-graduação, são 11 cursos nas áreas de gestão, direito e saúde.


Novidade] Kid+ Ride é a nova atração do Shopping Parangaba


O Shopping Parangaba recebeu uma novidade para a diversão da garotada: uma franquia da empresa Kid+ Ride foi inaugurada nesta semana no centro comercial. A atração é mais uma opção de entretenimento para o público infantil e está localizada no piso L2 do Shopping Parangaba (em frente à Hering Kids) em Fortaleza – CE.


A Kid+ Ride realiza alugueis de carrinhos elétricos em forma de animais de pelúcia para serem utilizados por crianças no interior do Shopping Parangaba. A locação é realizada pro meio da compra de fichas que variam de R$ 15 a R$ 24 e que são adquiridas de acordo com o tempo desejado: 8, 16 ou 24 minutos. Para o aluguel dos bichanos elétricos, a criança deve ser acompanhada pelo seu responsável durante todo o trajeto.

Esporte] FETRIECE ABRE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA NUCLEO DE ALTO RENDIMENTO


A Federação de Triathlon do Estado do Ceará abre seleção para o NAR- Núcleo de Alto rendimento, técnicos e professores devem indicar triatletas pertencentes ou não aos núcleos de triathlon até o dia 24 de julho de 2015, na relação deve constar o nome completo do atleta, data de nascimento, endereço, RG, CPF e contatos.

Para participar do NAR 2015, que funciona na Marinha do Brasil com data prevista para início no dia 30.07 , os atletas devem ter entre 14 e 20 anos de idade, estar estudando e já praticar as três modalidades do triathlon (natação, ciclismo e corrida).

A prova será realizada dia 27/07 na Marinha, os concorrentes devem comparecer de calça comprida, camisa de manga e levar roupa de banho e tênis.

O resultado será divulgado no site da federação no dia 29/07.


Maiores informações sobre o processo de seleção entrar em contato pelo fone 85-8724.1252

Moda] Shopping Parangaba realiza “Liquida Mais”

 
Começou nesta quarta-feira (08) mais uma edição do “Liquida Mais” do Shopping Parangaba. Na semana de ofertas que segue até 12 de julho, os clientes poderão aproveitar descontos de até 70% nos produtos ofertados pelo variado mix de lojas do centro comercial, que já conta com mais de 200 estabelecimentos. Grandes marcas já confirmaram presença.


Segundo Leonardo Franco, superintendente do Shopping Parangaba, a campanha é uma das diversas ações para aumentar as vendas e fluxo de clientes que o centro comercial realiza. “A Liquida Mais é uma forma de mantermos as vendas aquecidas em determinados períodos. Nessa edição, estimamos receber um público de 450 mil consumidores no decorrer da promoção, gerando um aumento de 30% nas vendas. Sempre em parceria com nossos lojistas, conseguimos alcançar bons resultados.

Avanços] EMPRESA PRIME PLUS CONQUISTA RECERTIFICAÇÃO ISO

Ricardo e Ana Rolim prestam consultoria para a direção da Prime Plus para conquista da recertificação

Recertificação ISO 9001 na Prime Plus

A Prime Plus Locação de Veículos e Transportes Turísticos LTDA conquistou sua recertificação ISO 9001 com o apoio da INNI Consultoria Organizacional. Nos dias 18 e 19 de junho, a empresa recebeu a auditoria de manutenção da certificação em Gestão da Qualidade conquistada desde 2010.
O certificado ISO 9001 prova que o sistema de gestão da empresa está de acordo com as melhores práticas da norma e foi aprovado. Através da consultoria prestada pela INNI, a Prime Plus recebeu orientações para sua adequação aos requisitos desta norma, suporte e acompanhamento na auditoria do organismo certificador.
A recertificação da empresa de locação de veículos e transportes turísticos foi lograda com êxito, sem não conformidades. Além do compromisso para adequação à norma, a INNI destaca o desempenho da direção da Prime Plus na participação dos processos e no incentivo ao comprometimento dos colaboradores com as normas do Sistema de Gestão da Qualidade, ferramenta que contribui com a melhoria constante dos procedimentos administrativos e operacionais das empresas.

Sobre a Prime Plus
A Prime Plus é uma das maiores empresas de transporte e locação de veículos no estado do Ceará e atua também em outros 7 estados (Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Pará). Tem o conceito de oferecer os serviços de hospedagem e locação de veículos em um só lugar, de modo à sempre oferecer opções diferenciadas de qualidade, conforto e segurança para a sua clientela.
Sobre a INNI


A INNI Consultoria Organizacional tem como objetivo oferecer as melhores soluções para o avanço de resultados empresariais, além de adequação ou implantação de instrumentos de avaliação de gestão, conforme normas internacionais, associados a programas de desenvolvimento profissional.

Lançamento] Leite de Rosa e Os Alfazemas lança seu primeiro DVD brega com direção de Halder Gomes




 
Lançamento marca nova fase da banda com músicas autorais.
DVD conta com participações de diretor de Cine Holliúdy, Marcos Lessa e Aldo Sena

A música brega vai invadir o fim de semana dos fortalezenses. A banda Leite de Rosa e Os Alfazemas lança seu primeiro DVD neste sábado (11) no Complexo Armazém, localizada em frente ao Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema. Intitulado de “Cabaré da Saudade”, o DVD conta com a direção de Halder Gomes, diretor do filme Cine Holliúdy, e participações especiais do cantor Marcos Lessa, participante do The Voice Brasil, e do mestre da guitarrada Aldo Sena.

No seu DVD de estreia, a banda Leite de Rosa e Os Alfazemas diversificou ao máximo no repertório: do brega, passando pelas músicas clássicas românticas, incluindo até o agitado carimbó. Mas a grande novidade do “Cabaré da Saudade” são as músicas autorais da banda. Das 29 músicas que estão no DVD, seis faixas são exclusivamente autorais e uma inédita. O lançamento do “Cabaré da Saudade” marca também a estreia da música “Cena Romântica”.

A festa promete ser a “noite mais linda do mundo”, como diz umas das músicas do repertório do quinteto brega, e, para isso, mais duas atrações fazem parte do show de lançamento: Os Transacionais e a Retrato Ventura. Os Transacionais prometem trazer releituras agitadas da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70. Já a Retrato Ventura, vem com o seu tradicional show do cover da banda Los Hermanos.

Serviço
Local: Complexo Armazém
Data: 11 de julho
Horário: 22h
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 444 – Fortaleza / CE
Praia de Iracema – Fortaleza
Mais informações: (85) 99935-5169

Ingressos
2º lote - R$ 40,00 (de 27/06 à 10/07)

3º lote - R$ 50,00 (dia 11/07, na bilheteria)

Feira] Feira de Importados beneficia Iprede

De 10 a 15 de julho acontecerá a Feira de Importados no Shopping Cidade da Moda. A ação vai beneficiar o Instituto da primeira infância (Iprede). Localizado na Avenida Tristão Gonçalves, as vendas acontecerão das 8 às 17 horas. Nesta ação, também será beneficiado o Lar de Clara, instituto que visa o desenvolvimento e melhoria de vida de crianças e adolescentes. A feira oferecerá produtos importados como eletroeletrônicos, cosméticos, perfumes, brinquedos, relógios, utensílios para cozinha, entre outros artigos, com preços abaixo do custo, que poderão ser adquiridos também no cartão de crédito.

Todo o dinheiro arrecadado na venda dos produtos será dividido entre as duas instituições e revertido em benefícios para ajudar no desenvolvimento dos programas que prestam assistência a centenas de crianças e adolescentes carentes. O Iprede atende mais de 800 famílias, realizando um trabalho integrado, com a missão de promover a saúde e a inclusão social.

Serviço:
Feira dos Importados
Local: Avenida Tristão Gonçalves, 1480, esquina com avenida Domingo Olímpio, Centro – Fortaleza / CE.
Informações: (85) 3218.4000


Show] O romantismo da banda Líbanos invade a Paquero Quero neste sábado (11)



O forró romântico e dançante da banda Líbanos se apresenta neste sábado (11) na casa de shows Paquero Quero, a partir das 22h.

Considerada uma das dez maiores bandas de forró do Brasil, no show da banda Líbanos não pode faltar sucessos como “Não sei viver sem você”, “Sem Você Não Faz Sentido”, “Anjo”, “Arrependido”, proporcionando ao público um show inesquecível, e claro contando com os componentes da banda. Quem também se apresenta é o Forró do Skenta, que traz uma nova opção no estilo de fazer forró, fazendo o público dançar em um ritmo contagiante.



Serviço:
Data: 11/07/2015 às 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 – Benfica – Fortaleza / CE)
Vendas: Bilheteria no local
Valor: PISTA R$ 30 | CAMAROTE R$ 40
Informações: (85) 99682.0322

Redes sociais: @paqueroquero

Oportunidade] Vagas abertas para novas turmas do Instituto JCPM

São 100 vagas para os cursos do Programa de Qualificação para o Varejo. As aulas começam no dia 12 de agosto e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.

O Instituto JCPM de Compromisso Social está com 100 vagas abertas para as novas turmas do Programa de Qualificação Para o Varejo nos cursos de auxiliar administrativo (50 vagas), almoxarife (25 vagas) e recepcionista (25 vagas). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do IJCPM, que fica localizada na entrada principal do RioMar (Rua Des. Lauro Nogueira, n° 1500, Papicu). Os interessados em participar devem trazer RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade.

Os cursos do Programa de Qualificação para o Varejo são realizados em parceria com o Senac/CE e têm o intuito de capacitar pessoas para atuar no setor. As vagas são destinadas, prioritariamente, aos moradores dos bairros do entorno do shopping, que sejam maiores de 18 anos e egressos de escolas públicas com ensino médio completo ou que estejam concluindo o 3° ano em 2015.  Os bairros de abrangência são: Papicu, Cais do Porto, Vicente Pinzon, Praia do Futuro, Caça e Pesca, Papicu, Dunas, Cidade 2000, Mucuripe, Varjota, Meireles, Aldeota, Cocó, Praia de Iracema, Guararapes e todas as comunidade ao redor das Dunas.

Currículos para Lojas do RioMar
Cerca de 4.200 currículos já estão cadastrados no Banco do IJCPM. O Instituto continua recebendo currículos para interessados em trabalhar nas lojas do RioMar. Para fazer o cadastro, basta procurar a sede do Instituto JCPM, de segunda a sexta, das 8h às 17h, trazendo o currículo, RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho. Os currículos cadastrados são colocados à disposição dos lojistas.
Serviço:
Instituto JCPM de Compromisso Social – Unidade Fortaleza
Endereço: Entrada Principal do RioMar (Rua Des. Lauro Nogueira, n° 1500, Papicu).
Horário de Funcionamento: das 8h às 17h.

Telefone: (85) 3262.0208.

Cursos] FÉRIAS DE JULHO, TEMPO DE SE PROFISSIONALIZAR

A Faculdade CDL lançou neste mês de julho cursos de MBA em Executivo em Gestão de Franquias e Gestão Estratégica de Pessoas. As inscrições podem ser feitas através do site: www.faculdadecdl.edu.br

E tudo começou na última quarta-feira, dia 08, com o lançado do curso MBA Executivo em Gestão de Franquias durante a realização da Mesa Redonda sobre “Os desafios da Franquia”, no auditório da loja Conceito da Faculdade CDL. No debate a participação dos profissionais Dinalva Tavares, diretora executiva da Cont Empresarial, atuante há 19 anos na área de Gestão Empresarial; Herder Montenegro, Fisioterapeuta, reconhecido como um dos maiores especialistas no Brasil no tratamento das patologias da coluna vertebral; Eduardo Lima, empresário franqueado da Redeorto e mestre em ortodontia; e Lagildo Brasileiro, diretor executivo da Stalker, que recebeu o Selo Excelência em Franchising, pela Associação Brasileira de Franchising.

Outras ações da Faculdade CDL vão ocorrer no dia 22 de julho, às 9 horas, dentro do projeto Encontro RH em Ação: o lançamento do curso de MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, a divulgação do GPTW – Great Place do Work. O Encontro contará com a participação do Presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), empresário Honório Pinheiro, que será o mediador do debate sobre “As principais estratégias para ser uma das melhores empresas para se trabalhar”.  Representantes dos Mercadinhos São Luiz e Ibyte também vão participar.

E terminando o mês de férias, já no início de agosto (dia 05), a Faculdade realizará um Talk Show com profissionais da área de Estratégia, Projetos e Processos, que deverá iniciar na Faculdade CDL.

SERVIÇO: Faculdade CDL de Fortaleza lança entre os meses de julho e agosto cursos profissionais. Maiores informações pelo telefone (85) 3464.5522


Lançamento] Empresários de Fortaleza, ao lado de Xand Avião, lançam marca própria de bar e restaurante

Victor Pessoa, Xand Avião, Marcelo Marfrutas e Ribamar Ponte

Considerada uma das principais capitais em opções de lazer do Brasil, Fortaleza tem um público cada vez mais exigente com bares e restaurantes. Pensando nisso, empresários de vários segmentos se juntaram para lançar o melhor happy hour da cidade. O clima de faroeste promete fazer do “Bang's” o point para quem quer unir ambiente agradável, cardápio selecionado, bebida de primeira linha e atendimento de qualidade. O bar e restaurante temático será lançado no próximo dia 15 de julho, a partir das 19 horas, no Bairro Seis Bocas, zona sul de Fortaleza, uma das áreas que mais cresce quando se fala em entretenimento e gastronomia.

Entre os responsáveis pelo estabelecimento, nomes já conhecidos e experientes dos ramos de alimentação, diversão e música, como Marcelo Marfrutas, Victor Pessoa, Ribamar Ponte. Os três, fortes conhecedores da área de restaurante, resolveram se juntar e trazer para a parceria de sucesso o vocalista da banda Aviões do Forró, Xand Avião.  O “Bang’s” substitui o “Picanha do Cowboy Sul” e nasce trazendo um conceito de comodidade e variedade ainda mais elevado.

Com capacidade para, aproximadamente, 300 pessoas, o “Bang's” terá uma decoração temática baseado no universo country, filmes de faroeste e com garçons vestidos a caráter, além de música ambiente, tendo como trilha sonora principal o sertanejo e forró. O menu da casa e as bebidas são outros destaques do local. Um cardápio com comidas e drinks diferenciados foi elaborado especialmente para os clientes. No entanto, os pratos já conhecidos do público, como a picanha, frango desossado, espetinhos e a famosa farofa, serão mantidos. Serão aliados a outras novas delícias: arroz de brócolis, arroz piamontese, arroz à grega, saladas e batata recheada.

Na estrutura, o bar conta com dois ambientes, sendo um climatizado e outro ao ar livre. A capacidade interna comporta em torno de 50 pessoas. De segunda a quinta-feira, o “Bang’s” abrirá a partir das 16 horas e sexta, sábado e domingo a partir da hora do almoço, às 11 horas.

Inovação no Iguatemi

Outra novidade do Bang's é que já está prevista a inauguração de outra unidade no Iguatemi Fortaleza, onde será o primeiro restaurante do shopping com acesso externo. Trata-se da primeira operação outdoor daquele lugar. Os detalhes serão anunciados, também, no lançamento da primeira unidade do “Bang's”, no próximo dia 15.

SERVIÇO:
Lançamento Bang's – carnes e bebidas
Data: 15 de julho de 2015
Horário: 19 horas
Endereço: Rua Crisanto Moreira da Rocha, 1230 – Seis Bocas  - Fortaleza / CE

Para Imprensa e Convidados

Fotografia] Fotógrafo Alex Uchôa prepara livro sobre o litoral do Ceará

 
Para viabilizar a impressão, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo com o apoio da Catarse.

O Ceará, com suas belezas naturais, jangadas, artesanato e toda a riqueza de seu litoral foi retratado pelo fotógrafo Alex Uchôa. Trata-se do projeto "Ceará, um litoral único", livro bilíngue que tem como temática o inspirador litoral cearense.



Desde os vilarejos mais remotos, passando pela tradição das jangadas, os bravos pescadores, o patrimônio histórico, o artesanato, a culinária típica, a rica fauna e flora local, o povo sempre alegre e hospitaleiro, nada passou despercebido pelo olhar atento das lentes do obstinado fotógrafo. São 250 fotografias distribuídas em 204 páginas.

Com o valor já captado pelo projeto, que foi aprovado pela Lei Rouanet, todo o conteúdo do livro já foi produzido. Falta agora captar o montante necessário para a impressão dos exemplares.

Como forma de complementar valores e viabilizar a conclusão do projeto, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo com o apoio da Catarse. Para estimular a adesão à campanha, é oferecida uma série de recompensas exclusivas para quem apoiar esta iniciativa.

A previsão é que os livros estejam disponíveis para entrega aos apoiadores até o final de outubro, podendo esta data ser antecipada caso seja levantado o aporte financeiro necessário antes do prazo estimado.

COMO PARTICIPAR

O apoio à publicação "Ceará, um litoral único", que consiste basicamente na compra antecipada do exemplar, é muito simples. Basta ir na página do projeto na internet no seguinte endereço: www.catarse.me/pt/cearaumlitoralunico especificar a quantidade de livros a partir de um exemplar, fazer um rápido cadastro, escolher como quer pagar (boleto ou cartão) e indicar as recompensas. O valor final unitário do livro, que será oferecido ao público após a impressão, terá custo de R$ 120,00. Com a compra antecipada, o desconto será de, no mínimo, 25%.

PARA EMPRESAS

É possível participar ainda com algumas cotas com incentivos da Lei Rouanet. Por meio deste mecanismo as empresas poderão veicular suas logomarcas em todos os exemplares do livro. Outra forma de adesão ao projeto é a compra antecipada de exemplares com a impressão da logomarca da empresa em local de destaque na primeira página, para aquisição a partir de 10 livros.

O livro"Ceará, um litoral único"será publicado pela Terra da Luz Editorial e apresenta as seguintes características técnicas:

- 204 páginas
- 250 fotografias
- Formato 27 x 28 cm (fechado)
- 250 fotografias
- Acabamento: Capa Dura
- Miolo em papel couché fosco 170g/m2


CONTATOS PARA AQUISIÇÃO ANTECIPADA DE EXEMPLARES POR EMPRESAS OU PARTICIPAÇÃO PELA LEI ROUANET
Terra da Luz Editorial – Patricia Veloso
(85) 3261 0525 – 3244 4625 – 9 8878 7021 

Férias] Colônias de Férias são alternativa segura e lúdica para os pais no mês de julho

Aguardadas com entusiasmo pelas crianças, as férias escolares costumam trazer certa preocupação para os pais responsáveis. Com rotinas cada vez mais atribuladas, falta tempo para os adultos preencherem os dias livres dos pequenos nesse período do ano com locais e atividades sadias em locais seguros.

É aí que as colônias de férias entram em cena, uma opção repleta de programações educativas que aliviam os pais ao passo que agradam as crianças.  Para especialistas, é preciso ficar atento a alguns pontos na programação das colônias de férias oferecidas pelas escolas. Confira algumas dicas abaixo:

Atividades mais lúdicas, como a contação de histórias, além de reforçarem o imaginário da criança e despertarem o interesse pela leitura e o conhecimento, intensificam as relações com os colegas e cuidadores.  No entanto, na hora de avaliar os jogos e brincadeiras oferecidos, os pais não devem se ater somente aos de cunho educativo, sob pena de, ao serem aplicados na hora inadequada, os objetos causarem aversão dos pequenos mais tarde, durante o uso no reforço escolar.

SUGESTÃO DE CASE: A Creche Giramundo, em Fortaleza, representa bem a segurança que pais precisam ter na hora de escolher onde deixar os filhos nas férias. As brincadeiras e atividades lúdicas ditam a programação, que também não deixa de incluir momentos de aprendizado.

Entre as ações que os alunos desenvolvem no período, estão aulas de culinária infantil, teatro de fantoches, oficinas de sucatas, sessões de filmes, recreação literária, teatro infantil, bailes à fantasia e até atividades esportivas não convencionais, como o slackline.

SERVIÇO:
Escola Creche Gira Mundo
Rua Padre Chevalier, 745
Bairro Joaquim Távora - Fortaleza / Ce
Telefone: (85) 3244-7904

Colônia de férias: 1 a 24 de julho

Moda Feminina] Fill Sete lança campanha "FillSereia"



Depois do sucesso da campanha "Carpe Jeans", a Fill Sete lança hoje (6), a "campanha cápsula" FillSereia. Com o conceito "Vem ser FillSereia", a marca convida o público para conhecer as novas peças que terão em suas cores uma mistura de tons pasteis e o conceito de vivenciar do mar. A proposta é um segmento da nova coleção marca, que divulgará detalhes em breve. O lançamento ocorre, a partir das 9 horas, em todas as lojas de atacado da Fill Sete. Já para o varejo, acontece a partir do dia 11 de julho. Além dos projetos Grafitando Emoções e Renda-se Por Fill Sete, o preview trás, em primeira mão, peças com o resultado do mais recente projeto social da marca, o Bordando Vidas.

FILL SETE - Fundada em Fortaleza, em 1998, a marca nasceu com o objetivo de trazer o novo, buscando desenvolver peças que apresentem personalidade, criatividade e bom gosto. Atuando de forma estratégica no mercado de jeans do Brasil, a empresa é consolidada no varejo e reconhecida nacionalmente pela qualidade, diversidade de linhas, campanhas publicitárias, projetos sociais e projetos de patrocínio.


Esporte] ATENÇÃO TRIATLETAS DIA 22.07 VIRADA DE PREÇO DO OLÍMPICO


A Federação de Triathlon do Estado do Ceará informa que dia 22.07 acontecerá a virada de preço da II Etapa do Olímpico, que será realizado no dia 12.09 na Praia de Lagoinha.

Representando a categoria 25-29 feminina Ana Patrícia Felix  e a categoria 30-34 anos masculino Luiz Carlos Thomazetti.

A Fetriece disponibilizará 40 lugares no valor de R$: 30,00 reais, para os atletas que se interessarem em participar da II Etapa do Olímpico.

As inscrições podem ser realizadas nas lojas ou via depósito bancário:

- Barcellos Sports Fortaleza (Padre Antônio Tomás, 850, Aldeota – Fortaleza / CE);
- Velo Sports (Av. Washington Soares, 653, Loja 03 (Próx. ao Iguatemi – Fortaleza / CE) 
- Suplements – Rua Marcos Macêdo, 1211, Lj. 11 B – Fortaleza / CE
- João Ciclo - Rua Pereira Filgueiras, 1554, Aldeota – Fortaleza / CE

Atração Infantil] Mawaca faz uma parada na CAIXA Cultural Fortaleza






Em temporada com quatro apresentações, o espetáculo se conduz por uma trama de sons e histórias que leva público a viajar por diversos lugares do mundo


A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, nos dias 11 e 12 de julho, o espetáculo infantil Pelo mundo com Mawaca. Com direção de Wanderley Piras e idealização da musicista Magda Pucci, o espetáculo convida o público a viajar por França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil, tudo por meio de uma trama repleta de sons e histórias.

Mistura de música e teatro, o show é baseado no livro De todos os cantos do mundo (Cia das Letrinhas), escrito por Heloisa Prieto e Magda Pucci, que conta as histórias das canções do Mawaca. Os adereços, cenários e bonecos assinados peloNúcleo Fora da Ordem garantem ao espetáculo momentos lúdicos, divertidos e de muita interação com o público infantil.

Com repertório multicultural, o espetáculo vai do canto medieval francês D´ous viens tu bergère? até a animada Eh Boi!, do norte do país. O grupo passeia também por uma canção na língua suaíli, por uma dança portuguesa, um canto indígena da Amazônia, uma oração à deusa hindu Kali e uma dança circular hebraica.

Além das apresentações, o grupo realizará a oficina Viajando com o Mawaca. Nela, três cantoras do grupo Mawacaapresentarão atividades com as canções do espetáculo, estimulando o aprendizado musical com brincadeiras de vários lugares do mundo. A oficina será no dia 10 de julho, às 16h. Para participar, é preciso ter entre 6 e 11 anos. As inscrições serão feitas de 2 a 9 de julho, através do e-mail: producao@mawaca.com.br.

Sobre o Mawaca: Com 20 anos de carreira, seis CDs e quatro DVDs, o Mawaca é um grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversificadas culturas do mundo e dirigido por Magda Pucci desde sua fundação. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de vinte línguas, acompanhado de um grupo instrumental acústico.

O grupo é reconhecido pela sua performance vibrante sempre embasada por uma profunda pesquisa multicultural com um repertório formado por canções de diversas tradições como da Península Ibérica, Ásia, África, Leste Europeu, Amazônia brasileira, entre outras. Já se apresentou em diversos países, como China, Grécia, França, Espanha e Portugal.

Serviço:

Música Pelo mundo com Mawaca
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 11 e 12 de julho de 2015 
Horário: sábado às 17h e 19h e domingo às 16h e 18h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir de duas horas antes de cada espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais


domingo, 5 de julho de 2015

Diversão] Shopping Parangaba oferta programação infantil nas férias escolares


O Shopping Parangaba preparou uma programação especial para as crianças para o período das férias escolares. Até 26 de julho, o centro comercial vai oferecer gratuitamente para a garotada o circuito de brinquedos da empresa Bandeirante. A estrutura montada no Piso L1 (em frente à C&A) tem 100 metros quadrados e conta com três circuitos que garantirão muita diversão diariamente de acordo com o horário de funcionamento do mall.

O primeiro circuito disponibiliza triciclos e patinetes para crianças de 3 a 8 anos, com altura máxima permitida de 1,20 m. Já o segundo, com os modelos de brinquedo "Smart Car" e "Triciclo Smart" para crianças de 1 a 3 anos e, neste circuito, os pais podem conduzir as crianças. O terceiro espaço composto por playground conta com casinha, escorregador e mesinhas, sendo destinado para crianças de todas as idades.

SERVIÇO:
Circuito de Brinquedos no Shopping Parangaba – Fortaleza / CE
Data: 04 a 26 de junho
Horário: Segunda a sábado – 10h às 22h – Domingo – 11h às 20h.

Gratuito

Sustentabilidade] Ecoelce inaugura posto no Shopping Riomar

Os moradores da região terão mais oportunidade para dar a destinação correta aos seus resíduos, além de ganhar desconto na conta de energia

O Shopping Riomar Fortaleza recebe mais uma unidade fixa do Programa Ecoelce, que troca resíduos dos clientes por bônus na conta de energia. O ponto fixo funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h as 12h, no estacionamento do shopping pela entrada da Rua Prisco Bezerra, Doca 2 - Fortaleza / CE. Além de oferecer os descontos na conta, o programa promove a destinação correta do lixo reciclável e contribui com o meio ambiente.

Em atuação desde janeiro de 2007, o programa já atendeu cerca de 433 mil clientes cadastrados, contabilizou mais de 19 toneladas de resíduos e concedeu R$ 2.760.851 em bônus na conta de luz. O projeto conta atualmente com 105 postos fixos e móveis, entre capital e interior do Ceará.

Como participar
Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.

Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:
Papel e papelão
Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
Latas e cerveja e refrigerante
Embalagens tipo longa vida
Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
Ferros em geral, arames e pregos
Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc)
Óleo de cozinha



Diversão] Programação cultural da semana de 7 a 12 de julho de 2015 no Dragão do Mar




  
► Ciclo de Debates: O papel social da arte

Esta é a terceira e última conversa do ciclo de debates referentes à exposição internacional e lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”. Nesta terça-feira (7), será promovido o debate “O Papel Social da Arte”, em companhia do ator André Girão, do cineasta Karim Ainouz e do diretor teatral Thiago Arrais. Ao final do debate, o público será brindado com o livro que dá título ao projeto, contendo todas as fotografias e textos que compõem a exposição para distribuição gratuita. A entrada é franca.

O projeto é resultado de um longo trabalho de pesquisa sobre Direitos Humanos em 80 países onde a homossexualidade é considerada um crime.

Fortaleza é a terceira cidade da América Latina a abrigar este projeto, que já percorreu de Aubervilliers, Avignon, Blois, Bruxelas, Chambéry, Clermont-Ferrand, Genebra, Grenoble, Libourne, Lille, Metz, Montpellier, Nice, Paris, Toulouse, Tours e Viena.A conversa é parte do ciclo de debates iniciados com o lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon. O livro reúne 50 autorretratos e depoimentos colhidos nos contatos e pesquisas sobre a discriminação sexual em 80 países.

Dia 7, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Golpe de Vista #7

Dentro do amplo conceito de abstração, nos campos da psicologia, filosofia, Neurologia e até Direito, esta edição do GOLPE DE VISTA discutirá o tema "Abstrações na Fotografia", ou seja, como a abstração é usada nas artes visuais, seja para a arte abstrata em geral, seja com suas relações com outros estilos, como a fotografia de paisagens. 

A fotografia abstrata se manifesta com características não tão rígidas ou formais, trabalhando cor, formas, luz e sombra livres de contextos objetivos. Explorando designs geométricos básicos ou mais elaborados com diversas técnicas fotográficas e aperfeiçoamentos da pós-produção digital. 

No século XX, a tendência em direção à abstração coincidiu com o avanço da ciência, tecnologia e com as mudanças na vida urbana, eventualmente refletindo um interesse na teoria da psicanálise como a de Carl Jung. 

Nossos convidados Paulo Winz e Beto Skeff mostrarão como a obra deles dialoga no processo de composição ao se abordar iluminação, enquadramento e foco, extraindo beleza e arte de praticamente todo material e objeto. A dinâmica de abertura: "Cartas Abertas" contará com a participação de Alex Uchôa e seu projeto: "Ceará um Litoral Único".

Dia 8, às 19h, no Auditório. Gratuito.

>> Oficina COMPOSIÇAO FOTOGRÁFICA - com Éden Barbosa

A oficina destina-se a fotógrafos em geral. Serão abordadas técnicas básicas sobre a criação de fotos e aplicações. É necessário cada aluno trazer sua câmera, preferencialmente uma DSLR (reflex digital).

Dia 11, às 14h, no Espaço Educativo do MAC do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

► III Cordão de Histórias
Curadoria: Josy Maria / Apoio: Ministério da Cultura / Parceria: CDMAC / Centro Cultural Banco do Nordeste / Realização: Cia. Catirina/Ateliê da Palavra

Um encontro internacional de contadores de histórias que tem como foco principal os mestres e narradores orais tradicionais. Criado em 2005 pela escritora, cordelista e contadora de histórias Josy Maria, o evento comemora dez anos em 2015 com uma edição especial e terá a participação de narradores da América Latina e África, oriundos de países como México, Argentina, Cabo Verde e Burkina Faso, além de narradores locais e nacionais.  Confira a programação:

Dia 8 – Abertura do evento – Noite Ceará
20h > Anfiteatro > Gratuito

Dia 9 – Noite América Latina
20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito
22h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito

Dia 10 – Noite África
20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito
22h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito

Dia 11 – Noite Brasil
20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito
22h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito

Dia 12 – Palco do Mundo – Encerramento com show de Bia Bedran
19h > Anfiteatro > Gratuito


► Show Mimi Rocha
Lançamento do DVD Bom de Ouvir ao Vivo

O guitarrista e produtor musical Mimi Rocha lança o seu primeiro DVD, "Bom de Ouvir ao Vivo", gravado há um ano no Teatro do Centro Dragão do Mar. Teve como base composições de seu disco homônimo, releituras e novas composições. Mimi emprestou sua guitarra a diversos artistas tais como, Fagner, Dominguinhos, Belchior, Ednardo, Chico César. O show terá a banda base que gravou o DVD e vários convidados, trazendo uma celebração de música e amizade.
Dia 8, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia).

► Debate com Ginga
Realização: Grupo Capoeira Brasil
Debates sobre temas fundamentais a organizações sociais e de cultura popular são tratados nos encontros mensais, que são seguidos por roda de capoeira.

Dia 9, às 19h, no Auditório e Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

► Orquestra de Tamburas da Croácia
Tambura's school  Batorek

A Escola de Tambura «BATOREK» é uma escola particular de música especializada no ensino de instrumentos de cordas e do instrumento tradicional da Croácia: a tambura (instrumento que se assemelha ao bandolim). Fundada em 1993, ela é situada em Osijel, cidade de 100 mil habitantes no norte da Croácia perto da fronteira da Hungria. 

A escola tem 135 estudantes divididos em 8 turmas de tambura e 4 de violão. Os melhores alunos fazem parte da orquestra principal que conta com 27 músicos, orquestra esta que se apresenta no Festival Eurochestries do Brasil. Eles são estudantes do ensino médio com idades entre 15 e 23 anos. 

A orquestra participou 7 vezes ao festival de música croata de tambura, que reuni as melhores orquestras da Croácia, recebendo por 6 vezes a medalha de ouro. A orquestra teve a oportunidade de se apresentar por diversas vezes na Croácia, Espanha, Itália, Áustria, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Bósnia-Hezegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia, França e Canadá, onde participou de festivais Eurochestries em Charente-Maritime em 2008 e no Quebec em 2011. Seu repertório é composto por obras de compositores croatas criados especialmente para a orquestra de Tamburas, bem como de obras clássicas ou músicas de filmes transcritas para a orquestra.

Dia 11, às 20h, no Anfiteatro. Ingressos: a confirmar.

► Pôr do Som — Música de Câmara no Dragão
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta ao público mais uma programação para encher de boas vibrações o fim de tarde por aqui. É o projeto semanal Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão que, todos os sábados, às 17h, traz em apresentação gratuita um grupo de instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), na Arena Dragão do Mar. No dia 11, o instrumentista Samuel Barros, estudioso do trombone,  e convidados dão o tom à tarde do Dragão.

No Pôr do Som, os grupos de câmaras (música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes) oriundos da OSUECE, com formações variadas, mostrarão um repertório variado de música de concerto de câmara de vários compositores cearenses, brasileiros e de outras nacionalidades. Serão apresentados até canções imortalizadas pelo cinema e músicas que compõem as trilhas de jogos de videogame, entre outras surpresas.

“O objetivo desta série de concertos é proporcionar ao público diferentes aspectos da apreciação musical, com perspectiva de formação de plateia, informação e interação com o público”, define o professor de música da Uece e maestro da Osuece, Alfredo Barros.

Trombone em Companhia // Esse projeto nasceu com a expectativa de fazer música de forma requintada e ao mesmo tempo trazer ao ouvinte uma mistura de sons inusitada, mas bastante interessante e agradável. Teremos como instrumento de destaque o trombone, já bastante conhecido pelo público por sua versatilidade em variadas formações que vai desde duo, trio, quartetos e quintetos de metais, até a sólida formação de uma orquestra sinfônica, além de formações de orquestras de jazz e big bands.

Vamos inovar nesta formação que vai unir elementos do fole da sanfona e seus baixos, das cordas com a bela harmonia do violão, até a batida perfeita do ritmo de uma percussão, juntando com o pomposo e inconfundível som do trombone.
Apresentaremos um variado repertório passeando pela música popular brasileira, nordestina e por que também não “chorar” com um chorinho e se emocionar com a música erudita.

Dia 11, a partir das 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Dia 11, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

 ► Fuxico no Dragão

Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes de domingo no Dragão. Neste domingo, confira a performance "Estado Segundo", de David da Paz e ítalo Adler.

Sobre a atração // Em AMOR POESIA SABEDORIA, Edgar Morin diz (A FONTE DE POESIA) que, qualquer que seja a cultura, o ser humano produz duas linguagens a partir de sua língua: uma racional, empírica, prática, técnica; outra, simbólica, mítica, mágica.

Holderlin afirmava: “O homem habita a terra poeticamente”. Não seria necessário dizer que o homem a habita poética e prosaicamente? Poesia-Prosa constitui, portanto, o tecido de nossa vida?

Na performance multimídia "Estado Segundo", esses estados-línguas são justapostos, misturados, separados, opostos. "Estado Segundo" é o estado poético produzido através da manipulação performativa de signos grávidos de sentidos, da exibição performática de poemas recombinantes (de Rubem Alves à Yoko Ono), aliados à música eletrônica, computacional (microsintetizadores, APP’s, Vozes programadas e processadas), mesclada com a manipulação de recursos visuais de projeções imersivas e experimentais. De forma lúdica, fundem-se numa cena tridimensional plástica que se vale da reciclagem de instrumentos, tecnologias e ideias.

Dia 12, das 16h às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.



► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.
  
► Quarteto Cearense [Circuito de Música Erudita]
O Quarteto é um dos grupos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresentará repertório que vai do barroco ao contemporâneo.
Dia 12, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia).

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

► Ela

Ocupando todo o piso superior do MAC-CE, a exposição de Bruno Vilela – pela primeira vez em mostra individual em Fortaleza – apresenta treze obras das séries Animattack e Dia de festa é véspera de dia de luto, que fazem referência ao conceito da Anima, da psicologia junguiana, que é a personificação do inconsciente masculino na figura de uma Deusa.

“Essa entidade surge de várias maneiras nos meus quadros: nos olhos enigmáticos num fundo azul; em rostos femininos em que os outros elementos humanos como boca e nariz são suprimidos, reforçando esse olhar; em memórias de infância, através da desconstrução de fotos antigas de simples festas de aniversário”, exemplifica o artista.

A obra Ela, que dá nome à exposição, é fundamental para o entendimento da série. É o aparecimento de uma figura feminina fantasmagórica no meio da natureza. Sem cabeça, as mãos são levadas de modo desesperado ao local onde ela deveria existir. No meio da floresta o homem se funde com a mata e, então, finalmente, Ela, a consciência da existência, toma conta do ser humano que tem medo profundo do que não sabe explicar. “A Mãe Terra, La loba, A bruxa, A Santa, A deusa, Ela, são vários os nomes dados ao sentimento de integração com o cosmos ao longo das eras por diversos povos primitivos, em lendas escritas, tradição oral, pinturas e esculturas”, explica.

Entre as obras expostas, o público poderá conferir um trabalho inédito, feito exclusivamente para o Dragão do Mar: uma pintura na parede, feita com grafite e óleo, numa técnica nova descoberta pelo artista numa recente residência em Lisboa. Além disso, a exposição lança o filme Se Cria Assim, documentário dirigido pelo cineasta Beto Brant sobre o processo criativo de Bruno Vilela.

O filme mostra o processo do artista no ateliê, desde suas técnicas de pintura e desenho até referências de seus misteriosos cadernos – que estarão numa vitrine em exposição –, passando por um dia de fotografia na floresta. Entre entrevistas e depoimentos, o filme é um passeio pela obra e vida do artista pernambucano.

Piso superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


 ► Interstícios

            A exposição Interstícios ocupará duas salas do andar inferior do MAC-CE, com obras dos artistas Célio Celestino, Cris Soares, Emanuel Oliveira, Haroldo Saboia, Filipe Acácio, Jared Domicio, Marcos Martins, Herbert Rolim e Milena Travassos. Todos trazem em comum as singularidades em torno da ideia de um corpo sensível, aberto à experimentação, a novas rupturas e aos abalos estruturais, desfazendo construções complexas e organizadas para a constituição de outras.

“Cada trabalho ressoa essa experiência por meio de fissuras, dobras, torções, sobreposições, rasgos e fendas. Interstícios que se estruturam tanto como uma espécie de memória do diálogo com o outro, mas também se mostram como zona de inventividade de qual se é possível pensar em outros caminhos poéticos para as obras em questão”, define a curadora da exposição, Ana Cecília Soares.

A jornalista e crítica de arte desenvolve ainda que os artistas entregam-se ao estranhamento de si próprios, deixando-nos índices em forma de fissuras, ranhuras, marcas, sobreposições e atritos de suas trocas sensíveis, afetações recíprocas e deslocamentos existenciais. “Todos, interstícios, configurados como zonas de inventividade que permitem ponderar uma relação particular entre o mundo percebido por cada artista e aquilo que não aparece normalmente no que é”.

Piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.

► Sobrenaturezas Sobnaturezas

Com curadoria de Valéria Laena e Bitu Cassundé, “Sobre Naturezas Sob Naturezas” une os acervos do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea para apresentar um recorte da arte popular cearense, marcada pela riqueza e diversidade do seu artesanato e forte expressão do imaginário social.

Entre 67 trabalhos de artistas como Racar, Antonio Bandeira, Nino, Manoel Graciano, Mestre Chico, Beto, Abraão Batista, Cícera Lira, Luiz Hermano, Mestre Alencar e Chico da Silva, constam obras esculpidas em madeira, modeladas no barro ou desenhadas em papelão, ex-votos, mamulengos e xilogravuras. Surgem curiosas figuras do Reisado de Congo, assombrantes máscaras dos Reis de Couro, orixás, sereias, bonecos de traços humanos perfeitos ou unidos à fantasia.

“A exposição apresenta um recorte que articula o acervo do MAC e MCC, evidenciando distintas naturezas que se aproximam por um viés mágico, por fabulações que habitam as lendas, o onírico e estão presentes na oralidade, na ficção, nas lendas, nos seres ou coisas, no sincretismo religioso. A exposição interliga diferentes acervos, une o popular com o contemporâneo numa estreita relação entre vida e a arte”, explica o curador Bitu Cassundé.

Piso intermediário do Museu da Cultura Cearense (MCC). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


► Exposição A Palavra e o Traço

Com curadoria da historiadora Valéria Laena, a exposição promete levar o visitante a um passeio pela história pessoal e profissional do arquiteto, urbanista, poeta, cantor e letrista Fausto Nilo, que se tornou um dos nomes cearenses mais consagrados da cultura nacional. A partir de desenhos, fotos pessoais, fragmentos de composições, croquis, entre outros itens, a exposição abordará a trajetória do multitalentos, já homenageado em dezembro de 2014, no Dragão do Mar, por ocasião do seu septuagenário, quando lançou o seu último álbum, “Palavras Abandonadas”.

Ao longo de 40 anos de carreira, Fausto inseriu sua assinatura em grandes obras urbanas - como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira - e em grandes obras musicais brasileiras. Foram mais de 400 letras registradas por mais de 100 parceiros, entre músicos e intérpretes do cancioneiro popular nacional, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos e Zeca Baleiro.

A exposição está dividida em dez seções. A primeira, QUIXERAMOBIM: 1944 – 1955, traz um breve histórico do lugar em que nascia o menino Fausto. Em FORTALEZA: 1956 – 1964 e PRAÇA DO FERREIRA: Década de 1960, o visitante fará um verdadeiro percurso pela cidade de Fortaleza às épocas. FACULDADE: 1965 – 1970 narra as memórias do período em que o artista inicia seu aprendizado como arquiteto. CONGRESSO DA UNE -1968 discorre sobre a turbulenta oposição ao regime militar e sua participação no movimento estudantil.

BRASÍLIA E SÃO PAULO: 1971 – 1975 aborda o tempo em que Fausto sai do Ceará e começa a trabalhar na profissão como urbanista. A seção RIO DE JANEIRO: 1976 – 1988 fala sobre a época da boemia, período em que Fausto inicia suas principais parcerias musicais e compõe as músicas mais consagradas da sua carreira. FORTALEZA E FAMÍLIA: 1988 trata sobre o retorno de Fausto a Fortaleza e a formação do seu núcleo familiar.

ARQUITETURA E URBANISMO: Década de 90 traz os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos do artista, entre eles o Dragão do Mar, a Ponte dos Ingleses, a Praça do Ferreira e o Mercado São Sebastião. O passeio encerra com a seção FAUSTO NILO 70, onde poderá ser apreciado um apanhado da sua carreira musical, com mostra dos discos que ele gravou, fotos atuais, trechos de suas principais composições e áudios de suas canções mais conhecidas.

No Museu da Cultura Cearense. Acesso gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.