Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 25 de março de 2016

Cine Ceará 2016] 26ª edição do Cine Ceará tem recorde de inscritos

 
Prazo para inscrições vai até 31 de março. Festival acontece de 16 a 22 de junho em Fortaleza



A 26ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema acaba de bater recorde de inscritos. Com inscrições até 31 de março, a expectativa é dobrar o número de curtas e longas inscritos em relação ao ano passado. Até agora, foram recebidas as inscrições de 584 curtas (incluindo 14 estrangeiros, mesmo essa categoria sendo restrita a obras brasileiras), 138 longas - 95 brasileiros e 43 estrangeiros, - além de 7 curtas e 28 longas em movibeta, somando 757 inscrições - 591 curtas e 166 longas.

O festival acontecerá em Fortaleza de 16 a 22 de junho de 2016. São competitivas as mostras Ibero-Americana de Longas-Metragens e Brasileira de Curtas-Metragens. O regulamento pode ser consultado no site www.cineceara.com.

O Cineteatro São Luiz, localizado em frente à Praça do Ferreira, que é um dos principais cartões postais da cidade, recebe novamente as mostras competitivas, entre outras que compõem a programação. Na praça, o Cine Ceará, em parceria com a Secretaria de Turismo do município, vai ampliar a Feira Gastronômica, com food trucks e feira de artesanato, proporcionando um clima ainda mais festivo às noites do Cinema.

NOVIDADES NAS COMPETITIVAS

Podem concorrer na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens filmes produzidos por cineastas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos mais diversos gêneros, em qualquer formato possível de ser projetado digitalmente. A diferença em relação às edições anteriores do Festival é que serão aceitas inscrições de longas com duração a partir de 60 minutos. A prioridade na seleção será para filmes inéditos no Ceará. Serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

A Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens também apresenta uma alteração na duração dos filmes e aceitará inscrições de curtas com até 25 minutos.  Podem participar realizadores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, devendo o trabalho inscrito ter sido produzido a partir de 2015 e não ter participado do processo seletivo da edição anterior do Festival. Nesta mostra, também serão priorizadas na seleção obras ainda não exibidas no estado. Concorrem ao troféu Mucuripe os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

CINEMA MEXICANO

Com um país ibero-americano homenageado a cada ano, o Cine Ceará contempla este ano o México. Para isso, prepara uma seleção de produções para a mostra especial Cinema Mexicano Contemporâneo, que acontecerá na CAIXA Cultural Fortaleza.

O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.


SERVIÇO

26° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - Inscrições abertas de 2 de fevereiro a 31 de março para as mostras competitivas desta edição, que acontecerá de 16 a 22 de junho de 2016. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.


Feriado] Funcionamento do RioMar na Semana Santa 2016

Nesta Sexta da Paixão, 25/03, as lojas e os quiosques do RioMar estarão fechados, mas as operações de alimentação e entretenimento funcionarão. Já no sábado (26/03) e no domingo (27/03), o RioMar abrirá normalmente: no sábado das 10h às 22h e no domingo das 10h30 às 22h (lojas abrem das 14h às 21h).

O final de semana contará com programação para toda a família, como a I Exposição de Mesas Decoradas – Especial Páscoa, 1º Campeonato Norte/Nordeste de Futebol de Mesa e shows infantis para a criançada.

Confira a Programação

I Exposição de Mesas Decoradas Especial Páscoa
A I Exposição de Mesas Decoradas Especial Páscoa traz gratuitamente na Sexta da Paixão, às 19h, a palestra Guardanapos para Compor Decoração de Mesas. A participação é por ordem de chegada. Além disso, o espaço conta com a exposição de mesas decoradas com chocolates e produtos de tema pascal. As mesas são assinadas por “Minha Casa é um Charme” e Affito e quatro lojas de decoração: Camicado, Cecília Dale, Jurandir e Tok & Stok (assinada pelo design de interiores Ramiro Mendes), e ficam no Piso L2, próximo à John John, das 10h às 22h de segunda a sábado, e das 10h30 às 21h nos domingos e feriados. Neste feriado de Páscoa, o evento funcionará normalmente.

Campeonato de Futebol de Mesa
Os amantes do Futebol de Mesa poderão acompanhar o 1° Campeonato Norte/Nordeste de Futebol de Mesa entre os dias 25 e 27 de março no RioMar. No dia 25/03, das 10h às 22h, o público em geral poderá se divertir e praticar a modalidade de forma gratuita. Já nos dias 26 e 27 de março, será apenas para os profissionais inscritos, que disputarão o título de campeão. No sábado (26/03), a competição ocorrerá das 8h30 às 18h e, no domingo (27/03), das 8h30 às 13h. O evento é aberto ao público e será na Área de Eventos, no Piso L3. Evento gratuito.

Shows na Pracinha

Ainda como parte da programação de Páscoa, o shopping realizará para as crianças a Páscoa Mágica RioMar, no domingo (27/03), haverá o show “Chá das princesas especial Páscoa”, às 17h. No sábado (26/03), será a vez do espetáculo “Meu Malvado Favorito”, às 19h. Os shows acontecem na Área de Eventos, no Piso L3, com entrada gratuita.

Dragão do Mar] Programação cultural de 28 de março a 3 de abril de 2016, no Dragão do Mar


  
FUNCIONAMENTO DURANTE A PÁSCOA

Quinta-feira, sábado e domingo: funcionamento normal
Sexta-feira: museus: das 14h às 19h (com acesso até as 18h30) // cinema: normal // planetário: não abrirá


FUNCIONAMENTO NORMAL

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. // Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus e Multigaleria: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar


► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Bando de Pássaros Gordos
Direção: Andréia Pires

Entre um encontro de degustação e o ensaio de uma banda fantástica, seis atores inventam um mundo de impulsos. Um mundo em que cada palavra dita e cada olhar têm apenas um significado. Cada toque não tem passado nem futuro, cada beijo é um beijo desconhecido. A peça só existe num tempo surreal.

FICHA TÉCNICA
Direção: Andréia Pires
Elenco: Bruna Pessoa, Lucas Galvino, Gabriella Ribeiro, Rodrigo Ferrera, Leonardo William e Thiago Andrade
Texto: Produção Colaborativa
Sonoplastia (Bateria): Pepeu
Fotografia: Fernando Maia
Iluminação: Andréia Pires
Técnica: Pedro Henrique
Desenhos: Thiago Beck
Preparação Vocal: Ari Sousa
Produção Executiva: Thiago Andrade
Produção em Cena: Marcos Paulo

Dia 29 de março de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). 12 anos.


► Consulta Pública dos Editais Culturais 2016/2017

Depois de uma rodada de conversas com todas as linguagens artísticas contempladas, quando foram reunidas sugestões para Editais Culturais 2016/2017, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança ainda o documento para consulta pública. O texto dos novos editais de ocupação do Dragão do Mar estará disponível do dia 30 de março ao dia 6 de abril de 2016, no site www.dragaodomar.org.br. Sugestões poderão ser enviadas nesse período pelo e-mail edital@dragaodomar.org.br. É importante ressaltar que as sugestões têm caráter consultivo e não deliberativo, ou seja, nem toda indicação será executada. A diretoria responsável avaliará as ideias segundo demandas coletivas de cada linguagem.

Consulta pública: edital disponível de 30 de março a 6 de abril, no site www.dragaodomar.org.br. Sugestões por e-mail: edital@dragaodomar.org.br.
  

► Uma Flor de Dama [Mês do Circo e Teatro no Dragão]
Coletivo Artístico As Travestidas

O público é convidado a passar uma noite com uma travesti, ver como ela vive, ver cada parte da sua noite, da sua profissão e dos seus prazeres. A proposta é que o público veja uma travesti fora do preconceito imposto pela sociedade. O objetivo é encará-la como ser humano que também luta por amor e vida, além de questionar assuntos como HIV, Política, sociedade e escolhas.

Ficha Técnica
Texto, direção e atuação: Silvero Pereira
Direção de produção: Silvero Pereira
Produção executiva: Flávio Pereira
Técnico: Fabio Vieira

Dia 30 de março de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito com retirada de ingressos a partir das 18h. Classificação etária: 18 anos.


► Quinta com Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]
Experimento 2: senso+prática = dança?
Anne-Sophie Gosselin e Elane Fonseca

O que é que a gente sabe sem saber que sabe? Essa questão, inspirada da teoria sociológica do senso prático e da sua crítica do mundo social, tornou-se objeto de manipulações cênicas. No palco, o jogo das nossas diferenças revela o modo de cada uma habitar seu corpo, sua cultura, seu quotidiano. Senso reflete o diálogo-encontro entre uma brasileira dançarina, pesquisadora em dança e uma francesa socióloga que possui formação em dança.

► Quinta com Dança
Vaca
Marcelle Louzada
Vaca surgiu da necessidade de explorar questões entre sociedade de consumo e gênero feminino, em uma espécie de zoo-performance. O prato principal na refeição da maioria dos brasileiros, a carne de vaca, aqui, conecta-se a carne da mulher, que se coloca para ser consumida, tendo o corpo como material composicional e utilizando o vídeo como suporte de interação, em um hibridismo entre as linguagens artísticas.

Dias 31 de março e 7, 14 e 21 de abril de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). 16 anos.


► Aniversário da ONG Fábrica de Imagens

Do dia 30 de março a 1° de abril, a ONG Fábrica de Imagens promove uma série de eventos em alusão aos seus 18 anos, contando com sessão solene, mostra audiovisual e diálogo com foco em direitos humanos. A sessão solene acontece no dia 30 de março, na Assembleia Legislativa, enquanto que a Mostra Retrospectiva CACTO e o Seminário “Direitos Humanos, Sexualidades e Educação” acontecem, respectivamente, nos dias 31 de março e 1° de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A sessão solene, que acontece no dia 30 de março, a partir das 15h, marca o primeiro dia de comemorações. A solenidade acontece no plenário 13 de maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e é de autoria da deputada estadual Rachel Marques. Além do corpo técnico da instituição, o momento contará com uma série de convidados (as) que fizeram parte da construção da história da entidade.

A comemoração continua no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, onde, no dia 31 de março, a partir das 19h, expõe uma Mostra Retrospectiva Audiovisual dos vídeos construídos ao longo dos cinco anos de atividade do Projeto CACTO. São cinco anos de história marcados pela formação em comunicação e pelo debate sociopolítico acerca de temáticas como direitos humanos, sexualidade e gênero.

Durante a Mostra Retrospectiva, será lançado o último box CACTO, com cinco curtas-metragens e quatro animações inéditas, desenvolvidos durante a formação realizada em 2015 para jovens com idade entre 16 e 25 anos. A Mostra também contará com o lançamento do Curta O Gênero 2016 e a apresentação do novo programa piloto para TV, o Gênero Plural, produzido pela Fábrica, com foco no debate sobre feminismos, gênero e suas interseccionalidades.
“Para nós, a Fábrica de Imagens tem o compromisso político para a construção de uma sociedade plural e diversa. Nossos programas e projetos trabalham com intuito de realizar ações organizadas para a afirmação dos direitos humanos e das relações de gênero de forma ampla promovendo a equidade, diversidade e justiça social”, afirma o presidente da ONG, Marcos Rocha.

No dia 1° de abril, o encerramento da programação contará com a mesa “Democracia e Violações de Direitos”, a partir das 19h, no Teatro do Centro Dragão do Mar. Durante este momento final, haverá ainda o lançamento de quatro livros organizados pela Fábrica de Imagens, com diversos artigos transitando pelas seguintes temáticas: sociedade, política, feminismos, gênero, cultura e comunicação. A programação é totalmente gratuita.

http://fabricadeimagens.org.br/
https://www.facebook.com/ONGFabricadeImagens/
@fabricadeimagens

Dia 31 de março, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco; e dia 1º de abril, no Teatro Dragão do Mar, às 19h. Gratuito. Livre.

► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
O Mágico de Oz
Cia Camarim de Teatro

Doroth e seu lindo cãozinho Totó, através da força de vontade e dos sonhos, são levados à Terra de Oz. Por lá, Doroth faz novos amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde –, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus sapatos de rubi têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar do mundo que a própria casa. Um clássico indiscutível entre crianças, jovens e adultos revelado pela Cia Camarim de Teatro.

Dias 2, 9, 16 e 23 de abril de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Livre.


► A Farsa do Panelada
Cia Galharufas Produções Artísticas

No Pedaço, um lugar situado entre o Céu e o Inferno, Panelada, um ganancioso que fez fortuna vendendo panelas em intermináveis prestações, atormenta a vida de Dona Marica por conta da dívida de uma panela de pressão, que ela vem pagando religiosamente há décadas. Porém, tudo muda quando Santa Edwiges, a protetora dos endividados, e o seu assessor, Anjo Gabriel, decidem interceder junto da mulher, desconjuntando todas as Leis do Pedaço, do Céu, Inferno e do Mercado. Na conclusão, a desbocada santa se alia temporariamente com um desmoralizado demônio, livrando definitivamente Dona Marica das garras do Panelada.

Dias 2, 9, 16, 23 de abril de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). 12 anos.


► Kitanda no Dragão – 1ª Feira de Economia da Negritude

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Rede Kilofé de Economia de Negras e Negros realizam, no dia 3 de abril de 2016, a primeira edição da Kitanda no Dragão – Feira de Economia da Negritude, que visa, entre outros objetivos, mobilizar e dar visibilidade às iniciativas de potencial econômico da população negra no Ceará. Gratuita, a programação inclui mesa-redonda e plenária sobre Economia de Negras e Negros e Empreendedorismo Criativo, apresentações artísticas e feira de empreendedores auto-reconhecidos como negras e negros.

Presidente da Rede Kilofé, Luiz Bernardo Lamparina explica que o termo “kitanda”, de origem quimbundo (língua da família banta, falada em Angola), significa mercado, lugar de mercado ou feira e é também amplamente utilizado por outros povos de tradição banta. A Kitanda no Dragão será, portanto, este lugar de comercialização, divulgação de produtos e serviços, mas também espaço de formação para produtores e empreendedores, espaço de articulação, trocas e contatos para ampliação das possibilidades de negócios.

A Kitanda no Dragão objetiva ainda fortalecer as conquistas que a luta do Movimento Negro vem alcançando no Ceará e no Brasil, por meio da temática da Economia do Negro e/ou Afro Empreendedorismo, e fazer ecoar aqui, no Ceará, a afirmação do tema da Década Internacional do Afrodescendente 2015 a 2024, instituída pela Assembleia das Nações Unidas: Afrodescendentes – Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.

Nesta primeira edição, às 9h30, no Auditório do Dragão, o braço de formação da feira apresenta a mesa-redonda Economia de Negras e Negros no Ceará: Uma Iniciativa Histórica, com Luiz Bernardo Lamparina; e Empreendedorismo Criativo, com Johnson Sales (Rede e Economia Criativa do Ceará). Após os seminários, abre-se a plenária, com ideias, compreensões e possíveis respostas para os assuntos expostos.

Das 14h às 20h, na Arena Dragão do Mar, será realizada a feira com exposição e comercialização de produtos e serviços de empreendedores locais com a temática das culturas das populações negras brasileiras e de matriz africana. Estão confirmados os seguintes expositores: Com Baobá, PretaBiten, Afro Nagô, Lamparina/Nandyala, Adriana de Maria, Ori Noir, Ateliê da Sil, Mulheres Criativas, Dario Mesquita, Alessandra, Museu de Bonecas de Pano, Guarderia de Meninos, Luna Confecções, Andre Valente, Pedro Jorge, Marcos e Marcas, Felly Brown, Menah Acessórios, Elaine Cristiane Alves Fernandes, Andreza Lima, Inês Artesã, Lucila Arte de Inventar Moda e Dri Acessórios.

Apresentações artísticas
          
Para encerrar a programação da primeira edição da Kitanda no Dragão – Feira de Economia da Negritude, o Grupo Nóis de Teatro apresentará, às 19h, na Praça Verde, o espetáculo “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”.  Vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra, a montagem narra a saga de um negro (Natanael) que nasce numa situação muito comum a de muitos brasileiros: vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar pra polícia militar.

O Grupo apresenta uma dramaturgia épica, em que o ator narrador é o grande foco desta “tragédia afro”, que traz ainda elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil e faz referência direta à mitologia dos Orixás.

Temas

Durante o ano de 2016, o Dragão do Mar e a Rede Kilofé vão realizar quatro edições da Kitanda no Dragão. Cada edição celebra uma data importante para o Movimento Negro na cidade. A feira do dia 3 de abril celebra os 133 anos da abolição da escravatura em Fortaleza, completados no dia 25 de março. A segunda edição – que será realizada no dia 29 de maio – homenageia os 73 anos da abolição da escravidão em Fortaleza, completados dia 24 de maio.

Em referência ao Dia de Luta da Mulher Negra Brasileira e Afro-Latino-
Americana e Caribenha (25 de julho) e também à Teresa de Benguela, líder
quilombola do século XVIII, será realizada a terceira edição da Kitanda no Dragão, no dia 31 de julho. A última edição está marcada para o dia 20 de novembro, Dia Consciência Negra e Dia de Zumbi dos Palmares.

Apoio

A Kitanda no Dragão – Feira de Economia da Negritude tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), na articulação estadual de representações de expressões culturais de negros e negras, e ainda da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará (Ceppir), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviço do Estado do Ceará (Fetrace), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Parceria: Mangará Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.


Sobre a Rede Kilofé de Economia de Negras e Negros

Kilofé, palavra de origem na língua Fon, significa “o que você deseja”. Assim, designa a Rede Kilofé de Economia de Negras e Negros, que tem, por finalidade, apoiar o desenvolvimento de grupos de empreendedoras e empreendedores e de microempreendedores individuais em todas as áreas da atividade econômica, com ênfase no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços com a temática das culturas das populações negras brasileiras e de matriz africana, tais como, artesanato, música, luthieria, alimentação, moda, beleza, religiosidade, entre outros.

Dia 3 de abril, das 11h às 20h, no Auditório, na Arena Dragão do Mar e Praça Verde. Acesso gratuito.
  

► As Aventuras de Nando e Bia – Os Viajantes da Paz
Teatro Novo – Adaptação: Rafael Barbosa – Direção: Sidney Malveira

O espetáculo “As aventuras de Nando e Bia – Os Viajantes da Paz” conta a história de duas crianças que vêm do futuro para ajudar o planeta Azul (planeta Terra) em destruição por causa do Sr. Violência. Chegando aqui, no presente, se deparam com situações do cotidiano, cantigas e brincadeiras infantis nas quais encontram o possível motivo para o caos em que o mundo se transformará num futuro não muito distante, de onde eles vêm. Nando e Bia têm uma missão: construir junto das crianças (do espetáculo e do público) uma grande e iluminada árvore da Paz.

A copa da arvore é composta pela luz do coração de cada criança que se compromete a ser um “Missionário da Paz”. Mas a missão de Nando e Bia só estará completa se conseguirem fazer brilhar, no topo da árvore, a luz do coração endurecido de uma criança já crescida, que causou tanta dor ao Planeta Azul, o Sr. Violência.  

O Grupo Teatro Novo, ao longo dos últimos 50 anos, vem contribuindo para o cenário cultural cearense de forma significativa, no âmbito cultural e social, através da promoção de espetáculos, oficinas e debates, dentre outras ações desenvolvidas que beneficiam a classe artística e o público em geral.
Em 2015, o Grupo Teatro Novo celebrou 50 anos de atividades e, em 2016, realiza a encenação do espetáculo de teatro infantil inédito “As aventuras de Nando e Bia – Os Viajantes da Paz” baseado no livro “Pazeante, O Viajante da Paz – Parlendas com Cantigas de Paz”, de Clovis Nunes, e com adaptação do dramaturgo Rafael Barbosa e direção de Sidney Malveira.

Esta obra teatral utilizar-se-á das linguagens do teatro, dança, música, técnicas circenses e projeção 3D, de forma lúdica, com cantigas de roda e brincadeiras diversas para tratarmos de um tema sutil, ousado e transformador, a Paz, tão almejada por todos e tão negligenciada, que nos alimentamos e cultivamos uma cultura de violência, mesmo que por meio de uma “ingênua” brincadeira ou cantiga de criança.

Sem qualquer ligação ou conotação religiosa, este espetáculo pretende ser dinâmico e envolvente para convidar à reflexão de todos, crianças, jovens e adultos sobre uma Paz que pode e deve ser cultivada nas pequenas situações do nosso cotidiano, para nos distanciarmos daquilo que nos separa, a Violência, seja por preconceito de cor, credo, gênero, classe social e tantos outros motivos que não justificam, mas nos motivam a praticá-la.

Dias 3, 10, 17 e 24 de abril de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Livre.


► Ô Putaria!
Grupo Teatro em Película
Dia de chuva. Um homem usando "Kelvin Klein" molhados se interessa por um caçador de patos dentro de um ônibus público ou será ele uma enfermeira peituda com broche do curso técnico? No dia seguinte, a figura desconstruída vai ao departamento onde o homem trabalha. Seu objetivo é fazer sexo com ele. A partir desse fato, dois atores pedantes, Médici e Melo, vão reinventar a história para o público, porém surge um problema: percebem que o único objetivo da plateia, no drama, é o mero entretenimento e não uma construção de pensamento.

Dia 3 de abril de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia). 16 anos.


// TODA SEMANA NO DRAGÃO


► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.


► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes de domingo. Nesta edição, o Fuxico no Dragão apresenta programação temática. Confira acima.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde. Especialmente neste mês, por ocasião do Mês do Circo e Teatro no Dragão, o projeto terá uma série de atrações extras. Confira na programação acima.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.
  

// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Origens da Vida, sempre às 19h
Apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo através do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. "Origens da Vida" é uma viagem fantástica através do tempo, mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.




// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE


► Exposição A Palavra e o Traço
Com curadoria da historiadora Valéria Laena, retrata vida e obra do arquiteto, urbanista e compositor cearense Fausto Nilo. Autor de mais de 400 composições interpretadas por grandes nomes da música brasileira – como Moraes Moreira, Gal Costa e Fagner –, Fausto Nilo é também o responsável, junto de Delberg Ponce de Leon, pelo projeto do Centro Dragão do Mar.

No Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Vaqueiros [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 21h30). Gratuito. Livre.


// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

► Exposição Estratégias Volume 1 [Temporada de Arte Cearense]

A exposição é uma proposta dos artistas Marina de Botas e Jared Domício, que nos convida, a partir de uma subversão de elementos do cotidiano, a rever conceitos, pontuar questões e abrir espaços para outras percepções. Os artistas oferecem ao público seus percursos de imaginação que apontam, dentre outras relações, para sentimentos primordiais do ser humano.

Instinto e transcendência atravessam as narrativas divididas em: Capítulo 1–Comigo Ninguém Pode; e Capítulo 2 – Bestiário de Fêmeas. O espaço foi pensado como livro, onde cada trabalho abre possibilidades de imersão por meio de diferentes meios. Desenho, vídeos, instalações e performance compõem a mostra.

No vídeo “Samsara” (Jared Domício, 2015), por exemplo, uma rosa é submetida a uma sessão de reiki, uma terapia de origem oriental que se utiliza da energia da imposição das mãos em processos de cura. A ação foi realizada com o intuito de evitar que a rosa viesse a murchar. O vídeo é o registro de uma atitude que busca estancar o inevitável processo da morte em curso inerente a todos os seres vivos.

O registro não busca comprovar a veracidade de cura, mas apontar para nossas potencialidades desconhecidas e a poesia contida nas atitudes que parecem insólitas diante dos padrões que são atestados considerados legítimos.

Por outro lado, a “Monga” (Marina de Botas, 2016) nos apresenta uma estranha mulher que guarda segredos em torno das roupas que usa. O universo feminino transborda para outras questões através de uma narrativa que permeia a exposição e surpreende em um jogo perverso e irônico das relações entre vida e morte apresentadas sob os diferentes meios.

A narrativa deixa de um sabor e uma pergunta sobre: Qual seu lado animal? Uma pergunta que nos leva aos nossos pontos extremos e sobre o que somos capazes, quando assumimos nossos instintos e chegamos às nossas estratégias mais radicais.

Em cartaz de 11 de março a 17 de abril de 2016. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Exposição Doações Recentes

O recorte apresentado no novo bloco de doações do Museu de Arte Contemporânea do Ceará 2015/16, coloca em primeiro plano o eixo central da casa, o seu acervo, e a constituição dessa coleção. A mostra é formada, na sua maioria, por obras doadas pelos artistas, que, de alguma forma, estiveram ligados à instituição, seja através de exposições, programas públicos, oficinas, seja da recente parceria com o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, que tem ativado com potência o espaço.
Durante a mostra, que se articula principalmente pelo seu caráter processual, diferentes eixos de conteúdos serão inseridos ao seu corpo, no período em que estará em exibição no MAC-CE. Intensa programação de oficinas ministradas pelo Setor Educativo ativarão ações nas rotas entre público, acervo, arquivos e documentos.

“É com satisfação que incorporamos significativos eixos à coleção do Museu, possibilitando imersões que vão desde percursos pela produção de atuantes artistas dos anos de 1980, articulações entre o Norte e o Nordeste do Brasil e também diferentes pesquisas da recente geração cearense”, afirma o curador do MAC-CE, Bitu Cassundé. A exposição apresenta obras de Ana Maria Tavares, Armando Queiroz, Filipe Acácio, Júnior Pimenta, Leda Catunda, Marcos Cardoso, Mariana Smith, Rian Fontenele, Sonia Guralh e Vítor Mizael.


Em cartaz de 11 de março a 17 de abril de 2016. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Celebridade] Aviões do Forró comemorou aniversário de Xand com show em Quixadá - CE



O Aviões do Forró começou a turnê no feriadão da Semana Santa em Quixadá. O sertão cearense recebeu a maior banda de forró Brasil. Foi um show que já traz o novo repertório que foi lançado na festa Aviões Private, em Fortaleza. A festa aconteceu no mesmo dia do aniversário de Xand, vocalista da banda, na quinta-feira (24), comemorando o sucesso que marca os 14 anos de carreira do grupo. Quem também se apresentou na festa foi a banda Solteirões do Forró e o cantor Ávine Vinny.

Xand 34 anos
O cantor José Alexandre da Silva Filho, conhecido pelos fãs e amigos como Xand Avião, chega aos 34 anos de idade celebrando o reconhecimento pessoal e profissional como um dos principais artistas da atualidade. Dividindo o palco do Aviões do Forró com Solange Almeida há 14 anos, Xand se consagrou como um dos principais vocais masculinos da música brasileira e celebra umas das principais fases da carreira. Carismático com o público e respeitado no meio artístico, Xand se destaca com uma performance marcante nos palcos, parcerias musicais e projetos paralelos, como o canal no Youtube XandNax Diferente, onde recebe convidados especiais para versões acústicas. Xand é pai de Adryan, Águida, Enzo e Isabela, sendo os dois últimos frutos do atual casamento com Isabelle Temoteo, a quem ele carinhosamente chama de "nega" nas redes sociais.

Aviões do Forró
Considerada a banda de maior expressividade no cenário musical brasileiro, o nome “Aviões” é sinônimo de uma história de determinação e sucesso. Criada em Fortaleza em 2002, o grupo é liderado pela baiana Solange Almeida e o Xand Avião mantém a formação original desde o início. Com sete CDs e quatro DVDs, já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias e ainda coleciona dezenas de singles lançados de forma promocional na internet. O trabalho mais recente é a ‘Pool Party do Aviões’, gravado nas piscinas do Beach Park e que emplacou músicas como “Aviões Chegou”, “Banca de Flores” e “Aí Eu Vi Vantagem” entre as mais tocadas do Brasil.


Ação] MRV Engenharia reforça ações de racionalização do uso da água no "Dia Mundial da Água"

 
Construtora possui selo de obras sustentáveis

No Dia Mundial da Água, a MRV Engenharia reforçou a campanha que mantém durante o ano todo sobre a importância do uso racional da água. A empresa divulgou em seus canteiros de obras informações sobre como praticar um consumo inteligente desse bem tão necessário à vida.


Durante todo o ano a empresa já aplica uma política de uso sustentável da água. Todos os canteiros de obra possuem o chamado “Obra Verde MRV”, que possui vários itens de sustentabilidade, como a reutilização da água das pias para os mictórios, a reutilização de água do decantador de betoneira, além da reutilização da água pluvial. Todas essas ações tem o objetivo de diminuir o desperdício de água.




Método de Desenvolvimento Humano] Beach Park promove aulas inéditas de Mahamudra na Vila Azul do Mar

 
O Mahamudra, filosofia de vida que trabalha corpo, mente e espírito, e que já é tendência nas principais capitais do Brasil e do mundo, chega ao Ceará em uma ação exclusiva do Beach Park na Vila Azul do Mar. O coqueiral da Vila recebe, nos dias 9 e 10 abril (sábado e domingo), duas aulas de Mahamudra ao pôr-do-sol. As inscrições são limitadas e têm como público-alvo os praticantes de cross fit e esportistas com idade média de 20 a 35 anos. Os interessados podem se inscrever na Loja do Beach Park na Avenida Beira Mar. As aulas serão acompanhadas pelos coaches e co-fundadores do Mahamudra Brasil: Erasmo Viana, destaque na web por formar o casal fitness com a musa Gabriela Pugliesi; e o modelo e ex-BBB, Jonas Sulzbach. 
                                
Mahamudra Brasil
Método de Desenvolvimento Humano focado na constante evolução do ser, tem o objetivo de extrair o melhor de cada pessoa independentemente de quem ela seja. Nas atividades, busca-se nivelar e evoluir a saúde dos 3 pilares: CORPO, MENTE e ESPÍRITO sempre de forma proporcional e integrada, tratando os três pilares de forma igual. "Mahamudra, em sânscrito, significa 'grande gesto'. No budismo tibetano é tido como meio para autoconhecimento", explica Jonas Sulzbach.

Vila Azul do Mar
Com localização estratégica, na entrada do Beach Park, a Vila Azul do Mar tem um clima único, com visual rústico que lembra uma vila de pescadores e trazendo um ambiente acolhedor, com lounges feitos especialmente para um tom de simplicidade e harmonia ao local. Entre os ambientes, estandes de venda com guloseimas, açaí, tapioca, água de coco, churros, pipocas, além dos quiosques do Beach Card e do Beach Park Vacation Club e uma sorveteria da Dilleto.

Também marcam presença as lojas do próprio Beach Park: Shop Shop, Love & Peace Rocks, Sunwear, além de bem estruturada loja de artesanatos desenvolvida pelo designer Marcelo Rosenbaum, que tem como pauta os valores da brasilidade em seu trabalho. A Vila também traz um teatro, dois restaurantes, um quiosque para jogos, uma decoração especial com riacho e fonte, espaço para crianças e lojas variadas.

Beach Park - Com 30 anos de história, o Beach Park é genuinamente cearense e já se tornou uma das opções de lazer mais procuradas do pelos turistas do país inteiro. Localizado num cenário paradisíaco, a somente 17 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas, o empreendimento ocupa hoje mais de 160 mil m² e reúne parque aquático, três resorts, um hotel, além de restaurante de praia com acesso livre e a Vila Azul do Mar.

Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park acaba de ganhar o selo ISO 14.001, um reconhecimento internacional de gestão ambiental. A norma é adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

O parque, que conta com 18 grandes atrações, inaugurou, no fim de 2015, o brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua tornado do mundo, ano em recebeu mais de 970 mil visitantes. Em 2015 foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, como o segundo melhor parque aquático do mundo pelos usuários do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. O empreendimento também acaba de inaugurar a Vila Azul do Mar, espaço de convivência, entretenimento e serviços.

Com DNA tropical, a empresa acredita o Beach Park é o melhor lugar para ser feliz, sentimento compartilhado com colaboradores e visitantes.

Serviço - Mahamudra na Vila Azul do Mar
Datas: 9 e 10 abril
Horários: 16h30 às 18h30
Investimento: R$ 175,00
Inscrições: Loja do Beach Park na Avenida Beira Mar, 3120
 
Serviços Beach Park:
Site: www.beachpark.com.br
Blog: http://blog.beachpark.com.br
Face: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil
Insta: https://instagram.com/beachpark
Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

Campeonato] Fortaleza é sede do 1º Campeonato Norte/Nordeste de Futebol de Mesa




Ao todo, 64 participantes irão disputar o título neste final de semana

Os amantes do Futebol de Mesa poderão acompanhar o Campeonato Norte/Nordeste de Futebol de Mesa neste final de semana, entre os dias 25 e 27 de março, no RioMar. Esta é a primeira edição do Campeonato e Fortaleza sediará o evento, organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Ceará (Futmece), em parceria com o RioMar e a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). Participarão do campeonato 64 jogadores de cinco estados do país, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí e Alagoas, com presença dos clubes Sport Recife (PE), Santa Cruz (PE), Carcará (AL), Ceará Sporting Club (CE) e Fortaleza (CE), entre outros. A competição será dividida em duas categorias: adulto (de 18 a 41 anos) e master (maiores de 42 anos).

No dia 25/03, das 10h às 22h, o público em geral poderá se divertir e praticar a modalidade de forma gratuita. A competição para os atletas inscritos começa no sábado, dia 26 de março, das 8h30 às 18h (1ª fase). No domingo (27/03), das 8h30 às 13h, será a fase final com a disputa dos campeões e a entrega da premiação. Os oito primeiros colocados irão receber premiação, sendo um troféu para cada um dos quatro primeiros e medalhas para os outros quatro.

O evento é aberto ao público e será na Área de Eventos do RioMar, no Piso L3.

O 1º Campeonato Norte/Nordeste de Futebol de Mesa é patrocinado por Nobre Seguradora, Centro de Laser em Odontologia Bill Rola, Espaço MGM, Caruaru da Sorte, Kassia Costa Representações e DRD Filhos.

Sobre o Futebol de Mesa         
Criado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, o Futebol de Mesa, também conhecido por “Futebol de Botão”, é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta. Reconhecido em 1988 como modalidade desportiva no Brasil, o Futebol de Mesa movimenta competições locais e nacionais. Essa é a primeira edição do Campeonato Norte/Nordeste de Futebol na capital cearense.



Serviço 1º Campeonato Norte/Nordeste de Futebol de Mesa
Local: Área de Eventos do RioMar, Piso L3 – Fortaleza / CE
Dias:
25/03 – Público em geral poderá se divertir e praticar a modalidade de forma gratuita
26/03 – 1ª Fase do Campeonato; aberto ao público para assistir
27/03 – Fase Final e Premiação dos Vencedores; aberto ao público para assistir
Horários:
25/03 – 10h às 22h
26/03 – 8h30 às 18h
27/03 – 8h30 às 13h

Entrada gratuita.

Teatro] Semana Santa com grande espetáculo na CAIXA CULTURAL FORTALEZA

 Marcio Moura e Alvaro Assad / Foto: Ricardo Gabriel

Teatro, mímica e humor estão no espetáculo "Fulano & Sicrano", do Centro Teatral e Etc e Tal, em apresentação de 24 a 26 de março


Depois de "O maior menor espetáculo da Terra (Circo de Pulga)", "Branca de Neve?" e "No Buraco", a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 24 a 26 de março, Fulano&Sicrano,  mais um grande espetáculo do carioca Centro Teatral e Etc e Tal.

Dessa vez, os atores Alvaro Assad e Marcio Moura usam a linguagem dos quadrinhos e da animação para pegar o espectador de surpresa, colocando no palco o humor inusitado que é retirado das situações mais banais. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular, mesclando situações cômicas, “gromelô,” mímica e a pantomima literária (narração simultânea a ação em mímica). Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos, imprimindo na cena a característica mais forte do Etc e Tal, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.

Diferente de um espetáculo de mímica clássica, emFulano&Sicrano, a utilização do estudo da pantomima e de outras representações cênicas são inseridas para retratar situações cotidianas, explorando o humor de um ponto de vista retorcido. A vertente teatral escolhida pelo grupo traz num único caldeirão várias correntes da expressão corporal, resultado de minuciosa pesquisa. A exploração da mímica e suas variações induz o olhar do público a se concentrar nos limites do corpo do ator.

A peça está dividida em três quadros: A tragédia de Elizabeth Maria, O dentista e Vida Submarina. Os quadros são compostos por uma organicidade do jogo, som, luz, corpo, gesto e ação. No primeiro quadro, o grupo usa a técnica da pantomima literária. No quadro O dentista, a técnica utilizada é o “gromelô”, que é um falar apenas com sons ininteligíveis. O sentido e a dramaturgia surgem do que é apreendido pelos gestos e pelos ritmos dos sons. Assim, uma banal ida ao dentista ganha proporções angustiantes e hilárias nas mãos do grupo. Por fim, no terceiro quadro, a pantomima mais clássica, em que uma apresentação de nado sincronizado ganha outra dimensão: a do humor delicado e sutil.

Após as sessões, acontece um bate papo com o público. Os atores pretendem realizar um intercâmbio da linguagem e percorrer a história dos 23 anos de trajetória do grupo, que é um dos mais significantes na área de mímica atualmente em função no cenário nacional.

O grupo:  O Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, o grupo vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. É um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica e tem conseguido aliar pesquisa artística e autogestão no cenário teatral nacional.

Ficha Técnica: Criação e  Produção: Centro Teatral e Etc e Tal. Atuação: Alvaro Assad e Marcio Moura. Direção e preparação mímica: Alvaro Assad. Assistente de direção: Melissa Teles-Lôbo. Figurino: Fernanda Sabino. Desenho de luz: Aurélio Oliosi. Operação de Luz e som: Fernanda Sabino. Montagem Cênica: Levi Leonardo. Produção Executiva: Lu Altman. Fotografias: Ricardo Gabriel e Mariana Rocha.

Site: www.etcetal.art.br.

Serviço:

Teatro: Fulano&Sicrano
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 24 a 26 de março de 2016
Horários: quinta-feira e sexta-feira, às 20h | sábado, às 17h e 20h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Informações: (85) 3453-2770

VÍDEO DE TRECHO DO ESPETACULO: https://www.youtube.com/watch?v=M2jJISnHF04



Patinação Artística] DISNEY ON ICE – MUNDOS FANTÁSTICOS

Copyright Feld Entertainment

Tinker Bell guia o público em momentos clássicos de algumas das histórias mais amadas da Disney. Oito princesas da Disney, além de Anna, Elsa e Olaf, de Frozen – Uma Aventura Congelante, fazem parte da coletânea, que ainda conta com patinação artística e acrobacias

Anna, Elsa e o hilário boneco de neve Olaf, do longa-metragem da Disney Frozen – Uma Aventura Congelante, agora vão compartilhar a sua história de amor verdadeiro em Disney On Ice – Mundos Fantásticos. Acreditar é só o primeiro passo para este encantador espetáculo em que os sonhadores vão ver com os seus próprios olhos a magia de oito princesas da Disney: Ariel, Bela, Cinderela, Rapunzel, Tiana, Jasmine, Aurora e Branca de Neve veem os seus desejos se realizarem nesta coletânea de célebres contos de fadas maravilhosamente narrados por meio da patinação artística, das acrobacias e dos famosos personagens Mickey e Minnie.

As apresentações passarão por Porto Alegre (RS), a partir do dia 14 de abril, no Gigantinho; Belo Horizonte (MG), de 12 a 15 de maio, no Ginásio Mineirinho; e Fortaleza (CE), a partir do dia 20 de maio, no Ginásio Paulo Sarasate. Confira o serviço completo das cidades confirmadas abaixo.

Entrando em um mundo de maravilhas no qual os heróis e os corações saem triunfantes, Tinker Bell guia os espectadores por um universo onde a imaginação ganha asas e tudo pode acontecer se você acreditar.  Os sonhos de Ariel são libertados do fundo do mar e, em um momento de magia, o Príncipe Eric quebra o encanto submarino de Úrsula para conquistar o seu verdadeiro e único amor. Em uma corrida contra o tempo para resgatar Aurora, de A Bela adormecida, o Príncipe Philip derrota a maldosa Malévola, transformada em um dragão cuspidor de fogo.  Rapunzel realiza o seu sonho de fugir da torre e ver as luzes flutuantes. Tiana comemora as suas ambições de ter um restaurante em Nova Orleans. Jasmine descobre um mundo totalmente novo com Aladdin. Branca de Neve encontra o seu verdadeiro e eterno amor. Esta linda apresentação também revela os desejos mais profundos de Cinderela e Bela.

"Antes de imaginarmos este espetáculo, refletimos sobre o que torna as princesas e os heróis da Disney tão especiais", diz o produtor Kenneth Feld. "Não levou muito tempo para entendermos que todas as princesas têm uma coisa em comum: todas elas embarcam em uma aventura para encontrar o desejo mais sincero do seu coração e, acreditando nele, realizá-lo. Quisemos compartilhar essa mensagem inspiradora com o nosso público, celebrando as histórias destas princesas encantadoras e de seus heroicos príncipes."

Os espectadores também vão curtir um segundo ato especial com as irmãs da realeza Anna e Elsa, do longa-metragem de animação da Disney número um de todos os tempos, Frozen – Uma Aventura Congelante. O público visitará a terra de Arendelle e fará uma jornada pelas Montanhas do Norte na companhia de Olaf e do resistente homem das montanhas Kristoff, que ajudam as irmãs ao longo do caminho para descobrir que o verdadeiro amor pode vencer todas as barreiras.  “Poder incluir estas novas e emocionantes personagens do conto de fadas vencedor do Oscar® Frozen – Uma Aventura Congelante mantém os nossos espetáculos atuais e em constante evolução,” acrescenta Feld.

Adaptar para o gelo esses momentos cheios de inspiração foi um grande e interessante desafio para a equipe de criação.  Para fazer com que o público vivencie novamente as emoções evocadas pelos filmes, era necessário ter cenários cintilantes, uma iluminação impressionante, coreografias de tirar o fôlego e ainda algumas surpresas. Cada membro da equipe de criação encarou este desafio pela sua perspectiva única.

Para a Diretora Patty Vincent, a questão era realizar o seu objetivo para a visão geral do espetáculo. "Minha parte preferida de toda esta experiência foi, na verdade, unir as peças do meu sonho original," ela observa.  "Começar com uma folha de papel em branco e, então, reunir ideias, encontrar a música, trabalhar na coreografia e nas fantasias - eu realmente adorei criar tudo a partir do zero. Um dos momentos mais perfeitos para mim foi quando encontrei a canção 'If You Can Dream’ (Se você puder sonhar) no álbum Disney Wishes. Ela encarna perfeitamente o tom de desejo e inspiração do espetáculo. Nada se compara a ver as ideias que nascem da sua imaginação se concretizarem - é uma experiência incrível."  Um exemplo deste processo criativo fica evidente na parte favorita de Vincent no espetáculo.  “Eu amo o número ‘Under the Sea’ (No fundo do mar) desta produção, porque pude combinar os efeitos especiais das bolhas com os figurinos mais fantásticos que já vi e uma patinação cheia de energia. A cena é ainda mais divertida do que eu imaginava."

Reconhecendo a natureza eterna dos contos de fadas, o Diretor Criativo Jerry Bilik procurou um elenco cujos talentos tornariam as histórias carismáticas e inspiradoras. "Para mim, a parte mais emocionante do espetáculo realmente é o elenco," diz Bilik. "Estes artistas excepcionais ajudam a traduzir as histórias para o gelo de um modo magnífico. O retrato que eles personificam das princesas e dos príncipes arrebata o público porque eles capturam a essência das esperanças, dos sonhos e do heroísmo das personagens."

Para a Figurinista Ilona Somogyi, esta experiência foi semelhante ao seu trabalho nos figurinos do sucesso da Broadway Spamalot, no qual ela também usou um filme conhecido com diversas personagens muito amadas como seu principal recurso.  Para Disney On Ice – Mundos Fantásticos, ela buscou inspiração nos filmes originais e em alguns outros lugares menos comuns. "Além dos filmes, algumas cenas específicas também tiveram as suas próprias fontes de inspiração", conta Somogyi. "Para o baile de Cinderela, a base para os vestidos de gala que flutuam durante as valsas foram os ovos Fabergé. Mas a minha maior inspiração são as menininhas que vêm aos espetáculos vestidas como as suas Princesas Disney favoritas.  Vê-las me fez sentir saudade e me levou de volta para as coisas que me deslumbravam quando eu era pequena."

A coreógrafa Cindy Stuart concentrou seu foco em criar números que destacassem a história única de cada princesa e do seu herói.  Por exemplo, na sequência de Aladdin, há uma cena de abertura agitada e de ritmo rápido no mercado onde Aladdin está sendo perseguido pelos guardas.  Então, quando ele conhece Jasmine, a cena dá espaço a uma fuga da realidade cheia de sonhos e magia, em "A Whole New World" (Um mundo totalmente novo).

O objetivo do Diretor de Arte Robert Little era criar um cenário que fosse tão belo e surpreendente quanto as próprias princesas, mas flexível o bastante para permitir contar todas essas histórias clássicas.  O cenário principal é uma cachoeira em várias camadas, com água de verdade caindo em cascata.  Com um pouco de pó de pirlimpimpim, Tinker Bell transforma magicamente o cenário em panos de fundo diferentes para os desejos de cada princesa. "Logo no início, pensamos nessa ideia dos desejos e dos lugares onde você é levado a fazer os seus pedidos. Assim chegamos à cachoeira", diz Little. "Como Branca de Neve: quem não se sentiria inspirado para desejar que os seus sonhos se realizassem em um lugar tão belo e mágico como um bosque?" Little também teve uma ajudinha para criar o dragão de A Bela adormecida, um dos elementos mais dramáticos e emocionantes do espetáculo. "O efeito é realmente magnífico - e, para o público, temos ainda uma surpresa eletrizante na manga, que vai realmente incendiar o seu interesse e derreter o gelo."

Nesta sua quinta participação em um espetáculo no gelo, o iluminador vencedor do Emmy® Award Peter Morse buscou complementar o cenário com uma iluminação apropriada que pudesse fazer uma transição suave entre as histórias.  Por exemplo, Morse usou desenhos em formas de folhas e em tons de verde e sépia para definir a floresta onde Branca de Neve faz um desejo em um poço.  Ele também recria a noite em que os sonhos de Cinderela se realizam com explosões de brilhantes estrelas brancas.  "Como estamos contando nove histórias diferentes, é importante conseguir criar um novo ambiente para preparar o palco para cada conto de fada", diz Morse. "Robert Little fez isso com o cenário transformável, e a minha missão era preencher o restante do gelo com uma iluminação radiante que colocasse o público no coração destas histórias."

Disney On Ice – Mundos Fantásticos convida o público a se juntar a Tinker Bell enquanto ela lhe exibe as histórias eternas sobre as inspiradoras princesas e os seus heróis, incluindo a história do amor fraterno entre Anna e Elsa.  Focando nos momentos em que os sonhos das princesas se realizam, o espetáculo usa músicas cheias de energia, cenários fantásticos e coreografias extraordinárias para construir uma experiência realmente de tirar o fôlego.

SOBRE A FELD ENTERTAINMENT

A Feld Entertainment é líder mundial na produção e apresentação de turnês ao vivo de experiências de entretenimento para famílias que elevam o espírito humano e criam memórias indeléveis, e tem 30 milhões de espectadores por ano nos seus espetáculos. As produções da Feld Entertainment foram apresentadas em mais de 75 países e em seis continentes até agora, e incluem Ringling Bros. and Barnum & Bailey®, Monster Jam®, Monster Energy Supercross, Nuclear Cowboyz®, AMSOIL Arenacross, Disney On Ice, Disney Live! e Marvel Universe LIVE! Mais informações sobre a Feld Entertainment estão disponíveis online, em www.feldentertainment.com.

SOBRE A OPUS PROMOÇÕES

A Opus Promoções, empresa gaúcha consagrada entre público, artistas e produtores pela qualidade e diversidade de sua programação, há quatro décadas de intensa e ininterrupta trajetória, com sede em Porto Alegre, administra oito importantes casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Teatro Bradesco (São Paulo/SP), Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), Teatro Feevale (Novo Hamburgo/RS), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE). Além do mais recente empreendimento ainda não inaugurado, que estará localizado dentro do Shopping VillaLobos, também em São Paulo.

Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve, a Opus Promoções contabiliza números expressivos ao longo de sua história:

·         Mais de 3.500 espetáculos realizados

·         Público de mais de 20 milhões de espectadores

·         São 13.128 lugares distribuídos em 8 casas de espetáculo

·         Potencial de circulação de 37.584 pessoas por dia nos teatros administrados pela Opus.

Apoio: Clube Premier Bourbon
Patrocinador oficial: Zaffari, Bourbon Shopping
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Opus Promoções, Feld Entertainment, Campo da Produção, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, Pátria Educadora

Classificação: Livre (menores de 14 anos somente acompanhados de pais e/ou responsáveis)
Duração: 37 min. (1º ato) | intervalo de 15 a 20 min. | 53 min. (2º ato)

SERVIÇO
DISNEY ON ICE – MUNDOS FANTÁSTICOS
A partir de 14 de abril, Ginásio Gigantinho (RS)
De 12 a 15 de maio, Ginásio Mineirinho (MG)
A partir de 20 de maio, Ginásio Paulo Sarasate (CE)

Mais informações em www.opuspromocoes.com.br 



* Crianças até 24 meses que fiquem sentadas no colo dos pais não pagam;
**Descontos não cumulativos a demais promoções e/ ou descontos;
*** Não será permitida a entrada após o início da apresentação;

**** A lei de meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Ceará:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de sangue. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue cos hospitais do Estado do Ceará.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS (sem taxa de conveniência)
Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 -
Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das
12h às 21h, e domingo e feriados, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o
início da última apresentação. Segunda-feira: fechada.
No local somente em dias de apresentações: Dionísio Torres - R. Idelfonso Albano, 2050 (9h às 19h). Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito e débito (exceto Banricompras).

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS (sujeito à taxa de conveniência):
Ingresso Rápido: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br