Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 9 de julho de 2016

Comemoração] No mês do Rock'n' Roll a Vila das Artes apresenta a mostra Cine Rock Clube

Mostra apresenta um panorama estético e documental da história do estilo musical

O projeto Telas Abertas apresenta, neste mês de julho, a mostra Cine Rock Clube. A atividade faz parte da programação do Cineclube Vila das Artes, promovida pela Escola Pública de Audiovisual (EAV) e tem o patrocínio da Petrobras. As sessões serão abertas ao público e acontecerão entre os dias 11 a 14 de julho sempre às 18h30.

Com curadoria de Nádia Sousa, a mostra Cine Rock Clube pretende não somente fazer uma homenagem ao mês do Rock - trazendo filmes documentários de importantes representantes da música nacional e mundial - mas também traçar um panorama estético e documental do rock nas décadas de 70, 80 e 90.

A programação reunirá os filmes Sympathy For The Devil/One Plus One (1968) no dia 11/07, Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973) no dia 12/07, Botinada (2006) dia 13/07 e A todo o volume - It Might Get Loud dia 14/07.

A mostra dialoga com a cena musical da cidade de Fortaleza, conectando-a à produção clássica do rock mundial e proporciona a possibilidade de debater após as sessões, acerca das relações conceituais e estéticas entre a música e o cinema.

Os debatedores são Lenildo Gomes (Gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor), Miguel Araújo (Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo publicado trabalhos acadêmicos, artigos científicos e textos jornalísticos sobre literatura em geral), Robério Sacramento (Doutorando do Programa de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará no Núcleo de História e Memória da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFC) e Rodrigo Colares (Rodrigo Colares é músico, artista visual e produtor cultural. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR)

Projeto Telas Abertas
Em sua segunda edição, o Projeto Tela Abertas, promovido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abriu a Convocatória e selecionou 11 propostas de curadoria de mostras que irão compor a programação do Cineclube da Vila, de maio a novembro deste ano.

Sobre os filmes da programação:
11/07 - Sympathy For The Devil/One Plus One (1968)
País: EUA, Reino Unido
Duração: 97 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Jean-Luc Godard. Musical. Inglaterra.
Sinopse: Documentário sobre os britânicos The Rolling Stones, banda criada nos anos 1960 como ícone da contracultura. O diretor analisa outras bandas influentes, o papel da mídia, a sociedade tecnocrata, a liberação feminina e a força da linguagem. Ou seja, revela aspectos importantes que marcaram uma geração, utilizando o rock dos Rolling Stones como pano de fundo.

Debatedor: Lenildo Gomes (Gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor. Atuou como Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes/Secretaria de Cultura de Fortaleza entre o período de 2007 e 2012).

12/07 - Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973)
País: Reino Unido
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: D.A Pennebaker. Documentário, Musical.
Sinopse: David Bowie se despede de seu inesquecível personagem Ziggy Stardust em um show histórico, captado por Pennebaker através do palco e bastidores. O impacto do trabalho de Bowie e sua performance é eternizado na cultura pop mundial.

Debatedor: Miguel Araújo (Miguel Leocádio Araújo Neto tem mestrado em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo publicado trabalhos acadêmicos, artigos científicos e textos jornalísticos sobre literatura em geral. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pesquisa a obra de David Bowie).

13/07 - Botinada (2006)
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Gastão Moreira. Documentário. Brasil.
Sinopse: Entre meados da década de 70 e meados da década de 80, surge e é marcante o movimento punk no Brasil. O documentário levou 4 anos de pesquisa, 77 entrevistas e 200 horas de filmagens. Com muita música, o longa conta com registros iconográficos, imagens raras e depoimentos de remanescentes deste movimento.

Debatedor: Robério Sacramento (Doutorando do Programa de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará no Núcleo de História e Memória da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1993). Especialista em estudo sobre Juventudes e atuante na cena punk da cidade e guitarrista da banda Dago Red).

14/07 - A todo o volume - It Might Get Loud (2008)
País: EUA
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Davis Guggenhein. Documentário.
Sinopse: Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes), guitarristas emblemáticos de três gerações diferentes, apresentam sua história, sua filosofia musical, seu estilo e sua relação com o instrumento que tornou-se a essência da música pop. Através de visitas a locais marcantes de suas carreiras, os artistas falam de sua rebelião musical e de como forjaram seus sons particulares.

Debatedor: Rodrigo Colares (Rodrigo Colares (Ceará/Brasil) é músico, artista visual e produtor cultural. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Lançou dois albuns pelo selo Suburbana, Máximo Simples em 2014 e Bispo Clonazepam 2016. Integra os projetos musicais Revoada Noturna, Abraxas Venezuelano, Objetos Impossíveis, Saboteur (de Vítor Colares) e também a banda de pós rock brasileiro Fóssil. Estudou História da Arte na Escola São Paulo e Design Gráfico na Escola Opa!. Trabalhou como orientador cultural no Instituto Goethe e atualmente reside em Fortaleza, onde trabalha na Coordenadoria de Criação e Fomento da SECULTFOR).

Serviço: 
Telas Abertas – Cineclube Vila das Artes
Mostra “Cine Rock Clube”
Quando: 11 a 14/07, às 18h30
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Mais informações: 85 3252.1444

Programação:
11/07 - Sympathy For The Devil/One Plus One (1968)
12/07 - Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973)
13/07 - Botinada (2006)
14/07 - A todo o volume - It Might Get Loud (2008)


* Entrada gratuita

Municípios] Prefeitura promove melhorias no trânsito em São Gonçalo do Amarante - CE



O Departamento Municipal de Trânsito tem trabalhado solucionar pontos críticos na sede, 
Pecém e Taíba


As áreas mais urbanas de São Gonçalo do Amarante passaram a receber uma atenção especial da Prefeitura em relação a segurança no trânsito. Implantado em maio de 2015, o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran – tem colaborado na educação e fiscalização das leis, evitando infrações como a de motociclistas que trafegam sem capacete, transporte irregular de passageiros e estacionamento em locais proibidos, que estão entre as mais identificadas nas cidades cearenses.

Inserir a presença de Agentes de Trânsito no cotidiano desses motoristas tem um impacto na cultura do trânsito dessas comunidades. A primeira fase de implantação do Demutran teve como foco a formação dos 13 agentes, concursados na cidade. Essa equipe foi capacitada pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.  Ao final de dois meses de treinamento, os concursados receberam certificado para atuar com agentes da Autoridade de Trânsito.  Parte dos agentes também recebeu o certificado de Agente Perito, o que dá capacitação para realização de laudos técnicos em casos de acidente.

Formada a equipe técnica, o primeiro e principal teste para os agentes de trânsito e o departamento foi atuar no Festival do Scargot, tradicional evento municipal realizado na praia da Taíba, que recebe 1,6 mil pessoas durante três dias. Foi a primeira vez que o festival recebeu uma operação dedicada a orientação, fiscalização e direcionamento do tráfego na Taíba.

Para João Bosco, superintendente do Demutran, a experiência foi positiva: “obtivemos êxito na melhoria do tráfego, direcionando o fluxo para pedestres e veículos para que tudo ocorresse normalmente. O trabalho foi reconhecido por visitantes e moradores”, avalia.

A partir de então, além da operação nos eventos, o Demutran passou a atuar em todo o município, principalmente nas regiões mais urbanizadas, tanto nas praias quanto no sertão. Alguns pontos críticos foram detectados nesta primeira fase, como relata João Bosco: “abordamos muitos problemas de desrespeito às leis básicas do trânsito, como o estacionamento em fila dupla, em frente à garagens e o não uso de capacete. No início houve resistência da população, porém nossa abordagem teve cunho educativo e, pouco a pouco, conscientizamos os motoristas e pedestres, fazendo diminuir essas ocorrências”, destaca.

A educação no trânsito passou a ser assunto nas salas de aula do 1º ao 9º ano, com ações através do Demutran, para conscientizar gerações futuras. Esse conhecimento é levado às escolas por sete agentes de trânsito da corporação, que realizaram curso específico de Educadores de Trânsito.

Desde o início deste ano, novas ações foram incluídas na rotina do departamento de trânsito, como a realização de blitzes noturnas e a atuação permanente nos distritos mais distantes da sede.

Pecém

O distrito do Pecém foi especialmente beneficiado com as ações do Demutran.  A Vila do Pecém sofria com o trânsito caótico no horário de almoço, em consequência da grande concentração de pessoas e veículos oriundos do polo metal. O Departamento agiu para tornar o trânsito na região mais ordenado, estabelecendo limites para a circulação dos veículos naquele horário em específico.

Municipalização

A terceira e mais importante etapa será o processo de municipalização. Atualmente, todas as abordagens são de cunho educativo, salvo os casos em que ocorra crime de trânsito, no qual os motoristas em flagrante são conduzidos à delegacia.

Com a municipalização, motoristas passam a ser notificados de acordo com Código Brasileiro de Trânsito.  Para que o Demutran tenha esse poder de fiscalização, e a partir daí, tenha uma série de novas atribuições, será realizada uma visita técnica do Cetran - Conselhos Estaduais de Trânsito - que encaminha aprovação para o Denatran - Departamento Nacional de Trânsito. Uma vez aprovado, o departamento passa a fazer parte do Sistema Nacional de Trânsito.


Para o futuro, o Demutran espera realizar novos projetos e ações para a melhoria e fiscalização do trânsito: Operações com foco no transporte coletivo, parcerias para a fiscalização das CE’S, que passam pelo município, formação de banco de dados sobre as ocorrências, implantação de sistema de multas digitais e cursos de aperfeiçoamento ministrados pela Polícia Rodoviária Federal - PRF.

Esportes] Brazil Throwdown 2016: Maior competição de Crossfit vai reunir 600 atletas de todo Brasil em Fortaleza


O Brazil Throwdown, um dos maiores eventos de condicionamento físico do Brasil, vai reunir atletas de alto nível de todo o País, que serão submetidos a testes de capacidade física e técnica, na etapa presencial de 14 a 17 de julho, no estacionamento do shopping Iguatemi, em Fortaleza.

Serão 600 atletas de 41 boxes (equipes) credenciados, de 16 estados do País, disputando os prêmios das categorias: Individual: Elite (atletas renomados), RX (profissional), Scaled (iniciantes) e Master (maiores de 40 anos); Times (3 atletas): RX e Scaled.


As provas (workouts) foram selecionadas pela lenda do Crossfit, o americano Chris Spealler, competidor do CrossFit Games 7x, Fundador do Icon Athlete, Coach Crossfit Park City CF-L4, "Spirit of the Games", 2010. Os amantes do CrossFit sabem quão importante é tê-lo como responsável técnico pela criação das provas! Todo o "know how" de Chris Spealler garantem que o evento será um grande espetáculo!

São esperadas de 10 a 12 mil pessoas nos quatro dias do evento que será aberto ao público gratuitamente!

ESTRUTURA

O Evento contará com uma mega estrutura, jamais vista em um evento de condicionamento fisico no Brasil. Todos os equipamentos de competição serão fornecidos pela Empresa Gladius Equipment, umas das maiores e mais conceituadas empresas de equipamentos para treinos de condicionamento físico do Brasil.

• Arena de competição montada no melhor e maior Shopping de Fortaleza (Shopping Iguatemi) terá 30 metros de largura x 50 metros de comprimento
• Baterias para até 20 Atletas
• Estrutura de arquibancada fixa e coberta com capacidade para 2 mil pessoas
• Ampla área reservada para os atletas competidores, com direito a tendas, massagem, fisioterapia, água etc.
• Ambulância de Plantão durante todo o evento
• Dj Oficial tocando durante todo o evento
• Locutor oficial
• Praça de Alimentação (comidas e bebidas)
• Lojas de Roupas e Acessórios para Treinos de Condicionamento Físico
• Amplo Estacionamento com segurança
• Banheiros Químicos

CATEGORIAS

RX ELITE
SCALED
MASTER (Acima de 40 anos)


PROGRAMAÇÃO

Quinta | 14 de julho
19h30 - 21h30
Brefing (reunião) dos atletas para checkin, cadastro e entrega dos kits.

Sexta | 15 de julho
Provas 12h - 21h

Sábado | 16 de julho
Provas 8h - 21h

Domingo | 17 de julho
Provas Elite e RX
Prova Scaled e Master
8h-15h

Encerramento
15h

PREMIAÇÃO ETAPA PRESENCIAL
Todas categorias serão premiadas do 1º ao 3º.
No total serão distribuídos mais de R$25.000,00 em premiação.

SERVIÇO:

BRAZIL THROWDON 2016 - Maior evento de Crossfit do Brasil
Data: 14 a 17 de julho (quinta a domingo)
Local: Estacionamento Shopping Iguatemi - Fortaleza
Horários das provas: sexta de 12h às 21h, sábado de 8h às 21h e domingo de 8h às 15h
Facebook: /BrazilThrowDown
Instagram: @BrazilThrowDown

www.brazilthrowdown.com.br

Inauguração] Núcleo das Secretarias das Finanças e de Urbanismo começa a funcionar no Shopping Del Paseo

O Shopping Del Paseo abre ao público espaço em parceria com a Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza (SEFIN) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) para atendimento ao cidadão. A inauguração será feita pelos secretários Jurandir Gurgel e Águeda Muniz na próxima terça-feira, dia 12 de julho, às 15h.

Na nova unidade serão ofertados diversos serviços ligados a IPTU, ISS, ITBI, Dívida Ativa, licenciamentos e alvarás, entre outros, que poderão ser solicitados por pessoas físicas e jurídicas com mais comodidade. O espaço está localizado no subsolo no piso S1 do Del Paseo e funcionará ao público de 10h às 17h30, de segunda a sexta-feira com serviços semelhantes aos oferecidos nas sedes das secretarias SEFIN e SEUMA. O novo posto será uma alternativa de atendimento presencial, descentralizando ainda mais o atendimento das regionais.

A escolha do Shopping Del Paseo para receber esta nova unidade ocorreu por diversos motivos. O empreendimento comercial encontra-se localizado na Avenida Santos Dumont no coração do Bairro Aldeota (pertencente à Regional II), que concentra espaços de grande atividade  econômica, como as avenidas Desembargador Moreira, Dom Luís, Barão de Studart e Antonio Sales, o que confere ao seu entorno maior grau de adensamento e acessibilidade pelo transporte público, pedestres, ciclistas e tráfego geral.

Confira os diferenciais do Del Paseo e a lista de serviços prestados pela Sefin/Seuma no novo espaço:


DIFERENCIAIS DO DEL PASEO

Grande adensamento comercial e de serviços - O “Quadrilátero da Aldeota” possui mais de 20 (vinte) torres comerciais (escritórios e consultórios), 2 (dois) hospitais, reúne as principais instituições financeiras, mais de 45 (quarenta e cinco) estacionamentos e aproximadamente 1.220 (um mil e duzentas e vinte) vagas de zona azul;

Esse adensamento é responsável por uma das mais importantes fatias da arrecadação municipal. Além disso, de acordo com o levantamento feito a partir dos dados do Censo 2000, a Aldeota encontra-se na lista dos sete bairros da Regional II que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM-B) mais altos (0,800).

Adensamento populacional – A Aldeota detém densidade demográfica de 10,7 mil hab/km², conhecida por ultrapassar as fronteiras de bairro, sendo uma das regiões mais centrais de Fortaleza: polo econômico e área nobre da cidade. Destaca-se pelo índice habitacional 40% maior que o de toda Fortaleza, segundo dados do último censo (IBGE) 2010 que marca o índice de 7,7 habitantes/km².

Mobilidade e Acessibilidade – Com base no exposto acima e informações do PAITT o quadrilátero da Aldeota é de suma importância para a mobilidade de Fortaleza pela considerável influência que a região exerce no trânsito de Fortaleza, ressaltando que as linhas de transporte público que cruzam a região recebem cerca de 30% do volume diário de usuários de transporte público de Fortaleza e mesmo representando menos de 1% da área da cidade, o quadrilátero impacta em 20-30% do tráfego diário de Fortaleza.

Pontos de ônibus: Assistência ostensiva pela rede de transporte público dado o volume de pessoas atraídas pela região, conferindo ao shopping elevado nível de acessibilidade também por esse modal;

Rede Cicloviária - Estação de bicicletas compartilhadas com a sexta maior utilização da cidade, ressaltando que hoje o Projeto Bicicletar é o sistema que tem a maior taxa de utilização no Brasil, sendo objeto de investimentos contínuos da administração Municipal;

Estação de carros compartilhados – Uma das 10 estações de carros compartilhados a serem implantadas em Fortaleza;

Pontos de táxi: Três pontos de táxi para atender nosso público e também o da região;

Estacionamento: O Shopping dispõe de três pavimentos de estacionamento coberto que funciona de segunda-feira a domingo, tanto para carros quanto para motos, inclusive disponibilizando serviço de manobrista no pavimento S1. 


Confira a lista completa de serviços disponíveis no Núcleo de Acolhimento SEFIN/SEUMA:


Lista de serviços SEFIN:

ITBI


·         Pedido de Avaliação de ITBI    

·         Consulta de Situação do ITBI – Internet - Guia de Avaliação, DAM

·         Consulta sobre informações diversas de ITBI –PROCESSOS, Guia com pendência

·         Reavaliação de ITBI

·         Pedido de Isenção de ITBI pelo Valor Venal

·         Pedido de Isenção de ITBI por Servidor Municipal

·         Pedido de Imunidade de ITBI

·         Pedido de Restituição de ITBI

·         Pedido de Compensação Tributária ITBI

·         Pedido de não incidência de ITBI

·         Pedido de Cancelamento da avaliação do ITBI


IPTU


·         Consulta de IPTU localizar n° inscrição e para emissão da taxa de overlay *

·         Pedido de Alteração dos dados cadastrais do proprietário IPTU –nome ou endereço de correspondência

·         Emissão de DAM IPTU, extratos de área,

·         Boleto de IPTU exercício atual

·         Pedido de cadastramento predial IPTU localizar n° inscrição ou lote e quadra

·         Pedido de Revisão de dados cadastrais do Imóvel de IPTU- Alteração de área de construção, área de terreno, revisão de cálculo, classificação arquitetônica, SIMAT, prescrição de débitos de IPTU, certidão de não inscrição IPTU,

·         Pedido de nova inscrição de IPTU por arrematação judicial, desmembramentos, remembramentos

·         Alteração de nome do proprietário com pendencia de documentos, pedido de declaração para imóvel não lançado

·         Restituição de IPTU

·         Impugnação de lançamentos IPTU

·         Pedidos de Isenção de IPTU –valor venal, aposentado ou viúvo e servidores

·         Pedido de Imunidade de IPTU.

·         Notificações de isenções e imunidades - internet

·         Consulta de processos diversos de IPTU, localização de terrenos, encaminhamentos para cartografia e SEMOC, entrega de overlay após o pagamento.

·         Pedido de emissão de taxa de overlay com o n° da inscrição da IPTU em mãos

·         Atualização cadastro único GRPFOR para CND de CPF


ISS


·         Pedido de emissão do ISS de Construção (somente na SEFIN Centro)

·         Emissão de Nota Fiscal Avulsa

·         Pedido de Inscrição do ISS –pessoa física

·         Alteração de dados cadastrais ISS – pessoa física

·         Pedido de Inscrição do ISS –pessoa jurídica

·         Alteração de dados cadastrais ISS –pessoa jurídica

·         Devolução de Bloco de Notas Fiscais ISS -

·         Emissão de DAM ISS –pessoa física

·         Pedido de baixa de inscrição Pessoa Física e Jurídica

·         Pedido de isenção do ISS para taxi, moto taxi e artistas locais

·         Pedido de restituição de Nota Fiscal Avulsa

·         Comunicado de Extravio de Notas Fiscais

·         Pedido de restituição do ISS –pessoa física e jurídica

·         Pedido de compensação do ISS pessoa física e jurídica

·         Pedido de cancelamento NF eletrônica ISS Fortaleza ou Giss Online

·         Pedido de baixa da guia eletrônica ISS Fortaleza ou GISSONLINE


DÍVIDA ATIVA


·         Consulta ISS Fortaleza NOTA ELETRONICA- envio de senha de acesso ao sistema, duvidas de acesso e emissão de guia eletrônica para pagamento

·         Consulta de situação fiscal DIVIDA ATIVA –IPTU últimos 05 anos - boleto de parcelamento da dívida ativa ou Boleto PGM

·         Emissão de certidões DIVIDA ATIVA – Certidão negativa de tributos municipais, certidão negativa de IPTU, certidão negativa com efeito de positiva, certidão de averbação de construção, certidão de não retenção do ISS - quem pode fazer: sócio ou representante legal ou através de procuração se terceiros.

·         Consulta de situação fiscal DIVIDA ATIVA –CNPJ - quem pode fazer: sócio ou representante legal ou através de procuração

·         Pedido de Parcelamento ISS –pessoa física ou jurídica

·         Pedido de parcelamento ITBI

·         Pedido de parcelamento ISS de Construção

·         Pedido de parcelamento Auto de Infração

·         Pedido de parcelamento IPTU

  

PROTOCOLO



·         Recebimento de Declarações

·         Impugnação de Crédito Tributário - Autos de Infração-Defesa

·         Pedido de Overlay via Defensoria Pública



LISTA DE SERVIÇOS SEUMA



·         Fortaleza Online

·         Pré-análise de processos

·         Recebimentos de processos de licenciamento

 ·        Denúncias

Serviço:
Inauguração Núcleo Sefin e Seuma - Del Paseo
Terça dia 12 de julho - às 15h
PISO S1 - Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo

Twitter e Instagram: @delpaseo

Evento] 4º FESTIVAL DO MORANGO DA TORTELÊ TRAZ EM JULHO VÁRIAS NOVIDADES E PEDIDAS TRADICIONAIS COM A FRUTA

 
Cerca de 20 opções de doces com a deliciosa fruta, entre tortas, cremes, bombons, mil folhas, croissants e macarons, além dos imperdíveis carros-chefes, chegam às vitrines esse mês


Todo ano é assim!A espera pelo já tradicional Festival do Morango da Tortelê nas lojas Aldeota e Água Fria em Fortaleza, vale o doce aguardo por combinações imperdíveis com a fruta mais sedutora e saudável da estação. Exclusividade na cidade, na 4ª edição desse verdadeiro banquete de opções com morangos, a Tortelê Doceria oferece até dia 31 de julho variedades nas vitrines com 18 tipos de delícias para saudar os mais exigentes paladares. As criações são especialmente desenvolvidas pela doceira Carolina Batista, a partir de receitas de família e novas inspirações.

Mais de meia tonelada de morangoserá utilizadapara realização do 4º Festival do Morango, cuja expectativa de crescimento nas vendas para 2016 gira em torno de 60% em relação ao mesmo período de 2015, exalta Carolina. O crescimento deve ser impulsionado pela quantidade de sabores a escolher, bem como pelas inovações no cardápio. Claro que não faltará a Torta de morango(em camadas de pão-de-ló recheadas com creme Tortelê e cobertura de chantilly com morangos), a Torta leite ninho com geléia de morangos(que nessa versão adiciona recheio e cobertura à base de leite ninho, creme de leite e geléia de morango, decorada com geleia e pedaços inteiros da fruta) e ainda a delicadeza do Mil folhas de morango (leve massa folhada recheada de creme Tortelê e morangos fatiados), carros-chefes da doceria.

Ainda repetindo a dose certeira do que nunca pode deixar de ser servido nesse Festival, em julho é possível degustaro Spumoni de morango (fina camada de bolo, recheado com creme à base de cream cheese e morangos); areluzente Torta espelhada e oCreme de colher (taça de creme Tortelê com morangos, camadas de creme trufado de morangos e cobertura de chantilly), além da incrível Pavlova (suspiro recheado com creme de chocolate branco e pedacinhos de morango natural),a Torta Floresta de Morangose os delicados Bombons da fruta.

As novidades desse ano no Festival de morangos trazem também delicados Macarons; a Torta bicho de pé (com a fruta em camadas de pão de ló branco, recheadas com brigadeiro de morango cremoso) e as deliciosas Tortas de brigadeiro com morangos e a Chifon de chocolate com morangos (com camadas de pão de ló de chocolate, recheadas e coberta com creme à base de chocolate 50% cacau, creme de leite e morangos fatiados). E não cessa por aí, entre as inovações irresistíveis e inusitadas se destacam ainda o Croissant em duas versões: de leite ninho com morangos e de brigadeiro com morangos.

Docinhos com morangos figuram entre as novas apostas da Tortelê no festival: o Bicho de pé, o casadinho de morangos, o Creme de colher de ninho com creme de avelãs e morangos e ainda aquele que sintetiza no nome e no sabor essa promoção gustativa e apaixonada do 4º Festival do Morango Tortelê: o Amor Perfeito (farta camada de brownie, recheado de creme de chocolate branco e morangos).

Sobre a doceira Carolina Batista – Carol, como é conhecida, desde criança gostava de fazer bolos, a partir de receitas aprendidas com as mulheres da família e vizinhas em Goiás, onde nasceu. Aos 17 anos, começou a vender tortas aos vizinhos, dando início à carreira de sucesso. Há sete anos, em sociedade com o irmão, Diogo Padilha, investe no talento. O pontapé inicial foi alugar um imóvel para produzir as tortas em maior escala. Assim nasceu a marca Tortelê e, com a excelente aceitação do produto no mercado, no primeiro ano já abriram a loja na Aldeota, juntamente com o sócio investidor, o primo Ivan Assunção.

Tendo em vista a diversificação dos produtos, investiram em uma consultoria especializada no desenvolvimento da linha de salgados, que também ganhou aprimoramentos com as dicas da mãe e das tias, perpetuando e valorizando assim os “sabores de família” tão característicos da Tortelê. Após três anos surgiu a loja Sul (no bairro Água Fria) para atender com maior conforto e praticidade aos clientes daquela região da cidade.



SERVIÇO:

4º FESTIVAL DE MORANGOS DA TORTELÊ – ATÉ 31/07
Tortelê Doceria Loja Aldeota
Endereço: Rua Vicente Leite, 1422 – Aldeota – Fortaleza (CE)
Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Telefone/Encomendas: (85) 3082.1122 / 3224.6185
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Diners, Amex.

Tortelê Doceria Loja Sul
Endereço: Rua República da Armênia, 1170 – Água Fria – Fortaleza (CE)
Funcionamento: De domingo a quinta-feira, das 12h30 às 20h. Às sextas e sábados de 11h às 21h.
Telefone: (85) 3025.5222 / Encomendas: (85) 3082.1122
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Diners.

Instagram: @torteledoceria

Facebook: torteledoceria

Ação] Cruz Vermelha promove conscientização do zika vírus na Maratona Pão de Açúcar

Neste domingo (10/07) a Cruz Vermelha Brasileira – filial Ceará realizará mais uma etapa da Operação Zika em Fortaleza. Os voluntários da instituição estarão presentes a 15ª Maratona Pão de Açucar de Revezamento, levando suporte aos atletas participantes e ao público presente ao evento. Será montada uma tenda de apoio no Aterro da Praia de Iracema com plantão médico, enfermeiros e socorristas munidos de material de primeiros socorros, dicas e material sobre o zika vírus e preservativos, já que o sexo é também um das portas de contaminação da doença.

A atividade que é realizada em parceria com o Pão de Açucar contará com o suporte de 50 voluntários para o atendimento das 06hs da manhã até o meio dia, horário previsto para a conclusão do evento. A Operação Zika Vírus atualmente acontece nas capitais brasileiras, coordenadas pelo Orgão Central da CVB no Rio de Janeiro e com promoção do  Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Curso Gratuito] Japonês básico gratuito para a comunidade

 
Encontram-se abertas as matrículas para o curso gratuito de Japonês Básico, que acontece somente aos sábados pela manhã, na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF   (av. Porto Velho, 401 - João XXIII – Fortaleza / CE). Podem fazer a inscrição jovens a partir de 15 anos de idade. As vagas são limitadas.


Mais Informações: (85) 3299 - 9900 - Ramal 45 - das 14:00hs às 17:00hs - de Segunda à Sexta.

Fortal 2016] Ensaio do Fortal com Saulo terá participação especial de Ju Moraes


 
A capital cearense já entrou no clima do Fortal 25 anos e, neste sábado 9 de julho, o anfitrião do bloco Eh Loco, Saulo, traz uma prévia da energia que vai contagiar a Cidade Fortal no terceiro dia de folia. Para deixar a festa ainda mais especial, a cantora baiana Ju Moraes para uma participação no show exclusivo que terá mais três horas de show no Mucuripe Music.

Destaque da primeira temporada do The Voice Brasil e uma das principais representantes da nova geração do samba, Ju Morares vem à Fortaleza exclusivamente para prestigiar a festa que aquece para um dos principais festivais de música do país. No palco, Ju Moraes e Saulo repetem a parceria de sucesso consolidada com a música "Na Palma da Mão", a primeira de trabalho de Ju e que conta com composição de Saulo com Mikael e Dom Chicla.

Fortal 25 anos

O Fortal completa 25 anos com uma edição comemorativa que vai transformar as férias em época para celebrar a música, com principais artistas do cenário nacional. Entre os dias 21 e 24 de julho, Fortaleza será palco dos shows e da estrutura exclusiva que agitam foliões de todo o país há duas décadas e meia. O evento, que é referência no calendário nacional de festas, traz nove blocos e shows na Arena e nos camarotes, com cerca de 40 atrações que arrastam multidões na Cidade Fortal.

Entre os nomes consagrados na história do Fortal, estão confirmados os astros do axé Bell Marques, Ivete Sangalo, Durval Lélys, Cláudia Leitte e Saulo. O corredor da folia também abre espaço para a energia dos nomes de frente do sertanejo e forró, como Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Simone e Simaria e Gabriel Diniz. Os abadás estão à venda para todo o Brasil pelos sites http://www.blueticket.com.br e  http://efolia.com.br/ingressos/321/fortal_2016, além das sedes dos blocos em Fortaleza. Informações sobre camarotes corporativos podem ser obtidas a partir do telefone: (85) 3261.4050.

Serviço Fortal 25 anos
Data: 21 a 24 de julho
Local: Cidade Fortal – Fortaleza
Site: http://www.fortal.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/fortaloficial
Instagram: https://www.instagram.com/fortaloficial/

Vendas: http://www.blueticket.com.br e http://efolia.com.br/ingressos/321/fortal_2016

Dragão do Mar] // Programação cultural de 11 a 17 julho de 2016


FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar



► Temporada de Cinema Cearense

A segunda edição da Temporada de Cinema Cearense segue nesta segunda-feira (11), às 19h, com o filme LINHAS DE ORGANDI, de Glauber Filho, na Sala 1 do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Acesso é gratuito. Antes da exibição do filme, será realizado um bate-papo com o diretor e os apresentadores do programa TVCine Dragão, Pedro Azevedo (curador do Cinema do Dragão-Fundação) e Vanessa Cavalcante (cineasta). Confira a programação:

Exibição do dia 11/07

> LINHAS DE ORGANDI
Documentário • HD • 52min • CE/Brasil // Direção: Glauber Filho
Sinopse: O filme parte do mito de Aracne, a jovem tecelã que desafiou a deusa Atena a tecer um bordado mais belo que o dela, e como castigo foi transformada em aranha. A partir daí, constrói a triste história dessas mulheres. Selecionado na etapa cearense do DOCTV IV, Linhas de Organdi é da autoria do cineasta e professor da Universidade de Fortaleza, Glauber Filho, diretor de Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito, sucesso nacional de bilheteria em 2008.

Exibição do dia 18/07

> MÃE E FILHA (2011)
Ficção • HD • 1h20min • CE/Brasil // Direção: Petrus Cariry
Sinopse: Após muitos anos sem se ver, Fátima (Juliana Carvalho) resolve visitar a mãe (Zezita Matos), que vive no interior do sertão nordestino. Junto ela leva seu filho natimorto, em uma tentativa de seguir um ritual fúnebre. Só que sua mãe tem dificuldades em enfrentar o fim das coisas, seja a morte do neto ou o marido que jamais voltou.

Sobre a Temporada de Cinema Cearense

No dia 27 de junho, o Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco e a TVC estrearam a Temporada de Cinema Cearense, com filmes da terrinha exibidos gratuitamente toda segunda-feira na sala de cinema do Dragão do Mar. As exibições são antecedidas por um bate-papo gravado entre a plateia, o realizador do filme e os apresentadores do programa TVCine Dragão, Pedro Azevedo (curador do Cinema do Dragão-Fundação) e a cineasta Vanessa Cavalcante. A cada segunda-feira de filme cearense, será gravada uma nova edição do TVCine Dragão, mostrando a diversidade inventiva dos nossos realizadores.

Os filmes serão exibidos sempre a partir da segunda segunda-feira do mês. A primeira fica por conta do Cine Caolho, do Coletivo Alumbramento, que também exibe gratuitamente títulos de realizadores do Ceará, no Cinema do Dragão-Fundação. Para a Temporada de Cinema Cearense, já foram escolhidos os três filmes que iniciam o projeto. A partir da quarta edição, porém, as películas exibidas serão selecionadas por meio de uma CONVOCATÓRIA pública. Confira convocatória no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br.

Além do espaço na grade do Cinema do Dragão, os selecionados terão seus filmes exibidos duas vezes na grade de programação da TVC. O objetivo é dar ainda mais visibilidade à produção audiovisual do Ceará. A nova temporada do programa TVCine Dragão estreia em julho na TVC, com transmissão toda quarta-feira, às 22h, e reprise aos sábados.

Dia 11 de julho de 2016, às 19h, na Sala 1 do Cinema do Dragão-Fundação. Gratuito.


► Gesto Urbano na Praça
Ações de site-specific e intervenções de arte urbana na Praça Almirante Saldanha, que serão realizadas no mês de julho.

Bordado Urbano, nas grades do Dragão do Mar.
Dias 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9 de julho de 2016, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

Esculturas Aéreas, com esculturas nos postes da Praça.
Dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21 e 22 de julho de 2016, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

WC Ciclo
Dia 17 de julho de 2016, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

CarRUAgem – Ateliê Itinerante, com pintura dos bancos da Praça.
Dia 24 de julho, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuita.


►Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Caio & Léo”
Outro Grupo de Teatro

O espetáculo conta com Ari Areia e Tavares Neto no elenco, interpretando um texto de Rafael Martins, sob direção de Yuri Yamamoto. A trama conta como os dois personagens se conhecem por acaso em um fim de tarde, num píer à beira do mar aberto, e sobre como os dois acabam se envolvendo.

Para um deles, no começo, há entraves que impedem um mergulho mais desimpedido... “Até que o vento muda o rumo dessa história”. Léo é fotografo, e Caio é consultor de planejamento. Universos diferentes, com características quase opostas, e permeados por detalhes instigantes que são revelados ao longo da peça e que acabam despertando o interesse e o desejo de um pelo outro.

O espetáculo se propõe a ir além do mero romance, tocando em questões mais profundas. Na verdade, a obra lança mão do acontecimento amoroso entre os personagens para falar sobre tempo, afetividade e sexo. Esses aspectos vão se desenhando no palco e tomando contornos fortes, pelo tesão, sarcasmo e até agressividade dessas duas figuras masculinas que, em cena, também se mostram sensíveis.

Dias 12, 19 e 26 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação 16 anos.


► Noite das Estrelas
Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza um telescópio ao público em geral para observação astronômica de Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas etc.

Dias 12 e 13 de julho de 2016, às 19h, em frente ao Planetário. Gratuito.


► Golpe de Vista #21
Tema: É Tudo Rock'n'Roll! Fotografia e rock em Fortaleza

Cartas Abertas, com Marcio F. Benevides
Graduado em Publicidade e mestre em Sociologia, Marcio F. Benevides fala sobre os movimentos rock da cidade de Fortaleza, algo único que gera imagens e movimentos dentro do âmbito afetivo (no sentido de afetar e ser afetado), estético e sociocultural do rock local para o nacional e internacional.

Conversa Fotografia e rock em Fortaleza
O Golpe de Vista deste mês discute o tema “É Tudo Rock'n'Roll! Fotografia e rock em Fortaleza”, aproveitando como gancho o Dia Mundial do Rock, no dia 13 de julho.

Sobre os convidados

Rubens Rodrigues
Graduado em Educação Física pela UFC, Professor da rede municipal de Fortaleza. Atua como Fotógrafo de eventos atuando em casamentos, aniversários e ensaios. Ativo na cena rock foi através dos eventos do Casarão Cultural que expressou sua admiração e estilo de retratar o underground e suas bandas. Pai da Beatriz e da Gabriela, suas principais modelos. É um dos colaboradores do Golpe de Vista.

Gandhi Guimarães
Fotógrafo aficionado por música e cinema, atua em diversos coletivos na cidade de Fortaleza, onde possui profundo envolvimento com a cena musical. Formado em realização em audiovisual pela Escola Vila das Artes, trabalhou na direção de fotografia de curtas metragens e videoclipes. É membro fundador do Coletivo Arquivo Underground e colaborador de revistas e jornais.

Yago Albuquerque
O jovem fotógrafo de 23 anos é formado em Audiovisual e Novas Mídias pela UNIFOR. Fotógrafo, cinegrafista e editor de vídeo freelancer. Atua há 4 anos no cenário underground do metal de Fortaleza, sendo um de seus grandes ativistas e registrando a atual memória das novas bandas e novos artistas, tendo feito parte da produção de 2 videoclipes de bandas locais.

Dia 13 de julho de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Teatro da Terça Especial [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Pedro, que Horas São?”
Coletivo Paralelo

O Coletivo Paralelo apresenta “Pedro, que horas são?”, uma releitura caricaturada do indivíduo contemporâneo, pós-moderno, desprovido de si mesmo, entregue ao estereótipo do sucesso. O espetáculo é um grito de socorro por todos aqueles que se afundam diariamente nos grilhões da engessada rotina, que adoecem sem querer na incessante busca pelo primeiro lugar, que, ludibriados pelo princípio da competição predatória, levantam todas as manhãs a fim de conquistar uma vida melhor, mas pagam um preço à altura do próprio esforço: a omissão da liberdade em troca de uma suposta qualidade de vida.

Dias 13, 20 e 27 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação livre.


► Festejo Ceará Junino

Iniciado no último dia 17 de junho, o grande circuito de festivais do Ceará Junino se encerra com o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, de 14 a 17 de julho, a partir das 19h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O campeonato reúne as quadrilhas juninas vencedoras de cada um dos vinte festivais regionais. O acesso é gratuito.

O Festejo Ceará Junino começou no dia 17/6, em Senador Pompeu, Missão Velha e Fortaleza, abrindo a sequência de 20 festivais de quadrilhas apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com eventos seguindo em todas as regiões do Estado, até o mês de julho. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2015, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais.

Através do edital, foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Pelo edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, está investindo R$ 2,6 milhões no apoio a 100 quadrilhas juninas e aos 20 festivais regionais, que seguiram até dia 3 de julho.

Cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de valorização da cultura cearense e das tradições populares, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia os festivais integrantes do Ceará Junino 2016. O edital contou com 317 projetos inscritos, sendo 58 projetos de quadrilhas infantis, 180 de quadrilhas adultas, 77 de festivais e dois para o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Cada uma das 100 quadrilhas recebe do Governo do Estado até R$ 18.100,00 em apoio. Cada um dos 20 festivais de quadrilhas juninas é contemplado com investimento de até R$ 22.300,00 em cada um.


Força do movimento junino cearense

“O movimento junino é extremamente forte no Ceará, movimentando a economia, gerando emprego e renda, motivando centenas de quadrilhas e dezenas de milhares de brincantes. A política cultural do Estado do Ceará reconhece e impulsiona esse movimento, através de ferramentas como o Edital Ceará Junino, que apoia quadrilhas e festivais em todo o Estado, valoriza essa expressão nas diferentes cidades e promove o grande encontro na culminância desse calendário, com o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino”, destaca o secretário Fabiano dos Santos.

“A construção desse processo foi coletiva, desde o debate sobre o edital, e seguirá sendo feita a muitas mãos, agora, com a realização dos festivais e com as apresentações das quadrilhas. O público de todas as regiões do Ceará está convidado a assistir às apresentações, participar dos festivais e do grande campeonato estadual, vivenciando e valorizando cada vez mais a tradição e as novidades dos nossos festejos juninos”, complementa o secretário.

Novidades no edital

O Edital Ceará Junino 2016 foi lançado após debate entre os representantes do movimento junino e a equipe da Secult, com participação do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, e da secretária adjunta, Suzete Nunes. Como novidades no edital, surgidas a partir desse debate, os critérios de avaliação dos projetos foram revisados e a participação dos proponentes se tornou mais simples e prática.

Também houve avanços quanto a um maior detalhamento do regulamento dos festivais regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, com a inclusão, no edital, de sugestões apresentadas pelos representantes do setor.

De 14 a 17 de julho de 2016, às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.


► Leituras no Dragão [Temporada de Arte Cearense]
Um Lugar Entre o Mar e o Sertão II
Edivaldo Batista, Maria Isabel Viana, Sarah Marques e Sol Moufer
"Em algum lugar entre o mar e o sertão" foi uma ação desenvolvida pelas artistas Maria Isabel Viana e Sol Moufer pelo interior do Ceará, em 2013. Uma iniciativa patrocinada pelo Programa de Cultura do Banco do Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNB-BNDES). 

O projeto percorreu as cidades de Canindé (no assentamento São Paulo) e Icapuí (na comunidade de Retiro Grande), situadas, respectivamente, no sertão e litoral cearense, desenvolvendo vivências e oficinas de criação literária para mulheres acima de 40 anos. As vivências produziram uma coletânea de 12 contos inspirados em memórias locais e reminiscências das participantes. Os contos, todos de autoria das próprias mulheres, foram doados às escolas das respectivas cidades.

Nessa nova etapa, o projeto visa a leitura dramatizada desses contos, no projeto "Leituras no Dragão", como forma de trazer ao público a poesia extraída dessas mulheres-autoras, capaz de sensibilizar e iniciar nossos sentidos em direção a uma mirada íntima, a partir de suas vidas, cotidianos e paisagens emocionais.

FICHA TÉCNICA
Idealização: Maria Isabel Viana e Sol Moufer
Contadores: Edivaldo Batista e Sol Moufer
Vídeo: Maria Isabel Viana e Sarah Marques
Arte e designer: Paloma Fraga
Coordenação de produção: Entranhamentos produções
Produção: CASA GIRA MUNDO
Fotos: Maria Isabel Viana

Dias 14 e 21 de julho de 2016, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Classificação Livre. Gratuito.


► Quinta com Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Domina a ti”
Julia Jardim

É uma pesquisa original de dança com malabares que utiliza materiais circenses como extensão do próprio corpo e movimento. A artista propõe a desconstrução da técnica a partir da ressignificação dos objetos trazidos em cena, os quais podem ser associados às emoções humanas que frequentemente nos levam e dominam, mas que, em momentos de vontade e lucidez podem ser dominadas por nós. É interpretado pela artista Julia Jardim, com duração aproximadamente de 10 minutos.


► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Felizes Para Sempre”
Clarissa Costa e Jhon Morais

Como nos apresentamos diante da sensação de felicidade eterna ao conhecer o amor de nossas vidas? E como nos mostramos depois que o eterno acaba? Os intérpretes Clarissa Costa e Jhon Morais, movidos por questões relacionadas ao amor, com pitadas de ironia e bom humor, passeiam por entre técnicas de dança de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais em nuances efêmeras e por alguns factíveis modos de se comportar em um relacionamento amoroso. Por uma tentativa de ir do céu ao inferno em uma dança.

Dias 14, 21 e 28 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Livre.


► Dragão Instrumental [Temporada de Arte Cearense]
Expresso 5 – “Jazz em Movimento”

Formado por jovens e talentosos músicos cearenses, o Expresso 5 é um quinteto que nasceu com o intuito de trazer a música instrumental e o  jazz para perto de seu público. No show “Jazz em Movimento”, o grupo apresenta standards do jazz dos anos 1950/60, quando nomes como Jazz Messengers, Miles Davis, Max Roach, Sonny Rollins, Freddie Hubbard, entre outros, marcaram um dos principais movimentos da música afro-americana, o Hard Bop. O Expresso 5 é formado por Hugo D'Leon (trompete), Thiago Rocha (sax tenor/flauta), Hermano Faltz (guitarra), Iury Batista (contrabaixo) e André Benedecti (bateria).

Dia 15 de julho de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
 Espetáculo “Locomoção”

Mostra de trabalhos dos alunos da V turma do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes e convidados, com apresentações curtas de estilos variados: Jazz, Hip Hop, Balé Clássico, Dança de Salão, Danças Populares, Dança/Teatro, Performances e outras possibilidades.

Dias 15, 22 e 29 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos:  R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação Livre.


► Dragão das Letras
Com Nathan Matos e Camila Araújo

Dragão das Letras é um programa voltado para o debate entre as/os fazedores/as do universo do livro, leitura e literatura, e também na divulgação da cena literária Cearense. Nesta edição, confira a conversa “O livro físico é ultrapassado? Os percursos da edição literária”. Com as seguintes participações:
>> Nathan Matos, editor e criador do portal LiteraturaBR; doutorando em Literatura na Universidade Federal de Minas Gerais, um dos criadores da Editora Substânsia e  da Editora Moinhos, Editor da Revista Substânsia.
>> Camila Araújo. Revisora e Tradutora, faz mestrado em Tradução pela Universidade Federal do Ceará. Uma das criadoras da Editora Moinhos (MG).

Dia 15 de julho de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Notas – Uma Comédia de Relacionamentos
Com Edmilson Filho – Direção: Halder Gomes

Edmilson Filho está de volta aos palcos. O astro de Cine Holliúdy, depois do sucesso do seu show “Made In Ceara”, volta com a comédia Notas – Uma Comédia de Relacionamentos, baseada na sua série de postagens "Notas Sobre Elas", sucesso nas redes sociais. Em 70 minutos de show, ele vai mostrar a sua visão sobre o universo feminino e particularidades. A abertura fica por conta de comediantes diversos.

Dias 15, 16, 22, 23, 29, 30 de julho de 2016, às 22h; e dias 17, 24 e 31 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). 14 anos.


► Johnny Hooker [show]
Johnny Hooker é “uma mulher em fúria no corpo de um homem com os olhos marejados de lágrimas”, é assim que se define o músico pernambucano de 27 anos que tem causado alvoroço na música brasileira desde o lançamento do seu 2o álbum (o 1o trabalho solo); “Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!” que figurou no topo das paradas do Itunes Brasil e de serviços de streaming como o Deezer e o Spotify.

Johnny vem no “contra-ataque da música pop brasileira” como definiu a Revista Rolling Stone Brasil, trazendo um trabalho que resgata o mais profundo do cancioneiro popular do país, e ritmos relegados pelo mainstream que produz popstars enlatados, criados a imagem e semelhança de seus “duplos” estado-unidenses.

Frevo, samba e música romântica, na melhor formúla dor-de-cotovelo se misturam ao rock e a refrões poderosos, criando um autêntico popstar a Brasileira, que como escreve Zeca Camargo (um dos jornalistas de música mais respeitados do país) “foi prazer bater de frente nessa geleira e afundar no pop de Johnny Hooker...E a música – bem brasileira, bem moderna e bem longe dos clichês – é irresistível."  E não foi por acaso que Johnny foi justamente o vencedor do 26o Prêmio da Música Brasileira (o principal prêmio do país), na categoria Melhor Cantor Popular, em 2015. Na premiação dividiu o palco com a icônica Alcione, tendo recebido elogios de lendas da música como Maria Bethânia e Caetano Veloso.

Seu trabalho tem atraído uma legião de fãs fervorosos por onde passa com vários shows de sua mais recente turnê “Macumba” com ingressos esgotados. Seus clipes já acumulam mais de 2 milhões de visualizações no Youtube, sendo o carro-chefe deles o da canção “Volta” (500 mil visualizações), que foi tema do longa-metragem “Tatuagem”, o filme brasileiro mais premiado de 2013. Valendo destacar também o clipe de “Alma Sebosa”, música que foi tema da telenovela “Geração Brasil” (TV Globo), no qual Johnny interpretou o personagem fixo Thales Salgado, o clipe ganhou prêmios e esteve em várias listas de melhores do ano.

Logo após o lançamento de seu disco mais recente, sua música “Amor Marginal” foi escolhida para a trilha-sonora de “Babilônia”, novela da TV Globo que integra o horário das 21hrs, sendo o produto televisivo mais assistido no país.

Com uma carreira de mais de 10 anos e um trabalho que passeia por diversas plataformas - cinema, música, televisão - Johnny já foi do cinema em “Tatuagem” a vitória do reality show musical Geleia do Rock (2010), do canal Multishow, tendo também sido indicado ao Prêmio Multishow de Música Brasileira em 2011. Promovendo um trabalho que desafia gênero, linguagens e que questiona a própria identidade da música brasileira, Johnny é um artista para celebrar e principalmente preservar, em meio a tempos de uma nova onda de conservadorismo político e social no Brasil.

Dias 15 e 16 de julho de 2016, às 22h30, no Anfiteatro. Ingressos do dia 15: esgotados | Ingressos do dia 16 (1º Lote): R$ 80 e R$ 40 (meia). 18 anos.


► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “As Aventuras de João Sortudo”
Cia Prisma de Artes

Adaptação de um conto popular que se utiliza de uma linguagem repleta de ludicidade, fantasia e musicalidade para contar a história de João Sortudo, um jovem rapaz da mais pura inocência que, após sete anos trabalhando em uma fazenda, é mandado de volta à casa de sua mãe. Durante o caminho, ele passa por diversas situações que lhe trazem bons aprendizados. Um espetáculo leve e capaz de tocar de forma sensível e divertida qualquer público, de qualquer idade.

Dias 16, 23 e 30 de julho de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação Livre.


► Fuxico no Dragão + Performance EXPURGO
Especialmente nestas férias, o Fuxico no Dragão é realizado aos sábados e domingos, apresentando atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos em moda, gastronomia e design. Neste sábado (16), às 18h30, confira a performance EXPURGO, do Outro Grupo de Teatro. Um ato poético-profético, um grito pela abertura de todas as janelas e de mais janelas do que todas as janelas que há no mundo. Um provocar, um vômito, um extravaso, um manifesto contra estes que aí estão atravancando o caminho. Sangue, suor, lágrima, cuspe, escarro: Expurgo, s.m. Liberação de impurezas. Afastamento (de um ou vários indivíduos) de uma coletividade, por questões políticas, doutrinárias etc. O mesmo que expurgação.

Dia 16 de julho, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Feira Índice
A Feira Índice é um espaço para um mercado alternativo do Livro, Leitura e Literatura do Ceará. Reunindo Editoras, Sebos, Coletivos, Escritores, a feira é um ponto de venda e fruição de diversas publicações em diversos suportes.

Além dos expositores, terá um palco onde acontecerão sessões de Jam Poesia, reunindo compositores e poetas cearenses, fazendo fluir versos e letras, uma mostra vida e dinâmica do que está sendo produzido no atual cenário da poesia cearense.

Convidadas/dos (JAM Poesia): Casa de Velho + Simone Brichta + Raul Ávila de Agrela

- Casa de Velho
Casa de Velho é um projeto musical iniciado em 2015. Plínio Câmara e Mateus Mesmo, autores do projeto, propõem, através de suas músicas, uma paisagem sonora quente e aberta, buscando na sua musicalidade reconhecer vários estilos, do rock’n’roll à música popular brasileira, investigando nessas matrizes o alimento para a criação de uma estética sonora que traduza as questões levantadas nas composições.

A poética das letras trabalha a relação das questões sociais com o íntimo do indivíduo e como ele subjetiva esses conflitos, desde paixões, passagem temporal, consumir, estar, ocupar, viver, até a percepção de nossa existência na cidade e nas relações com o mundo. A banda hoje é composta por Mateus Mesmo (Voz/violão), Plínio Câmara (Guitarra/Violão/voz), Marcus Au Coelho (Baixo) e Rami Freitas (Bateria/direção musical). Passeando entre os mais variados ritmos, a música da Casa de Velho carrega em si uma forte interpretação, pois cria um ambiente sonoro que capta/transmite com clareza climas e sentimentos. Não só nas músicas, mas a performance teatral que Mateus Mesmo exercita ao interpretar as canções também propõe ao público visualizar ainda mais o conteúdo transmitido nas letras. Permitindo, desse modo, uma proximidade entre público e obra. A experiência musical da Casa de Velho busca, em seu processo de criação, possibilidades mais orgânicas, dando originalidade à composição do projeto.

Links:
EP- Casa de Velho – 2015: https://youtu.be/-TZbN4PKlIU
Vídeo – https://youtu.be/zn8pzSbxQmU
Facebook - https://m.facebook.com/casadevelho/ 


- Simone Brichta
Poeta e Educadora. Participou do Programa Literatura em Revista do Centro Cultural Banco do Nordeste, em 2011 e 2012.  Menção Honrosa no 2° Concurso Literário Pague Menos Poesia. Publicação no IV Prêmio Canon de Poesia – 2011; no II Concurso de Poesia Amigos do Livro Flipoços – 2011 e Antologia Viagens Poéticas – 2011.  Em 2° lugar entre Os cem melhores poemas do prêmio TOC 140 – 2011. Participou do blog que virou livro @microcontos. Publicação na revista cultural Novitas, novembro de 2010. Algumas Publicações: Antologia do II Concurso de Poesia Amigos do Livro: Flipoços 2011. – São Paulo: Scortecci, 2011. ISBN 978- 853662242-2 . Antologia do IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011. - São Paulo: Scortecci, 2011. ISBN 978-85- 366-2404- 4. Microcontos José Luiz Godfarb. – Rio de Janeiro: Blog. Books, 2010. ISBN 978856296203-5. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

http://subindoemarvores.blogspot.com/  http://nostra-dolcevita.blogspot.com/
https://www.facebook.com/simonebrichta?fref=ts

- Raul Ávila de Agrela
Historiador e poeta do O livro da ilha O (Editora Penalux, 2013); do livrozine O hífen e outros poemas e o inédito Nu dilúvio.

https://www.facebook.com/raul.victor.357 Telefone: 99653-3788

- Adriano Dri Cartapácio
Pirata baila-dor; bartender-e-garçom risivelmente certificado e desempregado. "Destruidora MexXxmo".


Expositores
-Editora Substânsia
- Editora Moinhos
- Brechó Literário Rimbaund
- Poeira Virtual
- A Literação
- Meu esquetibuqi
- Escambau
- Templo da Poesia
- Academia Afrocearense de Letras
- Abraço Literário

Dia 16 de julho de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
Com Márcio Resende e Carlinhos Patriolino

A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar. Nesta edição, confira o som de Márcio Resende e Carlinhos Patriolino.

Dia 16 de julho de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Espetáculo "Diário de Um Louco"
Paulo Ess

Com texto do autor ucraniano Nikolai Gogol, o monólogo narra as peripécias do funcionário público Antonino Barnabé, em seus delírios e devaneios apaixonados pela filha do diretor de sua repartição. Ao observar sua apaixonada, vê que a cachorrinha dela, na porta da loja, dialoga com outro cachorro, dando margem à mente criadora de Antonino, que, por vezes, passa a ouvir e ver coisas que ainda ninguém viu nem ouviu. Ele decide então perseguir esse animal, para descobrir o que eles pensam.

A partir desses delírios, Antonino cria para si um mundo povoado de reis, na tentativa de superar a medíocre existência. Toda a peça é narrada por esse personagem. Os questionamentos sobre a burocracia, o funcionalismo público e o poder são vistos pela ótica do mais frágil, o que ambiciona tanto ser alguém. Com a decepção de ser visto ridiculamente por sua amada, ele embarca em uma realidade paralela. Em seus devaneios, sonha que governa o país, manda e desmanda em seus súditos. Mas, na verdade, ele está internado em um hospício, onde sofre fortes torturas e humilhações. Ao escrever seu Diário, Antonino mistura o real, o fantástico, o normal, o patológico e o delírio.

Dias 16 e 30 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). 12 anos.


► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores e ainda mais um espetáculo teatral para a criançada. Confira:
+
Espetáculo "Miralu e a Luneta Encantada"
Grupo Bandeira das Artes
Miralu era uma menina parecida com qualquer menina que existe por aí. Igualzinha, mas DIFERENTE. Ela tinha um amigo muito querido e uma família aparentemente legal. Um primo que era metido a Super-Herói, uma tia que fazia tudo pra ela e um tio que trabalhava muito para que todos na família tivessem uma vida boa. Miralu bem que tentava ajudar todos eles, mas eles não deixavam porque ela era DIFERENTE. Até que um dia Miralu desejou não ser mais DIFERENTE.

O espetáculo aborda a deficiência visual em uma encantadora história de superação e descoberta de novas possibilidades. Num passe de mágica, a nossa protagonista segue em busca de realizar o seu maior desejo. O que ela não sabia era que nem tudo é o que parece, mas que tudo pode estar ao alcance do coração. A montagem propõe uma viagem emocionante pelo campo fértil da imaginação das crianças, resgatando um mundo de singelas brincadeiras e de interação e socialização entre todas elas sem qualquer distinção.

Dia 17 de julho de 2016, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.


► Fuxico no Dragão – Especial Bicicletas
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes de domingo. Nesta edição, tem o bate-papo “Um Passeio sobre a Bike” e ainda Dj Nego Célio com o Ciclo Disco.

Dia 17 de julho de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.





► Teatro Infantil Especial [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Veredas”
Grupo Palavras e Passos
O espetáculo traz os caminhos do sertão por onde passa o povo nordestino. Gente que carrega sina de luta, força e alegrias, para onde a vida os leva, pelas tortuosas e secas veredas do sertão.

Dias 17 e 24 de junho de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Livre.


► Cidadão Instigado [show]

Em 2015, fez 19 anos desde que um grupo de jovens músicos se reuniu em uma garagem na Varjota, bairro de Fortaleza cruzado pela linha do trem que leva até as velas do porto do Mucuripe. Ali, congregados ao redor das canções de Fernando Catatau, nascia o Cidadão Instigado. No dia 17 de julho, o grupo apresenta o show do novo disco, Fortaleza, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Já o Cinema do Dragão-Fundação recebe, na mesma data, o curta “Guardo tudo nas lembranças que é pra nunca desistir”. Com direção de Ivo Lopes Araújo, o filme apresenta uma colagem de fragmentos do processo de feitura do álbum Fortaleza.

Desde aquele distante ano de 1996, os integrantes desta banda ganharam o mundo como músicos, artistas e produtores: Clayton Martin, Dustan Gallas, Fernando Catatau, Regis Damasceno, Rian Batista e Yury Kalil - nomes tarimbados no meio musical. Juntando todos os lugares por onde os 6 integrantes passaram, temos nomes como Arnaldo Antunes, Céu, Otto, Vanessa da Matta, Karina Buhr, Júpiter Apple... Mas, é quando tocando juntos, no Cidadão Instigado, que acontece algo único - uma sonoridade específica que ganhou críticos e admiradores e que pode ser escutada em discos como “O ciclo da decadência” (2002), “Cidadão Instigado e o método túfo de experiência” (2005) e, o mais recente, “Uhuu” (2009).

Os percursos que fizeram individualmente, assim como em conjunto, acumulam bagagem, que, unificada, é decantada em “Fortaleza”, novo disco da banda (2015). Enquanto olhavam pela janela, vendo esta longa estrada de 19 anos se desenrolar, mudanças radicais aconteceram na paisagem. O que estava lá não está mais, o que havia deixou de ser. Essa longa estrada os traz de volta à garagem, agora pesados da bagagem, mas despidos de artifícios.

“Fortaleza” é um disco cru, um nervo exposto pela carne rasgada que carrega a descrença, o espanto, de quem volta para casa do exílio e encontra a paisagem familiar transmutada. Canções diretas, riffs precisos, poesia livre e questões pessoais. Apesar de certa agressividade, inerente ao rock’n’roll, as canções e interpretações não perdem uma entrega e uma vulnerabilidade que aproximam o ouvinte e que são marca registrada da banda.

O disco, que resgata influências iniciais, fala sobre como as coisas nunca mudam apesar de mudarem sempre. Mais velhos, mais cansados, mas não mais cínicos, os garotos de 1996 voltam para a garagem para renovar seus votos de amor ao lugar de onde partiram. Por “lugar” não designamos um ponto no espaço, mas um ponto no tempo. Não é nostalgia, é quase saudade – é um olhar para trás de banda de olho.


Dia 17 de julho de 2016, às 19h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia) | Filme, no Cinema do Dragão-Fundação. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia).



// TODA SEMANA NO DRAGÃO

► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.
  

// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Especialmente nas férias de julho, sessões às quintas e sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Nos Limites do Oceano Cósmico, às 19h
"Nos Limites do Oceano Cósmico" é uma sessão surpreendente, além de rica em animações com imagens digitais projetadas em toda a cúpula do planetário. A sessão faz uma alusão às perigosas viagens marítimas de antigamente, onde velejar até a "borda do mundo" era algo temido e perigoso. Mas os corajosos Colombo e Magalhães fizeram a tal viagem e descobriram que a Terra é redonda. A apresentação leva o visitante a uma viagem no tempo e espaço até os limites do Universo, descobrindo sua estrutura e também a nossa própria gênese. É uma fascinante viagem através de impressionantes efeitos especiais em animações de imagens digitais.
 //// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MULTIGALERIA

► Mostra Ponto de Cultura [Temporada de Arte Cearense] ÚLTIMOS DIAS
Patrimônios – O Material, o Imaterial, o Humano e o Natural do Ceará

A exposição coletiva é composta por 120 trabalhos (óleo sobre tela - 1,20 x 0,80 e 0,50 x 0,40) que exemplificam um conjunto de elementos do patrimônio cultural cearense, nos seus mais diversos aspectos material, imaterial, humano e natural. Os trabalhos da exposição são frutos de uma sequência de oficinas na área de artes visuais, realizadas nos últimos anos pela Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, com monitoria do artista Vlamir de Sousa. As telas são assinadas por mais de 70 participantes, alguns iniciantes no campo das artes visuais e outros com experiências significativas nesse segmento artístico.

A exposição aborda, no campo do universo do Patrimônio Material, telas ilustrando as mais significativas e importantes edificações da cidade de Fortaleza, tais como o Theatro José de Alencar, a edificação do Instituto Histórico, a Igreja do Rosário, entre outros tantos.

No que tange ao segmento Imaterial, o patrimônio cearense está simbolizado na exposição através de telas que representam a manifestação cultural do Maracatu presente no Estado do Ceará e seus diversos grupos e características.

A exposição Patrimônios também procura exemplificar o homem cearense e seus traços através de telas de retratos de pessoas integrantes da Comunidade Quilombola de Alto Alegre (Horizonte) e do povo Tapeba (Caucaia).

Por fim, o Patrimônio Natural do Ceará está presente na exposição por meio de trabalhos paisagísticos que retratam a natureza do litoral (Morro Branco), das serras (Guaramiranga) e do sertão cearense (Quixadá).

Além de sua grande beleza e diversidade estética, esta exposição tem como propósito desenvolver um trabalho de educação em relação ao patrimônio cultural cearense e suas mais diversas características.

Em cartaz até dia 14 de julho. Visitação de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE


► Exposição O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará

Maciej Antani Babinski (Varsóvia, 1931) é uma lenda viva da arte brasileira. Viva o Ceará que o acolheu e agora desfruta da boa arte produzida por este pintor, gravador e aquarelista que se agiganta ao falar do périplo que percorreu até chegar a Várzea Alegre, onde além de uma família sertaneja ele encontrou o imaginário que o fez pintor.

Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará” celebra a vida e a arte deste artista que, aos 85 anos, se reinventa a cada novo dia.

O artista que conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Darel Valença Lins, nos primeiros anos vividos no Brasil, no Rio, e anos mais tarde em São Paulo, com Wesley Duke Lee e Evandro Carlos Jardim, dentre outros expoentes da história da arte brasileira, há 25 anos deixou-se encantar por Lidia, e com ela fincou âncora no Sítio Exu, a poucos quilômetros do centro de Várzea Alegre.

Babinski abriu o seu ateliê para a nova paisagem e a nova figuração do entorno. A este sinal verde, uma corrente migratória humana adentrou, se fazendo presente, impondo-lhe cores novas e ardentes, e exigindo-lhe espaços em crescente expansão. O grafista cedeu ao canto da sereia sertaneja. As dezenove pinturas que deságuam na nova exposição foram todas produzidas após as suas últimas exposições em Fortaleza, no Sobrado Dr. José Lourenço, e em São Paulo, no Museu AfroBrasil, em 2012.  Marcadamente cearenses, são também as 31 gravuras realizadas na técnica da água forte, no seu belo e exemplar ateliê instalado no Sítio Exu.

Para Babinski, “essa exposição é um agradecimento ao ‘novo de sempre’ que encontrou na natureza e no povo do sertão cearense, que fez seu trabalho se desenvolver gradualmente através de um sentido mais humano. É de certa forma o meu agradecimento ao Ceará e ao Brasil, que me tornaram talvez um pouco mais uno e claro”.

O artista, gentilmente, ainda agradece à equipe que viabilizou a mostra: “Também devo agradecer o apoio integral das pessoas que trabalharam para botá-la na parede. Obrigado”, diz.

Em cartaz até o dia 31 de julho, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Vaqueiros [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.

 // MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural

De 23 de junho a 7 de agosto,  o Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibem a exposição itinerante Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, com 18 obras nacionais representativas de videoarte que perpassam os últimos 40 anos do gênero no Brasil. Com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, os trabalhos compõem um recorte deste acervo do instituto e trazem a Fortaleza cinco obras recém adquiridas: a video-performance inédita Ordinário, realizado em 2013, por Berna Reale, mais dois trabalhos de Paulo Bruscky, um de Paulo França e mais um de Letícia Parente.

Esta obra de Berna representa um marco em sua carreira, pois foi uma das que apresentou na 56ª Bienal de Veneza, cuja participação a projetou como uma das maiores artistas do Brasil na atualidade. Além de Ordinário, o Centro Dragão do Mar recebe com exclusividade nesta itinerância, outras quatro aquisições recentes do Itaú Cultural: Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) de 1979 e Xeroperformance (xerofilme), de 1980 realizadas por Paulo Bruscky; After a deep sleep (Getting Out), de 1985, com autoria de Rafael França e Marca Registrada, de 1975, assinada por Letícia Ramos.

Antes de Fortaleza, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural passou por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e no próprio instituto em São Paulo. Para cada uma destas cidades, o curador Roberto Cruz preparou um recorte diferente e o Ceará é a primeira itinerância fora de São Paulo a receber as novas obras da coleção.

A exposição

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural ocupa os dois principais salões do o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os pisos superior e inferior. No primeiro, há produções que resgatam a importância da produção pioneira de audiovisual, trazendo à tona a força inventiva de filmes e vídeos históricos do acervo. Neste espaço estão trabalhos das décadas de 1970 e 1980, em VHS, Super 8, 16 mm e portapack, recuperados e remasterizados, de Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Rubens Gerchman e Anna Bella Geiger. “Os próprios autores haviam esquecido de grande parte desse material, como Homenagem a Steinberg – Variações sobre um tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1, de Leirner, que estava perdida em sua casa, e fizemos o restauro e a remasterizacão”, conta Roberto Cruz.

Conforme explica o curador, essa foi uma fase difícil para os artistas por não existir um mercado que pudesse dar visibilidade a este tipo de produção, em primeiro lugar. Também porque o cenário cultural brasileiro estava fortemente submetido à censura imposta pelo regime militar. “Os filmes e vídeos mais originais e inventivos, realizados neste contexto, permaneceram durante muito tempo desconhecidos do público e praticamente abandonados nas gavetas dos estúdios e ateliês dos próprios artistas.” A década de 1970 foi determinante para a produção audiovisual no Brasil e no mundo. Foi a partir deste período que, pela primeira vez, a arte contemporânea se aproximou do campo do cinema e do vídeo e assim, artistas visuais passaram a transitar por estas áreas com obras experimentais.

Ainda no piso superior, a exposição segue com obras mais atuais, como Planeta Fóssil, que é uma projeção de 2009, de Thiago Rocha Pitta, além das duas obras recém-adquiridas para a coleção de autoria de Paulo Bruscky, Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) e Xeroperformance (Xerofilme).

A segunda parte da mostra, instalada em todo o piso inferior joga o foco em obras contemporâneas realizadas a partir de 1990 até os dias atuais por uma nova geração de artistas. Esses trabalham com o audiovisual, têm inserção no mercado e o usam como suporte para criar sons, imagens e linguagens muito particulares.

“Nesse caso, selecionamos os trabalhos com base na sua representação antológica e na forte questão mercadológica que representam atualmente”, conta o curador. Nesta categoria e por apresentarem modos originais de trabalhar a imagem em movimento, destacam-se criações de Eder Santos, Cao Guimarães, Brígida Baltar, Thiago Rocha Pitta, Rivane Neuenschwander, Gisela Motta e Leandro Lima, Sara Ramo, Luiz Roque, além dos trabalhos novos de Berna Reale e de Rafael França.

Roberto Cruz é consultor da Coleção de Filmes e Vídeos do Itaú Cultural e assinou a curadoria de Cinema Sim: narrativas e projeções (Itaú Cultural, 2008); Fluxus 2011 (Oi Futuro - BH); Fluxus Black and White (Oi Futuro - BH, 2012) Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos (em São Paulo e itinerâncias).

Sobre Luiz Roque
Nascido em 1979, em Cachoeira do Sul (RS), Luiz Roque vive e trabalha em São Paulo. É um artista visual que trabalha com fotografia, escultura, filme e vídeo. Entre suas exposições recentes incluem Amor e Ódio à Lygia Clark (Zacheta National Gallery of Art, Varsóvia, 2013), 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013), Medos Modernos (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2014), The Brancusi Effect (Kunsthalle, Viena, 2014), The Violet Crab (David Roberts Art Foundation, Londres, 2015), A Mão Negativa (EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, 2015). É um dos artistas de Incerteza Viva: 32ª Bienal Internacional de São Paulo, a ser realizada ainda neste ano.

Sobre Yuri Firmeza
De 1982, natural de São Paulo e atual professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, Yuri Firmeza é mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – financiado por bolsa de pesquisa FAPESP. Participou de festivais de cinema e exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, dentre elas: 62nd International Short Film Festival Oberhausen (Alemanha), 31ª Bienal de São Paulo (SP) e das exposições Through the surface of the pages (Boston, EUA), Amor e Ódio à Lygia Clark, Zacheta National Gallery of Art (Varsóvia, Polônia), Vida da Minha Vida, no CCBNB (Fortaleza, CE).

Coleção
A Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos de Artistas começou a ser formada em maio de 2011, com o seminário Filme, Vídeos e Arte: Compartilhando Experiências. O encontro aconteceu no Itaú Cultural e representantes de centros culturais e galerias, colecionadores e especialistas debateram sobre melhores práticas voltadas para constituição de acervos e das metodologias de conservação e difusão de obras de arte audiovisuais. A partir disto, o instituto passou a organizar o acervo consciente da importância dessa produção pioneira no país, e, fundamentalmente, de sua conservação, valorização, preservação e difusão. A iniciativa é inédita no Brasil onde não se tem notícia de outras instituições culturais que possuam esse tipo de coleção, que traz ao observador a força inventiva destas imagens.  Atualmente,  o acervo de videoarte do instituto possui 20 obras:

1.         Partida (2005), de Alberto Bittar
2.         Passagens #I, (1974), de Anna Bella Geiger
3.         Ordinário (2013), de Berna Reale
4.         Coletas, (1998 /2005), de Brígida Baltar
5.         El Pintor Tira el Cine a la Basura (2008), de Cao Guimarães
6.         Memória – Cristaleira (2001), de Eder Santos
7.         Cinema (2009), de Eder Santos         
8.         Amoahiki – Árvores do Canto Xamânico (2010), de Gisela Motta e Leandro Lima
9.         Marca Registrada (1975), de Letícia Parente
10.       Mar (2008), de Letícia Ramos         
11.       Projeção 0 e 1 (2012), de Luiz Roque
12.       Homenagem a Steinberg – Variações Sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1 (1975), de Nelson Leirner
13.       Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) (1979), de Paulo Bruscky
14.       Xeroperformance (xerofilme), (1980), de Paulo Bruscky
15.       After a deep sleep (getting out), (1985), de Rafael França
16.       A arte de Desenhar (1980), de Regina Silveira
17.       Sunday (2010), de Rivane Neuenschwander e Sergio Neuenschwander
18.       Triunfo Hermético (1972), de Rubens Gerchman
19.       Translado (2008), de Sara Ramo
20.       Planeta Fóssil (2009), de Thiago Rocha Pitta                                              

Em cartaz até dia 7 de agosto, no MAC-CE. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.