Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 6 de agosto de 2016

Esporte] Final da Copa Cassote de Futsal

  

A final da Copa Cassote de Futsal será disputada neste sábado (6), a partir das 20 horas, no Ginásio da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. Esta é a nona edição do tradiconal torneio, que, este ano, reuniu mais de 192 atletas de 16 times, com uma média de público de mais de 400 torcedores por jogo. A primeira partida da noite será pela disputa do terceiro lugar e, em seguida, a partir das 21 horas, terá início ao jogo que define o título. Foram 15 dias de torneio, em que o público também escolheu a Musa da Copa Cassote 2016. Entre as 16 participantes que representaram os times competidores, os torcedores escolheram Kelly Silva, do Atalanta, como a musa do evento. Entregue pela prefeitura no último mês de julho, para a abertura da copa, o novo ginásio da Taiba teve sua capacidade de público ampliada e foi totalmente reformado para dar mais conforto aos usuários e ao público, durante os eventos da comunidade.

Serviços Gratuitos] Estácio oferece atendimento gratuito à comunidade

 
O Centro Universitário Estácio do Ceará oferece diversos serviços gratuitos à comunidade. Por meio das clínicas escolas, os estudantes, orientados por professores, colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os serviços contemplam as áreas de saúde, direito, contábil, entre outros. Confira abaixo:


*CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA

A Estácio oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade de Fortaleza. As consultas são destinadas a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Dentre os tratamentos estão a ludoterapia (psicoterapia infantil), orientação profissional, atendimentos individuais e grupais, além de rodas de conversas com grupos da terceira idade.

Além do atendimento tradicional, a clínica realiza também atendimento psicológico na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tonando-se pioneira no Estado a oferecer esse tipo de atendimento.

Serviço:

Atendimento Psicológico em Libras

Rua Felipe Nery, 1006 – Guararapes

Atendimento segunda à sexta, das 8h às 17h.

Mais informações: 3271-1992


*NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL (NAF)

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Estácio tem o objetivo de disseminar a educação fiscal em pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas. Com isso, estudantes de Ciências Contábeis, supervisionados por professores, prestam auxílio fiscal para acomunidade em geral. Os atendimentos são gratuitos e acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 18:30h às 21h, nas Unidades Moreira Campos e Parangaba.

O NAF da Estácio trabalha em parceria com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Secretaria Municipal das Finanças.

Serviço:

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Endereço: R. Vicente Linhares, 308 – Aldeota e Av. Sen. Fernandes Távora, 137 – Jóquei Club

Atendimento: Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 18:30h às 21h

 

*CLINICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA ESTÁCIO FIC – FISIOFIC

A Clínica Escola do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará disponibiliza atendimento fisioterapêutico para acomunidade nas áreas de Traumatologia, Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Pediatria e Pneumologia, Dermato Funcional, Hidroterapia e RPG

Serviço:

Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio Fic - FisioFic

Atendimentos: segunda à sexta-feira

Horário: 7:30h às 12 e das 13:30h às 17h

Local: Unidade Moreira Campos

Endereço: R. Vicente Linhares, 308 – Aldeota
 

*ATENDIMENTO NUTRICIONAL

A Clínica Escola de Nutrição realiza atendimento gratuito à comunidade, com acompanhamento nutricional, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros serviços. As consultas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Unidade Moreira Campos.


Serviço:

Clínica Escola de Nutrição

Atendimentos: De segunda a sexta-feira

Horário: Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h


*NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS - NPJ

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio atende a comunidade, possibilitando o acesso da população à justiça, por meio de orientações jurídicas realizadas pelos alunos do curso de Direito. Os atendimentos do NPJ acontecem sob a orientação dos professores do curso com aDefensoria Pública do Estado do Ceará.
Serviço:

Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ

Atendimentos: De segunda à sexta-feira


Horário: Das 8h às 18h

Revista O POVO Saúde & Beleza] De olho na saúde e na estética

 
Temos acompanhado avanços na área da saúde, mas também vemos surgir novas doenças. Um dos casos que chamam atenção é o aumento de pessoas alérgicas ao redor do mundo. Para o fim do século, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que metade da população terá algum tipo de alergia. O consumo de mais produtos com conservantes e corantes é apontado por especialistas como uma das possíveis causas para essa maior sensibilidade a determinadas substâncias.

A edição especial da Revista O POVO Saúde & Beleza já está nas bancas e para falar de suplementação alimentar, trazemos o treinador da seleção cearense de basquete, Alberto Bial, destaque na capa. O profissional defende a importância do uso de suplementação na formação de grandes atletas. Para quem não é esportista, a suplementação personalizada também pode ajudar tanto na conquista da boa forma como de mais saúde.

Quando o assunto é cuidado com o rosto, trazemos matéria que fala de como tratar espinhas e sobre as causas desses incômodos. Ainda sobre procedimentos na face, Roberta Fontelles Philomeno, colunista da O POVO Saúde & Beleza, explica como são feitas as bichectomias, cirurgias que consistem na retirada das bolas de “Bichat”, bolsinhas de gordura que ficam nas bochechas, entre o maxilar e a mandíbula, responsáveis pelo formato mais arredondado em alguns rostos.

Caso de superação na perda de peso e ganho de um corpo mais bonito, o segredo dos grãos na alimentação atual, novos tratamentos nos olhos e nos dentes e técnicas de absorção de conhecimento são outros assuntos abordados nesta edição.


Audiovisual] Produção e conteúdo em discussão no II MAC - Mercado Audiovisual Cearense

Wolney Oliveira

O evento acontece em Fortaleza de 26 de agosto a 01 de setembro com participação de canais locais e nacionais, produtores regionais e profissionais da área em Fortaleza. É apresentado pelo BNDES, Coelce e Ministério da Cultura

A produção audiovisual e o mercado do conteúdo independente estão em pauta em Fortaleza no II MAC - Mercado Audiovisual Cearense, que acontece de 26 de agosto a 01 de setembro. Proporcionando a troca de experiências e oportunidades entre os participantes, o evento prevê a realização de rodadas de negócio com players nacionais, regionais e locais, além de palestras e discussões sobre produção e conteúdo e debates sobre as políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades com enfoque nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

"O Brasil já tem em sua agenda encontros de negócios como o RioContentMarket no Rio de Janeiro, o SP Telas em São Paulo e o NordestLab em Salvador. O Ceará merece ter também o seu. O MAC vem reforçar o que somos, um polo criativo e uma potência para geração de negócios para produção independente, afim de unir forças no Nordeste, Norte e Centro-Oeste", diz Wolney Oliveira, diretor executivo II MAC.

A programação e o conjunto dos palestrantes convidados pretende gerar um ambiente qualificado para a discussão destes temas e constituir plataforma permanente para o desenvolvimento da indústria audiovisual regional. Entre os participantes: o diretor cearense Halder Gomes, as produtoras baianas Sylvia Abreu, da Truque Filmes e Vânia Lima, da TemDendê Produções, o produtor Renato Barbieri, da Gaya Filmes, sediada em Brasília e Chico Fill, da Amazon Filmes, de Manaus.

Serão três dias de programação específica do II MAC e quatro dias de atividades exclusiva do RioContentLab em Fortaleza. Este último pretende desenvolver e aprimorar 18 projetos de produtoras audiovisuais do Nordeste a fim de prepará-los para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017. Em seu 1º ano, o RioContentLab atenderá os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco de julho a setembro, tendo como objetivo a capacitação dos produtores locais quanto a três gêneros distintos em suas especificidades de narrativas e vendas: documentário/factual, ficção e animação, além das oficinas de pitching.

A realização do II MAC – Mercado Audiovisual Cearense traduz o amadurecimento alcançado pelo  setor audiovisual cearense  e sua busca por um novo posicionamento no mercado audiovisual brasileiro. A conjuntura positiva do mercado nacional, especialmente para o segmento da produção independente, impulsionada pela implantação da lei 12.485 que dispõe sobre os serviços de comunicação de acesso condicionado, gerou oportunidades estratégicas para o conjunto das cadeias produtivas regionais, seja nas possibilidades de articulação de mercados de produção e difusão, seja na descentralização de investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual.

RENATO BARBIERI
foto: Kris Tavares

As atividades do II MAC

- Players/Canais: Apresentação dos canais com informações sobre produtos produzidos, perfil de público do canal e perfil de projetos almejados para aquisição. Já estão confirmados: Globo Filmes, Globo News, Gloob, Cartoon Netwoork, Canal Curta!, Cine Brasil TV, Looke e Encripta.
- Rodadas de Negócios: Seleção de projetos dos canais com produtoras locais e regionais. Este processo ocorre mediante inscrição de produtoras independentes que submetem seus projetos para análise e seleção dos canais convidados para o Evento.
- Painéis expositivos: Os painéis são um mix de informação onde serão trabalhadas as perspectivas artísticas, culturais, políticas e econômicas do audiovisual, avaliando as tendências, cenários, transformações para que haja uma maior sintonia sobre o que vem produzindo no exterior, no Brasil, na região Nordeste e especificamente no Ceará.
- Masterclasses: profissionais de reconhecida autoridade em um assunto específico que vão compartilhar informações relevantes para quem deseja adquirir conhecimento.

"O MAC surgiu com o intuito de unir os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a geração de negócios. A aproximação de produtores, canais nacionais e locais e profissionais ligados a esta área se faz necessária quando lembramos da força criativa existente no Ceará que, apesar de já se posicionar como uma referência, não desempenha ainda a performance em todo o seu potencial", reforça Doug de Paula, diretor de produção do II MAC.

O II MAC é apresentado pelo BNDES, Coelce e Ministério da Cultura, com parceria da Câmara Setorial do Audiovisual e da TVC. Conta ainda com Apoio Institucional do Porto Iracema das Artes, Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Ele é promovido pela UFC e UNIFOR, com realização da Bucanero Filmes, Corte Seco, Magote Produções e Governo Federal.

INSCRIÇÕES

O II MAC é direcionado a profissionais e estudantes ligados ao mercado do audiovisual, mas é aberto a todos os interessados, com idade a partir dos 18 anos. As inscrições devem ser feitas no site do evento. As vagas são limitadas, sujeitas a lotação de salas. Para a Rodada de Negócios e as consultorias do RioContentLab, as inscrições também são gratuitas e estão abertas somente para pessoa jurídica. Para as masterclasses do RioContentLab e restante da programação do II MAC, as inscrições são abertas a pessoa física. Os formulários de inscrições e mais informações estão disponíveis no www.mercadoaudiovisual.com.br.



SERVIÇO

II MAC - Mercado Audiovisual Cearense - De 26 de agosto a 01 de setembro no Porto Iracema nas Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema - Fortaleza / CE). Informações:  contato@mercadoaudiovisual.com.br. Site: www.mercadoaudiovisual.com.br.

Samba Brasil 2016] Arena Castelão será palco do samba nacional e reúne grandes atrações no próximo dia 14 de agosto



Thiaguinho, Sorriso Maroto, Zeca Pagodinho, Turma do Pagode, Harmonia do Samba, Léo Santana, Ferrugem, Arlindo Cruz e Xande Pilares são as atrações que se apresentam na 12ª edição do Samba Brasil. O cantor Sandamí, ex-Sambô, 
agita o camarote Backstage.
  
A capital do forró vai se transformar mais uma vez na cidade do samba! No dia 14 de agosto, Fortaleza recebe a 12ª edição de um dos maiores eventos de samba e pagode do país: o Samba Brasil. Nomes como Thiaguinho, Sorriso Maroto, Zeca Pagodinho, Turma do Pagode, Harmonia do Samba, Léo Santana, Ferrugem, Arlindo Cruz e Xande Pilares vão passar pelo palco do Samba Brasil 2016.

Neste ano, o Samba Brasil traz novidades. O festival acontece pela primeira vez na Arena Castelão, espaço que recebeu os maiores eventos do Ceará nos últimos anos, e vai reunir grandes nomes do samba com artistas da nova geração deste estilo musical que é genuinamente brasileiro. Os bambas Xande de Pilares e Arlindo Cruz se apresentam com o projeto ‘Samba dos Mestres’.

O evento será dividido em quatro espaços. Para quem gosta de curtir o agito da galera, a melhor opção é a Arena. Quem faz questão de ficar bem próximo ao palco, o espaço ideal é o Frontstage. Conforto e sofisticação vão atender ao público do Camarote. O Backstage vem para atender aos mais exigentes e oferece um show exclusivo do cantor Sandamí, ex-vocalista e grande nome do grupo Sambô por 11 anos

SOBRE AS ATRAÇÕES:


Thiaguinho - Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Mas as referências musicais da família também influenciaram o garoto de Presidente Prudente, que ouvia Elis Regina e Tim Maia. Ainda menino cantava e tocava violão nos corais da igreja que frequentava com sua mãe. Conheceu o pagode através de um tio e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro. Cantor, compositor e instrumentista, Thiaguinho é um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros. Seu estilo musical é moderno e diferente. Ele transmite em suas composições a influência de tudo o que ouve. Os ritmos R&B, funk, pop, se fazem presentes nas suas composições criando uma identificação natural com o público jovem.


Sorriso Maroto - Reunião de amigos, festas e churrascos sem o balanço do pagode para agitar a galera não existem. Ainda mais no Rio de Janeiro. Foi assim, que no final de 1997 nascia o embrião do que no futuro seria um dos grupos de maior prestígio no cenário musical. Cris, o idealizador do sonho, tocava percussão para animar os eventos da turma e da família. Fred, seu vizinho na época, não demorou muito para ingressar no grupo. Logo, despertou o interesse de Bruno, seu amigo de escola. Foi aí que um colega em comum uniu Sérgio ao grupo, que, até então, não tinha sequer um violão. Pouco tempo depois, o professor de música do irmão de Vinícius, o apresentou à mãe de Bruno. O resultado desses encontros cruzados? O Sorriso Maroto.


Zeca Pagodinho - Depois de cinco anos sem lançar um disco de músicas inéditas, em abril de 2015 Zeca lançou seu 23º álbum. Incluindo canções de Monarco, Amir Guineto, Nelson Rufino, entre outros compositores, o projeto reúne 14 faixas. Em junho, a casa do sambista virou uma grande roda de samba e Xerém, o set de gravação da 3ª edição do “Quintal do Pagodinho”, DVD ao vivo que será lançado pela Universal Music no segundo semestre de 2016. Segunda feira, 13, foi o dia do Zeca gravar com seus parceiros compositores. Terça (14) e quarta (15), acompanhada por muita feijoada, petiscos variados e, lógico, cerveja geladíssima, o local recebeu nomes consagrados do samba, como Wilson das Neves e Wilson Moreira, parceiros recorrentes na carreira do Zeca – entre tantos amigos, Arlindo Cruz, Moacyr Luz, a turma do Fundo de Quintal e Claudinho Guimarães  -, a nova geração do samba – Xande de Pilares, Marcelinho Moreira, Gabrielzinho do Irajá – e artistas mais ligados à MPB, como Luís Melodia, Zélia Duncan, Leila Pinheiro e Zeca Baleiro.


Léo Santana - Aposta do cantor para o verão e carnaval 2015, Léo, traz ao seu repertório uma música envolvida na magia do samba. Cheia de batidas de um dos ritmos mais marcantes, misturada a musicalidade envolvente de Léo, Abana, é uma música que fala do jogo de sedução das mulheres brasileiras, que conquistam apenas com o seu desfilar e olhar, deixando o homem “passando mal”. "... Abana que o pertinho está mal, assopra que a pressão, que delicia ai que calor...". Léo Santana, que iniciou a carreira solo, após o carnaval desse ano, assim que ouviu a música se interessou muito pelo seu ritmo e o seu swing gostoso. Imaginando ela no seu repertório, Léo entrou em contato com os compositores, Raphael Ribeiro e Fernando Frajola, e a parceria foi formada.


Harmonia do Samba - Recheado de participações, o álbum de vinte anos do Harmonia do Samba contou com a presença de convidados super especiais. Os cantores Solange e Xand, da banda Aviões do Forró, dividiram com o Harmonia a responsabilidade de apresentar ao público uma música inédita, o hit “Vem Pra Mim”. O funkeiro Naldo cantou com Xanddy a música “Meus Sentimentos”, uma das músicas românticas de maior sucesso do grupo. Com uma roupagem diferente da tradicional, a canção ganhou arranjos harmônicos e, ao mesmo tempo, modernos, resultando em uma sonoridade ímpar.


Turma do Pagode - é um grupo que vem ganhando cada vez mais projeção no meio musical. O grupo surgiu no ano de 1996, quando o pagode romântico embalava o BRASIL e ditava a moda nas rádios e nas TVs, porém um grupo de adolescentes contrariava a moda, faziam um samba de roda com músicas antigas e com coreografias que encantavam a todos no point da cidade de São Paulo, o disputadíssimo, Consulado da Cerveja. Os meninos transmitiam em seus sorrisos o nome do grupo ARTE DE AMAR, e era evidente que o amor embalava aqueles adolescentes que se conheciam desde crianças. O grupo é composto por 8 integrantes: Leíz, Leandro Filé, Rubinho, Thiago, Marcelinho TDP, Neni, Fabiano e Caramelo. Gravou em 2010 seu DVD na casa de show Seringueira em São Paulo, com as canções "O Céu Tava lá", "Toma Jeito Coração", "A Gente já não Rola", "Camisa 10", "Quando Ela Souber" e "De Bobeira", entre outras.


Ferrugem - Batizado como Jheison Failde de Souza, Ferrugem, do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, com 27 anos traz sua paixão pelo samba desde criança, quando já ouvia o mestre Zeca, o grupo Fundo de Quintal, entre muitos bambas do samba.Depois de muito batalhar pra conseguir um tantã, aos 13 anos comprou o seu e foi à luta pra aprender sua paixão. Saia de casa escondido para frequentar as rodas de samba da região.Fã do cantor Péricles, uma de suas referências musicais começou a gravar canções próprias e interpretações de outros compositores jogando tudo que podia na internet. Começou assim, sua carreira cheia de originalidade na forma de cantar. Em 2011 surge a oportunidade de se apresentar em São Paulo. Logo cria sua própria roda, a Roda De Samba do Vila Duca, na Vila Olímpia. Dali sai à música “Meu Bem” sucesso nas rádios, principalmente em São Paulo e sul do Brasil.


Xande de Pilares - O Revelação se formou em 1992 com Xande na voz e no cavaquinho, Luciano Nascimento (tan tan), Sérgio Rufino (repique de mão), Alexandre Brasilia (pandeiro), Ronaldo Chagas (violão) e Artur Luís (reco-reco). O pagode toda quinta feira na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Abolição ficou famoso. Mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações. “Os sucessos, muitos: “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Mulher Traída”, “Coração Radiante”, “Só Vai de Camarote”, “Grades do Coração” e “ Deixa Acontecer”. Em 2014, ganhou seu primeiro samba-enredo no Salgueiro, sua escola de coração. “Gaia, a vida em nossas mãos” foi um samba nota dez e conquistou os prêmios  Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro. E Xande segue se reinventado e experimentando. O cantor e compositor, que é do elenco do programa “Esquenta!” (Rede Globo), apresentado por Regina Casé -  estreou em 2014 no cinema. Contracena com Regina em “Made in China”, filme de Estevão Ciavatta. Xande gravou  o cd “Perseverança”, seu primeiro álbum solo.
  
Arlindo Cruz - Arlindo Cruz é, com certeza, um dos maiores artistas vivos do Brasil. Descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata com Donga, Pixinguinha e Joāo da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz carrega com propriedade e orgulho o legado das religiões afro-brasileiras. Ele, mais do que ninguém, sabe da magia e da riqueza que há no som dos atabaques. No Brasil inteiro, nas cidades onde passo e vejo uma roda de samba, são as composições de Arlindo e parceiros que animam a rapaziada. Sucessos gravados desde os anos 70 são cantados um depois do outro garantindo a alegria de todos. Curioso é que só recentemente o público começou a se dar conta da grandiosidade da obra de Arlindo Cruz e, para nossa felicidade, seu nome agora está na boca do povo. Esse DVD vem celebrar a importância e a influência de Arlindo Cruz sobre gerações de músicos brasileiros. Lembro do Caetano Veloso (que nesse DVD canta com Arlindo “Trilha do Amor”) me dizendo logo depois que lhe dei o CD “Sambista Perfeito”: “Nāo consigo parar de ouvir”. E num papo com Seu Jorge (que aqui canta “Suingue de samba”) durante a gravação de “Rio Preamar” (que compusemos juntos): “Arlindo é gênio”.


Sandamí - SANDAMÍ é intérprete, compositor e percussionista. Integrou o Sambô por 11 anos como vocalista e junto com o grupo criou um novo segmento da música – o rock-samba, que hoje é influência para outras bandas e artistas. Suas apresentações são marcadas pelo carisma e versatilidade, passeia por diferentes ritmos e estilos musicais e além da performance como cantor, faz malabarismo com o pandeiro. Com o grupo Sambô se apresentou em todos os Estados do Brasil, realizando cerca de 25 shows ao mês. Em 2015 esteve em turnê internacional nos EUA com o Sambô. Em 2013 a música “Toda forma de amor”, gravada com o grupo, foi tema da novela Sangue bom, na Rede Globo e a música “Flores” compôs a trilha da mesma novela.
  
Serviços:
Nome do Evento: Samba Brasil 2016
Data: 14/08/2016
Horário: 16h
Local: Arena Castelão – Fortaleza / CE
Classificação Mínima do Evento: 18 anos

Ingressos
Arena: (R$ 55)
Frontstage:  (R$ 110)
Camarote:  (R$ 145)
Backstage: (R$ 235) -  Direito a 5 voucher de bebida, acesso aos setores pista, front e camarote e show exclusivo do cantor Sandamí (ex-vocalista do Sambô)

Vendas:

Lojas Blinclass, Lojas Kokid e Lojas Soyleh.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Dragão do Mar] Programação cultural de 8 a 14 de agosto de 2016

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar



► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo "Diário de um Louco"
Paulo Ess

Com texto do autor ucraniano Nikolai Gogol, o monólogo narra as peripécias do funcionário público Antonino Barnabé, em seus delírios e devaneios apaixonados pela filha do diretor de sua repartição. Ao observar sua apaixonada, vê que a cachorrinha dela, na porta da loja, dialoga com outro cachorro, dando margem à mente criadora de Antonino, que, por vezes, passa a ouvir e ver coisas que ainda ninguém viu nem ouviu. Ele decide então perseguir esse animal, para descobrir o que eles pensam.

A partir desses delírios, Antonino cria para si um mundo povoado de reis, na tentativa de superar a medíocre existência. Toda a peça é narrada por esse personagem. Os questionamentos sobre a burocracia, o funcionalismo público e o poder são vistos pela ótica do mais frágil, o que ambiciona tanto ser alguém. Com a decepção de ser visto ridiculamente por sua amada, ele embarca em uma realidade paralela. Em seus devaneios, sonha que governa o país, manda e desmanda em seus súditos. Mas, na verdade, ele está internado em um hospício, onde sofre fortes torturas e humilhações. Ao escrever seu Diário, Antonino mistura o real, o fantástico, o normal, o patológico e o delírio.

Dias 9, 16 e 23 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). 12 anos.


► Noite das Estrelas

Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas etc.

Dias 9 e 10 de agosto de 2016, às 19h, em frente ao Planetário. Gratuito.

  
► Golpe de Vista #22
Ciclo mensal de conversas sobre fotografia traz um tema a cada edição e convidados do meio para palestras, além de oficinas gratuitas no sábado seguinte ao encontro.

Dia 10 de agosto de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo "Soluto"
Ritmo Soul'to

Soluto perpassa por dois processos. O primeiro aborda a ancestralidade, as raízes e rituais agregados à virilidade do homem moderno até a contemporaneidade. O segundo é o químico, refletindo sobre corpos que se agregam através das experiências cotidianas, usando como base as variadas sensações relacionadas à potência do café. Uma analogia entre as diferentes vivências e personalidades que levam o indivíduo fazer suas respectivas escolhas de como resistir à pressa urbana. Com técnicas de Danças Urbanas e a sutileza regional do nordeste, o espetáculo mostra diferentes estímulos sensoriais diante da relação entre café e corpo no cotidiano.

Dias 11, 18 e 25 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). 14 anos.


► Batalha do Dragão
A Batalha do Dragão é um projeto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mediado por Erivan Produtos Do Morro, sonorizado por DJ Robson Além da Idéia e produzido por Flaviene Vasconcelos. O evento conta com o apoio da Bronx Street Culture e tem como objetivo promover o encontro de MCs para um duelo de rimas de improviso. O local escolhido para a realização do evento é o largo onde se encontra a estátua do grande poeta cearense Patativa do Assaré já proclamado o padroeiro da batalha.

A quarta edição acontecerá no dia 12 de agosto (sexta-feira), a partir das 18h, e contará com a apresentação do grupo Raciocínio Cotidiano.

Grupo Raciocínio Cotidiano
Fundado em 2014 e com influências musicais variadas, o grupo Raciocínio Cotidiano tem o segmento Gangsta como maior inspirador de suas rimas. Com letras de protesto, elaboradas com base na observação do cotidiano, valorizam a cultura e o empoderamento da juventude pobre de Fortaleza. Sempre trabalhando para fomentar a cultura de paz nas comunidades em que residem, organizam ocupações e apresentações culturais que buscam revelar conexões entre a cultura Hip Hop e as manifestações artísticas inerentes à periferia. O grupo é formado por Leonardo Bruno, Davi Anderson RC, Felipe Oliveira, Josanan Santos(DJ Profeta) e conta com a produção de Kelly Brown.

Programação
18h - Abertura das inscrições
18h30 - Apresentação Raciocínio Cotidiano
19h - Início da Batalha - com DJ Robson Além da Ideia e mediador Erivan Produtos do Morro
21h - Intervalo com apresentações diversas
21h20 - Retorno da Batalha
21h30 - Anúncio do vencedor da Batalha do Dragão e foto oficial do campeão com a crew toda reunida

Premiação
1º lugar – 3 beats e 4 gravações no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Kit Bronx
2º lugar – 1 beat e 1 gravação no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Camisa Bronx
3º lugar- 1 beat produzido no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Boné Bronx

Links
https://www.youtube.com/watch?v=Sd8exusCxWA&app=desktop
https://www.youtube.com/watch?v=lHRdwofdZF8
https://www.youtube.com/watch?v=r3fWsIUj3TY
Perfis em redes sociais:
Fanpage Erivan Produtos do Morro > https://www.facebook.com/erivan.produtosdomorro/
Twitter Erivan produtos do Morro > https://twitter.com/protdutosdomorro
Link do evento no facebook > https://www.facebook.com/events/914824731977988/?active_tab=posts

Dia 12 de agosto de 2016, às 18h, no Espaço Patativa do Assaré. Gratuito.


► Workshop de Geofilosofia & Meditação
Aula prática de Meditação & de Geofilosofia, que busca resgatar a herança cultural dos povos antigos para auxiliar-nos a viver de maneira mais consciente e inteligente, trazendo soluções milenares para problemas modernos.

Dias 12 e 26 de julho de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito. 12 anos.

Contato: 3476-9507, 98879-1422 (Oi), e 99626-1541(Tim whatsapap)
  

► Espetáculo “Isadora Omar”
Grupo Panelinha de Teatro

Porque mesmo assim, se pudesse chupar toda a água do mar separando o sal, era de frente às dunas brancas que o seu olhar contemplativo de insatisfação interior o faria mudar tudo de novo. O homem tem a esperança de não restar mais nada para começar o caminho por dentro de si.

Dia 12 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia). Livre.


► Notas – Uma Comédia de Relacionamentos
Com Edmilson Filho – Direção: Halder Gomes

Edmilson Filho está de volta aos palcos. O astro de Cine Holliúdy, depois do sucesso do seu show “Made In Ceara”, volta com a comédia Notas – Uma Comédia de Relacionamentos, baseada na sua série de postagens "Notas Sobre Elas", sucesso nas redes sociais. Em 70 minutos de show, ele vai mostrar a sua visão sobre o universo feminino e particularidades. A abertura fica por conta de comediantes diversos.

Dias 12, 13, 19, 20, 26, 27 de agosto de 2016, às 22h; e dias 14, 21 e 28 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). 14 anos.
  
► Feira da Fotografia Fortaleza

A mais tradicional feira de fotografia de Fortaleza apresenta, neste edição, palestra sobre o tema “Fine Art Nude”, além da venda de artigos fotográficos. Este assunto vem se tornando um grande viés artístico para fotógrafos, apreciadores da arte fotográfica e colecionadores de imagens nos últimos anos. O corpo mostrado deixou de ter a conotação pornográfica para se tornar uma arte moldurada pela luz. Para tanto, galerias pelo mundo inteiro promovem grandes exposições desta arte fascinando os apreciadores do corpo humano em sua essência. Para abordar o tema, o convidado é o fotógrafo Galba Sandras, que iniciará a fala às 17h, no Auditório do Dragão.

Sobre o convidado

Nascido em Fortaleza, Galba Sandras iniciou seu interesse pela fotografia ainda aos 17 anos. Em 1981, ele foi morar em Seattle, no estado de Washington, EUA, onde teve educação formal em Fotografia. Enquanto estudava fotografia comercial no Seattle Central Comunity College, atuou em grandes laboratórios locais desempenhando várias funções.

Em 1987, logo que concluído os estudos deu início à carreira atuando principalmente na área de moda e ilustração publicitária. Em pouco tempo, foi reconhecido pelo seu talento e teve a oportunidade de trabalhar em diversas cidades como Chicago, São Francisco, Kansas City, Atlanta e Nova York, onde permaneceu por dois anos antes de retornar a Fortaleza, onde está desde 1996, dando continuidade ao trabalho na área de moda e ilustração publicitária.

Paralelamente ao trabalho comercial, Galba vem desenvolvendo um trabalho autoral de Fine Art Nude Photography e Fotografia conceitual.

Dia 13 de agosto de 2016, das 14h às 18h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.
Palestra, às 17h, no Auditório. Gratuito. 16 anos.


► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar. Nesta edição, confira o Duo Abayomi, formado por Egidio de Oliveira e Jordão Luz. A dupla apresenta uma proposta de músicas autorais e interpretações influenciadas pela música brasileira e pelo jazz, com variedades rítmicas do nosso país e improvisações jazzísticas. Outra característica do duo é trazer caminhos harmônicos e melódicos originais descobertos pela relação autodidata com a música. Assim, a musicalidade de cada integrante do grupo torna-se uma experiência íntima e profunda, manifestando a intuição no próprio instrumento e na música, indo além de técnica e teoria.

Dia 13 de agosto de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► 3º Festival de Circo do Ceará – Festival Internacional de Artes Circenses

Começa no próximo dia 12 de agosto, em Fortaleza, a maior programação de arte circense internacional do Norte/Nordeste, com 80 espetáculos do Brasil e do exterior, em 10 municípios, entre eles, Fortaleza, da Região Metropolitana e Sertão Central.
A abertura do evento, no dia 12, no Cineteatro São Luiz, terá a apresentação do espetáculo La Naturaleza Rota, com o artista argentino Tuto Tul, às 19h. Mais cedo, a partir das 17h, na Praça do Ferreira, terá o espetáculo de rua Ao Divagar se vai longe e de bicicleta, mais ainda.., com a Cia. UmPédeDois, de Porto Alegre/RS.

A programação continua em Fortaleza, nos dias 13 e 14 de agosto, na Praça Verde Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sempre a partir das 17h. Depois, segue para os municípios Aracati/Canoa Quebrada (17 a 19/08), Itapipoca (20 e 21/08), São Gonçalo do Amarante (25 e 26/08) e Paracuru (27 e 28/08).

Recorde
Este ano, o festival recebeu em 230 propostas de toda a parte do Brasil e do exterior, através de Convocatória. Um recorde como acontecerá com a quantidade de espetáculos, oficinas e projetos especiais selecionados para os dez municípios.

A programação oficial da terceira edição do Festival de Circo do Ceará conta com 66 apresentações, 14 oficinas e 01 exposição num total de 80 performances distribuídas em Quixeré, Fortaleza, Canoa Quebrada, Itapipoca, São Gonçalo e Paracuru, além do encontro “O Protagonismo Feminino no Circo”. A programação chega a mais quatro municípios (Redenção, Itaitinga, Maranguape, Guaiuba) em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste através do programa Arte Itinerante e Programa Cultura Infância, com mais 14 espetáculos e 4 oficinas.

As oficinas do programa “Luz no Picadeiro”, outra atração muito procurada pelo público e profissionais que atuam na atividade circense, acontece no período do evento e as inscrições começam a partir do dia 25 de julho no site do festival.

O Festival
A terceira edição do Festival de Circo do Ceará – Festival Internacional de Artes Circenses é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, com parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste, apoio da Coelce (Companhia Energética do Ceará), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura.

O circo ainda é um dos meios de entretenimento mais fantásticos e incríveis que se possa apreciar. Não é à toa que se fala no “espetacular, o grandioso, o inigualável mundo do circo” porque o circo é tudo isso mesmo. A atmosfera que se cria dentro de um circo é única e cheia de emoções que vão do medo à alegria com uma boa dose de entusiasmo.

O circo tem o poder de gerar expectativa no público que está ali para ver o incrível, o inacreditável. A programação vai trazer momentos de como o Circo se aproxima, encanta e forma gerações há séculos no Brasil e no Mundo, através da ação feminina e da família desde os ensaios, o gerenciamento do circo, na formação cidadã.

O objetivo do Festival de Circo do Ceará é desenvolver atividades que promovam as artes circenses, principalmente que preparem os circos para ofertar entretenimento saudável com qualidade artística e segurança para artista e público.

Para o público que vem assistir aos espetáculos fica reservada a surpresa e toda magia que só o circo é capaz de oferecer. Programação gratuita em todos os espaços.

Programação

/// Dia 13 de agosto | Sábado
Local: Praça Verde do Dragão do Mar

18h – Charanga (CE)
18h30 – Magias / Cia. Teatral Turma do Biribinha (AL)
19h30 – Homem Banda / Cia. UmPédeDois (RS)
20h10 – Fuerza Capilar / Ilé Pastorino (Arg)
20h30 – Cadeira Acrobática / Leandro Grahl (RS)
20h45 – Ni tu, ni yo...embazado en una historia de amor / Circo Franela (Arg)
21h30 – Hula Gula / Andrea Toscano (Mex)
21h45 – Cama de Gato / Guilherme Lazari (RS)


/// Dia 14 de agosto | Domingo

Local: Praça Almirante Saldanha
17h – O Lançador de Foguetes / Grupo de Teatro de Pernas pro Ar (RS)

Local: Espaço Patativa do Assaré
17h30 – Tecido Acrobático / Tainá Calvo (CE)

Local: Praça Verde
18h – Charanga (CE)
18h30 – Autômato. Programado para Brincar / Orlângelo Leal (CE)
19h – Cubo Latino Americano / Márcia Santos e Linda (CE)
19h15 – Interações / Mágico Rossini (MG)
20h – Las Martas (Arg/Chi)
20h15 – Circo de Bolsillo / Cia. Tuto Tul (Arg)
21h – Trapézio Fixo / Leandro Grahl (RS)
21h15 – Inka Klown Show / Circo Rebote (Per)

Dias 13 e 14 de Agosto de 2016, a partir das 17h, na Praça Verde, Praça Almirante Saldanha e Espaço Patativa do Assaré. Gratuito.


► Espetáculo “O tempo de um cigarro”
Grupo Panelinha de Teatro

Desejos, inspiração, devaneio, delírios, loucura, momentos de respiração, fluxo, repetições, fumaça, microfones, pausa, pausa, pausa, repetições, inspiração, delírios, desejo, faltas de ar, cigarro, outro cigarro, repetições, fluxo, desejo, isqueiro, relógio, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses... Cigarro, desejo, fluxo, microfones, pausa, cigarro, café, café, desejos, papel em branco, papeis no chão, quadro, fumaça, pensamentos, momentos de... Cigarro! Tempo! Desejo! Não, não... Não, não... Não, não... Não, não... Um homem com um dilema: Fumar ou não fumar?

Dias 13, 26 e 27 de agosto de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia). 16 anos.


► Monkee Fest

Com pouco menos de um ano desde o lançamento do seu primeiro EP e quase um ano desde a sua formação, os Mad Monkees já contam com feitos e realizações normalmente conferidos a bandas com mais tempo de estrada. Agora estão indo para São Paulo para gravar um álbum produzido pelo produtor musical Miranda.

Apesar de esforços e incentivos de todos que acreditam na gravação e produção deste álbum, os macacos ainda precisam de uma ajuda financeira para concretizar este salto quântico.

Sensibilizados pela oportunidade, amigos, conhecidos e desconhecidos, cada um da sua forma e possibilidade, resolveu ajudar os macacos viabilizando a realização do Monkee Fest, um festival de rock autoral e independente para captação de recursos. Ou seja, todo resultado da bilheteria será destinado para a gravação do álbum.

No Line Up, além dos protagonistas Mad Monkees, apresentam-se também as bandas Facada, Jack the Joker e Swan Vestas.

O Monkee Fest é um festival idealizado pelos Mad Monkees, apoiado pelo Instituto Dragão do Mar, pela Balta Som; Pepeu (técnico de som), Max Leguiza (projeção audiovisual) e Sérgio Ribeiro (roadie).

Dia 14 de agosto de 2016, às 17h, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia).


► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.

Dia 14 de agosto de 2016, às 18h, no Auditório. Gratuito.


// TODA SEMANA NO DRAGÃO

► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar.
Todos os sábados, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.
  

// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Nos Limites do Oceano Cósmico, às 19h
"Nos Limites do Oceano Cósmico" é uma sessão surpreendente, além de rica em animações com imagens digitais projetadas em toda a cúpula do planetário. A sessão faz uma alusão às perigosas viagens marítimas de antigamente, onde velejar até a "borda do mundo" era algo temido e perigoso. Mas os corajosos Colombo e Magalhães fizeram a tal viagem e descobriram que a Terra é redonda. A apresentação leva o visitante a uma viagem no tempo e espaço até os limites do Universo, descobrindo sua estrutura e também a nossa própria gênese. É uma fascinante viagem através de impressionantes efeitos especiais em animações de imagens digitais.


//// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE

► Exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”

Maciej Antani Babinski (Varsóvia, 1931) é uma lenda viva da arte brasileira. Viva o Ceará que o acolheu e agora desfruta da boa arte produzida por este pintor, gravador e aquarelista que se agiganta ao falar do périplo que percorreu até chegar a Várzea Alegre, onde além de uma família sertaneja ele encontrou o imaginário que o fez pintor.

Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará” celebra a vida e a arte deste artista que, aos 85 anos, se reinventa a cada novo dia.

O artista que conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Darel Valença Lins, nos primeiros anos vividos no Brasil, no Rio, e anos mais tarde em São Paulo, com Wesley Duke Lee e Evandro Carlos Jardim, dentre outros expoentes da história da arte brasileira, há 25 anos deixou-se encantar por Lidia, e com ela fincou âncora no Sítio Exu, a poucos quilômetros do centro de Várzea Alegre.

Babinski abriu o seu ateliê para a nova paisagem e a nova figuração do entorno. A este sinal verde, uma corrente migratória humana adentrou, se fazendo presente, impondo-lhe cores novas e ardentes, e exigindo-lhe espaços em crescente expansão. O grafista cedeu ao canto da sereia sertaneja. As dezenove pinturas que deságuam na nova exposição foram todas produzidas após as suas últimas exposições em Fortaleza, no Sobrado Dr. José Lourenço, e em São Paulo, no Museu AfroBrasil, em 2012.  Marcadamente cearenses, são também as 31 gravuras realizadas na técnica da água forte, no seu belo e exemplar ateliê instalado no Sítio Exu.

Para Babinski, “essa exposição é um agradecimento ao ‘novo de sempre’ que encontrou na natureza e no povo do sertão cearense, que fez seu trabalho se desenvolver gradualmente através de um sentido mais humano. É de certa forma o meu agradecimento ao Ceará e ao Brasil, que me tornaram talvez um pouco mais uno e claro”.

O artista, gentilmente, ainda agradece à equipe que viabilizou a mostra: “Também devo agradecer o apoio integral das pessoas que trabalharam para botá-la na parede. Obrigado”, diz.

Em cartaz até o dia 4 de setembro de 2016, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Exposição “Vaqueiros” [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.
  

// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

► Exposição “Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural”

De 23 de junho a 28 de agosto, o Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibem a exposição itinerante Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, com 18 obras nacionais representativas de videoarte que perpassam os últimos 40 anos do gênero no Brasil. Com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, os trabalhos compõem um recorte deste acervo do instituto e trazem a Fortaleza cinco obras recém adquiridas: a video-performance inédita Ordinário, realizado em 2013, por Berna Reale, mais dois trabalhos de Paulo Bruscky, um de Paulo França e mais um de Letícia Parente.

Esta obra de Berna representa um marco em sua carreira, pois foi uma das que apresentou na 56ª Bienal de Veneza, cuja participação a projetou como uma das maiores artistas do Brasil na atualidade. Além de Ordinário, o Centro Dragão do Mar recebe com exclusividade nesta itinerância, outras quatro aquisições recentes do Itaú Cultural: Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) de 1979 e Xeroperformance (xerofilme), de 1980 realizadas por Paulo Bruscky; After a deep sleep (Getting Out), de 1985, com autoria de Rafael França e Marca Registrada, de 1975, assinada por Letícia Ramos.

Antes de Fortaleza, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural passou por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e no próprio instituto em São Paulo. Para cada uma destas cidades, o curador Roberto Cruz preparou um recorte diferente e o Ceará é a primeira itinerância fora de São Paulo a receber as novas obras da coleção.

A exposição

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural ocupa os dois principais salões do o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os pisos superior e inferior. No primeiro, há produções que resgatam a importância da produção pioneira de audiovisual, trazendo à tona a força inventiva de filmes e vídeos históricos do acervo. Neste espaço estão trabalhos das décadas de 1970 e 1980, em VHS, Super 8, 16 mm e portapack, recuperados e remasterizados, de Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Rubens Gerchman e Anna Bella Geiger. “Os próprios autores haviam esquecido de grande parte desse material, como Homenagem a Steinberg – Variações sobre um tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1, de Leirner, que estava perdida em sua casa, e fizemos o restauro e a remasterizacão”, conta Roberto Cruz.

Conforme explica o curador, essa foi uma fase difícil para os artistas por não existir um mercado que pudesse dar visibilidade a este tipo de produção, em primeiro lugar. Também porque o cenário cultural brasileiro estava fortemente submetido à censura imposta pelo regime militar. “Os filmes e vídeos mais originais e inventivos, realizados neste contexto, permaneceram durante muito tempo desconhecidos do público e praticamente abandonados nas gavetas dos estúdios e ateliês dos próprios artistas.” A década de 1970 foi determinante para a produção audiovisual no Brasil e no mundo. Foi a partir deste período que, pela primeira vez, a arte contemporânea se aproximou do campo do cinema e do vídeo e assim, artistas visuais passaram a transitar por estas áreas com obras experimentais.

Ainda no piso superior, a exposição segue com obras mais atuais, como Planeta Fóssil, que é uma projeção de 2009, de Thiago Rocha Pitta, além das duas obras recém-adquiridas para a coleção de autoria de Paulo Bruscky, Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) e Xeroperformance (Xerofilme).

A segunda parte da mostra, instalada em todo o piso inferior joga o foco em obras contemporâneas realizadas a partir de 1990 até os dias atuais por uma nova geração de artistas. Esses trabalham com o audiovisual, têm inserção no mercado e o usam como suporte para criar sons, imagens e linguagens muito particulares.

“Nesse caso, selecionamos os trabalhos com base na sua representação antológica e na forte questão mercadológica que representam atualmente”, conta o curador. Nesta categoria e por apresentarem modos originais de trabalhar a imagem em movimento, destacam-se criações de Eder Santos, Cao Guimarães, Brígida Baltar, Thiago Rocha Pitta, Rivane Neuenschwander, Gisela Motta e Leandro Lima, Sara Ramo, Luiz Roque, além dos trabalhos novos de Berna Reale e de Rafael França.

Roberto Cruz é consultor da Coleção de Filmes e Vídeos do Itaú Cultural e assinou a curadoria de Cinema Sim: narrativas e projeções (Itaú Cultural, 2008); Fluxus 2011 (Oi Futuro - BH); Fluxus Black and White (Oi Futuro - BH, 2012) Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos (em São Paulo e itinerâncias).

Coleção
A Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos de Artistas começou a ser formada em maio de 2011, com o seminário Filme, Vídeos e Arte: Compartilhando Experiências. O encontro aconteceu no Itaú Cultural e representantes de centros culturais e galerias, colecionadores e especialistas debateram sobre melhores práticas voltadas para constituição de acervos e das metodologias de conservação e difusão de obras de arte audiovisuais. A partir disto, o instituto passou a organizar o acervo consciente da importância dessa produção pioneira no país, e, fundamentalmente, de sua conservação, valorização, preservação e difusão. A iniciativa é inédita no Brasil onde não se tem notícia de outras instituições culturais que possuam esse tipo de coleção, que traz ao observador a força inventiva destas imagens.  Atualmente,  o acervo de videoarte do instituto possui 20 obras:

1.         Partida (2005), de Alberto Bittar
2.         Passagens #I, (1974), de Anna Bella Geiger
3.         Ordinário (2013), de Berna Reale
4.         Coletas, (1998 /2005), de Brígida Baltar
5.         El Pintor Tira el Cine a la Basura (2008), de Cao Guimarães
6.         Memória – Cristaleira (2001), de Eder Santos
7.         Cinema (2009), de Eder Santos         
8.         Amoahiki – Árvores do Canto Xamânico (2010), de Gisela Motta e Leandro Lima
9.         Marca Registrada (1975), de Letícia Parente
10.       Mar (2008), de Letícia Ramos          
11.       Projeção 0 e 1 (2012), de Luiz Roque
12.       Homenagem a Steinberg – Variações Sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1 (1975), de Nelson Leirner
13.       Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) (1979), de Paulo Bruscky
14.       Xeroperformance (xerofilme), (1980), de Paulo Bruscky
15.       After a deep sleep (getting out), (1985), de Rafael França
16.       A arte de Desenhar (1980), de Regina Silveira
17.       Sunday (2010), de Rivane Neuenschwander e Sergio Neuenschwander
18.       Triunfo Hermético (1972), de Rubens Gerchman
19.       Translado (2008), de Sara Ramo
20.       Planeta Fóssil (2009), de Thiago Rocha Pitta                                             

Em cartaz até dia 28 de agosto, no MAC-CE. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.


// MULTIGALERIA

► Exposição “Faz de Conta Que Morri”
Artista: Ivan Ferraro

A exposição é uma retrospectiva da obra de Ivan Ferraro, com trabalhos produzidos nos anos de 1996 a 2016, entre as cidades de Fortaleza e Berlim, na Alemanha. São 89 peças, entre pinturas, desenhos, colagens, fotogramas e objetos em diversos meios e materiais que subvertem espaço e tempo em verdadeira celebração da vida em soluções imaginárias.

Inspirado em poema de Mário Quintana, o título da exposição nos remete a ver a obra como legado de um famoso desconhecido: o artista. Como leituras de universos distintos e diversos, invocado com o desconhecido, vivenciando materiais e cores como um contendor, o conflito é a constante no artista. O velho, o luxo, o feio, o novo, o lixo, o belo. São muitos fora do retrato, dentro da cidade, com identidade e sem nome.


Em cartaz até dia 21 agosto de 2016. Visitação de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.