Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Municípios – CE] Bank of America Merrill Lynch e Instituto Brasil Solidário lançam projeto inédito de jogos educativos em educação financeira

  
Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir, chegam como projeto piloto de educação financeira nas escolas públicas de Beberibe, Pindoretama e Cascavel



 
Alunos do fundamental I e II de escolas públicas do município de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, farão parte de um projeto piloto do Bank of America Merrill Lynch e apoio do Instituto Brasil Solidário com foco em desenvolver, nos estudantes, habilidades em educação financeira de forma lúdica e interativa. Serão distribuídos cerca de 2 mil jogos para mais de 90 escolas da região. A expectativa é alcançar em torno de 20 mil alunos, que por meio desse material,  possam potencializar habilidades importantes para a vida financeira, como planejar, julgar, decidir, poupar, escolher e identificar e lidar com riscos e oportunidades.

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. A intenção é unir o entretenimento à uma ferramenta que serve de complemento nas disciplinas já vistas em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro pessoal, seja em sua rotina pessoal diária, em família ou visando uma possibilidade futura de empreender.

Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado. Entendemos serem estes conceitos fundamentais capazes de por si mesmos aumentar a qualidade do comportamento financeiro e instigar os alunos a buscarem conhecimento mais aprofundado sobre planejamento financeiro em momento propício a cada um deles.

Para os alunos entre 6 a 10 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes entre 10 e 14 anos, receberão o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.



Evento de Lançamento e Avaliação de Impacto

O evento de lançamento da implementação dos jogos nas escolas, acontece no próximo dia 12 de junho, com a presença de gestores e educadores dos três municípios, além de representantes do Bank of America Merrill Lynch. O evento será realizado de 8h às 17h, no auditório Nautilus, do Hotel Parque das Fontes, em Beberibe/CE. Na ocasião, além da entrega formalizada do material que será aplicado na rede de ensino, professores e estudantes terão uma primeira amostra da proposta teórica e conceitual dos jogos.

Para o evento de lançamento, foi pensada uma programação com especialistas na temática chave do jogo. Durante toda a manhã o público poderá tirar suas dúvidas com os convidados e terão a oportunidade de participar de uma palestra de capacitação sobre finanças pessoais, ministrada pelos professores do Curso de Administração da DEVRY FANOR, Andson de Freitas Viana e Glauber Cunha, que darão dicas de planejamento e organização financeira para alcançar metas de curto, médio e longo prazo. Para completar a manhã de formações, o evento contará ainda com a presença da especialista em educação para sustentabilidade e autora de oito livros sobre educação financeira, Andyara de Santis, que fará uma apresentação sobre educação financeira dentro do planejamento curricular.

No período da tarde está programado um treinamento e a primeira aplicação dos jogos com os educadores que participarão do seminário “Educação e Habilidades Financeiras”, formando grupos de rodadas intermunicipais. Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, essa primeira etapa de implementação nas escolas, tem o intuito de realizar um teste de avaliação, que de acordo com os resultados, permitirá uma maior abrangência de distribuição dos jogos em outras cidades e até regiões do Brasil para os próximos anos.

“Estamos na fase de formação de um grupo controle para a avaliação de impacto precisa da proposta do jogo, então, queremos ter um retorno dos alunos e educadores e acompanhar essa implementação nas escolas para avaliarmos se o projeto alcançou o seu objetivo. Com esses dados, a ideia é viabilizar em maior escala esse jogo educativo para várias outras cidades”, ressalta Salvatore.

“O Estado do Ceará foi escolhido para este piloto pelos excelentes resultados do nível educacional apresentados em suas escolas públicas, além da grande receptividade a projetos de melhoria educacional. Queremos cooperar com os esforços dos professores e educadores na formação dessas crianças e jovens, contribuindo com nossa especialidade no setor financeiro”, aponta Thiago Fernandes, responsável pela área de Meio Ambiente, Social e Governança do Bank of America Merrill Lynch na América Latina. 

A estrutura e conceituação dos jogos foram desenvolvidas pelo Bank of America Merrill Lynch, com o apoio de profissionais da área de ensino e especialistas em técnicas de jogos. O Instituto Brasil Solidário atua como parceiro nessa iniciativa, com a missão de trabalhar a metodologia dentro das escolas e formar os educadores para o maior aproveitamento da proposta principal do jogo. A fase de avaliação e monitoramento segue até abril de 2018, onde serão mensurados os resultados com os estudantes, para só então ser mobilizadas melhorias dos jogos com bases nos aprendizados da avaliação e uma produção em maior escala, para outras escolas do território nacional.




Sobre o Bank of America Merrill Lynch

Parceiro do IBS desde 2016, o Bank of America é uma das principais instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas e dos países em que está presente por meio do poder das conexões. Para isso, adota uma estratégia de crescimento responsável, com foco nas necessidades dos clientes, em um criterioso controle de riscos, visando à sustentabilidade em longo prazo.

Bank of America Merrill Lynch é a marca para os negócios de banco comercial, investimentos e corretora, sendo um dos líderes globais também nesses segmentos. Na América Latina, possui escritórios em seis países, entre eles o Brasil, e atua no aconselhamento financeiro de empresas e investidores institucionais.

As ações de responsabilidade corporativa do Bank of America Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico e arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e para toda a sociedade.



Participação da DEVRY - FANOR

Uma das parceiras do IBS no Ceará, a DeVry | Fanor iniciou suas atividades acadêmicas, em Fortaleza, no ano de 2001. Hoje, são 43 cursos de graduação e oito de pós-graduação, nos campi Dunas e North Shopping. É a faculdade que mais cresce no Ceará.

Por meio de um projeto acadêmico inovador, os alunos têm acesso a uma série de benefícios e programas como: intercâmbio para os EUA e curso de inglês subsidiado. A Fanor hoje também conta com o Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI) que é um núcleo de experimentação. Um lugar onde os alunos têm a chance de vivenciar situações reais de mercado, ainda dentro da faculdade, sendo preparados para as adversidades ocorridas no cotidiano de uma organização, agregando a eles grande diferencial pessoal e profissional.

No projeto, educadores e alunos do curso de administração e integrantes do Centro de Empreendedorismo e Internacionalização CEI estarão acompanhando a aplicação dos jogos nas escolas trazendo para dentro do ambiente acadêmico a experiência prática frente a um projeto desse tipo.

As ações do Instituto no Ceará e no Nordeste, no ano de 2017, contam ainda com financiamento de: Instituto Samuel Klein, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch. Além deles, apoiadores pessoa física também realizam investimentos via leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet).



Perfil – Palestrantes do Seminário “Educação e Habilidades Financeiras”

Andyara de Santis

Mestre em educação (PUC-SP), Andyara de Santis é autora dos livros El Valor de Las Cosas, coleção didática com 5 volumes para educação primária e secundária da Ed. Santillana, (2016), Lições de Valor, livro didático para ensino fundamental II da Editora Moderna (2014), Liberdade financeira ao alcance de todos, da Editora Senac (2014), Educador financeiro: um novo sentido ao papel do bancário na sociedade, da Editora Appris (2014), e do blog Comunidade Consciente.

Consultora no Projeto de Educação Financeira para Adultos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) conduzido pela Associação de Educação Financeira do Brasil em parceria com os órgãos do Sistema Financeiro Nacional e os Ministérios da Educação, Previdência, Fazenda, Justiça, Desenvolvimento Social e Combate à Fome.



Andson de Freitas Viana

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Evolutivo (2005), especialização em Controladoria pela UFC/ ACEP (2009) e mestrado em Economia com foco em Finanças pela UFC - CAEN (2012). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Orçamentária, Custos, Economia da Saúde e Controladoria em empresas financeiras e em operadoras de planos de saúde. Atualmente, proprietário da FV Planner Consultoria e professor das faculdades Fametro e Fanor dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Engenharia da Produção.



PROGRAMAÇÃO

7:30h – CREDENCIAMENTO

8h – CAFÉ DA MANHÃ – BOAS VINDAS

8:30h – ABERTURA DO SEMINÁRIO

9:30h – Palestra “A Educação Financeira no Brasil e a Estratégia Nacional de Educação Financeira” - ANDYARA DE SANTIS

10:20h – Palestra “Finanças Pessoais e Planejamento” - DEVRY FANOR - PROF. ANDSON DE FREITAS VIANA E PROF. GLAUBER CUNHA

11h – PERGUNTAS

14h – PIQUENIQUE E BONS NEGÓCIOS

ü  Apresentação e metodologia geral para uso dos Jogos

15h – VAMOS JOGAR!

ü  Rodada de jogos – Piquenique

ü  Rodada de jogos – Bons Negócios

16:30h – DEBATES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

ü  Apresentação do uso de sequencias didáticas com os jogos

ü  Café com prosa sobre as perspectivas dos jogos

17h – PERGUNTAS E ENCERRAMENTO



SERVIÇO

Lançamento dos Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”

Data: 12 de junho

Horário: 8h às 17h

Local: Hotel Parque das Fontes (Auditório Nautilus) – Beberibe/CE



Nenhum comentário: