Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 8 de outubro de 2017

Dragão do Mar] Programação cultural de 9 a 15 de outubro de 2017

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.
Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h.
Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.
  

► GOLPE DE VISTA [fotografia]

Nesta edição do Golpe de Vista, Ademar Assaoka, idealizador e editor da revista Mandacaru, falará sobre a importância dos ensaios e da edição fotográfica atrelada à revista e a uma pesquisa que vem desenvolvendo. Participarão da mesa de debate Silas de Paula, premiado fotógrafo e professor da UFC; e Markos Montenegro, fotógrafo e fundador da Travessa da Imagem.
O Golpe de Vista é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará. A ação consolida, há dois anos, uma série de encontros mensais, em que convidados e público trocam experiências sobre imagem e artes visuais, com ênfase na fotografia e seus desdobramentos. A iniciativa aprimora os conhecimentos fotográficos de forma coletiva, fomenta estudos, intervenções e discussões, além de destacar os novos atores visuais através do formato fotoclubista.

Sobre Ademar Assaoka
Assaoka é jornalista editor e diretor de arte, trabalhou nas principais revistas e jornais em São Paulo. Ganhou diversos prêmios e tem seus trabalhos publicados na revista Print - America’s Graphic Design Magazine. Em 2012 foi ganhou o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte.
Foi curador das exposições fotográficas: Encontros de Agosto, Sobrado Dr. José Lourenço, Fortaleza CE, 2014; Caminho das Abelhas, Espaço Cultural Correios, Fortaleza CE, 2015, Cococi, Dragão do Mar, Fortaleza CE, 2016 e Sereias, Espaço Cultural Correios CE, 2016. E editou a revista Olho de Peixe.

Silas de Paula
Fotógrafo capixaba, adotou o Ceará há mais de quarenta anos. É doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra e professor do Instituto de Cultura e Artes – ICA da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa em Cultura Visual do Programa de Pós-graduação em Comunicação – PPGCOM/UFC. Co-fundador do IFoto, em Fortaleza, participou da organização e curadoria de todas as mostras do DiVerCidade, no Ceará. Tem dois livros publicados, artigos em revistas científicas e jornais e fez várias exposições. Os prêmios mais relevantes são: Marc Ferrez de Fotografia, Leica/Consigo e Nikon International Photo Context.

Markos Montenegro
Descobriu a fotografia aos 16 anos após ingressar na universidade de publicidade e propaganda. Dos 17 aos 22 anos se especializou em fotografia subaquática de esportes extremos. Em 2004 foi para Europa aprofundar no estudo das artes visuais. Em 2006 se especializou em fotografia e design na Escola Superior de Design da Catalunha (Espanha). Mestre em fotografia e arte pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, é fundador e diretor da Travessa da Imagem, primeira escola da fotografia do Ceará. Com diversos prêmios e exposições coletivas e individuais no currículo, vive, hoje, por e pela fotografia.

​Sobre a Revista Mandacaru
A revista Mandacaru é uma publicação de cultura e inserção social. Um conceito que existe e acontece em vários países no mundo com mais de 140 publicações, inclusive em várias cidades no Brasil. Recentemente lançada em Fortaleza, a Mandacaru traz propostas inovadoras para o crescimento e a valorização da fotografia do Ceará.

/// Dia 11 de outubro de 2017, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE [cinema]
MOSTRA CINEMA E RESISTÊNCIA
2017 e o tempo do recuo, da involução, do retrocesso. O olhar à paisagem estertora o corpo diante do poder do estado que também agoniza. O monstro gigante pisotea a esperança. Escutamos o temor. Corram? Brotam ameaças totalitárias às liberdades individuais. A ignorância tem dentes afiados e deixa escorrer a gosma do preconceito e do moralismo nas mãos brancas da desinformação. A cavalaria já está a postos. Calem-se, rebatem.
A liberdade de expressão e o direito ao amor livre estão sendo sufocados. Onde fica mesmo a saída? Precisamos de uma arma ou de uma flor? Luz no obscurantismo do País. E sabedoria, clama o pulso. Nada de bandeiras nem estacas, o que queremos é um grito. Um grito que nos acorde. Mas atenção! Estejamos de pé com o sangue ativo e vibrante na pele de todas as cores. Precisamos ter olhos firmes pra este sol, para esta escuridão. Somos todos imigrantes e índios, espelhem-se. Queremos o grito que despertará o coração dos guerreiros. É preciso forçar a mudança.
A arte injeta valentia: transformem-se. Atentos e fortes. Não temos tempo de temer a morte. Como diz o filósofo, o que importa são os incontáveis pequenos atos de pessoas desconhecidas. Façamos história. A Mostra Cinema e Resistência pede passagem e aterriza em Fortaleza como um grito por transformação. Levantamos asas a cineastas que criam na busca de um mundo mais justo e livre. Sintam-se abraçados, pois o caminho é um só: amar sem temer. Façamos ecoar essa voz.


PROGRAMAÇÃO

09/10 - Segunda-feira
AMEAÇADOS
de Julia Mariano
Documentário, 22 min, Brasil-RJ, 2012

TODOS VOS SODES CAPITANS
de Oliver Laxe
Ficção, 78 min, Espanha, 2010
https://www.youtube.com/watch?v=gsresglM-so

10/09 - Terça-feira
OS CUIDADOS QUE SE TEM COM O CUIDADO QUE OS OUTROS DEVEM TER CONSIGO MESMOS
de Gustavo Vinagre
Ficção, 20 min, Brasil-SP, 2016

A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE
de Marcos Pimentel
Documentário, 84 min, Brasil-MG, 2017
https://vimeo.com/231592850

11/09 - Quarta-feira
ZAMA
de Lucrecia Martel
Ficção, 120 min, Argentina | Brasil, 2017
https://www.youtube.com/watch?v=Txrlcy2893Q

// De 5 a 11 de outubro de 2017, às 19h30, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Acesso gratuito.


► FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ – TIC

Um festival para todas as infâncias. Com esse conceito o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará chega à 7ª edição realizando 40 sessões gratuitas de espetáculos de artistas de diversos países. Com uma programação que mescla diferentes linguagens, estéticas e dramaturgias para todas as idades, o festival acontece de 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral. O acesso é gratuito.
Do exterior, os espetáculos serão apresentados por artistas da Bélgica, Bósnia, Dinamarca, Espanha, Israel, Itália e Peru e as atrações nacionais são do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Distrito Federal. A França também estará presente com a Mostra TIC na Tela, que acontecerá nos dias 7, 8 e 12 no Cinema do Dragão, com a exibição de curtas de animação produzidos na França. Serão cinco sessões destinadas a crianças com até 6 anos e cinco sessões para crianças a partir de 6 anos.
Com essa diversidade dos palcos, o TIC tem a proposta de oferecer uma mistura de atrações artísticas de qualidade para todos os gostos, como uma salada de frutas, cheia de cores, texturas e sabores, pronta para proporcionar ao público inúmeras sensações.
Esta edição do TIC se propõe ser como uma zona livre para a diversidade nos palcos e na plateia. Sobre a escolha do tema “Um festival para todas as infâncias”, os idealizadores e diretores do TIC, Osiel Gomes e Emídio Sanderson, detacam: “Somos todos um só povo, mas somos todos plurais. Carregamos diferenças em nossos corpos, nas nossas formas de ser, de habitar o mundo, de nos relacionar e celebrar. Num mundo onde somos forçados a nos encaixar a um padrão, ser diferente não é uma tarefa fácil. Envolve um processo de aceitação de nós mesmos, da nossa família, de nossos amigos e da sociedade”.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturagua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Feccomercio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.

Programação

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

10/10/2017 (terça-feira)

9h* e 14h* - Alika e o mundo às avessas - Grupo Bricoleiros (Ceará)
Recomendado para todas as idades
Sessão com audiodescrição e libras
Local: Teatro Dragão do Mar

11/10/2017 (quarta-feira)

19h - Ovelha Negra - Cia Pequod (Rio de Janeiro)
Recomendado para todas as idades
Local: Teatro Dragão do Mar

12/10/2017 (quinta-feira)

9h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças com até 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

10h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças com até 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

11h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

15h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças com até 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

16h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

12/10/2017 (quinta-feira)

17h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

12/10/2017 (quinta-feira)

17h - Ovelha Negra - Cia Pequod (Rio de Janeiro)
Recomendado para todas as idades
Local: Teatro Dragão do Mar

12/10/2017 (quinta-feira)

18h - Concerto em Ri Maior - Cia dos Palhaços (Paraná)
Recomendado para todas as idades
Local: Praça Verde do Dragão do Mar

19h30 - Cantos de Casa - Badi Assad (São Paulo)
Recomendado para todas as idades
Local: Praça Verde do Dragão do Mar

sessão para escolas e projetos sociais
** sessão para creches e projetos sociais

Obs.: Os espetáculos para bebês são para um público limitado de 40 bebês e 40 adultos.

// De 6 a 12 de outubro de 2017, no Anfiteatro, Teatro, Praça Verde e Cinema do Dragão. Acesso gratuito.


► FUXICO NO BRINCANDO E PINTANDO NO DRAGÃO DO MAR – ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

O Fuxico no Dragão veio para agitar as tardes do Dragão com uma feirinha diferenciada que reúne, a cada edição, vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia. Esses designers e artesãos são novos nomes nessas áreas, encontrando no Fuxico no Dragão um espaço relevante para atingir o grande público e desenvolver seu empreendedorismo. Nesta edição, a feirinha conta com artigos infantis.

// Dia 12 de outubro de 2017, às 16h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► FEIRA DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
A mais tradicional feira de artigos fotográficos da cidade apresenta mais uma edição neste mês. Além da venda, há ainda palestras, exposição e oficinas sobre fotografia. Neste sábado, a Feira apresenta palestra do aluno/pesquisador de jornalismo Rodrigo Gadelha, que falará sobre seu processo de pesquisa, que consistiu na entrega de duas câmeras fotográficas analógicas para que um morador de rua registrasse em fotografias seu dia-a-dia. A pesquisa rendeu documentário, apresentado no Festival do Minuto, que será exibido após a palestra. A FFF realiza ainda exposição com as fotos originadas na experiência.

// Dia 14 de outubro de 2017, das 14h às 18h, no Auditório e Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA DANÇA POPULAR [dança]
ALMA NORDESTINA
Txai Cia de Danças Populares
Caboclinhos, Carcará, Ciranda e Asa branca são apenas algumas dentre outras riquezas deste solo nordestino. O princípio deste passeio cultural está seguido de uma musicalidade que nos lembra o saudoso rei do baião (Luiz Gonzaga).


A DANÇA NO CANTO DAS TRÊS RAÇAS
Cia Cordapés
O Espetáculo “A Dança No Canto Das Três Raças” tem como objetivo apresentar ao público as influências étnicas recebidas pelos Índios, Brancos e Negros e como as mesmas contribuíram para a formação das danças populares brasileiras. O intuito é despertar o interesse e a curiosidade do público espectador com relação às suas próprias origens culturais. Faremos uma viagem ao passado retratando como ocorreu a mistura das raças na dança popular desde os primórdios e como isso se modificou até o século XXI. O espetáculo é composto pelas seguintes danças: as danças de influência indígena Torém, Parintins e Caboclinhos; as danças de influência negra Axé, Lundu, Samba e Capoeira; a dança de influência branca Quadrilha; e as danças de influência mista Carimbó, Maculelê e Bumba meu boi.

// Dias 14 e 28 de outubro de 2017, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. > Gratuito > Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS [literatura]
Charlene Alencar
Histórias adaptadas do universo infantil convergem em um traçado de afeto e carinho, mediado por elementos cênicos e circenses a pedagoga Charlene Alencar cria uma experiência de leitura protagonizada pela criança.

// Dia 15 de outubro de 2017, às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► FUXICO NO DRAGÃO – ESPECIAL TATUAGENS
O Fuxico no Dragão veio para agitar as tardes de domingo com uma feirinha diferenciada que reúne, a cada edição, vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia. Especialmente nesta edição, haverá ainda tatuadores e expositores deste arte no espaço da feira. Esses designers e artesãos são novos nomes nessas áreas, encontrando no Fuxico no Dragão um espaço relevante para atingir o grande público e desenvolver seu empreendedorismo.

// Dia 15 de outubro de 2017, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito. Livre.

//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


//// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo passa por manutenção corretiva. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público amplo, funcionando apenas para escolas agendadas. Informações: 3488.8639 ou www.dragaodomar.org.br/planetario

//// MUSEU DA CULTURA CEARENSE (MCC)


► I Salão Universitário de Artes Visuais do IFCE [última semana]
O I Salão Universitário de Artes Visuais do IFCE surge a partir da necessidade de um evento cultural que coloque em destaque a produção artística dos estudantes de artes do Ceará, pois é de conhecimento público a grande dificuldade de participar de exposições nos espaços culturais da cidade, para quem está iniciando uma carreira artística. As obras selecionadas no I Salão Universitário de Artes Visuais serão expostas no Museu da Cultura Cearense no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
As obras inscritas são diversas dentro da linguagem de Artes Visuais e estão sendo analisadas pela Comissão do Salão de seleção e premiação composta por artistas, curadores e especialistas em artes visuais. As inscrições para participar do evento foram realizadas de forma online e restritas a graduandos de Artes Visuais que residem no Estado do Ceará. Foram selecionadas 22 obras ao todo, nas modalidades de pintura, gravura, escultura, instalação e performance.
Eis a relação dos aprovados pertencentes a duas instituições situadas no Cariri em Fortaleza, que possuem em suas matrizes curriculares cursos de arte: Adriano Morais (IFCE - Fortaleza), Anastácia Brito (IFCE - Fortaleza), Coletivo DIABA4 (IFCE - Fortaleza), Francisco Adriano (Faso) (IFCE - Fortaleza), Francisco David (IFCE - Fortaleza), Gustavo Diogénes (IFCE - Fortaleza), Ronaldo Vieira (IFCE - Fortaleza), Henrique Haroldo (IFCE - Fortaleza), Helena Vasconcelos (IFCE - Fortaleza), Isaias Nunes (URCA - Cariri) Ivy Collyer (IFCE - Fortaleza), Jorge Edinay (IFCE - Fortaleza), Magdiel (IFCE - Fortaleza), Nágila Fontenele (IFCE - Fortaleza), Narah Adjane (IFCE - Fortaleza), Natalia Costa (IFCE - Fortaleza), Rogeane Moreira (IFCE - Fortaleza), Sheryda Lopes (IFCE - Fortaleza), Tatiana Tavares (IFCE - Fortaleza), Tércia Montenegro (IFCE - Fortaleza), Williana Maciel (URCA - Cariri), Wladia Raianny (IFCE – Fortaleza).
O 1º Salão Universitário de Artes Visuais do IFCE (SUAV-IFCE) distribuirá um (01) prêmio em dinheiro no valor de R$: 1.000,00 (mil reais) e três (03) certificados de Menção Honrosa indicados pela comissão julgadora. A divulgação dos resultados da premiação e a entrega dos prêmios serão realizadas no dia 12 de setembro de 2017, às 19h, na abertura do Salão.

// Em cartaz de 12 de setembro a 15 de outubro de 2017. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


//// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ


Fechado para montagem de nova exposição.

Nenhum comentário: