Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Lançamento] Pedra Fundamental da Escola Modelo do Instituto Myra Eliane será lançada nesta quinta (12) em Caucaia

Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso 

Unidade atenderá crianças da rede pública municipal e terá educação complementar voltada à formação de valores humanos na educação infantil

A educação infantil de Caucaia terá um grande motivo para comemorar este Dia da Criança de 2017. Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, às 08h30, o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura de Caucaia lançam a pedra fundamental da escola modelo do projeto Valores Humanos na Educação Infantil, promovido pelo Instituto. Será o Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, que estará localizado no mesmo complexo onde funcionarão também o Centro de Formação Francisca Clotilde, o Centro Temático de Etnias e uma areninha esportiva. A unidade estará localizada na Rua NE-6 s/n – Araturi.

A unidade de ensino terá capacidade para atender até 600 crianças. O Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso aplicará a metodologia do projeto Valores Humanos na Educação Infantil, que segue os moldes do projeto-modelo de formação do caráter implantado pela Associação Douglas Andreani (ADA),na Creche-Escola Infantil Monte Cristo, no Parque Oziel, em Campinas (SP).

Lançado em fevereiro deste ano, o projeto Valores Humanos na Educação Infantil já está sendo aplicado em quatro municípios cearenses: Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante, contemplando 175 escolas e beneficiando mais de 19 mil alunos da rede municipal dessas cidades. Só em Caucaia, mais de 10.000 mil alunos recebem a formação complementar baseada nessa metodologia.

“Vamos lançar um projeto de excelência não só para Caucaia, mas para o Estado do Ceará. Nesse complexo, reuniremos a unidade de ensino em si, espaço para formação dos professores, uma unidade cultural e um equipamento esportivo. Isso tudo ajudará a oferecer um futuro melhor às crianças da cidade e vai melhorar a qualidade do ensino em Caucaia. A escola modelo mudará o patamar de ensino e oferecerá formação complementar baseada valores universais”, explica o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

O Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso terá pátio de atividades com 700m², 20 salas de atividades com 45m², cada, com capacidade para 30 crianças; seis salas de atividades laboratoriais para: dança, música, brinquedoteca, biblioteca, laboratório de Ciências e sala montessoriana. A unidade terá ainda teatro para 180 pessoas, refeitório para 600 refeições em três serviços; quadra poliesportiva infantil, vila, horta, pista de corrida, playground, campo de areia, chuveiro, área administrativa e banheiros.

Já o Centro de Formação Professora Francisca Clotilde será utilizado na capacitação de professores e demais profissionais que trabalham com a educação das crianças. O equipamento será utilizado para capacitação de toda a rede municipal de Caucaia. A unidade terá pátio de atividades com capacidade para até 100 pessoas em treinamento, quatro salas para até cinquenta alunos, banheiros e centro administrativo.


O Centro Temático de Etnias será espaço de preservação da cultura indígena e quilombola. Terá salão de exposição com 120m² e pátio externo com 180m². Por fim, a Areninha será composta por uma arena society, vestiário e depósito.

Valores Humanos na Educação Infantil

Lançado em fevereiro desse ano, o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” é uma parceria do Instituto Myra Eliane com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ).  Por meio dele, os municípios participantes se comprometeram a inserir nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.

O projeto já está implantado em Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Em abril, houve a capacitação com gestores municipais dessas cidades, momento em que ocorreu a formatação dos planos de implantação em cada um deles. Os conteúdos foram replicados nas cidades para professores e outros profissionais que trabalham diretamente com as crianças. Ao todo, 3084 profissionais foram treinados. Outras seis cidades já assinaram ao Termo de Ajustamento de Conduta e receberão a iniciativa em breve: Aquiraz, Barbalha, Brejo Santo, Maracanaú, Pindoretama e Redenção.

Sobre o Instituto Myra Eliane

O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.


Lançamento da pedra fundamental da Escola Modelo do Instituto Myra Eliane

Data: 12 de outubro (quinta)

Horário: 08h30

Local: Rua NE-6 s/n - Araturi / Caucaia



Nenhum comentário: