Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Municípios – Projeto] Serra de Baturité aponta com alta gastronomia de produtos locais em Mulungu


 
O SEBRAE Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Mulungu iniciou na região do Maciço de Baturité, uma programação técnica diversificada em parceria com os empreendimentos da gastronomia do trade turístico no município. Nesta sexta-feira, dia 13, às 10h, acontece a entrega de certificações aos empreendedores pelo Projeto Revitalização da Gastronomia de Mulungu na Galeria e Cafeteria Santa Demolição.

Em terras do café de sombra, de casarões históricos e paisagens coloniais, o município se prepara para revitalizar suas rotas gastronômicas com o objetivo de atrair visitantes e apostar na diversidade do agronegócio com produção e cultivo de café, hortaliças, frutas, raízes e ervas.

“A região serrana caracteriza-se por um consumo associado. A tradição cultural, gastronomia, meio ambiente, agroecologia, a rede hoteleira, constroem um ambiente privilegiado na Serra do Maciço”, afirma Fabiana Gizelle, Articuladora do Escritório Regional do SEBRAE no Maciço de Baturité.

O Chef Luciano Ferreira ministrou oficinas e consultorias ao lado dos empresários locais para compartilhar experiências e interagir com as demandas da Serra no segmento gastronômico. O Luciano também é presidente da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará. 

“Questões como valorização da cultura serrana, do consumo direto dos agricultores familiares, do manejo sustentável e inovação em cardápios devem estar associados ao planejamento global de desenvolvimento da região, buscando resultados em curto prazo como destinos turísticos que promovam o crescimento econômico do meio rural”, conclui Fabiana Gizelle.

De agosto a outubro, os empreendedores locais conheceram e aprenderam novas técnicas da gastronomia, assim, elevando os sabores e enaltecendo os produtos regionais destacados nos pratos que serão apresentados neste evento de certificação. “A valorização dessas atividades permite aos produtores e comerciantes locais não só um estímulo ao desenvolvimento sustentável, mas a consolidação de uma cadeia produtiva marcada pela pluralidade”, completa Chef Luciano.

Com foco na rota gastronômica e do café de sombra, o município de Mulungu passa a oferecer mais diversidade em pratos, turismo e na sua história. Estas inovações já alcançam a população capacitada e expectativas na geração de empregos diretos. Cerca de 50 pessoas, entre chefs locais, empreendedores e cozinheiros participaram da consultoria.


  
Mais informações
Escritório SEBRAE de Baturité
Telefone 85 3347-1570

Serviços
Projeto Revitalização da Gastronomia de Mulungu
Certificação de Chefs e empreendedores
Dia 13 de outubro às 10h

Na Galeria e Cafeteria Santa Demolição.

Nenhum comentário: