Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Oportunidade – Gratuito] Oficio da CURADORIA é tema de curso gratuito na CAIXA Cultural Fortaleza

A atividade será ministrada por cinco estudiosos e profissionais com larga experiência e que atuam em 
campos diversos da curadoria

A CAIXA Cultural Fortaleza realiza, de 24 a 28 de outubro, o curso Curadoria em cinco movimentos. A atividade se propõe a conversar sobre questões como: O que é o ofício de um curador, qual seu compromisso com os objetos que trabalha e com o seu público, quais os desafios e as potências desse ofício e como está o mercado.

Essas e outras perguntas vão ser apresentadas e debatidas por cinco curadores com larga experiência na área e que atuam em campos diversificados da curadoria: curadores de museus, independentes, de grandes exposições, temáticos ou focais, de centros culturais ou galerias. O curso é produzido pela empresa Ação & Contexto, especializada na disseminação de cultura, marca e conhecimento.

Inscrições

O curso é aberto ao público, com inscrições gratuitas. São 60 vagas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário no site www.curadoriaemcinco.com.br, informando os dados solicitados. A lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o dia 23 no site do evento e no Facebook: facebook.com.br/curadoriaemcinco. A produção entrará em contato com os aprovados.

A atividade da curadoria

O crescente interesse por curadores se baseia numa significativa mudança no cenário da arte internacional que colocou no mapa países que até alguns anos atrás figuravam na periferia desse eixo. Tal mudança acarretou no surgimento de novas bienais, galerias não comerciais, museus, centros culturais independentes.

No Brasil, o cenário é similar ao que ocorre no exterior. Os projetos artísticos e culturais possuem curadores e a profissão já é ensinada em universidades. Mas a ausência de políticas culturais sólidas é apontada como obstáculos para a consolidação da carreira do curador. No Brasil, ainda prevalecem “as afinidades eletivas, partidárias e até mesmo familiares" como critérios de contratação de curadores em detrimento da qualificação profissional desses indivíduos.

Além da abordagem em torno da profissionalização do ofício de curador, é essencial que a curadoria também seja discutida como ambiente de mediação entre artistas e público.

Os professores

Rodrigo da Silva: É doutor em História pela USP com especialização em patrimônio cultural e formado pelo curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP.

Roberto Bertani: Formado em publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da USP e doutor na mesma instituição. É curador da Fundação Nemirovsky-Pinacoteca de São Paulo, professor de artes na FAAP São Paulo e colabora com diversas instituições no Brasil e no exterior.

Cauê Alves: Mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É professor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e desde 2006 é curador do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Solange Ferraz de Lima: Doutora e livre docente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo. É diretora do Museu Paulista da USP.

Claudinei Roberto da Silva: Formado em Artes Plásticas pela ECA-USP. É ex-coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, além de professor de desenho, pintura e História da Arte no SESC SP e na Pinacoteca de São Paulo.

Serviço:
Vivência: Curadoria em cinco movimentos
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 24 a 28 de outubro de 2017
Horários: Terça a sexta, das 18h30 às 21h, e sábado, das 10h às 12h30.
Duração: 2:30 horas/aula.
Inscrições: Gratuitas, abertas até o dia 22 de outubro. Os interessados devem acessar o site www.curadoriaemcinco.com.br e preencher o formulário online com os dados solicitados. A produção entrará em contato com os selecionados, e divulgará a lista no site e no Facebook: facebook.com.br/curadoriaemcinco.
Condição: Os selecionados deverão doar 1kg de alimento não perecível
Número de vagas: 60


Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: