Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Evento] Nutep realiza Encontro Científico sobre Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação

Fortaleza irá sediar, de 9 a 11 de novembro, o Encontro Científico sobre Recentes Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce-NUTEP. O encontro será realizado no Hotel Gran Mareiro (Praia do Futuro) e tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam na intervenção de crianças de zero a 12 anos com risco e/ou transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, dentre eles paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista - TEA e Síndrome Congênita do Zica Vírus (SCZV).

Durante o encontro serão realizadas palestras, conferências e mesas redondas com profissionais nacionais e internacionais, além de minicursos com abordagem multidisciplinar em temas como Avaliação Motora; Transtorno do Espectro Autista; Paralisia Cerebral, Tecnologia Assistiva e Disfagia em bebês. O objetivo principal é promover a troca contínua de experiências e conhecimentos dos profissionais, mantendo-os atualizados com os avanços da área de intervenção precoce e reabilitação.

De acordo com o neuropediatra e diretor do Nutep, Lucivan Miranda, a intervenção precoce é de extrema importância para o desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância; quanto mais cedo a criança receber os tratamentos adequados, melhores serão as respostas e os ganho alcançados. “Até os seis anos a gente pode atuar na estimulação dos neurônios remanescentes que não foram afetados pela paralisia, por exemplo. Com isso temos um desenvolvimento muito melhor para que este paciente tenha uma vida mais autônoma”, comenta.

Hoje, o NUTEP é Instituição de referência no Ceará em assistência, ensino e produção de conhecimentos em transtornos do desenvolvimento na infância. Com uma equipe de mais de 100 profissionais qualificados em áreas específicas, o Núcleo assiste permanentemente cerca de 1.200 crianças entre zero e 12 anos, com diversos transtornos do desenvolvimento, acompanhando igualmente suas famílias.

Sobre o Nutep
Em 1987, há exatos 30 anos, surgia o Nutep – Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce – numa pequena sala do ambulatório de Pediatria da Universidade Federal do Ceará – UFC. Instituição filantrópica (CEBAS – Saúde) de direito privado, dotada de títulos de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal além de ser habilitado como Centro Especializado em Reabilitação- CER II. Inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. Está ligado à Universidade Federal do Ceará, como um Programa de Extensão, sendo mantido exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Pioneirismo
Foi o primeiro a introduzir o “Teste do Ouvidinho” no Norte e Nordeste brasileiro, há mais de 15 anos. Hoje está no mesmo nível dos países desenvolvidos no diagnóstico precoce da deficiência auditiva. Foi a primeira equipe a encaminhar e dar assistência a crianças com implante coclear. Iniciou o atendimento multiprofissional ainda na Unidade Neonatal e UTIN, propiciando um melhor prognóstico a recém-nascidos de risco. Com isso fortaleceu o trabalho em equipe.

Tecnologia Assistiva
Com o objetivo de oferecer maiores recursos de independência e melhor qualidade de vida, principalmente aos pacientes mais carentes, criou a Oficina de Adaptações e Mobiliários Adaptados em PVC (Tecnologia Assistiva). Hoje os conhecimentos adquiridos nessa área são expandidos a outras Instituições interessadas.

Capacitação constante de profissionais
Sempre foi marcante o seu papel na Graduação e Pós-Graduação. O NUTEP é ímpar na oportunidade que oferece para formação de alunos em todos os níveis. Promove cursos de capacitação e especialização nas áreas de desenvolvimento Infantil e audiologia. Mantém o programa de extensionista para os profissionais graduados tanto da UFC como de outras Universidades do nosso estado. É campo para formação das várias áreas de residência da UFC e palco de teses que têm como tema o Desenvolvimento Infantil.

A Família
No Núcleo não são apenas as crianças que são cuidadas; as atividades de apoio às famílias se dividem entre encontros, seminários e palestras para grupos de pais e/ou cuidadores. Criaram-se grupos de convivência, com o desenvolvimento de ações educativas discutindo temas integrantes da rotina das crianças com deficiência. E alguns dos temas colocados em discussão decorrem de sugestões dos próprios pais. São ainda promovidas ações globais com atividades a conseguir recursos que auxiliem o transporte de crianças não beneficiadas com o passe livre, como a realização de bazares, além de outras iniciativas visando o lazer, bem-estar e auto estima das famílias. Cada atendimento é realizado de forma única, singular, traçada para cada paciente, considerado em seu contexto familiar próprio.

Valores:

Serviço:
Encontro científico do Nutep Comemorativo 30 anos
Recentes avanços em intervenção precoce e reabilitação.
Dia: 9 a 11 de novembro
Local: Hotel Gran Mareiro-Praia do Futuro
Informações e pagamentos
www.nutep.org.br
(85) 3261-1111

mariatereza@ikone.com.br

Nenhum comentário: