Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Homenagem] Primeira-dama Carol Bezerra recebe homenagem do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce

Foto: Kaio Machado

Cerimônia será durante a abertura do Encontro Científico sobre Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação


A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, vai ser homenageada, nesta quinta-feira (09/11), durante a cerimônia de abertura do Encontro Científico sobre Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação, promovido pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep). O evento, que marca os 30 anos de atuação do Nutep, acontece de 9 a 11 de novembro, no Hotel Gran Mareiro. O encontro tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam na intervenção de crianças de 0 a 12 anos com risco e/ou transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, dentre eles paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome Congênita do Zica Vírus (SCZV).

Carol Bezerra desenvolve seus projetos com foco na primeira infância, iniciativas como o Programa Cresça com Seu Filho que realiza visitas domiciliares, a construção e requalificação dos espaços públicos como as Praças Amiga da Criança, parques e Areninhas, também incentivou a ampliação da cobertura de crianças matriculadas nas creches.

O Nutep é uma Instituição de referência no Ceará em assistência, ensino e produção de conhecimentos em transtornos do desenvolvimento na infância. Com uma equipe de mais de 100 profissionais qualificados em áreas específicas, o Núcleo assiste permanentemente cerca de 1.200 crianças entre 0 e 12 anos, com diversos transtornos do desenvolvimento, acompanhando igualmente suas famílias.

Sobre o Nutep

Em 1987, há exatos 30 anos, surgia o Nutep numa pequena sala do ambulatório de Pediatria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituição filantrópica (CEBAS – Saúde) de direito privado, dotada de títulos de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal, além de ser habilitado como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) e inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Está ligado à Universidade Federal do Ceará como um Programa de Extensão, sendo mantido exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

No Núcleo, não são apenas as crianças que são cuidadas; as atividades de apoio às famílias se dividem entre encontros, seminários e palestras para grupos de pais e/ou cuidadores. Criaram-se grupos de convivência, com o desenvolvimento de ações educativas discutindo temas integrantes da rotina das crianças com deficiência. E alguns dos temas colocados em discussão decorrem de sugestões dos próprios pais. São ainda promovidas ações globais com atividades a conseguir recursos que auxiliem o transporte de crianças não beneficiadas com o passe livre, como a realização de bazares, além de outras iniciativas visando o lazer, bem-estar e autoestima das famílias. Cada atendimento é realizado de forma única, singular, traçada para cada paciente, considerado em seu contexto familiar próprio.
  
Serviço:
Encontro científico do Nutep Comemorativo 30 anos
Data: 9 a 11 de novembro

Local: Hotel Gran Mareiro (Praia do Futuro) - Fortaleza / CE

Nenhum comentário: