Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 11 de novembro de 2017

Homenagem] Primeira-dama Carol Bezerra recebe homenagem do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce


Carol Bezerra desenvolve seus projetos com foco 
na primeira infância

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, foram homenageadas pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), nesta quinta-feira (09/11), durante a cerimônia de abertura do Encontro Científico sobre Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação. Também receberam a condecoração o médico e fundador do Nutep, Francisco Sulivan Mota, e para representar a instituição a médica, Angelita Aníbal de Castro. O evento, que marcou os 30 anos de atuação da instituição, tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam na intervenção de crianças de 0 a 12 anos com risco e/ou transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, dentre eles paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome Congênita do Zica Vírus (SCZV). O governador Camilo Santana, a presidente da Funci, Tânia Gurgel, e a coordenadora do gabinete da primeira-dama de Fortaleza, Márcia Dias, também estiveram presentes na cerimônia.

Carol Bezerra desenvolve seus projetos com foco na primeira infância em iniciativas como o Programa Cresça com Seu Filho, que realiza visitas domiciliares. Outra ação é a construção e requalificação dos espaços públicos, a exemplo das Praças Amiga da Criança, parques e Areninhas. Também incentivou a ampliação da cobertura de crianças matriculadas nas creches. “O Programa Cresça com Seu Filho foi implantado em 2013 e nosso objetivo é realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, desde a gestação até os três anos. Queremos fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas durante a visita domiciliar. Fico muito emocionada em ver que Fortaleza está de mãos dadas com as crianças”, afirmou Carol Bezerra.

A primeira-dama do Ceará foi homenageada pelas ações de apoio ao tratamento do zika vírus nas 19 nas Policlínicas do estado. “Graças à parceria do Nutep, somos referência em todo o País”, disse Onélia Santana.

Para Camilo, os governos precisam estimular e dar mais oportunidades de tratamento e apoio, principalmente pra a população mais carente. “O papel do poder público é cuidar das nossas crianças para que elas tenham um futuro e uma vida melhor”, destacou.
O Nutep é uma Instituição de referência no Ceará em assistência, ensino e produção de conhecimentos em transtornos do desenvolvimento na infância. Com uma equipe de mais de 100 profissionais qualificados em áreas específicas, o Núcleo assiste permanentemente cerca de 1.200 crianças entre 0 e 12 anos, com diversos transtornos do desenvolvimento, acompanhando igualmente suas famílias.

Sobre o Nutep

Em 1987, há exatos 30 anos, surgia o Nutep numa pequena sala do ambulatório de Pediatria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituição filantrópica (CEBAS – Saúde) de direito privado, dotada de títulos de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal, além de ser habilitado como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) e inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Está ligado à Universidade Federal do Ceará como um Programa de Extensão, sendo mantido exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.


No Núcleo, não são apenas as crianças que são cuidadas, as atividades de apoio às famílias se dividem entre encontros, seminários e palestras para grupos de pais e/ou cuidadores. Criaram-se grupos de convivência, com o desenvolvimento de ações educativas discutindo temas integrantes da rotina das crianças com deficiência. E alguns dos temas colocados em discussão decorrem de sugestões dos próprios pais. São ainda promovidas ações globais com atividades a conseguir recursos que auxiliem o transporte de crianças não beneficiadas com o passe livre, como a realização de bazares, além de outras iniciativas visando o lazer, bem-estar e autoestima das famílias. Cada atendimento é realizado de forma única, singular, traçada para cada paciente, considerado em seu contexto familiar próprio.

Nenhum comentário: