Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Programa] Projeto de lei que integra programas Cresça com seu Filho e Criança Feliz é aprovado na Câmara

Foto: Kaio Machado

Agentes Comunitários de Saúde que atuam no projeto ganharão gratificação

O programa municipal Cresça com seu Filho, liderado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, se unifica com o programa federal Criança Feliz, conforme aprovação do projeto de lei da Câmara Municipal de Fortaleza, realizado em sessão ordinária na última quarta-feira (22/11). O programa integra a política do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), conduzido pelo Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria Municipal da Educação (SME) e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

Esse momento é marcante para os profissionais que atuam em prol da primeira infância em Fortaleza. “Além da unificação dos programas Cresça com seu Filho/Criança Feliz, também vamos valorizar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que atuam no projeto, com a gratificação que vai ser adicionada na folha de pagamento de dezembro do presente ano”, garante o prefeito Roberto Claudio.

Investir na primeira infância é garantir um futuro melhor com foco no desenvolvimento das crianças fortalezenses. A união desses dois projetos fortalece as ações do Município voltadas para primeira infância. “O programa do Governo Federal combina esforços da Prefeitura de Fortaleza na garantia de maiores avanços na política de proteção à primeira infância. Temos verificado os bons resultados, atendendo regiões de mais baixo IDH da Capital e temos certeza de que a aliança do programa municipal Cresça com Seu Filho com o programa federal Criança Feliz representa a união de esforços para indicar uma política pública que precisa ser ampliada e fortalecida”, afirma a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

"A Prefeitura de Fortaleza começa à frente com o programa Cresça com seu Filho, o qual resgata a valorização da criança e da família, um verdadeiro exemplo para os demais municípios. Tenho certeza de que a aliança firmada será mais um avanço, ampliando e consolidando a priorização das políticas públicas voltadas para as crianças de nosso Município", conclui o secretário de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira.

O Programa Cresça com Seu Filho foi implantado em 2013 pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, com o objetivo de realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas Regionais I, IV e V, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação e da primeira infância (0 a 3 anos). A estratégia é fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto à mãe, pai ou cuidador durante a visita domiciliar, sob a supervisão semanal do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família.

As parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a UFC/Iprede, Universidade de São Paulo (USP), com organizações governamentais e não governamentais, como o Ministério da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como de experiências nacionais exitosas, como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, contribuíram substancialmente para a execução do programa.

O Programa Criança Feliz do Governo Federal prioriza as crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e as até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visita de técnicos que vão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.


Nenhum comentário: