Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Projeto] Lidia Maria e Culinária da Van celebram um ano do projeto Noite do Pessoal do Ceará

Crédito: Maré Alta Filmes

Cantora cearense leva ao tradicional restaurante do Benfica o que a nossa música tem de melhor

Lidia Maria comemora um ano do projeto Noite do Pessoal do Ceará, que acontece todas às quartas-feiras, a partir das 19h, na Culinária da Van. No próximo dia 09 de novembro, a programação vai ser ainda mais especial. Para celebrar em grande estilo, a cantora, ao lado do violonista Alex Ramon, prepara um repertório cheio de clássicos, em uma verdadeira homenagem a nomes como Belchior, Fagner, Ednardo, Fausto Nilo e compositores e intérpretes como Caio Braz, Ricardo Bezerra, Teti, Angela Belchior, Rodger Rogério, Angela Linhares e Alano Freitas, que tanto inspiram e influenciam sua trajetória musical.

Música cearense

O Noite do Pessoal do Ceará já era um sonho antigo da cantora, que sempre fez questão de incluir músicas de artistas cearenses nos shows que realiza na cidade e também no próprio disco, Alma Leve, e nos singles gravados, com destaque para À Palo Seco e Eu Também Quero Beijar, por exemplo. “Quando decidi entrar de vez nesse universo da música da noite, me apresentando nos bares na cidade, eu já imaginava que existia um grande interesse por esse tipo de música e pude comprovar isso de perto. O projeto tem um público cativo na Culinária da Van, que canta, participa e troca ideias, além daqueles que têm a chance de conhecer essas composições”, explica Lidia Maria.

Ela aponta ainda que a parceria com a Culinária da Van foi fundamental para o sucesso do projeto. “A Van é uma pessoa que ama a nossa cultura e a música cearense, inclusive o nome ‘Noite do Pessoal do Ceará’ foi ideia dela. Pensamos juntas e seguimos em frente”, diz a artista, que reforça ainda que a receptividade ao show foi bastante positiva desde a primeira edição.

No início, as músicas escolhidas para compor o show eram exclusivamente de artistas que faziam parte do movimento “Pessoal do Ceará”, nas décadas de 1960 e 1970. No entanto, Lidia Maria percebeu a necessidade de abrir mais para a música cearense como um todo, incluindo, assim, músicas de Pingo de Fortaleza, Calé Alencar, David Duarte, Ana Fonteles e Mel Mattos. “É uma homenagem, mas também é um encontro de gerações”, afirma Lidia. Além disso, um dos destaques do Noite do Pessoal do Ceará também é a participação dos próprios artistas cearenses. Já subiram ao palco para cantar e/ou tocar com Lidia Maria nomes como Mona Gadelha, Eugênio Leandro e Edinho Vilas Boas, por exemplo. 


Homenagens

As edições do projeto se revezam entre um repertório mais amplo, fazendo um passeio por todos esses artistas, e especiais, como a temporada “Para Fagner e Ednardo”, que aconteceu no dia 30 de agosto. A ideia de homenagear esses dois artistas, inclusive, rendeu um clipe feito em parceria com a Maré Alta Filmes. No vídeo, Lidia Maria e Alex Ramon apresentam versões dos clássicos Espumas ao Vento, sucesso de Fagner, de autoria de Accioly Neto, e Enquanto Engoma a Calça, de Ednardo em parceria com Climério.

Sobre a artista

Lidia Maria é cantora e compositora de Fortaleza. Em 2013, lançou o elogiado álbum autoral Alma Leve conquistando premiações, show no exterior, aparições na Globo e Globo News, músicas em rádios, videoclipe na TV e o reconhecimento do público e da crítica. Nesse novo momento, ela deseja continuar sua trajetória para alcançar outros públicos e lugares, dessa vez mostrando a sua alma de artista por inteiro.

SERVIÇO:
Culinária da Van: Um ano do projeto Noite do Pessoal do Ceará, com Lidia Maria
Dia: 09 de novembro
Horário: 19h
Endereço: Rua Waldery Uchôa, 230 – Benfica – Fortaleza / CE
Couvert: R$: 7

Nenhum comentário: