Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 31 de março de 2017

Ação] Prefeitura de Fortaleza realiza ação de limpeza nos bairros Álvaro Weyne e Ellery

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional I, vai iniciar nesta segunda-feira (03/04), a partir das 8h, uma ação de limpeza com o objetivo de eliminar dois pontos de lixo, um localizado no cruzamento das ruas Raimundo Correia e Gilberto Câmara, no bairro Ellery, e o outro na rua Pompeu Cavalcante com a rua Doutor Atualpa, no Álvaro Weyne.

O serviço vai durar toda a semana e constará de nova limpeza dos pontos, requalificação das calçadas e do meio-fio, paisagismo, pintura e grafitagem das paredes. Os dois pontos serão adotados pela Fábrica Mecesa Embalagens, o que ajudará na sustentabilidade da ação. Nos locais que receberão as intervenções, a Prefeitura já instalou iluminação branca, mais uma contribuição à segurança pública.

Diariamente, o município disponibiliza, em todos os bairros da cidade, centenas de garis, acompanhados por caçambas, microcoletores, caminhões e compactadores para a execução das coletas domiciliares e das limpezas de pontos de lixo. Já foram também instalados 24 Ecopontos e será iniciado o Projeto Ecopolos.


“Mesmo com todos estes esforços, precisamos do apoio da população para que o lixo seja colocado nas calçadas apenas nos dias e horários de coleta e para que nos ajude denunciando as infrações. Vamos combater estas irregularidades juntos”, destaca o secretário da Regional I, Gilberto Bastos. Denúncias a pontos de lixo e a infratores devem ser feitas por meio da Central 156.

A eliminação dos dois pontos de lixo contará com parceria entre a Secretaria Regional I, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFOR), Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acefor), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e Polícia Ambiental.

Serviço: Prefeitura eliminará pontos de lixo nos bairros Álvaro Weyne e Ellery
Data: início na próxima segunda-feira (03/04)                 
Horário: a partir das 8h

Locais: cruzamentos das ruas Raimundo Correia e Gilberto Câmara, no bairro Ellery, e das ruas Pompeu Cavalcante e Doutor Atualpa, no Álvaro Weyne.

Evento] Páscoa dos Coelhinhos Del Paseo

 
O coelho é um dos símbolos mais marcantes da época de Páscoa e um dos mais adorados das crianças. Unindo o feriado mais doce do ano e a graça desses animaizinhos, o Shopping Del Paseo criou a ação Páscoa dos Coelhinhos.  O evento acontece de 1º a 16 de abril e conta com oficinas de Dedoches e Coelhinhos de chocolate.

A programação da campanha ocorre de quarta a sexta-feira, das 16h às 20h e aos sábados e domingos, das 12h às 20h, em um espaço montado no piso L1. O evento e as oficinas são dedicados a crianças de 02 a 12 anos.

Além dos eventos de Páscoa, o Del Paseo está com a promoção Estacionamento Grátis. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos espaços gourmet, ou na loja Baby Dog, o estacionamento sai gratuitamente. A promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e sábados e domingos, o dia todo.

Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo
Twitter e Instagram: @delpaseo


Projetos] PMDAY chega a Fortaleza com temas atuais do universo do gerenciamento de projetos


Inovação Social, Metodologias Ágeis e Parcerias Público-Privadas são alguns dos assuntos abordados na programação do evento, que acontece no dia 8 de abril, no auditório da Unichristus (Dionísio Torres)

Seguindo o calendário anual do PMI-CE (Project Management Institute – Chapter Ceará), o PMDAY, que acontece no próximo dia 8 de abril, de 8h às 17h, é o principal evento do primeiro semestre, que tem o objetivo de fomentar o mercado por meio da capacitação, tanto de jovens profissionais quanto de estudantes. O encontro também promove debates como forma de buscar novas perspectivas e entendimentos, unindo ideias e exemplos práticos, a partir da abordagem de temáticas procuradas na atualidade quando se pensa em gerenciamento de projetos.

Para tanto, o PMDAY convidou profissionais cearenses, bem como profissionais de outros estados, como é o caso de Fábio Cruz, de Curitiba, e Camila Scramim Rigo, de São Paulo, ambos profissionais de referência em suas respectivas áreas de atuação.

O evento será realizado no auditório da Unichristus, no Campus Dionísio Torres e é aberto ao público, tanto para filiados quanto para não-filiados do PMI-CE. Os participantes receberão certificado.


Sobre as palestras:

Parcerias Público-Privadas, com André Barbosa

Em um cenário de ajuste fiscal e limitação de disponibilidade de financiamento público para investimento em infraestrutura, os projetos de concessão e parceria público privada assumem um papel estratégico para o Brasil. O sucesso em desenvolver projetos viáveis depende da maior maturidade na gestão dos grandes projetos Brasileiros em todas as suas fases, em especial na fase de preparação de estudos e modelagem.

Inovação Social, com Emanuelly Oliveira

Na era do avanço tecnológico e que a instabilidade financeira e social tomam lugar, surgem oportunidades em meio às dificuldades da vida moderna. O incentivo a inovação e a criatividade cria uma geração de pessoas empenhadas em transformar problemáticas sociais em soluções de impacto positivo para a sociedade, gerando renda e sustentabilidade para seus envolvidos, é o momento das startups e dos modelos de negócios sociais.

O processo criativo em três palavras, com Chico Neto

Para o especialista em design e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará Chico Neto, ser criativo depende de um pouco de método e três ações-chave que abrem caminhos para a inovação: observação, concentração e superação. A confiança criativa presente na abordagem centrada no ser humano e utilizada pelos designers para a resolução de problemas complexos deve ser compartilhada com diferentes atores dos mais diversos cenários de atuação.

PMO Ágil - Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos, com Fábio Cruz

É comum se falar em agilidade nos times de desenvolvimento de produtos, mas pouco se fala sobre agilidade na média e alta gestão o que dificulta a implantação de modelos ágeis em empresas que possuem estruturas organizacionais maiores e escritórios de gerenciamento de projetos. Uma empresa com times ágeis precisa ter uma gestão ágil e respirar os princípios e valores ágeis em toda a sua estrutura, só assim os resultados esperados serão atingidos de forma homogênea, sólida e duradoura e um PMO Ágil poderá ser o ponto de partido e um grande aliado nesta batalha.

Conversas Significativas, com Camila Rigo

Presente em qualquer situação da vida humana, o diálogo não é alvo de grande preocupação por parte das escolas de negócio, nem parece ser motivo de dor de cabeça para líderes de projetos. As dores de cabeça do gestor de projetos tem outros nomes: delimitação de escopo pouco clara, problemas no fluxo de informações, retrabalhos que produzem atrasos nas entregas, equipe desmotivada, relações desgastadas, cliente insatisfeito. Por mais que se planeje cuidadosamente, que se execute o planejamento com excelência, que se monitore com atenção e promova as intervenções necessárias... bem, digamos que existem obstáculos de outras ordens. Como é difícil trabalhar com gente! Esta palestra falará sobre uma difícil porém necessária mudança de perspectiva para se conseguir de fato dialogar, tão imersos que estamos na cultura (e postura) de comando e controle. Testaremos como está nossa habilidade em falar e ouvir, examinaremos algumas crenças limitadoras comuns, e descobriremos pequenas e grandes práticas capazes de potencializar diálogos em prol de resultados mais amplos e consistentes para todos.


Sobre os convidados:

Fábio Cruz

Com mais de 24 anos de experiência na área de TI, trabalhando em diferentes papéis no desenvolvimento de produtos e no gerenciamento de ciclo de vida de aplicação (ALM), com histórico comprovado como desenvolvedor, arquiteto de aplicação, líder técnico, analista de negócios e gerente de projetos. Nos últimos 10 anos, tem apoiado equipes na construção e entrega de soluções tecnológicas em diferentes nichos como educação, varejo, financeiro, energia, e-commerce (b2c, b2g, b2b), entre outros, em empresas nacionais e internacionais incluindo times remotos ao redor do mundo. Também tem atuado como autor, trainer, palestrante, empreendedor e acumulei experiência como voluntário.

É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach, atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando Ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar software de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando boas práticas ágeis como Alto Valor Agregado, Desenvolvimento Iterativo, Integração Contínua, Automatização de Testes, Melhoria Contínua, Clean Code, Refatoração, Code Review, TDD e BDD, além de Scrum, Nexus, XP e Lean. Certificações: PMI-ACP, PMP, PRINCE2 Foundation, PRINCE2 Practitioner, CSM, ASF, ASM, CI-ASP and ITIL v3 Foundation


Emanuelly Oliveira

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC e especialista em Gestão de Projetos, possui 20 anos de experiência em Movimentos Sociais. Atuou em organizações internacionais como Ashoka Brasil, Unesco e Nuovi Orizzonti. É autora do TED Talk "Em Rede Todos podemos ser empreendedores", realizado no TEDxBlumenau em 2015. É educadora e fundadora na organização Social Brasilis de educação empreendedora e tecnológica.

André Barbosa

Especialista em Estruturação de Projetos e Negócios em Infraestrutura. Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, mestrado em Gerenciamento de Infraestrutura pela Universidade de Birmingham na Inglaterra. MBA em Gestão de Projetos pela EBAP/FGV e MBA Executivo pelo IBMEC. Professor do Núcleo de Pós Graduação da Universidade de Fortaleza.

Trabalhou para o Governo Federal, como consultor da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, foi da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República e mais tarde da Agência Nacional de Águas durante o Governo Fernando Henrique Cardoso. Trabalhou para empresas internacionais de consultoria em infraestrutura no Brasil, destacando as passagens pela ALTRAN francesa e pela GOLDER ASSOCIATES canadense onde foi Responsável Técnico pela área de consultoria em Projetos Públicos e Executivo Líder na América Latina para os setores de Finanças, Seguros, Imobiliário e Jurídico.

Desde 2005, é sócio fundador da ASSIST Consultores Associados, empresa de consultoria especializada em preparação, negociação e gerenciamento de programas de infraestrutura financiados por organismos multilaterais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco de Desenvolvimento da América Latina, além de coordenação e elaboração de projetos técnicos, estudos de viabilidade, análise de riscos e value for money, modelagem jurídica, modelagem financeira e planos de negócios para Concessões e Parcerias Público-Privadas.

Assessorou vários clientes brasileiros e internacionais interessados em competir em licitações de Concessões e PPPs no Brasil. Em Janeiro de 2017, passou a se dedicar a Gestão de sua nova empresa, OBPI - Oficina Brasileira de Projetos de Infraestrutura, empresa especializada em estruturação de negócios no setor de infraestrutura.


Camila Scramim Rigo

Formada em Comunicação pela USP, pós graduada em Administração pela FGV, é facilitadora de grupos com foco em práticas colaborativas - especialmente em processos que produzam aprendizagem coletiva e contribuam para a criação de melhores soluções para questões relevantes. É membro das comunidades Art of Hosting - Arte de Anfitriar Conversas Significativas e Colher Resultados que Importam, Facilitação Gráfica Brasil e Democracia Profunda Brasil.


Chico Neto

Chico Neto é apaixonado por design thinking e comunicação visual. Publicitário, especialista em Design Gráfico, atua na coordenação de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também como professor no Curso de Publicidade e Propaganda e em atividades de ensino nas áreas de comunicação e negócios.


SERVIÇO:

PMDAY

08 de Abril de 2017 – sábado, 8h as 18h

Auditório da Unichristus – Campus Dionísio Torres

Rua Israel Bezerra, 630

Ingressos: R$ 50 Filiados PMICE, R$ 60 Estudantes, R$ 100 Não Filiados PMICE

Inscrições e Programação: www.pmice.org.br

Mais informações: contato@pmice.org.br



CCBNB-FORTALEZA] Programa ATO COMPACTO / CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE/FORTALEZA

PROGRAMAÇÃO ABRIL 2017 - ARTES CÊNICAS

RELEASE: O Programa Ato Compacto tem como ação exibir espetáculos de teatro, dança, circo, performance, etc., destinados ao público adulto, sempre de forma gratuita. Oportuniza aos grupos artísticos apresentar seus trabalhos no Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza, que tem como prerrogativa principal democratizar o espaço entre os artistas profissionais e aqueles que estão iniciando na carreira artística.
No mês de Abril, tem musical brega, lançamento de livro e muito mais! Teremos teatro de rua com o espetáculo A Granja na Praça do Ferreira. E tem a “Mostra O Que É Bega?” com “Prometemos Não Chorar”  e lançamento do livro “Trilha do Vida Louca de Ricardo Kelmer, com apresentação de cenas curtas. A programação é gratuita!

PROGRAMA ATO COMPACTO
TEATRO/PRAÇA DO FERREIRA (em parceria com Cineteatro São Luiz)
A Granja
Grupo Nóis de Teatro
Dia 05, quarta, 17h

O espetáculo surge pela necessidade de narrar as inquietações dos artistas do grupo enquanto moradores de um bairro de periferia. O cotidiano, as conquistas e os problemas urbanos das favelas são apresentados, discutindo, em cena, as relações de opressor e de oprimido estabelecidas nas lutas de classe. Utilizando como referência a obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, o texto fala de como “Zé da Granja” se tornou um grande imperador, revelando o controle social, a alienação popular e a territorialização das favelas. Com poesia popular e brincadeira, o espetáculo propõe um ato novo, tão difícil de encontrar na atual sociedade: a possibilidade da construção do pensar. Direção: Altemar Di Monteiro. Classificação: Livre. 50 min.
SOBRE “Grupo Nois de Teatro”: A história do Nóis de Teatro começa em 2002, quando adolescentes da Comunidade Católica de Granja Lisboa se reúnem, junto ao então fundador Júlio César Martins, para montar um espetáculo para a Festa da Padroeira. O grupo vingou e durante os quatro anos consecutivos montaram os espetáculos “Mariela – Uma Prima Distante de Cinderela” (2002), “Lavadeiras” (2003), “Desesperança” (2004) e “O Velório do Sargento Nestor” (2005), até então com pouca visibilidade, mas com força suficiente para marcarem o início de uma história. Os próximos espetáculos passam a ter uma visibilidade maior, sendo eles: “Sobre Casos e Descasos”, “Sertão. DOC”, “O Que Mata é o Costume” e “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”.

MOSTRA “O QUE É BREGA?”
TEATRO
Prometemos Não Chorar – Um Musical de Classe!
Às de Teatro
Dias 06, 20, 27 e 28, quintas e sextas, 18h30

O Musical aborda o universo brega, fazendo um levantamento desde a década de 60 até os dias de hoje. Os 10 atores em cena contam uma história três irmãs, Perfídia, Carol e Diana, que perdem o pai misteriosamente e têm sua fortuna roubada pela madrasta e sua filha e se vêem obrigadas a trabalhar num bar/club local. Porém, tudo muda quando Carol acidentalmente descobre o que realmente aconteceu com seu pai e acaba sendo sequestrada por sua madrasta. Começa assim uma corrida contra o tempo para encontrar a irmã perdida. Embalando essa louca história, temos os maiores clássicos da música brega, tocadas e cantadas ao vivo, com cenários e figurinos que remetem ao antigo teatro de revista de Walter Clark. Direção: Glauver Souza. 120 min. Classificação: Livre.
SOBRE “Às de Teatro”: O grupo Ás de Teatro surgiu em 2004 nas salas de aula do antigo Colégio Monteiro Lobato, no bairro Montese, em Fortaleza. Ele foi resultado de encontros promovidos entre o professor Glauver Souza e alunos interessados em adquirir conhecimento na área teatral. O interesse pessoal do diretor Glauver Souza por musicais acabou por influenciar os alunos, que estavam dispostos a trabalhar canto e dança, além da interpretação tradicional para os palcos. O grande salto aconteceu em 2009, quando o Ás de Teatro decidiu montar o espetáculo “Você Não Consegue Parar!”, grandioso musical com um elenco de 23 atores. Após nove meses de ensaio, o coletivo entrou em cartaz nos teatros de Fortaleza apresentando uma encenação que esbanjava alegria ao contar a história de uma menina fora dos padrões de beleza que superava preconceitos em sua pequena cidade. A entrada no teatro profissional de Fortaleza foi bem sucedida, somando diversas temporadas em três anos e um público superior a 2500 pessoas pagantes. Em 2011, o grupo foi além com COMPANHIA, espetáculo musical adulto que disserta sobre relações interpessoais, provando a maturidade artística do grupo, com uma produção de qualidade e atores habilidosos na união de canto e interpretação. Em 2012, novamente buscando se renovar o grupo buscou uma nova linguagem para o teatro musical, e no espetáculo AUDIÇÕES ABERTAS – O MUSICAL, trouxe a linguagem da dança para o palco. Utilizando um texto mais maduro, que retrata as experiências de vida, os medos e anseios da vida de um grupo de bailarinos que estão fazendo audição para um espetáculo, através do meta-teatro, o teatro dentro do teatro. Já em 2013, comemorando 4 anos desde a estreia de seu primeiro grande espetáculo, o grupo realiza um Concerto reunindo algumas cenas de seus três espetáculos anteriores e apresentando duas cenas do novo espetáculo, um musical autoral chamado Prometemos Não Chorar(Um musical de Classe), que aborda o universo da estética brega, estreia em agosto de 2013 e após mais de quatro anos em cartaz, atingiu um público de mais de 10.000 pessoas e se apresentou nos principais teatro da cidade, SESC Emiliano Queiroz e Iracema, Centro Cultural Banco do Nordeste, Teatro Marista, Teatro Via sul, Cuca Barrra do Ceará e Teatro Dragão do Mar.

TEATRO/LITERATURA
Lançamento do livro ‘A Trilha do Vida Louca’ + apresentação de cenas curtas
Ricardo Kelmer
Dias 13, quinta, 18h

O amor é belo. Mas também é ridículo, risível, trágico… Neste livreto de bolso estão reunidas seis histórias de amor, inspiradas em grandes sucessos musicais da dor de cotovelo. Paixões de cabaré, porres horrendos, brigas, escândalos, traições, vinganças e outras baixarias em nome do amor. Amar é para estômagos fortes. Serão apresentadas também cenas curtas, com histórias contidas no livro. Direção: Ricardo Kelmer. 60 minutos. Classificação: Livre.

SOBRE Ricardo Kelmer:  Escritor e roteirista, nasceu em Fortaleza, em 1964. É autor, entre outros livros, de O Irresistível Charme da Insanidade (romance) e Indecências para o Fim de Tarde (contos eróticos). É produtor do Bordel Poesia, sarau que reúne diversas expressões artísticas em torno dos temas paixão, desejo e erotismo, e do projeto Letra de Bar, que objetiva manter um circuito permanente de eventos literários em bares de Fortaleza e outras cidades. Entre 2012 e 2016 apresentou-se por cidades do Brasil e Portugal, ao lado do parceiro Felipe Breier, com o espetáculo poético-musical Vinicius Show de Moraes. Organizou em 2016 o livro Para Belchior com Amor, reunindo catorze autores cearenses que escreveram textos literários inspirados em canções de Belchior. Site pessoal: blogdokelmer.com

Dragão do Mar] Programação cultural de 4 a 9 a abril de 2017

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR


Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.

Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.



► [Astronomia] Noite das Estrelas
Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas etc.

Dias 4 a 5 de março de 2017, das 19h às 21h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito. Em caso de céu nublado, a atividade poderá ser interrompida ou cancelada.


► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
As Bondosas
Cia de Teatro Lua

Astúcia, Angústia e Prudência são três carpideiras (mulheres que acompanham funerais, pranteando os mortos) que estão saturadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias.

Dias 4, 11, 18 e 25 de abril de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito. Classificação: 12 anos.



► [Palestra] Debate com Ginga
Tema: Consciência corporal e ancestralidade africana
Palestrante: Prof. Dr. Norval Cruz

O Debate com Ginga é realizado uma vez por mês no Auditório do Dragão do Mar, proporcionando discussões de temáticas que se relacionam com a capoeira. Realizado pelo Grupo Capoeira Brasil, promove ainda oficinas e vivências de manifestações afro-brasileiras ou relacionadas com a capoeira. O debate promove a troca de saberes ao convidar pessoas oriundas de diversos setores da sociedade e de campos do saber. Nesta edição, o tema abordado será "Consciência corporal e ancestralidade africana", com Prof. Dr. Norval Cruz, proprietário da empresa Tempo livre: Espaço de Consciência Corporal e ancestralidade.

“O Debate com Ginga é uma proposta de ir além dos espaços mais tradicionais da capoeira, instigando os capoeiristas a buscarem ampliar suas fontes de conhecimento e suas visões das temáticas que atravessam nossa arte”, afirma Luciano Hebert, corda marrom do Grupo Capoeira Brasil e coordenador do projeto.

O projeto Debate com Ginga tornou-se Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará-UFC, pelo Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES, desde novembro de 2016. Isto significa que passou a ser reconhecido, conservado e apoiado pela Universidade, como capaz de desenvolver atividades de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, envolvendo a Capoeira, cujas diretrizes e escopo de integração com a sociedade, agregam-se às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo IEFES-UFC. Deste modo, o projeto será ainda capaz de provocar a investigação científica para alunos da graduação em Educação Física e outras áreas do conhecimento, bem como a socialização destes para quem não tem acesso direto à Universidade, com certificação a todos que dele participarem. 

A Capoeira e o Grupo Capoeira Brasil

A origem da Capoeira ainda hoje é discutida por diversos estudiosos da área, mas acredita-se que ela remonta aos tempos da escravidão, sendo criada provavelmente pelos negros escravos aqui no Brasil, na ânsia de se libertarem. A capoeira atravessou diversas fases e inúmeras adversidades, sendo até considerada uma prática ilegal e proibida.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Capoeira encontra-se presente em todo o território nacional e em mais de 150 países, tornando-se inviável contabilizar o número de praticantes. A Capoeira hoje é incentivada e amparada por Lei Federal e em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo candidata a tornar-se patrimônio da humanidade.

O Grupo Capoeira Brasil, fundado em 1988 (ano de comemoração dos 100 anos da Abolição da Escravatura), na cidade de Niterói, pelos mestres Paulinho Sabiá (Niterói – RJ), Boneco (Barra - RJ) e Paulão Ceará (Fortaleza - CE), surgiu com o objetivo de incentivar, divulgar e resgatar a cultura e a arte da Capoeira, valendo-se desse instrumento como um meio de transformação e incentivando os praticantes a se tornarem cidadãos críticos.

Dia 5 de abril de 2017, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito e livre.


► Nas Ruas do Dragão [Temporada de Arte Cearense]
A Granja
Nóis de Teatro

O espetáculo “A Granja” estreou em maio de 2009 e hoje ele é, para o Nóis, o contato mais forte com a linguagem popular e brincante do teatro de rua tradicional. Surge pela necessidade de narrar as inquietações dos artistas do grupo enquanto moradores de um bairro de periferia. O cotidiano, as conquistas e os problemas urbanos das favelas são apresentados, discutindo, em cena, as relações de opressor e de oprimido estabelecidas nas lutas de classe. Utilizando como referência a obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, o texto fala de como “Zé da Granja” se tornou um grande imperador, revelando o controle social, a alienação popular e a territorialização das favelas. Com poesia popular e brincadeira, o espetáculo propõe um ato novo, tão difícil de encontrar na atual sociedade: a possibilidade da construção do pensar.

Dias 6, 13, 20 e 27 de abril de 2017, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.


► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
Travessia
Studio de Dança Katiana Pena

O espetáculo Travessia é uma reflexão sobre a vida urbana de periferia, uma leitura do mundo sob a ótica de quem está à margem, sem obrigatoriamente ser “marginal”. É um jornal do dia. Isso porque traz ao palco as contradições do sistema que faz sofrer o preto pobre, o branco pobre, o amarelo pobre, o multicolorido pobre.

Dias 6, 13, 20 e 27 de abril de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação: Livre.


► [Teatro] Amor Confesso
Cia Falácia

A peça carioca Amor Confesso – que já alcançou mais 30 mil espectadores, em 200 apresentações por todo o Brasil e em Lisboa (Portugal) – se apresenta no Ceará. O palco do espetáculo será no Dragão do Mar, em Fortaleza, entre os dias 07 e 09 de abril, sendo nos dias 07 e 08, às 20h; e no dia 09 a partir das 19h.

A montagem, que já foi indicada ao Prêmio Shell na categoria "Melhor Direção" em 2012, tem como inspiração os contos do escritor maranhense Arthur de Azevedo e, dessa forma, popularizar a sua obra construindo um rico intercâmbio de artes – literatura e artes cênicas.

Amor Confesso é uma comédia, mas que traz reflexões que permeiam a cabeça de muitas pessoas nos dias atuais – a arte muitas vezes se confunde com a vida real. Em cena, dois atores, duas cadeiras, um autor, oito contos e uma questão: casar ou não casar?

Os atores Claudia Ventura e Alexandre Dantas vão casar e, para comemorar essa união, resolvem montar uma peça: Amor Confesso. Para confessar esse amor escolhem os contos de Arthur Azevedo. Mas durante os ensaios descobrem que a maioria das histórias não tem final feliz. Agora eles estão no palco, horas antes da cerimônia do seu casamento, dividindo com o público a dúvida de casar ou não. Mais uma vez a vida e a arte se misturam.

No decorrer da peça, os atores usam a música e diferentes gêneros teatrais – como melodrama, farsa, comédia musical – para darem voz aos diversos personagens dos contos de Arthur Azevedo, cuja obra é marcada pela relação direta com o leitor, por meio de um olhar arguto, crítico e bem humorado. O espetáculo busca popularizar a obra do autor, além de apresentar uma das facetas de Azevedo: autor de contos.

Link: https://www.facebook.com/ciafalacia/?fref=ts

Dias 7 e 8 de abril, às 20h; e dia 9 de abril de 2017, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação etária: 10 anos.


► [Feira] Feira da Fotografia Fortaleza

A mais tradicional feira de artigos fotográficos da cidade apresenta mais uma edição neste mês. Além da venda, há ainda palestras e oficinas sobre fotografia. Nesta exposição, sob o tema Carnaval, a FFF apresenta exposição e premiação do 3º Concurso de Fotografia da Feira, além de comemoração dos cinco anos de existência da feira e palestra sobre fotografia de estúdio.

Dia 8 de abril de 2017, às 14h, no Auditório e na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► [Feira e dança] Fuxico no Dragão + Kizomba, Chegue e Dance!

O Fuxico no Dragão veio para agitar as tardes de domingo com uma feirinha diferenciada que reúne, a cada edição, vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia. Esses designers e artesãos são novos nomes nessas áreas, encontrando no Fuxico no Dragão um espaço relevante para atingir o grande público e desenvolver seu empreendedorismo.  Nesta edição do Fuxico, além da feira, recebemos ainda o projeto "Kizomba, Chegue e Dance!". Serão quatro horas de prática de Kizomba, dança a dois de origem angolana. É só chegar e dançar.

Dia 9 de abril de 2017, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.



// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Gratuito.

Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

  
// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo passa por manutenção corretiva. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público.


► Exposição "Miolo de Pote: a cerâmica cearense primitiva e atual" [Salas 3 e 4]

Reúne uma série de peças feitas de barro, a mostra apresenta o dinamismo e vivacidade desta arte ancestral e milenar, no Ceará, além de trazer ainda a contribuição de artistas plásticos e visuais como Bosco Lisboa, Gentil Barreira e Tiago Santana.

Potes, panelas, alguidar, caco de torrar café, brinquedos. A exposição Miolo de Pote revela um Ceará uno e múltiplo, similar e diverso, em dia com as heranças indígenas, africanas, ibéricas. “Primitiva e atual, a arte no barro mantém características próprias em cada localidade ou região, seja no tipo de material, no desenho, nas técnicas, seja no resultado final”, define a curadora Dodora Guimarães. Além dela, a mostra tem ainda a contribuição curatorial da historiadora e diretora de museus do Centro Dragão do Mar, Valéria Laena.

Miolo de Pote reúne, sobretudo, duas coleções públicas: a do Museu da Cultura Cearense (Instituto Dragão do Mar), feita entre 1997 e 1998, que cobriu a Região do Cariri, Saboeiro e Iguatu; e a da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Governo do Estado do Ceará), adquirida em 2005 e 2006, durante o Projeto Secult Itinerante, que percorreu todo o Estado. Algumas peças advindas do Projeto Comida e da exposição O Fabuloso Mundo do Barro, ambos do MCC, enriquecem a mostra que conta ainda com a participação dos artistas plásticos e visuais Bosco Lisboa, Gentil Barreira, Liara Leite, Sabyne Cavalcanti, Tiago Santana, Tércio Araripe, Terry Araújo e Túlio Paracampos.

Instalação de Bosco Lisboa
Em julho, o MCC e o artista Bosco Lisboa desenvolveram uma oficina gratuita, aberta ao público, cujas peças produzidas agora são parte de uma instalação inédita, nesta exposição. Nas aulas ministradas de 19 a 22 de julho, no ateliê da Praça Verde do Dragão do Mar, o artista ensinou as técnicas para se trabalhar com argila.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Bosco desenvolveu, por mais de dez anos, uma pesquisa com artesãos do Sítio Touro e do bairro Tiradentes, tradicionais redutos da cerâmica de sua cidade natal. Em 1994, passou a moldar o barro tendo em vista sua relação com o cotidiano. Por seu trabalho, recebeu menção honrosa no Salão dos Novos em 1993, em Fortaleza. Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se 1ª Bienal do Cariri (Juazeiro do Norte, 2001), Bienal Naif’s (Sesc Piracicaba, 2004) e Projeto Abolição Tudo É de Barro, no Centro Cultural do Abolição (Fortaleza, 2005).

Acessibilidade
Essa exposição oferece recursos acessíveis para proporcionar autonomia ao público. Disponibilizamos: textos em Braille, textos com letras ampliadas, peças que podem ser tocadas, vídeo de Libras e mediação especializada.

Em cartaz até 30 de abril de 2017, no Piso Intermediário do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

  
► Exposição "Narrativas e Alteridade – O outro de nós" [Encontros de Agosto 2016]

A partir do tema “Narrativas e Alteridade”, o festival Encontros de Agosto 2016 propôs que fotógrafos dos nove estados do Nordeste fossem além das próprias fronteiras, trazendo e potencializando imagens de lugares e sujeitos imaginados. O público poderá contemplar na exposição questões universais a partir das realidades locais, percebendo aproximações e diferenças.

Esta exposição é composta de mostras coletivas de fotógrafos cearenses e dos demais estados do Nordeste. “As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses. É uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local. São mais de 300 fotos”, explica a coordenadora geral do evento, Patricia Veloso.

Os intercâmbios abrem canais de comunicação para circuitos nacionais e internacionais. Após a exibição no Ceará, as mostras serão adequadas para uma exposição itinerante. Mais sobre o Encontros de Agosto: www.encontrosdeagosto.com.

Em cartaz até 30 de abril de 2017, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
  

► Exposição Vaqueiros [Mostra Permanente]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
  
Ações do Núcleo Educativo do MCC

[PROJETO ANUAL] AMPLIANDO OS OLHARES / DIALOGANDO COM A OBRA
Visitas mediadas para o público espontâneo, sem necessidade de agendamento prévio.
É imensurável a diversidade de experiências e aprendizados dos diferentes públicos quando visitam exposições. Os acervos expostos costumam suscitar inúmeras questões: de onde veio? Quem fez? Qual significado? Por que está neste lugar? Para alguns, o diálogo com o educador é essencial para significar o acervo exibido.

Todas e todos os (as) interessados (as) em “ampliar os olhares” para as exposições do MCC e “dialogar” com o acervo por meio de atividades diversas (oficinas, contações de história, cine clube, jogos, descoberta dirigida, etc) estão convidados a participar desta programação.

QUANDO: aos finais de semana de abril, a partir das 18h
ONDE: Nas exposições do MCC
QUEM MEDIA: Educadores do MCC.
PÚBLICO ALVO: Famílias, amigos, casais, crianças, estudantes. Público livre.
Informações: 85 3488.8621 ou educamcc@gmail.com


[PROJETO ANUAL] MUSEU: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Como se dá a relação museu-escola? Como o museu pode contribuir com relação aos conteúdos vistos em sala de aula? Como planejar uma visita adequada para a minha turma?
A programação Museu Ferramenta de Aprendizagem tem o propósito de criar pontes de diálogo entre o MCC e professores, educadores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais que lidam com a educação formal ou não-formal no sentido de aproximar as práticas educativas  desenvolvidas no MCC com a de outros espaços.

Neste encontro, a equipe do Núcleo Educativo do MCC apresentará sua metodologia de trabalho com as diferentes faixas etárias nas exposições, o caráter interdisciplinar que vincula o acervo a inúmeros campos de conhecimento, a perspectiva educacional que direciona a prática do educativo. Por fim, apresentaremos e distribuiremos aos participantes os Planos de Mediação desenvolvidos pelos educadores, que propõem diferentes caminhos para a realização de mediações nas exposições em cartaz no MCC.

QUANDO: 08/04 (sábado), das 9h às 12h
ONDE: Miniauditório do MCC
QUEM MEDIA: Ícaro Souza, Coordenador do Educativo do MCC

PÚBLICO ALVO: Professores, educadores, coordenadores pedagógicos e profissionais de instituições que vistarão o MCC.

Esportes] CONTINUAM ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O TRIATHLON OLÍMPICO E PARA O TRANSPORTE À JOÃO PESSOA (Camp. Brasileiro de Triathlon)

  Transição - Cumbuco/Caucaia


Lembramos a todos os triatletas que continuam aberta as inscrições para o Triathlon Olímpico, que será realizado no dia 29/04 (sábado), no Cumbuco / Caucaia.

Confira o Lote 02

Olímpico - Filiado R$: 200,00 / Não Filiado R$: 230,00

Revezamento - Filiado R$: 130,00 por atleta / Não Filiado R$: 150,00 por atleta

Duathlon Terrestre - Filiado R$: 130,00 / Não Filiado R$: 150,00

Duathlon Aquático - Filiado R$: 100,00 / Não Filiado R$: 130,00



Dados bancários:

- Banco Bradesco: Agência: 0643 - Conta 12384-6 
- Banco do Brasil: Agência: 1369-2 Conta 128734-6
  Federação de Triathlon do Estado do Ceará
  CNPJ: 00.869.949/0001-22

Aviso importante:

  Estamos com 40 vagas para os atletas que desejarem ir no ônibus para o Campeonato Brasileiro de Triathlon, que será realizado no dia 06/05 em João Pessoa. O ônibus saíra da sede da Fetriece no dia 04/05.

Valor por atleta: R$: 130,00

 
 Rumo ao Brasileiro de Triathlon - João Pessoa

* ÔNIBUS SERIE OURO:


  Ar-condicionado, wc masculino e feminino, geladeira, cafeteira, mesa de jogos, som, DVD, TV digital, internet wi-fi,  42 poltronas leito turismo de couro com encosto para pés, cada poltrona equipada com monitores individuais. Câmeras de segurança, transmissão de imagens do percurso para o passageiro.

Prêmio] Samyra Show é a grande aposta para o Prêmio Multishow 2017



Desde a quinta-feira desta semana, 30, as votações para a primeira fase do Prêmio Multishow 2017 estão a todo vapor. A grande aposta para levar o prêmio na edição deste ano, é a cantora Samyra Show, que lançou neste mês, a música “Um beijo pra você”. O single da artista com Safadão alcançou, em poucos dias, a marca de mais de 600 milhões de vizualizações no Youtube.

O clipe da música "Um Beijo Pra Você", uma parceria entre Samyra Show e Wesley Safadão, foi lançado no último dia 16. A letra é de Django, Leo Targino e Rob Tavares. O vídeo está disponível no canal oficial da cantora do YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=6U0UJusOJjI.

UM BEIJO PRA VOCÊ
Django/ Leo Targino/ Rob Tavares

Acordar com sorriso de bom dia
Fazer o primeiro amor do dia
A se essa cama falasse

Falaria que agente sempre se amou
Mas você me abandonou
E o motivo não me disse

Se põe aqui no meu lugar
Eu fiz tudo pra te amar
E mesmo assim cê foi embora

Um brinde pra você que me deixou uô uô
Valeu o favor uô uô
Queria te agradecer
Mas não posso descer
Um beijo pra você iê iê iê

Vote em Samyra Show
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1490965052439
Nesta primeira fase, o público pode votar para escolher os artistas que mais se destacaram na cena musical e que serão selecionados para a próxima fase em sete categorias: melhor cantor, melhor cantora, melhor grupo, melhor show, melhor música, melhor música-chiclete e experimente.

Vote: http://multishow.globo.com/especiais/premio-multishow-2017/

Até o dia 14 de julho, os assinantes do Canal Multishow terão a oportunidade de votar na primeira fase do Prêmio Multishow 2017, que revela grandes nomes da música nacional brasileira. A premiação acontecerá em outubro e será apresentada por Fábio Porchat e Tatá Werneck.

ASSISTA
Clipe “Um Beijo Pra Você” com Samyra Show e Wesley Safadão
Canal do YouTube Oficial Samyra Show
https://www.youtube.com/channel/UCIO5OBZHW5Ebhc2zPTRwgow
Fanpage: /oficialsamyrashow

Instagram: @samyrashow

Colação] Estácio do Ceará realiza colação de grau para mais de 2 mil alunos

 
Evento acontece nos dias 1, 3 e 4 de abril, no La Maison Buffet

O Centro Universitário Estácio do Ceará apresenta ao mercado de trabalho 2.500 novos profissionais. A cerimônia da colação de grau acontece neste sábado (1), e nos próximos dias 3 e 4 de abril, no La Maison Buffet.

A reitora Ana Flávia Chaves comenta que o país só terá grandes avanços por meio da educação. “A educação é o caminho para o avanço do nosso país, e a nossa missão é educar para transformar. Cada vez que entregamos ao mercado profissionais preparados e dedicados, podemos contemplar essa transformação na vida dos nossos alunos, da família e da sociedade em geral. Isso é o que nos motiva a fazer sempre o melhor”, afirma.


Como forma de reconhecer o trabalho dos egressos que se destacam em suas carreiras profissionais, durante o evento, a instituição faz a entrega da Medalha Alumni Estácio.

Feira] MST realiza 8ª Feira Cultural da Reforma Agrária no Ceará


Feijão, batata, galinha caipira, cheiro verde, queijo, banana, mamão, mel de abelha, doce de leite, rapadura e coalhada são alguns dos produtos encontrados na feira.
No próximo dia 08/04, acontece no Ceará a 8ª Feira Cultural da Reforma Agrária. O evento será realizado no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445, bairro São João do Tauapé, em Fortaleza/CE.

Como já é de costume, durante as Feiras da Reforma Agrária acontecem debates acerca de temas relevantes da atualidade. Nessa edição o tema será “O papel da comunicação no atual contexto da luta de classes” e será facilitado por Samira Castro, do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (SINDJORCE), Ismar Capistrano, professor do curso de Comunicação da UFC, Uirá Porã, do coletivo Mídia Ninja.

A VIII Feira Cultural da Reforma Agrária tem por objetivo dar visibilidade à produção camponesa e agroecológica, trazendo alimentos produzidos nos assentamentos e oferecendo à população urbana a possibilidade de consumir produtos livres de agrotóxicos. Tem também a intenção de dialogar com o conjunto da sociedade sobre a necessidade da realização da Reforma Agrária.

Feijão, batata, galinha caipira, cheiro verde, queijo, banana, mamão, abóbora, tomate, mel de abelha, castanha, doce de leite, rapadura e coalhada são alguns dos produtos encontrados na feira.

Para além dos produtos da Reforma Agrária, a feira cultural também trará produção intelectual brasileira e internacional com a participação do Plebeu Gabinete de Leitura.

Confira nossa programação:
09:00 – Início da Feira Cultural da Reforma Agrária;
10:00 – Roda de conversa;
12:00 – Almoço com cardápio variado e típico (baião de dois, peixe, arroz, galinha caipira, pato, salada, farofa, pirão, carneiro cozido);
A partir das 12:00 - Música ao vivo com “Comunidade do Samba”.


O evento é aberto ao público e está previsto encerramento para as 15 horas.

Câmara Municipal de Fortaleza] Audiência pública para debater a revisão da Lei Orgânica do Município (LOM) acontece dia 5 de abril, na Câmara Municipal de Fortaleza

 
Na próxima quarta-feira, 5 de abril, será realizada a primeira audiência pública da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município (LOM). O objetivo do encontro, que acontece no plenário da Câmara Municipal, a partir das 15 horas, é debater a revisão da LOM, do artigo 1º ao 66. De acordo com o relator da matéria, vereador Renan Colares, os trabalhos seguirão por sete quartas-feiras consecutivas. "Os artigos tratados nesta primeira audiência pública dizem respeito, principalmente, às competências de atuação do município e do próprio Legislativo". A intenção é encerrar os trabalhos ainda neste semestre.

Mesmo sendo seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Fortaleza, Renan Colares já ganhou destaque por ser convidado a participar de cinco importantes comissões dentro da Casa legislativa. Ele assumiu a presidência da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública; é membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e inovação; membro da Comissão Especial de apreciação de matérias que alterem o plano diretor; membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; relator da Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Município de Fortaleza.

O vereador ainda está como vice-líder da bancada do Governo na Casa. "É como imensa satisfação que recebi as indicações para integrar as comissões. Isso mostra que o trabalho que venho realizando está sendo visto e as pessoas confiam em nossas ações. Pretendo dar o meu máximo e não desapontar", afirmou Colares.

SERVIÇO:
Evento: audiência de revisão da Lei Orgânica do Município (LOM)
Data: 5 de abril de 2017
Local: plenário da Câmara Municipal de Fortaleza

Horário: 15 horas

Estudos] CENTRO DE LÍNGUAS ROCKFELLER BRASIL FAZ ANIVERSÁRIO DE 1 ANO EM FORTALEZA E SE TORNA REFERÊNCIA EM IDIOMAS

  
Localizada no coração do bairro Aldeota, a escola de idiomas é centro aplicador dos testes internacionais de proficiência TOEFL® e TOEIC® em Fortaleza


O Inglês é a língua dos estudos, dos negócios, das viagens e da comunicação em geral ao redor do mundo. Nos últimos anos, saber falar Inglês deixou de ser um aprendizado complementar e passou a ser indispensável, tanto para você conseguir se comunicar em uma viagem para o exterior, como para conquistar um emprego com boa posição em grandes empresas.

A Rockfeller Language Center, escola de idiomas fundada em Santa Catarina no ano de 2004, sabe que o aprendizado de uma nova língua ajuda no desenvolvimento pessoal, cultural e social de crianças, jovens e adultos, por isso desenvolveu um método inovador de aprendizado, que atende as necessidades de quem precisa de fato dominar a língua inglesa ou espanhola: o método Face-to-Face; onde os alunos sentam em uma mesa triangular, projetada propositalmente para que todos fiquem um de frente para o outro.

 “A turma se envolve em uma experiência autêntica: são expostos a situações do cotidiano e precisam usar a nova língua para expressar as suas opiniões e ideias. Ah! E o melhor, na Rockfeller você fala o idioma desde o primeiro dia de aula. É desta forma que ele assimila naturalmente a língua estrangeira e atinge um alto nível de fluência em pouco tempo de curso”, explica Dimas Diniz, diretor da Rockfeller Fortaleza. 

Para sair da mesmice da sala de aula, a Rockfeller também desenvolveu aulas interativas e diversificadas, contendo atividades com músicas e filmes e a famosa Cooking Class, em que os alunos preparam uma receita típica de países falantes da língua inglesa enquanto praticam Inglês livremente. Tudo isso torna as aulas na Rockfeller muito mais agradáveis e conduzem o aluno a uma verdadeira imersão no idioma estudado.

O material didático oferece um conteúdo moderno e exclusivo, desenvolvido para estimular a conversação em sala de aula. O conteúdo é constantemente atualizado, o que garante uma qualidade superior e incomparável no segmento.
Para estimular e potencializar o aprendizado, a Rockfeller disponibiliza no Portal do Aluno o conteúdo das aulas e exercícios extras de fixação de vocabulário para o aluno acessar de onde estiver e quando quiser. Além disso, o ambiente online oferece acompanhamento de notas, frequência e controle financeiro.
Na Rockfeller, os alunos contam com uma carga horária maior de aula, o que resulta em um menor tempo de curso e máximo aprendizado. Do básico ao avançado, o aluno estará formado com certificado de Inglês avançado em apenas 02 anos e meio.

Certificado internacionais de proficiência
Além de todas estas vantagens, a Rockfeller é um centro aplicador oficial dos testes internacionais de proficiência TOEFL iBT®, TOEFL®ITP, TOEFL Jr.® e TOEIC® e oferece os respectivos cursos preparatórios.

O TOEFL e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos. O TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende utilizá-lo em questões acadêmicas, como os interessados em estudar em escolas ou universidades americanas ou canadenses. O TOEFL Jr é uma nova modalidade criada, que atende os alunos que pretendem fazer “High School” fora do país.

Já o TOEIC se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. Várias empresas estrangeiras solicitam uma nota mínima do TOEIC para contratação de novos colaboradores, seja qual for o cargo desejado. A Rockfeller é a única escola de Inglês de Fortaleza que garante os dois certificados Internacionais, constando em contrato que o aluno, depois de 2 anos e meio de curso, conseguirá atingir uma nota mínima que o permita estudar ou trabalhar no exterior.

“Ambos os testes servirão caso o aluno queira fazer intercâmbio. Caso o foco da viagem seja para trabalhar em alguma empresa estrangeira, indicamos o certificado pelo TOEIC. Caso o intercâmbio seja voltado para os estudos, o aluno precisará aplicar o TOEFL”, ressalta Dimas Diniz.

Matrículas Abertas
Diferente do período usual das demais escolas de idioma da cidade, a Rockfeller Fortaleza ofertará novas turmas no mês de maio, dando a oportunidade dos alunos estudarem no meio do semestre em uma nova turma.

Serviço:
Informações gerais | Rockfeller Fortaleza:
Telefone: 3224-3661
Localização: Av. Dom Luís, 66 – Meireles
Acesse o site www.rockfellerbrasil.com.br
Fanpage: www.facebook.com/rockfellerfortaleza

Instagram: @rockfellerfortaleza

Beleza] Novo Cuide-se Bem Nuvem promove sensação de frescor e aconchego


O Boticário lança produtos de cuidados com fragrância floral branco e opções de body splash, para tornar o autocuidado ainda mais leve e gostoso

O que você faz por você ao longo do seu dia? Cuide-se Bem, do Boticário, te convida a se dar aquela sensação gostosa de reservar um tempo para cuidar de você mesma. E, agora, com uma novidade incrivelmente aconchegante – a nova família de produtos Cuide-se Bem Nuvem. A novidade já está disponível nas lojas, e-commerce e revendedoras da marca.

De acordo com pesquisa realizada pela *GfK Brasil em 2016, as mulheres reservam apenas 11 dos 365 dias do ano para cuidarem da aparência pessoal. Atento a isso, Cuide-se Bem Nuvem vem para reforçar a importância do autocuidado, que se reflete em autoestima e empoderamento.

“Toda mulher precisa tirar um tempo para se cuidar, se curtir e se gostar mais, mesmo que seja apenas por alguns instantes diários. O mundo não vai parar, então nós, precisamos nos priorizar. Esta é a proposta de Cuide-se Bem Nuvem”, explica Aline Mori, gerente de Cuidados Pessoais do Boticário.

A nova família apresenta uma fragrância leve e fresca, que hidrata a pele de forma deliciosa. Com perfil olfativo floral branco, a família Nuvem também traz para a linha Cuide-se Bem os body splash, para quem gosta de alternativas para os perfumes. Além de loção hidratante de 400ml e 200ml, creme para mãos, sabonete em barra e antitranspirante aerosol e roll-on. O nome da nova coleção é inspirado na lúdica sensação de conforto das nuvens, com cheirinho incrivelmente aconchegante e confortável, agradando diferentes perfis de consumidores.

Pegada sustentável
As embalagens das loções hidratantes, do creme hidratante para mãos e do antitranspirante roll-on da linha Cuide-se Bem Nuvem são feitas de plástico vegetal, produzido a partir de etanol da cana de açúcar e não de petróleo. Isso significa que a cadeia de produção dessas embalagens gera menor impacto ambiental que sua versão mais antiga, uma vez que as plantações de cana-de-açúcar captam CO2 do meio ambiente, um dos principais gases causadores do efeito estufa.

*Fonte: Pesquisa GfK Consumer Life realizada pela GfK Brasil em 2016, com 1.500 entrevistas via web nas 5 regiões brasileiras, representativas da população on line.

Serviço:

Cuide-se Bem Nuvem Body Splash
Preço sugerido: R$ 49,90
· Perfumação na medida certa.
· Prolonga a deliciosa sensação de pós banho.
· Splash com fragrância leve e confortável.


Cuide-se Bem Nuvem Loção Hidratante, 400 ml
Preço sugerido: R$ 41,90
· Perfumação na medida certa.
· 96h de hidratação.
· Absorção rápida.


Cuide-se Bem Nuvem Loção Hidratante, 200 ml
Preço sugerido: R$ 26,90
· Perfumação na medida certa.
· 96h de hidratação.
· Absorção rápida.


Cuide-se Bem Nuvem Creme Hidratante para mãos
Preço sugerido: R$ 22,90
· Não estraga o esmalte.
· Rápida absorção.
· 30h de hidratação.


Cuide-se Bem Nuvem Antitranspirante Aerosol
Preço sugerido: R$ 27,90
· Hidratação 24h.
· Jato seco- 0% álcool
· 48 horas de proteção.




Cuide-se Bem Nuvem Antitranspirante Roll-on
Preço sugerido: R$ 17,90
·48h de proteção



Cuide-se Bem Nuvem Sabonetes 2 unidades
Preço sugerido: R$ 13,90
·Espuma cremosa.
·Pele macia e perfumada.

Disponivel também na caixa de 5 unidades.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, com 3.760 pontos de vendas em cerca de 1750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados. Líder no mercado de perfumaria, segundo o Instituto Euromonitor, seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 850 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.



Inauguração] Prefeito em exercício Moroni Torgan inaugura Central de Acolhimento da Regional II

Atender a população com qualidade e eficiência. Esta é a principal função da Central de Acolhimento da Secretaria Regional II, que foi totalmente reformada e será oficialmente entregue à população nesta segunda-feira (03/04), às 09h.

Após a reforma, a Central conta com dois salões climatizados que comportam aproximadamente 100 pessoas aguardando confortavelmente por atendimento, além de fraldário e banheiros, sendo um feminino, um masculino e um para pessoas com mobilidade reduzida.

Os diversos serviços ofertados no local são divididos por núcleos. No da Secretaria de Finanças (Sefin), é possível esclarecer dúvidas e encaminhar processos relativos a ISS, IPTU, Dívida Ativa e ITBI. Já no da Regional II, são oferecidos serviços como solicitação de alvará de funcionamento e de registro sanitário, liberação de uso do espaço público, emissão de certidão de demolição e certidão de confinantes (atualização de matrícula de imóveis), ouvidoria, entre outros. “Estamos trabalhando para acolher bem a população e atender suas demandas”, enfatiza Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.

O núcleo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) atende a comunidade na “Sala do Empreendedor”, onde desenvolve o Programa de Empreendedorismo Sustentável, que busca promover ações de apoio aos empreendimentos, oferecendo formalização de microempreendedores, capacitação gerencial, acesso ao microcrédito, consultoria contábil e apoio na comercialização de produtos e serviços.

O cidadão pode ainda ser atendido no núcleo do Bolsa Família e no núcleo de mediação de conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), que tem o objetivo de contribuir para pacificação social por meio da resolução de pequenos conflitos. Outros serviços estão sendo instalados no local e, brevemente, estarão em funcionamento, como o SINE/IDT, e os núcleos de combate às drogas e combate à violência contra a mulher.

Serviço:
Inauguração da Central de Acolhimento da Secretaria Regional II
Data: Segunda-feira (03/04)
Horário: 09h

Local: Sede da Secretaria Regional II (Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira-01. Edson Queiroz)