Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Programa Cresça com seu Filho] Primeira-Dama entrega kits educativos a famílias participantes do programa Cresça com seu Filho

Foto: Kaio Machado
  
Por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, serão entregues, ao todo, cerca de 830 kits por toda a Regional V

Foto: Kaio Machado

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, entregou, na última quarta-feira (30/08), kits educativos a famílias participantes do programa Cresça com seu Filho do bairro Mondubim. A iniciativa, realizada por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fomenta o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e motor de crianças de 0 a 3 anos por meio de pesquisa que avalia o impacto e objetiva aprimorar o programa na Regional V.

Ao todo, serão cerca de 830 kits distribuídos por toda a Regional. Equipados com quebra-cabeça, bloco de montar, livro infantil, bolinha colorida e boneca, os materiais pretendem estimular o aprendizado por meio de atividades lúdicas e promover maior interação durante as visitas domiciliares semanais, preparando melhor a criança para o convívio em sociedade.

Por meio de diretrizes internacionalmente consagradas, as visitas semanais dos agentes comunitários de saúde às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica estimulam o aprendizado a partir do contato humanizado entre a criança e o cuidador, seja a mãe, o pai ou o responsável, transformando positivamente o cenário socioeducacional da região.

“O Cresça com seu Filho é um programa modelo aqui no Brasil. A gente bebeu muito da fonte do Primeira Infância Melhor (PIM), existente há 13 anos no Rio Grande do Sul, e do Iprede, que estabelece vínculos entre a mãe e o bebê. Então, deu muito certo por essa experiência. A gente juntou as teorias e hoje vê os ganhos. É com muita felicidade que eu venho fazer essas visitas e observar como o Programa faz a diferença na vida das famílias. Eu fico muito feliz e com cada vez mais certeza de que temos que seguir em frente, fortalecendo o Programa, fortalecendo os agentes, os enfermeiros e as famílias participantes”, destacou a Primeira-Dama.

Claudiana Nepomuceno, mãe da pequena Roberta, demonstrou muita satisfação ao receber a visita da Primeira-Dama e de acompanhar a evolução da filha, que vem recebendo acompanhamento desde o pré-natal e hoje, aos 2 anos, colhe os frutos das ações do Programa. “Nós sempre recebemos assistência no Posto de Saúde Paracampos. Até o acompanhamento do exame do pezinho e da orelha a gente recebeu. E esse kit, junto a todas essas atividades com a agente de saúde, está tornando a minha filha mais comunicativa. Quando ela for para a escola, terá mais conhecimento, saberá interagir melhor com os colegas e, com certeza, a adaptação acontecerá cada vez mais rápido”, ressaltou.

Francisca Rodrigues, agente comunitária de saúde há 9 anos, engajada no projeto Cresça com Seu Filho desde agosto de 2016, avaliou de forma otimista as ações desenvolvidas. “Eu sempre oriento as crianças e as mães a estreitarem os laços com maior afetividade e carinho. Busco estimular para que esses momentos continuem para além do momento da visita. É muito importante para o crescimento da criança, além desse material que está sendo entregue, essa interação entre mãe, filho e agente de saúde. A gente fica muito feliz. É uma realização promover esse trabalho na comunidade”, afirmou.


Empreendimento] Mãe Rainha Urbanismo entrega mais um empreendimento em Sobral

   
A Mãe Rainha Urbanismo, referência no mercado imobiliário de Sobral, entrega mais um empreendimento na região, o loteamento Moradas do Planalto II. A obra é fruto do sucesso de vendas do Moradas do Planalto I e está pronta para construir. 
O empreendimento apresenta área total de 225.309,61m² e 564 lotes, contando com estrutura completa de iluminação pública, sistemas de água e esgoto, drenagem de águas pluviais, avenida asfaltada e ruas pavimentadas. Além disso, o empreendimento também oferece áreas verde e de lazer, praça com equipamentos para exercícios físicos e esportivos, playground para  a diversão das crianças e área para passeio de animais.  


Cinema] Sucessos em cartaz no Centerplex: “Atômica” e “Bingo – O Rei das Manhãs”


A rede Centerplex Cinemas está com muitas estréias. Além de “Emoji – O Filme”, “Dupla Explosiva” e “Os Guardiões”, o longa “Atômica”. O filme de ação e espionagem traz como protagonista a atriz Charlize Theron na pele deLorraine Broughton, uma agente disfarçada que é enviada para Berlim durante a Guerra Fria para investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos. A guerra de espiões poderá ser acompanhada através do mundo sonoro Dolby Atmos® na sala Mega no complexo do Via Sul Shopping. A sensação é de imersão na história com um som que se move de forma envolvente e imagem de alta resolução.



Outro filme de sucesso que já está em cartaz deste a última quinta-feira (24) é o “Bingo - O Rei das Manhãs”, inspirado na história de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo, sucesso nos anos 80. Inspirado em fatos reais da vida do palhaço, o longa tem a direção de Daniel Rezende, sendo estrelado pelo ator Vladimir Britchta. Em Fortaleza, O drama pode ser conferido no Centerplex Via Sul Shopping e no Grand Shopping Messejana.  Vale a pena conferir!

Confira horários dos filmes pelo site: www.centerplex.com.br.

Sobre o Centerplex Cinemas
Com 35 anos de história, a rede Centerplex Cinemas tornou-se uma das maiores exibidoras cinematográficas do Brasil. Hoje, são mais de 60 salas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Pernambuco. 
  
www.centerplex.com.br
www.facebook.com/centerplexcinemas
www.instagram.com/centerplexcinemas

www.youtube.com/cinemascenterplex

Ações estratégicas] Construtora Magis apresenta novo gerente comercial

A Construtora Magis segue atuante na construção civil e, para aperfeiçoar seu posicionamento no setor, anuncia a chegada do novo gerente comercial, Eleno Damasceno.

Eleno já tem passagem pela empresa, entre os anos de 2008 e 2015 nos cargos de corretor, supervisor de vendas, coordenador de produto, coordenador geral e gerente de vendas. Em 2017, retorna à empresa com um novo desafio. Na área que assume, o foco é relacionamento com o mercado. "A intenção é estreitar os laços com o setor, estar mais próximo das imobiliárias e corretores parceiros e, como consequência, ampliar nossas ações e estratégias", diz Eleno.

Relacionamento e transparência com o cliente também norteiam a presença de Eleno na Magis. Em sintonia com as necessidades dos compradores e daqueles que já possuem uma unidade da empresa, o gerente entende que a área de vendas deve oferecer um posicionamento de orientação para as melhores aquisições, além de demonstrar vantagens únicas, que conversem com o mercado.


Eleno tem cerca de 20 anos de experiência como corretor de imóveis, passando por empresas como Talentvs, A Predial, Roberto Cavalcante, M2 Imóveis e Construtora Dias de Sousa. Nessa última, assumiu o cargo de gerente de vendas.

Cosplayer] Encontro com cosplayer é atração em Fortaleza este fim de semana


É a primeira vez que a cosplayer e youtuber do Canal Pense Geek, com mais de 600 mil inscritos, terá um momento especial com fãs em um shopping com bate-papo sobre vários temas da cultura geek.
A cosplayer Satty, conhecida nacionalmente entre os apaixonados pela cultura geek, participa de roda de conversa neste sábado, dia 02 de setembro, a partir das 18h, no Shopping RioMar Kennedy. O ‘Encontro com a Satty’ contará com um bate-papo e sessão de fotos com os fãs. O evento tem entrada gratuita e acontecerá na Praça de Eventos do Piso L3 do shopping.




O anúncio da apresentação no shopping foi dado pela própria youtuber, em um vídeo publicado em seu perfil oficial no Instagram, que conta com mais de 250 mil seguidores. A digital influencer vem fazendo sucesso no Youtube com cerca de 600 mil inscritos no canal Pense Geek.

Sobre a Satty
Mariana Delveccio, a Satty, é cosplayer, youtuber e streamer. Em seu canal no Youtube, ela compartilha vários temas sobre mangás, cosplay, animes e jogos. Como cosplayer desde 2006, Satty ficou conhecida por participar de eventos e feiras caracterizada de personagens do universo geek, os mais famosos são: Black Cat (Spider-Man), Chii (Chobits), Euphemia (Code Geass), Rei (Highschool of The Dead), Lucifer (Unineko no Naku Koro Ni) e Hera Venenosa (Batman).

Serviço:
Encontro com a Satty
Quando: sábado, 02 de setembro, às 18h
Onde: Piso L3, Praça de Eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy - Fortaleza / CE)
Evento Gratuito.
Mais informações: (85) 3089-0909


Espetáculo] ENTRE VASSOURADAS E ESPANADORES

 
Venham todos, o grande mágico está na cidade! Mas o que aqui se narra não está na frente do palco, mas sim nos bastidores. O que acontece quando dois personagens irreverentes se encontram: de um lado, um enxerido zelador sem muita vontade de limpar e do outro, uma ranzinza copeira que só quer arrumar tudo antes do mágico chegar! Entre vassouradas e espanadores muita mágica acontece nesse lugar.

“Entre vassouradas e espanadores” transita entre as linguagens da palhacaria e da mágica num espetáculo encantador, livre para todos os públicos. Na narrativa o zelador “acidentalmente” permite o desenrolar da trama ao bisbilhotar o equipamento do grande mágico. Uma copeira ranzinza e impaciente surge na tentativa de colocar tudo de volta em seu devido lugar. Será que esses dois vão conseguir arrumar tudo a tempo?

O espetáculo é o resultado de um período intenso de criação, que durou três meses, nesse período diversas referências serviram de inspiração, em especial, destacam-se na palhaçaria clássica a excepcional pantomima desenvolvida pelos artistas Grock (Suiça) e George Carl (EUA), exímios em criar atmosferas cômicas partindo de partituras corporais simples. No tocante às partituras corporais, foram também utilizados conceitos mimos de ponto fixo e supressão de movimento (Jacques Lecoq), tendo como principais expoentes Marcel Marceal assim como Charles Chaplin. Ainda foram utilizadas técnicas  circenses como acrobacia de dupla e malabarismo. O resultado é a miscelânea artística capaz de encantar gerações, do mais jovem ao mais velho.


SERVIÇO:
Onde: Centro Cultural Bom Jardim – Fortaleza / CE
Quando: dia 10 de setembro de 2017
Horário: 17h
Quanto: Grátis
Classificação: Livre

Consultoria artística: CLE (Companhia Lúdico Experimental)
Concepção: Jeffersson Alves e Samantha Macedo
Elenco: Jeffersson Alves e Samantha Macedo
Trilha sonora: Gutemberg Mota
Luz: Fábio Silva
Cenário: Ise Araújo
Duração: 40 minutos
Classificação: livre

Site: www.magicojeffy.com
Email: contato@magicojeffy.com
Contato: 85 9 9626.5541

Fanpage: https://goo.gl/jbNtZb

Pet] Inscrições abertas para a 2ª edição do Cross Dog


Truckville Food Park sediará a competição de cross training para cães e seus donos no dia 16 de setembro. O evento tem o objetivo de ajudar ONGs animais de Fortaleza

No próximo dia 16, o Truckville Food Park sediará um evento mais que especial, é a segunda edição do Cross Dog. Pets e seus donos terão a oportunidade de participar de um desafio descontraído que, além de premiar a equipe vencedora, terá todo seu lucro revertido em ração para doar aos abrigos Lar Tintin, Abrace e Arca de Noe. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Pet Story ou na Academia Mega Gym.

Para participar, os competidores devem montar uma equipe com, no mínimo, duas pessoas e dois cachorros. Com o intuito de manter a competição equilibrada, o ideal é que um dog tenha um peso até 10kg e outro acima de 10kg. Caso o competidor não consiga encontrar um parceiro, as duplas serão formadas na hora. O valor da inscrição, por participante e seu pet, é de R$ 60,00. Por medidas de segurança, todos os cães, participantes ou visitantes, devem estar na guia de segurança.

A equipe vencedora levará os seguintes prêmios: um dia de beleza no "Pet Story Cambeba", com vermifugação, proteção contra pulgas e carrapatos, kit alimentação para 1 mês, um book digital com 8 fotos para o Pet campeão e bolsa integral de 1 mês no CrossFit 6450 para o dono. O intuito maior do evento é arrecadar alimento para as instituições beneficiadas e proporcionar um divertimento, ou seja, não é preciso que o animal seja treinado, nem o dono precisa ter prática em Cross Fit. As brincadeiras são leves e descontraídas, permitindo que qualquer pessoa participe.










Serviço:
Segunda Edição do Cross Dog
Inscrições: Pet Story - Avenida Washigton Soares, 6180, Cambeba, loja 20 – Fortaleza / CE
Academia Mega Gym - Avenida Washington Soares, 6450, Cambeba – Fortaleza / CE
Contato para dúvidas: (85) 3218-1237
Data do Evento: 16 de setembro

Local: Truckville Food Park
Endereço: Av. Washington Soares, 2400, Edson Queiroz – Fortaleza / CE
Funcionamento: quarta a sexta, das 18h às 23h, sábado das 17h às 23h e domingo das 17h às 22h
Instagram: @truckville_ foodpark

Estacionamento gratuito

Encontro] Jovens do Instituto JCPM lançam tecnologias desenvolvidas por eles no 1° Encontro de Juventude


Apresentação de um aplicativo de celular para ajudar a população no combate à violência contra a mulher e de uma bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais será feita durante o Encontro nesta sexta-feira

O 1° Encontro IJCPM de Juventude, que ocorre nesta sexta-feira, 1º de setembro, no RioMar Fortaleza, será marcado pelo lançamento do aplicativo de celular ‘Mulheres Não Se Calem’, desenvolvido pelos jovens do IJCPM, com intuito de ajudar a população no combate à violência contra a mulher em Fortaleza. Outro destaque será o lançamento de uma bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais. O Encontro, que acontece das 9h às 17h, contará ainda com palestras, talk shows sobre o tema Novas Tecnologias, apresentação de projetos de empreendedorismo e exposição de fotográfica, desenvolvidos pelos jovens.

Cerca de 450 jovens do IJCPM devem participar do evento para trocar ideias, compartilhar experiências e pensar o tema “Novas Tecnologias, mídias e juventude: Um clique para o mundo”. A programação inclui palestras e debates e atividades nos três espaços: o Espaço Jovem Empreendedor e Tecnologia, onde serão apresentadas as tecnologias desenvolvidas pelos jovens durante seus cursos no IJCPM, Espaço Mídias em Debate com apresentações artísticas e palestras e Espaço Comunidade Cultural, que trará exposições fotográficas e de grafitismo. O 1° Encontro IJCPM de Juventude será no RioMar Fortaleza, na Praça de Evento do Piso L3, das 9h às 17h.

Às 15h será o lançamento do aplicativo ‘Mulheres Não Se Calem’, desenvolvido pelos jovens do IJCPM durante a Oficina de Férias “Desenvolvimento de Aplicativos”, que foi ministrada pelo PalmasLab. O aplicativo funcionará na plataforma Android, com o objetivo de ajudar a população no enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo informações importantes sobre a Rede de Proteção à Mulher em Fortaleza. Representantes do Instituto Maria da Penha estarão no evento para apoiar a iniciativa. Outra novidade será a apresentação de um protótipo de bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais, criado pelos jovens no curso de Robótica do IJCPM.

O Centro de Inclusão Tecnologia (CITS) do Governo do Estado do Ceará, a Casa de Vovó Dedé, a Terra des Hommes, a Instituição Da Paz e as escolas públicas Monsenhor Dourado, Valdemar Falcão, Helenita Mota, Dragão do Mar, Rogério Froes, Manoel Rodrigues e Murilo Borges estarão também participando do Encontro.

Espaço Jovens Empreendedores e Tecnologias
Neste espaço, jovens do Curso de Empreendedorismo do IJCPM irão apresentar seus projetos de microempresas, desenvolvidos para serem implementados em suas comunidades. Três projetos estão em fase de implantação: Candy Doces (empresa de venda de doces gourmets com produtos típicos do Nordeste, como caju, castanha, entre outros), Dindin dos Sonhos (empresa de venda de dindins gourmets) e Legion Geeks (empresa de desenvolvimento de games e jogos de tabuleiro com foco em jogos de RPG e Just Dance).

Espaço Mídias em Debate
No Espaço Mídias em Debate ocorrerá apresentações artísticas e Talk Shows. Às 10h30, haverá o Talk Show “Tecnologia, Mídias e Aprendizagem: Um Caminho para o Protagonismo dos Jovens”, com a participação dos mediadores Igor Pelúcio, CEO do Site desenrolado.com e Jonab Silveira da Fábrica de Games. Às 14h, será a vez da palestra “Juventude Feminina da Mídia: Comunicações e Redes Sociais na Formação Cidadã”, ministrada por Priscilla Soares, do Coletivo Servilost, e as convidadas Maria Eduarda e Bruna Sousa, do Coletivo PrograManas.

Espaço Comunidade Cultural
No Espaço Comunidade Cultural haverá exposição de 130 fotos e de grafitismos produzidos pelos jovens do Instituto.

Sobre o IJCPM
Em Fortaleza, o IJCPM atua na capacitação de jovens de comunidades para o mercado de trabalho, com cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Senac/CE. Conta com duas unidades: uma no RioMar Fortaleza e outra no RioMar Kennedy. Ao todo são beneficiados 13 bairros do entorno do Papicu e 8 do Presidente Kennedy. Cerca de 4.000 jovens já foram capacitados pelos programas de qualificação para o Varejo nas duas unidades. Além disso, mais de 1.175 já foram inseridos no mercado do trabalho através do Instituto e grande parte exerce suas funções nos dois shoppings.

Confira a programação completa:
9h – Abertura;
9h20 – Apresentação teatral dos jovens do IJCPM, Grupo Ceará Guittar, Dueto da Vovó Dedé e do Grupo Diverso;
9h30 – Construção do quadro temático ‘Ser Jovem é?’, Exposição Fotográfica, Exposição de Graffiti; Espaço de Empreendedorismo;
10h30 – Talk Show “Tecnologia, Mídias e Aprendizagem: Um Caminho para o Protagonismo dos Jovens;
11h30 – Quis;
14h – Talk Show “Juventude Feminina da Mídia: Comunicações e Redes Sociais na Formação Cidadã;
14h30 - Construção do quadro temático ‘Ser Jovem é?’, Exposição Fotográfica, Exposição de Graffiti e Espaço de Empreendedorismo;
15h – Apresentação do aplicativo ‘Mulheres Não Se Calem’;
15h30 – Apresentação de games e robótica de jovens do IJCPM e apresentações dos grupos: Palavras e Passos, DiVerso e Castelo de Rima;
16h30 – Quiz;
16h50 – Encerramento.

Serviço:
1° Encontro de Juventude IJCPM
Data: 1° de setembro, sexta-feira
Horário: 9h às 17h
Local: Piso L3, Praça de Eventos do RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu – Fortaleza / CE)
Evento gratuito

Mais informações: 3262.0208 (IJCPM Papicu) e 3037.3516 (IJCPM Presidente Kennedy).

Apresentação] Youtuber Enaldinho apresenta ‘Game Show’ interativo no Theatro Via Sul Fortaleza

 
O youtuber mineiro Enaldinho vai comandar uma disputa bem descontraída no seu inédito “Game Show” em Fortaleza. A apresentação acontece no Theatro Via Sul, no dia 7 de Setembro, às 19h. A plateia poderá participar de uma espécie de gincana com diversas provas, brincadeiras e atividades inspiradas nas que o youtuber faz em seus vídeos no canal, detalhes sobre a produção dos vídeos e como tudo aconteceu muito rápido em sua vida.


Durante aproximadamente 80 minutos, Enaldinho e suas assistentes de palco irão entreter o público com uma experiência totalmente interativa e inédita no teatro, além da oportunidade que o expectador terá de se aproximar e conhecer o jovem que se tornou fenômeno na internet e tem deixado a garotada maluca. Com perfil jovem, conteúdo limpo e sem palavrão, ele vem alcançando adolescentes de todo o pais, batendo recordes de visualizações e obtendo números impressionantes na famosa plataforma de vídeos.


ENALDINHO
Com apenas 18 anos, o youtuber possui um canal na internet com conteúdo de pegadinhas, recordes mundiais, curiosidades, desafios e experiências que todo jovem gostaria de fazer em casa, um estilo de vídeo que envolve muita criatividade e estudo cientifico, de forma bem-humorada, despertando o interesse dos fãs. Seu canal, que já possui mais de dois milhões e meio de inscritos já esteve diversas vezes entre os que mais cresceram no mundo, e mantem uma media de visualizações acima de dois milhões.

Seu diferencial está na produção de conteúdo feito de jovem para jovem, através de experimentos presentes no imaginário infantil, nas brincadeiras e corriqueiras pegadinhas de crianças, o que permite uma boa recepção do público no Youtube e também nas principais redes sociais.



Serviço:
ESPETÁCULO ENALDINHO GAME SHOW
Local: Theatro Via Sul Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz – Fortaleza / CE
Data: 07 de Setembro – Quinta-feiras às 19h
Duração: 80 minutos
Ingressos: Platéia inferior: Inteira R$ 50 e meia entrada R$ 25, Superior Inteira: R$ 40 e meia entrada R$ 20
Pontos de venda: Bilheteria do Teatro Via Sul e no site ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade do Teatro: 732 Pessoas
Telefone do teatro: (85) 3099-1290
Vendas e informações: www.ingressorapido.com.br e bilheteria do Teatro
Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a domingo, das 10 às 22h, inclusive feriados.
Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.

Estacionamento no Shopping Via Sul

TEATRO] VENDA DE INGRESSOS PARA O ESPETÁCULO “NÓS”, DO GRUPO GALPÃO, COMEÇA NESTA QUNTA-FEIRA, DIA 31 DE AGOSTO

 
Em cartaz de 1 a 3 de setembro na CAIXA Cultural Fortaleza, esta é a 23ª e mais recente montagem do grupo mineiro, que comemora 35 anos de trajetória

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, começa a venda de ingressos para o espetáculo Nós, que será apresentado pelo Grupo Galpão, de Minas Gerais, de 1 a 3 de setembro na CAIXA Cultural Fortaleza. Patrocinada pela Petrobras, esta é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro e em 2017 completa 35 anos de trajetória.

Os ingressos estarão à venda na bilheteria da Caixa Cultural Fortaleza, das 10h às 20h, no valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O espetáculo Nós será apresentado na sexta-feira e sábado às 20h e, no domingo, a sessão começa às 19h. A classificação indicativa é 16 anos.

Com direção de Marcio Abreu, esta é a 23ª e mais recente montagem do grupo sediado em Belo Horizonte (MG), que festeja a data em turnê por várias cidades do país e traz a peça pela primeira vez à capital cearense. No palco, os atores Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara celebram a vida, enquanto preparam a última sopa e debatem, sob um prisma político, questões do mundo contemporâneo – a intolerância, a violência, a diversidade, a convivência com a diferença.

Bate-papo

No dia 2 de setembro, sábado, das 13h às 15h, o Grupo Galpão vai realizar um bate-papo, como forma de possibilitar a aproximação entre o público e o elenco da companhia, incentivando o desenvolvimento artístico e a troca de experiências. O encontro, que acontece no teatro da CAIXA Cultural Fortaleza, é voltado para artistas, grupos e interessados em artes cênicas, que queiram desenvolver seus conhecimentos na área. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Serviço:

Teatro: Nós, com Grupo Galpão (MG)
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza /CE
Data: 1 a 3 de setembro de 2017
Horários: sexta-feira e sábado às 20h | domingo, às 19h
Duração: 90 minutos
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: 16 anos
Vendas a partir de 31/08, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Bate-papo com o elenco do Grupo Galpão
Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 2 de setembro ( sábado)
Horário:  de 13h às 15h
Entrada gratuita
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço


Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Concurso] MRV Engenharia sorteará um apartamento para os sócios-torcedores do Atlético-MG


Patrocinadora do Atlético Mineiro, a MRV Engenharia irá sortear um apartamento entre os sócios-torcedores do time alvinegro. O concurso “Sou galo na veia, quero um apê MRV” será lançado nesta segunda-feira, 28 de agosto e os torcedores poderão se inscrever até o dia 27 de outubro.


Para participar, o sócio-torcedor deve ler o regulamento e se cadastrar no site da promoção: www.mrv.com.br/promogalo, preenchendo o nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e a data de nascimento. Os torcedores também precisam estar com cadastro e vínculo válidos e em situação regular com esse programa de relacionamento do Atlético.
A promoção terá como prêmio um apartamento no condomínio residencial Parque Lagoa Bela, com dois quartos, vaga de garagem e área comum com salão de festas, playground, espaço fitness, churrasqueira e espaço gourmet. O sorteio será realizado pela loteria federal da Caixa no dia 4 de novembro.

MRV no esporte

 A MRV é a patrocinadora privada com maior atuação no esporte e se orgulha disso. A empresa já apoiou equipes de diversos segmentos esportivos, como futebol, vôlei, handebol, basquete, fórmula 1, tênis, golfe e o MMA. Além do Atlético Mineiro, a MRV patrocina clubes como América Futebol Clube, Flamengo, Santa Cruz, Fortaleza, Esporte Clube Novo Hamburgo, Serra Futebol Clube, América de Teófilo Otoni e o São Paulo Futebol Clube.

Apresentação] Somos Todos Palhaços - spettacolo di varietá faz temporada na Rede Cuca em Setembro

A montagem ocorre em parceria com a Cia Laguz Circo, K'Os Coletivo e Cia Clê. Três números circenses são posto em cena, “Pedra no Sapato”, “Tripa de Elite” e “A Mulher Mais Forte do Mundo”, que foram aprimorados em um curso com Leris Colombaioni, mestre italiano na arte do circo, no primeiro semestre de 2017.
Ressaltamos que toda a renda arrecada com as apresentações do espetáculo será revertida para a vinda de Leris à Fortaleza, para que mais palhaços possam ter a oportunidade de estudar com esse fenomenal Mestre circense!


SERVIÇO:

PROGRAMA BANCO DO NORDESTE CULTURAL/REDE CUCA
"Somos Todos Palhaços - spettacolo di varietà"
com a Cia Laguz Circo, K'Os Coletivo e Cia Clê

Dia 02, sábado, 19h
Local: Pátio do Cuca Barra
Dia 09, sábado, 19h
Local: Pátio do Cuca Mondubim
Dia 16, sábado, 18h30
Local: Pátio do Cuca Jangurussu


Os palhaços Pipiu, Pinguelão, Tramela, Pirrita, Burbuja e Suspiro estão juntos no “Somos Todos Palhaços – spettacolo di varietà”, em três números imperdíveis: “Pedra no Sapato”, “Tripa de Elite” e “A mulher mais forte do mundo”, que foram aprimorados em um curso com Leris Colomabaioni, mestre italiano na arte do circo. Orientação Cênica: Leris Colombaioni. 40 min. Classificação: Livre. Sessões gratuitas.

Apresentação] MAURÍCIO MEIRELLES APRESENTA O SHOW PERDENDO AMIGOS NO NORDESTE

 
Foto: Edu Moraes

Apresentações acontecem em Natal e Fortaleza, no mês de setembro, com realização da Dromedário Produções 
e Opus Promoções


A Opus Promoções anuncia a realização de mais uma atração em dois dos teatros que administra pelo Brasil: Maurício Meirelles com o show Perdendo Amigos, dias 01 de setembro no Teatro Riachuelo (Natal/RN), e 02 de setembro no Teatro RioMar Fortaleza. Durante a apresentação, Maurício aborda temas polêmicos sem o menor pudor. “Falo sobre religião, maus tratos aos animais, casamento gay, corrupção, entre tantos outros assuntos. Certamente vou desfazer a amizade com alguns amigos ao longo do show. Só minha mãe continuará me amando", explica. Nesse espetáculo, Meirelles reúne textos inéditos, piadas fortes e atuais, plágios musicais, canções da Banda Renatinho e, ainda, o WEBBULLYING, quadro de sucesso e fenômeno de audiência no YouTube. Os ingressos em ambas as praças já estão à venda. Confira o serviço completo abaixo.
Maurício é um dos grandes nomes do humor nacional, que se reinventa a todo tempo com novos projetos, textos e quadros. Na televisão, se divide entre os programas X Factor e Pânico, na Band. Além disso, apresenta também o quadro autoral WEBBULLYING, no Pânico. No Multishow, gravou o programa “O Estranho Mundo de Renatinho” ao lado de Tatá Werneck, Murilo Couto, Marco Gonçalves e Nil Agra.
Na internet é um influenciador digital com seus números nas redes sociais e acessos no YouTube. Com o show Perdendo Amigos, venceu na categoria de melhor stand-up de 2016 pelo prêmio Risadaria. Como mestre de cerimônias e pocket shows, acumula apresentações para mais de 100 empresas. Ainda lançou o livro E Se o Stand-up Virasse Livro – o primeiro show impresso do Brasil, pela Ediouro.
Classificação: 14 anos
Duração: 120min.
Realização: Dromedário Produções e Opus Promoções

PERDENDO AMIGOS COM MAURICIO MEIRELLES
FORTALEZA (CE)
Dia 02 de setembro
Sábado, às 21h
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Fortaleza – CE)
www.teatroriomarfortaleza.com.br

INGRESSOS:
Setor
Valor / Meia-Entrada
Plateia Alta
R$ 80,00
 R$ 40,00
Plateia Baixa B
R$ 100,00
 R$ 50,00
Plateia Baixa A
R$ 100,00
 R$ 50,00

*Descontos não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo;
***A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Ceará:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de sangue. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue cos hospitais do Estado do Ceará.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Ingresso Rápido: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br 


Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e domingo e feriados, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o início da última apresentação. Segunda-feira: fechada.

Setembro] Restô Brasil - 5 grandes humoristas cearenses em 1 só espetáculo

Todas as segundas-feiras de setembro 
às 20 horas

As pérolas do humor cearense, que estiveram reunidas na nova comédia durante as férias e fizeram a alegria do público nos meses de julho e agosto, vão continuar no mês de setembro! A peça Restô Brasil fica em cartaz todas as segundas de setembro, no Theatro Via Sul Fortaleza, às 20 horas. Os humoristas Aurineide Camuripim, Ciro Santos, Lailtinho, Manguaça e Dedé, apresentam o espetáculo sobre a atual crise brasileira e prometem arrancar muitas risadas do público.

Com roteiro da Casa da Comédia, é dirigida por Gildo Lustosa, a história se passa em um restaurante chamado Restô Brasil, que, assim como o País, atravessa uma grave crise e está prestes a fechar as portas. Um especialista em gerenciamento e marketing de crise é chamado para salvar a empresa, e a partir daí se forma uma grande confusão entre os funcionários.

SERVIÇO: 
Restô Brasil
Local: Theatro Via Sul Fortaleza – Av. Washington Soares, 4.335 – Edson Queiroz – Fortaleza / CE
Datas: 4, 11, 18, 25 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia
Pontos de venda: Bilheteria do Theatro Via Sul e no site www.ingressorapido.com.br
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Capacidade do Teatro: 732 Pessoas
Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a domingo, das 10 às 22h, inclusive feriados.
Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.
Estacionamento no Shopping Via Sul

Informações: (85) 3099-1290

Setembro] CREF5-CE movimenta o Ceará com muita atividade física

As atividades gratuitas do CREF5-CE, em parceria com IES, assessorias esportivas e prefeituras pretendem tirar muita gente do sofá, com a orientação de profissionais

O mês de setembro chega e, com ele, muita atividade física. Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º, O Conselho Regional de Educação Física da Quinta Região (CREF5-CE) realiza uma série de atividades e serviços gratuitos, na Capital e no Interior do Ceará. Quem aparecer nos espaços públicos e em faculdades terá à disposição: avaliação física, alongamento, treino das assessorias, zumba, treinamento funcional, aulas de futvôlei e beach tennis, além de discussões em palestras e workshops. Toda a programação está disponível no site www.cref5.org.br.

Como explica o presidente do CREF5-CE, Jorge Henrique Monteiro, em meio às comemorações em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, as ações buscam alertar a população para a importância da prática da atividade física e esportiva na busca pela saúde. “As pessoas precisam exigir que os exercícios físicos e esportivos sejam orientados por um profissional de Educação Física registrado e habilitado. Todos precisam ter consciência de que a orientação profissional faz a diferença”, frisa. As programações sociais e esportivas têm apoio dos parceiros Qualicorp e Mongeral Aegon.

NA CAPITAL

Na sexta-feira, dia 1 de setembro, as homenagens começam com sessões solenes na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Estado. A partir das 14h30, de autoria do vereador Benigno Junior, a sessão na Câmara Municipal será seguida por uma audiência pública para discutir o projeto de lei que torna obrigatório que as aulas de Educação Física na educação básica sejam ministradas por profissionais registrados.

Já no sábado, dia 02 de setembro, será a vez da Associação das Assessorias Esportivas em Atividade Física do Estado do Ceará (AEAF-CE) e das IES, em parceria com o CREF5-CE, movimentarem a Praça da OAB, na Avenida Washington Soares, no horário das 6h às 8h. A programação iniciará com o super treino das assessorias, onde também serão oferecidos avaliação física, alongamento, aulas de zumba e treinamento funcional.

No domingo, dia 3 de setembro, também das 6h às 11 horas, as atividades se concentrarão na Praia do Mucuripe, na Avenida Beira – Mar, 3980. Com o Festival de Praia, serão oferecidas oficina de treinamento funcional, além de aulas de futvôlei e beach tennis.

No dia 15 de setembro, a partir das 19 horas, as homenagens acontecem na Assembleia Legislativa, em sessão solene. O evento é uma autoria do deputado Bruno Pedrosa.

Para fechar as programações em Fortaleza, no dia 16 de setembro, será realizado, com parte das ações do CREF Itinerante, o “Café com CREF5”. Com o tema da Educação Física Escolar, estudantes e profissionais de Educação Física participarão de cursos e palestras no Hotel Diogo, a partir das 10 horas. Para essa atividade, as inscrições podem ser realizadas pelo site www.cref5.org.br.

NO INTERIOR E REGIÃO METROPOLITANA

Nas cidades de Eusébio, Sobra,  Crato, Quixadá, Aracati, Pindoretama, Jaguaribe, Morada Nova e Baturité também serão realizadas sessões solenes, palestras, workshops, cursos e copas. A programação encerram apenas no final do mês. Toda a programação também pode ser conferida pelo site www.cref5.org.br.


CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE/FORTALEZA] PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2017 - ARTES CÊNICAS

TODA PALAVRA É RECICLADA
FOTO: EDUARDO RAMOS

PROGRAMA ATO COMPACTO
TEATRO / CENAS CURTAS
Mostra de Esquetes do Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA)
Dia 06, quarta, 18h
Apresentação das esquetes que foram destaque no 13º Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA): “Ou Tudo ou nada/”(1º Lugar Júri Oficial), do Grupo Zona II; “Toda Palavra é reciclada” (2º Lugar Júri Oficial), com Grupo Gatec; “Cabeças poder bananas” (3º Lugar Júri Oficial), Grupo cena Fórum; e “Viúva de um marido vivo” (1º Lugar Júri Popular), do Cia. Dhimahi de Teatro . 60 min. Classificação: 16 anos

ESQUETES:
Viúva de um marido vivo – Cia. Dhimahi de Teatro /Fortaleza –CE – Classificação 10 anos
Raimunda, 83 anos, conta suas memórias para a neta. A história de seu casamento, do nascimento e criação de suas filhas e filhos, e do grande amor de sua vida. Histórias que vão costurando o presente e o passado, enquanto comédia e drama se entrelaçam.

Cabeças poder bananas – Grupo cena Fórum /Caucaia –CE – Classificação 16 anos
A pátria pare mais um filho mesmo sem a sua vontade, cabeças poder bananas carrega uma mistura de ritmos surgidos das periferias brasileiras, introduzido todos que falam das relações políticas, econômicas e cultural que o pais vivencia.

Toda Palavra é reciclada – Grupo Gatec / Cascavel –CE – Censura Livre
Quatro personagens compartilham sua formulação estética do Teatro do Absurdo enquanto poética das imagens cotidianas que alcance os desafios existenciais da incomunicabilidade, da solidão e da finitude.

Ou Tudo ou nada – Grupo Zona II/ Fortaleza -CE –classificação livre
Um humilde pescador sai para o mar, como faz todos os dias. Mas ao pescar um animal fantástico e devolvê-lo a água, sua rotina se transforma graças a sua mulher que vislumbra a possibilidade de mudar de vida. Motivado por ela, o pescador mergulha no desejo cíclico de sua mulher em busca de tudo ou nada.

TEATRO
AQUELAS - Uma dieta para caber no mundo

Com Juliana Veras e Monique Cardoso

Dias 08, 14 e 15, quinta e sextas


A partir de um processo colaborativo de construção, o espetáculo “aquelas - Uma dieta para caber no mundo”, grita as lutas das mulheres por seus direitos e autonomia de suas próprias vidas. Partindo de uma reflexão sobre a violência contra a mulher na região do Cariri, aquelas, rompe as barreiras geográficas e ganha caráter universal, nos fazendo ruminar as relações sociais e culturais de gênero. O espetáculo parte da pessoalidade das intérpretes Monique Cardoso e Juliana Veras, passando por vidas e histórias onde a misoginia nos apresenta fatos absurdos. A violência cotidiana tão naturalizada, onde o ser mulher é ficar frente a frente diariamente com a morte, seja na fila de uma clínica clandestina, seja ao dormir em uma cama ao lado do seu agressora-assassino. A encenação brutalmente delicada de Murillo Ramos, instaura um jogo cínico e cúmplice com a plateia, através de imagens, objetos e músicas, transformados em narrativa, dentro de um jogo cruel. Uma dieta diária para caber no mundo. Direção: Murillo Ramos. 60 min. Classificação: 16 anos.

TEATRO
Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – FIB*
Dia 19, terça, 10h às 13h, e 19h às 20h

Para comemorar o aniversário de 80 anos do multiartista Mestre Boca Rica, nascido em 16 de novembro de 1936, o festival apresentará 10 grupos, envolvendo em torno de 100 artistas. Serão dois grupos nacionais, dois internacionais e seis grupos cearenses com apresentações em três cidades: Ocara, onde nasceu Pedro Boca Rica, Fortaleza onde ele viveu e mostrou sua arte e em Juazeiro do Norte. Pedro dos Santos de Oliveira morreu jovem, em 28 de março de 1991, vítima de câncer. Com 55 anos, o Mestre, que ganhou o apelido em razão de ter alguns dentes superiores revestidos de ouro, formou artistas na família de sangue e na da arte e tem sua obra reverenciada em museus do mundo, como Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, França e outros.
*Projeto contemplado pelo Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018.


TEATRO
 Eu vim pra dizer que te amo
Coletivo Arremate de Teatro
Dias 21 e 22, quinta e sexta, 18h
"Eu vim pra dizer que te amo", montagem do Coletivo Arremate de Teatro (Fortaleza-CE), é uma poética abordagem teatral sobre a depressão, transitando por temas como os abismos da convivência, o amor e o suicídio. A cena convida à reflexão direta sobre tais questões, numa visita aos anos 90 do Século XX, embalada por música, diálogo e poesia. Em uma cidade como a nossa, com ruas e prédios como os nossos, quatro pessoas como nós vivem relações que se revelam complicadas. Como podem ser as nossas relações. O receio de encarar o olhar do outro faz com que os personagens Davi, Inês, Beatriz e Magnólia se percam numa teia de mal entendidos e expectativas. Entrelaçados por coincidências de tempo e espaço, eles vivem uma delicada trama onde a falta de diálogo sincero provoca dúvidas, certezas e afetos equivocados. Texto, Encenação e Música: Juliana Veras. 60 min. Classificação: 14 anos.

TEATRO
A Isca
Com Edivaldo Ferrer
Dias 28 e 29, quinta e sexta, 18h

1943. Em plena noite, um navio zarpa em alto mar com um grupo de pescadores. Ao comando do Capitão, os tripulantes Nestor, Mantêga e Sereno, seguem a bordo de uma grande aventura que tem o riso e a crítica como pano de fundo. Uma velha matéria de jornal e um penico - que é signo e extensão do corpo do ator - são o ponto de partida para um mergulho nas surpresas, paixões, alegrias e tristezas presentes na narrativa. Direção: Edivaldo Ferrer. 40 min. Classificação: Livre.



terça-feira, 29 de agosto de 2017

Campanha] Secretários e dirigentes de cultura do Brasil lançam o manifesto e campanha "Quero Cultura", durante reunião em Brasília

 
Nesta segunda e terça-feira, 28 e 29/8, secretários e dirigentes estaduais de cultura de todo o país estiveram  reunidos em Brasília,  na Biblioteca Nacional, para discutir os rumos da cultura do país. O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados, presidido pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e o Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados estiveram reunidos pela primeira vez. Na ocasião, o grupo lançou um manifesto "Quero Cultura", que foi entregue ao Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Junto ao manifesto, os fóruns estão lançando uma campanha de mobilização em defesa das políticas culturais. A ideia é fazer uma grande mobilização pelo País, a partir do slogan e do selo "Quero Cultura".

"Em torno de uma agenda comum, os dois fóruns se reuniram neste dois dias em Brasília. Escrevemos um manifesto não apenas para ser entregue ao Ministério da Cultura, mas sim um documento para a sociedade brasileira, sobretudo para as pessoas do campo artístico e cultural. Nos reunimos para tratar de duas agendas. A primeira tem uma dimensão prática, debatendo a retomada dos convênios do MinC com estados e municípios, tendo em vista qual o compromisso do Ministério da Cultura em honrar com parte desses recursos de objetos conveniados e contratados, como por exemplo o do Programa Cultura Viva, que é o programa dos Pontos de Cultura", ressaltou o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados, Fabiano dos Santos Piúba, também secretário da Cultura do Estado do Ceará.

"A outra agenda foi mais política e estratégica, que consiste na realização de uma campanha chamada 'Queremos Cultura', que será lançada nos próximos meses, com culminância no Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro. Essa é uma ação que tem objetivo de envolver todos os municípios no mesmo dia e mesma hora com uma mensagem em torno da defesa da política cultural brasileira como dimensão importante de desenvolvimento e percepção da cultura como papel estratégico para isso", comentou o gestor.

O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados comentou também sobre a receptividade do ministro Sérgio Sá Leitão. "O Ministro participou e compareceu à reunião como convidado dois dois fóruns. Nós apresentamos a carta para ele, fizemos a leitura, e ele também falou qual a prioridade do MinC na atual gestão", destacou.

"Na nossa avaliação o encontro foi muito mais importante pela reunião conjunta, possibilitando aos dois fóruns uma agenda comum e de integração federativa entre os Estados e municípios, mais do que, exatamente, a reunião com o Ministro. Que foi importante, sem sombra de dúvidas, sobretudo nos aspectos mais práticos, mas saímos animados com essa agenda de integração federativa e da campanha do 'Quero Cultura'", reforçou.

Manifesto em defesa da Cultura

"A Cultura tem papel central no desenvolvimento do País e não pode ser política secundária e complementar", traz o manifesto assinado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados e o Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, que defendem o fortalecimento das políticas culturais e do Ministério da Cultura (MinC).

"O Ministério da Cultura é fundamental para a construção de um País cidadão. Organizar o Sistema Nacional de Cultura nos 26 estados, no Distrito Federal e nos 5.570 municípios do Brasil, por exemplo é um dos desafios consistentes pela frente", ressalta o documento, que também critica o desmonte do MinC.

"O Ministério da Cultura passa por um processo de desmonte e desconstrução que fragilizam a sua estrutura. Os cortes orçamentários que foram de 43%, nos últimos meses, são imorais e inconstitucionais. O artigo 216-A da Constituição Federal, que institui o Sistema Nacional de Cultura, determina, em seu parágrafo primeiro, inciso XII, que haja 'uma ampliação progressiva dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura', e não sua redução", destaca o manifesto.

O documento também traz nove pontos defendidos pelos fóruns. Entre eles estão a integralidade do Ministério da Cultura e o fortalecimento do diálogo do MinC com a sociedade e os fóruns nacionais de dirigentes de cultura; o fortalecimento do perfil técnico do MinC e a valorização dos servidores de carreira; a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura; e os cumprimentos contratuais dos objetos firmados em torno dos convênios entre o MinC e os órgãos gestores de cultura no âmbito estadual e municipal.


Outros pontos são a consolidação das políticas de produção regionalizada de conteúdo artístico; a renovação da Lei do Audiovisual; a criação de legislação nacional alternativa à Lei 8666/1993, para promover a desburocratização dos processos de contratações artísticas e serviços culturais; o apoio ao uso das inovações trazidas pela legislação do  Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC - Lei 13019 de 2014) na gestão pública cultural; e o apoio ao uso das inovações trazidas pela legislação do Programa Cultura Viva.