Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 9 de setembro de 2017

Tributo] São Luiz recebe o show “Primavera nos Dentes”, puxado pelo ex-baterista do Titãs, Charles Gavin, em tributo a banda “Secos & Molhados”

Foto: Kaio Caiazzo


Charles Gavin volta aos palcos ao lado de Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho e Felipe Ventura. O recente estreado show “Primavera nos Dentes” se apresenta como ponto de conexão entre passado e presente, ligados pela poesia da obra de “Secos & Molhados” - tão atual e propícia para o atual momento sociopolítico e cultural do Brasil. No repertório, Sangue Latino, Fala, O Patrão Nosso de Cada Dia, O Vira, Rosa de Hiroshima, O Doce e o Amargo, além das clássicas: Assim Assado, Prece Cósmica e Mulher Barriguda, entre outras. As canções, que há muito tempo não são tocadas ao vivo desde o final prematuro de “Secos & Molhados”, contam com novos arranjos. “Primavera nos Dentes” promete levar a plateia a uma catarse que encosta na utopia sem dissolver o discurso real do dia-a-dia, com apresentação no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) no dia 24 de setembro, às 18h. Os ingressos a preços populares encontram-se nos seguintes valores: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

De acordo com Charles Gavin, o objetivo da banda é criar e performar um espetáculo que contemple a importância de “Secos & Molhados”, um dos ícones da música brasileira dos anos 70 influenciada pela explosão da Tropicália, e que está prestes a completar 45 anos.

O show evoca a força impetuosa desse repertório que marcou a história da música brasileira, estabelecendo um terreno emocionalmente arrebatador - através do estímulo da conexão emocional das pessoas que viveram esse acontecimento na década de 70 e, ao mesmo tempo, traz a força do novo para uma geração que ainda não estabeleceu uma relação profunda com essas canções, mas que se vê devidamente representada nas letras e na linguagem musical contemporânea com que estas foram abordadas na proposta de recriação dos arranjos pelo projeto.

A sonoridade e os arranjos se distanciaram bastante dos originais. “Diria que cada versão que fizemos tem a assinatura de cada um de nós. É pop? É rock? O que é? Não sabemos dizer... Por outro lado, foi surpreendente constatar o fato de que a poesia das letras permanece extremamente atual e assertiva após décadas - deliciosamente doce e ácida, ingênua e politizada ao mesmo tempo, conectando-se com pessoas de qualquer geração e de qualquer lugar”, afirma Gavin.

O espetáculo propõe ao público diversos estímulos sensoriais, como o projeto conceitual de iluminação, figurino e performance, referenciados na estética que o grupo trouxe na década de 70, mas adaptados à uma linguagem contemporânea, instaurando um terreno lúdico e lisérgico.

Sobre os integrantes:

CHARLES GAVIN - bateria: Conhecido por integrar a banda Titãs, com a qual gravou, entre 1985 e 2010, dezesseis álbuns e cinco dvds, Gavin se destacou, paralelamente aos palcos, na produção do relançamento de mais de quinhentos discos emblemáticos da música brasileira que, há décadas, estavam ausentes nos catálogo das gravadoras. Obras de Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Novos Baianos, Lô Borges e Secos & Molhados são apenas algumas que voltaram a circular no mercado.

Desde 2006 Charles Gavin vem realizando projetos para a TV - produziu e dirigiu os dvds de Tom Zé (O Pirulito da Ciência / Biscoito Fino - Canal Brasil, 2010) e Marcos Valle & Stacey Kent (Live at Birdland - New York City / Sony Music - Canal Brasil, 2016); apresentou e dirigiu (com Paola Vieira) a minissérie Brasil Adentro em duas temporadas: Música do Pará e Música de Pernambuco.

Atualmente apresenta e dirige (com Gabriela Gastal) o programa O Som Do Vinil, exibido semanalmente pelo Canal Brasil desde 2006.

PAULO RAFAEL - guitarra: Iniciou sua carreira artística nos anos 1970, em Recife, como um dos integrantes da banda Ave Sangria, que produzia rock com raízes nordestinas. Em 1975, participou da apresentação de Vou danado pra Catende, de Alceu Valença no Festival Abertura (TV Globo). Desde então integra a banda do cantor e compositor, além de atuar como seu diretor musical. Colaborou, como instrumentista, em discos de Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Lobão, Kleiton & Kledir, Marina Lima e MPB-4, entre outros.

Escreveu o arranjo da faixa Vaca profana, de Caetano Veloso, gravação de Gal Costa. Como produtor musical, foi responsável pelos discos Geraldo Azevedo, ao vivo, Geraldo Azevedo, ao vivo - vol. 2 e Futuramérica, de Geraldo Azevedo, e Cavalo-de-pau, Anjo avesso e Estação da luz, Rubi, Mágico (gravado na Holanda) e Andar, andar, de Alceu Valença.

DUDA BRACK - vocal: Desde o lançamento de É, seu primeiro disco, tem sido apontada como uma das grandes vozes a emergir na cena musical contemporânea, e seu trabalho tem sido aclamado pela crítica e pelo público.

FELIPE PACHECO VENTURA - violino e guitarra: Arranjador, multi-instrumentista iniciou seus estudos aos 12 anos nos Estados Unidos. Atualmente Felipe integra as bandas Baleia e Xóõ e também acompanha os artistas Cícero e Vítor Araújo.

PEDRO COELHO - baixo: artista com potencial de transitar entre diferentes áreas: músico, circense, bailarino e ator, também é integrante da performática banda Dona Joana e do Lomiranda Eletro Trio, banda que acompanha o tecladista Márcio Lomiranda. Já acompanhou como baixista a banda Moinho e atualmente integra a banda do espetáculo Cássia Eller - o Musical.


Inscrições] Edital dos Tesouros Vivos da Cultura 2017: Secult prorroga inscrições até 20 de setembro

 
Com o novo edital da Secult, serão selecionados e a titulados até 12 Mestres ou Mestras da Cultura, dois grupos e uma coletividade

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) prorroga, nesta quarta-feira, 6/9, as inscrições do Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará - 2017. Os interessados terão até 20 de setembro de 2017 para fazerem a inscrição do Edital que contempla a seleção e a titulação de até 12 Mestres ou Mestras da Cultura, 2 grupos e 1 coletividade como Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. O Edital dos Tesouros Vivos da Cultura está disponível na íntegra no site da Secult, confira no link: http://www.secult.ce.gov.br/index.php/editais-tesouros-vivos-da-cultura/category/187-tesouros-vivos-da-cultura-2017

Atendendo à meta do Plano Estadual de Cultura do Ceará que prevê a ampliação do número de Mestres e Mestras da Cultura do Estado de 60 para 80O Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará - 2017 é parte da política cultural da Secult voltada ao patrimônio imaterial, que visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Através do Edital, os mestres, os grupos e as coletividades são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Selecionados por uma Comissão Especial, formada por 5 membros de notório saber na cultura popular, os quais serão designados pelo Secretário da Cultura, os mestres da cultura, os grupos e coletividades passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres. O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.

Com a diplomação, os inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” se comprometem a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, através de programas educativos, os quais, quando organizados diretamente pela Secretaria da Cultura do Estado, terão despesas custeadas pelo Tesouro Estadual.

Ampliação dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará

Atualmente, o Ceará conta com 57 mestres e mestras da Cultura, 9 grupos e 1 coletividade ativos, contemplados com Edital dos Tesouros Vivos. Com o Edital de 2017, passarão a ser 69 mestres diplomados, para que, até 2018, o Ceará chegue ao número estipulado de 80 Mestres da Cultura.

Em 20 de junho deste ano, o governador Camilo Santana sancionou, em solenidade na cidade do Crato, na Região do Cariri, a lei que amplia o número de Mestres da Cultura do Ceará, oficialmente reconhecidos pelo Estado, de 60 para 80. A ampliação representa o cumprimento de uma das metas do Plano Estadual de Cultura, instituído em junho de 2016 e que contempla diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional.
Uma vez por ano, todos os mestres da cultura oficialmente reconhecidos se reúnem no Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secult. A edição mais recente do evento aconteceu em novembro de 2016, em Limoeiro do Norte, quando os mestres receberam, do reitor e do Conselho Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece) o título de notório saber em cultura popular.

Categorias

Para o Edital dos Tesouros Vivos da Cultura 2017, serão considerados aptos a serem inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, cuja produção, preservação e transmissão, são considerados representativas de elevado grau de maestria, constituindo importante referencial da Cultura Cearense.

Pessoa natural é o Mestre ou Mestra da cultura tradicional popular, pessoa que tem grande experiência e compreensão dos saberes e fazeres populares, com capacidade de transmitir os conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção e preservação de uma expressão tradicional popular, e que tem seu trabalho reconhecido pelos agentes da manifestação cultural que representa, pela comunidade onde vive, como também por outros setores culturais, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará.

Para os devidos fins do Edital, os grupos são agrupamentos formado espontaneamente por membros de uma comunidade que envolvem-se diretamente com uma expressão cultural tradicional popular. São dotado de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, com elevado grau de maestria na produção, preservação e transmissão de um saber e/ou fazer tradicional, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará.

Já a categoria coletividade é a comunidade e/ou associação de pessoas que é dotada de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, com elevado grau de maestria na produção, preservação e transmissão de um saber e/ou fazer tradicional, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará.



 Inscrições:

As inscrições para o Edital dos Tesouros Vivos da Cultura 2017 são gratuitas e poderão ser realizadas através da entrega da documentação em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no período de 09 de agosto a 06 de setembro de 2017, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h30min, ou por meio de serviços de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), com postagem até o último dia de inscrição, aos cuidados da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural - COPAHC, no seguinte endereço: Rua Major Facundo, nº 500, Edifício São Luiz, Centro, CEP: 60.025-100, Fortaleza-Ceará, ou ainda entregues diretamente no setor de protocolo da Secult.

A inscrição deverá ser feita através da ficha de inscrição (Anexo I) acompanhada do currículo/portfólio do candidato. Todas as informações referentes à ficha de inscrição e currículo/portfólio deverão ser verídicas e atualizadas.

Uma novidade do Edital é que os candidatos poderão optar pelo envio da inscrição oral, gravada em vídeo, com o limite máximo de 20 (vinte) minutos de duração, devendo orientar-se pelo Roteiro para Inscrição Oral (Anexo V), respondendo todos os quesitos na sequência em que se encontram. As inscrições orais, gravadas em vídeo, poderão ser enviadas em CD, DVD, pendrive ou similar.


A inscrição poderá ser proposta pelo próprio candidato, no caso de pessoa natural, ou por seu representante, no caso de grupo ou coletividade, ou ainda por terceiros, desde que expressamente autorizados pelo candidato mediante declaração de autorização.

Evento] Festival do Escargot & Frutos do Mar acontece neste fim de semana

 
Um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do Ceará, o festival tem uma programação variada, com música, gastronomia, esporte e lazer


A XVII edição do Festival do Escargot & Frutos do Mar, na Praia da Taíba, terá uma programação variada.  O evento realizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Cultura e Turismo, acontece nos dias 08, 09 e 10 deste mês, com estimativa de 30 mil pessoas.

Entre os músicos convidados, estão cantores e atrações de renome nacional, como Biquíni Cavadão, Alceu Valença e Marcos Lessa. As bandas Selvagens à Procura de Lei, Dona Leda, Nonsense, Reite e Quarto 9 também marcarão presença no evento.  A entrada é gratuita e aberta para públicos de todas as idades.

Este ano, o evento adota um formato mais amplo, com destaque para a Ilha gastronômica que contará com oficinas com importantes chefs de cozinha, concurso de pratos preparados à base de frutos do mar, além de feira de artesanato local.

O Pôr do Sol Instrumental ganhou mais espaço em dois dias de evento (sexta e sábado), com as bandas Fauzi Beydoun, Selvagens à Procura de Lei, Daniel Lopes e banda Nonsense, Jhonny Silva e Zé Manduca.

A programação esportiva, realizada pela Federação Cearense de Surf, contará com a etapa do Circuito Cearense, Nordestino e Brasileiro de Surf, mas também com categorias amadoras, voltadas para os atletas locais.

"O festival do escargot já faz parte do calendário cultural de São Gonçalo do Amarante. É um evento importante para mostrarmos além do potencial turístico da nossa região e as delícias da nossa culinária" afirma o prefeito do município, Cláudio Pinho.

Serviço

Data:  08 a 10 de Setembro
Local: Praia da Taíba

Programação

Palco Principal
Sexta-feira (08)
21:30h - DonaLeda
23:00h – Alceu Valença
00:30h – Marcos Lessa
02:00h – Banda Quarto 9
Pôr do Sol
16:30h – Fauzi e banda The Soul Vibe
18:00h – Daniel Lopes e banda Nonsense
19:00h – Jhonny Silva e banda Indiana Buena

Sábado (09)
21:30h – Tributo: Belchior está aqui
22:15h – Banda Reite
00:00h – Biquíni Cavadão
02:00h – Banda Muita Vibe Surf Brothers
Pôr do Sol
17h – Selvagens à Procura de Lei
18:30h – Banda Zé Manduca

Domingo (10)

Circuito Cearense, Nordestino e Brasileiro de Surf

Projetos sustentáveis] MRV Engenharia realiza pelo segundo ano consecutivo a compensação de emissões de gases de efeito estufa

Iniciativa apoia projetos de redução de emissão por meio do Programa Amigo do Clima 

Por meio do apoio a projetos sustentáveis de mitigação de gases de efeito estufa (GEE) nos diversos estados de sua atuação e também na Amazônia, a MRV Engenharia vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, a compensação de 100% de suas emissões de GEE diretas e indiretas pelo consumo de energia referente ao ano de 2016. Além disso, a construtora manteve sua participação no Programa GHG Protocol Brasil, iniciativa que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração, publicação e verificação externa de Inventários de Emissão de GEE. Participante desde 2015, este é o segundo ano consecutivo que o inventário da MRV obtém o selo ouro por parte da iniciativa.

No total, foram compensadas 18.049,16 tCO2e referentes às emissões de Escopo 1 (emissões diretas da operação) e Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia elétrica) da companhia. A compensação das emissões é realizada pelo Programa Amigo do Clima, um programa ambiental voluntário que confere transparência e rastreabilidade às ações de compensação utilizando créditos de carbono de padrões internacionais, como o MDL e o VCS. Entre os projetos escolhidos estão: Geração de Energia Renovável com Bagaço de Cana, uso de Biomassa Renovável em Cerâmicas, Cogeração de Energia, Substituição de combustível em frotas flexfuel; Geração de Energia Renovável em PCHs; Redução de emissão em Aterro Sanitário ; Destruição de metano em Granjas de Suínos, e Redução de emissões do Desmatamento e da Degradação florestal (REDD) na Amazônia.

Segundo o Gestor Executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da MRV, José Luiz da Fonseca, os resultados alcançados pela companhia na esfera da sustentabilidade refletem um trabalho intenso de todas as áreas da construtora para realização de ações em prol do meio ambiente e da sociedade de forma responsável e transparente. “Estamos empenhados em concentrar os esforços para atingir de forma positiva as regiões que são diretamente relacionadas ao nosso negócio”, completou.


MRV Sustentável

Alinhada à ação de compensação global das emissões de GEE das atividades da companhia, a MRV Engenharia também compensou integralmente as emissões de GEE referentes ao website
MRV Sustentável (www.mrv.com.br/sustentabilidade) e site MRV (www.mrv.com.br) durante o ano de 2016. Foram compensadas 36,8 tCO2e, também pelo Programa Amigo do Clima.
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 37 anos de atividades, vendeu mais de 300 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal. Em 2016, a companhia vendeu 34.082 unidades e lançou 26.366 imóveis.

Para saber mais sobre o Programa Amigo do Clima e a ação de compensação de emissões de GEE da MRV acesse www.amigodoclima.com.br

Evento] Museu da Indústria realiza mesa redonda, oficina e peça teatral gratuitas na Primavera de Museus

 
O Museu da Indústria realiza, entre os dias 19/9 e 24/9, no âmbito da Primavera dos Museus, uma mesa redonda, uma oficina e uma peça teatral. Os eventos são abertos ao público e gratuitos. A Primavera de Museus acontece em todo país, anualmente, no período de início da estação. O tema desse ano é Museus e Suas Memórias.

A mesa redonda “Um edifício muitas histórias: o prédio do Museu da Indústria e a Fortaleza do século XIX” acontece no dia 19/9, de 14h30 às 16h30.

No dia 23/9, de 13h às 17h, acontece a oficina de xilogravura com o Mestre João Pedro, autor da coleção “Xilogravuras Indústria Cearense”.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço:
https://docs.google.com/forms/d/1yWC-Sen06C2ROwjtyJE0V93HtWMRAIPjQFHIgfm_R8A/viewform?edit_requested=true

A programação é encerrada no dia 24/9, às 10h, com a exibição da peça teatral “Do Siará ao Ceará: uma expedição poética pela industrialização”, e a inscrição pode ser feita no link:
https://docs.google.com/forms/d/1i4JWVFjXovi8n4xay1FIvEirHaIW2Gmxtj6L9OudhZI/viewform?edit_requested=true

Primavera de Museus
De 18 a 24 de setembro, acontece a 11ª Primavera dos Museus. Nessa edição, mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras programações. A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos. Este ano, o tema é Museus e Suas Memórias.

Mais informações: (85)3201-3907


Espetáculo] EDISCA LEVA O ESPETÁCULO RELIGARE PARA A CAIXA CULTURAL FORTALEZA

 Foto: Mila Petrillo

O público terá a chance de refletir sobre temas como espiritualidade, (re)conexões e transformações pessoais e sociais

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 14 a 17 e 20 a 24 de setembro de 2017, o espetáculo Religare, do grupo Edisca. No palco, 39 bailarinos e bailarinas abordam temas sociais, que transitam entre espiritualidade e transitoriedade, além da capacidade que cada um carrega em si para se reinventar. Tudo isso por meio da dança, entre imagens icônicas de peso e leveza, ora na pele de anjos humanizados e divindades estilizadas, ora na condição-limite de inferioridade e apagamento de presidiários aniquilados em rebeliões ou índios massacrados pelas leis do capital.

A palavra religare nos remete a uma reconexão com o divino, à reativação dos estados de elevação e purificação do espírito, à recomposição de uma unidade perdida entre matéria e símbolo, razão e sensibilidade, superfície e essência. A partir dessa essência, os coreógrafos Dora e Gilano Andrade reativam a memória ancestral para pensar sob holofotes a depreciação da vida no presente.

Lado a lado, criam-se coreografias entrelaçadas e complementares: se vem dele a dança cáustica e crítica frente ao esgotamento dos modelos civilizatórios que, em escala planetária, dão a ver paisagens de abandono, desolação, miséria e sofrimento, vem dela o sentido de redenção e o acento de esperança colados a cada giro, cada gesto, cada salto que se anunciam como promessas para a conquista individual e coletiva de planos existenciais mais intuitivos, fluidos, porosos, translúcidos, iluminados.

A Edisca foi buscar ainda no sujeito ancestral e primitivo a retomada desses valores e de uma lógica inteiramente distinta daquela que a subjetividade moderna nos propõe. Daí o foco nas matrizes e culturas étnicas, em suas simbologias, em seus códigos ritualísticos, nos fazeres e saberes que perpassam gerações e se propagam ao longo dos tempos. Índia, África, Oriente Médio. Anjos, santos, alegorias. A etnicidade e a diversidade cultural abrindo passagem para a percepção sensível do mundo, para o universo paralelo da imaginação. Imaginação que é política quando capaz de instituir novos sentidos para a vida à revelia do visível, da ordem estabelecida, do que parece imutável, natural, impossível de mudar.  também está

Com 45 minutos de duração, Religare concentra na musicalidade sua potência de revisão e reconexão com os estados de alma fundamentais. Coube a Manassés de Sousa o trecho autoral que casa o erudito à música oriental e enseja toda a montagem combinatória de timbres étnicos responsáveis pela atmosfera imemorial e o sabor arcaico do balé. Para a afinadora do espetáculo, Claudia Andrade, tempo, movimento, música, figurino, cenário, corpos, tudo isso junto e harmonizado, diz sobre a capacidade e a necessidade que cada um tem de eleger e reativar o seu ‘religare’, aquele dispositivo pessoal e intransferível de superação e aperfeiçoamento de si, que tanto pode estar na religião ou na filosofia, assim como no livre pensar e na invenção cotidiana e sem cálculo do porvir.

Oficina

No dia 16 de setembro, das 14h30 às 15h30, os bailarinos Paulo Wesley e Eliovaldo Ananias ministrarão uma oficina sobre Dança Contemporânea. O objetivo é abordar sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, mostrando que é possível desenvolver a autonomia para construir experimentos coreográficos de forma mais livre e inovadora. Destinada para bailarinos com idade a partir de 14 anos, a oficina recebe as inscrições de 05 a 14 de setembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br. Número de vagas: 20.  


Serviço:
Dança: Religare - Edisca
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 14 a 17 e 20 a 24 de setembro de 2017
Horários: Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Duração: 45 minutos
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Vendas a partir do dia 13/09, para sessões de 14 a 17/09, e a partir do dia 19/09, para sessões de 20 a 24/09, das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno


Oficina: Dança Contemporânea
Local: Sala de Ensaio da CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 16 de setembro de 2017
Horário: 14h30 às 15h30
Inscrições gratuitas: gentearteira.ce@caixa.gov.br de 05 a 14 de setembro
Número de vagas: 20
Destinada para bailarinos a partir de 14 anos



Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Novidades] Hidracor lança linha renovada de esmaltes e promove campeonato de futebol para pintores

A Hidracor, empresa do grupo J.Macêdo com mais de 50 anos de mercado, está relançando a linha de esmaltes para madeira e metais e para apresentar o produto ao mercado a marca promoveu um campeonato de futebol para pintores chamado Pincel de Ouro. O evento esportivo ocorreu no último dia 1 de setembro.

Os esmaltes, que têm como diferencial proteger, dar brilho, decorar as superfícies e oferecer preço justo são o Hidra+, um esmalte standard com secagem e qualidade superior, o Hidralar, que é um produto pronto pra uso, ou seja, não necessita diluição, e o Hidralit Eco, esmalte base água sem cheiro, de fácil aplicação, secagem rápida e ecologicamente recomendado.

A Hidracor
Sediada no Distrito Industrial de Maracanaú e com outra unidade de Acarape, a Hidracor é uma das maiores indústrias de tintas do Nordeste, com capacidade de produção de até 100 milhões de litros/ano de tinta líquida, além de produzir Tinta Pó e cal, completando seu portfólio.

A Hidracor, que fabrica toda a linha de tintas e complementos para construção civil como corantes, tintas látex, esmalte sintético, texturas e solventes, tem como foco o mercado interno, notadamente as regiões Nordeste, mas com presença também na região Norte, Minas Gerais e em breve Goiânia e Distrito Federal.

Em 2017 a Hidracor apresenta crescimento de 38% em volume diante de um mercado NE que cresce 7%. Seu Share estimado na região NE, dentre as tintas normatizadas pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), varia de 15% a 25% nas principais categorias. No Ceará, onde tem sede, alcança 30% a 40% nas principais categorias e se consolida cada vez mais como a melhor opção de qualidade e preço justo no mercado regional.

Tintas Hidracor em dados – agosto de 2017

Investimentos:
·Principalmente em capital de giro para viabilizar um portfólio mais diversificado e uma qualidade maior no atendimento às lojas. Evoluímos de 82 para 92% das entregas próprias feitas em menos de 5 dias após o pedido, nesses últimos 2 anos.

·Intensificamos a promoção das vendas (interação com o consumidor e com os profissionais no ponto de venda) e a comunicação, fundamentais para uma empresa que escolheu entregar uma qualidade diferenciada que é acessível, que não é cara demais. A Hidracor precisa muito de comunicação.

·Continuamente na satisfação dos colaboradores, com um ambiente de trabalho sadio, seguro e diferenciado nas políticas de remuneração e benefícios – p. ex. todos têm plano de saúde médico e odontológico, segurança alimentar com duas cestas todo mês e transporte coletivo próprio.

Capacidade industrial:

·250 mil litros diários ou 7 milhões de litros mensais de tintas imobiliárias líquidas;

·350 toneladas diárias ou 10 mil toneladas mensais de tintas imobiliárias em pó;

·Em agosto por exemplo, a previsão de vendas é 4,3 milhões de litros e 2.600 toneladas de pós, ou seja, ainda podemos crescer muito.

Pessoas
·450 funcionários diretos atualmente, 90 a mais que os 360 no início de 2016.

Mercado
·Atendemos todo o Nordeste e Norte do Brasil, mais partes do Sudeste e Centro-Oeste.

·Um terço das nossas vendas são feitas ao Estado do Ceará.

Prioridades de negócio
·Crescer as vendas por meio do adensamento da cobertura das áreas principais e expansão seletiva a novas áreas.

·Expandir a oferta de produtos para fortalecer aquelas categorias onde a Hidracor ainda não é líder no Nordeste, especialmente látex acrílico para paredes externas e esmaltes para metal e madeira.

·Usufruir plenamente da capacidade industrial instalada.

Crescimento
·A Hidracor em 2017 vem obtendo receitas 24% maiores que no mesmo período de 2016, com destaque para os látex acrílicos e esmaltes para metais e madeiras que crescem acima da média.

·Em dois meses deste ano, junho e agosto mesmo ainda incompleto, superamos o recorde anterior de quantidade total de látex vendido dentro daquele mês. O mercado de tintas é bastante sazonal, por isso as comparações mais relevantes são com os mesmos meses de anos anteriores.

Participação de mercado
·Estimamos alcançar hoje 15 a 25% dos volumes de tintas vendidas na região Nordeste, naquelas categorias em que estamos mais fortalecidos.

·Nosso objetivo é levar todas as demais categorias de tintas até estes mesmos patamares de participação de mercado.

Setembro] HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SHOPPING RIOMAR FORTALEZA E RIOMAR KENNEDY

FERIADO DA INDEPÊNDENCIA DO BRASIL - (07 DE SETEMBRO)

Nesta semana de feriado, confira como será o funcionamento do RioMar Fortaleza e do RioMar Kennedy



(04 a 10 de setembro)

No dia 07 de setembro, feriado da Independência, os dois shoppings do Grupo JCPM na capital cearense, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy estarão com as lojas e os quiosques fechados, mas as operações de alimentação, entretenimento e restaurantes funcionarão normalmente das 10h às 22h. O cinema seguirá os horários das sessões disponíveis no site da Cinepólis. Além da programação específica do feriado, os dois shoppings contarão com outras atrações durante toda a semana, confira!

Horário Funcionamento no RioMar Feriado da Independência:

RioMar Fortaleza (07/09)
Academia R2
8h às 16h
Extrafarma
12h às 21h
Pague Menos
13h às 21h
Americanas
12h às 21h
Mercadinho São Luiz
9h às 22h
G Barbosa
9h às 21h
AMC
Fechado
TRE
Fechado
Detran
Fechado
Ministério do Trabalho
Fechado

Diversão
Clube das Estrelinhas (E2)
12h às 21h
Clube das Estrelinhas (Boulevard)
12h às 21h
Game Station
10h às 22h
Sinucabol
12h às 21h
Hoverplay
12h às 21h
Pista Mania de Autorama
Fechado
Eco Clube
Fechado

Cinema
Programação no site da Cinepólis de acordo com o horário das sessões

RioMar Kennedy (07/09)
Smart Fit
9h às 15h
Mercadão São Luiz
7h às 22h
Extrafarma
14h às 21h
Pague Menos
13h às 22h
TRE
Fechado

Diversão
Planet Park
10h às 22h
Pista de Hoverboard
12h às 21h

Cinema
Programação no site da Cinepólis de acordo com o horário das sessões

Programação do RioMar Fortaleza

Destaques

RioMar Zen (09 de setembro)
Uma programação holística e de meditação ocorre no RioMar Fortaleza nesta semana. Em parceria com o centro Osheanic International, um dos maiores centros de meditação da América Latina, o RioMar Zen traz uma série de atividades para o bem-estar físico e mental. O evento, que tem entrada gratuita, acontece no sábado, dia 09 de setembro, na Praça de Eventos do Piso L3, das 10h às 22h, e conta com aula de Yoga, Reiki terapia, meditação, massagem relaxante, entre outros.
Data: 09 de setembro
Horário: a partir das 10h
Local: Praça de Eventos do Piso L3 RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Entrada Gratuita
Telefone: 3066-2000

Pet ExpoFun (09 e 10 de Setembro)
Neste fim de semana, dias 09 e 10 de setembro, no Estacionamento da Aberto da Lagoa do Papicu, das 16h às 22h, o RioMar Fortaleza recebe um evento para curtir os pets e ficar por dentro das novidades do mundo animal. Em sua 1° edição, o Pet Expofun chega com a proposta de atender o público apaixonado por animais de estimação e traz uma programação diversificada e gratuita, com espaço para adoção de cães e gatos, arrecadação de ração para abrigos, desfiles, palestras, atividade esportiva, vacinação e lançamento do livro “Novo Código de Ética de Medicina Veterinária”. O evento, promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO, reúne mais de 60 profissionais e expositores. A entrada é gratuita.
Data: 09 e 10 de setembro
Horário: a partir das 16h
Local: Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu - RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Entrada Gratuita
Telefone: 3066-2000

Outros Eventos


CineMaterna (05 de setembro)
A sessão do CineMaterna de setembro ocorre nesta terça-feira, dia 05 de setembro, às 14h, e exibirá o filme nacional Doidas e Santas. O projeto CineMaterna é uma sessão especial para mamães (e papais) com bebês de até 18 meses. A sessão é na sala Vip da Cinepólis do RioMar Fortaleza e tem preço de sala tradicional. O filme exibido foi escolhido através de votação no site do próprio CineMaterna. A sala é adaptada para mães e bebês, com som e ar condicionado suaves, sala levemente iluminada e estacionamento de carrinhos de bebês. Mães voluntárias recepcionam o público e há trocadores dentro da sala de cinema.
Data: 05 de setembro
Horário: 14h
Local: Cinepólis RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Filme: Doidas e Santas
  

Diversão Fixa

Pista Mania de Autorama
Os apaixonados pelo automobilismo têm um espaço certo no RioMar Fortaleza. Uma Pista de Autorama com carrinhos para até oito pessoas competirem ao mesmo tempo. A atração está no Piso L2, próximo à Riachuelo.
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 21h
Local: Piso L2, próximo à Riachuelo
Ingressos: 1 pessoa - R$15 (10 minutos)
4 pessoas - R$ 45 (10 minutos)


Hoverplay
Com design inovador e futurista, o Hoverboard é um tipo de skate elétrico que conquistou a garotada. Controlado através de movimentos do próprio corpo, por meio de um sistema de tração inteligente, o brinquedo realiza movimentos em 360 graus.
Local: Piso L1, próximo ao G Barbosa
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 21h
Ingresso: R$ 20,00 (por 15 minutos) e R$ 30,00 (por 30 minutos).




Sinucabol
O Sinucabol une sinuca e futebol em uma única brincadeira. O espaço fica em frente à Praça de Eventos, no Piso L1, de segunda a sexta, das 14h às 22h, sábados, das 10h às 22h, e domingo das 12h às 21h
Horário: de segunda a sexta, das 14h às 22h, sábados, das 10h às 22h, e domingo das 12h às 21h
Local: Piso L1, próximo à Praça de Eventos 1 - RioMar Fortaleza
Ingressos: R$ 20,00/dia. Os clientes são identificados por uma pulseira e ficam com a opção de ter acesso à operação o dia inteiro.
Promoção Cinema

Segunda Imbatível no Cinema (Toda Segunda-feira)
Toda segunda-feira é dia de cinema no RioMar Fortaleza. A promoção da rede Cinepólis, que acontece toda segunda-feira e segue por tempo indeterminado, traz preços especiais para quem curte cinema no início da semana. A Promoção Segunda Imbatível ocorre toda segunda, exceto feriado.
Local: Piso L4, Cinépolis RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Ingressos:
Sala 3D R$ 14,00 inteira / R$ 7,00 meia
Sala Tradicional 2D R$ 12,00 inteira / R$ 6,00 meia
Programação do RioMar Kennedy
Destaques



1ª Edição do Museu do Videogame Itinerante (08 a 24 de setembro)
O Museu Itinerante do Vídeogame chega ao RioMar Kennedy. A exposição é gratuita e estará pela primeira vez no shopping de 08 a 24 de setembro, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h, na Praça Central de Eventos, no Piso L1. O espaço traz itens que contam a história de mais  de 40 anos da evolução dos videogames, além de atrações como o Palco Just Dance, simuladores de corrida, controles gigantes e muito mais.
Data: 08 a 24 de setembro
Horário: segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h
Local: Praça Central de Eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy). Piso L1.
Entrada gratuita


Noite de Oração Canção Nova (08 de setembro)
A Noite de Oração da Canção Nova chega ao RioMar Kennedy nesta sexta-feira, dia 08 de setembro e traz momentos de louvor com os padres Roger Luiz e Cassiano. A programação tem início a partir das 18h, com um momento de acolhida e oração. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá na Praça de Eventos do Piso L3.

Data: 08 de setembro

Horário: 18h

Local: Piso L3, Praça de Eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)

Entrada gratuita

Telefone: 3089-0909


Aviva Jovem (09 de setembro)
O Encontro Aviva Jovem, organizado pela comunidade do entorno do shopping, acontece no dia 09 de setembro, neste sábado, a partir das 19h, na Praça de Eventos do Piso L3, com momento de acolhida, oração e apresentação de várias bandas. A entrada é gratuita.
Data: 09 de setembro
Horário: a partir das 19h
Local: Piso L3, Praça de Eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)
Entrada Gratuita
Telefone: 3089-0909

Outros Eventos


Stand Up no Humor na Praça (05 de setembro)
Quem quiser rir bastante pode contar com a programação do Humor na Praça do RioMar Kennedy, que acontece nesta terça-feira, dia 05 de setembro, e traz Stand Up com os comediantes Kaio Freitas e Roberto Rizzo. O show acontece às 19h30 na Praça de Eventos do Piso L3. A entrada é gratuita.
Data: 05 de setembro
Horário: 19h30
Local: Piso L3, Praça de Eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)
Entrada Gratuita
Telefone: (85) 3089-0909
  

Exposições


Museu do Jeep (até 07 de setembro)
Até o dia 07 de setembro, os fãs de carros antigos podem conferir o Museu do Jeep do RioMar Kennedy. A exposição tem entrada gratuita e acontece de segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h, na Praça de Eventos do Piso L2. O espaço traz vários modelos antigos da famosa marca Jeep proporciona momentos de lazer e descontração para os apreciadores de carros da marca.
Data: até 07 de setembro
Horário: segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h
Local: Piso L2, Praça de Eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)
Entrada Gratuita
Telefone: 3089-0909

Diversão Fixa


Pista de Hoverboard Star Já!
No mês de setembro, a diversão é garantida com a Pista de Hoverboard do RioMar Kennedy, que fica no Piso L2, próxima à Le Biscuit. A pista funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 21h. Os valores do ingresso variam de acordo com o tempo de utilização do brinquedo: R$20 (15 minutos) e R$30 (30 minutos).
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 21h
Local: Piso L2, próximo à Le Biscuit
Ingressos: R$20 (15 minutos) e R$30 (30 minutos), já incluso acompanhamento de monitores

Promoção Cinema

Segunda Imbatível no Cinema (Toda Segunda-feira)
A promoção do Cinepólis do RioMar Kennedy acontece toda segunda-feira, exceto em feriados, e segue por tempo indeterminado.
Local: Piso L3, Cinépolis RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)
Ingressos:
Sala 3D R$ 14,00 inteira / R$ 7,00 meia
Sala Tradicional 2D R$ 12,00 inteira / R$ 6,00 meia

Telefone: (85) 3111-4065

Setembro] Museu do Videogame Itinerante fica no RioMar Kennedy no mês de setembro


  
Nesta sexta-feira (08.09) o Museu chega ao RioMar Kennedy e segue até o dia 24 de setembro, com entrada gratuita, trazendo simuladores de corrida, controles gigantes, 
campeonato e muito mais

Muita diversão aguarda os fãs de games no Museu do Videogame Itinerante no RioMar Kennedy. O evento acontece no shopping de 08 a 24 de setembro e traz mais de 40 anos da evolução do mundo dos games, com funcionamento das 10h às 21h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 14h às 20h, na Praça Central de Eventos, no Piso L1, próximo à Arezzo. A entrada é gratuita. Os visitantes poderão curtir ilhas de consoles clássicos, Palco Just Dance, simuladores, controles gigantes e as áreas PlayStation VR e Nintendo Switch.

No espaço montado no shopping, o público contará com mais de 250 consoles de games. Todos os aparelhos possuem identificação de ano, informações básicas e orientação de instrutores profissionais para um melhor entendimento dos visitantes. No mês de agosto, o museu esteve no RioMar Fortaleza, atraindo um grande público de todas as gerações.  

Serviço:
Museu do Videogame RioMar Kennedy
Data: 08 a 24 de setembro
Horário: 10h às 21h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 14h às 20h
Local: Praça Central de Eventos, Piso L1. RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy – Fortaleza / CE)

Entrada gratuita.

Feira] O POVO CBN realiza 1ª edição da Expo Market Condomínios

A feira traz programação gratuita voltada 
para síndicos e condôminos
 
Uma feira que reúne informação, novidades, soluções e estratégias para o setor condominial. A primeira edição da Expo Market Condomínios traz palestras e oficinas para síndicos, além de produtos e serviços para condomínios. O evento será no dia 16 de setembro, no Sebrae, a partir das 8 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site bit.ly/expomarketcondominios.

A feira é promovida pelo Grupo de Comunicação O POVO, com apoio do Jornal do Síndico e tem cerca de 30 profissionais envolvidos entre expositores e especialistas que irão debater as principais questões da área.

Entre os temas abordados estão fluxo de caixa, preservação e manutenção da estrutura física do condomínio, inspeção predial, aspectos jurídicos na administração, segurança e tecnologia com a portaria virtual e mediação de conflitos. Além de sustentabilidade, uso consciente de água, de energia e alternativas para economizar.

Programação* Expo Market Condomínios

8 horas – Abertura
9 horas – Sustentabilidade em condomínios, com o arquiteto Luciano Saraiva
9h30min – Água - Uso consciente e ações efetivas para economizar (Lei da individualização dos hidrômetros), com o economista Cláudio Maximiniano
10h30min – Administração de pessoas: aspectos legais e operacionais na contratação, com a pedagoga Aparecida Silva
11h30min – Aspectos jurídicos - Responsabilidade subsidiária na contratação de mão de obra terceirizada, com o advogado Francisco Fernandes
12 horas – Energia uso consciente - O Programa Ecoenel e a redução na conta de energia, com o engenheiro elétrico Odailton Arruda
14 horas – Gerenciamento de resíduos sólidos - Aspectos legais em condomínios, com a bióloga Patrícia Noara
14h30min – Fluxo de Caixa - Conceitos básicos para uma administração eficiente das finanças, com o professor Rafael Paiva
15 horas – Portaria virtual e a questão da segurança, com Lilian Alves e Gilberto Dias
16 horas – Inspeção Predial - Saiba como se preparar, com o engenheiro civil Lawton Parente de Oliveira
18 horas – Encerramento
*Programação sujeita a alterações.

SERVIÇO
Expo Market Condomínios
Quando: dia 16 de setembro
Onde: Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema – Fortaleza-CE)
Horário: de 8 às 18 horas
Inscrições no site: especial.opovo.com.br/expomarketcondominios
Mais informações: (85) 3023 1596

Evento gratuito

Empreendimentos] ÚLTIMAS UNIDADES E PROMOÇÃO ESPECIAL MARCAM A PRÓXIMA OBRA CONCLUÍDA DA MOTA MACHADO



A construtora Mota Machado anuncia as últimas unidades do Reservatto Condomínio Parque. O empreendimento está na fase final de construção e conta com condição especial de venda. É a nova campanha de aniversário da Mota Machado, que em 2018 completa 50 anos. Para comemorar, a construtora oferece, para quem comprar um apartamento o sorteio de uma unidade do Riviera Beach Place* (*consulte regulamento), empreendimento diferenciado da construtora que oferece conforto e qualidade de vida em um condomínio de luxo com apartamentos residenciais completos à beira do mar e ampla área de lazer.

O Reservatto conta com apartamento padrão de 74,05m² de área privativa, varanda e cozinha gourmet, três quartos, sendo duas suítes, W.C. de serviço, varanda com bancada, pia e pontos de gás e elétrico. Para o lazer, a construtora Mota Machado preparou um espaço completo. São mais de quatro mil metros quadrados de áreas verdes, belos jardins, fontes, gazebos, praças e piscina entre os espaços: piscina semiolímpica com raia dupla, piscina infantil, prainha, quadra poliesportiva, solarium, acesso entre pavimento térreo e pavimento lazer por elevador, espaço gourmet com varanda, duas vagas de garagem por apartamento, e quatro apartamentos por andar, tudo pensado para uma melhor harmonia entre os moradores e o meio ambiente.

O Reservatto Condomínio Parque fica localizado no Guararapes, na Rua Luiza Miranda Coelho, 1130.


Serviço:
MOTA MACHADO
Sede
Av. Dom Luís, 880 – 1º andar – Aldeota – FORTALEZA - CE
Telefone: (85) 3208 1100

www.motamachado.com.br

Edital] Secult lança o XII Edital Carnaval do Ceará 2018 para apoio a projetos de todo o Estado

 
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança o  XII Edital Carnaval do Ceará 2018. Por meio do edital, serão apoiados projetos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas categorias "Maracatu", "Escolas de Samba", "Blocos", "Cordões" "Afoxé",  "Bandas e Música" e "Bailes e Matinês".  O Governo do Estado, através da Secult, disponibilizará o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00 para a seleção de até 57 projetos das categorias mencionadas, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação do Carnaval do Ceará. Atendendo às novas regras da lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), o edital ficará disponível para conhecimento aos interessados durante o período de 30 dias (1º a 30 de setembro de 2017), no site da Secult (www.secult.ce.gov.br) e no site de Editais da Secretaria:  www.editais.cultura.ce.gov.br. As  inscrições, gratuitas e online, estarão abertas de 2 a 9 de outubro  de 2017, feitas pelo site www.editais.cultura.ce.gov.br.

Foto: Felipe Abud

O XII Edital Carnaval do Ceará 2018 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações Carnavalescas nas várias regiões do Estado do Ceará, com ênfase nos objetivos de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares tradicionais do Ciclo Carnavalesco; e inserir os Ciclo Carnavalesco no circuito cultural e turístico do Ceará.

Os recursos do presente Edital são oriundos do Fundo Estadual da Cultura (FEC) no programa  que disponibiliza o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00, sendo R$ 331.200,00 para apoio aos projetos selecionados na categoria Programação Carnavalesca; R$ 793.600,00 para Categoria Agremiação Carnavalesca; R$ 50.000,00 para realização do I Seminário Carnaval do Ceará,  ara planejamento e avaliação do Edital, além de realização de curso de formação conceitual e metodológica para a avaliação dos projetos selecionados nas Categorias Programação Carnavalesca e Agremiações Carnavalescas; e R$ 14.200,00 (quatorze mil e duzentos reais), para despesas com a Comissão de Avaliação e Seleção.

De acordo com a Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura, 50% do total de recursos previstos no Edital devem ser destinados a propostas advindas do Interior do Estado.

Construção coletiva

O XII Edital Carnaval do Ceará 2018 está sendo lançado após o momento de Consulta Pública online, em que agentes culturais puderam conhecer e fazer sugestões sobre a minuta do edital, e de Leitura Aberta do edital, que aconteceu no auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 11 de agosto, com transmissão online, como mais uma ferramenta da participação da sociedade civil na construção dos editais lançados pela Secult, para a construção da política pública de cultura do Ceará.

Dúvidas e informações


A Secult disponibiliza suporte aos proponentes apenas em dias úteis, das 8 às 17 horas, durante o período de inscrição, através do e-mail editalcarnaval@secult.ce.gov.br e pelos telefones (85) 3101-6770/6765.