Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Mostra] Fortaleza recebe Festival de Orquídeas

A mostra será de 7 a 10 de dezembro, no estacionamento do Sam’s Club, e terá oficinas gratuitas

Os apaixonados por flores ganham de presente o “Festival de Orquídeas Fortaleza”, de 7 a 10 de dezembro, no estacionamento do Sam’s Club (Av. Santana Júnior, próximo ao terminal de ônibus do Papicu). O evento traz o Orquidário Flores do Lago, de Patos de Minas (MG), com uma mostra e venda de centenas de espécies, não apenas de orquídeas, mas também de cactos, suculentas e Rosas do deserto. Em paralelo, serão realizadas oficinas de cultivo.

O festival tem programação gratuita e conta com a presença de Aroldo Correa, proprietário do Flores do Lago e um dos maiores orquidófilos do Brasil. Durante os três dias de evento, ele orientará os visitantes na escolha das plantas e nos tratos culturais. As orquídeas serão vendidas a partir de R$20,00 e as Rosas do deserto por R$35,00.

À frente da organização do festival está Michelle Canário, orquidófila, técnica agrícola em formação e assessora para colecionadores de orquídeas de Fortaleza.

Orquídeas

As orquídeas são uma família de plantas surpreendente com 35 mil espécies na natureza e muitos híbridos. O Nordeste é conhecido por ter na natureza a Cattleya Labiata, a rainha do Nordeste, de perfume inconfundível e conhecida mundialmente entre os colecionadores. Está na lista de plantas em extinção do IBAMA, mas ainda em abundância no Ceará.

No Ceará, são 89 espécies de 45 gêneros diferentes de orquídeas. Ao contrário do que muitos pensam são plantas de fácil cultivo e que podem durar a vida inteira. Os cuidados básicos pra manter sua orquídea sempre bonita e ter flores na sua época de floração é utilizar adubos próprio para orquídeas, água conforme a necessidade da plantas, oferecer boa luminosidade, dar carinho e atenção.

A orquidofilia é um hobby crescente no Nordeste atrai um público de cerca de 12 mil pessoas.


Programação:


Sábado (09/12)

10h – Oficina de cultivo de orquídeas.

Ministrante: Michelle Canário

15h - Oficina de cultivo de Adenium (Rosa do deserto)

Ministrante: Raymunda Guimarães



Domingo (10)

10h - Oficina de cultivo de orquídeas.

Ministrante: Michelle Canário.


Serviço:
 “Festival Orquídeas Fortaleza”
Data: 7 a 10 de dezembro
Horário: a partir das 8h às 21h*
Local: estacionamento do Sam’s Club (Av. Santana Júnior, próximo ao terminal de ônibus do Papicu).
* No dia da abertura do evento, a partir das 13h.



Campanha] Shoppings da Aliansce incentivam doação de sangue e medula óssea


Shoppings da Aliansce em todo Brasil estão incentivando a doação voluntária de sangue e a captação de doadores 
de medula óssea

Pelas redes sociais, Shopping da Bahia (BA), Boulevard Feira de Santana (BA), Shopping Leblon (RJ), Bangu Shopping (RJ), Via Parque Shopping (RJ), Boulevard Shopping Campos (RJ), Carioca Shopping (RJ), Caxias Shopping (RJ), Pátio Alcântara (RJ), Passeio Shopping (RJ), Santa Cruz Shopping (RJ), Shopping Grande Rio (RJ), Boulevard Shopping Vila Velha (ES), Boulevard Shopping Belo Horizonte (MG),  Boulevard Shopping Brasília (DF), Floripa Shopping (SC), Shopping West Plaza (SP), Shopping Taboão (SP), Boulevard Shopping Bauru (SP), Continental Shopping (SP), Santana Parque Shopping (SP), Parque Shopping Maceió (AL), Parque Shopping Belém (PA), Boulevard Shopping Belém (PA) e Shopping Parangaba (CE), estão engajando seus clientes, colaboradores e lojistas a se tornarem doadores nos bancos de sangue e hemocentros locais. Em dezembro, o Shopping Praça Nova Santa Maria (RS) também dará início à campanha. 

A Aliansce acredita que por meio de campanhas de incentivo à doação solidária a chance de salvar vidas é muito maior. “É muito gratificante tornar nossos shoppings espaços que recebam ações como esta e expandir nossos projetos de responsabilidade social”, afirma a gerente de marketing da companhia, Ana Paula Niemeyer.

Shoppings] Programação de dezembro do Jardins Open Mall




Iniciando o mês natalino com uma ampla programação de Natal, o Jardins Open Mall segue celebrando com uma atmosfera repleta de bons sentimentos e o verdadeiro sentindo dessa época, que é levar uma mensagem de amor e esperança aos clientes e passantes do Jardins Open Mall.

No sábado (9), às 18h, o Jardins Open Mall receberá a visita do Papai Noel durante o “Música para o Coração”, coral de Natal do Jardins Open Mall & Coisas di Maria. Para compor o grupo, foram convidadas 32 crianças que são clientes da loja Coisas di Maria, com o apoio de um maestro, quarteto de cordas e mais 15 crianças do coral da Duetos Escola de Música. A proposta do grupo é fazer uma reflexão sobre o mundo atual. O que está sendo feito para que ele seja um lugar mais gentil com seus moradores. Na ocasião será apresentada a música “Vilarejo”, interpretada por Marisa Monte. A CiaMix terá também uma participação muito especial durante a apresentação, com personagens temáticos sendo os mestres de cerimônia do evento.


Sábado (09)

18h - Música para o coração – (Jardins Open Mall & Coisas di Maria)


• Programação de Natal do Jardins Open Mall

Local: Shopping Jardins Open Mall – Avenida Desembargador Moreira, 1011 – Fortaleza / CE.

Data: De 06 a 09 de dezembro.

Entrada gratuita


Mais informações: 3433-2300 / 3433-1048

Turismo] Dicas de como viajar de avião em segurança

O passageiro pode enfrentar situações que tornem a viagem desagradável e insegura, o que vai de encontro às facilidades que devem ser consideradas para quem opta por viagens aéreas

A empresa cearense R&S Tur entende que cada vez mais pessoas buscam a agilidade da viagem de avião, mas, caso algumas questões não sejam esclarecidas, a iniciativa pode se tornar pouco prática. A segurança é exatamente o diferencial na comodidade de um passageiro que procura uma agência. Na R&S é disponibilizado um guia de viagem com informações como a temperatura que vai predominar no destino, para que as roupas sejam escolhidas de forma adequada; qual a voltagem das tomadas, um detalhe que pode ser ignorado pelo cliente e deve ser explicado para que não aconteça uma surpresa desagradável. Também são informados os telefone de emergência do local e um contato de emergência para localizar a agência. Não é admitir que inconvenientes vão acontecer, é estar resguardado e, enfim, viajar com segurança. São escolhidos bons fornecedores, bons roteiros, bons hotéis e selecionadas as dicas mais úteis, para não ter haver decepções.

Em relação às bagagens, basta que os passageiros estejam um pouco mais atentos, já que o fluxo de pessoas cresce. Mas as empresas também se preparam melhor para atender a essa demanda que aumenta nas férias. Outra sugestão importante é solicitarem um seguro de saúde para viagens, já que alguns convênios só atendem no próprio estado, por exemplo. A R&S Tur cuida de lembrar dessas demandas que muitas vezes são esquecidas por quem vai viajar.

Sobre a R&S Tur

Em atuação há quase 8 anos, a agência de turismo é comandada pela cearense Suely Machado, que também é empresária do ramo do petróleo no grupo ASA Brasil. O trabalho da empresa é feito com uma proposta diferenciada no mercado: atendimento personalizado ao cliente. A R&S Tur conta, também, com uma nova sede, em Lisboa, que tem localização estratégica em uma das principais áreas comerciais da capital lusitana. Clientes como Ocean Rig, Transocean e Ventura Petróleo são atendidos pela equipe.

Mostra] Filmes e instalações do alemão Harun Farocki entram em cartaz em Fortaleza

Harun Farocki ©Hertha Hurnaus 2007

Esta é a primeira vez que uma mostra sobre a criação do cineasta é realizada em Fortaleza. A entrada é gratuita.

A obra de um dos mais respeitados e prolíficos realizadores da Alemanha poderá ser vista na “Mostra Harun Farocki - O trabalho com as imagens”, de 14 a 20 de dezembro no Cinema do Dragão e Cena 15. São 12 filmes – produzidos entre 1969 e 2010 - e duas instalações inéditas em Fortaleza, tendo como fio condutor o modo como o artista exerce seu trabalho ao mesmo tempo em que conduz a um recorte modulado pela categoria trabalho em sua obra. Parte da sua obra será projetada pela primeira vez em Fortaleza. É o caso de Intervalo, A entrevista, A expressão das mãos, Interface, A prata e a cruz e Em comparação. O filme O papel dominante (Die führende Rolle), de 1994 será exibido pela primeira vez no Brasil. 

A obra de Harun Farocki (1944-2014) reúne mais de 120 filmes e instalações. O artista, tratou frequentemente de questões ligadas à produção e a percepção de imagens, constituindo-se numa profunda autorreflexão sobre a cultura audiovisual e a tecnologia, a proliferação de mídias, a explosão de consumo e a produção da informação – assuntos de indiscutível relevância na sociedade contemporânea.

A primeira mostra sobre o cineasta no Brasil aconteceu em 2010, em São Paulo. Em Fortaleza foram realizados dois pequenos eventos. O primeiro foi em 2011 no CCBNB, quando o artista esteve no Rio de Janeiro, e o segundo na ADUFC em 2014, ano de seu falecimento. A “Mostra Harun Farocki - O trabalho com as imagens”, que acontece agora no Cinema do Dragão e no Cena 15, é a primeira que tem como foco o processo criativo de Farocki, sendo também a maior já realizada na cidade, apesar de exibir cerca de 10% de sua produção. Esta é também a primeira vez de suas instalações em Fortaleza.

Contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense, do Dragão do Mar, a Mostra tem o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza e do Porto Iracema das Artes. Toda a programação tem acesso gratuito.

OS FILMES
Fogo Inextinguível / “Nicht löschbares Feuer” (Alemanha Ocidental. 1969. 16mm. PB. 25min)
Indústria e Fotografia / “Industrie und Fotografie” (Alemanha Ocidental. 1979. 35mm. PB. 44min)
Como se vê / “Wie man sieht” (Alemanha Ocidental. 1986. 16mm. Cor e PB. 72min)
O papel dominante / “Die führende Rolle” (Alemanha. 1994. Vídeo. Cor. 35min) – PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL
Interface / “Schnittstelle” (Alemanha. 1995. Vídeo. Cor. 23min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
A saída dos operários da fábrica / “Arbeiter verlassen die Fabrik” (Alemanha. 1995. Vídeo. Cor e PB. 36min)
A expressão das mãos / “Der Ausdruck der Hände" (Alemanha. 1997. Vídeo. Cor. 30min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
A entrevista / "Die Bewerbung" (Alemanha. 1997. Vídeo. Cor. 58min) – PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
Natureza Morta / “Stilleben” (Alemanha. 1997. 16mm. Cor. 56min)
Intervalo /"Aufschub" (Alemanha, Coréia do Sul. 2007. Vídeo. PB. 40min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
Em comparação / “Zum Vergleich” (Áustria, Alemanha. 2009. 16mm. Cor. 61min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
A prata e a cruz / "Das Silber und das Kreuz" (Alemanha. 2010. Vídeo (dois canais). Cor. 17min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA

AS INSTALAÇÕES
Parallel I, II, III e IV (2011/2014)
Labour in a single shot (2011/2014)

SERVIÇO:
Mostra Harun Farocki - O trabalho com as imagens - Exibição de 12 filmes e duas instalações de um dos mais respeitados e prolíficos realizadores da Alemanha, Harun Farocki.
Período: 14 a 20 de dezembro de 2017.
Locais: Filmes no Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) e Instalações no Cena 15 (Rua José Avelino, n° 495 – Praia de Iracema).
Horários: Filmes: Sessões às 19h e 20h30, exceto no dia 15, que terá sessões às 16h30 e 18h. Classificação indicativa: 16 anos. Não há programação de cinema no dia 18 (segunda). Instalações: Não haverá visitação somente no dia 17 (domingo).
Ingressos: Toda a programação tem entrada gratuita.

Informações: (85)3488.8600 e farockifortaleza2017@gmail.com

Fórum] Especialistas alertam que população jovem sofre mais com desemprego

Hélio Zylberstajn, Professor da FEA/USP e Pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

Enquanto o índice de desemprego geral no País está em torno de 12%, na população jovem esse porcentual é mais do que o dobro, superando 25% da população em idade ativa. Portanto, um em cada quatro jovens não encontra espaço no mercado de trabalho. O problema é dramático e, segundo o professor Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia e Administração da USP, além de ser um reflexo da crise econômica, está associado a uma deficiência específica da política educacional brasileira, que valoriza o ensino acadêmico em vez do ensino profissionalizante.

“Não se cuida dessa transição da escola para o trabalho no Brasil”, disse Zylberstajn ao participar do painel “O jovem no mercado de trabalho”, durante o “1º Fórum Acreditamos nos Jovens”, realizado pelo McDonald’s no auditório do MUBE, em São Paulo. “Precisamos construir pontes para que os estudantes do Ensino Médio entrem no mercado.” Segundo ele, a escola viabiliza a formação básica, mas não permite ao jovem descobrir suas aptidões e encaminhá-lo para a nova vida profissional.

 A grande dificuldade é preparar os jovens para as necessidades do mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, e de acordo com Sofia Esteves, presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos, um dos maiores recrutadores do País e que também participou do painel.  Ela destacou ser importante que esses novos profissionais desenvolvam autoconhecimento, autoestima e descubram seus próprios talentos. “A gente tem que ajudar a empoderar esse jovem porque isso vai dar retorno”, afirma. “Alguém precisa dizer para os jovens que eles são capazes e que participam de algo importante.”

Ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior, 69% para a falta de oportunidades, 68% para a falta de confiança na sua geração e 58% para a dificuldade de transição do ensino médio para o mercado.


Para acompanhar todas as notícias referentes ao fórum, acesse: http://forumacreditamosnosjovens.com.br/imprensa/

Evento] XI Encontro Mestres do Mundo do Ceará reuniu mais de 50 Tesouros Vivos da cultura popular

Território de Delicadeza - XI Encontro Mestres do Mundo - Curadora LOURDES MACENA e Secretário da Cultura do Ceará FABIANO DOS SANTOS

A XI edição do Encontro Mestres do Mundo do Ceará, evento promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi realizada em Limoeiro do Norte, de 29 de novembro a 02 de dezembro. No total, 56 mestres e mestras, bem como integrantes dos seus grupos de cultura popular, participaram das rodas de saberes e das apresentações ao público. Mais de  8.000 (oito mil) pessoas circularam pelo “Território das Delicadezas” durante os quatro dias, de acordo com a organização do Encontro.


O território foi uma das novidades dessa edição, que ocupou novos locais, como a Praça Maestro Odílio Silva (conhecida como Praça da Rodoviária), onde foi instalada a Arena dos Mestres para as apresentações artísticas, e a Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar; integrados ao Espaço de Saberes Múltiplos, que funcionou na Escola Normal e na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) que receberam as Rodas de Saberes, oficinas, seminário e demais integrações entre os Mestres e o diversificado público presente.


Esse ano, mestres e mestras do Ceará receberam das mãos do secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, e da secretária adjunta, Suzete Nunes, o certificado do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O mais importante prêmio do Brasil em patrimônio cultural foi conferido à Secult pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2017, em reconhecimento pela iniciativa cearense na realização do Encontro Mestres do Mundo, por comunicar, interpretar, divulgar, difundir e educar sobre o Patrimônio Cultural, material e/ou imaterial, às atuais gerações. A celebração dessa premiação foi festejada também no XI Encontro com a entrega da carteira de identidade cultural aos Mestres e Mestras.


Ainda dentro dos festejos no Encontro, foi anunciado com vibração pelo secretário titular da Secult, Fabiano dos Santos, que até fevereiro de 2018 novas titulações de Mestres e Mestras, Grupos e Coletividades ampliarão os raios de atuação dessas personalidades, que na sobrevivência de seu cotidiano, desenvolvem técnicas, ofícios, brincadeiras, rezas e alimentos, garantindo a tradição e a memória de seus ancestrais com projeções para o futuro. Apesar de concordar que o número de Mestres da Cultura Popular cearense ainda não seja o ideal para apoios do Estado, a iniciativa já é uma vitória pelo aumento contínuo dessas titulações de Mestres, desde o lançamento da honraria em 2003, que atingem às metas do Plano Estadual de Cultura.


“Esse foi o melhor de todos os anos. Fomos muito bem recebidos, com a maior delicadeza. Foi uma realização muito importante desse povo de Limoeiro. Uma festa tão bonita como essa feita por gente tão unida e alegre!”, disse Mestre Aldenir, que veio do Cariri ao XI Encontro. Mestra Mazé, da Cultura Junina, concorda: “Gostei demais dessa edição, da organização e da energia das pessoas. Assim você vê os mestres cada vez mais animados”.


Segundo Alênio Carlos, coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, “foi uma oportunidade única para cada um de nós, vivermos e experimentarmos as raízes do mundo inteiro, através dos mestres e mestras da cultura, que vindo de seus territórios, trazem a potência e alegria das expressões culturais tradicionais. O encontro foi uma imersão profunda nesse Brasil, africano, indígena, cigano, mestiço, plural, híbrido, multicultural, sendo a diversidade cultural a nossa maior riqueza”.


O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, 09 grupos e 01 coletividade, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.


Trocas de Saberes pelos Encantados e Municípios do “Terra Mãe”

Nessa edição, com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital lançado pela Secult, durante os quatro dias do Encontro foram realizadas oficinas com o mote “Saber dos Encantados”, ministradas por Mestres e Mestras ou componentes de seus grupos. Também aconteceram aulas espetáculos e oficinas itinerantes e atividades formativas em outras cidades, contemplando as cidades de Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova, nas extensões por esses municípios, nomeadas de “Terra Mãe”.


Já nas Rodas de Trocas, os Tesouros Vivos compartilharam saberes entre si e a comunidade, tendo como fio condutor da vivência o tema “Corpo, Sons, Mãos, Oralidade e Sagrado”, e participações de outros mestres de várias regiões do Brasil. Tendo em vista o fortalecimento das políticas de patrimônio, também foi realizado o FAFIDAM, o Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Imaterial, com o tema “Além da Carta de Fortaleza – uma trajetória de desafios avanços, reafirmações e novas proposições para o patrimônio imaterial cearense”.


Gastronomia e Artesania

Esse ano, os moradores e visitantes de Limoeiro do Norte também foram atraídos ao “Território das Delicadezas” para reconhecerem a produção artesanal dos Mestres e Mestras da cultura e de parceiros produtores na Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar. Enquanto Mestra Branquinha apresentava suas criações em barro, e o Mestre Pedro, balaieiro com orgulho, encantou a todos com acessórios e utilidades para casa, Mestre Espedito Seleiro mostrou como a cultura popular dialoga com a moda e o design. No total, 16 expositores tiveram oportunidade de comercializar suas produções na feira.



Já a culinária regional foi muito bem representada por produtores locais, que comercializaram desde pratos típicos – como panelada, figada e buchada – até broas; tapiocas de forno; bolos de milho, batata doce e macaxeira; além de doces de caju e o tradicional “quebra queixo”.



Homenagens

A noite de sexta-feira (01/12) foi marcada por muita emoção. Em reconhecimento pela atuação e dedicação na construção de uma política de valorização dos Tesouros Vivos da cultura popular do Ceará, receberam homenagens da organização do XI Encontro Mestres do Mundo, a ex-secretária de cultura do Estado, Cláudia Leitão; a produtora cultural Catarina Quintela; o teatrólogo Oswald Barroso; e a fundadora do Grupo Mira Ira – Folclore do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Lourdes Macena; em reconhecimento pelo envolvimento e colaboração junto aos mestres do mundo.



Música e cultura

Dentre as apresentações artísticas das mais diversas manifestações da cultura popular, principalmente do Ceará, o encontro trouxe grupos de outras regiões do país e do mundo, como o grupo de Candombe, Comparsa Cenceribó (Uruguai) – declarado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e os representantes da Comunidade Negra dos Arturos (Minas Gerais) - a primeira comunidade negra do Brasil a ser reconhecida como Patrimônio Cultural.

“Somos o único grupo afro da América Latina a tocar Candombe, e viemos fazer uma mostra desse ritmo para compartilhar com o público e, especialmente, com os Mestres e Mestras da Cultura Popular. Esse é um momento de aprendizados, trocas e misturas sonoras. Apesar de sermos um grupo que é mais de percussão, integrado à dança e à estética própria, adoramos as combinações da nossa musicalidade com as de outros grupos”, declarou Marcelo Fernandez, do grupo uruguaio Candombe, Comparsa Cenceribó, que teve a oportunidade de conhecer melhor a musicalidade da Banda Fulô da Aurora, do Cariri (CE).

Outra novidade nessa edição foram as atrações infanto-juvenis, que abriam a programação, com objetivo de disseminar a cultura popular junto às futuras gerações. A Arena dos Mestres também foi palco de apresentações musicais representativas da cultura popular, como a do cantor e poeta Mário Lúcio (Cabo Verde), dos grupos cearenses Fulô da Aurora e Dona Zefinha, além da cantora de cirandas Lia de Itamaracá (Pernambuco), que encerrou o encontro, na noite de sábado (02), após a apresentação que deu voz a todos os Mestres e Mestras do Ceará que compareceram esse ano.





















































Fotos: Lili Rodrigues e Thiago Nozi/Divulgação e a Felipe Abud/Secult.


CAMILO SOBREIRA DE SANTANA
Governador do Estado do Ceará

MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO
Vice-governadora do Estado do Ceará

FABIANO DOS SANTOS PIÚBA
Secretário de Estado da Cultura

SUZETE NUNES
Secretária adjunta da Cultura

ANDRÉA ROCHA
Secretária executiva da Cultura

ALÊNIO CARLOS NORONHA ALENCAR
Coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural

VALÉRIA CORDEIRO
Coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult

MÁRCIA ARAÚJO
Coordenadora de Fomento e Incentivo à Cultura

LENILDO GOMES
Coordenador de Conhecimento e Formação

MILEIDE FLORES
Coordenadora de Políticas de Livro, Leitura e Bibliotecas

WALQUÍRIA SANTIAGO
Coordenadora Administrativa Financeiro

IVNA GIRÃO
Coordenadora de Comunicação

DALIENE FORTUNA
Coordenadora Jurídica

GECÍOLA FONSECA

Coordenadora de Governança Digital