Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Show] Festival Rec-Beat vai invadir Sobral e Fortaleza no mês de janeiro

Karina Buhr (Foto: Divulgação)

A programação conta com shows gratuitos de Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e Djs cearenses

Há 22 anos, o tradicionalíssimo Carnaval de Recife abre espaço para o consagrado Festival Rec-Beat, uma importante vitrine para artistas da música independente que, neste ano, decidiu expandir suas fronteiras para realizar shows nas cidades cearenses de Sobral e Fortaleza, nos dias 19 e 20 de janeiro.

O acesso ao Rec-Beat é gratuito e a programação musical será composta pela cantora pernambucana Karina Buhr, a baiana Larissa Luz, o paraense Lucas Estrelas e a dupla colombiana de música eletrônica Mitú. Os jovens de Bogotá apresentam músicas do mais recente trabalho, Cosmus (2017), que possui sucessos como Fin, Melgar e Campanas.

Em Sobral, o evento acontece no dia 19 de janeiro (sexta-feira), na Praça São João, em parceria com o Instituto Escola de Cultura, Ofícios e Artes (Ecoa), responsável por formular e implementar políticas culturais no município, e conta ainda com duas atrações exclusivas: DJ Catiguria (CE) e Colorida (Sobral).

Já em Fortaleza, o palco será montado na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, no dia 20 (sábado), e terá a participação do cearense Daniel Peixoto. De acordo com Antonio Gutierrez, produtor cultural, criador e diretor do Rec-Beat, a programação escolhida reflete a orientação curatorial do festival nos últimos anos, com destaques para as principais cenas musicais do País e também da América Latina. “Estamos muito felizes em poder levar o festival para Sobral e Fortaleza”, ressalta.



SERVIÇO:

Rec-Beat Sobral

Quando: 19 de janeiro de 2018, às 19h

Onde: Praça São João – Sobral – CE

Entrada: Gratuito



Rec-Beat Fortaleza

Quando: 20 de janeiro de 2018, às 19h

Onde: Praça Verde (Dragão do Mar, Fortaleza – CE)


Entrada Gratuito

Bate-papo] Dia Mundial do Braille: Biblioteca Pública Espaço Estação recebe bate-papo sobre o tema, nesta quinta, 4/1

 
Para debater a difusão do sistema Braille no Brasil, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará - Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza no Dia Mundial do Braille, 4 de janeiro, às 14h30, um bate-papo com o consultor em acessibilidade cultura, Klístenes Braga. Com entrada franca, a atividade contará com a mediação de Marcos Rodrigues e Thamyle Vieira, atendentes do setor Braille da Biblioteca Pública.

Com o título "Dia Mundial do Braille: A revolução do conhecimento na ponta dos dedos", o bate-papo abordará também a história do Braille, a feitura dos livros em Braille, como se processa a leitura Braille, entre outros temas. O convidado Klístenes Braga é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, especialista em Gestão Pública Municipal pela mesma universidade, sendo pesquisador em tradução audiovisual acessível e consultor em acessibilidade cultural.


A mediadora Thamyle Vieira Machado é estudante do curso de pedagogia na Universidade 7 de Setembro (Uni7), funcionária da Biblioteca Púbica Estadual, onde atua com atendimento ao público e adaptação, impressão e revisão de textos Braille. Também faz parte do Conselho Fiscal da Organização de Cegos do Brasil (ONCB), com experiência como formadora em palestras, oficinas e cursos voltados a Inclusão de Pessoas com Deficiência, Leitura e Escrita no Sistema Braille e Tecnologias Assistivas Digitais para Pessoas com Deficiência Visual.

Marcos Rodrigues de Souza é bacharel em Serviço Social e pós-graduando em Políticas Públicas e Seguridade Social pela Faculdade Cearense. Também é facilitador do Curso em Deficiência Visual pelo Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE) e atendente Braille na Biblioteca Pública do Estado do Ceará.

Mais sobre o Dia Mundial do Braile

O dia 4 de janeiro assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida dos cegos e pessoas com baixa visão, criando uma integração na sociedade. Louis Braille ficou cegou aos 3 anos e aos 20 conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos, que se alastrou pelo mundo e ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

Serviço: 
Bate-Papo "Dia Mundial do Braille: A revolução do conhecimento na ponta dos dedos"
Local: Biblioteca Pública do Estado do Ceará - Espaço Estação (Rua 24 de Maio, nº60)
Data: Quinta-feira, 4/1
Horário: 14h30
Entrada franca



Novidade] Hard Rock Café estará presente no shopping RioMar Fortaleza

O café contará com uma das maiores coleções de 
memorabilia da marca no mundo

No dia 28 de dezembro, a Venture Capital Investimentos (VCI) assinou contrato com a Hard Rock Brasil para a instalação de uma unidade do Hard Rock Café no shopping RioMar Fortaleza. A loja terá cerca de 1.400 metros quadrados, varanda, pé direito de 8 metros, área kids, VIP Tour e serviço de manobrista.

Graças à dimensão do projeto, o café contará com uma das maiores coleções de memorabilia da marca no mundo. São itens originais de grandes artistas do cenário musical. A negociação também inclui o uso do palco montado pelo shopping para eventos musicais externos. O horário de funcionamento será das 11h até a saída do último cliente. A previsão de inauguração é junho de 2018.

A complexidade dos projetos e exigências da rede americana forçaram a VCI a investir diretamente, adquirindo participação na construtora Ekos e na empresa de projetos, implantação e importação de equipamentos SBY. "Homologamos as empresas nos EUA e hoje temos controle completo dos processos e custos, prestando serviços inclusive para outras operações onde não temos participação societária", explica Samuel Sicchierolli, fundador, acionista e CEO da VCI.


Fortaleza será a segunda cidade do país a receber uma unidade do Hard Rock Café. A primeira foi Curitiba. Também estão previstas aberturas de lojas da rede em Gramado, Goiânia e São Paulo. A VCI e o grupo JCPM estudam também a viabilidade de outras operações similares.

Desempenho] COLÉGIO FARIAS BRITO ALCANÇA UM DOS MELHORES ÍNDICES DE APROVAÇÃO DO PAÍS

 
A Organização Educacional Farias Brito acaba de receber o resultado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foram 35 alunos aprovados este índice consolida a posição do Farias Brito entre os colégios que mais aprovam no País. São 35 vitoriosos que se somam as centenas de alunos que conquistaram suas vagas em 2017, entre eles, um destaque, João Victor Moreira Pimentel, aluno das Turmas ITA do Farias Brito, aos 16 anos, ainda cursando o 2º Ano do Ensino Médio, foi aprovado no ITA.

Além desta aprovação, João Victor já foi aprovado 3 vezes em Medicina e coleciona muitas outras conquistas. Em 2016, foi Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Ouro na Olimpíada Brasileira de Física e Ouro na Olimpíada Brasileira de Química, tudo enquanto cursava o 1º Ano do Ensino Médio no Farias Brito. Em 2017, foi Prata na Olimpíada Internacional de Química, Prata na Olimpíada Ibero-Americana de Química, Ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica, Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Ouro na Olimpíada Brasileira de Química, Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências, Ouro na Olimpíada Brasileira de Física e agora aprovado no ITA.

O Colégio Farias Brito comemora, além do sucesso no vestibular do ITA, a liderança na lista de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 divulgada pelo  Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O colégio também foi um dos líderes de aprovação no Instituto Militar de Engenharia (IME), com 75 aprovados e o aluno Reynaldo Santos de Lima em primeiro lugar geral no IME 2017/2018.

Serviço:

Organização Educacional Farias Brito - www.fariasbrito.com.br

Clássicos] Dori Caymmi traz ao Jazz & Blues show do novo disco e clássicos da música brasileira

​Dori Caymmi (Foto: Myriam Vilas Boas)

O músico vai realizar duas apresentações no Carnaval Jazzístico, na Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga, e 
no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza
  
O ícone da música instrumental brasileira, Dori Caymmi, é uma das atrações do melhor Carnaval Jazzístico do Ceará. O artista vai embalar o público com sua voz inconfundível e o som único de seu violão em dois momentos, no dia 12 de fevereiro, em Guaramiranga, e no dia 15, em Fortaleza.

O show do compositor, filho do consagrado músico Dorival Caymmi, traz no repertório canções de seu mais recente disco “Voz de Mágoa”, além de interpretações de grandes clássicos da MPB. Dori carrega em sua música influências de verdadeiros mitos, como Tom Jobim e João Gilberto.

O nome do novo trabalho remete à voz do artista, que foi ganhando gravidade e precisão no prazer e no sofrimento do passar do tempo, nos amores e desamores, na vida e na morte. Além disso, se refere à mágoa e amor por um Brasil que é recriado nas canções, mas que não consegue se traduzir num país mais humano. "Um Brasil que a geração do meu pai me ensinou e prometeu, mas que nunca entregaram", lamenta Dori.

O Festival

O 19º Festival Jazz & Blues será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro em Guaramiranga, e dias 15 e 16, em Fortaleza. Nos quatro dias de Festival na serra, shows, ensaios abertos, oficinas e bate-papos com cantores e instrumentistas ambientam musicalmente a cidade. Na Quarta-feira de Cinzas, o festival desce a serra para a etapa Fortaleza.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, o 19° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: Grupo Edson Queiroz, Indaiá, Hipercor, Esmaltec. Apoio cultural: Casa Pio, Mercadinhos São Luiz, Dakota, Cineteatro São Luiz, Dragão do Mar. Agradecimentos: ENEL e Coca-Cola. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Ministério da Cultura.

SERVIÇO


19° Festival Jazz & Blues - De 10 a 13 de fevereiro de 2018 em Guaramiranga e nos dias 15 e 16 em Fortaleza. Informações: (85) 3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Instagram: @festivaljazzeblues. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

Férias] Humor na Praça de Verão traz sete artistas cearenses no mês das férias


 
O RioMar Kennedy retoma a programação humorística no mês das férias com a edição especial Humor na Praça de Verão. Os espetáculos são gratuitos e acontecerão todas às terças-feiras de janeiro, na Praça de Eventos do Piso L2. Os shows terão apresentação do humorista Ciro Santos e já estão confirmadas as atrações: Alex Nogueira, Zé Ninguém, Charlys Stillo,  Dion Queiroz, Izaias Lourenço e Kaio Freitas.

Para abrir a agenda de shows do mês, no dia 02 de janeiro, o shopping recebe Alex Nogueira, um dos finalistas do quadro “Quem Chega Lá” do Domingão do Faustão. O comediante se apresenta a partir das 19h30.


Serviço:

Humor na Praça de Verão

Data: 02 de janeiro, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Praça de Eventos do Piso L2 – RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy – Fortaleza / CE)

Entrada gratuita.

Mais informações: (85) 3089.0909


Programação

02/01 – Ciro Santos e Alex Nogueira

09/01 - Ciro Santos e Zé Ninguém

16/01 - Ciro Santos e Charlys Stillo

23/01 - Ciro Santos e Dion Queiroz

31/01 - Ciro Santos, Izaias Lourenço e Kaio Freitas.



Shalom] Missa em Réveillon terá como intenção especial a Paz no Ceará


Réveillon da Paz acontecerá pela primeira vez no CEU


A missa que marca o início da festa de Réveillon promovido pela Comunidade Católica Shalom no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, terá como intenção especial a Paz no Estado do Ceará. A celebração será presidida pelo Padre Antonio Furtado, tendo início às 19h.

O Estado chegou no final de dezembro com um alto índice de violência. “Vamos rezar pela Paz, pedir ao Senhor do tempo uma experiência com o seu amor, capaz de transformar a vida das pessoas”, explica padre Silvio Scopel, um dos organizadores do evento que tem entrada gratuita.

Após a celebração da Santa Missa haverá shows com Ana Gabriela, Naldo José, Suely Façanha e Missionário Shalom. O momento mais aguardado e emocionante do Réveillon da Paz é a Virada do Ano diante do Santíssimo Sacramento. “Finalizamos o e iniciamos o vindouro na presença de Deus pedindo sua bênção”, informa Scopel.

Serviço:

Réveillon da Paz

Data: 31 de dezembro 2017

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (Avenida Alberto Craveiro, 2222, Dias Macedo – Fortaleza / CE).

Horário: a partir das 19h

Para quem desejar adquirir mesa:

O valor da mesa para quatro pessoas é de R$ 320, 00 (R$ 80,00 por pessoa) e pode ser adquirido até o dia 31 de dezembro (enquanto houver mesas disponíveis).


Mais informações: 3295-4583.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Festival] Garage Sounds reúne 50 bandas locais, pista de skate e fliperamas na terceira edição do festival

Ollie Fake
Foto: Glenio Mesquita​

Os ingressos já estão à venda e custam a partir de R$20

O festival de rock Garage Sounds já tem data para a edição de número três: dia 06 de janeiro. O evento, que já está firmado no calendário roqueiro da cidade, traz novidades para o público em 2018. Nesta edição, a produção do festival aposta apenas em atrações locais e apresenta 50 bandas que vêm de diferentes cidades cearenses. O novo formato promete fomentar a cena da música local com mais de 12 horas de festa, na Praça Verde do Dragão do Mar.

O Garage Sounds segue o modelo de festivais americanos e europeus de “rock fair” com apresentações simultâneas durante todo o dia, divididas em palcos diferentes. Além das atrações musicais, o festival traz novamente a Galeria Garage Sounds, com artigos relacionados a música, moda urbana e tatuadores. O Garage conta também com uma mini-rampa de skate, praça de alimentação e área geek, com fliperamas e outros jogos eletrônicos.

O Festival Garage Sounds consolidou-se como um dos maiores festivais de música independente do país e chega para fortalecer o lançamento de tendências e novos artistas locais e nacionais, além de abrir espaço e servir de vitrine aos músicos e bandas que lutam por um espaço no mercado tão concorrido, como o musical.

SERVIÇO:

FORTALEZA – LOCALS | 06 DE JANEIRO

Quando: 06 de janeiro de 2018

Horário: 14 horas

Local: Praça Verde do Dragão do Mar

Ingressos:

Meia : R$20,00

Inteira social : R$20,00 + doação de 1kg de ração ou um livro em bom estado a ser entregue no dia do evento.

Inteira : R$40,00

Ponto de venda: Lojas Clikks dos Shoppings RioMar Fortaleza, Iguatemi, Benfica e Parangaba.

Informações: 85 9 9868.9843 | garagesounds.com.br.

Redes sociais: instagram.com/garagesounds (@garagesounds); www.facebook.com/garagesoundsfestival/.


Fim de Ano] Crianças podem aproveitar último domingo do ano com atividades ao ar livre

 
O RioMar Kennedy e a Baladeira Inovações promovem neste domingo, 31 de dezembro, atividades de lazer no estacionamento do shopping com entrada gratuita.

O RioMar Kennedy traz no último domingo do ano mais uma edição do Manhã de Lazer, projeto voltado para incentivar práticas esportivas e de lazer para toda família. No dia 31 de dezembro, as atividades serão realizadas no Estacionamento do shopping, a partir das 8h, e tem entrada gratuita.

O Projeto acontece todos os domingos e é realizado em parceria com a Baladeira Inovações. Durante a ação, há locação de bikes, tricicletas e patins. As crianças podem aproveitar, gratuitamente, cama elástica, brinquedo inflável e piscina de bolinhas.

Serviço:

Manhã de Lazer

Quando: 31 de dezembro, das 8h às 13h

Onde: Piso E2, Estacionamento - RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy – Fortaleza / CE)

Evento aberto ao público

Telefone: (85) 3089-0909

Valores:

Patins e Bikes: R$10,00 (30 minutos)

Tricicletas: R$20,00 (30 minutos)



Shows] Férias no Dragão tem abertura oficial com shows gratuitos de Ave Sangria (PE), Abidoral Jamacaru (CE) e Trovador Eletrônico (CE)


No dia 6 de janeiro, a Noite Psicodelia do Sertão festeja a produção musical do Nordeste com dois grandes nomes do gênero, além de show de abertura do Trovador Eletrônico, de Sobral. A programação é gratuita e será realizada no Anfiteatro, a partir das 19h

O ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre oficialmente a edição de 2018, no próximo dia 6 de janeiro, com a Noite Psicodelia do Sertão. A programação começa às 19h, no Anfiteatro, com shows da banda Trovador Eletrônico (Sobral), do cantor e compositor cearense Abidoral Jamacaru e do grupo pernambucano Ave Sangria, ícone do rock brasileiro psicodélico dos 1970. O acesso é gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes, na bilheteria do Anfiteatro, no Dragão. As Férias no Dragão têm realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

A Noite Psicodelia do Sertão leva ao palco do Dragão a música de sotaque nordestino, mas com experimentações criativas que misturam o peso do rock e dos blues às raízes musicais dançantes do Nordeste. Natural do Crato, Abidoral Jamacaru é um dos mais reconhecidos representantes da música popular produzida na região do Cariri. Teve participação fundamental nos movimentos artísticos contraculturais da década de 1970, no Ceará, que tinham a intenção de aproximar o regional do universal. No show do Dragão, Abidoral Jamacaru & Banda seguem essa vertente, convidando o público a girar em cirandas, a dançar na batida do côco e a sentir a força dos riffs do rock e do blues. Com um repertório repaginado, Abidoral traz músicas de grandes compositores da contracultura, além de consagrados sucessos autorais e músicas do futuro CD.

Um dos maiores sucessos do rock psicodélico da década de 1970, no Brasil, a banda pernambucana Ave Sangria se apresenta pela primeira vez, em Fortaleza, também nesta noite. À capital cearense, o grupo traz o show icônico do álbum, “Ave Sangria”, lançado em 1974 e que marcou época. A música dos roqueiros pernambucanos mistura sons do folclore local com o rock e a psicodelia dos anos 70. Inicialmente, o grupo se chamou “Tamarineira Village”, mas tempos depois acabou adotando o nome “Ave Sangria” que, segundo conta a lenda, foi sugestão de uma cigana que os integrantes conheceram no interior da Paraíba. “O sangria, pelo lado forte, sanguíneo, violento do Nordeste. O ave, pelo lado poético, símbolo da liberdade do nosso trabalho”, explica o vocalista Marco Polo. Da formação original, os sessentões Marco Polo (vocais), Almir de Oliveira (violão e voz) e Paulo Rafael (viola e guitarra) convidaram os músicos Juliano Holanda (baixo), Junior do Jarro (bateria) e Gilú Amaral (percussão) para integrar essa nova fase da Ave Sangria.


Porto Dragão

Abre a Noite Psicodelia do Sertão a banda Trovador Eletrônico, de Sobral, apresentando o show “Outros cearenses”, que traz canções autorais e versões de músicas de artistas que são influência da banda, como Daniel Groove, Soledad e Cidadão Instigado, além das canções do “Pessoal do Ceará”. A vinda de artistas de Sobral para a programação das Férias no Dragão é resultado de parceria entre os projetos Circuladô e Porto Dragão do Mar. Realizado pela Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e da ECOA Sobral, o Circuladô é um programa experimental de circulação e agenciamento de grupos artísticos sobralenses. Já o Porto Dragão é um projeto do Instituto Dragão do Mar, cujo objetivo é fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens. Além do Trovador Eletrônico, se apresentam ainda, no palco do Dragão, os sobralenses C Magrão, no dia 19, e Chico Muçambê e a Cambada, no dia 13 de janeiro.


SERVIÇO:
Abertura das Férias no Dragão 2018 – Noite Psicodelia do Sertão
Quando: dia 6 de janeiro de 2018
Hora: 19h
Onde: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes, na bilheteria do Anfiteatro

Classificação etária: 18 anos

Fim e Ano] Agenda de festas esquenta clima do Réveillon

O Summerweek pré-revellion leva festas temáticas
pra cada dia da semana

O reveillon está chegando e a Praia do Futuro está se preparando para receber a noite da virada. O Summerweek Pré-revellion, realizado pela Guarderia Brasil, traz festas para cada dia da semana, esquentando o  clima para 2018. Na programação, estilos vaiados, com DJ’s e bandas, sempre a partir das 12h. Confira a agenda:


Quinta-feira - Baladinha Sunset – festa eletrônica com os DJs Levi Lenz, André Guerreiro e Pedro Demetrio

Sexta-feira - Sexta Abençoada – Banda Luna(Pop), DJ Barrocas e Sávio Machado (Música eletrônica).

Sábado – Samba pra Amar - Luan Custódio (Samba) Stefano Marques (Pop) Band e DJ Pedro Demétrio (música eletrônica).

Serviço           
Summerweek pré-révellion
Data: Dias 27, 28 e 29 de dezembro
Local: Guarderia Brasil
Horário: 12h

Informações: (85) 3110.7253

Cinema] Mostra Retroexpectativa exibe 63 filmes, de 11 a 24 de janeiro, no Cinema do Dragão

 
Rebatizada, a antiga Mostra Retrospectiva/Expectativa chega à quarta edição com quatro faixas de programação: retrospectiva de 2017, expectativa de 2018, clássicos restaurados e ainda um panorama do cinema brasileiro. Neste fim de ano, o Cinema do Dragão também apresenta balanço com números e destaques da programação em 2017

A tradicional Mostra Retrospectiva/ Expectativa do Cinema do Dragão chega rebatizada à quarta edição. Agora, será Mostra Retroexpectativa, unindo numa só palavra os dois conceitos básicos da seleção especial de filmes. De 11 a 24 de janeiro de 2018, a mostra exibirá, nas duas salas do cinema, 63 filmes divididos nas faixas Retrospectiva, Expectativa, Clássicos e a de cinema brasileiro, neste ano, sob o nome Estado de Emergência, temática-chefe da programação. A Mostra Retroexpectativa 2017/2018 faz parte do ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Cinema do Dragão apresenta ainda, neste fim de ano, os números de público e exibições e os destaques da programação em 2017.

 “Programar a Mostra Retroexpectativa é colocar-se diante do ano que passou e revê-lo através das imagens e dos filmes. É quando podemos re-exibir títulos que marcaram o Cinema do Dragão, mas também fazer descobertas, propor novas experiências, utilizar a sala de cinema como espaço de deslocamento, discussão e debate”, define o programador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo. Ele destaca ainda que, para esta edição, a mostra tenta traduzir um “sentimento comum” ao cinema brasileiro, na faixa Estado de Emergência. “Trata-se de um recorte pequeno de nove longas-metragens que dão várias pistas sobre a experiência que foi viver no Brasil em 2017. A seleção traz filmes bastante distintos entre si que, como num jogo de baralho, conferem ao espectador a autonomia de propor combinações, diálogos possíveis”, explica.

Entre os destaques desta faixa, estão os filmes “O animal cordial”, de Gabriela Amaral Almeida, e “Baronesa”, de Juliana Antunes. A faixa Retrospectiva traz títulos como “Blade Runner 2049”, “Corra!”, “O estranho que nós amamos”, “Bom comportamento”, “Com amor, Van Gogh”, “Fragmentado” e “Mãe!”. Já a faixa Expectativa revela filmes que devem marcar a produção cinematográfica no ano que vem, como “Western”, “Zama”, “O dia depois”, “Os iniciados” e “Antes que tudo desapareça”. A faixa Clássicos apresenta cópias restauradas de “A primeira noite de um homem”, “Acossado” e “Stromboli”, entre outros. A Retroexpectativa 2017/2018 seguirá também cumprindo o papel de formação de plateia a partir da realização de debates com realizadores do Ceará e de outros estados, na faixa Conversa de Cinema. “É uma chance única de descobrir e discutir uma leva importante da filmografia brasileira recente”, afirma Pedro Azevedo.

Balanço

Com quatro anos a pleno funcionamento, desde a reinauguração em 2013, o Cinema do Dragão segue forte enquanto único cinema da cidade com programação que foge ao circuito do grande mercado cinematográfico mundial e nacional. Com duas modernas salas de exibição 4K e com uma seleção de filmes festejada pelos amantes do cinema, foram 30.557 ingressos vendidos, em 2017, fora os mais de 6.000 espectadores de sessões gratuitas. Nesse período, foram exibidos 220 longas-metragens de 31 países diferentes. Desse total, 62 são títulos brasileiros. Na faixa Conversa de Cinema, somam-se 32 debates com realizadores brasileiros e um argentino, ao longo do ano.

Entre as mostras recebidas em 2017, estão a Mostra de Cinema Nórdico, o Festival Cine Ceará, TIC na tela, a Mostra Cinema e Resistência, o For Rainbow, a Mostra PERCURSOS – Cinema Universitário da UFC e a Mostra Cinema e Direitos Humanos, além das realizadas pelo próprio Cinema do Dragão, como as duas edições da Retrospectiva 2016/ Expectativa 2017 e a Mostra Fronteiras e Verdades, durante a Maloca Dragão 2017. Dois cineclubes também mantém-se enquanto programação fixa em edições mensais, são eles: o Cine Caolho, do Coletivo Alumbramento, e o Cine Rebuceteio, com coordenação e curadoria de Marcelo Ikeda.

Os 10 filmes mais assistidos em 2017, no Cinema do Dragão

1. DIVINAS DIVAS

2. EU, DANIEL BLAKE

3. O FILME DA MINHA VIDA

4. DE CANÇÃO EM CANÇÃO

5. CORPO ELÉTRICO

6. COMO NOSSOS PAIS

7. T2 TRAINSPOTTING

8. FRANTZ

9. OS POBRES DIABOS

10. CLARISSE OU ALGUMA COISA SOBRE NÓS DOIS


Férias no Dragão

A Mostra Retroexpectativa 2017/2018 faz parte do ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida. Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, as Férias no Dragão vão trazer dezenas de atrações de música, teatro, dança, artes visuais e infantil, ao longo do mês de janeiro e início de fevereiro. A programação completa pode ser conferida no site www.dragaodomar.org.br.


SERVIÇO:
Mostra Retroexpectativa 2017/2018 – Estado de Emergência
Quando: de 11 a 24 de janeiro de 2018
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza / CE)
Hora: das 14h às 22h

Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Às terças-feiras, o valor do ingresso é promocional: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Fim de Ano] Horário de Funcionamento do Shopping Parangaba

Na segunda-feira, 01 de janeiro, as lojas e quiosques do Shopping Parangaba estarão fechados. A praça de alimentação e lazer do empreendimento terá ponto facultativo. Já o cinema UCI funcionará de acordo com os horários de suas sessões, que podem ser conferidos no site:www.shoppingparangaba.com.br.

Show] Dupla sertaneja de sucesso no Ceará embarca para 1º turnê internacional

Após sete anos de carreira, a dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel embarca para a sua primeira turnê internacional. Conhecidos pelo seu trabalho na região Nordeste, principalmente, no Estado do Ceará, onde residem, os cantores afirmam que o momento é ímpar na carreira.

Acostumados a viajar para apresentações em todo o Brasil, os artistas lembram que a turnê no exterior é um sonho muito bem programado e idealizado. Ao todo, serão três shows realizados nos Estados Unidos da América.

"A gente embarca dia 1 de janeiro e fica ate dia 9 de janeiro. Temos shows nos dias 4,5 e 6. É um dos passos mais importantes da nossa carreira, estamos muito felizes em poder levar o nome do nordeste, fazendo musica sertaneja", conta Luis Marcelo lembrando da importância do momento.

Os shows serão com apresentações exclusivas da dupla. Gabriel ressalta que alegria e diversão não vão faltar a cada apresentação. Para o repertório, a dupla irá mesclar sucessos pessoais com músicas de outros artistas que, inclusive, já são sucessos no exterior.

"Vamos com tudo!  A gente sempre sonhou com uma turnê internacional, mas achava muito distante isso acontecer. Aí fomos surpreendidos com esse convite e ficamos muito felizes em poder realizar mais esse sonho", disse o cantor Gabriel.

Para o início do ano de 2018, Luis Marcelo e Gabriel adiantam uma surpresa! A dupla irá gravar uma música voltada para o verão com a participação de um cantor de renome no Brasil. Por enquanto, os artistas adiantam que a produção da nova canção será de Rod Bala, mesmo responsável pela carreira da cantora Márcia Fellipe e nome que atua junto a Wesley Safadão.


História
 Em outubro de 2010, os irmãos Luis Marcelo & Gabriel decidiram compartilhar o mesmo sonho: viver da música e para a música. Até então, Luis Marcelo, nascido em Fortaleza, já atuava no ramo artístico. Em dezembro do mesmo ano a dupla já lançou seu primeiro CD, intitulado de “Simplesmente Acústico”. De lá para cá, os irmãos vêm emplacando sucessos e realizando parcerias

Confira locais da turnê:
Dia 04 - Kissime - encore resort
Dia 05 - Deerfield Beach - Padano

Dia 06 - Orlando - Botequim

Show] MARGARETH MENEZES INTERPRETA COMPOSITORES CONTEMPORÂNEOS EM REBELDIA NORDESTINA II

Foto: Estúdio Gato Louco

Projeto de valorização da música nordestina acontece de 05 a 07 de janeiro na CAIXA Cultural Fortaleza

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 05 a 07 de janeiro de 2018, o show Rebeldia Nordestina 2 – Música Contemporânea, projeto da cantora Margareth Menezes de homenagear artistas que são referência da música urbana da Região. Nessa segunda edição, a cantora baiana reúne no repertório obras da nova geração de compositores, entre eles os baianos Carlinhos Brown, Baiana System e Jorge Portugal, os paraibanos Flávia Wenceslau e Chico César, o cearense Marcos Lessa, o maranhense Zeca Baleiro e o pernambucano Lenine.

Aplaudido pelo público e pela crítica, o primeiro Rebeldia Nordestina trouxe no repertório composições contemporâneas de artistas como Raimundo Fagner, Belchior, Zé Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Raul Seixas. São compositores nordestinos que influenciaram na formação e na trajetória dos 30 anos de carreira da cantora. Agora, Margareth Menezes prepara o show com canções de uma nova geração de autores regionais, também modernos e contemporâneos, que estão trabalhando na formação do pensamento e do sentimento do público jovem brasileiro.

“Estas duas gerações já estão presentes em meus shows, com sua linguagem moderna, repleta de amor e questionamentos. A primeira fez parte da minha formação, ascenderam em mim como cidadã, como cabeça pensante e como artista, o amor pela força nordestina. Depois, chegaram nos novos “rebeldes nordestinos”, que continuaram a influenciar os nossos jovens com uma música urbana e atual”, explica Margareth.

Valorização da música nordestina

O projeto Rebeldia Nordestina foi pensado e desenvolvido na total intenção de valorizar a música nordestina que influenciou a construção da identidade da MPB contemporânea. Depois do sucesso alcançado na primeira edição, a proposta da artista Margareth Menezes é continuar a sua pesquisa e apresentar elementos da obra dos novos representantes da música brasileira.

Os ritmos nordestinos contemporâneos fundidos com instrumentos elétricos e eletrônicos, somados aos efeitos que revelam a influência dos mouros africanos, elementos indígenas e a lírica europeia, resultaram em um estilo musical de uma geração de cantores e compositores que não tinham meias palavras para falar da expressão e da realidade nordestina.

“O conceito AfroPop é que me define - fusão dos comportamentos rítmicos afro-nordestinos com as sonoridades pop – e nasceu com a influência desses grandes artistas que pude ouvir, cantar e cultuar em minha juventude e agora quando completo 30 anos de carreira”, afirma Margareth. “É a vontade de mostrar para o meu público de onde vem as ferramentas que me fazem pensar com mais pertencimento sobre a minha história”, completa.

Serviço:

Música: Rebeldia Nordestina 2 – Música Contemporânea, com Margareth Menezes

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza / CE

Data: 05 a 07 de janeiro de 2018

Horários: sexta, às 20h | sábado, às 18h e às 20h | domingo, às 19h
Duração: 1h20

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Vendas a partir do dia 04/01, das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Serviço de manobrista gratuito no local

Paraciclo disponível no pátio interno
  

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Festas] Venda de bebidas alcoólicas no Mercadinhos São Luiz aumenta 150% com as festas de final de ano


Mercadinhos São Luiz investe na diversidade do segmento de bebidas alavancando vendas no fim do ano


Nas festas de final de ano, as bebidas alcóolicas movimentam as vendas em todo o comércio, inclusive nos supermercados. No Mercadinhos São Luiz não é diferente, o aumento é de até 150%, se comparado ao restante do ano. O presidente dos Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto, destaca que nesta época, as bebidas alcoólicas são responsáveis pelo maior volume de vendas na Rede.

Entre as mais procuradas pelos clientes dos Mercadinhos estão as espumantes, champagne, Whisky e cervejas. Outra opção que caiu no gosto do cearense e tem surpreendido pela procura é o Gin. A expectativa é que a venda deste período, supere o ano passado em 5%.


Nos Mercadinhos São Luiz o cliente pode encontrar excelentes marcas com custos reduzidos; presentear familiares ou amigos com produtos deste segmento, incluso em uma bela cesta ou kit natalino e ainda harmonizar sua ceia com espumantes selecionados que servem até quatro pessoas. A ideia de apostar em uma boa bebida, contribui para dar um toque exclusivo ao cardápio das festas de fim de ano, agradando todos os convidados.

Evento] Réveillon da Paz acontecerá pela primeira vez no CEU


  Evento priorizar segurança aos participantes, nesta edição

Palco de grandes eventos como o Festival Halleluya e Festa da Misericórdia, o Condomínio Espiritual Uirapuru, conhecido como CEU, será o novo local do Réveillon da Paz, evento de virada do ano promovido pela Comunidade Católica Shalom. A programação é gratuita e começa a partir das 19h com missa presidida pelo padre Antonio Furtado.





O Réveillon da Paz acontecerá no coração do CEU, próximo à Igreja, logo na entrada do espaço que abrange uma área total de 110 mil metros quadrados. Com segurança garantida e amplo estacionamento os participantes do Réveillon da Paz contarão com uma movimentada agenda de shows com o forrozeiro Naldo José, as cantoras Ana Gabriela e Suely Façanha e o Ministério Missionário Shalom. O momento mais aguardado e emocionante é a adoração ao Santíssimo Sacramento que acontece durante o alvorecer do novo ano.

Serviço:

Réveillon da Paz

Data: 31 de dezembro 2017

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (Avenida Alberto Craveiro, 2222, Dias Macedo)

Horário: a partir das 19h

Para quem desejar adquirir mesa:

O valor da mesa para quatro pessoas é de R$ 320, 00 (R$ 80,00 por pessoa) e pode ser adquirido até o dia 31 de dezembro (enquanto houver mesas disponíveis).


Mais informações: (85) 3295-4583.

Réveillon de Fortaleza] Unidos da Cachorra encerra Réveillon no Aterro com muita animação

 
O tradicional bloco carnavalesco Unidos da Cachorra irá se apresentar pela primeira vez no Réveillon de Fortaleza. Os ritmistas subirão ao palco em torno das 5h do dia 1º de janeiro de 2018. Irão se se apresentar, primeiramente, com o bloco Luxo D´Aldeia e depois, e na sequência, em apresentação solo, fecham a festa de Ano Novo da capital cearense, abrindo simbolicamente as festividades para o pré-Carnaval 2018.  

Na apresentação com o Luxo D´aldeia muitos sambas de compositores cearenses serão apresentados, assim como baião e maracatu. Pantico Rocha, grande parceiro da Cachorra, assina os arranjos das músicas. Na apresentação individual da Cachorra um arranjo especial que une as músicas "Não me deixe só", da Vanessa da Mata, com "Alegria Amarela"  da grande revelação local Lorena Nunes e muitos outros ritmos como samba-enredo, partido alto, pop rock, xote, entre outros.




Segundo a diretora da Cachorra, Mariana Vale, o convite que veio da Prefeitura Municipal de Fortaleza foi recebido com muita alegria pelo bloco. "Foi um convite muito especial. Nós sentimos orgulhosos em representar os blocos e receber a chave da cidade para o início do pré-carnaval que vem ganhando cada vem mais destaque no calendário turístico do Ceará", diz. Sobre a parceria com o Luxo D´Aldeia ela acredita ser uma grande oportunidade de destacar o melhor da música cearense. "Vai ser uma festa muito bonita", afirma a diretora.

Repertório Réveillon Aterro Unidos da Cachorra + Luxo D’Aldeia:

Carneiro (Ednardo/Augusto Pontes)

Bati na Porta   (Lauro Maia/Humberto Teixeira)

Deus me Perdoe (Lauro Maia/Humberto Teixeira)

Noite Azul (Pingo de Fortaleza/Parahyba de Medeiros/Augusto Moita)

Longarinas (Ednardo)



Repertório Réveillon Aterro Unidos da Cachorra:

Clássicos do Samba-enredo (Portela, Salgueiro, Mangueira, Mocidade Alegre, União da Ilha, Império Serrano)

Não me deixe só (Vanessa da Mata) com Alegria Amarela (Lorena Nunes)

Sonífera Ilha (Titãs)

Mulher de Fases (Raimundos)

Toda forma de amor (Lulu Santos)

Do seu lado (Jota Quest)

E algumas surpresas...


Sobre a Unidos da Cachorra

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra foi fundado em 1997 por um grupo de amigos admiradores dos sambas de enredo na Rua Marechal Deodoro (antiga Rua da Cachorra Magra), no bairro do Benfica, área central de Fortaleza.

A partir de 2007, o bloco começou a realizar cortejos na Praia de Iracema, sendo o pioneiro no processo de revitalização do tradicional e boêmio bairro de Fortaleza.

No primeiro ano de cortejo, a bateria saiu com pouco mais de vinte componentes e atraiu milhares de foliões.

No ano seguinte, a bateria já contava com cerca de 50 ritmistas e a multidão que acompanhava seus cortejos na Praia de Iracema e na Marechal Deodoro crescia a cada sábado de folia.

Em 2009, foram mais de 80 ritmistas levando muita alegria e suingue à folia no Dragão do Mar e no Centro.

A partir de 2010, a bateria continuou crescendo e hoje conta com mais de 150 integrantes, se tornando uma tradição não só no Pré-Carnaval de Fortaleza, mas, também, no cenário musical da cidade.

Em 2011, 2012 e 2013, 2014 mais uma vez, arrastou uma multidão de cerca de 90 mil pessoas, assim como durante o ano inteiro sacode as festas públicas e particulares da cidade.

2015 foi novamente um sucesso de público mantendo a tradição nos seus cortejos de pré-carnaval e participando de vários eventos e shows.

Em 2016, o bloco recebeu o título de "Património Cultural de Fortaleza" pela Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa.



Dragão do Mar] Programação de Férias e Pré-Carnaval do Dragão do Mar tem mais de 40 atrações, em janeiro e fevereiro de 2018

Lançamentos musicais cearenses, espetáculos de teatro, abertura de exposição, programação infantil e mostra de cinema compõem as Férias no Dragão. Já o Pré-Carnaval traz os blocos Chão da Praça, Iracema Bode Beat e das Travestidas, além da estreia do Rec-Beat Dragão
           
O início do ano já virou sinônimo de agitação cultural, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mais de quarenta atrações compõem uma programação especial que se divide entre os ciclos programáticos Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida e o já aguardado Pré-Carnaval do Dragão, em janeiro e início de fevereiro de 2018.

As Férias no Dragão, seguindo o ritmo já iniciado em dezembro, retomam a potência a partir do próximo dia 5 com a temporada Sexta do Humor e o show Noite Psicodelia do Sertão, com os pernambucanos do Ave Sangria, no dia 6. Tem ainda lançamentos da música cearense, espetáculos de teatro adulto e infantil, domingos de brincadeira para a criançada e a Mostra de Cinema Retroexpectativa, distribuídos ao longo do mês.

O primeiro grito do Pré-Carnaval de Fortaleza também começa aqui com os esquentas do Bloco Chão da Praça, no dia 4 de janeiro; e do Bloco Iracema Bode Beat, no dia 7 do mesmo mês. A novidade fica por conta do Bloco das Travestidas, no dia 2 de fevereiro; e da estreia do Rec-Beat Dragão, com shows gratuitos de Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e os Djs do projeto Viva La Pachanga (CE), no dia 20 de janeiro.


Férias no Dragão

Depois de um dezembro intenso, a segunda parte do ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida também vem a todo gás, a partir do dia 5 de janeiro. Nessa data, o Dragão estreia a Sexta do Humor, que traz espetáculos de stand-up comedy e improvisação, além de nomes tradicionais do humor cearense, todas as sextas-feiras de janeiro, sempre às 22h, no Teatro Dragão do Mar. Entre os humoristas, estão Luana do Crato e Mastrogilda, LC Galetto, Vagner Ancelmo, Moisés Loureiro e a Companhia de Humor 4&Meio.

O show de abertura das Férias no Dragão acontece em no dia 6 de janeiro, no Anfiteatro, numa grande noite da música nordestina. A Noite Psicodelia do Sertão começa às 19h, com o grupo Trovador Eletrônico, de Sobral. Depois, sobe ao palco o cantor e compositor cratense Abidoral Jamacaru, que convida o público a dançar cirandas e côco e a sentir a força dos riffs do rock e do blues, num repertório repaginado. Fecham a noite os pernambucanos do grupo Ave Sangria, ícone do rock brasileiro psicodélico dos anos 1970. Ao rock da banda, unem-se ainda tradicionais ritmos nordestinos e muita experimentação. A Noite Psicodelia do Sertão é gratuita, com retirada de ingressos duas horas antes, na bilheteria do Anfiteatro do Dragão.

Assim como na última edição das Férias no Dragão em janeiro de 2017, a nova edição é marcada por lançamentos musicais do Ceará, que terão como palco também o Anfiteatro, às quintas e sextas-feiras e aos sábados, sempre às 19h, em shows gratuitos. No dia 11/01, abrem a temporada Astronauta Marinho, lançando o disco “Perspecta”, Jonnata Doll e Os Garotos Solventes, lançando vinil homônimo; e Ilya Borges, lançando o single e clipe “Canções do Mar”. No dia 12/01, tem Lorena Nunes, com o novo single “Bom dia, saudade”; Daniel Medina, apresentando “Evoé!”; e Vitoriano e Seu Conjunto, com o álbum “Para manter a loucura estável”. No dia 13/01, é a vez de Chico Muçambê e a Cambada (Sobral) e a banda Renegados, lançando o disco “Pra se sentir vivo”.

Na semana seguinte, no dia 18/01, Camila Marieta lança o segundo EP autoral, “Tropeço no meio fio”, seguido de show da Casa de Velho, também lançando single. O rap também sobe ao palco, no dia 19/01, com C Magrão (Sobral); Isabel Gueixa, cantando o novo single “Tá tudo errado”; e Erivan Produtos do Morro, lançando o disco “DJ Respeita Januário”. A vinda de artistas de Sobral é resultado de parceria entre os projetos Circuladô e Porto Dragão do Mar. Realizado pela Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e da ECOA Sobral, o Circuladô é um programa experimental de circulação e agenciamento de grupos artísticos sobralenses. Já o Porto Dragão é um projeto do Instituto Dragão do Mar, cujo objetivo é fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens.

O Teatro Dragão do Mar também é palco das Férias no Dragão. De 11 a 14 de janeiro, estará em cartaz o exuberante espetáculo de música e dança “Cearábia”, de Lenna Beauty e Yuri Kalil. De 18 a 21 de janeiro, a Cia Vatá apresenta solo de dança criado e interpretado por Valéria Pinheiro, “233 A, 720 Khalos”. Encerrando o mês, de 23 a 28 de janeiro, a Cia Palmas apresenta “Dom – Heróis Guerreiros”, uma adaptação de Dom Quixote ao mundo mítico do Nordeste, por Ricardo Guilherme. Já em fevereiro, o Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes apresenta o espetáculo “Nossos Mortos”, do Teatro Máquina, nos dias 3 e 4, no Teatro Dragão do Mar.

Também tem programação para os pequenos, com a Cia Palmas e o espetáculo “A menina dos cabelos de capim”, em cartaz nos dias 27 e 28 de janeiro. Mas não é só. A criançada tem vez ainda aos domingos. Em janeiro, o Brincando e Pintando no Dragão do Mar traz uma série de jogos, brincadeiras, oficinas de máscara, teatro de bonecos e muito mais. A programação é toda gratuita e acontece das 16h às 19h, na Praça Verde.

           
Cinema

A já tradicional Mostra Retrospectiva/ Expectativa, do Cinema do Dragão, chega rebatizada à quarta edição. Agora, é Mostra Retroexpectiva, unindo num nome só os dois conceitos do projeto. De 11 a 24 de janeiro, a mostra contará com exibições de dezenas de filmes, de todas as partes do mundo, que marcaram o circuito comercial no ano de 2017 (faixa retrospectiva); com lançamentos e pré-estreias de títulos importantes ainda inéditos (faixa expectativa), sessões especiais de clássicos em cópias restauradas DCP 2K e 4K (faixa clássicos). Além disso, apresenta ainda um panorama rico do cinema brasileiro contemporâneo, contemplando diferentes propostas estéticas e políticas, na faixa “Estados de emergência”, temática da mostra.

A Retroexpectativa 2017/2018 seguirá também cumprindo o papel de formação de plateia a partir da realização de debates com realizadores do Ceará e de outros estados na faixa Conversa de Cinema. Chance única de descobrir e discutir uma leva importante da filmografia brasileira recente. Entre os destaques da programação, a mostra traz: “Acossado”, de Jean Luc-Godard, em nova cópia DCP 4K (clássicos); “Blade Runner 2049”, de Denis Villeneuve (retrospectiva); “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida (expectativa); “Zama”, de Lucrecia Martel (expectativa) e “Western”, de Valeska Grisebach (expectativa).    


Pré-Carnaval do Dragão

Em janeiro, o Centro Dragão do Mar dá o primeiro grito de Carnaval da cidade. Na primeira quinta-feira do mês, 4/01, tem esquenta do Bloco Chão da Praça com Os Transacionais, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. No domingo, 7/01, é a vez do Bloco Iracema Bode Beat rufar os tambores do Carnaval, no mesmo lugar e horário.

Depois, a programação de Pré-Carnaval do Dragão é retomada no dia 20 de janeiro com um super festival: o Rec-Beat Dragão. Com um conceito artístico original, solidamente definido, e um público gigantesco conquistado ao longo dos anos, o Rec-Beat está hoje entre os mais importantes festivais independentes do Brasil. Pela primeira vez, o festival sai de Recife e vem aportar em Fortaleza, trazendo na programação shows gratuitos de Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e DJs do projeto Viva La Pachanga (CE). “O Dragão do Mar e o Rec-Beat estabelecem uma parceria importante de circulação de artistas que se enquadram num conceito de alternatividade e contemporaneidade”, afirma o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.

Após o Rec-Beat Dragão, o desfile de blocos carnavalescos se inicia. O Bloco Chão da Praça faz a festa em três quintas-feiras seguidas: dias 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, sempre às 19h, na Praça Verde. Neste ano, o bloco homenageia o cantor e compositor cearense Fausto Nilo. Aos domingos, nos dias 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, toma a praça o Bloco Iracema Bode Beat, sempre às 18h. O Bloco das Travestidas faz participação especial na programação do Pré-Carnaval do Dragão, no dia 2 de fevereiro, às 19h, também na Praça Verde. O tradicional Bailinho Infantil será realizado no dia 4 de fevereiro, das 16h às 18h30, no mesmo lugar. E no dia 10 de fevereiro, em pleno Carnaval, tem Catiguria, com os djs Catiguria, a banda Dubaile e Uaná System (PA), às 16h, no Espaço Rogaciano Leite Filho.

Toda a programação de Pré-Carnaval do Dragão é gratuita. Na Praça Verde, a festa tem classificação etária de 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas, neste espaço.


SERVIÇO:
Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida e Pré-Carnaval do Dragão
Quando: de 4 de janeiro a 11 de fevereiro de 2018
Em vários espaços do Dragão do Mar
Mais informações: www.dragaodomar.org.br





PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JAN/FEV DE 2018

JANEIRO


Dia 4 | Quinta

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] ESQUENTA BLOCO CHÃO DA PRAÇA 2018
19h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre


Dia 5 | Sexta

[TEATRO] SEXTA DO HUMOR
SÓ NO IMPROVISO
Companhia de Humar 4&Meio
22h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) > 10 anos


Dia 6 | Sábado

[MÚSICA] FESTIVAL GARAGE SOUNDS 2018
14h > Praça Verde > Ingressos: R$ 42,00 (inteira) e R$ 22,00 (meia) | R$ 27,00 + 1kg de ração ou um livro em bom estado (inteira social) > 16 anos


[MÚSICA] NOITE PSICODELIA DO SERTÃO
COM SHOWS DE AVE SANGRIA (PE) + ABIDORAL JAMACARU (CRATO) + TROVADOR ELETRÔNICO (SOBRAL)
19h > Anfiteatro > Ingressos: Gratuito, com retirada de ingressos 2h antes, na bilheteria do Dragão > 18 anos


[DANÇA] PLANETA HIP HOP
19h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


Dia 7 | Domingo


[INFANTIL] BRINCANDO E PINTANDO NO DRAGÃO DO MAR
16h / Oficina de Cantoria de Reisado
17h / Contação de história (Grupo Encantos)
18h / Espetáculo "Encantos do Nordeste"
Das 16h às 19h > Praça Verde > Gratuito > Livre


[FEIRA] FUXICO NO DRAGÃO – ESPECIAL KIZOMBA, CHEGUE E DANCE!
Das 16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] ESQUENTA BLOCO IRACEMA BODE BEAT
19h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre


Dia 11 | Quinta

[MÚSICA] ILYA BORGES lançando single e clipe “Canções de Mar” + ASTRONAUTA MARINHO lançando o disco “Perspecta” + JONNATA DOLL E OS GAROTOS SOLVENTES lançando vinil homônimo
19h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos


[ARTES VISUAIS] ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "OS SERES SÃO VIVOS", DE CELSO OLIVEIRA
19h30 > Multigaleria > Gratuito > Livre > Em cartaz: de 12 a 28 de janeiro de 2018. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30)


[DANÇA E MÚSICA] CEARÁBIA
De Lenna Beauty e Yuri Kalil
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) > Livre


Dia 12 | Sexta

[MÚSICA] LORENA NUNES lançando o single “Bom dia, saudade” + DANIEL MEDINA lançando o disco “Evoé!” + VITORIANO E SEU CONJUNTO lançando o disco “Para manter a loucura estável”
19h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos


[DANÇA E MÚSICA] CEARÁBIA
De Lenna Beauty e Yuri Kalil
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) > Livre


[TEATRO] SEXTA DO HUMOR
ALTAS COMÉDIAS
Com LC Galetto e Vagner Ancelmo
22h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) >10 anos


Dia 13 | Sábado

[DANÇA] PLANETA HIP HOP
19h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre



[MÚSICA] CHICO MUÇAMBÊ E A CAMBADA (Sobral) + RENEGADOS lançando o disco “Pra se sentir vivo”
19h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos


[DANÇA E MÚSICA] CEARÁBIA
De Lenna Beauty e Yuri Kalil
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) > Livre


[MÚSICA] BATALHA DO DRAGÃO – EDIÇÃO DOS CAMPEÕES
18h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre


Dia 14 | Domingo

[INFANTIL] BRINCANDO E PINTANDO NO DRAGÃO DO MAR
16h / Oficina de Pintura Facial (Grupo Boranimar)
17h / Espetáculo "Mia, a Gata" (Grupo Boranimar)
Das 16h às 19h > Praça Verde > Gratuito > Livre


[FEIRA] FUXICO NO DRAGÃO – ESPECIAL VINIL
Das 16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


[DANÇA E MÚSICA] CEARÁBIA
De Lenna Beauty e Yuri Kalil
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) > Livre


Dia 17 | Quarta

[PALESTRA] DEBATE COM GINGA
Com a palestra “Estratégias Nutricionais para a prática da Capoeira: Saúde, Estética e Performance”
19h > Auditório > Gratuito > Livre


Dia 18 | Quinta

[MÚSICA] CAMILA MARIETA lançando EP “Tropeço no meio-fio” + CASA DE VELHO lançando single
19h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos


[DANÇA] 233 A, 720 KAHLOS
Cia Vatá
21h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > 12 anos


Dia 19 | Sexta

[MÚSICA] C MAGRÃO (Sobral) + ISABEL GUEIXA lançando o single “Tá tudo errado” + ERIVAN PRODUTOS DO MORRO lançando o disco “DJ Respeita Januário”
19h > Anfiteatro > Gratuito > 18 anos


[MÚSICA] DRAGÃO BLUES
Com tributo a Elmore James, Hound Dog Taylor e Johnny Winter
19h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre


[DANÇA] 233 A, 720 KAHLOS
Cia Vatá
21h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > 12 anos


[TEATRO] SEXTA DO HUMOR
ETERNAS MARMOTAS – COM LUANA DO CRATO E MASTROGILDA
22h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) > 10 anos


Dia 20 | Sábado

[MÚSICA] REC-BEAT DRAGÃO
Com Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e DJs do projeto Viva La Pachanga (CE)
17h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


[DANÇA] BATTLE DRAGÃO – QUANDO AS RUAS CHAMAM
19h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


[DANÇA] 233 A, 720 KAHLOS
Cia Vatá
21h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > 12 anos


Dia 21 | Domingo

[INFANTIL] BRINCANDO E PINTANDO NO DRAGÃO DO MAR
16h / Oficina de Máscaras Infantis (com Dione Morais)
17h / Teatro de bonecos "As Aventuras da Bruxa Catifundia" (Grupo Formosura de Teatro)
Das 16h às 19h > Praça Verde > Gratuito > Livre


[FEIRA] FUXICO NO DRAGÃO + RECITAL E FEIRA CORDEL COM A CORDA TODA
Das 16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


[DANÇA] 233 A, 720 KAHLOS
Cia Vatá
21h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > 12 anos


Dia 23 | Terça

[TEATRO] DOM QUIXOTE – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre


Dia 24 | Quarta

[TEATRO] DOM QUIXOTE – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre


Dia 25 | Quinta

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO CHÃO DA PRAÇA
Com Os Transacionais e os convidados Pingo de Fortaleza e Maracatu Solar
19h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


[TEATRO] DOM QUIXOTE – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre


Dia 26 | Sexta

[MÚSICA] DRAGÃO BLUES
Com tributo a West Coast Blues – Little Charlie & The Nightcats, Kim Wilson, Rod Piazza, John Harman
19h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre



[TEATRO] DOM QUIXOTE – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre


[TEATRO] SEXTA DO HUMOR
SE SOUBESSE...TINHA NEM VINDO
Moisés Loureiro e convidado
22h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) > 10 anos


Dia 27 | Sábado

[TEATRO INFANTIL] A MENINA DOS CABELOS DE CAPIM
Cia Palmas
17h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre


[MÚSICA] PRAÇA DO ROCK – COM LILT E VOID TRIPPER
18h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre


[DANÇA] PLANETA HIP HOP
19h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


[TEATRO] DOM QUIXOTE – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre



Dia 28 | Domingo

[FEIRA] FUXICO NO DRAGÃO – ESPECIAL FUÁ DE SALÃO
Das 16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito > Livre


[TEATRO INFANTIL] A MENINA DOS CABELOS DE CAPIM
Cia Palmas
17h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre


[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO IRACEMA BODE BEAT
18h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


[TEATRO] DOM QUIXOTE – HERÓIS GUERREIROS
Cia Palmas
20h > Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) > Livre



FEVEREIRO


Dia 1 | Quinta

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO CHÃO DA PRAÇA
Com Os Transacionais e o grupo convidado Afoxé Acabaca
19h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


Dia 2 | Sexta

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO DAS TRAVESTIDAS
Com o Coletivo Artístico As Travestidas
19h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas

Dia 3 | Sábado

[TEATRO] [PORTO IRACEMA] NOSSOS MORTOS em processo
Teatro Máquina
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos

Dia 4 | Domingo

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO IRACEMA BODE BEAT
18h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


[TEATRO] [PORTO IRACEMA] NOSSOS MORTOS em processo
Teatro Máquina
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos


Dia 8 | Quinta

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO CHÃO DA PRAÇA – BAILE À FANTASIA
Com Os Transacionais e o bloco convidado Luxo da Aldeia
19h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


Dia 10 | Sábado

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] CATIGURIA

Com Catiguria Djs, Dubaile e Uaná System (PA)
19h > Espaço Rogaciano Leite Filho > Gratuito > Livre



Dia 11 | Domingo

[PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO] BLOCO IRACEMA BODE BEAT
18h > Praça Verde > Gratuito > 18 anos > Não será permitida a entrada com bebidas


VISITE NOSSAS EXPOSIÇÕES


MUSEU DA CULTURA CEARENSE – MCC


Exposição “Memórias do Futuro em Ruínas” [TEMPORADA DE ARTE CEARENSE]
De Mariana Smith

Apresenta um olhar para o litoral cearense a partir de um recorte anacrônico entre as dunas desse litoral e a Praia do Futuro, em Fortaleza. A distopia do projeto futurista é deflagrada em ruínas e fragmentos de uma arqueologia que emerge das dunas e nos conecta a outro tempo, ainda presente. Em trabalhos de vídeo, fotografias e instalações a mostra redesenha, por uma espécie de cartografia dos ventos, a paisagem conhecida.

>> Em cartaz até 28 de janeiro de 2018. Visitação: de terça a sábado, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


Exposição “Vaqueiros”

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

>> Exposição de longa duração do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


Exposições “Fronteiras – Olhar Adiante” e “Meridianos de Infinitude” [Encontros de Agosto]

A coletiva “Fronteiras – Olhar Adiante” reúne ensaios de 20 fotógrafos do Ceará, selecionados por Silas de Paula (fotógrafo, Conselheiro e Curador do Encontros de Agosto), Carlos Carvalho (fotógrafo e representante do Festival Internacional de Porto Alegre - FestFoto) e Daniel Sosa (Diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu), que são parceiros desta edição do Festival.

Os selecionados foram: Demétrio Jereissati, Emanuel Duarte, Fernando Maia, Fábio Lima, Francisco Galba Filho, Ingrid Barreira, Jean dos Anjos, João Luís de Castro Neto, Julia Braga, Marcela Elias, Marcelo Barbalho, Raquel Amapos, Ricardo Arruda, Samuel Tomé, Sérgio Carvalho, Tatiana Tavares, Thadeu Dias Bruno, Valdir Machado Neto, Weberton Skeff e William Ferreira.

“Meridianos de Infinitude” conta com ensaios de duas fotógrafas convidadas de Porto Alegre e dois de Montevidéu - Uruguai. Fernanda Chemale traz ao festival o ensaio “Desordem”, com imagens inspiradas nos poemas de Gisela Rodriguez; Letícia Lampert apresenta a obra “Exercícios para perder de vista”; José Pilone Costa expõe “O homem cinza” e Roberto Fernández Ibáñez apresenta os ensaios intitulados “Resiliência Terrenal” e “La Mano”. Esta mostra teve a curadoria de Carlos Carvalho e Daniel Sosa.

>> Em cartaz até dia 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ – MAC-CE


Exposição “32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva”

Pela primeira vez, Fortaleza recebe mostra itinerante da Bienal de Artes de São Paulo. A 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva apresenta recorte de dezesseis trabalhos sob curadoria de Jochen Volz. A mostra tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas.


>> Em cartaz até dia 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.