Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 14 de janeiro de 2018

Medicina] Engravidar aos 40: riscos e possibilidades

Em geral, a possibilidade de gestação após os 40 anos ​diminui​ bastante, mas técnicas de reprodução assistida podem facilitar muito a geração de um embrião

Após a cantora Ivete Sangalo, aos 45 anos, afirmar que sua gestação foi auxiliada por uma inseminação artificial, voltou à tona a discussão sobre as possibilidades de gravidez para mulheres após os 40 anos. Os avanços medicinais abrem a possibilidade, uma boa notícia para as mulheres que desejam planejar suas vidas de maneira muito mais tranquila, conciliando a maternidade com outros projetos pessoais.

A procura por clínicas de medicina reprodutiva também aumentou proporcionalmente, por dar mais segurança e melhor acompanhamento no processo fértil. Naturalmente existe uma dificuldade para ocorrer uma gestação após os ​40 anos, sobretudo pela baixa, ou nenhuma, produção de óvulos após essa idade. Além desse fator, as chances de mal formação do embrião ​ (doenças cromossômicas)​  e aborto também aumentam.

O Dr. Fábio Eugênio, médico diretor clínico do Centro de Medicina Reprodutiva, assegura a importância de um acompanhamento médico​ especializado​. Como sabemos, o aumento do número de mulheres que estão buscando engravidar no auge das suas maturidades é a cada dia ​maior. Por isso, é essencial o ​aconselhamento reprodutivo, especialmente para avaliar a possibilidade ​ou necessidade ​de criopreservação de óvulos​ ou embriões​”, avalia.

Benefícios do planejamento

Uma das vantagens de esperar para ter filhos é de que o tempo para curtir a vida foi bem maior e mais propício. O amadurecimento pessoal e profissional auxilia na melhor criação dos herdeiros, como comprovam alguns estudos: em geral, as mães com mais de 35 anos têm mais sabedoria do que as mais jovens e tomam decisões melhores em relação aos cuidados e à educação dos filhos.

Além disso, com 40 anos ou mais, em média, as mulheres têm mais disposição para amamentar, e, pela maior experiência, também escolhem alimentos mais saudáveis para suas crianças, preferindo legumes, frutas e verduras a doces.

Esperar para ter um bebê também traz vantagens financeiras, como apontam pesquisas realizadas Reino Unido, que descobriram que as britânicas economizam muito mais a cada ano passado sem filhos dos que as que se tornaram mães mais jovens, além de terem mais segurança para voltarem ao trabalho após o fim da licença-maternidade.

Sobre o Dr. Fábio Eugênio


O Fábio Eugênio (CRM 5676 – RQE 5570) é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana Secção Ceará e atua nesta especialidade desde 1995. É também membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Academia Americana de Ginecologia Minimamente Invasiva, Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, e Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. Atualmente é diretor Clínico e um dos quatro sócios da “BIOS – Centro de Medicina Reprodutiva”

Nenhum comentário: