Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Sabores] McBrasil tem o sabor do Nordeste!



Queijo coalho é o ingrediente principal 
O sanduíche estará disponível todos os dias da semana no cardápio

Após alguns dias de suspense, o McDonald's divulgou qual será o queijo brasileiro do McBrasil. E o ingrediente não poderia ser mais típico: o queijo coalho! O sanduíche, inspirado na gastronomia nordestina, traz uma combinação de dois hambúrgueres, mix de folhas, bacon e maionese verde no pão de brioche e estará disponível a partir do dia 24 de abril, juntamente com os outros Campeões da Copa.

Bastante popular, o queijo coalho é consumido e saboreado em todo o país, e pela primeira vez aparece como o protagonista de um sanduíche do McDonald’s. De características tropicais e com a cara do brasileiro, não poderia ser o ingrediente mais perfeito para fazer uma homenagem à seleção pentacampeã mundial.

“Estamos na quinta edição dos sanduíches da Copa, uma campanha tão esperada pelos consumidores e que só existe no Brasil. O McBrasil teria que surpreender. Por isso, que escolhemos um ingrediente tão popular e com a cara do nosso país para representar a nossa seleção campeã. Além claro, de outros elementos da nossa gastronomia, como a maionese verde”, afirma Roberto Gnypek, Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s Brasil.

Além do McBrasil, fazem parte dos Campeões da Copa: McAlemanha, McEspanha, McUruguai, McArgentina, McInglaterra, McFrança e McItália. São todos sanduíches indulgentes, desenvolvidos com ingredientes selecionados, com o toque especial da Linha Signature. Além disso, pela primeira vez, as McFritas também ganham versões personalizadas e o McBrasil fará parte do cardápio todos os dias da semana.



Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.180 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir

Condomínios] Garantia de receita condominial visa inadimplência zero


Um dos problemas mais frequentes enfrentados em um condomínio é a alta taxa de inadimplência. Em contrapartida, você já pensou em uma empresa que pode garantir a receita total das taxas de condomínio, assumindo toda inadimplência? Isso já é possível em Fortaleza, com o trabalho de receita garantida ofertado pela Atitude Serviços.

O diretor da empresa, Paulo Aragão Filho, explica que, com mais esta opção de contrato oferecida pela Atitude Serviços, o cliente terá a certeza que, mensalmente, receberá os 100% da receita, proporcionando, assim, o equilíbrio financeiro da gestão do condomínio. “Nós realizaremos as cobranças dos inadimplentes, incluindo a parte jurídica, e caso seja necessário iniciar algum processo, também ficará sob nossa responsabilidade. Já temos conseguido saldos positivos empregando uma cobrança eficaz, por meio de nosso call center. Por exemplo, já conseguimos reduzir a taxa de um condomínio que tinha 25% de inadimplência para 7% em três meses.”

O principal motivo de atraso no pagamento da taxa de condomínio são multas e juros baixos que muitas vezes, a ação judicial sai mais caro que o valor da dívida. “É importante que as pessoas reflitam que o fato de não pagar gera situações constrangedoras. Os moradores não entendem o quanto é importante o pagamento para melhorar o local onde vivem, onde trabalham”, disse Paulo Aragão.

Saúde] Entenda mais sobre a doença de Parkinson


Entenda mais sobre a doença de Parkinson

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos é afetada pela doença de Parkinson. Denner Zandonadi,  neurocirurgião do Hapvida, esclarece o assunto.

1) Como se caracteriza a doença de Parkinson?

A doença de Parkinson (DP)  é caracterizada por uma degeneração de uma área do cérebro chamada substância negra que produz um neurotransmissor chamado dopamina! A dopamina age em um circuito neuronal responsável pelo automatismo dos movimentos! Levando a uma série de sinais e sintomas motores como : bradicinesia,  (diminuição dos movimentos), tremor em repouso , rigidez dos movimentos e instabilidade postural, entre outras ...
Existem outros sintomas não motores que estão vinculados a doença: depressão, psicose, constipação intestinal, seborréia e até demência

2) Ela é mais comum em pessoas acima dos 60, mas também afeta gente mais nova? O que leva a isso?

É mais comum em pacientes a partir da quinta década de vida ! Mas algumas casos podem ocorrer casos precoces em adultos jovens, estes estão mais relacionados a fatores genéticos por mutações em um gene específico.

3) Há cura pra doença?

A DP é uma doença degenerativa do sistema nervoso central , incurável , progressiva! Tem tratamento para controle dos sintomas ,tanto medicamentoso e até cirúrgico! Reabilitação motora, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista e cuidados de enfermagem ajudam na melhoria da qualidade de vida e conforto desses pacientes.

Abril] Instituto MRV incentiva o hábito da leitura entre os filhos de colaboradores da construtora


 
Mais de 3 mil crianças entre 0 e 5 anos receberão, no Dia Nacional do Livro Infantil, um kit leiturinha

Mais criatividade, enriquecimento do vocabulário, ampliação das formas de se expressar e melhora na memória e na atenção, esses são alguns dos benefícios que a leitura pode proporcionar ao indivíduo. Nos últimos dados divulgados pela pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ revelam que mais da metade da população brasileira se considera leitora, mas não chega a ler cinco livros por ano. Deste total, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. Para se ter um parâmetro, uma pesquisa online do instituto alemão de pesquisas de marketing GfK apontou a China como um dos países que mais lê no mundo. Por lá, 70% disseram ler livros todos os dias ou pelo menos uma vez por semana.

O hábito da leitura geralmente se adquire cedo. Quando há uma apresentação do universo literário desde criança, mesmo que ainda não alfabetizada, a probabilidade da leitura se tornar frequente e prazerosa no futuro é muito maior. Com esse intuito, no dia 18 de abril, o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, entregará a 3.500 filhos de colaboradores da construtora, entre 0 e 5 anos, um kit com livros e brindes apropriados para cada idade por meio do projeto “Seu filho, nosso futuro”. A data da entrega foi escolhida a dedo por ser o Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento do escritor Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil do país.

“O Instituto MRV tem como missão promover a transformação social do nosso país por meio da educação. Acreditamos no poder da leitura para formar cidadãos mais preparados e conscientes. Esse hábito possibilita a expansão da visão de mundo, além de outros tantos benefícios. Por isso, investimos nesse projeto para contribuir com a formação dos filhos de nossos colaboradores e com o futuro de nosso país”, fala Raphael Lafetá, diretor do Instituto MRV.

O kit é composto por um livro, um jogo educativo e brindes de acordo com a idade da criança.

Sobre o Instituto MRV

Fundado em 2014 pela MRV Engenharia, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$ 5 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Instituto Minas Pela Paz e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 25 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.


Beleza] Novo Glamour Just Shine traz cristais de sal e delicadas magnólias


Novidade do Boticário complementa a linha Glamour com um Floriental moderno com ingredientes inovadores da perfumaria mundial

Em uma combinação envolvente e delicada, o Boticário lança a fragrância Glamour Just Shine, que incentiva as mulheres a mostrarem todo o seu brilho quando e onde quiserem. O segredo de Glamour Just Shine está na escolha de dois ingredientes para lá de especiais: a Magnólia – uma das únicas flores brancas que irradiam seu aroma sob a luz do sol – e raros cristais de sal. O resultado é uma fragrância brilhante, com uma saída fresca, mas que ao longo do tempo explode em sensualidade. Glamour Just Shine chegou às lojas, e-commerce (www.boticario.com.br) e revendedoras da marca em todo país no dia 09 de abril.

Para chegar à fragrância, o Boticário contou com uma técnica avançada e exclusiva da casa de fragrância Firmenich, que captura o que há de mais refinado na natureza e reconstitui com perfeição o seu perfume da flor. Já o toque de inovação vai para a inesperada – e inédita – combinação da Magnólia com a flor de sal, que traz a luminosidade e brilho para Glamour Just Shine – brincando com o contraste entre o salgado e o floral da fragrância.

“Os cristais dão o toque final à fragrância, realçando seu brilho e promovendo uma assinatura inconfundível. Fomos buscar na região de Guérande, costa oeste da França, a pureza e a beleza da Fleur de Sel e utiliza-la em uma leitura supermoderna de perfumaria gourmand, explica o Gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno. “O segredo desse ingrediente é seu poder de criar um contraste único com as notas de saída mais delicadas, como pera caramelizada; bergamota e flor de pêssego, proporcionando uma agradável sensação de frescor.”

A criação é assinada pelo renomado perfumista brasileiro, Adilson Rato.

Para complementar a perfumação, a fragrância chega acompanhada de um creme hidratante, que proporciona toque aveludado, absorção rápida e hidratação por até 48 horas.

SERVIÇO:

Glamour Just Shine Des. Colônia, 75 ml
Preço: R$ 129,90

A delicadeza da Magnólia e o brilho dos raros cristais do sal criam uma fragrância iluminada e cheia de sensualidade, da família olfativa Floriental Gourmand.

Loção Hidratante Desodorante Glamour Just Shine, 200 ml
Preço: R$ 49,90

·         Textura incrível

·         Hidrata e ilumina

Comemoração] Cineteatro São Luiz recebe o projeto “Cordas que Falam” em alusão ao Dia Nacional do Choro


Evento que ocorre no dia 29 de abril, às 10h, tem entrada gratuita e transmissão ao vivo pela Rádio Universitária

O “choro”, popularmente chamado de chorinho, é elemento fundamental da identidade musical brasileira e expressará seu potencial no Ceará no palco do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 29 de abril, às 10h. Com entrada gratuita e transmissão ao vivo pela Rádio Universitária, no programa “Brasileirinho” de Nelson Augusto, o evento traz o projeto “Cordas que Falam” que, atualmente, é um quinteto composto pelos “chorões”: Manoel Guerreiro (violão 6 cordas), Lucas Ervedosa (violão 7 cordas), Saraiva do Bandolim, Luiz José (cavaquinho) e Fernando do Pandeiro.

Por volta de 1870, nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas, surgiam os primeiros grupos de choro, estilo musical tipicamente brasileiro que, ao longo dos anos, se tornou um dos estilos musicais mais prestigiados da música popular nacional. Com o crescimento das bandas e do rádio, o choro tomou conta do país até ser consolidado como gênero musical através de Pixinguinha, o maior compositor de choro da história. Não por acaso o Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, homenagem à data de nascimento de Pixinguinha.

SERVIÇO:

- Lançamento do CD do Regional “Cordas que Falam”

- 29 de abril (domingo), às 10h no Palco do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro)

- Entrada Gratuita

- Transmissão ao vivo pela Rádio Universitária (FM 107,9), no programa “Brasileirinho” de Nelson Augusto

- Classificação livre

- Duração: 120 minutos

Apresentação] Novo espetáculo do Shalom traz personagens emblemáticos


 
Um padre em crise, um cadeirante, uma blogueirinha... Para onde a vida lhe conduziria, se você a deixasse seguir seu curso?

Teaser:




Um padre em crise e um cadeirante dividindo o mesmo teto em um campo minado de ressentimentos.  Junte-se à trama, uma estudante de medicina e sua amiga blogueirinha fazendo trabalho voluntário na África; para completar, um mendigo na mira de uma publicitária. Esta é a base do roteiro do mais novo espetáculo da Comunidade Católica Shalom, “Para onde correm os rios”, que será apresentado dia 26 de abril, no Teatro Via Sul, às 19h30.

As histórias dramáticas dos personagens mostram a reavaliação de escolhas para transpor invernos e tomar uma decisão: deixar o rio correr. São Paulo, Belo Horizonte e Níger na África, são os cenários do espetáculo. Os personagens são   vidas que como veias sangram a terra em constante transformação, alargando-se à medida que se distanciam de sua nascente.

“Em um prisma materialista a vida corre para a morte, na perspectiva da crença ela aspira pela plenitude sem margens”, explica Wilde Fábio, diretor geral da apresentação. “Para onde a vida lhe conduziria, se você a deixasse seguir seu curso?”, questiona.

O espetáculo é uma produção da Companhia de Artes Shalom que reúne artistas de vários estados do país que passam o período de um ano  trabalhando exclusivamente com as artes. Depois de Fortaleza,  o grupo leva a apresentação para outras capitais.

Sobre a Companhia de Artes Shalom

Fundada em 2012, a Cia de Artes Shalom tem sua sede em Fortaleza e seu campo de atuação _ através da turnê_ é o mundo. Seus atores são jovens e adultos de

diversos estados do Brasil, que ofertam suas vidas,pelo período de um ano, no anúncio do Evangelho através da arte. A experiência missionária dos membros da Cia de Artes é vivida num contexto de vida comunitária, nas manhãs dedicadas à oração e nas tardes e noites de estudos, ensaios e apostolado, em turnê missionária apresentando o espetáculo preparado, intervenções artísticas, realizando workshops, cursos e palestras nas cidades por onde passam em turnê.

Encerrada uma turma, se dá início a um novo edital e um novo espetáculo.

PARA ONDE CORREM OS RIOS
   
Classificação indicativa: 12 anos

Dia 26 de Abril, às 19h30, no Teatro Via Sul Shopping.

Venda de ingressos:

Meia-Entrada: Estudantes, Pessoa com deficiência e um acompanhante, Idosos (pessoas com mais de 60 anos), Jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos, Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, Professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino.

Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência

 Theatro Via Sul

Endereço: Shopping Via Sul – Fortaleza/CE – Brasil, Av. Washington Soares, 4335

Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a sábado, das 10h às 22h; Aos domingos e feriados, das 11h as 22h.

Valor: a partir de R$15,00 (Quinze Reais)

https://compre.ingressorapido.com.br/event/6429/d/27340


Nas Livrarias Shalom

- Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota)

- Shalom de Fátima (Rua Dom Sebastião Leme,868, Fátima)

- Shalom da Parquelândia (Rua Crateús, 1513, Parquelândia)


Gastronomia] Brigadeiro com Baba de Moça é o bolo do mês na Sodiê Doces


 
Produto tem preço especial em todas as unidades da Rede

Bolo de chocolate montado na massa fofinha de pão de ló com uma camada de recheio de brigadeiro ao leite e outra de baba de moça. Tudo isso coberto com trufado de chocolate, fios de ovos e cereja. Essa delícia de encher os olhos e de dar água na boca é a escolha para o Bolo do Mês de Abril da Sodiê Doces.

Durante todo o mês de abril, este sabor terá um desconto especial e para aproveitar a promoção, válida em todas as unidades da rede, basta se dirigir à loja mais próxima e pedir o “bolo do mês”.

Sobre a Sodiê Doces

A Sodiê Doces possui atualmente 300 lojas abertas e está presente em 12 estados do País, mais Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte e Ceará. Compostos por um mix de mais de 90 variedades de sabores, os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível. A Sodiê trabalha também com a linha Zero Açúcar.

Em abril de 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. O espaço tem 1,3 mil m2 e capacidade de produzir cerca de 50 mil salgados por dia. Os salgados podem ser encontrados em todas unidades da Sodiê Doces.

Serviço:

Site: www.sodiedoces.com.br

Fanpage: www.facebook.com/sodiedocesoficial

Abril] “A Rua é Noiz”: Ponto de vendas de ingressos é instalado no Shopping Parangaba


O Shopping Parangaba está com um stand de vendas de ingressos para o espetáculo de dança “A Rua é Noiz”, promovido pelo Instituto Katiana Pena. O balcão de vendas fica localizado no piso L1, próximo à loja Riachuelo, com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 13h às 21h.

O espetáculo retrata a realidade de quem vive na periferia, onde os dançarinos apresentam os tipos de preconceitos e batem de frente contra a naturalização da violência. A encenação ainda conta com a participação de dois bailarinos do corpo de baile oficial do Teatro Bolshoi de Moscou, na Rússia. A apresentação acontece entre os dias 27, 28 e 29 de abril, no Teatro José de Alencar. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia), e R$ 80,00 (inteira).

Abril] Última semana de inscrições para o I Anima Ceará


 
As inscrições para I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 20 de abril, no site do evento: www.animafestival.com.br. Podem ser inscritos na Mostra Competitiva curtas-metragens brasileiros com duração de até 25 minutos finalizados a partir de janeiro de 2017, sem limites para o número de filmes concorrentes por participantes. O regulamento da edição e ficha de inscrição estão disponíveis no site.

A ser realizado de 23 a 26 de maio em Fortaleza, além das Mostras Competitivas, o Festival traz workshops, debates e mesas redondas sobre a produção da animação em plataformas além do cinema, como TV, Games e Web. A discussão irá abranger perspectivas de mercado, de público e técnicas de realização.

Na noite de encerramento no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o júri concederá o Troféu ANIMA CEARÁ nas seguintes categorias: Melhor Curta-metragem; Melhor Roteiro; Melhor Produção CONNE; Melhor Trilha Sonora; Melhor produção com temática nordestina - Prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). 

O I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, por meio do X Edital Mecenas do Ceará. Patrocínio VIP do Beach Park Studios. Parceria: Associação Cultural Cine Ceará, CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e Câmara Setorial do Audiovisual. Realização: Parabelum Produções e Fórum Cearense de Animação. Agradecimento: Enel Distribuição Ceará. Informações: (85) 3366.7772, 3366.7773 e producaoanimace@gmail.com. Site: www.animafestival.com.br.

Abril] Aneel aprova reajuste médio de 3,8% em tarifa de clientes residenciais da Enel Distribuição Ceará

O reajuste médio para todos os consumidores do 
Ceará será de 4,96%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 17 o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. As tarifas serão reajustadas, em média, em 4,96% para todos os clientes da distribuidora e passou a valer desde domingo (22). 

Para os consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, haverá um reajuste, em média, de 3,8%. Já para os clientes de média e alta tensão, o reajuste será, em média, de 7,96%. O reajuste percebido para os clientes de alta tensão ficou maior devido ao encargo de CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e do custo de transmissão, que possuem pesos maiores na tarifa destes clientes.

Segundo José Alves, diretor de Regulação da Enel no Brasil, “os principais fatores que impactaram a tarifa desse ano foram: o custo de transmissão, os encargos setoriais e o custo com a compra de energia. Já a parcela da distribuidora teve um impacto de -1,11% no reajuste, contribuindo na diminuição da tarifa.”

O valor da tarifa residencial evoluiu nos últimos 10 anos abaixo da variação do IGP-M e do IPCA do mesmo período, conforme gráfico a seguir, apresentando uma redução de mais de 20% nos últimos 10 anos.


Composição da tarifa

Somente 21,6% da conta de luz se destina ao serviço de distribuição de energia operado pela Enel Distribuição Ceará. Ou seja, numa conta de luz no valor de R$ 100, apenas R$ 21,6 são destinados à distribuidora, para operação, expansão e manutenção da rede de energia elétrica. Veja abaixo como ficou a composição da conta de energia após aprovação do reajuste tarifário divulgado hoje:

Investimentos

A distribuidora ressalta que seus índices de desempenho têm sido reconhecidos pelos clientes e pelo mercado ao longo dos últimos anos e que a qualidade do fornecimento de energia continuará sendo prioridade. No ano passado, a Enel investiu R$ 716,40 milhões no Ceará, um aumento de 33,6% em relação ao ano anterior. A maioria dos investimentos foi destinado para conexão de novos clientes e para modernização e digitalização da rede de distribuição. Em 2017, a companhia foi reconhecida também como uma das três melhores distribuidoras do Brasil, através de pesquisas realizadas com os clientes pela Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica) e é destaque anualmente no Ranking de Qualidade do Serviço da Aneel.

Evento] Festival que brinda ciência estreia em Fortaleza


Pint of Science acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio

Confira a programação

Fortaleza fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. O evento é realizado pela Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade de Fortaleza – Unifor.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nestas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade para as pessoas conversarem com os cientistas, de forma descontraída, sobre temas relevantes, percebendo o impacto da pesquisa científica em seus cotidianos, e descobrirem as dificuldades e as belezas da ciência.

De acordo com Ana Elisa Sidrim, coordenadora do Pint of Science em Fortaleza, a programação é diversa e abrange todos os públicos. “Procuramos incluir temas atuais presentes na vida das pessoas que despertem a curiosidade do público”, adianta.

Outros destaques deste primeiro ano de participação da cidade é a presença dos renomados pesquisadores Márcia Maria Tavares Machado, José Soares de Andrade Júnior e Daniel de Brito Freitas, da Universidade Federal do Ceará - UFC; Antonio Silva Lima Neto e Kaio César Simiano Tavares, da Universidade de Fortaleza - Unifor; e Guilherme Simião Zocolo e Andreia Hansen Oster, da Embrapa

Para o assessor acadêmico do festival em Fortaleza, Antonio Gomes de Souza Filho, o conhecimento é uma necessidade básica do ser humano, porque todos têm curiosidade e querem saciá-la, saber mais sobre tudo que está ao redor. "No nosso contexto, a população brasileira reconhece o papel da ciência no seu dia a dia, mas os cientistas ainda precisam divulgar os resultados da ciência para a sociedade. Essa estratégia é importante e imperativa para que o contribuinte perceba e defenda a ciência brasileira, porque o país ainda não tem uma agenda científica consolidada. Iniciativas como o Pint of Science contribuem para tornar a ciência um assunto cotidiano das pessoas", afirma.

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.bre e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.



Medicina] Mulheres e o congelamento de óvulos: uma alternativa para o planejamento familiar


Nos dias atuais, a construção de uma família parece mais difícil; mulheres encontram alternativa na medicina reprodutiva, por meio do congelamento dos óvulos para uso futuro
As mulheres têm conquistado cada vez mais independência. As lutas e reivindicações levaram o público feminino a se posicionarem no mercado de trabalho e buscarem ainda mais qualificação. Assim, aquelas que vivem entre o trabalho e os estudos, mas ainda desejam ser mães, encontram um embate. Em um cotidiano agitado, a construção de uma família parece não ter lugar. Muitas encontram a solução na medicina reprodutiva, por meio do congelamento dos óvulos em período mais saudável para uso futuro.
É o que conta o especialista em reprodução assistida, Dr. Fábio Eugênio Rodrigues. Ele explica que, para o sucesso do procedimento, o ideal é que a mulher passe pelo método antes dos 35 anos. Após esse período, as células reprodutivas femininas passam a perder qualidade. “Até os 40 anos existe a probabilidade de gravidez, mas os riscos começam a aparecer. As chances da criança vir a desenvolver doenças genéticas e outras deficiências, devido à má-formação cromossômica, aumentam”, ressalta.
O médico destaca que, durante o tratamento, a paciente passa pelo menos 12 dias recebendo injeções diárias de hormônio responsáveis por estimularem o organismo e por deixá-lo propício à retirada dos óvulos. Em um cenário ideal, congela-se cerca de 12 células, que podem permanecer nesse estado por tempo indeterminado. Segundo o especialista, o tempo de congelamento não é o responsável por danificar o óvulo, mas sim a técnica utilizada.

Sucesso

Conforme o Dr. Fábio Eugênio, além de não oferecer nenhum risco a mais em relação à saúde do bebê, o procedimento apresenta um alto índice de sucesso nos melhores cenários. Utilizando um número considerável de óvulos saudáveis, a possibilidade de gravidez chega a ser de 60% a 70%. Fatores como descongelamento, fertilização e implantação no útero são etapas que interferem na chance de gestação e, por isso, devem ser levados em consideração.

Alternativa

Apesar de os casos mais comuns nessa situação serem de pessoas à procura de um planejamento familiar, em outros cenários também recorre-se à técnica. Mulheres que vão se submeter a tratamentos agressivos como a quimioterapia ou apresentam histórico de menopausa precoce na família também encontram no congelamento a solução para o sonho de ter filhos no momento idealizado.

Sobre o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues

Membro da equipe responsável pelo primeiro bebê de fertilização in-vitro do Ceará, em 1999, o Dr. Fábio Eugênio (CRM 5676 – RQE 5570) é ginecologista com mestrado em tocoginecologia pela UFC, especialista em Reprodução Assistida pela AMB e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana Secção Ceará. É também membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, e Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. Atualmente é diretor Clínico e um dos quatro sócios da “BIOS – Centro de Medicina Reprodutiva”.


Abril] Ceará registra mais de 20 mil raios em 2018


A Enel Distribuição Ceará registrou, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 20.647 raios neste ano em todo o estado, entre os meses de janeiro e abril. Destes, 4253 foram registrados somente em abril

Até o momento, o município com maior incidência de raios do ano foi Santa Quitéria (1040), seguido de Granja (1004), Crateús (646). Em 2017, a companhia registrou 72.843 descargas atmosféricas em todo o Estado. Granja foi o município com mais incidências, com 5.222 raios.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

· Evitar consertos de instalações elétricas;

· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.


Cuidados fora de casa durante tempestade:


· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas  telefônicas ou elétricas;

· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Novidade] ITAIPAVA PREMIUM REFORÇA QUALIDADE EM NOVO FILME



Veiculado nacionalmente, comercial apresenta processo de produção com a presença de mestre cervejeiro

A Itaipava Premium lançou sua nova campanha veiculada nacionalmente na última terça-feira (10). Intitulado “Não Basta”, o filme, desenvolvido em parceria com a Y&R, exalta o processo e cuidado na produção da cerveja, reforçando o conceito de maturação extra.

Filmado a partir da técnica time lapse em macro, o comercial apresenta, em close, a evolução dos itens da receita de Itaipava Premium: desde a colheita até a degustação. O filme também conta com a presença do mestre cervejeiro Rüdiger Görtz, que faz parte do time do Grupo Petrópolis desde 2005 e acompanha a produção, garantindo a excelência.






Responsável pela narração, Rüdiger Görtz destaca as qualidades do produto e engrandece as diferenças e cuidados em todos os processos de fabricação, onde não basta ter só uma cevada nobre, lúpulo importado e uma maturação superior, a cerveja também precisa ser equilibrada e ter personalidade própria. “A Itaipava Premium é uma cerveja que é produzida com muito carinho, trabalhada lentamente para elevar seu sabor e aroma. Por isso, o consumidor, quando degusta nosso produto, consegue identificar a qualidade da cerveja. Afinal, ele não quer apenas beber uma cerveja, mas opta pela premium para degustar com toda a satisfação”, explica Rüdiger.

O comercial é finalizado com a assinatura da marca “é premium porque é feita com maturação extra”.

Assista!


A Itaipava Premium é uma cerveja lager feita sem pressa. Sua maturação prolongada desperta o aroma do malte, revelando um sabor encorpado e equilibrado com 4,8% de graduação alcóolica.

http://www.cervejaitaipava.com.br

terça-feira, 24 de abril de 2018

Dragão do Mar] Artes cênicas ganham destaque na Maloca Dragão com estreias de espetáculos e programação gratuita para todo o público


          De 24 e 29 de abril de 2018, o Governo do Ceará realiza a 5ª edição da Maloca Dragão, o maior festival gratuito de artes do Brasil. Destaque, em 2018, para as artes cênicas com estreias de espetáculos para todos os públicos. Com o tema "As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68", o festival multicultural apresenta mais de 150 atrações locais, nacionais e internacionais.

          Nos palcos do Teatro Dragão do Mar, do Porto Dragão (antigo Sesc Iracema), Oca Maloca, Arena Dragão, Teatro das Marias, Teatro da Praia, do Cineteatro São Luiz e do Theatro José de Alencar, uma seleção de espetáculos de dança, teatro, circo e intervenções urbanas que promete agradar o público, emocionar, celebrar e potencializar a cena cultural já tão efervescente. Um maravilhoso panorama do que vem sendo produzido em dança, performance, circo e teatro no Ceará, no Brasil e demais países. A programação contou com a curadoria de Francis Wilker, no teatro; Joubert Arrais, na dança; e Alysson Lemos, no circo.

          "A produção cênica cearense é marcada pela diversidade de traços estilísticos, temas e modos de produção. Em especial, vale destacar o trabalho continuado dos grupos teatrais, coletivos que alimentam, provocam, reinventam e lutam pelas artes da cena no estado. Diante desse rico mosaico de possibilidades para compor uma programação, optei por ecoar o tema proposto para a Maloca Dragão 2018 - "As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68" - como procedimento para orientar o meu olhar para os mais de noventa projetos inscritos.
          
           É por amor aos vivos que essa curadoria tenta tomar partido e amplificar as vozes de contestação de nosso tempo, presentes nos espetáculos e performances selecionadas. Nessa perspectiva, propomos três eixos de discussão a partir dos trabalhos apresentados. Logicamente, não pretendo aqui enquadrar uma obra de arte a um rótulo temático ou formal (cada obra é um organismo complexo que abre múltiplas possibilidades de leitura e relação), gostaria apenas de apontar aspectos que emergiram do meu contato com as propostas inscritas, com o tema do evento e com as ruas de nosso país", afirma Francis Wilker.

            De 24 e 29 de abril de 2018, o Governo do Ceará realiza a 5ª edição da Maloca Dragão, o maior festival de artes do Brasil, com programação totalmente gratuita no Dragão do Mar e em outros 20 pontos da Praia de Iracema e Centro. Com o tema "As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68", o festival multicultural apresenta mais de 150 atrações locais, nacionais e internacionais.

          A programação cênica inicia na quarta-feira (25) às 19h30, no Cineteatro São Luiz, com o espetáculo "Cabeça", do Complexo Duplo (RJ), que faz uma quente homenagem ao disco "Cabeça Dinossauro", dos Titãs. Um outro destaque é apresentação, também na quarta-feira, às 21h, do Balé Teatro Castro Alves (Bahia) com Lub Dub, além da estreia, no Ceará, na quinta-feira, 20h, do Teatro Máquina (CE), os Nossos Mortos, no Porto Iracema.



CONFIRA PROGRAMAÇÃO


TEATRO_DANÇA_CIRCO

Dia 25 de abril | Quarta-feira

Cineteatro São Luiz

19h30 | Coletivo Complexo Duplo (RJ) | Cabeça | TEATRO

Theatro José de Alencar

21h | Balé Teatro Castro Alves (BA) | Lub Dub | DANÇA

Porto Dragão

22h30 | Grãos de Imagem (MG) | Vaga Carne  | TEATRO



Dia 26 de abril | Quinta-feira

Oca Maloca

19h | Grupo Formosura de Teatro (CE) | Frei Tito Vive  | TEATRO

Porto Dragão

20h | Teatro Máquina (CE)| Nossos Mortos  | TEATRO

Teatro Dragão do Mar

21h | Valéria Pinheiro / Cia. Vatá (CE) | 233 A, 720 Khalos  | DANÇA



Dia 27 de abril | Sexta-feira

Oca Maloca

20h20 | Orlângelo Leal (CE)|Autômato | CIRCO
21h15 | Trupe do Palhaço Baratinha (CE) | O Mundo do Circo | CIRCO
21h35 | Companhia Itinerante de Malabares (CE)| Na Companhia Um do Outro | CIRCO

Arena Dragão do Mar

16h | Cia Prisma de Arte | Era Uma Vez... Conta, Canta e Encanta | INFANTIL

Teatro Dragão do Mar
20h | Coletivo Nopok (RJ) | Deslizes | CIRCO
22h | Manada Teatro (CE) | Aquelas | TEATRO

Porto Dragão

19h | Cia. Balé Baião (CE) | A Invenção do Baião Teimoso | DANÇA
23h | Coletivo Arremate de Teatro (CE) | Entre Nós: Buzinas, Chicotes e Ácidos | TEATRO

Cena 15
18h | Andreia Pires (CE) | FORTALEZA 2040 | DANÇA

Teatro das Marias

19h| Coletivo Barlavento (CE) | Corpos Embarcados | DANÇA
21h | Outro Grupo de Teatro (CE) | Expurgo | PERFORMANCE
22h | Cia dos Pés Grandes (CE) | Incompleto | DANÇA

Espetáculos de Rua

18h | Rua Dragão do Mar | DANÇAS URBANAS
18h |Tatiana Valente & Felipe Damasceno (CE) | Hater: posso ajudar? | DANÇA
20h | Livia Mattos (BA) | A Sanfonástica Mulher Lona  | CIRCO
21h | Jefferson Skorupski (CE) | Serviçal | PERFORMANCE




Dia 28 de abril | Sábado

Oca Maloca

19h45 | Iagos Domingos (CE) | Permissão para Desmoronar | CIRCO
20h | Coletivo Os Desconhecidos (CE) | Elementus | CIRCO
20h40 | Circo do K'OS (CE) |Os Clássicos da Palhaçaria | CIRCO

Arena Dragão do Mar

16h | Mágico Éflem | INFANTIL


Teatro Dragão do Mar

20h | Teatro Suspenso (CE) | Playback  | TEATRO
22h | Nívea Jorge e Viana Junior (CE) | Solo de Barro - Primordia | DANÇA

Porto Dragão

19h | Teatro del Ocaso (Chile) | Pequeña Ficción Política  | TEATRO
22h | Grupo Ânima (CE) | O Retorno a Juberlano  | TEATRO

Teatro das Marias

18h | Tatiana Valente e Gabriela Jardim (CE) | Embaraçzada | CIRCO
21h | Rogeane Oliveira (CE) | Peça para Dias de Chuva | TEATRO


Teatro Boca Rica
18h |  Alysson Amâncio Cia. de Dança | Desatar | DANÇA
21h | João Paulo Barros (CE) | Viração | DANÇA

Teatro da Praia

22h | No Barraco da Constância tem! (CE) | Marlene: dissecação do Corpo do Espetáculo | TEATRO

Espetáculos de Rua

19h | Rua Viaduto Moreira da Rocha, 140 (Poço da Draga) | Joaquina Carlos (CE) | Reza de Maria  | TEATRO
21h | Coletivo As Nega (CE) | Pela Força da Linha | DANÇA





Dia 29 de abril | Domingo

Oca Maloca

19h | Grupo Desequilibradoz (CE) | Empoderamento Feminino | CIRCO
19h30 | Trupe Marlyn (CE) | Compilação de Números | CIRCO
20h20 | Casa do Palhaço Produções (SC) | Bom Apetite | CIRCO


Teatro Dragão do Mar

17h | Edivaldo Batista (CE) | Iroko | INFANTIL
20h | Coletivo Ponto Art (BA) | Entrelinhas |DANÇA

Porto Dragão

18h30 | Coletivo Atuantes em Cena (CE) | Cardinal | TEATRO
21h | Aspásia Mariana (CE) | Guerreiras | DANÇA
23h | No Barraco da Constância Tem! (CE) | Rara | DANÇA


Teatro das Marias

19h | Wellington Fonseca e Maria Epinefrina (CE)| Uma Dança Para Meus Pesares | DANÇA


Teatro Boca Rica

18h | Wellington Gadelha (CE) | Gente de Lá | DANÇA
20h | Grupo Imagens (CE) | Navalha na Carne | TEATRO

Teatro da Praia

19h | Thomas Saunders e Henrique Castro (CE) | REGinger | DANÇA
21h | Pedro Vilela ( PE ) | Altíssimo | TEATRO



Espetáculos de Rua

19h | Pavilhão da Magnólia e Cia. Prisma de Artes (CE) |Urubus | TEATRO






Serviço
Maloca Dragão 2018

De 24 a 29 de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em outros pontos da Praia de Iracema e do Centro

Acesso gratuito

Programação completa no site: www.malocadragao.org.br